quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PROCAMPO: Atividade sexta-feira

Oi Pessoal,

Nestes dias discutimos acerca de muitas questões relativas ao ensino de Química e suas metodologias. Baseado em nossas discussões, respondam aos itens abaixo:

a) Qual o papel do professor no ensino da Química na atualidade?
b) No que consiste um ensino de Química reflexivo?
c) Qual o papel de um experimento em uma aula de Química?
d)Qual a contribuição de nossa disciplina para a formação de vocês e quais os pontos poderiam ser melhorados?

Abaixo seguem vídeos que auxiliarão nas respostas. Vocês tem até as 16:00 do dia 07/02/14 para responderem, lembrando que as respostas são em grupo.



6 comentários:

  1. A) Expor situações problemas que venha a provocar o senso critico dos discentes a cerca de um problema social ou sociocultural local ou nacional dando oportunidades de participação a todos (comunidade escolar e sociedade) de modo que venha a conscientizá-los. Com isso temos pleno conhecimento de que não podemos fazer tudo, mas gratificados por fazer e incentivar a fazerem a parte que é de incumbência de cada um.

    B) Consiste em levar o aluno a pensar um problema deste o seu surgimento; por que surgiu; por que continua e o que fazer para solucioná-lo. Com esses questionamentos o aluno passa a se perguntar sobre os demais erros que o cerca e saber que esses erros ele enquanto um ser social tem a sua parcela de culpa na sua existência.
    Portanto a relação professor aluno tem que acontecer de uma realidade vivenciada para que haja uma leitura de algo que está complexo para uma compreensão que possa construir conhecimento.

    C) Estimular o aluno a vivenciar uma teoria na prática e que essa prática o leve a tomar gosto pela pesquisa investigativa e passe a ver nas aulas de Química uma maneira de explicar o seu entorno a partir de uma ação prática sobre um fato ou objeto por meio da observação e execução dos mais variados experimentos sobre estes o leve a pensar alem das possibilidades vistas antes dessa ação prática experimental, o que lhe proporcionará uma aprendizagem de forma visual e de maior compreensão da realidade e com uma aprendizagem que tem um significado.

    D) É de fundamental importância visto que essa disciplina nos leva a muitas reflexões sobre o nosso cotidiano, bem como a quebra de paradigmas dos quais fomos aliciados a conviver com eles até termos a oportunidade de perceber o mundo de uma forma mais ampla do nosso entorno e não repetir em nossas práticas enquanto docente o que aprendemos antes de ingressar em um curso superior. É claro que estamos longe de atingir os patamares desejados pelos nossos mestres, mas temos certeza de que no retorno das atividades letivas de 2014 seremos pessoas com visão de mundo e práticas docente bem diferente do ano anterior.
    1 – Ler mais para se apropriar das mais variadas visões de um mesmo assunto.
    2 – Os recursos destinados à realização de projetos, pois sabemos que por mais que seja utilizado materiais alternativos na realização de um projeto, ainda assim demando um gasto.
    3 – A participação dos docentes em seminários e eventos que venha a enriquecer nossos conhecimentos em sentido macro.
    4 – O medo de errar, pois sabemos que o erro faz parte do fazer e que aprendemos com ele.
    5 – A igualdades de remuneração para as pessoas que tivessem o mesmo grau de instrução (CURRICULO) já seria um grande avança social.
    6 – Em se tratando da disciplina ministrada o melhoramento viria se caso tivéssemos, mas tempo para aprender ainda mais com a vossa pessoa.

    A equipe só tem a agradecer por nos proporcionar tamanho aprendizado.
    Agostinho Barbosa de Meneses; Ana Maria da Silva; Antônia Barbosa Meneses Santos; Auridéia Ribeiro de Sepúlvida; Cícera Patrícia R.G. de Carvalho; Jacielma Ferreira de Brito; Ludmíla Rodrigues Dias; Maria da Conceição Meneses; Marilene Ferreira Camarço

    ResponderExcluir
  2. a) Procurar novas metodologias de ensino, contextualizando conteúdos, trazendo a química mais próximo da realidade, através da experimentação que deve levar o aluno a refletir sobre os conteúdos abordados , dando significado a ciências ,permitindo uma participação mais efetiva do processo de ensino /aprendizagem.
    b) Consiste em uma reflexão sobre a docência, a prática de ensino, buscando o desenvolvimento social através da forma de ensino. O ensino de química reflexiva consiste ainda em dar subsídios aos alunos para que possam questionar determinados práticas e teorias abordados, dando-as capacidades de criticar e se impor em relação ao quer lhes são propostos no cotidiano.
    c) O papel do experimento da na aula de química é associar a teoria com a prática, possibilitando ao aluno visualizar de modo concreto o que foi dito na teoria.
    d) A disciplina contribui para nós professores fazermos uma reflexão sobre a nossa prática cotidianas, sobre tudo no ensino de ciências. Quanto as melhorias, essa reflexão que nos fez ver que são várias a fazer como : Ter mais vaidade em nossa prática, buscar o aperfeiçoamentos das metodologias utilizadas
    . Buscar as informações para além do livro didático
    Nos colocarmos como de fato agentes formadores de opiniões.
    Inovações em tecnologias e práticas de ensino.


    Componentes:
    Conceição de Maria Osorio da Costa e Silva
    Conceição de Maria de Sousa Lima Alves
    Fabiane Danielly da Silva Sousa
    Jacira Marlene de Sousa e Sousa
    Maria Anízia Moreira da Silva
    Simone Sousa Borges da Rocha.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    A) Como sabemos o papel do professor é ser mediador do conhecimento onde ele parte do sabe para sua realidade. O professor no entanto deve comprometer-se de forma eficaz, visando despertar interesse no educando, com diferentes tipo de recursos, visto que, o conhecimento cientifico desperta curiosidade tanto no fazer pesquisas, quanto no saber o que foi produzido. E essas curiosidades deve ser estimulada para que os estudantes tenham mais vontade de aprender.

    B) Consiste na maneira de como o professor vai ensinar, onde o mesmo coloca para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação, ou seja, o aluno tem que adquirir autonomia crítica e reflexiva, cuja o professor tem o papel de ensinar o aluno a pensar tornando-se um ser consciente.

    C) É demonstrar na prática de forma clara o que foi proposto na teoria dentro da sala de aula, para que dessa forma torna-se possível a absorção de conhecimentos por meio dos mesmos, onde o aluno aprenda a química de forma prazerosa dentro das transformações que nela ocorrem.

    D) É de suma importância, pois contribui para nossa vida profissional e para o crescimento dentro do conhecimento. Os alunos tem que ter mais compromisso, mais vontade de aprender , assim o ensino poderia ser mais significativo, para nossa vivência dentro da nossa sociedade.

    1. Aulas práticas através de experimentos para melhor compreensão dos conteúdos propostos em sala de aula.
    2. Mostrar no ensino da ciência a importância do desenvolvimento tecnológico.
    3.Melhorar no ensino, onde o mesmo possa contribuir para a vida profissional .
    4.Levar o aluno a questionar ,a repensar o caminho que vai percorrer para resolver seus problemas.
    5.Buscar a utilização de diversos recursos didáticos para ser trabalhado em sala de aula.
    Equipe:Ana Patrícia Martins de Brito, Edileusa Leal de Figueiredo
    Francisca da Guia P.Lemos,Francisco Marle Lopes,Ieda Vieira de Sousa,Irene Lourenço,
    Maria da conceição Alves dos Santos,Maria de Jesus Leal Figueiredo,Solange Lourenço.

    ResponderExcluir
  4. A) Contribuir para uma visão mais ampla do conhecimento, possibilitando melhor compreensão do mundo físico e construção da cidadania, colocando em pauta, na sala de aula, conhecimentos socialmente relevantes, que façam sentido e possam se integrar à vida do aluno. Neste caso, a Química é uma ciência caracterizada por um modo de pensar e um modo de fazer. Logo, a reflexão e construção da prática pedagógica são caracterizadas pelas dificuldades, inseguranças, angústias e incertezas. Portanto, a ciência não pode ser ensinada como um produto acabado, que ela é fruto de criações humanas, com determinadas visões do mundo e propensas a erros e acertos. Os professores precisam sentir bastantes desafiados a tornar as suas salas de aula um espaço constante de investigação e interação social, transformando-as em uma contínua reflexão e revisão do trabalho pedagógico. Além disso, o papel do professor é introduzir novas ideias ou ferramentas culturais, fornecendo apoio e orientação aos estudantes, além de ouvir e diagnosticar as maneiras como as atividades instrucionais estão sendo interpretadas.
    B) Consiste no ensino voltado para as práticas de experimentos de modo que o ensino e aprendizagem seja um elo no enriquecimento cognitivo do aluno, de modo que o mesmo seja capaz de construir seu próprio pensamento crítico a partir das práticas de ensino executadas pelo professor.
    C) O papel do experimento na aula de química amplia o conhecimento dos alunos em um determinado conteúdo já trabalhado teoricamente. Onde os mesmos associam-se teoria e prática, ampliando seus conhecimentos adquiridos e tornando o ensino-aprendizagem significativo e enriquecedor no seu cotidiano.
    D) Durante este período a disciplina Metodologia do Ensino de Química contribuiu de forma significativa para o ensino da disciplina em nossa prática de ensino- aprendizagem nos proporcionou boas estratégias de experimentos de como trabalhar melhor em sala de aula, visando melhorar o conhecimento prévio do aluno com relação aos conceitos básicos de Química.
    Práticas experimentais diversas utilizando produtos químicos comuns, como alternativos.
    EQUIPE: Antonio Francisco Nunes de Queiroz, Antonio Francisco Lustosa da Silva, Francisca das Chagas Silva, José Delcimar da Costa, José Josimar Fontes de Sousa, Lourimar Pereira Afonso Brito, Mauro Helder de Sousa Barbosa, Raimundo Nonato Carvalho de Sousa.



    ResponderExcluir
  5. Resposta da atividade

    A) O professor deve desempenhar o papel de mediador do conhecimento mostrando o estudo de química não apenas como conceitos pré estabelecidos ou como fórmulas as quais tenhamos que memorizar. Mas apresentá-la como uma ciência que faz parte da nossa vida e que está inserida em nosso meio de forma concreta através de situações e conceitos presentes em nosso cotidiano. Possibilitando ao aluno meios para que eles possam recriar e ampliar seus próprios conceitos e experimentos.

    B) Em um ensino que permita ao indivíduo através de seu conhecimento prévio entre outros que serão adquiridos, tornando-se um ser capaz de ampliar e construir novos conhecimentos a partir de prática.

    C) O experimento nos permite visualizarmos a teoria e os conceitos de química de forma concreta e presente.Logo será através dessa prática experimental que indivíduo terá maior facilidade de compreender como funciona as relações e reações químicas que ocorre entre os corpos.

    D) Contribuiu para ampliar nossos conhecimentos de como se trabalhar o ensino de química reflexiva, pois a metodologia utilizada e diversificada nos proporcionou uma aprendizagem prazerosa.

    1- A auto analise do docente em sua prática educacional;
    2-Continuar com as práticas experimentais ainda que seja através de materiais alternativos;


    Equipe: Ana Maria Valentim; Francisco França Neto, Jacqueline Andrade; Juscelino Mendes, Kariny Santos, Maccilandia Carvalho, Maria das Dores Félix, Marinalva Alves, Nádia de Lima e Veronice Leal

    ResponderExcluir
  6. RESPOSTAS
    A) Fazer com que o aluno desperte curiosidade referente ao que está sendo ensinado, envolvendo a teoria e a pratica, colocando em pauta conhecimentos importantes do cotidiano que façam sentidos e possam se integrar à vida do aluno com o poder de entendimento científico inserindo-o no contexto sociocultural diversificado.

    B) Consiste em levar o aluno a construir o seu próprio conceito, não apenas reproduções trazidas nos livros didáticos, pois cada um deve responsabilizar-se pelo próprio desenvolvimento intelectual.

    C) As atividades experimentais permitem que os alunos compreendam com a química se constrói e se desenvolve visualizando passo a passo com fundamentação teórica cientifica todas as etapas de uma determinada reação química, sendo que esta se relaciona com a natureza que é o seu campo de vivência assim os experimentos proporcionam ao alunado uma compreensão mais significativa das transformações que lhe rodeiam.

    D) Tem fundamental importância para a contribuição de informações essenciais para a vida como também para o nossa prática docente, sabemos que os nossos professores não vão nos ensinar a dar aula, mas com suas contribuições e sabedoria nos ensinaram a melhorar a cada dia, já que estamos nos Licenciando para atuar no ensino das CIÊNCIAS.
    Durante o período que estamos para concluir podemos agradecer pelas inúmeras contribuições que cada professor veio nos transmitir nos tornando melhores no nosso desenvolvimento intelectual e profissional.

    ADENIZIA MÁRCIA, CONSTÂNCIA RODRIGUES, DEUSILENE VIEIRA, FRANCISCA DE ASSIS, MÁRCIA GERLANDE, MARIA DO ESPÍRITO SANTO, NÁDIA ROCHA.

    ResponderExcluir