terça-feira, 11 de outubro de 2011

A todos (ou a quem possa interessar).

Oi Pessoal, iniciamos nossa segunda etapa um pouco diferente: não aos textos técnicos e procedimentais!
Assistam essa pérola do Eduardo Galeano e se quiserem façam alguma comentário que possa agregar valor para a humanidade e para a sua profissão.

Boa Leitura!

http://www.youtube.com/watch?v=w8rOUoc_xKc

Prazo: Antes de seu óbito.

12 comentários:

  1. A melhor definição para a utopia é aquela que diz: A utopia é um ideal inatingível e consequência disso caminhamos sempre para tentar alcança-la. Sobre a utopia Quintana escreve:
    DAS UTOPIAS

    “Se as coisas são inatingíveis... ora!
    Não é motivo para não querê-las...
    Que tristes os caminhos se não fora
    A mágica presença das estrelas!”

    Mario Quintana

    ResponderExcluir
  2. Paulo Henrique
    As pessoas que mais dor sentem ao viver sao as mais sensiveis,e estas por consequencia sao as mais vulneraveis. Estas sao as palavras de Eduardo Galeano. No meu ponto de vista,as pessoas que mais dor sentem ao viver sao as que nao tem fe em Deus, essas sim sao as que deveriam perder o sono por nao ter a glandula chamada consciencia.

    ResponderExcluir
  3. Grupo: Luiza, Orleano e Stephanie.

    Assistimos a esse vídeo e achamos muito sábio o jeito que o Eduardo ''enxerga'' a vida. No começo ele descreve as pessoas como fogo, dizendo que algumas são quentes, outras frias, outras são incêndios ou faíscas! E realmente há pessoas que possuam algumas dessas características, e cabe a nós respeitarmos.
    Gostamos muito quando ele cita a amizade, que um ''eu amo muito você'' e ''você é linda'' pode não ter significado nenhum. Em uma amizade verdadeira deve existir sinceridade, não deve existir o medo de dizer a verdade.

    ResponderExcluir
  4. Grupo: Sabrina Freitas, Leidiane Tomé, Athila Carneiro

    Assistimos ao vídeo documentário sobre a vida de Eduardo Galeano e percebemos que o mesmo é um pensador muito sábio que define a vida como um conjunto de histórias do mundo e as pessoas como chamas que podem ser frias, incendiárias, podem soltar faíscas ou ser apenas chamas acesas durante o tempo o que realmente pode ser relacionado com pessoas do nosso cotidiano. Alem disso ele define a amizade verdadeira e ressalta que a mesma so é de fato verdadeira se for sincera ao ponto de estar sempre relacionada com a verdade mesmo que machuque ao companheiro que se é amigo. Para Eduardo quando uma pessoa é solidario diariamente, consequentemente é um ser humilde que consegue se encontrar nos outros e ainda perceber as grandezas existentes em pequenas coisas ou atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Grupo: Delano,Saulo,Cristiano.

    Este vídeo nos Traz grandes ensinamentos onde Eduardo galeno é sempre revigorante muito emocionante e triste ao mesmo tempo.
    Contemplar a vida humana e falar que somos um mar de foguinhos,cada pessoa brilha com luz própria a pessoas de todo tipo,loucos,serenos,nunca fogos iguais ( ou seja pessoas iguais). E existem pessoas que vivem a vida com tanta vontade.

    Eduardo galeno

    as coisas que se entendem de verdade, é coisas que se podem entender com o coração a razão e sentir com o coração são coisas que podemos olhar de dentro e de baixão.
    A nossa pátria é de diversidades humanas.
    O mundo está feito de histórias,histórias que permitem transformar o passado em presente.
    O mundo é um tecido de encontros e desencontros perdas e ganhos.cada perda para mim é um encontro que não tive ( perfeita esta frase)
    O Medo ameaça as pessoas você vive sempre com medo.
    Para levantar-se, precisa saber cair.
    Pessoas sensíveis são fáceis de se machucar,são pessoas que mais sentem dor ao viver.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Galeano é uma pessoa muito sábio que tem uma visão realista do mundo, como ele diz, um olho no microscópio e outro no telescópio. Nós temos que da mais valor a nossa vida, nosso dia-dia, nosso bem-esta. Infelizmente no mundo de hoje nos somos condicionados a ser como o sistema quer e não como nos queremos realmente ser, apenas na infância conseguimos ser nos mesmos. Como ele fala, nenhuma chama e igual a outra, ou seja, as pessoas são diferentes e temos que respeitar a todas. Então temos que levar a adiante todas coisas boas que podemos fazer pelas outras e aplica-las em nosso trabalho, no nosso dia-dia.

    Fernando Novaes, Vanderlei, Marcos.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Galeano é uma pessoa muito sábio que traz grandes ensinamentos que tem uma visão realista do mundo e sempre revigorante muito emocionante e triste ao mesmo tempo. Faz uma comparação do mar de foguinhos com a vida humana, que cada pessoa tem sua propria luz e que nunca vai ser iguais, nenhuma chama e igual a outra, ou seja, as pessoas são diferentes e temos que respeitar a todas. Sempre levando todas as coisas boas da vida e que podemos fazer pelas outas pessoas e aplica-las,quando uma pessoa é solidario diariamente, consequentemente é um ser humilde que consegue se encontrar nos outros e ainda perceber as grandezas existentes. Por tando a amizade só de fato verdadeira se for sincera ao ponto de estar sempre relacionada com a verdade mesmo que machuque ao companheiro. Nós temos que dar mais valor a nossa vida, nosso dia-dia, nosso bem-esta como.

    Alunos: David Oliveira, Manuela Vilas Boas e Maria Nazareth Sousa

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Galeno grande sábio relata de como viver bem sem ser egocêntrico. O Sistema Capitalista corroer estado de espírito do homem que vê presente e futuro, o lucro. Pessoas devem amar a Deus e olhar mais para próximo.
    Com diz a oração de São Francisco;
    Onde houver ódio, que eu leve o amor,
    Onde houver a ofensa, que eu leve o perdão
    Onde houver discórdia, que eu leve a união,
    Amar, e ser amado,
    Pois e dando, que se recebe.

    ResponderExcluir
  9. "As perdas das coisas, confesso que nunca me importaram muito. Mas as perdas das pessoas sim, doeram e, em alguns casos, deixaram um buraquinho bem difícil de preencher. Mas este mundo está armado assim, é um tecido de encontros e desencontros, de perdas e ganhos, e o melhor dos meus dias é o que ainda não vivi. E cada perda corresponde a um encontro que ainda não tive e, por sorte, a realidade é generosa e não falha nisso. Na verdade, eu escrevo para celebrá-la e a celebrando, denuncio tudo que impede que a gente reconheça nos outros e em nós mesmos, as múltiplas cores do arco-íris terrestre. Somos muitíssimo mais do que nos dizem que somos." Infelizmente existem pessoas que são bem mais apegadas as coisas materiais, as vezes isso é bem mais visto! Devemos viver a vida intensamente porque ela é curta!
    alunos: kalil lobo; viliberto matos; hana moreira

    ResponderExcluir
  10. Um escritor e jornalista, Eduardo Galeno relata a sua forma de ver o mundo e dos momentos que passam não só em sua vida mais no cotidiano da população.Umas das frases do video que mais chamou atenção foi quando ele disse: " e o melhor dos meus dias é o que ainda não vivi...".O escritor tambem retrata como é viver na sua cidade natal Montevidéu, ressaltando a amizade verdadeira é aquela que não esconde nada do outro.No video, Eduardo Galeno fala de muitas passagens dos humanos no planeta terra, das coisas simples das vida da maneira como as coisas acontecem.
    Alunos: José Carvalho,Gustavo de Oliveira,Heracktanho Júnior

    ResponderExcluir
  11. As pessoa tem se prendido muito a coisa materiais e esquecido do seu próprio "eu". Existem vazios maiores do que materiais, perda de alguém que faleceu, um amor mal resolvido.
    Somos além de ser humano, um a dádiva de DEus.
    Tudo o que fazemos e como agimos erá refletir em nós mesmo, nos que somos.
    Somos passageiros no planeta, temos que fazer boas histórias para serem contadas
    Maria Danielly Ferreira

    ResponderExcluir
  12. O jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, é um sábio que relata como vê a América Latina, diferentemente de como diz ele, outros com a típica arrogância dos professores de democracia, sendo a região do mundo que provavelmente, é a mais diversa de todas, é a pátria das diversidades humanas onde se misturam e as vezes brigam, todas as cores, cheiros e as dores do mundo. E ainda com as dores das perda de pessoas acredita que o mundo é um tecido de encontros e desencontros, com perdas e ganhos. Devíamos sempre seguir a visão de Galeano, quando diz que "somos muitíssimos mais do que nos dizem que somos".
    Tudo que faremos, sempre terá uma consequência, independente de quem somos e da escolha, a realidade sempre será a mesma.

    Maria Grace Carvalho

    ResponderExcluir