terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Notação e linguagem Química

Atividades da semana:

a) Pesquisem sobre o processo de acidez do solo e os meios de correção com uso de fertilizantes e produtos agrícolas.
b) Pesquise sobre o processo de acidez estomacal e sua correção com medicamentos.


23 comentários:

  1. A) Os solos podem ser naturalmente ácidos devido à ausência de nutrientes básicos para uma fertilização adequada, assim como o uso indevido pode agravar o desenvolvimento do solo. Os solos virgens podem ser corrigidos devido à baixa fertilidade e, o processo de calagem é apropriado para tal correção, pois fornece os nutrientes, eleva o pH e diminui ou elemina os efeitos tóxicos presentes no solo.
    B) O leite de magnésio é um dos medicamentos mais utilizados contra a acidez estomacal. Isso deve-se ao fato de sua constituição possuir hidróxido de magnésio, cuja base reage com o ácido gástrico do estômago, neutralizando-o, de modo a reduzir o efeito de acidez.

    ResponderExcluir
  2. a- A formação de acidez do solo ocorre no processo da decomposição da matéria orgânica ocorre quando formação tanto de ácidos orgânicos como de inorgânicos. Um dos meios de correção dessa acidez é a escória agrícola, que é um silicato de cálcio e de magnésio proveniente da indústria siderúrgica, e fonte comercial de silício, é considerada também um corretivo de acidez do solo. Sua ação neutralizante se deve à dissociação do silicato de cálcio e do silicato de magnésio, com posterior formação de íons hidroxilas que irão neutralizar o íon hidrogênio da solução do solo, responsável pela sua acidez.
    B- A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando a chamada azia que provoca a sensação de ardência no esôfago.
    Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Antiácidos que geralmente são medicamentos vendidos sem a necessidade de receita médica, tem hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio com substâncias básicas que neutralizam a acidez.


    Viviane S. Pereira

    ResponderExcluir
  3. A - ao decorrer do tempo o solo adquire uma certa acidez ou basicidade sendo diversificado em várias partes de mundo devido a frequente depositamento de matérias orgânicas e ao bioma no qual se está inserido, sua correção é feita por alguns processos afim de corrigir o Ph do mesmo, dentre eles podemos destacar a calagem (adição de fornecimento de Ca afim de diminuir sua acidez) e consequentemente a neutralização do ácido.
    B - Naturalmente apresentamos em nosso sistema digestivo o suco gástrico (Líquido que contém ácido clorídrico (HCl) e enzimas que atua sobre as proteínas) e com isso a degradação do alimento no qual consumimos. Algumas mudanças quanto ao hábito da alimentação podem alterara-lo e com isso agredir a parede estomacal, sua correção em alguns casos pode com a ingestão de leite de magnésio ou sais estomacais (antiácidos) diminuindo mas, não neutralizando totalmente a acidez (que varia entre de 1 a 5)

    Júlio Barbosa Soares - Ciências da Natureza 2° Período

    ResponderExcluir
  4. (A) A acidez de um solo caracteriza-se pelo seu valor de pH e seu caráter ácido aumenta na medida
    que o pH do solo diminui. Entre os problemas de um solo ácido, destacam-se a menor disponibilidade
    de alguns nutrientes (especialmente fósforo e molibdênio) e a toxidez de alumínio e manganês.
    Um dos meios mais usados para a correção é a calagem prática conhecida pela a elevação do pH, fornecimento de Ca e Mg como nutrientes, eliminação dos efeitos tóxicos do Al, Mn e Fe; redução na fixação do P; aumento da disponibilização do N, P, K, Ca, Mg, S, B e Mo no solo. Com isso, tem-se o aumento da eficiência dos fertilizantes e da atividade microbiana e ainda a liberação de nutrientes pela decomposição da matéria orgânica.
    (B) A acidez no estômago resulta de perturbações gástricas, que podem ser hiperacidez (excesso de suco gástrico no processo digestivo) ou a hipoacidez (taxa de suco gástrico abaixo do necessário para o processo digestivo).
    A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado.
    . sua diminuição pode ocorrer com a ingestão de leite de magnésio ou (antiácidos) não neutralizando totalmente

    Jorge Rafael Barbosa - Ciências da Natureza 2° Período

    ResponderExcluir
  5. B) ACIDEZ ESTOMACAL
    O estômago humano produz naturalmente um líquido ácido que ativa enzimas digestivas que quebram a maioria dos alimentos consumidos por nós. No entanto, o excesso de ácido do estômago pode causar problemas graves e sintomas dolorosos. O processo digestivo em nossos estômagos é feito com auxílio de um ácido, mais precisamente o ácido clorídrico (HCl) que, é um ácido forte. Sua concentração no organismo é mantida em níveis que não acabem nos dissolvendo, mas que apenas auxiliem no "ataque" aos alimentos. Acontece, vez por outra, que ficamos com excesso de ácido e nos sentimos mal. É a conhecida azia.
    COMO CORRIGIR A ACIDEZ ESTOMACAL?
    Com o uso de antiácidos, como por exemplo o bicarbonato de sódio. O Bicarbonato de sódio é o principal componente dos antiácidos. Conhecido quimicamente como NaHCO3, o bicarbonato de sódio é um pó branco que constitui uma mistura cristalina solúvel em água. Este composto se classifica como alcalino solúvel e recebe também a denominação de hidrogeno carbonato de sódio.
    O Bicarbonato de sódio, quando diluído, libera gás carbônico segundo a equação: NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2. Os produtos da reação são dióxido de carbono, cloreto de sódio e água. Na presença de água, o NaHCO3 reage com os ácidos liberando CO2 (g), o responsável pela efervescência. Podemos notar a presença do dióxido de carbono ao ingerirmos o antiácido através da liberação de gás pela boca (arroto). Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos. O desconforto estomacal pode ser ocasionado por alimentação incorreta que estimula o estômago a produzir mais ácido clorídrico para auxiliar na digestão, ou ainda por ansiedade e nervosismo. Estas duas situações ocasionam o desequilíbrio de acidez estomacal.
    Fontes:
    http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
    http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br
    http://www.brasilescola.com
    http://educacao.uol.com.br
    http://pt.wikihow.com
    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br
    http://www.fmb.edu.br

    Aline Jeanne Rebêlo dos Santos

    ResponderExcluir
  6. A) ACIDEZ DO SOLO
    Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na solução do solo. Um solo ácido, geralmente, tem baixo teor de Cálcio e Magnésio – importantes para as plantas – e alto de Alumínio, que é tóxico. A principal forma de avaliação da acidez do solo é pelo valor de pH, que representa a concentração (atividade) de íons hidrogênio na solução do solo, efeito prático muito importante para a avaliação da fertilidade do solo porque está diretamente relacionada à disponibilidade dos nutrientes às plantas.
    COMO CORRIGIR A ACIDEZ DO SOLO?
    Com o processo de calagem (a aplicação de calcário).
    Quando se aplica o calcário no solo, os carbonatos de cálcio e de magnésio reagem com o hidrogênio do solo liberando água e gás carbônico. O alumínio é insolubilizado na forma de hidróxido. O mecanismo de neutralização da acidez do solo pela cal virgem, pela cal hidratada Ca (OH)2, pelo calcário calcinado e por outros materiais que são quimicamente bases fortes baseia-se na reação da hidroxila (OH-) com o hidrogênio (H+) da solução do solo, formando água. A calagem adequada é aquela que eleva o pH; fornece cálcio e magnésio como nutrientes; diminui ou elimina os efeitos tóxicos do alumínio, manganês e ferro; diminui a "fixação" de fósforo; aumenta a disponibilidade do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro e molibdênio no solo; aumenta a eficiência dos fertilizantes; melhora as propriedades físicas do solo, como a aeração e a circulação de água; e eleva os valores da saturação de base (V% = S/CTC ou T) e a soma de cátions trocáveis (S = Ca + Mg + K) ou capacidade de troca de cátions (T = Ca + Mg + K + Al + H).
    Aline Jeanne Rebêlo dos Santos

    ResponderExcluir
  7. A) A acidez do solo dá-se basicamente pela presença de matéria orgânica que, por decomposição, origina os ácidos orgânicos. Outros modos de acidez dos solos são o cultivo intensivo e a erosão. Como corretores, são usados materiais como o óxido de cálcio ou cal virgem; hidróxido de cálcio ou cal extinta.
    B) Acidez estomacal origina-se pela excedente presença de sucos digestivos no estômago, como o ácido clorídrico. Ao refluírem pelo esôfago, ocasionam as chamadas piroses. A correção medicamentosa é realizada através de fármacos como o Omeprazol e o Cloridrato de cimetidina.

    Láisa Carvalho.

    ResponderExcluir
  8. A) Os solos podem ser ácidos quando alguns ácidos do solo entram em contato com solução aquosa. Existem processos de correção da acidez com o uso de fertilizantes e outros produtos.Podem ser utilizados carbonatos (a cal,o calcário) para neutralizar a acidez. Estes carbonatos reagem com o hidrogênio do solo liberando água e gás carbônico com isso, ocorrerá o aumento do pH. A calagem é uma boa opção de correção do solo pois ela se dá pela aplicação de calcário no solo.
    B) A acidez estomacal pode ter um desequilíbrio quando o estômago produz mais ácido clorídrico para ajudar na digestão. Para contornar este desequilíbrio deve-se neutralizar o excesso desse ácido clorídrico. Existem alguns medicamentos conhecidos como efervecentes, o Bicarbonato de sódio é um exemplo. Este, diluído em água, formará uma base que ao ser diluído reagirá com os ácidos liberando gás carbônico assim, neutralizando o excesso de HCl (ácido clorídrico).

    Nádia O. Corrêa

    ResponderExcluir
  9. A) A formação de acidez do solo ocorre no processo da decomposição da matéria orgânica ocorre quando formação tanto de ácidos orgânicos como de inorgânicos. Muitos materiais podem ser utilizados como corretivos da acidez do solo. Os principais são: cal virgem, cal apagada, calcário calcinado, conchas marinhas moídas, cinzas, e calcário (sendo esse o mais utilizado). Tanto a eficiência como o preço é bastante variado para cada tipo de corretivo.
    Fontes: http://www.soloplan.agrarias.ufpr.br/acidez.htm
    http://www.fmb.edu.br/ler_artigo.php?artigo=261

    B)Gravidez, determinados alimentos, álcool e alguns medicamentos Nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refrigerantes, pimenta, carnes vermelhas e aspirinas podem causar azia. A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado. O tratamento da acidez é importante porque, com a passagem do tempo, o refluxo pode danificar o esófago. Os medicamentos de balcão pode ajudar. Se a azia persistir, você pode precisar de medicamentos sujeitos a receita médica ou cirurgia.
    Fonte:http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/heartburn.html
    http://www.phitoherb.com/article.asp?id=2

    Alexandre D. M. Aguiar

    ResponderExcluir
  10. A) Devido a própria pobreza em bases do material de origem, os solos podem ser naturalmente ácido; à também processos de formação que favorecem de remoção de elementos básicos. Em resumo, a acidez do solo ocorre devido a remoção de bases da superfície dos colóides do solo. Um dos principais passos para a correção do solo é a calagem, pois ela faz a correção completa do solo retirando os efeitos dos fertilizantes.

    B) Uma das medicações mais indicadas em caso d acidez estomacal é o leite de magnésio, pelo fato de ter em sua composição o hidróxido de magnésio, que o mesmo reage com o acido gástrico conseguindo neutraliza-lo, reduzindo a acidez.

    Janaína Letícia de Andrade

    ResponderExcluir
  11. A) A formação de acidez do solo ocorre no processo da decomposição da matéria orgânica ocorre quando formação tanto de ácidos orgânicos como de inorgânicos. O ácido mais simples, encontrado em maior abundância, é o acido carbônico que resulta da combinação do óxido carbônico com a água. Mesmo como ácido, por ser um ácido fraco não pode ser responsabilizado pelos baixos valores de pH do solo. Ácidos inorgânicos como ácido sulfúrico e ácido nítrico e alguns ácidos orgânicos fortes são potentes supridores de íons H+ do solo. A acidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo em contato com a solução aquosa, , reage com a água dissociando:
    HA <-----> H+ (cation) + A- (anion).
    A acidez do solo pode ser dividida em acidez ativa e acidez potencial que pode ser acidez trocável e acidez não trocável.
    Como Corrigir ?
    Existem diversos processos para a correção, tendo como principais a colagem ( A calagem é uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e, consequentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária.), os carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moídas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos do solo. A efetividade do corretivo é dada pelo valor do poder relativo de neutralização total.
    http://www.fmb.edu.br/ler_artigo.php?artigo=261
    http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Feijao/FeijaoVarzeaTropical/correcao_acidez_solo.htm

    B) A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando as chamadas azias que provocam a sensação de ardência no esôfago. Manifesta-se como sensação de acidez o dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar (Azia).
    O Medicamento mais utilizado é o Hidróxido de magnésio, é um composto sólido branco que ocorre naturalmente como mineral brucita e pode ser preparado fazendo reagir sulfato de magnésio com solução de hidróxido de sódio. É popularmente conhecido como leite de magnésia por seu aspecto lácteo.
    A suspensão (cilofane) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água, chamada Leite de magnésia, é utilizada farmacologicamente para aliviar a prisão de ventre por seu efeito laxante, podendo também ser usado para aliviar indigestões e azia, como um anti-ácido.

    ResponderExcluir
  12. a) A acidez do solo ou pH do solo, é a concentração de íons H+ presente na solução do solo e um dos indicadores de sua fertilidade. A faixa de pH ideal dos solos para a agricultura é entre 5,5 e 6,5, pois é nesta faixa que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas, ou seja, na solução do solo. A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, da interação do solo com o clima – principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou pela reação ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo. A acidez do solo pode ser corrigida com a incorporação ao solo de substâncias alcalinas como as conchas moídas, margas e calcário.
    b) Acidez estomacal ocorre quando há um excesso do ácido estomacal responsável pela quebra da maioria dos alimentos consumidos, produzindo a chamada azia, provocando uma sensação de queimação perto do coração. Uma maneira de evitar este problema é não consumir alimentos picantes, já que eles podem causar inflamação do tecido do estômago e, quando freqüentes, podem causar graves danos também ao tecido do esôfago e da garganta. A acidez estomacal pode ser evitada seguindo alguns passa básicos para ajudar a regular os níveis de pH do estômago.

    ResponderExcluir
  13. A. Os solos podem ser naturalmente ácidos ou pelo processo de formação que favorecem a remoção ou lavagem de elementos básicos como, potássio, cálcio, magnésio e sódio. No processo de decomposição orgânica há formação tanto de ácidos orgânicos como inorgânicos, o mais encontrado é o carbônico, seguido dos ácidos sulfúrico e nítrico. Para a correção do solo os carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moídas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos.

    B. O processo digestivo em nossos estômagos é feito com auxilio principalmente de um ácido o - ácido clorídrico (HCl) - que é um ácido forte. Sua concentração geralmente é mantida a níveis de tolerância, mas que auxilie no processo de quebra e digestão dos alimentos. Em momentos, pode ocorrer um distúrbio na concentração e ficamos com excesso de ácido e nos sentimos mal. O bicarbonato (NaHCO3) de sódio é um composto natural, solúvel em água e de sabor alcalino que não é saboroso, mas vai ajudar a elevar o pH do líquido do estômago, o que vai aliviar a queimação.


    Carolina Silva Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A) ACIDEZ DO SOLO:
      No processo de decomposição da matèria organica há formação tanto de ácidos orgânicos como de inorganicos. O ácido mais simples e encontrado em maior abundância é o carbônico, que resulta da combinação do óxido carbônico com a água. Os ácidos inorgânicos, como os ácidos sulfùrico e nitrico, e alguns ácidos orgânicos fortes são potentes supridores de ions de hidrogênio do solo. A ácidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo com a solução aquosa, dissociado em ânion e hidrogênio. A faixa de pH entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais então disponiveis para as culturas. Solos com pH abaixo de de 7 são considerados ácidos, e os com pH a cima de 7, alcalinos. Correçao do Solo: Os carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moidas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos do solo. A efetividade do corretivo é dada pelo valor do poder relativo de neutralização total(PRNT). Quando se aplica o calcário no solo, os carbonatos de cálcio e de magnésio reagem com o hidrogênio do solo liberando água e gás cabônico. O alumínio é insolubilizado na forma de hidróxido. O mecanismo de neutralização da ácidez do solo pela cal virgem, pela cal hidratada Ca(OH)2, pelo calcário calcinado e por outros materiais que são quimicamente bases fortes baseia-se na reação da hidroxila(OH-)com o hidrogênio(H+) da solução do solo, formando água.

      B) A ACIDEZ ESTOMACAL:
      É o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago , ocasionando as chamadas azias que provocam a senseção de ardência no esôfago. A acidez se apresenta com mais frequencia quando existem problemas nos rins e no fícado. O tratamento clinico inclui a administração de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estõmago melhoram a motilidade do esôfago. Paralelamente, o paciente recebe orientação para perder peso, evitar alimento e bebidas que agravam o quadro fracionar a dieta, não se deitar logo após as refeições e praticar exercícios físicos.Explo de medicamento utilizado para tratar a acidez estomacal e o (Omeprazol).


      Otávio Marinho C Filho.

      Excluir
  14. Letra (A)
    A acidez do solo é um limitante ao desenvolvimento dos vegetais e à produtividade das culturas.A acidez do solo ou pH do solo, é a concentração de íons H+ presente na solução do solo e um dos indicadores de sua fertilidade. A faixa de pH ideal dos solos para a agricultura é entre 5,5 e 6,5.Isto porque é nesta faixa que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas, ou seja, na solução do solo. A acidez do solo tem origem na interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou pela reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.
    Para a correta correção do solo são necessários: carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moídas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos do solo. A efetividade do corretivo é dada pelo valor do poder relativo de neutralização total(PRNT).
    Letra (B)
    É o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago , ocasionando as chamadas azias que provocam a sensação de ardência no esôfago. A acidez se apresenta com mais frequencia quando existem problemas nos rins e no fígado.
    O bicarbonato (NaHCO3) de sódio é um composto natural, solúvel em água e de sabor alcalino que não é saboroso, mas vai ajudar a elevar o pH do líquido do estômago, o que vai aliviar a queimação. Alem disso Uma das medicações mais indicadas em caso de acidez estomacal é o leite de magnésio, pelo fato de ter em sua composição o hidróxido de magnésio, que o mesmo reage com o acido gástrico conseguindo neutraliza-lo, reduzindo a acidez.

    Aluno (a) william robert leal da silva

    ResponderExcluir
  15. A ) Os solos podem ser acidos quando os acidos minerais contidos nele entram em contato com uma solução aquosa. Os processos de correçao do solo podem ocorrer de duas formas, por fertilização ou por calagem, este sendo o mais recomendável nele sao usados os carbonatos calcario e cálcio, quando estes entrao em contato com o solo reagem com o hidrogênio, essa reaçao libera agua e gas carbônico, isso causa o aumento do PH no solo.
    B ) A acidez estomacal e causada pelo acúmulo de acido clorídrico no estômago, esse acido participa ativamente da digestão e pode ocorrer um desequilíbrio no trato digestório quando ele fica presente em alta quantidade. para resolver esse desequilíbrio, deve-se neutralizar esse excesso. geralmente sao utilizados anti-ácidos efervescentes, um exemplo e o bicarbonato de sodio, este ao ser diluido em agua forma uma base que reage com o HCl liberando gas carbônico e neutralizando a acidez.

    MIKAELLI THAYNA P. SOBRINHO

    ResponderExcluir
  16. Letra(A)
    No processo de decomposição da matéria orgânica há formação tanto de ácidos orgânicos como de inorgânicos. A acidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo com a solução aquosa ou simplesmente os solos podem ser naturalmente ácidos devido a própria pobreza das bases do material de origem. Essa acidez pode ser dividida em ativa, trocável e potencial. Atualmente o processo chamado Calagem é utilizado para a correção da fertilidade desses solos, esse processo ela o PH do solo e elimina os efeitos tóxicos, além da aplicação de alguns elementos que são quimicamente bases, como calcários, carbonatos de cálcio e de magnésio.
    Letra (B)
    O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, algumas pessoas com gastrite ele fica ainda mais ácido. A acidez estomacal pode ter um desequilíbrio quando o estômago produz mais ácido clorídrico para ajudar na digestão, isso ocorre quando o estomago é estimulado de alguma forma. Para contornar este desequilíbrio deve-se neutralizar o excesso desse ácido clorídrico. Existem alguns medicamentos mais utilizados, que é o conhecido hidróxido de magnésio ou receitas populares que servem exatamente para neutralizar essa acidez.

    Aluna: Thaylany Fernandes Figueredo.

    ResponderExcluir
  17. Letra (a)
    No processo de decomposição da matèria organica há formação tanto de ácidos orgânicos como de inorganicos. O ácido mais simples e encontrado em maior abundância é o carbônico, que resulta da combinação do óxido carbônico com a água. Os ácidos inorgânicos, como os ácidos sulfùrico e nitrico, e alguns ácidos orgânicos fortes são potentes supridores de ions de hidrogênio do solo. A ácidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo com a solução aquosa, dissociado em ânion e hidrogênio. A faixa de pH entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais então disponiveis para as culturas. Solos com pH abaixo de de 7 são considerados ácidos, e os com pH a cima de 7, alcalinos. Correçao do Solo: Os carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moidas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos do solo. A efetividade do corretivo é dada pelo valor do poder relativo de neutralização total(PRNT). Quando se aplica o calcário no solo, os carbonatos de cálcio e de magnésio reagem com o hidrogênio do solo liberando água e gás cabônico. O alumínio é insolubilizado na forma de hidróxido. O mecanismo de neutralização da ácidez do solo pela cal virgem, pela cal hidratada Ca(OH)2, pelo calcário calcinado e por outros materiais que são quimicamente bases fortes baseia-se na reação da hidroxila(OH-)com o hidrogênio(H+) da solução do solo, formando água.
    Letra (b)
    A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando as chamadas azias que provocam a sensação de ardência no esôfago. Manifesta-se como sensação de acidez o dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar (Azia).
    O Medicamento mais utilizado é o Hidróxido de magnésio, é um composto sólido branco que ocorre naturalmente como mineral brucita e pode ser preparado fazendo reagir sulfato de magnésio com solução de hidróxido de sódio. É popularmente conhecido como leite de magnésia por seu aspecto lácteo.
    A suspensão (cilofane) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água, chamada Leite de magnésia, é utilizada farmacologicamente para aliviar a prisão de ventre por seu efeito laxante, podendo também ser usado para aliviar indigestões e azia, como um anti-ácido.
    Priscila da Silva Almeida.

    ResponderExcluir
  18. A) A Acidez do Solo
    No processo de decomposição da matéria orgânica há formação tanto de ácidos orgânicos como de inorgânicos. O ácido mais simples e encontrado em maior abundância é o carbônico, que resulta da combinação do óxido carbônico com a água. Por ser um ácido fraco não pode ser responsabilizado pelos baixos valores de pH do solo. Os ácidos inorgânicos, como os ácidos sulfúrico e nítrico, e alguns ácidos orgânicos fortes são potentes supridores de íons de hidrogênio do solo. A acidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo com a solução aquosa, dissociando em ânion e hidrogênio.
    A faixa de pH entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais então disponíveis para as culturas. Solos com pH abaixo de 7 são considerados ácidos, e os com pH acima de 7, alcalinos. Os macronutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre são mais disponíveis em pH mais elevados em relação à tolerância à maioria das plantas. Já os micronutrientes, como cobre, ferro, zinco e manganês, têm suas concentrações reduzidas quando se aumenta o pH, e o boro, molibdênio e cloro são mais disponíveis em pH mais alcalinos.
    Corretivos do Solo
    Os carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moídas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos do solo. A efetividade do corretivo é dada pelo valor do poder relativo de neutralização total
    fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Feijao/FeijaoVarzeaTropical/correcao_acidez_solo.htm

    B) acidez estomacal

    As paredes do estômago humano são incrivelmente ácidas, as células secretam ácido clorídrico, que tem por finalidade suprimir o crescimento das bactérias e facilitar a digestão de alguns alimentos.

    O pH dos fluídos estomacais é 1. O estômago produz pequenas quantidades de ácido clorídrico todo o tempo, mas a produção aumenta se aumentar a ingestão de alimentos. O simples cheiro da comida é capaz de aumentar a produção de ácido clorídrico.

    Nesses casos é necessário o uso de um antiácido. Os fármacos utilizados como antiácidos são geralmente substâncias básicas.

    O leite de magnésia é de fato o hidróxido de magnésio, outras substâncias básicas utilizadas são o bicarbonato de sódio e o carbonato de cálcio.
    fonte: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Dordeestomago.html

    Haynan Gonzaga Mesquita Penha

    ResponderExcluir
  19. A) A acidez é medida pela presença de H+ dissociado na solução do solo, sendo expressa em pH. Quanto mais hidrogênio (H+) estiver presente no solo, menor será o pH e, conseqüentemente mais ácido.Duas são as maneiras principais que levam a acidificação dos solos. A primeira ocorre naturalmente pela dissociação do gás carbônico presente na fase gasosa do solo.O H+ transfere-se então para a fase sólida do solo e libera um cátion trocável, que será lixiviado com o bicarbonato. Esse fenômeno é favorecido por valores de pH elevados, tornando-se menos importante em pH baixos, sendo inexpressivo em pH abaixo de 5,2. Em solos muito ácidos, provavelmente não haverá acidificação expressiva através do bicarbonato.O H+ produzido libera um cátion trocável para a solução do solo, que será lixiviado com o ânion acompanhante, intensificando a acidificação do solo.Existem outros processos que também contribuem para a acidificação dos solos. A decomposição da matéria orgânica aumenta a acidez por ser a amônia um dos primeiros produtos formados. Quando a amônia é convertida a nitrato, H+ é liberado, aumentando, assim a acidez, semelhante ao que acontece com a adição de fertilizantes nitrogenados.O calcário fino e calcinado, como o caso do ¨filler¨, é mais reativo e apresenta maior rapidez na correção do solo. Pode ser aplicado até 15 a 30 dias antes do plantio.Os carbonatos, a cal virgem (CaO), a cal apagada, o calcário calcinado, as conchas marinhas moídas e as cinzas são materiais utilizados como corretivos do solo. A efetividade do corretivo é dada pelo valor do poder relativo de neutralização total.

    B) A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico (HCl).O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um composto muito usado em remédios como antiácido estomacal, pois, conforme mostra a reação abaixo, ao entrar em contato com o ácido clorídrico, presente no suco gástrico do estômago, ocorre a seguinte reação de neutralização:
    NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2.


    Igor Augusto Costa Sales

    ResponderExcluir
  20. A) A acidez de um solo é devida à presença de H+ livres, gerados por componentes ácidos presentes no solo (ácidos orgânicos, fertilizantes nitrogenados, etc.). A neutralização da acidez consiste em neutralizar os H+, o que é feito pelo ânion OH-.Portanto, os corretivos de acidez devem ter componentes básicos para gerar OH- e promover a neutralização.Corretivos da acidez dos solos são produtos capazes de neutralizar (diminuir ou eliminar) a acidez dos solos e ainda carrear nutrientes vegetais ao solo, principalmente cálcio e magnésio.Os corretivos de acidez são classificados em
    a) Calcário: produto obtido pela moagem da rocha calcária. Seus constituintes são o carbonato de cálcio - CaCO3 e o carbonato de magnésio - MgCO3. Em função do teor de MgCO3, os calcários são classificados em : calcíticos, com teor de MgCO3 inferior a 10%; magnesianos, com teor mediano de MgCO3 entre 10% e 25%; e dolomíticos, com teor de MgCO3 acima de 25%. Em função da natureza geológica, os calcários são também classificados em sedimentares e metamórficos. Os primeiros são mais friáveis ou “moles” e os últimos são mais “duros”, porém, quando bem moídos apresentam comportamento agronômico semelhante.
    b) Cal virgem agrícola: produto obtido industrialmente pela calcinação ou queima completa do calcário. Seus constituintes são o óxido de cálcio - CaO e o óxido de magnésio - MgO, e se apresenta como pó fino.
    c) Cal hidratada agrícola ou cal extinta: produto obtido industrialmente pela hidratação da cal virgem. Seus constituintes são o hidróxido de cálcio - Ca(OH)2 e o hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 e também se apresenta na forma de pó fino.
    d) Calcário calcinado: produto obtido industrialmente pela calcinação parcial do calcário. Seus constituintes são CaCO3 e MgCO3 não decompostos do calcário, CaO e MgO e também Ca(OH)2 e Mg(OH)2 resultantes da hidratação dos óxidos pela umidade do ar. Apresenta-se na forma de pó fino. Sua ação neutralizante é devida à base forte OH- e a base fraca CO32-.
    f) Carbonato de cálcio: produto obtido pela moagem de margas (depósitos terrestres de carbonato de cálcio), corais e sambaquis (depósitos marinhos de carbonato de cálcio, também denominados de calcários marinhos). Sua ação neutralizante é semelhante à do carbonato de cálcio dos calcários.

    B) Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos. O desconforto estomacal pode ser ocasionado por alimentação incorreta que estimula o estômago a produzir mais ácido clorídrico para auxiliar na digestão, ou ainda por ansiedade e nervosismo. Estas duas situações ocasionam o desequilíbrio de acidez estomacal.O ácido do estômago provoca irritação e inflamação da mucosa, causando dor. Por isto, os medicamentos que reduzem o ácido do estômago são importantes, tais como:

    * Antiácidos: Incluem hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio com substâncias básicas que neutralizam a acidez.

    * Bloqueadores H2. Quando os antiácidos não são suficientes, são medicamentos que reduzem a produção de ácido pelo estômago, tais como a cimetidina, ranitidina e famotidina.

    * Medicamentos que bloqueiam a bomba de ácidos. Estes medicamentos impedem que a mucosa produza acidez bloqueando o bombeamento de prótons (ácido) pelas células da mucosa. Incluem omeprazol, lansoprazol, pantoprazol e esomeprazol.

    Clara Beatriz Vieira Borges


    ResponderExcluir
  21. a) Acidez do solo:
    Os solos podem ser naturalmente ácidos devido à própria pobreza das bases do material de origem ou pelos processos de formação que favorecem a remoção ou lavagem de elementos básicos, como potássio, cálcio, magnésio e sódio, na utilização da maioria dos fertilizantes químicos e outros.A acidez do solo pode ser dividida em ativa, trocável e potencial.
    A acidez ativa é resultado do hidrogênio dissociado, ou seja, na solução do solo, na forma de H+, e é expressa em valores de pH (H+ da solução do solo).
    A acidez trocável refere-se aos íons H+ e Al3+ que estão retidos na superfície dos colóides por forças eletrostáticas. A quantidade de hidrogênio trocável, em condições naturais, parece ser pequena. A acidez não trocável é representada pelo hidrogênio de ligação covalente, associado aos colóides com carga negativa variável e aos compostos de alumínio (Al3+ trocável + H+ trocável).
    A acidez potencial é a soma da acidez trocável e da não trocável. A trocável é a mais prejudicial ao crescimento da maioria das plantas e corresponde à soma da acidez trocável (Al3+ trocável + H+ trocável) com a acidez não trocável (H+ de ligação covalente).No processo de decomposição da matéria orgânica há formação tanto de ácidos orgânicos como de inorgânicos. O ácido mais simples e encontrado em maior abundância é o carbônico, que resulta da combinação do óxido carbônico com a água. Por ser um ácido fraco não pode ser responsabilizado pelos baixos valores de pH do solo. Os ácidos inorgânicos, como os ácidos sulfúrico e nítrico, e alguns ácidos orgânicos fortes são potentes supridores de íons de hidrogênio do solo. A acidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo com a solução aquosa, dissociando em ânion e hidrogênio.
    Como corrigir? A calagem é a prática mais conhecida para a elevação do pH, fornecimento de Ca e Mg como nutrientes, eliminação dos efeitos tóxicos do Al, Mn e Fe; redução na fixação do P; aumento da disponibilização do N, P, K, Ca, Mg, S, B e Mo no solo. Com isso, tem-se o aumento da eficiência dos fertilizantes e da atividade microbiana e ainda a liberação de nutrientes pela decomposição da matéria orgânica.
    A calagem é uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e, conseqüentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária.

    b) Acidez estomacal:
    A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando a chamada azia que provoca a sensação de ardência no esôfago.
    Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar - azia. Quando isto é freqüente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendência a artrite reumatóide, dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas acidas.
    Como corrigir?
    - Pare de fumar: o cigarro aumenta a secreção de ácido e faz com que o suco gástrico fique mais forte, facilitando as inflamações da mucosa do estômago.
    - Fracione a alimentação: é essencial para estimular um trabalho uniforme do estômago, fazendo com que o ácido seja usado frequentemente para processar os alimentos e não fique muito tempo parado.
    - Não fique em jejum: quando você não come, o suco gástrico fica parado. Quanto mais tempo isso ocorrer, mais o estômago ficará suscetível a inflamações.
    - Evite grandes refeições: o estômago de quem come muito não consegue processar toda a comida e estimula mais produção de ácido.
    Evitar: Nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refrigerantes, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas.
    A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado.

    Geyciane Morais de Carvalho

    ResponderExcluir