quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fisiologia e aprendizagem.

Olá alun@s!

O ofício do professor requer múltiplos olhares e múltiplas ações. A ciência nos ajuda em nossa práxis pois norteia o planejar-pensar-refletir-executar. Diante disso e tendo como norte o vídeo apresentado na aula passada e o artigo que segue, respondam:

a) O que se pode compreender sobre janelas de oportunidade e aprendizagem?
b) Aprender: dom ou disciplina?
c) Como devemos perceber, enquanto educadores, os processos de déficit de aprendizagem?

Link:
http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/15.pdf

Para relaxar:


16 comentários:

  1. a) As janelas de aprendizagem são os momentos mais propícios de estimulação do cérebro para que assimile informações de determinada natureza. O sentido da visão, por exemplo, se forma até os dois anos de idade, descobriram os cientistas. Esse raciocínio parece se aplicar a outros campos. O aprendizado de línguas, por exemplo, atinge seu ponto ótimo dos três aos dez anos de idade, quando o cérebro está se formando para identificar fonemas da língua materna.
    b) O aprender vem sempre com a disciplinaridade, pois nem um ser vivo já nasce sabendo das coisas, ele aprender através das repetições e assim exercitando seu cérebro dia a pós dia.
    c) Observando cada aluno nosso de maneira isolada e atenciosa, vendo em que assuntos eles se saem bem, vendo onde seu aluno erra e se esse erro pode ser considerado bobo ou não, se ele presta atenção na aula, se é imperativo, entre outras maneiras.
    Samuel Rodrigues

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  2. a) O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento, utilizando sua inteligência cognitiva e emocional. Mas para que seja efetivo, faz-se necessário um processo interativo no meio em que está inserido: família, escola e sociedade. No entanto, para que a aprendizagem ocorre com a utilização da inteligência cognitiva e emocional, depende de um processo interativo no meio em que a pessoa está inserida. Porém, nesse percurso, inúmeras barreiras ou dificuldades podem causar prejuízos. Para prevenir ou corrigir percalços, no âmbito escolar, cabe ao professor estimular a abertura das chamadas janelas de oportunidades, que são os momentos mais propícios de estimulação do cérebro para que o aluno assimile informações de determinada natureza.

    b)  Disciplina é um hábito interno que facilita a cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana.  O dom, é uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas. Disciplina é uma arte cultivada e admirada por muitos, mas poucos seguem o modo disciplinado de ser. Alguns não possuem força de vontade para prosseguir e acabam desistindo da disciplina.

    c) Sugere-se como ponto de partida, a elaboração de um projeto de ensino que estabeleça como objetivo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham a apresentar. Ou seja, alunos lentos ou rápidos, alunos que tendem mais para o lado competitivo ou colaborativo, alunos oriundos de famílias estruturadas, desestruturadas, que apresentem necessidades especiais, entre outros.Considerando a escola um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade, o ideal é que os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém, essas podem ser aplicadas de forma diferenciada, dependendo do ritmo de cada um. O educador deve se conscientizar que o aluno é formado através das experiências que são vivenciadas por toda sua vida. O desenvolvimento do aluno tem uma forte ligação com o ambiente em que vive, sua relação cultural e principalmente a maneira como a família se relaciona com ele.É fundamental ao professor o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, sendo extremamente necessário buscar estratégias que venham melhorar o desempenho daqueles que apresentam evolução mais lenta.Ao trabalhar com uma turma composta por alunos que possuem diferentes ritmos de aprendizagem, professores que passaram por essa vivência tiveram resultados positivos a partir do instante que começaram a aplicar diversas atividades, de conteúdos diferentes ou iguais, na mesma turma, respeitando o tempo de cada criança.Recomenda-se também a mudança da rotina diária, colocando os alunos para trabalharem em forma de grupo, dupla, individual, ambientes e atividades diferenciadas como laboratórios, teatros, quadra, jogos didáticos, dança, música, etc., variando conforme a necessidade, tornando a aula diferente e prazerosa. Vale ressaltar que a criatividade do professor é um dos pontos chaves para lidar com esse tipo de situação. 

    Sherllane Ferreira e Fernanda Franco

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. A) A aprendizagem que ocorre com a utilização da inteligência cognitiva e emocional,
    depende de um processo interativo no meio em que a pessoa está inserida. Porém,
    nesse percurso, inúmeras barreiras ou dificuldades podem causar prejuízos. Para
    prevenir ou corrigir percalços, no âmbito escolar, cabe ao professor estimular a
    abertura das chamadas janelas de oportunidades, que são os momentos mais
    propícios de estimulação do cérebro para que o aluno assimile informações de
    determinada natureza.

    B) O aluno precisa é de dedicação e disciplina, não existe um método único ou lugar ideal, a meu ver, mas, sim determinação.

    C) Cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade.

    Antônio Arinete de Sousa

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  5. RESPOSTAS
    a) Compreendem -se janelas de oportunidades os momentos mais propícios de estimulação do cérebro para que o aluno assimile informações de determinada natureza e aprendizagem como processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimento, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
    b) Disciplina, pois para aprendermos precisamos de vários fatores a favor, tais como: motivação, estimulação, dedicação, etc.
    c) Devemos perceber os déficits de aprendizagem através do comportamento, da incapacidade de percepção, em termos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas, da dislexia, etc. É de notar, ainda, que problemas de concentração e de atenção. de memória e de ajustamento social são também comuns nos indivíduos com déficits de aprendizagem.

    Antônio Santos, Saul Brito.

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  6. A) O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o
    modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e
    mudam o comportamento, utilizando sua inteligência cognitiva e emocional. Mas
    para que seja efetivo, faz-se necessário um processo interativo no meio em que está
    inserido: família, escola e sociedade. As funções intelectuais vão adquirindo
    importância progressiva como forma de interação com o meio. Da atividade
    intelectual, que tem a linguagem como um instrumento indispensável, depende o
    coletivo. Permitindo acesso à linguagem, podemos dizer que a emoção está na
    origem da atividade intelectual e cabe ao professor estimular a
    abertura das chamadas janelas de oportunidades, que são os momentos mais
    propícios de estimulação do cérebro para que o aluno assimile informações de
    determinada natureza.

    B)Disciplina, pois é um hábito interno que facilita a cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana.

    C)Perceber os déficits de aprendizagem através de vários fatores de comportamento tais como:falta de atenção no discurso alheio, distração durante conversas,
    desatenção ou não cumprimento de regras em atividades lú-
    dicas, alternância constante de tarefas, além de relutância no
    engajamento de tarefas complexas , dificuldade
    de ficar sentado, enquanto a impulsividade envolve o agir
    sem pensar, mudança de atividades, dificuldade de organizar
    trabalhos, necessidade de supervisão e dificuldade do aluno
    esperar sua vez em atividades lúdicas ou em situações de
    grupo que exijam organização.



    Márcia Paula de Oliveira Vieira e Indira Franco Sousa.

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  7. A) A. Pode se entender como janelas de oportunidade, períodos essenciais para estimular o interesse da criança por determinadas atividades, ou seja, são períodos em que se pode passar certos conhecimentos com facilidade. Geralmente esses períodos são ate os dez anos de idade, mas não se deve afirmar que depois desse período a criança não consegue aprender mais ou aprender com extrema dificuldade. Já a aprendizagem pode se entender como um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

    B)Para que se aprenda qualquer coisa na vida é preciso tempo. Não se pode afirmar que um grande guitarrista, por exemplo, que passa horas e horas treinando novas harmonias, escalas, improvisos, etc, tenha nascido com um dom de tocar guitarra, pois se ele encontra-se em um nível incrivelmente superior ao dos demais guitarristas a explicação não é dada por algo sobre-humano e, sim, pela sua dedicação e aplicação para desempenhar o melhor possível àquela tarefa que lhe agrada. Obviamente que algumas pessoas terão mais facilidades que outras para se sobressair em determinadas atividades, mas isso não se deve a presença de um dom, mas muitas vezes de fatores anatômicos ou fisiológicos. Ainda com o exemplo do guitarrista, se uma pessoa com dedos muito pequenos for tentar tocar tão rápido como uma pessoa de dedos maiores, provavelmente, terá mais dificuldade. Entretanto, ela poderá se igualar ao outro ou pelo menos chegar muito próximo, ou seja, o que lhes separam não é a presença de um dom para um e a inexistência do mesmo para o outro, mas, tão somente, uma limitação anatômica.

    C)Muitos professores, vão para as salas de aula sem a motivação que se espera deles, ou seja, eles provavelmente não renderão o quanto se espera. Um sintoma claro e bastante específico dos professores que não estão felizes desempenhando suas funções é a falta de paciência com seus alunos. Um aluno “problemático” dificilmente irá conseguir se sobressair com esse tipo de docente, pois este não demonstra preocupação a esse aspecto. Dessa forma, um aluno que não consegue permanecer muito tempo sentado, que não consegue se organizar nos trabalhos, que parece estar sempre desatento sempre será um fardo para esse tipo de professor. Mas, na verdade deve-se depreender o máximo de atenção e cuidado com esse aluno, pois se pode estar diante de um problema que assola várias crianças no mundo. Uma criança com déficit de atenção, hiperatividade, impulsividade deve ser compreendida e tratada, mas isso depende muitas vezes da atenção do professor com seus alunos, pois um professor com o perfil apresentado no início do texto não terá as condições para chegar nesse diagnóstico.

    Hermano Ribeiro de Carvalho e Lucas Albuquerque do Nascimento

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  8. A-) Desde seu nascimento, a criança observa a reação das pessoas que estão envolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais maior será o enriquecimento e também o desenvolvimento da sua inteligência. O cérebro infantil já traz os neurônios de toda vida, permanece “aberto”, pronto para se desenvolver e serem preenchidos com estímulos, mas existem a época e o momento específicos, para assimilar determinadas informações. Estas fases do aprendizado são conhecidas como janelas de oportunidades, que chamamos de “janelas abertas”, que são chances de desenvolvimento na vida e nas atividades da criança, em que é o período que a uma maior facilidade no seu aprendizado, e já na fase adulto esse processo de aprendizagem é mais lento, no que há uma maior dificuldade no aprendizado. Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores
    emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
    B-) Para aprender outro idioma, o que o aluno precisa é de dedicação e disciplina, mas em qualquer método, a disciplina e a autonomia contam muito. "É importante ter autonomia, que não significa aprender sozinho, mas assumir o controle da própria aprendizagem". O dom, é uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas.
    C-) O transtorno geralmente aparece com mais intensidade no período escolar mais
    ou menos de 6 a 12 anos de idade, pois o ambiente escolar exige um ajuste maior em
    relação a seguir regras e ritmo de aprendizagem. É importante ressaltar que a criança com esse transtorno necessita de muito
    apoio escolar e familiar, visto que haverá o conhecimento necessário de como lidar com
    o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Quando não tratada, pode vir a interferir na continuidade escolar. Talvez a falta de informação e conhecimento dos profissionais da educação, acaba gerando um grande desconforto e consequência graves na vida escolar das crianças que,
    muitas vezes, são rotuladas e deixadas à margem, podendo ir desde deficiência na aprendizagem como também a evasão escolar. Muitos alunos em sala de aula são desatento, não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado, dificuldade em manter a atenção, parece não ouvir, dificuldades em seguir instruções, dificuldades na organização, não gosta de tarefas que exijam um esforço mental
    prolongado, perde os objetos necessários a uma atividade, distrai-se com facilidade e esquece as atividades diárias.

    Gilvan Rodrigues Pimente




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  9. a) Segundo a Psicopedagoga Regiane de Sousa Neves, aprendizagem é toda mudança de comportamento em resposta a experiências anteriores porque envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. A pesquisadora embasa este conceito na teoria Piagetiana que diz que a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito.
    Segundo a Psicopedagoga especializada em neuropsicologia, Adriana Foz, janelas de oportunidades são fases em que o cérebro necessita de estímulo em relação a algo. Passada esta fase, o cérebro não tem mais condições de desenvolver aquele estímulo. A pesquisadora exemplifica, dizendo que a visão de uma criança só pode ser estimulada entre 0 e 4 anos de idade, sob pena de a mesma ficar sem enxergar, caso isto não ocorra. Foz ainda faz diferenciação entre os termos "janelas de oportunidades" e "períodos sensíveis" dizendo que este último são períodos mais propícios para uma determinada aprendizagem.
    Neste sentido, pode-se concluir que a aprendizagem está intimamente ligada a estas duas características do cérebro, especialmente nas crianças, por estarem ainda em processo de formação de personalidade.

    Andressa Luíssa, Iraíldes Frota, Allan Kardec

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  10. b) Segundo o engenheiro, psicólogo, consultor e coach de empresas, Abraham Shapiro, dom é uma palavra que vem do latim donu. Significa dádiva, presente. O dom, é uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas.
    Segundo Foucault, disciplina é um instrumento de adestramento dos corpos no intuito de multiplicar suas forças, para que possam produzir riquezas, e diminuir sua capacidade de resistência política. Neste sentido, a disciplina pretende aproveitá-lo ao máximo, como se ele fosse uma máquina. Para Piaget, aprender nada mais é que a articulação das idéias já existentes com as que estão sendo aprendidas de forma que adapta o novo conhecimento com as estruturas cognitivas existentes. Deste modo, Piaget considera aprender um processo.
    Para Paulo Freire, quem ensina também aprende na medida em que reconhece um conhecimento antes aprendido e se ajuda a descobrir incertezas, acertos e equívocos no processo de ensino, vista a busca ativa do apreender por parte do aprendiz aprendiz.
    A partir dos destes conceitos, pode-se concluir que aprender é tanto um dom, pois é inato a todos os seres vivos, quanto envolve disciplina, pois se trouxermos o conceito de Foucault para o tema do aprender, iremos perceber que se aplica perfeitamente aos processos cerebrais já mencionados na questão anterior.

    Andressa Luíssa, Iraíldes Frota, Allan Kardec

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  11. c) Conforme o dicionário online de português, segundo a psiquiatria, défict é um tipo de deficiência que pode ser mensurada tanto de modo quantitativo, como de maneira qualitativa.
    Para a Dra. Sônia Cristina Carlos Quimas, a incapacidade ou déficit de aprendizagem pode ser definida como: "desordem em um ou mais dos processos psicológicos envolvidos com o entendimento e o uso da linguagem, falada ou escrita, que podem ser manifestados sozinhos numa capacidade deficiente para ouvir, falar, ler ou escrever, soletrar ou fazer cálculos matemáticos". a Dra menciona que os fatores que podem levar uma criança a esse quadro são: os fatores individuais - a criança; os fatores sociais; os fatores institucionais.
    Desta forma, cabe ao educador, enquanto agente institucional mediador do processo de ensino-aprendizagem, perceber e avaliar cada caso, analisando os fatores já mencionados, e aplicar os instrumentos que considerar adequados para o desaparecimento do déficit ou sua redução. Cabe destacar que este é um processo bastante sutil, porém, quando executado minimamente, traz resultados bastante satisfatórios para a criança, na medida em que desenvolve seu potencial através de meios que lhe sejam favoráveis, e para o professor, ao passo que aprende com a prática e ganha experiência.

    Andressa Luíssa, Iraíldes Frota, Allan Kardec

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  12. A) A janela de oportunidades é algo que se encerra, é uma janela que se fecha, uma fase que não tem volta, ou seja, são os períodos mais propícios para uma determinada aprendizagem, para o desenvolvimento de uma habilidade. Os professores de crianças da educação infantil têm de estar atentos à conduta de crianças tão pequenas, porque a neurociência nos explica que se deixamos passar muito tempo desses períodos de desenvolvimento, o problema do aprendizado cresce. Portanto, significa que se uma janela de oportunidade se fechar, ela precisará de mais tempo para adquirir o conhecimento que seria compreendido, ou até mesmo, não terá a mesma eficiência na aprendizagem.

    B) Com base no que encontrei a respeito de disciplina, conclui-se que sem esta, você nunca irá a lugar nenhum. Todos os que chegaram, estão chegando ou chegarão ao sucesso terão que, de alguma forma, exercer uma enorme força de vontade, e impor uma disciplina rígida a si mesmo, para que possa apreender ou descobrir novos conhecimentos. No entanto, algumas pessoas acreditam que essa disciplina é um dom. Mas não é verdade, disciplina se aprende, e é como um músculo, esta precisa ser treinada, pois ninguém nasce sabendo das coisas.

    C) Reconhecendo que cada ser humano tem um ritmo de aprendizagem, que é singularidade do seu particular. E a aprendizagem é um processo gradual que acontece passo a passo, de acordo com ritmo de cada indivíduo, onde este é responsável pelas próprias conquistas e que depende do seu empenho e capacidade e da condição do meio que oportunizar bloqueio ou conquista. Portanto, a atuação do professor junto ao aluno é muito importante no processo de sua evolução escolar. Este deve ser capaz de identificar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos, porque na maioria das vezes, este déficit se apresenta associado a outros comprometimentos. Cabendo assim ao professor, buscar não somente compreender o porquê do indivíduo não aprender, mas, o que ele pode aprender e como, onde o professor conquistará a confiança dos alunos, facilitando a relação ensino-aprendizagem que precisa estar muito bem relacionada para que aconteça um bom desenvolvimento da aquisição de conhecimento.

    Antônio André L. F. da Silva

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  13. A)Pode-se entender como janelas de oportunidade, o período crítico em que o cérebro é especialmente capaz de se modificar de acordo com o uso, de acordo com a experiência, são tidos como os momentos mais propícios de estimulação do cérebro para que assimile informações de determinada natureza, dessa forma nesses períodos que correspondem as primeiras etapas da vida há uma certa facilidade de aprendizagem, porém isso não significa que como o passar do tempo o cérebro perca a capacidade de aprender, pois independente da idade o aprendizado é sempre possível. A aprendizagem consiste na capacidade do cérebro de se modificar, mantendo e desenvolvendo o que é usado e útil e removendo aquilo que não é, é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem que ocorre com a utilização da inteligência cognitiva e emocional, depende de um processo interativo no meio em que a pessoa está inserida.

    B)Segundo a neurociência todas as pessoas tem a mesma capacidade de aprender desde que não possuam nenhuma deficiência mental. O aprender estar muito mais relacionado a atenção, a prática, e a motivação do que diferenças inatas, biológicas ou genéticas, dessa forma os conhecimentos e habilidades são algo adquirido no decorrer de um processo. Contudo, para que ocorra a aprendizagem é preciso que haja a oportunidade, uma pessoa só irá adquirir certo conhecimento ou habilidade, a partir do momento que este conhecimento é acessível a mesma, aí então por meio da dedicação, motivação e pratica há o desenvolvimento da aprendizagem. Assim o fato das pessoas desenvolverem habilidades distintas, está relacionado àquilo que lhe é oportunizado e ao seu interesse e preferência em dedicar-se a isso.
    Ainda que se acredite na existência do dom, como algo que já nasce com a pessoa, embora não haja uma explicação científica, essa capacidade inata precisa ser colocada em prática, precisa ser trabalhada e exige também dedicação e disciplina. Dessa forma, possuir um dom para executar uma determinada tarefa não impede de desenvolver bem os demais conhecimentos e habilidades.

    C)Primeiramente o educador precisar tomar conhecimento do que de fato se tratam os processos de déficit de aprendizagem, conceitos, características, e formas de intervenção, pois somente assim será capaz de identificar um aluno que possua tal transtorno. De modo geral o educador, precisa tomar consciência da importância de seu papel, que estar para muito além da transmissão de conhecimento, faz necessário a interação entre professor e aluno para que assim o professor possa contribuir pra o aprendizado do aluno. Na nossa realidade educacional percebe-se que dificilmente um professor é capaz de identificar que os estudantes possuem algum tipo de déficit de aprendizagem, o que causa insegurança ao professor e acaba sendo mais um agravante para o distanciamento entre o professor e o aluno e para o processo de ensino, porque tente a levar o professor a achar que se trata de desinteresse do aluno. Daí a necessidade de desenvolver estratégias didáticas que permitem conhecer melhor o aluno e suas dificuldades, assim como também há a necessidade do professor sempre procurar uma formação especializada e continua, e dessa forma o professor será capaz de identificar e intervir nos processos de déficit de aprendizagem, a fim de promover a aprendizagem.

    Juliana Machado Ferreira

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    Respostas
    1. A. Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. As janelas de oportunidades caracteriza a fase inicial da vida de uma criança período em que ela tem grande facilidade de aprender. Período que caracteriza o “Questionar”. Através de repetições, das experiências e do exercício do cérebro a criança vai aprendendo. Essa é a fase em que o cérebro está apto a receber e executar informações; Assim capaz de realizar grande número de estímulos e assimilar informações.
      B. Disciplina!
      Acho, que essa é a maior forma que as pessoas usam para chegarem ao conhecimento. É se impondo disciplina, se dedicando para alcançar o conhecimento. O ser humano não nasce sabendo de tudo e o conhecimento e a aprendizagem se constrói no tempo. Falando-se do dom tem pessoas que nascem com talentos (aptidões) naturais; O dom é um benefício que essas pessoas possuem e que as destacam entre outras, com o dom elas chegam mais rápido a aprendizagem, o que não significa dizer que outras pessoas que não possuem um dom não consigam chegar lá também, pois com muita disciplina também se alcança a aprendizagem.
      C. O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais estudados em crianças em idade escolar. O TDAH conduz a uma reflexão crítica do processo de avaliação, intervenção, além de práticas educativas no acompanhamento de crianças e jovens tanto na família como no sistema de educação. O professor em quanto educador deve saber lidar e analisar a situação de cada um de seus alunos. O professor deve criar métodos que propiciem a aprendizagem desses alunos com deficit; E que de um modo geral facilite o processo de ensino-aprendizagem.

      Por: Ferdinan Sousa.

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  14. A. Janelas de oportunidade ou período crítico são determinados momentos em nossas vidas que estamos mais aptos para aprendizagem, como por exemplo, no conhecimento de novas línguas, onde estudiosos confirmam que a criança tem mais facilidade antes dos 10 anos de idade, mas isso não impede que ele consiga a assimilação dessas novas linguagens após esse período, apenas vai haver maior dificuldade e não impossibilidade.

    B. Muitos acreditam que algumas pessoas nascem com o dom de aprender, e que tal fato se deve à genética, inclusive muitos professores da educação tradicional acreditam que o fator genético é o principal fator para a aprendizagem. Muitos psicólogos admitem que alguns fatores genéticos podem sim influenciar na aprendizagem, porém, isso não apresenta-se como um fator determinante para a aprendizagem, e que dentro desse processo, vários fatores contribuem de maneira muito mais determinante, tais como: a oportunidade, atenção, prática, métodos de aprendizagem e motivação. Desse modo fica claro que a aprendizagem é algo bastante complexo, que envolve diversos fatores, e para que ela ocorra de maneira satisfatória, envolvendo todos esses fatores é necessário muito mais disciplina do que dom.

    C. Como professores, temos que refletir sempre sobre as formas de avaliação, intervenção, além de práticas educativas mais direcionadas no acompanhamento dessas crianças, possibilitando uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicoterápicas e farmacológicas com a participação de múltiplos agentes sociais como pais, outros familiares, profissionais de saúde, além da própria criança.

    Isack Rocha e Odilon Campelo

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  15. prof,entre em contato comigo já enviei 2 emails e não obteve respostas.grata Deumária meu email deumarialima2013@hotmail.com,meu blog deumaprofinfantil-banda paquera.

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