terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Trauma I: Edema

Um outro sinal semiogênico envolvido nos processos vinculados às disfunções da Traumato-ortopedia é o edema. Várias são as intervenções nesse contexto com destaque para o PRICE como medida imediata. Leia o texxto do link que trata da iontoforese e responda as questões:

a) Como executar a técnica da drenagem do edema pela galvanoterapia?

b) A iontoforese pode ser eleita como uma t´pecnica de controle do edema? Justifique.

link: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/143.pdf

Prazo de postagem: 22/02/2011

21 comentários:

  1. Francisca Cleane Santos
    Marcela
    Iana Coelho

    a)Carga positiva em cima do edema pois o edema tem carga positiva e cargas identicas se repelem.Carga negativa ficaria em um local proximo ao edema de preferencia num local que absorva o liquido,uma " fossa ".


    b)Sim,iontoforese é um
    método eletroquímico que aumenta
    o transporte de moléculas pela
    criação de um gradiente potencial
    através da pele a partir da aplicação
    de corrente elétrica (Voltagem)
    . Em campos elétricos, a
    geração do potencial induzirá um aumento da migração de
    fármacos iônicos por repulsão
    eletrostática de eletrodo ativo
    (definido como um eletrodo com
    a mesma carga iônica que o
    fármaco isto é, ânodo(+) para
    fármacos carregados positivamente
    e cátodo(-) para fármacos
    carregados negativamente
    Entretanto, trata-se de
    um método efetivo e indolor (não invasivo) para administração
    de medicamentos
    em uma área localizada
    do tecido através
    da aplicação de
    uma corrente elétrica,
    usualmente utiliza-se a
    forma galvânica com
    dose superior a 1 mili
    ampère (mA) com eletrodos
    embebidos em
    solução contendo o
    fármacos (método ativo)
    por exemplo na
    passagem de uma corrente
    positiva quando
    quisermos que um
    fármaco carregado positivamente
    seja impelido para dentro do
    tecido onde se aplica o mesmo
    MECANISMO DE AÇÃO
    DA IONTOFORESE.

    ResponderExcluir
  2. Roberta Davilla
    Wandressa Sena

    a)O polo positivo(vermelho)ficará no edema,pois desitrada o tecido,atrai oxigênio e o polo negativo(preto)ficará mais distante do edema, pois liguefaz o tecido e atrai hidrogênio, a corrente galvânica produz analgesia pela diminuição da pressão nos lugares edemaciados, uma vez que a condução de líquidos ocorre do pólo positivo para negativo.

    b)Sim, pois é a introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente galvânica. Os íons penetram no tecido pela repulsão proveniente do pólo do eletrodo que é de mesmo sinal do medicamento, soluções aquosas ou pomadas que se dissociam em íons. Estes são reabsorvidos pela rede local e levados pela circulação sangüínea a todas as regiões do corpo. A profundidade de penetração depende da circulação e da velocidade de absorção do íon pelo tecido.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Juliana Pinto, Terezinha Lima e Estefania Maria.


    a) a galvanoterapia é uma corrente continua polar, onde utiliza-se como meio condutor a agua e nao possui frequencia e nem comprimemto de onda. Nesse tipo de corrente existem dois tipos de eletrodos, um polo vermelho (positivo), classificado como divergente, pois ele afasta particulas, onde o mesmo deve ser colocado sobre o edema, causando uma sedação e desidratação da area, o outro polo é o preto (negativo), classificado como convergente, pois ele atrai as particulas, o mesmo deve ser colocado em um area um pouco afastado do edema, causando uma estimulação e hidratação, assim sendo bastante eficaz na drenagem de edema.

    b) Sim, a iontoforese é classificada por uma carrente bipolar continua, onde o meio condutor é um medicamento que deve conter a mesma polaridade do eletrodo, para que seus ions sejam absorvidos pelo tecido, causando alivio na dor e inflamação.

    ResponderExcluir
  5. Liana

    a)O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema. Para a drenagem desse Edema utilizamos a galvanoterapia, técnica feita colocando o eletrodo positivo no edema - já que possuem a mesma carga, pois no edema temos a histamina que quando sai do vaso para o intersticio, capta água, deixando o edema com carga positiva, tendo entao a função de desidratação através desse mecanismo. O pólo negativo é colocado em uma área mais afastada do edema, sendo estimulante e hidratante, será eficaz para a drenagem do edema.

    b)Sim. A iotoforese é a introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente galvânica com fins terapêuticos. Os íons penetram no tecido pela repulsão proveniente do pólo do eletrodo que é de mesmo sinal do medicamento, soluções aquosas ou pomadas que se dissociam em íons. Estes são reabsorvidos pela rede local e levados pela circulação sangüínea a todas as regiões do corpo. A profundidade de penetração depende da circulação e da velocidade de absorção do íon pelo tecido. Quem determina a concentração ou a quantidade iônica é a intensidade da corrente e o tempo de aplicação; por via de regra, durante um tratamento de 20 minutos, pode-se introduzir alguns miligramas de medicamentos a uma profundidade de 2 a 3 mm. (GUTMANN, 1991)

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Arrais
    Simonia Araujo

    A – Para executar uma drenagem de edema utilizando a galvanoterapia , deve colocar o eletrodo positivo em cima do edema e o eletrodo negativo em um vaso linfático próximo, o eletrodo positivo vai atuar tanto na desidratação do edema quanto deslocar esse edema para o vaso linfático próximo, já o eletrodo vai fazer com que o vaso linfático drene mais rápido este edema.
    B – SIM, A iontoforese é nada mais nada menos que a utilização em conjunto de um medicamento e um aparelho. Nestes casos pode se utilizar o ultra-som associado a um anti-inflamatório, que servirá para amenizar a dor do paciente e tratar do edema por exemplo. E fazendo com que o medicamento atue mais rápido.

    ResponderExcluir
  7. Liliany Magno e Otto Vitoriano.

    1- A galvanoterapia utilizada no edema: Coloca-se o eletrodo positivo em cima do edema para que haja uma redução do metabolismo,vasoconstrição, desidratando o edema, e no vaso linfático o eletrodo negativo para que o edema seja deslocado para a linfa.

    2- Sim, a iontoforese é a ultilização de uma corrente ultilizando farmacos, um metodo indolor (não invasivo),onde há administração do medicamentos em uma area localizada por meio de campos elétricos gerando um potencial induzirá ma aumento da migração desse farmaco por repulsão eletrostática de eletrodo ativo. Um exemplo de medicamento pode ser um anti inflamatorio, tendo como objetivo diminuir a inflamação no local com isso aliviando a dor.

    ResponderExcluir
  8. Arianne Pinheiro Bezerra Lemos
    Débora Ximenes de Águila

    1- O edema possui carga negativa, logo coloca-se o eletrodo negativo no local do edema e o positivo no linfonodo mais próximo. Desta forma o eletrodo negativo irá repelir o edema e o positivo irá atraí-lo para o linfonodo onde será filtrado.

    2- Sim, pois a iontoforese é uma técnica utilizada com finalidade antiinflamatória, logo se controlar a inflamação, controlará o edema. Desde que o resultado clínico seja favorável a conduta de iontoforese deve continuar, caso não tenha resultado positivo, deve ser reavaliado e mudado a conduta.

    ResponderExcluir
  9. Alunas: Camila Chaves
    Grazielle Ferreira
    Anny Jamylle Almeida

    A) A histamina é o principal mediador químico do edema, pois é uma molécula carregada negativamente atraindo assim a molécula de água que é carregada positivamente, onde haverá a formação do edema. Assim para realizar a técnica da galvanoterapia, teremos que colocar o eletrodo positivo sobre o edema (para que as moléculas positivas possam se repelir) e o eletrodo negativo próximo a gânglios linfáticos, onde haverá a drenagem desse edema, já que essa molécula carregada positivamente (edema) será atraída pelo eletrodo negativo.

    B) Sim, caso exista um medicamento ionizado que possa agir no controle do edema, já que a iontoforese é um método eletroquímico que aumenta o transporte de moléculas pela criação de um gradiente potencial através da pele a partir da aplicação de corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  10. Karla Cavalcante Ferrer
    Artur Frota

    a) A técnica de drenagem do edema pela galvanoterapia consiste em colocar o pólo (+) – fio vermelho no edema, pois o edema possui cargas positivas em excesso e colocar o pólo (-) – fio preto num ponto linfático para que o edema possa ser drenado. O pólo + que fica no edema tem função de desidratar o tecido.

    b) A iontoforese consiste na introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxilio da corrente galvânica com fins terapêuticos. Os íons penetram no tecido pela repulsão proveniente do pólo do eletrodo que é de mesmo sinal do medicamento, soluções aquosas ou pomadas que se dissociam em íons. Estes são reabsorvidos pela rede local e levados pela circulação sanguínea a todas as regiões do corpo. A profundidade de penetração depende da circulação e da velocidade de absorção do íon pelo tecido. Quem determina a concentração ou a quantidade iônica é a intensidade da corrente e o tempo de aplicação; por via de regra, durante um tratamento de 20 minutos, pode-se introduzir algumas miligramas de medicamentos a uma profundidade de dois a três milímetros. Através da iontoforese é possível fazer com que sejam absorvidas pelo tecido substâncias antiinflamatórias melhorando assim processos inflamatórios, ajudando a melhorar o edema e melhorando o quadro de dor do paciente.

    ResponderExcluir
  11. Clarissa Baltazar C Grossi Cavalcante
    Erica Cavalcante Rodrigues
    Juliana Cisne Rodrigues

    A)A técnica da drenagem do edema pela galvanoterapia pode ser feita colocando o eletrodo positivo no edema com o objetivo de desidratar (retirar o liquido), pois possuem íons positivos coloca na carga positiva, porque positivo com positivo se repelem. Com isso, vai ocorrer a drenagem do edema. O eletrodo negativo pode colocar no vaso linfático. O eletrodo positivo que desidrata, onde vai transportar água. A corrente galvânica produz analgesia pela diminuição da pressão nos lugares edemaciados, uma vez que a condução de liquidos ocorre do pólo positivo para negativo.

    B)Sim, porque pode ser associada com a drenagem galvânica, com a utilização de drogas.Iontoforese é a introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxilio da corrente galvânica com fins terapêuticos. Os íons penetram no tecido pela repulsão proveniente do pólo do eletrodo que é de mesmo sinal do medicamento, soluções aquosas ou pomadas que se dissociam em íons. Estes são reabsorvidos pela rede local e levados pela circulação sanguínea a todas as regiões do corpo. A profundidade de penetração depende da circulação e da velocidade de absorção do íon pelo tecido.

    ResponderExcluir
  12. Plínio Duarte
    Alessandra Leitão

    a)Coloca-se o eletrodo positivo (vermelho) em cima do edema, pois irá desidratar o edema e as moléculas irão se repelir e o eletrodo negativo (preto) coloca próximo aos gânglios linfáticos, onde ocorrerá a drenagem do edema, já que os fluídos carregados positivamente irão em direção ao pólo negativo.

    b)Sim. A iontoforese é a introdução de radicais químicos nos tecidos, através de um campo elétrico , produzido por uma corrente unidirecional . Durante essa introdução ocorrerá repulsão e atração iônica de acordo com a polaridade de cada elétrodo e assim sua interação com a membrana biológica. Como no edema queremos o transporte de moléculas de uma parte para outra e também a analgesia a iontoforese é muito bem aconselhada e paliçada para esse caso.

    ResponderExcluir
  13. Alan vieira Pontes
    Lilian Martins

    A) O método da drenagem do edema pela galvanoterapia é utilizado o eletrodo positivo (vermelho) em cima do edema e o negativo ( preto) em um vaso linfático próximo ao eletrodo positivo. A galvanoterapia é uma corrente polarizada continua. Pois o pólo vermelho desidrata o tecido e o negativo hidrata, fazendo com que ocorra a drenagem do edema.
    B) Sim. A iotoforese é a introdução de íons medicamentosos no tecido. utiliza-se um produto com as seguintes características: possuem polaridade definida e são solúveis em água. Ou seja, quando se faz a alteração na aparente desordem dos componentes da pele com a corrente galvânica, permite-se a introdução de um princípio ativo através da pele íntegra.A redução do risco de infecção por ser não invasivo, as soluções dos fármacos são administradas diretamente no local de tratamento minimizando os efeitos adversos,indolor, sendo uma forma alternativa a forma injetável, menos traumática.

    ResponderExcluir
  14. 01) A técnica utilizada é a cataforese. O eletrodo positivo é colocado no local do edema e o eletrodo negativo pode ser colocado a favor ou contra a gravidade, de preferência próximo aos gânglios linfáticos. O eletrodo positivo tem a propriedade de repelir a água juntamente com a histamina e o sódio que estão em grande quantidade no local do edema, favorecendo assim a drenagem.

    02) Na literatura não encontramos nenhuma teoria relacionada a iontoforese com o controle direto do edema, no entanto observamos que esse recurso pode vir a ser utilizado no controle da inflamação, portanto no controle do edema também. A polaridade do fármaco, na iontoforese, teria que ser obrigatoriamente positiva, pois com a utilização do eletrodo positivo no local do edema, vai ocorrer tanto uma iontoforese como uma cataforese, resultando nos benefícios da eficácia do medicamento e da drenagem do edema.

    Gisele de Araújo Costa
    Thais Lima Ciriaco

    ResponderExcluir
  15. ALUNAS: THAIS GURGEL PEGADO
    KARINE PARENTE AGUIAR

    M246CD-UNIFOR


    A) A drenagem do edema pela galvanoterapia será colocando o eletrodo positivo(vermelho) em cima do edema,no qual o mesmo possui histamina que consiste em acumular água para próximo a ela agregando-se o sódio que irá reter ainda mais água,gerando o edema ou micela de solvatação,este tendo também carga positiva.Então cargas positivas irão se repelir desidratando o edema e o eletrodo negativo(preto) irá ser colocado no linfonodo(vaso linfático) mais próximo ao edema, no qual este vaso irá absorver a linfa,conseqüentemente drenando o edema.


    B) Sim. A iontoforese é um método que irá utilizar o medicamento junto a corrente elétrica, sendo utilizada para o tratamento de dor aguda,subcutânea,inflamação e edema.Tendo vantagens sobre a droga com partículas carregadas,como ex: droga carregada positivamente terá que ter a mesma carga iônica(no caso, ânodo + ), ou seja, o medicamento terá que ter a mesma polaridade do eletrodo aplicado.
    Este campo elétrico irá gerar um potencial que aumentará a migração da droga iônica por repulsão eletrostática que irá absorver e penetrar no tecido ,agindo de forma não invasiva por voltagem.Podemos utilizar o método através de recursos como o ultra-som e a galvanoterapia.

    ResponderExcluir
  16. Alunas: Radmila Alves Alencar Viana
    Fabiana Andrade de Melo
    Maria de Fátima da Nobrega Figueiredo


    a)O edema inflamatório se caracteriza pelo extravasamento de liquido rico em proteínas para o interstício, sendo o principal causador do edema a histamina, que é um mediador químico de natureza peptídica. Essa histamina apresenta carga negativa, o que leva a atrair moléculas de água que por sua vez possuem cargas positivas. Uma vez que a corrente galvânica é uma corrente contínua, unidirecional e polar, poderemos através dessa corrente criar uma diferença de potencial e utilizar a técnica da drenagem aplicando o eletrodo positivo no local do edema para que haja a repulsão das moléculas de água que serão “jogadas” para as cisternas linfáticas, onde ficará o eletrodo negativo, que estará atraindo essas moléculas positivas.


    b)Para controlar o edema a fisioterapia dispõe de diversos recursos como a massagem, a crioterapia e a fonoforese. Podemos pensar que a iontoforese também seria importante como auxiliar no tratamento do edema, uma vez que a técnica consiste na aplicação não invasiva de medicamento utilizando uma corrente elétrica. Podemos, portanto, utilizar alguns medicamentos antiinflamatórios, mas para isso é importante que se observe que o medicamento deve obedecer a mesma polaridade do eletrodo que estará acoplado à pele para que haja a “repulsão” do medicamento e o mesmo seja absorvido pela a pele.

    ResponderExcluir
  17. Alunas:
    Ailana de Almeida Barreto
    Thais Sousa Pinto Ferreira

    Trauma I: Edema
    a)Os efeitos analgésicos ocorrem por um aumento do limiar de excitabilidade das fibras nervosas sensitivas ocorre à diminuição dos estímulos dolorosos, por isso, a corrente galvânica produz analgesia pela diminuição da pressão nos lugares edemaciados, uma vez que a condução de líquidos ocorre do pólo positivo para negativo.O eletrodo positivo ficará em cima do edema, assim desidratando-o.O eletrodo negativo ficará em algum outro local onde tenha algum sistema linfático, para onde o edema pode ser drenado.O campo elétrico(corrente iônica) retira a micela de solvatação. No tempo de 5 a 10minutos.
    b)Sim, pois é uma corrente contínua sobre as células do organismo.Há redução de infecção por não ser invasivo,e pode- se colocar fármacos em condições locais, hidrossolúveis ja que corrente de baixa freqüência, com fluxo de elétrons constante sem interrupção nem variação de intensidade na unidade de tempo Os efeitos terapêuticos de ambas as aplicações são devidos, em grande parte, aos efeitos polares da corrente continua sobre as células do organismo,Esta corrente flui de forma unidirecional por pelo menos um segundo, mas pode ser revertida, interrompida e conter rampas.

    ResponderExcluir
  18. Kamilla Carneiro
    Maria Janny
    Alba Marília


    a. Em uma área edemaciada há um acúmulo de líquido composto principalmente de
    histamina, carregada de cargas negativas responsáveis pelo controle da pressão,
    de água e sódio, carregados de cargas positivas e quando o edema for crÔnico ele é mais difícil de drenar.
    Há várias técnicas da Galvanoterapia: Anaforece,Cataforese,Corrente Galvânica e Galvanoforatica,utilizamos a cataforese que é feita da seguinte forma: coloca-se o eletrodo de carga
    positiva em cima do edema, para que este possa repelir as cargas positivas da
    área e o eletrodo negativo em uma musculatura mais tônica próximo do edema.
    A neurofisiologia é feita através da corrente elétrica que irá receber este líquido e
    dissipá-lo através da circulação sanquinea ate a musculatura causando desta forma uma diminuição
    do edema,onde o paciente sentira uma sensação de formigamento,depois de realizar essa drenagem, com intervenção das correntes, será utilizado o PRICE.

    b. Sim.
    A iontoforese é a introdução de radicais químicos medicamentosos(antiflamatório)através da corrente galvânica,ou seja,por Repulsão,onde o radical negativo é colocado é colocado no eletrodo também negativo,onde irá ocorrer uma quebra de íons no local,com isso faz com que o cérebro libere uma maior quantidade de endorfina
    que consequentemente irá diminuir a dor através da analgesia.

    ResponderExcluir
  19. A) Um edema é o aumento de fluido intersticial em qualquer região do corpo provocando inchaço.Pelo que eu entendi de galvanoterapia ela possui dois polos 1 + e outro -. Em um edema possui histamina que tem carga (-), como a particula de água é (+)ela é atraida pela histamina, devido a isso a formação do inchaço!Com a galvanoterapia colocaremos o polo (+) em cima de edema e o polo (-) em uma parte mais distal, para que com isso esse edema seja drenado!

    B) Sim, pois se tratado com iontoforese junto com farmacos no inicio de um edema(fase aguda), esse edema poderá ser drenado mais rápido e assim ajudando na cicatrização!

    ResponderExcluir
  20. Lislaine Oliveira
    a)A iontoforese é a introdução de radicais químicos nos tecidos, através de um campo elétrico , produzido por uma corrente unidirecional . Durante essa introdução ocorrerá repulsão e atração iônica de acordo com a polaridade de cada elétrodo e assim sua interação com a membrana biológica.

    A corrente galvânica é uma corrente direta, ou seja, constante. Possui movimento unidirecional de elétrons, criando dois pólos distintos. No pólo positivo (+) ocorre reação ácida, liberação de oxigênio, queimadura
    ácida, coagulação, vasoconstrição e sedação. Já no pólo negativo (-), há reação alcalina, liberação de hidrogênio, queimadura alcalina, liquefação, vasodilatação e excitação.
    Iontoforese: é a forma de utilização da eletroforese. Em um dos pólos utiliza-se um produto com as seguintes características: possuem polaridade definida e são solúveis em água. Ou seja, quando se faz a alteração na aparente desordem dos componentes da pele com a corrente galvânica, permite-se a introdução de um princípio ativo através da pele íntegra.

    b)Sim.Pois a técnica da iontoforese é utilizada para vários objetivos fisioterapeuticos, tais como:Vasodilatação;Analgesia;Relaxante muscular:
    Antiinflamatório.
    De forma geral, a iontoforese sempre é indicada quando se deseja introduzir um princípio ativo no organismo através da corrente elétrica. Em estética é muito utilizada no tratamento da celulite (HLDG) e da gordura localizada, pois se realiza a introdução de princípios ativos lipolíticos e veno-linfáticos.

    ResponderExcluir
  21. Susianny Lima
    Caroline Pires
    Ana Maria

    a) O eletrodo (+) deverá ser colocado em cima do edema e o eletrodo (-) onde tenha uma cisterna linfática para drenar o edema. É fundamental o conhecimento das características de cada pólo para o sucesso do tratamento, porque cada pólo produz efeitos diferentes possuindo assim indicações específicas.

    b) Sim.Pois é um processo medicamentoso onde se usa a corrente elétrica para sua administração.Deve se conhecer a carga dos íons, seja positiva ou negativa, se colocar o medicamento no eletrodo da mesma carga favorecendo sua introdução para o organismo.Uma vez conhecida a polaridade denominaremos eletrodo ativo ao portador do medicamento e eletrodo indiferente ao outro, geralmente de maior tamanho.A medicação sempre será colocada sobre o eletrodo ativo, no outro se colocará a água.

    ResponderExcluir