segunda-feira, 10 de junho de 2013

Anátomo-fisiologia: Aspectos relacionados a vitamina D

Olá Pessoal,

Como vimos em sala de aula o papel da vitamina D é extremamente importante para o bom funcionamento das funções do corpo. Baseado em nossa exposição respondam:

a) Qual a importância da vitamina D para o sistema esquelético?
b) O uso de bloqueadores solares interfere na fisiologia do sistema esquelético?
c) Qual a relação da vitamina D e do câncer?

Os links abaixo trazem referências que auxiliarão nas respostas.

Data máxima para a postagem: 22/06/13

Links:

https://www.repositorioceme.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56428/000690596.pdf?sequence=1


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá professor boa noite, ai estão as resposta de
    Suyany e Bárbara

    a) A vitamina D é importante porque atua sobre a regulação do transporte de cálcio no interior da célula musculoesquelética, influenciando a cinética de contração muscular e síntese protéica, sendo importante também para manutenção da massa, da força e da velocidade de contração do músculo esquelético. Dessa forma através de suas ações no intestino, rim, osso e glândulas paratiróides, a vitamina D é um hormônio fundamental para a homeostase do cálcio e para o desenvolvimento de um esqueleto saudável.

    b) Sim, pois a vitamina D é produzida por exposição da
    pele aos raios solares, e quando a exposição solar é insuficiente para alcançar as necessidades diárias, seu consumo dietético se torna essencial, embora as fontes de vitamina D sejam poucas.

    c)a vitamina D tem um efeito muito importante no sistema imunológico, pois inibe a produção de substâncias que causam inflamação nas nossas células, e também age equilibrando a replicação celular, o que contribui para que não ocorra a multiplicação de células de células que possas desenvolver tumores ( células cancerígenas). com um bom estoque adequado de vitamina D, temos um sistema imunológico forte, e prevenimos o câncer, assim como as doenças cardio respiratórias também entre outras.
    fonte: http://www.vponline.com.br/blog/?p=25

    Att Bárbara Elizabeth e Suyany Dias

    ResponderExcluir
  3. Oi Professor? abaixo estão as respostas sobre Vitamina D
    Leidiana Costa e Fernanda Calaça

    a)A Vitamina D ela foi considerada uma exceção, pode sim ser consumida em quantidade maiores, por que ao contrario das outras, o organismo pode produzi-la. E ao fazer o estudo dessa vitamina, observou-se que pessoas com HIV(aids) tem maior grau de deficiência da mesmo pois ela pode ajudar a combate-la. A vitamina D é produzida a partir de uma molécula na pele com estrutura parecida ao colesterol que é transformada na forma ativa da vitamina D. A carência dessa vitamina pode pode causar raquitismo em crianças e em adultos podem desenvolver o enfraquecimento dos músculos e ossos.

    b)Sim, pois o uso de protetor solar diminui a capacidade de síntese de vitamina D. a vitamina estar envolvida com a formação dos ossos e com o controle das taxas de cálcio e fosforo. No entanto não há ligação entre a luz solar e a melanoma.

    c)A identificação da expressão do VDR na maioria das células e a descoberta que algumas células também apresentam mecanismos enzimáticos para produzir formas ativas da vitamina D têm mostrado evidências da influência desta vitamina na patogenia de algumas neoplasias.Verificou-se que a ingestão diária de vitamina D por adultos na faixa de 4.000 a 8.000 UI [unidades internacionais] sãonecessárias para manter os níveis sanguíneos de metabólitos da vitamina D no intervalo necessário para reduzir em cerca de metade o risco de diversas doenças – câncer de mama, câncer de cólon, esclerose múltipla e diabetes

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
    CURSO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
    ALUNO: ARI AUGUSTO / AYLSON

    Como vimos em sala de aula o papel da vitamina D é extremamente importante para o bom funcionamento das funções do corpo. Baseado em nossa exposição respondam:

    a) Qual a importância da vitamina D para o sistema esquelético?
    b) O uso de bloqueadores solares interfere na fisiologia do sistema esquelético?
    c) Qual a relação da vitamina D e do câncer?

    Respostas:

    a) Antes de falamos da importância da vitamina D para os ossos, vamos ver o que é mesmo essa vitamina D. A vitamina D que é essencial para nosso organismo, vem a ser uma vitamina que promove a absorção de cálcio, isso após a exposição à luz solar, para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes e atua também como recentemente descoberto, no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.
    Então a vitamina D, através de suas ações no intestino, rim, osso e glândulas paratiróides, é um hormônio fundamental para a homeostase do cálcio e para o desenvolvimento de um esqueleto saudável. Na célula muscular esquelética, a vitamina D atua através do mecanismo clássico de ligação a um receptor nuclear e também através da ligação a um receptor de membrana, realizando ações que envolvem o transporte de cálcio, a síntese protéica e a velocidade de contração muscular.
    Em resumo, a vitamina D, através de suas ações sobre a regulação do transporte de cálcio, síntese protéica e cinética da contração, é importante para manutenção da massa, da força e da velocidade de contração do músculo esquelético.


    b) A luz solar é composto por espectro contínuo de radiação eletromagnética que apresenta divisão e denominação em concordância com o intervalo de comprimento de onda (λ): radiação ultravioleta (UV) (100-400nm), visível (400-780nm) e infravermelho (> 780 nm), sendo que ao atingir a pele desprotegida, com ação cumulativa a radiação UV provoca um processo complexo associado a reações químicas e morfológicas.
    Pois bem, a vitamina D é sintetizada a partir da ação da luz ultravioleta sobre os precursores 7- dehidrocolesterol (pró-vitamina D3) ou ergosterol (pró-vitamina D2) localizados na pele. Os precursores são convertidos em pré-vitamina D3 e pré-vitamina D2 e então em vitamina D3 (colecalciferol) e vitamina D2 (ergocalciferol). Então os usos de protetor solar reduzem a produção cutânea da vitamina D e as manifestações mais amplamente reconhecidas de deficiência de vitamina D são o raquitismo (nas crianças) e a osteomalácia (nos adultos).

    Ambas são caracterizadas pela perda de mineral a partir dos ossos, resultando em deformidades do esqueleto, tais como pernas arqueadas nas crianças. As extremidades dos ossos longos tanto nos braços como nas pernas estão envolvidas e o crescimento pode ser retardado. O raquitismo também resulta na mineralização inadequada do esmalte dentário e da dentina.

    c) Vamos ver logo o conceito de câncer que é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal. Pois bem, a vitamina D exerce ações diretas ou indiretas em mais de 200 genes envolvidos na regulação do ciclo celular, diferenciação, apoptose e angiogênese, promovendo ou inibindo a proliferação de células normais ou neoplásicas. A identificação da expressão do VDR na maioria das células e a descoberta que algumas células também apresentam mecanismos enzimáticos para produzir formas ativas da vitamina D têm mostrado evidências da influência desta vitamina na patogenia de algumas neoplasias.
    Então a vitamina D liga-se ao VDR (forma um heterodímero com o receptor X de retinóide e liga-se aos elementos responsivos ao hormônio no DNA resultando na expressão ou trans-repressão de produtos gênicos específicos.) nuclear para determinar uma resposta genômica através da regulação da transcrição genética das células.

    ResponderExcluir
  5. Olá professor ai estão as respostas
    Anderson e Igor Charles
    a) Sua função é manter os níveis de cálcio e fósforo no nosso corpo em um estado normal, para que lês realizem os processos metabólicos fundamentais para a mineralização e fortalecimento dos osso.
    b) Sim, as utilizarmos o bloqueador solar, estamos impedindo que a quantidade de luz entre da vitamina D. Com isso ela não realiza sua função, podendo deixar os ossos mais frágeis e sensíveis, causando deformidade no sistema ósseo.

    c) A deficiência de vitamina D tem sido implicada como fator de risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o câncer
    de mama, câncer colorretal, melanoma, câncer de ovário, câncer de próstata e também com relação ao câncer de esôfago, porém,
    os dados existentes são controversos. Existem evidências que as interações da vitamina D, 25(oH)D, seus níveis plasmáticos de exposição à radiação UV desempenham um papel importante na ocorrência de
    câncer. Porém, para determinados tipos de câncer, as evidências das associações são inconsistentes.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Dyanderson Eustáquio
    Olá Professor, segue as resposta conforme combinamos.

    a)a vitamina D é um hormônio que regula o metabolismo do cálcio e do fósforo. Sua principal função é manter os níveis síricos de cálcio e fósforo em um estado normal capaz de propiciar condições à maioria das funções metabólicas, entre elas a mineralização óssea.



    b)o uso excessivo de bloqueador solar inibe a ativação da vitamina D, presente na pele,assim ela não promove a absorvição de cálcio, interferindo no crescimento e fixação de cálcio nos ossos e dentes (prejudicando assim todo o sistema esquelético).



    c) Como os estudos ainda não determinaram a quantidade de exposição solar (superfície total de pele exposta em um determinado tempo) necessária para prevenir a deficiência de
    vitamina D e o raquitismo, observa-se que há uma preocupação crescente quanto à exposição UVB e sua relação com o câncer de pele na vida adulta, pois existe uma relação entre exposição solar e surgimento de câncer de pele.

    ResponderExcluir
  7. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
    CURSO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
    ALUNO: Cleomara / Elisangela
    Olá Professor, segue as resposta.
    a) A importância da vitamina d na saúde óssea é particularmente relevante para os jovens, cujos ossos estão se desenvolvendo, e para os idosos, cujos ossos estão enfraquecendo. mas seu papel vai além da saúde dos ossos. foi comprovado que ela pode preservar a força muscular e proteger contra doenças fatais, como a diabetes, esclerose múltipla e até mesmo câncer, além de ser uma força poderosa na regulação do crescimento celular, metabolismo energético e imunidade.

    b) Sim, é a eventual perda da formação de quantia necessária de vitamina d, aspecto que certamente influência negativamente na saúde do organismo.

    c) A vitamina d como poderoso preventivo da osteoporose e outras doenças do envelhecimento. nos últimos anos, diversas pesquisas, de âmbito mundial, revelaram os benefícios terapêuticos da vitamina d em moléstias que vão do câncer a doenças oftalmológicas como outras, concentrados principalmente perto de alguns genes ligados a condições como esclerose múltipla, doença de crohn, lupus, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer como leucemia linfática crônica e câncer colo-retal, isto é, a vitamina d pode proteger contra o câncer de cólon por ajudar a eliminar um ácido tóxico que promove a doença. a descoberta pode indicar o caminho para o desenvolvimento de terapias que ofereçam proteção semelhante à proporcionada pela vitamina d sem os efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo da substância.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite professor, abaixo segue as respostas.

    a)Qual a importância da vitamina D para o sistema esquelético?
    No que se refere à célula muscular esquelética, sabe-se que a vitamina D participa na absorção e no metabolismo do cálcio e na calcificação dos ossos. A vitamina D atua através de um receptor específico, exercendo ações que envolvem desde a síntese proteica até a cinética de contração muscular, que repercutem na capacidade de realizar movimentos rápidos que evitam uma queda.

    b) O uso de bloqueadores solares interfere na fisiologia do sistema esquelético?
    Sim, pois a vitamina D é produzida na pele quando é exposta ao sol; ela atua como um modulador do sistema de defesa do corpo. A quantidade certa da vitamina D permite que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados de repetição.

    c) Qual a relação da vitamina D e do câncer?
    Os estudos ainda não são conclusivos, mas indicam que a vitamina D poderia ajudar a prevenir tumores colorretais, de mama e próstata. Ele estaria envolvido no processo que determina a morte de células defeituosas e parece influir na ação de genes que inibem o crescimento dos vasos sanguíneos que nutrem o tumor.

    ResponderExcluir
  10. Professor, espero que as minhas colocações ainda sejam válidas, perdão pela demora!

    A) QUAL A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA O SISTEMA ESQUELÉTICO?
    A importância da vitamina D na saúde óssea é particularmente relevante para os jovens, cujos ossos estão se desenvolvendo, e para os idosos, cujos ossos estão enfraquecendo. Mas seu papel vai além da saúde dos ossos. Foi comprovado que ela pode preservar a força muscular e proteger contra doenças fatais, como a diabetes, esclerose múltipla e até mesmo câncer, além de ser uma força poderosa na regulação do crescimento celular, metabolismo energético e imunidade. O papel da vitamina D, em um sistema imunológico saudável ainda está para ser definido, mas sabemos que as células CD4 e CD8 têm receptores de vitamina D e a ativação desses receptores pode ter grande impacto na função imunológica. Além disso, a vitamina D tem um papel importante na prevenção da inflamação celular, considerada atualmente responsável por muitos dos principais problemas de saúde enfrentados pelas pessoas com HIV/aids, especialmente as doenças cardiovasculares, incluindo diabetes e hipertensão. A deficiência de vitamina D também pode causar a doença do intestino irritável e artrite reumatóide. A disfunção cognitiva, uma grande preocupação com o envelhecimento da população, também tem sido associada a baixos níveis de vitamina D. Por todas estas razões, a vitamina D tem assumido um papel fundamental na manutenção de uma boa saúde e na redução de comobirdades em pacientes com sistema imunológico comprometido.

    B) O USO DE BLOQUEADORES SOLARES INTERFERE NA FISIOLOGIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO?
    Sim, pois impede totalmente a incidência dos raios UVB necessários para a ativação da Vitamina D nas células CD4 e CD8 que será convertida na forma da vitamina D3 (colecalcifenol) através de síntese no próprio organismo, e da vitamina D2 (ergocalcifenol) de origem vegetal. Dessa forma, muitos problemas de saúde podem ser agravados, principalmente quando se analisam pessoas de mais idade, que naturalmente já tem seu sistema ósseo comprometido pelo tempo.

    C) QUAL A RELAÇÃO DA VITAMINA D E DO CÂNCER?
    As evidências são bastante convincentes de que existe uma relação entre níveis inadequados de vitamina D com o aumento do risco de câncer e/ou a progressão do tumor. A relação entre os níveis séricos de vitamina D e o risco de desenvolver alguns tipos de câncer foi revisada em 2008 por Holick, no qual o autor sugere uma redução de 30 a 50% do risco de desenvolver câncer colorretal, mama e próstata, caso haja um aumento de vitamina D, através da ingestão diária de 1000 UI ao dia ou da exposição solar, elevando os níveis séricos de 25(OH)D3 para mais de 30 ng/mL. Diversos mecanismos moleculares têm sido propostos para os efeitos protetores da vitamina D no câncer. Muitos desses mecanismos estão relacionados com a produção de 1,25(OH)2D3 por tecidos que possuem a enzima CYP27B1, como a próstata, cólon, mama e pâncreas. Nas células destes tecidos, a 1,25(OH)2D3 liga-se ao receptor da vitamina D (VDR) em que, no núcleo celular formam um complexo para influenciar a expressão de genes envolvidos na regulação da inflamação, apoptose de células tumorais, diminuição da proliferação, diferenciação celular e imunomodulação.

    ResponderExcluir