quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Trauma I: Controle da nocicepção.

O controle da dor é uma das alternativas terapêuticas de grande relevância no atendimento fisioterapêutico. A utilização da Estimulação Elétrica Transcutânea requer, entretanto, conhecimentos de neurofisiologia e da processo de regeneração dos tecidos. Responda as questões abaixo:

a) A modulação do TENS depende da natureza da dor? (aguda ou crônica) Por quê?

b) Qual a modulação adequada para cada caso? Justifique.

c) Há recomendação do TENS no pós-operatório? Por quê?

Material de suporte: Leia a dissertação sugerida no link.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-10092003-094654/pt-br.php

Prazo de postagem: 15/02/2011.

21 comentários:

  1. Alunas:
    Ailana de Almeida Barreto
    Thais Sousa Pinto Ferreira

    Trauma I: controle da nocicepção

    a)Sim, A dor tem como objetivo principal o de proteção e surge quando existe uma lesão de tecido. O sistema nervoso é composto por dois sistemas funcionais: o sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central . É através do sistema nervoso periférico que o estímulo da dor é percebido e captado. Os nervos sensoriais e motores da coluna espinhal conectam os tecidos e órgãos ao sistema nervoso central, completando assim o sistema.
    A função básica da tens é analgesia,a teoria das comportas é uma outra forma de explicar a neurofisiologia de TENS. Os impulsos da TENS são transmitidos através de fibras de grosso calibre , do tipo A, que são de rápida velocidade, já os estímulos da dor são transmitidos através da fibras de calibre menor, do tipo C, que são lentas.
    No caso em dores aguda a estimulação convencional, de alta freqüência, pode ser definida como cadeia contínia, ininterrupta, de impulsos de alta freqüência grados com curta duração e baixa amplitude.Ja em dores crônicas, no modo convencional a TENS recruta, preferencialmente, grandes fibras A-beta, estabelecendo um sintoma de controle da dor por pequenas fibras. Através do interneurônio no corno dorsal da medula, ao nível da "comporta" na substancia gelatinosa.

    b)Aguda: Freqüência: 50 a 100 Hz (alta)
    - Duração: 40 a 75 microssegundos
    - Amplitude: subjetiva, devendo ser propiciada de modo a assegurar que a estimulação permaneça apenas dentro dos limites as estimulação sensitiva, resultando uma sensação forte, mas confortável.
    Crônica: Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz)
    - Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo)
    - Intensidade: desconfortável alta
    - Início do alívio: 20 minutos
    - Duração do alívio: 20 min à 02 horas.

    c)Sim,pois Nosso sistema nervoso opera através de estímulos elétricos. Impulsos, que têm intensidades variando entre 5 e 50 mV, percorrem nossos nervos levando informações captadas pelos nossos órgãos sensoriais, ou geradas no nosso organismo, para o cérebro. O cérebro responde com novos impulsos que visam efetuar algum tipo de ação, contraindo músculos, por exemplo. Os equipamentos de TENS nada mais são do geradores de pulsos elétricos controlados, para aplicação sobre a pele e que, penetrando no organismo e atuando sobre o sistema nervoso, podem ser empregados em diversas terapias, com destaque para a eliminação de dores crônicas, além de relaxamento e até mesmo indução ao sono.E em muitos casos são usados associados a medicamentos, potencializa o efeito analgésico do tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Simonia

    A - Sim, por causa das vias de conduções que são diferentes, a aguda é uma via de condução rápida e mielinizada, já a crônica é uma via de condução lenta e não possui bainha de mielina. Por tanto o tratamento tem de ser diferenciado pois cada um vai ter intensidade diferente, sua aplicação só vai ter efeito se for feito em tempos diferentes e vai ter freqüências diferentes.

    B – Para um quadro de dor aguda a freqüência é de 50hz até 240hz dependendo do aparelho sendo que o normal é de 50hz a 100hz.
    A duração da aplicação deve ser de 30min a 60min. Esse tempo ocorre por ser um nervo mielinizado.
    A intensidade é relativo para cada paciente pois é a nível sensitivo, sendo assim ela vai ser aplicada de acordo com o que o paciente sente.
    Já para a dor crônica a freqüência é de 4hz a 40hz
    A duração começa a partir de 5min por ser uma via de condução lenta e não ser mielinizado.
    Já a intensidade é relativamente alta e desconfortável.

    C – Sim, pois o tens vai atuar de duas formas uma é que através da teoria das comportas ele vai inibir a dor e a outra é que por ser estímulos elétricos vai fazer com que atue na musculatura para o processo de contração.

    ResponderExcluir
  3. Wandressa Sena
    Roberta Davilla

    a)A estimulação elétrica nervosa transcutânea, é usada com finalidade de influenciar e modular o processo de neurocondução da dor e atuar sobre a liberação de opióides endógenos a nível medular e da hipófise. , sendo utilizada para o alívio da dor pela estimulação de nervos periféricos, utilizando-se de eletrodos a nível da pele, estando baseada na liberação de opióides(na dor crônica) e na teoria da comporta(dor aguda).

    b)Dor aguda
    frequência:50hz a 100hz
    intensidade:depende do nível de sensibilidade paciente,pois há formigamento...
    tempo:30 a 60 min

    Dor crônica
    frequência:4 a 40Hz
    intensidade:por ser desconfortável depende da semsibilade do paciente...
    tempo: 20 a 30seg

    c)Sim,porque os sinais elétricos agem sobre receptores, que permitem a "entrada" de estímulos nas células, diminuindo a dor.Inclusive olhamos artigos relatando o uso da tens no pós-operatório de cesariana e mostrando bons resultados.

    ResponderExcluir
  4. Karla Cavalcante Férrer
    Artur Frota Guimarães

    a)Sim. O Tens tem como função principal a analgesia. No caso do agudo, nós precisamos de uma analgesia rapida, para aliviar a dor do paciente, mas ela dura pouco tempo, logo podemos assossiar a outro recurso terapeutico para alivar a dor quando o efeito do Tens acabar. No caso da crônica, nós usamos o Tens para termos uma analgesia de grande duração, mas ela demora um pouco para causar o efeito desejado.

    b)Existem 6 modalidades diferentes:

    • Convencional dor aguda

    A estimulação convencional, de alta freqüência, pode ser definida como cadeia contínia, ininterrupta, de impulsos de alta freqüência grados com curta duração e baixa amplitude.

    - Freqüência: 50 a 100 Hz (alta)
    - Duração: 40 a 75 microssegundos
    - Amplitude: subjetiva, devendo ser propiciada de modo a assegurar que a estimulação permaneça apenas dentro dos limites as estimulação sensitiva, resultando uma sensação forte, mas confortável.

    No modo convencional o TENS recruta, preferencialmente, grandes fibras A-beta, estabelecendo um sintoma de controle da dor por pequenas fibras. Através do interneurônio no corno dorsal da medula, ao nível da "comporta" na substancia gelatinosa.

    • Convencional dor crônica

    - Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz)
    - Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo)
    - Intensidade: desconfortável alta
    - Início do alívio: 20 minutos
    - Duração do alívio: 20 min à 02 horas.

    c)Sim. O TENS pode ajudar muito na analgesia pós-operatória de diversos procedimentos ortopédicos, procedimentos de osteosíntese, de reconstrução muscular e/ou tendínea, e até de cirurgias abdominais, principalmente pélvicas. No nosso meio, o uso do TENS para analgesia pós-operatória é pràticamente desconhecido. Também temos o intuito de analgesia no pós-operatorio.

    ResponderExcluir
  5. Alunas: Camila Chaves Bezerra
    Anny Jamylle Almeida Machado
    Grazielle Ferreira Ramalho

    A)Sim, pois cada tipo de dor é transmitida por um tipo diferente de fibras, a saber, As fibras do grupo III, mielinizadas, são as que conduzem a dor aguda (que conduzem a dor rápida), sendo do tipo A delta na classificação geral. As fibras do grupo IV são fibras não mielinizadas que conduzem a dor crônica, sendo na classificação geral chamadas do tipo C.

    B)Modulação para dor aguda: Utilizamos a TENS convencional (alta freqüência), com freqüência de 75 a 150 Hz e também pode ser considerado entre as freqüências de 40 a 150 Hz ou ainda de 50 a 100 Hz. Esse modo de estimulação recruta preferencialmente as grandes fibras aferentes do tipo A beta, que são fibras nervosas cutâneas superficiais. O tempo de terapia para esse modo consiste em 30 a 60 minutos, podendo ser aplicado várias vezes ao dia, com intervalos de meia hora entre as aplicações, para reduzir a possibilidade de irritação da pele. Essa modulação é utilizada, pois já que as fibras que conduzem a dor aguda são fibras de condução rápida, logo a freqüência da TENS também tem que ser alta para que seu estímulo chegue primeiro no tálamo que o estimulo da dor.

    Modulação para dor crônica: A dor contínua, profunda, de longa duração, responde melhor a TENS de baixa freqüência. Esse modo de estimulação é também conhecido como acupuntural, e ocorre em freqüências menores que 10 Hz, e otimamente entre 1 e 4 Hz. Utiliza largura de pulso maior que 200 microssegundos para recrutamento de fibras nervosas tanto sensitivas, quanto motoras, produzindo contrações musculares visíveis. Essa modalidade estimula as fibras aferentes nociceptivas do tipo A delta e C, e também as fibras eferentes motoras. Esse modo costuma ser aplicado uma vez por dia por 20 ou 30 minutos. A TENS acupuntural causa um aumento na descarga de impulsos nervosos de fibras aferentes, que modificam a transmissão de impulsos nas vias de dor. O mecanismo de efeito analgésico nesse caso é feito pelo sistema de liberação de opióides endógenos, que são liberados com parâmetros de baixa freqüência e alta intensidade.

    C)Sim, pois em alguns estudos foi observado que ouve uma diminuição do uso de medicamento já que a TENS causa analgesia, diminuindo assim a necessidade do uso de analgésicos. Também verificou-se que a permanência hospitalar foi diminuída pelo uso da TENS.

    ResponderExcluir
  6. Terezinha Lima,Juliana Pinto, Estefânia Maria

    a)
    Sim depende da dor,Por que através da ativação do "Portão espinhal da dor", há um bloqueio dos impulsos da dor que vem da periferia sendo assim , esse bloqueio na substância gelatinosa agiria como uma comporta que tem a capacidade de impedir que impulsos aferentes alcancem as células T , as quais conduzem a sensação de dor para diversas partes do cérebro ( cerebelo, tronco cerebral, tálamo e córtex).



    b)
    Dor Aguda:
    frequência:50hz a 100hz
    intensidade:depende do nível de sensibilidade paciente,pois há formigamento...
    tempo:30 a 60 min

    Tens Convencional de alta freqüência com analgesia, através da teoria da comporta, atuando na substância gelatinosa. Os eletrodos tetrapolares podem ser colocados :

    Bilateral - usando dois canais em ambos os lados da região lombar.

    Cruzada - quando dois canais cruzam a área de dor, concentrando a corrente da região da dor.


    Dor Crônica
    frequência:4 a 40Hz
    intensidade:por ser desconfortável depende da semsibilade do paciente...
    tempo: 20 a 30seg

    Tens de baixa freqüência ( Tens Acunputura ). Analgesia liberada pelos opiáceos . Os eletrodos devem ser aplicados nos miótomos segmentares relacionados ou em pontos remotos de acunputura.



    Por que quando se aplica um estímulo não doloroso através das fibras A ( rápidas) , esse estímulo "fecha" a "comporta , inibindo a percepção da dor ao nível medular, estimulando as células da substância gelatinosa , assim é necessário que as fibras A sejam ativadas primeiro, já que possuem limiar alto, sendo despolarizada pela corrente de alta freqüência e baixa intensidade que é indicado para dores agudas, onde o efeito analgésico é rápido, porém menos duradouro e uma sensação de formigamento. A alta insensibilidade e a baixa freqüência atuam no sistema nervoso central, estimulando substâncias analgésicas endógenas. São indicados para dores crônicas, onde o efeito analgésico é mais demorado, essa modalidade provoca uma sensação dolorosa.


    c) Sim,porque alguns estudos sugerem que no uso de estimulação elétrica, os sinais elétricos agem sobre certos receptores, que permitem a "entrada" de estímulos nas células, diminuindo a dor. São os mesmos receptores que possibilitam os efeitos dos fármacos analgésicos.Isso significa que ocorre uma diminuição do uso de medicamentos assim como os pacientes se recuperam mais rapidamente das fortes dores que acompanham o período pós-operatório,e, embora o seu uso não seja muito difundido neste caso, A TENS é de importante auxílio no pós-operatório no combate e alívio da dor.

    ResponderExcluir
  7. Liana Bezerra Góis

    a)Sim. A TENS age sobre as fibras nervosas aferentes como um estímulo diferencial que "concorre" com a transmissão do impulso doloroso. Ativa as células da substância gelatinosa, promovendo uma modulação inibitória segmentar, e, a nível de SNC, estimula a liberação de endorfinas, endomorfinas e encefalinas. Através da ativação do Sistema Analgésico Central (SACI), resulta numa diminuição ou bloqueio da percepção central à dor.
    Na fase aguda o uso da TENS vai ser modulado a a partir da teoria das Comportas (Mecanismo Periférico), os impulsos da TENS são transmitidos através de fibras de grosso calibre, do tipo A, que são de rápida velocidade, já os estímulos da dor são transmitidos através de fibras de calibre menor, do tipo C, que são lentas.
    Desta forma os estímulos da TENS chegam primeiro ao corno posterior da medula, e despolarizam a substância gelatinosa de Holando, impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo.
    Já na fase cronica, será atraves da liberação de hormônios chamados "analgésicos orgânicos" - endorfinas, endomorfinas e encefalinas, como já foi falado.


    b)A modulação é feita da seguinte forma
    • Convencional dor aguda - Freqüência: 50 a 100 Hz (alta); - Duração: 40 a 75 microssegundos
    - Amplitude: subjetiva, devendo ser propiciada de modo a assegurar que a estimulação permaneça apenas dentro dos limites as estimulação sensitiva, resultando uma sensação forte, mas confortável.

    No modo convencional a TENS recruta, preferencialmente, grandes fibras A-beta, estabelecendo um sintoma de controle da dor por pequenas fibras. Através do interneurônio no corno dorsal da medula, ao nível da "comporta" na substancia gelatinosa.

    • Convencional dor crônica - Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz) - Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo) - Intensidade: desconfortável alta - Início do alívio: 20 minutos - Duração do alívio: 20 min à 02 horas.


    c) Sim. De acordo com o que foi visto pelo mecanismo de ação do TENS e pesquisas mostram que o seu uso no pós-operatório ajuda na sua recuperação. Em uma das pesquisas, o grupo de 60 mulheres foi dividido em três de 20. Um deles recebeu a simulação da técnica. Os outros dois foram submetidos à TENS durante meia hora, sendo que um a recebeu em alta freqüência (100 Hertz/Hz) e o outro, em baixa freqüência (4Hz). Todas as pacientes receberam também os analgésicos convencionais.

    A fisioterapeuta Josimari Melo de Santana, autora da pesquisa, explica que numa escala de 0 a 10 (sendo 10 a dor mais forte possível), as mulheres que receberam a TENS em baixa freqüência avaliaram sua dor numa média de 4,3, e em alta freqüência, 4,65. Para aquelas que receberam apenas a simulação da corrente, a média foi de 7,0 pontos.

    Além disso, o uso de estimulação elétrica diminuiu o tempo que as mulheres permaneceram na sala de recuperação pós-anestésica (para onde vão os pacientes logo após a cirurgia). Isso significa que elas se recuperaram mais rapidamente das fortes dores que acompanham o período pós-cirúrgico.

    Josimari também consultou as mulheres sobre a sensação que tiveram com o uso da técnica. "Cerca de 95% das pacientes que receberam a aplicação de TENS relataram que ficaram confortáveis, tanto durante quanto após a aplicação. E praticamente todas manifestaram desejo de usar a TENS novamente, caso viessem a passar por uma nova cirurgia."

    http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/147.htm

    ResponderExcluir
  8. Alunas:Fabiana Andrade de Melo
    Maria de Fátima da Nobrega Figueiredo
    Radmila Alves Alencar Viana


    a)Sim,pois segundo a literatura a analgesia proporcionada na fase aguda da dor acontece através do mecanismo periférico e a analgesia proporcionada para a dor crônica é através do mecanismo central. Em fases agudas a analgesia proporcionada pelo TENS é rápida e de curta duração, que pode ser explicada pela teoria das comportas, onde a substância gelatinosa, monovalente, capta apenas um estímulo, bloqueando dessa forma o estimulo da dor e captando o estímulo do TENS.
    Por outro lado na dor crônica a analgesia se dá pelo mecanismo central, sendo esta analgesia lenta, porém prolongada, pois ao utilizar uma determinada modulação de TENS, diferente da utilizada na aguda, será proporcionado um estimulo para a produção de “analgésico endógenos”.


    b)Na dor aguda é necessário utilizar uma freqüência alta e intensidades baixas para proporcionar a analgesia rápida. Acima de 50Hz já se pode considerar como freqüência alta, porém o ideal para o controle da dor aguda, segundo a literatura, seria na faixa de 80 a 150Hz.
    O tempo ideal seria 30 a 60 minutos para que a TENS tenha sua eficácia. A dose deve respeitar a sensação do paciente (que será o de formigamento).
    Na dor crônica é necessário se utilizar uma freqüência baixa e uma intensidade alta, um tempo entre 20 e 30 minutos. É importante destacar que não existe uma padronização fixa para cada tipo de dor, já que as reações de cada paciente são diferentes aos mecanismos dolorosos, cabendo ao fisioterapeuta estabelecer aquela combinação de parâmetros que mais satisfaça cada paciente, mas que esteja dentro das faixas consideradas as melhores de acordo com as pesquisas realizadas.
    Essas diferenças de modulação podem ser explicadas por uma citação retirada do livro Eletrotermoterapia: Teoria e Prática, onde o autor afirma que “[...] se pode estimular seletivamente as fibras nervosas aferentes de maior ou menor diâmetro com suas respectivas freqüências naturais, quer dizer, na freqüência própria das fibras nervosas aferentes.” (página 139) ou o trecho retirado da dissertação anexada pelo professor, onde o autor afirma que “[...] as faixas de frequências de pulsos devem ser estabelecidas respeitando-se as freqüências de despolarização das fibras nervosas aferentes.


    c) Sim, pois a dor é uma sensação freqüente relatada por pacientes no pós-operatório e sabendo da fisiopatologia da dor aguda, que é a dor nesses casos, a TENS atua nesses processos a fim de minimizar a percepção e resposta do corpo à dor.
    A transmissão da informação nociceptiva pode ser alterada em diferentes locais do sistema nervoso. E a TENS é orientada para estimular as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e são interpretados pelo tálamo como dor, por esse motivo a TENS deve sim ser recomendada para o controle da dor no pós-operatório, juntamente com outras intervenções já habituais, como uso de medicamentos.

    ResponderExcluir
  9. Otto Vitoriano e Liliany Magno

    a)Sim, pois a analgesia da fase aguda da dor ocorre pelo mecanismo periférico proporcionando uma analgesia rápida e de curta duração, sendo esta baseada na teoria das comportas que explica que os impulsos da TENS são transmitidos através de fibras de grosso calibre, do tipo A, que são de rápida velocidade assim os estímulos da TENS chegam primeiro a substancia gelatinosa impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo.Já a dor crônica ocorre através do mecanismo central, sendo lentas, mas prolongada, onde s
    ào usadas modulações de TENS que produzem os opióides.

    b)Convencional dor aguda:

    - Freqüência: 80 a 150 HZ (alta)
    - Tempo: 30 a 60 minutos
    - Amplitude: baixa

    No modo convencional a TENS recruta, preferencialmente, grandes fibras A-beta, de condução rápida para que esse estímulo chegue primeiro ao tálamo que a dor.

    dor crônica:

    - Frequência: 1 a 4 Hz
    - Tempo: 20 a 30 minutos
    - Amplitude: Contrações musculares de baixa freqüência, visíveis.

    Essa modulação aumenta a descarga de impulsos nervosos nas fibras aferentes modificando a transmissaão de impulsos da dor e estimulando substncias analgésicas endógenas.

    c) Sim, pois a TENS atua nos processos de dor aguda diminuindo a dor e contribuindo para a diminuição do udo de medicamentos.

    ResponderExcluir
  10. Francisca Cleane Santos da Rocha
    Marcela
    Iana Coelho


    a)Sim.Porque na TENS para a dor aguda a analgesia é rápida e de curta duração enuqanto que na dor crônica é o contrário.


    b)Aguda:alta frequência,baixa intensidade.Devendo ser propiciada de modo a assegurar que a estimulação permaneça apenas dentro dos limites as estimulação sensitiva, resultando uma sensação forte, mas confortável.

    Crônica: Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz)
    - Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo)
    - Intensidade: desconfortável alta
    - Início do alívio: 20 minutos
    - Duração do alívio: 20 min à 02 horas.

    No modo convencional a TENS recruta, preferencialmente, grandes fibras A-beta, estabelecendo um sintoma de controle da dor por pequenas fibras. Através do interneurônio no corno dorsal da medula, ao nível da "comporta" na substancia gelatinosa.


    c)Sim.Proporciona analgesia,A TENS age sobre as fibras nervosas aferentes como um estímulo diferencial que "concorre" com a transmissão do impulso doloroso. Ativa as células da substância gelatinosa, promovendo uma modulação inibitória segmentar, e, a nível de SNC, estimula a liberação de endorfinas, endomorfinas e encefalinas. Através da ativação do Sistema Analgésico Central (SACI), resulta numa diminuição ou bloqueio da percepção central à dor.

    ResponderExcluir
  11. Aluna:Lislaine Oliveira

    a)Sim.Pois a dor é uma decorrência de processos inflamatórios,traumáticos ou isquêmicos onde o organismo libera o bradicinina,histamina e outras substânncias que estimulam as terminações nervosas livres induzindo impulsos dolorosos.A dor aguda é os segundo iniciais de uma lesão,onde está intimamente relacionada com o tamanho do dano tecidual causado já que as alterações inflamatórias e exsudato nas primeiras horas podem aumentar a dor,no caso da dor crônica é definida pela sua persistência,está associada a quadros degenerativos é uma dura que dura mais de quatro meses persistindo além do tempo razoável da cura de uma lesão.

    b)Dor Aguda:TENS convencional ou breve intenso
    Alta frequência:75 à 150HZ
    Baixa intensidade:Estimulação dentro do limites
    sensitivéis,forte e confortável.
    Largura de pulso:Inferior 50à80 ms.

    Dor Crônica:Burst e Acupuntura
    Baixa frequência:Menor que 10 HZ
    Alta intensidade:Recrutamento de fibras nervosas tanto nervosas quanto motora,contrações visíveis
    Largura de pulso:Maior que 200 microssegundos.

    c)Sim,pois está relacionado com a liberação de opióides endógenos, que são os fármacos mais importantes no tratamento da dor. São conhecidos como hormônios neuropeptídeos que originarão agentes ativos após segmentação enzimática.

    ResponderExcluir
  12. Carolinne de Melo
    Ana Maria Fontenelle
    Susianny Maria


    a) Sim.Porque as fibras que conduzem a dor aguda são diferentes das que conduzem a dor crônica.As fibras que conduzem a dor aguda são do tipo A delta (diâmetro em média 3micrômetros.São vias de condução rápida e mielinizadas. As fibras que conduzem a dor crônica são do tipo C (diâmetro em média de 0,5 a 2 micrômetros).São vias de condução lenta e não mielinizadas.

    b) Dor aguda: Frequência: 50 a 100hz
    Tempo: 30 a 60min
    Intensidade: variando de acordo com a sensibilidade de cada paciente

    Dor crônica: Frequência: 4 a 40hz
    Tempo: 20min
    Intensidade: alta

    c) Sim.Está recomendada no pós-operatório desde que os parâmetros sejam aqueles com atuação em nível sensorial, como a TENS convencional (parâmetro de alta frequência e baixa intensidade.

    ResponderExcluir
  13. Maria Janny
    Kamilla de Oliveira carneiro
    Alba Marilia

    a. Sim. Existem dois tipos de TENS, o de alta freqüência e o de baixa freqüência,se o paciente estiver na fase Aguda ou Sub-Aguda será utilizado o TENS de alta freqüência(convencional),que seque a teoria das comportas,se o paciente encontra-se na fase crônica é utilizado o TENS de baixa freqüência(acupuntura ou trens-pulso),pois estimula o SNC liberando endorfina.

    b. Utiliza-se a Intensidade e a Frequencia de acordo com as fases.A intensidade vai modulando até o paciente sentir a corrente,ou seja,a nível sensitivo.Quando é utilizado alta intensidade e baixa freqüência é gerado uma contração ritimada e consequentemente há oxigenação das células,para o controle da dor aguda utiliza-se o tens de alta frequencia e baixa intensidade (TENS CONVENCIONAL) e para a dor crônica, utiliza-se o tens de baixa frequencia e alta intensidade (BURST ou TENS ACUPUNTURA).

    c. Sim.O TENS tem como finalidade principal o efeito analgésico,por isso é recomendado em casos de pós-operatório, onde o paciente sente dor,neste caso é utilizado o TENS de alta freqüência que seque a teoria das comportas,gerando um rápido efeito analgésico.

    ResponderExcluir
  14. Arianne Pinheiro Bezerra Lemos
    Débora Ximenes de Águila

    a) Sim, porque o tipo de dor varia com a condução de diferentes fibras. Como no caso, a dor aguda há condução atraves de fibras mielinizadas, caracterizado por uma condução rápida. Já na dor crônica a condução é lenta atraves de fibras mielinizadas. Com a TENS é possível modular para determinado tipo de dor, tornando sua aplicação ao alcance de cada objetivo.

    b) Modulação da TENS:
    Na dor aguda, por ter caracteristicas de condução rápida, devido a condução em fibras mielinizadas, logo a frequencia da TENS deve ser alta para que o estímulo liberado pela TENS supere o estímulo da dor sendo assim interpretada primeiro no tálamo (Teoria das Comportas), causando uma sensação de analgesia. A TENS a ser utilizada é a convencional com frequencia de 50-100 Hz e um tempo de duração de 30-60 minutos. A intensidade vaaria para cada paciente, sendo determinada pelo mesmo.
    Na dor crônica a estimulação da TENS deve-se pela liberação de opióides endógenos, com o uso da TENS Acupuntura que ocorre com baixa frequencia (1-4Hz), utiliza largura de pulso maior que 20 microsegundos e deve ser aplicado uma vez por dia de 20-30 minutos.
    A TENS Acupuntura parece causar um aumento na descarga de impulsos nervosos de fibras aferentes que modificam a transmissão de impulsos nervoso nas vias de dor. Tendo como parametro de estimulação para efeito analgésico a aplicação com parametros de baixa frequencia e alta intensidade.

    c) Sim, porque no período pós-operatório a dor é sinal comum devido ocorrer ali um processo inflamatório. A utilização da TENS proporciona ao paciente a diminuição de medicamentos devido proporcionar analgesia ao paciente, auxiliando o fisioterapeuta na realização de suas condultas sem o impecílio da dor.

    ResponderExcluir
  15. Nome:Lílian Eugênia
    Nome:Alan Vieira

    a)Sim.A TENS age sobre as fibras nervosas aferentes como um estímulo diferencial que "concorre" com a transmissão do impulso doloroso.
    Ativa as células da substância gelatinosa,promovendo uma modulação inibitória segmentar, e, a nível de SNC, estimula a liberação de
    endorfinas, endomorfinas e encefalinas.Através da ativação do Sistema Analgésico Central(SACI), resulta numa diminuição ou bloqueio
    da percepção central á dor.Por isso o tratamento tem de ser diferenciado pois cada um vai ter intensidade diferente, sua aplicação
    só vai ter efeito se for feito em tempos diferentes e vai ter freqüências diferentes.

    b)Aguda: Freqüência: 50 a 100 Hz (alta)
    - Duração: 40 a 75 microssegundos
    - Amplitude: subjetiva, assegurando que a estimulação permaneça apenas dentro dos
    limites as estimulações sensitivas, resultando uma sensação forte, mas confortável.

    Crônica: Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz)
    - Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo)
    - Intensidade: desconfortável alta
    - Início do alívio: 20 minutos
    - Duração do alívio: 20 min à 02 horas.
    *Estimula a produção de opióides,que são ligados a serotonina.

    c)Sim.Pois,li estudos em que é relatado a significativa diminuição do uso de medicamentos(analgésicos) na paciente,
    devido o TENS atuar muito bem,causando analgesia.Assim diminuindo até a permanência do paciente no hospital.

    ResponderExcluir
  16. Alunas: Thais Lima Ciríaco
    Gisele de Araujo Costa

    01) Sim. Porque é necessário saber qual o tipo de dor (aguda ou crônica) para saber qual o tipo de analgesia deve ser utilizada (teoria das comportas, para dor aguda, ou através da produção de opióides endógenos, para dor crônica), para então ser utilizada a modulação mais adequada. Sendo para dor aguda utilizada uma alta freqüência com uma baixa intensidade (TENS Convencional) e para dor crônica uma baixa freqüência com uma alta intensidade (Burst ou “Trens” de Pulso e TENS – Acupuntural).


    02) Na fase aguda, podemos usar a TENS convencional e a breve-intensa. A convencional pode ser utilizada com uma freqüência alta, de 75 a 150 Hz, a largura de pulso é baixa sendo menor que 200 μs. A intensidade da estimulação deve ser baixa, mas respeitando a sensibilidade do paciente e sem causar contrações musculares. O tempo a ser utilizado é de 30 a 60 minutos. A breve-intensa é utilizada com uma freqüência alta, 100 Hz a 150 Hz. Largura de pulso baixa, 150 a 250 μs. A intensidade é alta, porém depende da sensação do paciente e deve ser utilizada por 15 minutos. A analgesia na fase aguda é feita através da teoria das comportas, caracterizada por uma analgesia rápida e de curta duração.

    Na fase crônica são utilizadas a TENS acupuntura e a trens de pulso. A TENS acupuntura, com uma freqüência menor que 10 Hz e largura de pulso maior que 200 μs. Tempo de aplicação de 20 ou 30 minutos. Tem como objetivo recrutar tanto fibras nervosas sensitivas quanto motoras, causando contrações musculares. A trens de pulso possui uma baixa freqüência de 40 a 150 Hz, a largura de pulso pode ser de 100 a 200 μs. O tempo de aplicação pode ser de 30 a 45 minutos. A analgesia na fase crônica é feita através da teoria da produção de opióides endógenos, caracterizada por uma analgesia lenta e de longa duração.



    03) Sim, pois a TENS vai atuar como um coadjuvante na analgesia pós-operatória. Além de ser uma técnica não-invasiva e não-farmacológica é bastante confortável para a maioria dos pacientes. Ele não vai substituir os fármacos para a dor, contudo vai atuar como um recurso terapêutico sem promover efeitos colaterais, podendo favorecer a redução da administração de fármacos no pós-operatório. Vários estudos já relataram a eficácia desse recurso terapêutico no pós-operatório, como a pesquisa da fisioterapeuta Josimari Melo de Santana que teve como conclusão: “Pacientes que receberam a TENS no período pós-operatório relataram dores menos intensas do que o grupo que recebeu apenas uma simulação da técnica. A estimulação elétrica pode ser uma alternativa para as pessoas alérgicas a analgésicos”.

    ResponderExcluir
  17. Erica Cavalcante Rodrigues.

    1-a) Sim, porque se a dor for aguda iremos usar uma frequência alta e um tempo baixo, e se for crônico usa-se uma frequência baixa e um tempo alto, podendo utilizar a chave vif para evitar acomodação.

    b) Fase aguda: Convencional e breve intensa.
    Fase crônica: Acumputura e trens de pulso.
    Convencional e breve intensa usa o mecanismo periférico de controle da dor através da teoria das comportas. O mecanismo periférico produz analgesia mais rápida, porém curta duração.
    Acumputura e trens de pulso usa o mecanismo central produzindo analgesia orgânicos como endorfina e encefalina, gerando uma analgesia lenta, porém mais duradora.

    c) Sim, pois como fale acima o TENS produz analgesia e promove alivio da dor no pós-operatório.

    ResponderExcluir
  18. Clarissa Baltazar C Grossi Cavalcante
    Juliana Cisne Rodrigues

    a)Sim, porque na dor aguda Tens Convencional de alta freqüência com analgesia, através da teoria da comporta, atuando na substância gelatinosa. Os eletrodos tetrapolares podem ser colocados :
    Bilateral - usando dois canais em ambos os lados da região lombar.Cruzada - quando dois canais cruzam a área de dor, concentrando a corrente da região da dor.Na dor crônica Tens de baixa freqüência ( Tens Acunputura ). Analgesia liberada pelos opiáceos . Os eletrodos devem ser aplicados nos miótomos segmentares relacionados ou em pontos remotos de acunputura.A explicação neurofisiológica mais provável que explica a modulação da dor pelo Tens, levando a analgesia , é através da ativação do "Portão espinhal da dor", proposta por Melzack e Wall.
    Quando se aplica um estímulo não doloroso através das fibras A ( rápidas) , esse estímulo "fecha" a "comporta , inibindo a percepção da dor ao nível medular, estimulando as células da substância gelatinosa , assim é necessário que as fibras A sejam ativadas primeiro, já que possuem limiar alto, sendo despolarizada pela corrente de alta freqüência e baixa intensidade que é indicado para dores agudas, onde o efeito analgésico é rápido, porém menos duradouro e uma sensação de formigamento. A alta insensibilidade e a baixa freqüência atuam no sistema nervoso central, estimulando substâncias analgésicas endógenas. São indicados para dores crônicas, onde o efeito analgésico é mais demorado, essa modalidade provoca uma sensação dolorosa.

    b)Convencional dor aguda: A estimulação convencional, de alta freqüência, pode ser definida como cadeia contínia, ininterrupta, de impulsos de alta freqüência grados com curta duração e baixa amplitude.
    -Freqüência: 50 a 100 Hz (alta)
    - Duração: 40 a 75 microssegundos
    - Amplitude: subjetiva, devendo ser propiciada de modo a assegurar que a estimulação permaneça apenas dentro dos limites as estimulação sensitiva, resultando uma sensação forte, mas confortável.
    No modo convencional a TENS recruta, preferencialmente, grandes fibras A-beta, estabelecendo um sintoma de controle da dor por pequenas fibras. Através do interneurônio no corno dorsal da medula, ao nível da "comporta" na substancia gelatinosa.

    Convencional dor crônica:
    - Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz)
    - Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo)
    - Intensidade: desconfortável alta
    - Início do alívio: 20 minutos
    - Duração do alívio: 20 min à 02 horas.

    c))Sim. Porque a dor é um fenômeno freqüente no pós-operatório e pode resultar em sofrimento e riscos desnecessários ao paciente.A redução de dores pelo uso de correntes elétricas (TENS) pode ajudar a melhorar a qualidade analgésica de pacientes no período pós-operatório.. "Além disso, o uso combinado aos tratamentos analgésicos convencionais tende a diminuir a quantidade de medicamentos ingeridos com esta finalidade". A TENS é segura, não-invasiva, não causa efeitos adversos e nem dependência física ou química. As principais desvantagens da terapia são o efeito de tolerância, assim no uso dos fármacos, e a necessidade de associação a medicação para tratamento de dores mais severas. Por isso que ela é indicada principalmente como adjuvante terapêutico, que combinado a outros tipos, potencializa o efeito analgésico do tratamento. No entanto, mesmo sozinha a TENS pode ter resultados superiores aos de fármacos analgésicos.

    ResponderExcluir
  19. Karine Parente Aguiar
    Thais Gurgel Pegado

    a)Sim, depende da natureza da dor porque irá estimular as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e são interpretadas pelo tálamo como dor.Os impulsos da TENS são transmitidos através de fibras de grosso calibre, tipo A, que são de rápida velocidade,já os estímulos da dor são transmitidos através de fibras de calibre menor,tipo C,que são lentas.Desta forma os estímulos da TENS chegam primeiro ao corno posterior da medula e despolarizam a substância gelatinosa de HOLANDO,impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo. Sendo assim para o tratamento da dor crônica utiliza-se o TENS de baixa freqüência esse parâmetro estimula as fibras motoras e o nociceptivo de pequeno diâmetro,aliviando a dor através da liberação da Beta-endorfina. Na dor aguda, o tratamento é de alta freqüência e ativa o portão do modulador da dor no nível da medula espinhal.


    b)AGUDA:

    Freqüência(alta): 50-100 HZ

    Duração de pulso: 40-100 microseg

    Amplitude: 10-30 mA

    Os impulsos dolorosos são transmitidos ao longo dos nervos de pequeno diâmetro,amielinizados e de transmissão lenta ao passo que a informação sensorial não dolorosa percorre mais rapidamente os neurônios de diâmetro maior.



    CRÔNICO:

    Freqüência(baixa): 1-4 HZ

    Duração de pulso: 150-250 microseg

    Amplitude: 30-80 mA

    O TENS de baixa freqüência e alta intensidade estimula a glândula hipófise a liberar substânias químicas que estimulam a produção de beta endorfina, reduzindo a dor.


    c)Sim, Pois a TENS pode ser utilizada na rotina pós-operatória hospitalar como coadjuvante da analgesia convencional. Além de não-invasiva e não-farmacológica, é confortável para o paciente em 95% dos casos, pode ser eficiente no controle da dor pós-operatória não possui efeitos colaterais associados. Também há redução nos escores de dor ao se realizar alguns procedimentos, evidenciando a importância da terapêutica com a TENS para a realização da fisioterapia respiratória e motora.

    Outro fator a ressaltar é que na literatura há poucos trabalhos avaliando a aplicação da TENS com o objetivo de aliviar a dor durante a realização de fisioterapia. A maioria dos trabalhos

    compara a analgesia com TENS e a convencional ou a diminuição da demanda de analgésico com a aplicação da TENS, sem levar em conta a necessidade do paciente realizar exercícios

    fisioterápicos pós-operatórios. Dentro dessa linha, Rakel e Frantz , em 2003, demonstraram que a TENS reduziu a intensidade da dor para a realização de inspiração profunda e para realização de caminhada no primeiro dia pós-operatório na reabilitação respiratória.

    No entanto, esses resultados devem ser analisados com cautela, pois a casuística foi pequena e as diferenças não foram grandes. Assim, a aplicação da TENS como alternativa analgésica não-farmacológica deve ser mais bem estudada, já que a sua utilização ainda é indicada apenas como coadjuvante no controle da dor pós-operatória e da dor provocada pelo procedimento fisioterápico.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Plínio Duarte
    Alessandra Leitão


    a)Sim. A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea é o método de estimulação dos nervosos periféricos através de eletrodos acoplados à pele com fins terapêuticos. É uma corrente analgésica, ela atua nos sistemas modulares da dor, aumentando sua tolerância à dor causando uma analgesia, a estimulação elétrica nervosa transcutânea é um valioso recurso físico para o alívio somático da dor , seja ela proveniente de lesões agudas ou mesmo decorrentes de processos crônicos. Por causa das vias de conduções que são diferentes, a aguda é uma via de condução rápida e mielinizada, já a crônica é uma via de condução lenta e não possui bainha de mielina, com isso na fase aguda precisamos de uma analgesia rápida e intensa,porém de pouca duração, já na fase crônica, precisamos de uma analgesia de longa duração, ou seja, o tempo do Tens vai ser maior, a freqüência oscila em cada caso.

    b) Convencional dor aguda

    Freqüência: 50 a 100 Hz (alta)
    Duração: 40 a 75 microssegundos
    Amplitude: subjetiva, devendo ser propiciada de modo a assegurar que a estimulação permaneça apenas dentro dos limites as estimulação sensitiva, resultando uma sensação forte, mas confortável.

    Convencional dor crônica

    Freqüência de pulso: baixa (100 a 130 Hz)
    Duração do pulso: 100 à 300 microssegundos (largo)
    Intensidade: desconfortável alta
    Início do alívio: 20 minutos
    Duração do alívio: 20 min à 02 horas.

    c)Sim. Como se trata de um meio de analgesia, em um pós-operatório o paciente irá se queixar de uma dor aguda na região operada, logo para um alívio da dor, utilizamos o tens.Com isso a dor do mesmo irá diminuir e podemos introduzir outros métodos para uma melhora do paciente.

    ResponderExcluir