sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Planejamento: Escutemos Patativa!!!

Eu venho desde menino
Desde muito pequenino
Cumprindo o belo destino
Que me deu Nosso Senhor
 
Não nasci pra ser guerreiro
Nem infeliz estrangeiro
Eu num me entrego ao dinheiro
Só ao olhar do meu amor

Carrego nesse meus ombros
O sinal do Redentor
E tenho nessa parada
Quanto mais feliz eu sou

Eu nasci pra ser vaqueiro
Sou mais feliz brasileiro
Eu num invejo dinheiro
Nem diploma de doutor

                                                                                                               Patativa do Assaré.

A partir da letra do Poeta Patativa é possível perceber uma outra compreensão da vida e dos títulos concebidos, como a alcunha do doutor, tão estereotipadas pela sociedade, pois bem, partindo desse cenário e iniciando a discussão sobre autonomia profissional e mercado de trabalho em Fisioterapia, leia o texto abaixo (link), a respeito do PL 7703/2006, conhecida como lei do ato Médico e se posicione em relação ao seu conteúdo e as consequências para os profissionais de saúde.



70 comentários:

  1. Acredito que seria um retrocesso histórico permitir que uma única profissão detenha a complexa área da saúde.

    Alguns pontos do projeto são polêmicos e, acima de tudo, critico-lhes pela retirada da autonomia das demais profissões da área da saúde, como fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, enfermagem, educação física, assistência social, dentre outras.

    Se o projeto for aprovado da forma como está, os profissionais não poderão trabalhar em grupo, tendo que ficar sob a tutela da Medicina.

    Carla Lopes Colaço

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esse projeto vem para '' sacramentar '' o que os médicos já tentam fazer a muitos anos, que é deixar os outros profissionais de saúde submissos a classe médica.
    por passar mais tempo estudando muitos querem ser o salvador sendo que nenhum progresso na saúde se faz sem que cada profissional desempenhe seu papel e cada profissional com sua importância. eu acredito que tudo só se realiza com o trabalho em equipe e que caso o '' ato médico '' seja aprovado , que haja uma mobilização de caráter urgente para que uma outra lei seja aprovada beneficiando as outras categorias da saúde.
    O único saldo positivo caso seja aprovada a lei é que só assim as outras categorias vão se unir em prol de uma conquista em comum. O que na minha opnião todas as outras categorias da saúde são desunidas o qual a classe médica se opõe a isso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Todos os profissionais, seja ele qual for, têm o direito de regulamentar sua profissão, porém, isso deve ser feito de forma leal e justa, com relação às demais profissões. A área da saúde é muito ampla, o ideal seria que cada profissional conquiste seu espaço de acordo com seu potencial e dom. Fazendo uma comparação dos textos vejo que a intenção de patativa era mostrar que devemos procurar fazer algo que nos faça satisfeito e não enfatizar o dinheiro e poder, o ato médico indiretamente, na minha opinião, foi descrito de forma á destacar o poder do medico, tendo em vista o mesmo como o principal de uma equipe, tornando as outras profissões submissas a medicos. Desta maneira a medicina não se tornara mais um dom e sim forma de ganhar muito dinheiro.
    Se caso a PL 7703/2006 for aprovado, será injusto para os demais profissionais da área da saúde, que não poderá ter autonomia, podendo prejudicar assim a população usuária, tendo em vista que promoção, prevenção e recuperação da saúde não é constituída por um só profissional. Portanto podemos dizer que será necessário uma avaliação detalhada da lei em questão, para que outras profissões não sejam desmerecidas.

    ResponderExcluir
  5. Ha muito anos atrás os médicos eram comparados aos Deuses, eram vistos como "heróis", porém, hoje na nossa sociedade podemos analisar que o médico sozinho, sem a equipe multidisciplinar( enfermeiro, farmaceutico, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional,...) não consegue agir para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. Sem sombra de dúvidas a profissão do médico deve sim ser regulamentada, porém, respeitando as demais áreas da saúde e seus direitos já regulamentados, pois do jeito que ela está seremos ainda mais submissos as ordens dos médicos como se já não bastasse eles nos mandarem receitas com o que devemos fazer no tratamento do paciente que iremos tratar sem ao menos saber o que é um tens.
    O texto do Patative vem para refletirmos que nem tudo é dinheiro e poder e sim que devemos atuar por amor, por melhorar a qualidade de vida do outro.
    A fisioterapia é uma profissão linda, a qual eu tenho orgulho de ter escolhido, porém acho q devemos nos juntar e defende-la com "unhas e dentes" por nossos direitos, pois se entre nos não existir união nada será feito e somente a classe médica que poderar atuar "roubando" nossos direitos.

    ResponderExcluir
  6. Simonia Fonseca.Não vislumbro nenhum beneficio prático que a lei do Ato médico possa proporcionar a não ser,prejudicar a independência de profissionais como os Fisioteraputas,de planejarem e conduzirem o tratamento de seus pacientes,pautados nos ensinamentos adquiridos no meio acadêmico durante o longo período de graduação,bem como nos conhecimentos adquiridos pós graduação.Ficando os mesmos totalmente vinculados ao que os médicos prescreverem, sem nenhuma autonomia para melhor desempenharem sua profissão.

    ResponderExcluir
  7. Saudações tricolores! :D Bom, li o que foi exposto da camara sobre o Ato médico, não vejo nada demais eles lutarem pela regulamentação da profissão, porém, não podem prejudicar outras profissões com determinados artigos citados. Cada um no seu lugar... Profissões como a fisioterapia batalha a anos por reconhecimento, respeito e autonomia no mercado e dentro da sociedade... se o PL for aprovado do jeito que está será uma grande perda para os profissionais e principalmente para a sociedade. Eu vejo como uma volta ao passado... um retrocesso da saúde no Brasil!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É certo eles lutarem pelos direitos deles mais sem prejudicar as outras áreas dos profissionais de saúde. Pois todos sabem suas leis dereitos e deveres a serem cumpridos.
    Caso essa lei venha ser aprovada, vai trazer muito prejuizo para nois profissionais e tambem para sociedadepor todos vão sofrer com esse caos e nos fisioterapeutas e as outras áres da saúde ficarea restritos a médicos, por isso vamos se unir para vencermos essa batalha. POR ISSO NÃO AO ATO MÉDICO!

    ResponderExcluir
  10. Bom eu acredito que todos os profissionais da área da saúde tem que observar o quanto houve a evolução e aprimoramento das profissões dessa área. Todos devem buscar os seus direitos mais sempre observando se não estará prejudicando ao outro. Antigamente os médicos eram considerados a "única salvação" para a sociedade. Mais hoje em dia podemos perceber que as demais profissões da área da saúde se completa, uma ajuda a outra e todos estão ali por um mesmo objetivo: bem-estar do paciente. Por isso eles tem que enxergar que houve uma grande evolução na saúde brasileira desde que as outras profissões além da medicina adentrou nela. Se o PL for aprovado será uma regressão da nossa saúde!

    ResponderExcluir
  11. Segundo o entendimento do texto a lei irá estabelecer atos ou procedimentos privativos dos médicos e quais serão exclusivas das outras 13 profissões de saúde regulamentadas no Brasil, causando assim uma subordinação na nossa área onde temos a capacidade de diagnosticar e traçar um plano de tratamento para o paciente, assim ao delegar aos médicos o exercício de outras profissões de saúde pelo qual não possuem treinamento especifico pode se está colocando em risco a saúde da população e está enfraquecendo o desenvolvimento de outras profissões tão importante na área da saúde. Alanna

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Trata-se de uma PL totalmente arbitrária e inconstitucional, que nada de relevante e original tem em seu conteúdo a respeito da melhoria ao atendimento em saúde à população brasileira. É impossível aceitar uma medida protecionista e "classicista" a qual atende única e exclusivamente os interesses médicos, não levando em consideração a opinião da população e muito menos os conhecimentos e atribuições técnicas e científicas das profissões da área da saúde, caracterizando em seu contexto verdadeiro e obscuro "Reserva de mercado", ferindo a liberdade e a legitimidade de todas as profissões da área da saúde.
    Há sim, o que a classe médica necessita modificar, para seu benefício. Mas isso não justifica o fato dela oprimir de maneira autoritária e fulgaz, os demais profissionais. Todos nós nos capacitamos para realizar nossas atividades.

    ResponderExcluir
  14. Uma profissão tão antiga e importante como a medicina,deve ser regulamentada,é claro,porém,devem ser respeitados os limites de cada profissão.Os demais profissionais da saúde tem tanta importância quanto o médico e merecem o devido respeito. O exercício da medicina deve ser regulamentado de forma que se resguarde a autonomia dos demais profissionais dentro dos seus respectivos objetos de estudo.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que toda profissão tem direito a sua regulamentação. É verdade que a regulamentação da medicina vem provocando muitas polêmicas nos ultimos tempos, devido o risco que gerou com a falta de autonomia da outras profissões da equipe de saúde.
    Não cabe mais na época em que vivemos, onde falamos e lutamos por uma interdisciplinaridade da equipe de saúde, se pensar em dependencia da autoridade médica. Afinal uma profissão completa a outra cada uma no seu campo de atuação, sem ferir a autonomia da outra.

    ResponderExcluir
  16. A visão de uma soberania representada em um diploma de doutor, como já ressaltava Patativa, deveria ser substituída por outros valores. Sem tirar a razão, nem ser contrária à regulação da medicina, apenas temo o impacto do PL sobre os princípios tão exaltados e de fundamental importância do sistema de saúde e acredito que este projeto devesse ser submetido a algumas reformulações para que não houvesse prejuízo nas garantias constitucionais relativas ao direito dos usuários do SUS. Aprovado, ele traz impactos na autonomia das profissões, que, embora não detenham exclusividade de fazer um diagnóstico ou de uma terapêutica, são possivelmente capacitadas para tal, sem a necessidade de uma chefia médica. Isso desencadeia também fatores desfavoráveis à prática de assistência integral, assim como nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde de forma global.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza significa uma regressão dentro das Ciências da Saúde. A especialização tão necessária e conquistada pelos profissionais será jogada fora. Sem contar com a população que ficará à espera de um serviço elitizado que tende a não suportar a demanda da sociedade, principalmente a 'brasileira', que não tem a mínima condição de sustentar a saúde pública com os rigores definidos no PL 7703/2006. Os perfis dos profissionais da área da Saúde foram construídos ao longo dos anos e de acorde com a necessidade de cada povo. Não se pode aceitar que procedimentos que podem ser realizados por profissionais, com formação e autorização devidas, sejam suspensos. Perde o Brasil, perde o povo brasileiro que precisa de atendimento de qualidade, precisa de atendimento de saúde humanizado e que rejeita a elitização de qualquer profissão. As profissões não comportam em si a sabedoria, nem mesmo a ciência pode dizer que já é completa. Que as classes reajam às atitudes grosseiras que surgem contra o desenvolvimento do conhecimento científico e contra a população.

    Italine - Fisioterapia - Universidade de Fortaleza

    ResponderExcluir
  18. Todo profissional de saúde realizam seu diagnóstico próprio ( medico- CID; enfermeiro- NANDA; fisioterapeita- CIF)e cada um atua na respectiva prescrição terapêutica em sua área de formação e experiência. Assim a lei do ato medico deveria passas se regulamentasse o exercício da medicina mas sem interferir no diagnostico tratamento e terapeuticas de outras profissões, sem infringir o direito de outras profissões e deve haver o contrario os profissionais devem se unir para tratar o paciente da melhor maneira. Porque s principais doenças que afligem a humanidade possuem múltiplos fatores causais e cada profissional da saúde é treinado para identificar o efeito de alguns desses fatores. Assim o tratamento será mais rápido e eficaz.
    Para garantir os interesses da vida e da população, o Estado deve exigir que os profissionais da saúde saibam reconhecer os problemas que colocam em risco a vida saudável. O Estado não pode também admitir que os médicos façam prescrições terapêuticas em áreas nas quais não possuem treinamento. Fazendo isso estaria violando o direito de outros profissionais da saúde; por isto que o PL 7.703/2006 deve restringir o ato privativo do médico ao diagnóstico médico e à respectiva prescrição terapêutica médica; sem interferir nas competências de outras profissões. O ato medico deve passar pela camara, pelo senado e ser sancionado, mas, se ocorrerem modificações em seu texto, pois é necessário ter um consenso entres as profissões, sem ferir o direto de nenhum outro profissional da saúde; havendo um respeito entre todos os profissionais e suas competências. Cada profissional tem o conhecimento necessário para exercer sua função.

    Ticianna Nunes - Fisioterapia - Unifor

    ResponderExcluir
  19. Na verdade considero-me um pouquinho extremista a respeito do assunto sobre o Ato Médico, eu sou contra a partir do momento que interfira e prejudique a outros profissionais da área de saúde, aliais nesse ponto acho que só os médicos são a favor, huhu... Brincadeira. Agora falando sério, acho correto eles quererem lutar pela regulamentação da profissão, até porque nos sabemos que muitos profissionais desconhecem ou finge não conhecer seus limites e acabam ivadindo a área do outro trazendo danos principalmente para o paciente. Limites tem qu existir, cada profissional de acordo com sua especialização sabe até onde é o seu limite, até onde cabe a ele atuar, e sabe, ou pelo menos deve saber a hora de pedir ajuda de outro profissional quando já não lhe cabe a interferência, até porque hoje observamos o paciente como um todo, e temos visto a necessidade de se trabalhar dentro de uma equipe multidisciplinar. Acredito que todo profissional tenho o direito de ter autonomia diante de sua intervenção, todos em suas respctivas áreas, com suas atribuições e responsabilidades, podem, juntos, oferecer o que de melhor sabem fazer e estão preparados para o bem estar do paciente.

    Nathália Cordeiro - FISIOTERAPIA - UNIFOR

    ResponderExcluir
  20. Sou contra! Esse projeto só dificultaria mais ainda o atendimento nas redes de saúde. As pessoas devem ser atendidas de acordo com suas necessidades e não sendo obrigadas a
    passar por uma consulta médica se ela não é necessária.

    Acaba com a autonomia dos profissionais da saúde, tornando se crime a prática de vários cuidados hoje exercidos por muitos profissionais da área, deixando a população brasileira sem acesso a esses serviços.
    Charliny Moreira

    ResponderExcluir
  21. O famoso “ATO MÉDICO ”
    Acho que vangloriam demais a profissão médica, o que sem dúvida é muito importante na vida de todos os seres humanos, mas como fica o trabalho multiprofissional???
    Nós temos competência comprovada para exercer nossas funções!
    Não sou contra à regulação da profissão médica, mas tenho preocupação com os impactos que isso pode proporcionar.
    Beneficiar uma minoria da população brasileira, isso é um retrocesso,e em um dos pontos essenciais para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do povo de qualquer país: a saúde. Chega de monopólio!
    Gente, o conceito de saúde é muito mais amplo do que apenas o de ausência de doença...
    Já que o projeto de lei estabelece que compete somente aos médicos o direito de realizar o diagnóstico das doenças (nosológico) e a prescrição terapêutica (tipo de tratamento), como eles vão fazer isso em 5 minutos? ( sem nem olhar para o paciente! ) Cadê a humanização? Como eles vão fazer para adquirir as habilidades e competências para fazer o diagnóstico e as respectivas prescrições terapêuticas nas 13 áreas das profissões regulamentadas??
    Enquanto a prosa aí de Patativa, com suas sábias palavras, confirma que não adianta escolher uma profissão se não tiver vocação, é necessário ter dom. E que não se pode visar apenar o dinheiro, o lucro. Um olhar humanizado é sempre cabível!

    ( JORGEANE SÁVIA )

    ResponderExcluir
  22. É UM ABSURDO o ato médico.Pois é impossível o médico saber fazer uma terapia física como o fisioterapeuta, ou uma terapia comportamental como um psicólogo, se eles derem conta de fazer o que cabe a cada um, já seria de bom tamanho,assim existiria menos erros médicos.Essa hipótese de ato médico significa uma involução na ciência, cada um na sua área e a união de saberes visando o bem-estar da população é o que deve acontecer, médico é uma nomeação profissional!
    então porque não dizer..SIM AO ATO MEDICO, desde que os médicos estudem na faculdade todo o conteúdo que outras 13 profissões da área de saúde têm em seu currículo...SE CONSEGUIREM...

    ResponderExcluir
  23. É um assunto muito polêmico!! A PL tem como objetivo regulamentar a profissão médica. Não acho um absurdo a classe médica querer isso mas essa forma de regulamentar está invadindo outras profissões. Concordo com a Nayana quando disse que "todo profissional, seja ele qual for, têm o direito de regulamentar sua profissão, porém, isso deve ser feito de forma leal e justa, com relação às demais profissões." Quanto ao texto de Patativa vale sempre lembrar dos seguintes versos:
    "Eu num me entrego ao dinheiro
    Só ao olhar do meu amor"
    Sabemos que nossa profissão não nos dar um retorno financeiro tão bom quanto desejamos, mas se estamos matriculaddos no curso de Fisioterapia é por amor ao que podemos fazer aos nossos pacientes! Isso é o que que importa!

    Marianna Herculano

    ResponderExcluir
  24. Por que os médicos se sentem tão superiores em relação às demais profissões da saúde? Eles não têm esse direito, pois sozinhos não conseguem tratar nenhum paciente da maneira correta, completa. Para que haja um bom tratamento é necessário haver a interação de uma equipe multidisciplinar, onde cada profissional é responsável pelos procedimentos que lhe cabem. Se essa lei entrar em vigor, ela comprometerá a atuação de psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos e até mesmo os tatuadores, pois qualquer procedimento invasivo na pele só será de competência médica. O que médico sabe de tatuagem? NADA! E o que vai acabar acontecendo é a prática dessa profissão com as portas fechadas, pois ninguém vai deixar de tatuar e a procura por tatuagem vai continuar. Por esses e outros absurdos, devemos nos unir para evitar que toda essa tragédia aconteça!



    Mayara Leão e Natália Bitar

    ResponderExcluir
  25. Acho uma tentativa de golpe a todos os profissionais de saúde que trabalham em grupos multidisciplinares,
    típico da arrogância dos médicos em relação a outros saberes e práticas de saúde.
    Esse projeto do ato médico, na verdade, está tentando, de forma tola e incisiva, garantir o que os médicos,
    na prática estão perdendo há muito tempo: espaço.
    Depois de estudarmos durante anos numa faculdade, passar tudo vem um bando de corporativistas,
    que não estão nem aí pra saúde realmente, só pensam em grana e querem nos tirar o direito adquirido de fazermos
    o diagnóstico de pacientes e indicar o melhor tratamento. Erros médicos é a coisa que a gente mais vê nesse Brasil
    afora, imagine esse CARAS querendo entender de todos as profissões da saúde, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros,
    nutricionistas, etc Esse ato não implica só a nós profissionais e sim a população em geral que necessita de tratamentos
    e vão ser julgados pela opinião e determinação dos médicos que não são da área, inclusive, a possibilidade de serem ou não
    indicados a tal tratamentos.
    Este projeto fere um dos princípios do SUS, que é multidisciplinalidade, onde a atuação de vários profissionais da área de
    saúde,em prol de um único objetivo.Esse ato médico tira a autonomia dos profissionais da área de saúde, que é regulamentada em Lei.

    ResponderExcluir
  26. Não concordo com muitos pontos. Como por exemplo o diagnostico nosologico refere se ao diagnostico dos sinais e sintomas da doença como poderia um profissional da área da saúde tratar um paciente de forma segura sem saber identificar os sinais e sintomas da doença... como também sou contra so os medicos indicarem orteses e proteses.... eles devem regulamentar a profissão medica sim so não devem desfavorecer as outras profissões.

    ResponderExcluir
  27. Esse é um assunto que gera sempre muitas discussões e tem muitas interpretações.
    O cuidado com a saúde do ser humano e das coletividades humanas é tão complexo e tão amplo que não deveria ser responsabilidade exclusiva de uma única área da saúde.
    Toda profissão tem o direito de ser regulamentada, mas isso deve ser feito de modo a respeitar as demais profissões.
    Um dos grandes avanços que tivemos na saúde, foi a implantação da equipe multidisciplinar, e, na minha opinião, esse PL vem se opor a esse avanço.
    A profissão médica deve ser regulamentada, mas deve ser feita de forma a respeitar a autonomia das demais profissões da saúde.

    ResponderExcluir
  28. Acho até o projeto necessário. O problema começa com a forma como o projeto trata o médico e os outros profissionais da saúde. Esses artigos desrespeitam as ações de saúde de outros profissionais. E justamente por isso é que esse problema não é só dos profissionais, mas sim de toda a população brasileira que terá seus tratamentos de saúde (que não são só médicos) prejudicados, pois os médicos ficarão sobrecarregados enquanto os outros profissionais não poderão fazer o trabalho para o qual foram treinados, sem a aprovação de um médico. Por mais que a lei trate deles, é de uma forma que não condiz com a realidade. Por isso, no trabalho em equipe, um profissional da saúde complementa o outro sempre respeitando o campo de atuação do outro, e esses profissionais, como a fisioterapia, lutam por autonomia e respeito.

    ResponderExcluir
  29. Penso que essa lei, vai retirar direitos que antes eram exercidos por outros profissionais , deixando todos sobre a tutela de um médico , por exemplo , o fisioterapeuta não poderá mais fazer a ventilação mecânica invasiva , etc. Concordo com o ato médico , mas, que exclua ou modifique vários tópicos .

    ResponderExcluir
  30. Em certo ponto concordo com o ato medico, so deve reorganizar e ajustar alguns topicos , para que nao prejudique as 13 profissoes na area da saude e os medicos nao fiquem sobrecarregados e os outros profissionais nao possam fazer o que aprendeu durante a graduacao, pos-graduacao, e isso sendo bem dividido teremos menos erros, e o trabalho em equipe vai proporcionar um bem-estar para a populacao.

    ResponderExcluir
  31. Fica claramente notável a existência, tanto de uma má interpretação, como de um insuficiente esclarecimento com relação à especificação do que é exclusivo da prática médica, deixando dúvidas aos demais profissionais citados no artigo. Tornar-se-ia, então, extremamente relevante uma convocação das demais áreas da saúde, para que, de fato, houvesse um consenso do que seria privativo aos médicos. Não seria possível um profissional da saúde ser competente ao ponto de conhecer e abranger tanto conhecimento com relação as demais profissões, sendo necessários assim, mais anos de estudos para encaixar com o que supostamente condiz essa lei.

    Gisele de Araújo Costa
    Vanessa de Oliveira Moura

    ResponderExcluir
  32. ATO MÉDICO OU BALDERNA MÉDICA?! à início, não seria demais a classe médica querer sua regulamentação como as demais outras áreas existentes e já regulamentadas, pois sua prática é antiga e possui inúmeras benfeitorias à seus usuários(população)com comprovação científica(matam a cobra e mostram o pau)! o que não está claro, seria o traçado de uma "linha" limitando a prática médico, assim posicionando-se dentro do sua prática(espaço) até então sabido por todos. O que está acontecendo é uma monopolização de forma discreta assim como já existe praticamente na área política onde os mesmos possuem uma significante representação para que posicionem de forma positiva seus interesses voltado para seus (apenas) benefícios! o retroceder ao tempo estaria sendo bem colocadom pois hà muito tempo...., muito mesmo, a medicina, OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ESSA: POR NÃO TER CONHECIMENTO ESPECÍFICO E QUALIFICADO EM SUA PRÁTICA, era a dona de todas as práticas relacionadas a saúde humana! VEM A PERGUNTA: POR QUE ENTÃO NÃO CONTINUO ASSIM?!?! OBVIU QUE QUE NÃO DEU CERTO! POIS NINGUEM CONSEGUE RETER TODO O CONHECIMENTO POIS ESSE É INFINITO E MULTANTE POIS O QUE HOJE PODE SER BENÉFICO AMANHÃ PODE SER PREJUDICIAL! com isso a ciência humana foi se ramificando e vendo que o trabalho de forma mais especializada, levava a qualificação do trabalho, ganhando assim a veracidade de um tratamento positivo para com o paciente... chego então a conclusão de que então não só a medicina é antiga mais todas as áreas que estão relacionadas a ela pois todas tem o mesmo propósito: levar saúde (uma parte dela, pois o significado dessa palavra é bem mais amplo e abrangente do que apenas ausência de doênças) tendo sua prática executada desde os primódios, onde hoje apenas são batizadas(levam nomes, ex.: enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia,...) e aprofundadas, sendo assim, TODAS possuem DIREITOS, DEVERES, RESPEITO E OBRIGAÇÕES tanto para com o usuário como para seus integrantes. Será que está na hora de lembra-lo? de voltar ao passado e perguntar ao médico de hoje; será que irá "dar conta do recado"! será que seu interesse é no melhor e mais seguro tratamento ou apenas no status e melhoria financeira?!?! como se já ganhassem mal! ganha mal quem nada faz ou faz mal! pois para aquele que sabem o que faz, nunca se deseja sorte, isso fica para os que precisam, pois dela não há necessidade e sim SUCESSO!
    Igor Herbert

    ResponderExcluir
  33. Como muitos já comentaram os médicos eram e são tratados as vezes como "DEUSES", porém após lê o Ato Médico muitas coisas que são propostas lá irá proporcionar a legalização a medicina e alguns benefícios para eles, mas como tudo não é perfeito querer a melhoria da sua profissão prejudicará e invadirá os direitos das outras profissões.
    Esse assunto sempre será polêmico, pois ninguém gosta de perder seus direitos para beneficiar outros. Acredito que cada profissão tem seu direito, mas sem invadir o espaço da outra.

    ResponderExcluir
  34. ALUNA: THAIS GURGEL PEGADO ( M6AB)


    O Ato médito só comprova muitos exercícios que a medicina já vem exercendo, coisas básicas,como: diagnóstico, intervenções cirúrgicas,prevenção,entre outros.. ´
    Porém vejo que determinados temas que temos capacitação para prescrever como indicação de proteses e orteses, eles estão querendo bloquear apenas para a área médica, o qual não concordo. Outro exemplo é a aplicação de injeções subcutaneas o qual eles estão querendo regulamentar apenas para os mesmos, não vendo que enfermeiros atuam basicamente com esse tipo de procedimento e nós fisioterapeutas também podemos manipular, como exemplo especialização em acupuntura, entre outros métodos que podemos utilizar de forma invasiva sem risco.Pois conhecemos tão bem quanto eles a fisiologia,anatomia do corpo humano.
    Entretanto, na minha opinião eu acho que eles estão certos em reivindicar direitos, pois a classe trabalha em prol de um só objetivo. Enquanto nós das demais áreas da saúde não nos valorizamos, pois somos desunidos, se nos unirmos e mostrássemos que temos competencia suficiente.A história mudava de roupagem, e para isso temos que nos aperfeiçoar, publicar artigos, sermos dedicados no que fazemos, e acima de tudo: UNIÃO da fisioterapia em si e também com as demais áreas.

    ResponderExcluir
  35. Acredito que todas as profissões devem ser regulamentadas ,desde que não prejudiquem as demais !!

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. não me oponho a regulamentação de qualquer classe, inclusive da medicina, mas não sou favor que sua regulamentação prejudique em alguns pontos a nossa classe ou qualquer outra, como nos tirar autonomia sobre algumas coisas que são de nosso entendimento e temos conhecimento suficiente para realiza-las.
    Germana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  38. O PODER DA MEDICINA NINGUEM PODE QUESTIONAR MAIS NUNCA SE PODE DESMERECER AS OUTRA CLASSES QUE FAZEM PARTE DESSA ÁREA DA SAUDE E CONTUDO NÃO MENOS IMPORTANTE PORQUE ACHO Q TUDO E UMA INTERLIGAÇÃO E NAO PODEMOS SER REFENS DE UMA CLASSE E FICAR TOTALMENTE A MERCÊ DELES...SOU CONTRA O ATO MEDICO.
    (LUCIO JUNIOR - DELIJANE ARAGÃO)

    ResponderExcluir
  39. Através da mídia alguns setores de outras profissões da saúde tem se manifestado desfavoravelmente à redação do Projeto de Lei, fazendo interpretações errôneas sobre o mesmo ou então taxando-os de corporativistas. Interpretações como ser ato privativo dos médicos a colocação de piercings ou realização de tatuagens, em alusão a indicação da execução de procedimentos invasivos. Ora, o texto do Projeto prevê no artigo 4°, onde são atividades privativas dos médicos, no inciso III, indicação da execução de procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo os acessos vasculares profundos, as biópsias e as endoscopias, outro fato é confundir expressões como serviço médico, com serviço de saúde. Neste caso no artigo 5º, são privativos de médico, no inciso I, a direção e chefia de serviços médicos. No caso de serviço médico deve realmente ser chefiado por médicos e serviço de saúde, pela sua característica multidisciplinar, pode ser gerido por profissionais com várias formações, desde que possuam capacidade, competência e idoneidade para tanto. Lembramos que serviços de enfermagem são gerenciados por enfermeiros, de nutrição por nutricionistas e assim por diante, conforme regulamentações específicas.

    Alunas: Mikaelle Sindeaux e Isadora Lopes

    ResponderExcluir
  40. Concordo com o ato médico.
    Mais algumas coisas teram que ser reformuladas pois exitem especialidades descritas nesta lei que são áreas de outros profissionais da saúde e outras que são comuns a não só ao médico e sim ao médico e outras profissões também.
    O maior problema não é o ato médico e sim as outras profissões vendo isto e não procuram regularizar também as suas áreas de atuação para cada uma saber as suas áreas de atuação e assim evitando problemas em dizer que outras profissões estão tomando o espaço da outra.
    David Firmeza

    ResponderExcluir
  41. A regulação de qualquer profissão e algo necessário e desejável e faz parte da história das profissões, organizando a sua forma de atuação na sociedade. No entanto, o estabelecimento do ato privativo a determinada categoria profissional deve ser democraticamente debatida, de forma ampla e ouvindo alem das corporações o estado é a propria sociedade civil. É uma medida regulatória que causa tamanha reação negativa.

    Daci Rocha Nogueira. Matricula: 0810598/7

    ResponderExcluir
  42. Não sou contra o ato médico, portanto que não prejudique as outras areas. Sou a favor do diálogo entre uma equipe, sou a favor de um bom diagnóstico seja ele dado por um médico ou um bom fisioterapeuta. O que precisa mesmo é que seja bem entendido e modificado a forma que esta escrita na regulamentação fazendo com que confunda e teja várias conclusões sobre o ato médico.
    Thycianne Bezerra Lima

    ResponderExcluir
  43. É certo toda profissão lutar por seus direitos e assim buscarem pela regulamentação da mesma,o que não e certo é prejudicar as outras profissões.Diante do que li a respeito do ato médico a única coisa que vejo e que com isso nos fisioterapeutas e os demais profissionais da saúde estaremos mais subordinados aos médicos,sendo na minha concepção uma perda em parte da nossa autonomia para determinadas condutas.Fazendo com que mais uma vez a classe médica se torne superior.
    Julianne Lima

    ResponderExcluir
  44. O exercício da medicina inclui em seus regulamentos muitas práticas que acredito não esta restrita a classe médica. Na área da saúde não acho inteligente que uma única profissão se detenha a “dominar” as outras classes de profissionais da saúde.
    Cada profissional seja qual for sua profissão pode ter competência para saber o que está fazendo, cada grupo de profissionais devem ter liberdade de executar plenamente sua profissão, claro que com responsabilidade e se falando da área da saúde prezando sempre o melhor para o paciente. Como diz Patativa não devemos nos entregar ao dinheiro tentando que os méritos sejam apenas de uma classe, mas devemos reconhece r que cada um deve ter o direito de escolher uma profissão e se especializar nela tendo liberdade de executar de maneira plena.

    ResponderExcluir
  45. Li e concordo com alguns pontos desta lei"ATO MEDICO!porem algumas emendas devem ser retiradas ou reformuladas, pois se permanecer iram prejudicar algumas profissiões da area.Tambem não concordo com algumas manifestações feitas pela cidade pois muitos não tem conhecimento sobre o que esta nesta lei apenas so estão participando por influencias de alguns profissionais.

    ResponderExcluir
  46. O projeto de lei ato médico(7703/2006)possui duas vertentes:concordo e discordo.
    Concordo,quandoo projeto possui o intuito de definir as reais funcionalidades médicas.O que deveria ocorrer em cada profissão da área da saúde.Mas,dicoscordo quanto a imposição de tempo para o regulamento do projeto de lae.deve existir um consenso entre os profissionais da saúde,afinal trabalham em ações em varios casos interdisciplinares.E assim exige que haja um bom relacionamento entre as categorias.

    Raquel Uchoa Lobo

    ResponderExcluir
  47. As leis criadas pelos medicos nos deixa livre de qlqr responsabilidade sobre o tratamento do paciente isso por um lado é positivo pois caso tema problema o medico responde e muito negativo pq temos que esperar uma autorização pra avaliar e tratar um paciente, ficamos sem autonomia sobreo paciente. Aunião dosmedicos e umprojeto de leis desse porte os projeta pra um patamar de total controle com isoo ficamos na sobre de um medico. Acho que deviamos tb lutarpela nossa autonomia!

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Com o Ato Médico, os médicos mostram mais uma vez ser uma classe super unida, lutando a favor dos seus direitos, muito diferente de nós fisioterapeutas, que quando temos uma excelente oportunidade de termos uma pessoa lutando por nós na política, acabamos jogando nosso voto fora, elegendo pessoas que não preocupam-se com nossa classe. Devemos admirar e seguir o exemplo deles e lutar com a mesma garra por nossa profissão, e não ficar sentado de braços cruzados, julgando e esperando que os outros tomem uma atitude.
    Iara Campelo

    ResponderExcluir
  50. Acho uma pretenção muito grande dos profissionais da area da medicina,quando se fala no ato medico... No momento em que estamos vivendo não convém termos uma classe profissional dominadora,pois participamos tambem por um longo processo de formação e profissionalização, cada profissional sabe da sua competencia e dos resultados a buscar...Temos que investir no trabalho em equipe, defender nosso espaço, fazer jus todos os anos de formação...tendo a devida liberdade de exercer sua profissão. Aluna:camila tavares

    ResponderExcluir
  51. O "ato médico" é uma falta de respeito com as outras profissões de saúde. Estamos regredindo a ditadura? Pois se o "ato médico" for aprovado, iremos ficar submetidos aos mandos e desmandos dos médicos. Pagamos uma faculdade tão cara para simplesmente não termos liberdade de exercer nossa profissão com autonomia. A classe médica está certa em querer regulamentar sua profissão, mas isso não pode prejudicar as outras profissões da saúde. Estamos no século 21, vamos acordar e lutar pelos nossos direitos.

    Ana Giselle Rêgo Castro Alves
    6ABM

    ResponderExcluir
  52. ALUNA KARLA JORGE - MAB 6


    Muitos falam sobre o ato médico e poucos realmente estão ao dispor de resolver e esclarecer todas as questões envolvidas. Todas as classes deveriam ser unidas e lutarem juntas para se fortalecerem e agregarem valor e serem valorizados. Acredito na velho jargão a união faz a força e nos como futuros fisioterapeutas deveríamos ser mais unidos e enfrentar de cabeça erguida as criticas e nos valorizarmos com fundamentos e inteligência. Todos são capazes basta ter bom senso e perseverança.

    ResponderExcluir
  53. Li sobre o Ato médico e não vejo nada demais eles lutarem pela regulamentação da profissão, mas não acho correto que prejudique outras profissões com determinados artigos citados.Com o Ato Médico, os médicos mostram mais uma vez ser uma classe super unida que luta por direitos e nós fisioterapeutas deveríamos ser bem unidos para buscamos sempre o melhor para nossa profissão. Acho que deve ter o ATO MÉDICO sendo que deveria haver mudanças em algumas emendas devem ser reformuladas para que não haja prejuízo para nenhuma profissão da saúde. Para finalizar acho que os médicos estão certos em reivindicar direitos, pois a classe trabalha em prol de um só objetivo. E nós fisioterapeutas devemos nunca baixar a nossa cabeça e sempre lutar para melhoria da nossa profissão.
    Aluna: Eneile A. Araújo

    ResponderExcluir
  54. Na minha opnião todo profissão tem que ser regulamentada, mais nessa leio do ato médico também não pode tira a autonomia dos outros profissionais da saúde. Para ser aprovada para mim teria que haver modificações, é calro que existem procedimentos que só cabe ao médico. O certo mesmo é ser mais discudita é refazer alguns pontos do ato médico. Andrea de morais 6abm

    ResponderExcluir
  55. Na minha opinião o ato médico é um direito dos médicos,que é a regulamentação da profissão deles,mas não concordo deles quererem tomar o espaço de outras profissões, e fazendo as outras áreas da saúde se submetessem ao médico,seria um retrocesso.Para ser bem aceita seria que ser feito denovo. Charles 2Tcd

    ResponderExcluir
  56. Nesse projeto de lei tem seus prós e contras né. Eles querem a regulamentação da profissão deles e ele não estão errados por quererem lutarem por isso. Mais seria importante rever alguns pontos e ver que também existe as outras classes que precisam do seu espaço.
    Ellen Correia 6ABM

    ResponderExcluir
  57. O Ato Médico dificultará o acesso das pessoas às diversas especialidades da área da saúde, o que não é nada bom, ainda mais num país com uma saúde pública tão carente como o nosso. O médico não poderá ter autonomia sobre as outras áreas da saúde pois para adquirir as habilidades e competências para fazer o diagnóstico e as respectivas prescrições terapêuticas nas 13 áreas das profissões regulamentadas, os médicos teriam que estudar no mínimo mais 50anos. Assim, ao delegar aos médicos o exercício de atos privativos para os quais eles não possuem treinamento, o Estado coloca em risco a saúde da população e engessa o desenvolvimento das profissões da saúde.

    ResponderExcluir
  58. Não sou contra o ato médico, eles tem o direito de terem uma regularização da profissão, mas nos fisioterapeutas somos responsáveis civil e criminalmente por nossos atos, enquanto profissionais. É justamente por isso que nos temos o nosso diagnostico e devemos solicitar, sempre que necessário, exames complementares para o nosso melhor diagnostico e para ter a melhor conduta de tratamento fisioterápico. Esse direito está garantido por lei e pelas resoluções do COFFITO. Os médicos não possuem o treinamento apropriado para exercerem atos privativos dos Fisioterapeutas, por isso que nos fisioterapeutas temos que sempre brigar pelos nossos direitos, parar de se preocupa com os médicos e fazermos nosso trabalho com honra, pois nossa profissão é linda e temos que nos orgulhar muito dela.

    ResponderExcluir
  59. Toda a categoria profissional deve ter as suas atividades preservadas frente ao mercado de trabalho e este projeto de lei causa prejuízo à liberdade das demais profissões da área de saúde regulamentadas por lei, colocando-as sob tutela médica, o que limitará a possibilidade da interdisciplinaridade entre os profissionais dessa área, cerceando os princípios do SUS – Sistema Único de Saúde. É fundamental impedir a aprovação de um projeto que pretende centralizar na prática médica todas as atividades relativas ao tratamento da saúde. O Ato Médico é um desrespeito à população uma vez que limita a atenção à saúde do ser humano apenas a uma classe profissional.

    ResponderExcluir
  60. Acredito que o projeto de lei conhecido por "ato médico" representa um retrocesso, pois vai contra o princípio da integralidade das diferentes profissões da área da saúde. Limitando a autonomia das profissões. Tudo bem cada categoria lutar por seu reconhecimento, mais desde muito tempo existe certa visão de supremacia do saber médico em relação às outras profissões. Em minha opinião, cada profissão traz sua colaboração na promoção da saúde, e o médico sozinho não tem domínio total sobre o conhecimento. A lei do Ato Médico não é a regulamentação de uma atividade, é a regulamentação da ignorância e o SUS não sobreviverá se isso acontecer.

    Milena Felix Cavalcante
    turma 33 M6AB

    ResponderExcluir
  61. Este projeto do ato médico da um direito de superioridade a profissão da medicina em relação as outras profissões da area da saúde, deixando os profissionais de saúde subordinados aos médicos, quando na realidade todas as profissões tem a sua devida importância e valor. Ao invés de tornar os profissionais de saúde subordinados a uma unica profissão (a da medicina) deveria ser feito um projeto no qual todas as profissões trabalhassem em conjunto e igualdade, cada uma com sua devido importância, isso iria favorecer tanto as profissões
    como iria melhorar a saúde das pessoas. Esta sociedade entre a medicina e as demais profissões de saúde so traria vantagens e benefícios a população, nenhuma profissão é superior a outra, todas tem o seu devido valor e importância basta apenas ser reconhecido e apoiado. Esse projeto so faz com que os médicos aumente mais ainda o seu ego e criem um pensamento de superioridade em relação ao outros profissionais de sua area. É preciso da união de todas as profissões para lutar pelos seus direitos.

    Aluna: ANDERLANY CLÁUDIA LIMA MOTA
    Horário: SEXTA - AB-MANHÃ

    ResponderExcluir
  62. Não concordo de forma alguma cada profissional tem que trablhar na sua aréa e reconheçer que não pode atuar sozinho todos os profissionais da saúde tem que trabalhar em conjunto, esse projeto de lei está visando garantir somente o espaço dos médicos no mercado,desmerecendo as demais classes das profissões da saúde gerando a perda de autonomia dos mesmos,e o pior de tudo,esse egoismo da classe médica poe em risco a saúde da população

    ResponderExcluir
  63. Sou totalmente contra esse ato, pois os mais prejudicados seriam os pacientes. Só seria a favor desse ato, se, antes de um médico se formar na faculdade, tivesse conhecimento e prática clínica de todas as áreas da saúde, ou seja, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, assistência social, nutrição, entre várias outras.... só assim ele poderia dizer o que fazer e o que não fazer, para cada profissional que ele encaminhar. Mas para isso, ele teria que ficar no mínimo, uns 20 anos na faculdade, estudando integralmente... e isso, acredito que é impossível.
    Por isso, não só fisioterapeutas, mas como a grande maioria dos demais profissionais da área da saúde, são totalmente contra este ato.
    Renata Holanda de Araújo - M6AB

    ResponderExcluir
  64. Na minha opinião esse projeto tem seus prós e contras. Eles estão certo de querer ir a luta por um reconhencimento maior e era isso que nossa classe deveria fazer. Mais também acho que cada especialidade tem que ter o seu espaço pois como todos sabem o trabalho em conjunto é muito melhor e muito mais proveitoso principalmente para o paciente.
    Eles tem o direito de lutar pelo que eles acham correto mais sem passar por cima das outras classes.
    Anne Daylanne 6ABM

    ResponderExcluir
  65. Na minha opinião esse projeto tem seus prós e contras. Eles estão certo de querer ir a luta por um reconhencimento maior e era isso que nossa classe deveria fazer. Mais também acho que cada especialidade tem que ter o seu espaço pois como todos sabem o trabalho em conjunto é muito melhor e muito mais proveitoso principalmente para o paciente.
    Eles tem o direito de lutar pelo que eles acham correto mais sem passar por cima das outras classes.
    Anne Daylanne 6ABM

    ResponderExcluir
  66. Acho uma injustição os fisioterapeutas no Brasil passarem por esse constrangimento,Pois passamos praticamente 5 anos estudando para no final das contas vim um medico dizendo o q devemos ou não fazer,certo que temos um apoio deles na nossa profissão mais por isso não precisa nos torna dependente deles,pois temos direito de ter nossa profissão.

    Paula Nayara
    aula de planejamento 2tcd!

    ResponderExcluir
  67. Ao avaliar o ato medico podemos ver que essa lei nao favorece a ninguem mais a nao ser os proprios medicos.Dano tal poder ao medico como diagnosticar e promover a conduta de tto do pct tira total autonomia das outras profissoes e tambem credibilidade do mesmo perante ao paciente, pois se o ato for aprovado os profissionais nao terao mais respaudo de debater ou ate mesmo solucionar problemas nas quais estao qualificados. Diga nao ao ato medico

    ResponderExcluir
  68. O ato médico é um assunto muito polêmico,mas sou a favor , desde que não interfira no crescimento das outras profissões. Li o que foi exposto da câmara sobre o ato médico, acho bastante importante eles lutarem pelo que acreditam e não vejo nada de mais eles lutarem pela regulamentação da profissão, desde que não prejudiquem outras profissões, cada um no seu devido lugar. Todos os profissionais, seja ele qual for, têm o direito de regulamentar sua profissão, porém, isso deve ser feito de forma leal e justa, com relação às demais profissões.
    Márcia Dias
    Stéphenie Custódio
    2TCD

    ResponderExcluir
  69. Não sou contra o ato médico, eles tem o direito de terem uma regularização da profissão, mas nos fisioterapeutas somos responsáveis civil e criminalmente por nossos atos, enquanto profissionais. É justamente por isso que nos temos o nosso diagnostico e devemos solicitar, sempre que necessário, exames complementares para o nosso melhor diagnostico e para ter a melhor conduta de tratamento fisioterápico. Esse direito está garantido por lei e pelas resoluções do COFFITO. Os médicos não possuem o treinamento apropriado para exercerem atos privativos dos Fisioterapeutas, por isso que nos fisioterapeutas temos que sempre brigar pelos nossos direitos, parar de se preocupa com os médicos e fazermos nosso trabalho com honra, pois nossa profissão é linda e temos que nos orgulhar muito dela.

    ResponderExcluir