Em nossa linguagem cotidiana utilizamos a expressão "miolo de pote" para as conversas informais e sem muito sentido de conteúdo, resolvemos subverter essa lógica através do "POTE DE MIOLO", um espaço para a livre expressão acadêmica onde as idéias são depositadas, replicadas e multiplicadas.
Sejam Bem vindos!
Prof. Alessandro Façanha
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
PROCAMPO: Atividade I
Pesquisem sobre a filosofia de Dewey e as implicações para o ensino de Química contemporâneo.
A) Expor situações problemas que venha a provocar o senso critico dos discentes a cerca de um problema social ou sociocultural local ou nacional dando oportunidades de participação a todos (comunidade escolar e sociedade) de modo que venha a conscientizá-los. Com isso temos pleno conhecimento de que não podemos fazer tudo, mas gratificados por fazer e incentivar a fazerem a parte que é de incumbência de cada um.
B) Consiste em levar o aluno a pensar um problema deste o seu surgimento; por que surgiu; por que continua e o que fazer para solucioná-lo. Com esses questionamentos o aluno passa a se perguntar sobre os demais erros que o cerca e saber que esses erros ele enquanto um ser social tem a sua parcela de culpa na sua existência. Portanto a relação professor aluno tem que acontecer de uma realidade vivenciada para que haja uma leitura de algo que está complexo para uma compreensão que possa construir conhecimento.
C) Estimular o aluno a vivenciar uma teoria na prática e que essa prática o leve a tomar gosto pela pesquisa investigativa e passe a ver nas aulas de Química uma maneira de explicar o seu entorno a partir de uma ação prática sobre um fato ou objeto por meio da observação e execução dos mais variados experimentos sobre estes o leve a pensar alem das possibilidades vistas antes dessa ação prática experimental, o que lhe proporcionará uma aprendizagem de forma visual e de maior compreensão da realidade e com uma aprendizagem que tem um significado.
D) É de fundamental importância visto que essa disciplina nos leva a muitas reflexões sobre o nosso cotidiano, bem como a quebra de paradigmas dos quais fomos aliciados a conviver com eles até termos a oportunidade de perceber o mundo de uma forma mais ampla do nosso entorno e não repetir em nossas práticas enquanto docente o que aprendemos antes de ingressar em um curso superior. É claro que estamos longe de atingir os patamares desejados pelos nossos mestres, mas temos certeza de que no retorno das atividades letivas de 2014 seremos pessoas com visão de mundo e práticas docente bem diferente do ano anterior. 1 – Ler mais para se apropriar das mais variadas visões de um mesmo assunto. 2 – Os recursos destinados à realização de projetos, pois sabemos que por mais que seja utilizado materiais alternativos na realização de um projeto, ainda assim demando um gasto. 3 – A participação dos docentes em seminários e eventos que venha a enriquecer nossos conhecimentos em sentido macro. 4 – O medo de errar, pois sabemos que o erro faz parte do fazer e que aprendemos com ele. 5 – A igualdades de remuneração para as pessoas que tivessem o mesmo grau de instrução (CURRICULO) já seria um grande avança social. 6 – Em se tratando da disciplina ministrada o melhoramento viria se caso tivéssemos, mas tempo para aprender ainda mais com a vossa pessoa.
A equipe só tem a agradecer por nos proporcionar tamanho aprendizado. Agostinho Barbosa de Meneses; Ana Maria da Silva; Antônia Barbosa Meneses Santos; Auridéia Ribeiro de Sepúlvida; Cícera Patrícia R.G. de Carvalho; Jacielma Ferreira de Brito; Ludmíla Rodrigues Dias; Maria da Conceição Meneses; Marilene Ferreira Camarço.
A) Expor situações problemas que venha a provocar o senso critico dos discentes a cerca de um problema social ou sociocultural local ou nacional dando oportunidades de participação a todos (comunidade escolar e sociedade) de modo que venha a conscientizá-los. Com isso temos pleno conhecimento de que não podemos fazer tudo, mas gratificados por fazer e incentivar a fazerem a parte que é de incumbência de cada um.
ResponderExcluirB) Consiste em levar o aluno a pensar um problema deste o seu surgimento; por que surgiu; por que continua e o que fazer para solucioná-lo. Com esses questionamentos o aluno passa a se perguntar sobre os demais erros que o cerca e saber que esses erros ele enquanto um ser social tem a sua parcela de culpa na sua existência.
Portanto a relação professor aluno tem que acontecer de uma realidade vivenciada para que haja uma leitura de algo que está complexo para uma compreensão que possa construir conhecimento.
C) Estimular o aluno a vivenciar uma teoria na prática e que essa prática o leve a tomar gosto pela pesquisa investigativa e passe a ver nas aulas de Química uma maneira de explicar o seu entorno a partir de uma ação prática sobre um fato ou objeto por meio da observação e execução dos mais variados experimentos sobre estes o leve a pensar alem das possibilidades vistas antes dessa ação prática experimental, o que lhe proporcionará uma aprendizagem de forma visual e de maior compreensão da realidade e com uma aprendizagem que tem um significado.
D) É de fundamental importância visto que essa disciplina nos leva a muitas reflexões sobre o nosso cotidiano, bem como a quebra de paradigmas dos quais fomos aliciados a conviver com eles até termos a oportunidade de perceber o mundo de uma forma mais ampla do nosso entorno e não repetir em nossas práticas enquanto docente o que aprendemos antes de ingressar em um curso superior. É claro que estamos longe de atingir os patamares desejados pelos nossos mestres, mas temos certeza de que no retorno das atividades letivas de 2014 seremos pessoas com visão de mundo e práticas docente bem diferente do ano anterior.
1 – Ler mais para se apropriar das mais variadas visões de um mesmo assunto.
2 – Os recursos destinados à realização de projetos, pois sabemos que por mais que seja utilizado materiais alternativos na realização de um projeto, ainda assim demando um gasto.
3 – A participação dos docentes em seminários e eventos que venha a enriquecer nossos conhecimentos em sentido macro.
4 – O medo de errar, pois sabemos que o erro faz parte do fazer e que aprendemos com ele.
5 – A igualdades de remuneração para as pessoas que tivessem o mesmo grau de instrução (CURRICULO) já seria um grande avança social.
6 – Em se tratando da disciplina ministrada o melhoramento viria se caso tivéssemos, mas tempo para aprender ainda mais com a vossa pessoa.
A equipe só tem a agradecer por nos proporcionar tamanho aprendizado.
Agostinho Barbosa de Meneses; Ana Maria da Silva; Antônia Barbosa Meneses Santos; Auridéia Ribeiro de Sepúlvida; Cícera Patrícia R.G. de Carvalho; Jacielma Ferreira de Brito; Ludmíla Rodrigues Dias; Maria da Conceição Meneses; Marilene Ferreira Camarço.