domingo, 30 de outubro de 2011

Planejamento: Ai que vida!

Baseado no filme em questão. Responda:
 Apesar de hipotética, a cidade de Poço Fundo pode representar a maioria das cidades interioranas. Dessa forma a representação dos problemas de saúde do filme podem ser extrapoladas para nossa realidade.
a) Que necessidades funcionais podem ser observadas no filme, semelhantes a da nossa realidade, podem ser resolvidas com a ação da Fisioterapia em saúde coletiva?
b) Como proceder para difundir o serviço de Fisoterapia em uma cidade como Poço Fundo a fim de mostrart a importância da profissão na atenção básica?

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A)Problemas de má Postura, patologias como LER , orientações para organização de centros de reabilitação simplificada e confecções de próteses, órteses e instrumentos a serem utilizados no tratamento, assim como algumas informações para prevenção de deficiências.


    B)Inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, assim como em programas de promoção e inclusão social, educação e reabilitação;

    ResponderExcluir
  3. O filme relata a história dos pobres nordestinos e Brasileiros,que sofrem por falta  de recursos, principalmente na saúde, pois o único posto de saúde fechou suas portas devido a falta de recursos humanos e materiais esses problemas são consequência da corrupção e do descaso das autoridades competentes, isso já é uma prática comum aos nossos governantes que não aplicam as verbas públicas em cidades do nordeste e principalmente nos interiores no qual torno-se uma prática quase que comum a todos os políticos, a compra e venda de votos, muitos sem instruções ficam na mão de políticos corruptos, além da falta de oportunidades de trabalho que agrava mais a situação da saúde, pois uma grande parcela dessa comunidade não possui remuneração para pagar um plano de saúde e morrem como aconteceu no filme a míngua sem atendimento. Seria de grande valia a implantação de programas do governo como o NASF E PSF em cidades que ainda não possuem esses programas a fim de amenizar o caos da saúde nessas cidades, o fisioterapeuta seria dentro desse contexto um profissional extremamente importante , atuando na prevenção e na promoção da saúde .
    Em uma cidade como poço fundo onde a maior parte das pessoas não tem instrução o fisioterapeuta deve procurar a população e convidá-la para assistir palestras informativas sobre saúde e fisioterapia incentivando a população a procurar e a receber o profissional de saúde, assim como também alertá-los a cobrar das autoridades o direito a uma educação e saúde de qualidade.
    MÔNICA

    ResponderExcluir
  4. a)existe uma necessidade muito grande de informação, prevenção e promoção em saúde no filme onde a fisioterapia pode atuar diretamente, indo até as residencias informando a população e fazendo camapanhas, mais o grande problema da corrupção deve ser resolvido para se poder trabalhar em parceria.

    b)O caminho para se dinfundir numa cidade como a do filme é mostrar ações de prevenção e promoção que possam trazer enormes beneficios como a redução do indice de mortalidade infantil, além de lutar pela implantação de um PSF e Nasf que irão atender as necessidades da população de maneira digna e humanizada.

    alunas: soraya, luzia e tamyles.

    ResponderExcluir
  5. A)Os moradores de Poço Fundo são bastante carentes no que diz respeito à prevenção e promoção de saúde. A fisioterapia poderia está realizando visitas domiciliares para informar a essas pessoas como devem está realizando suas atividades diárias, sobre as posturas adequadas para que elas não sintam dores; enfim melhorando a qualidade de vida e funcionabilidade de cada indivíduo.

    B)A fisioterapia pode divulgar ações de prevenção e de promoção de saúde, uma vez que o único posto de saúde fechou por falta de profissionais qualificados para atender as necessidades da população; essas formas de prevenção com certeza iriam reduzir as taxas de mortalidades presentes na cidade.

    ResponderExcluir
  6. 6ABM
    Ana Kaolline Araújo Ferreira
    Halana Machado
    a)O Filme retrata a realidade social de muitos nordestinos que necessita de serviços sociais urgentes como implantação de um PSF e NASF. A Fisioterapia pode atuar na prevenção e promoção em saúde juntamente com outros profissionais da saúde.
    b)O Fisioterapeuta pode da palestras nas escolas orientando alunos uma melhor postura, aplicar atividades esportivas junto aos profissionais da educação física. Fazer programas de ação social para as grávidas orientando em toda a gestação e puerperio e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida nesse período tão delicado para s mulheres.

    ResponderExcluir
  7. Barbara Bastos Camilo
    matricula: 0910311-2 Horario: T2CD

    1) a questao da prevençao e promoçao da saude, observou-se no filme, assim como em nossa realidade, nao apenas em cidades interioranas, a ignorancia da populaçao em relaçao a cuidados basicos com a saude, que evitam diversas intercorrencias. ex: a fisioterapia, relacionando a contexto do filme, atuaria nessa questao de promoçao da saude, informaçao etc...

    2) planejar e elaborar um projeto, apresenta-lo aos gestores e trabalhar juntamente com as pessoas mais acessíveis a populaçao.

    ResponderExcluir
  8. A) Para uma população como a da cidade mostrada no filme, o que seria preciso para ter mais saúde, seriam uma maior conscientização de prevenção, uma maior e mais eficiente acesso à saúde ( que no caso é uma das críticas abordadas no filme ), profissionais competentes e campanhas para promoção e prevenção de saúde na população. Também é observado a carência de políticas e programas de saúde como a criação de PSF E NASF, para dar a assistência necessária, já que a população em questão é de uma cidade extremamente pobre.
    B) O profissional de fisioterapia, assim como qualquer outro, pode valorizar sua classe interiorizanado seus serviços à populações que ainda não conheciam o seu trabalho. Poderiam ser feitos, assim como a odontologia vêm realizando, palestras em escolas e outros lugares populares para difundir os serviços que podemos oferecer. Não só para esse pequeno grupo que saõ os estudantes, mas esse serviço pode ir além, com programas de uma vida melhor para idosos, cuidados com as gestantes e diversos outros públicos alvo. E para que o trabalho de qualquer profissional passe a ser reconhecido é necessário que cada um faça seu trabalho com zelo e dedicação, tendo em vista para uma boa relação com seus pacientes, realizar também um trabalho humanizado.

    Márjory Costa Lima

    ResponderExcluir
  9. Emanuelle,Nágila e Lígia.6MAB
    A)Precisariam de ações preventivas através de orientações observando o que a aquela comunidade necessita.Observar quais condições funcionais alteradas nas pessoas daquela população e assim também atuar na recuperação funcional para aqueles que não podem se deslocar para uma unidade de saúde em domicilio e aos que podem ir encaminhar para um serviço especializado.Para que essa realidade aconteça surge a necessidade de um apoio dos politicos, estes por sua vez devem ser informados das necessidades da população e também da importancia das ações da fisioterapia nessa situação.
    B)Levando em consideração que Poço fundo é uma cidade pequena e com poucos moradores, deveriamos adotar meios de informação, de orientação, de prevenção... Uma estratégia de promoção de saúde.. a fim de diminuir a necessidade de se procurar serviços mais especializados de atendimentos hospitalares, uma vez que nem a atenção primária funciona adequadamente. Assim, com certeza, haveria uma melhoria da saúde publica e uma valorização da atenção primária, por torná-la mais resolutiva!

    ResponderExcluir
  10. Germano Bessa e Gilberto Bonfim 6MAB

    A)R-Como que de praxe no filme mostra como é realmente a realidade de muitas cidades do Nordeste.No caso do filme mostra a falta de compromisso do Prefeito com o povo.A Fisioterapia entraria em parceria com a Prefeitura e juntamente com outros profissionais da saúde atuando de forma preventiva para as doenças especificas de cada aérea e a Fisioterapia com as doenças Cinético Funcionais e realizando palestras socioeducativa para a Comunidade mostrando a importância de se manter a saúde.




    B)R- A prefeitura teria que realizar concurso publico para a aérea da fisioterapia contratando-os e assim os Fisioterapeutas contratados lutar por melhorias em prol da população mais sempre visando a parceria com a Prefeitura.Pois no filme é bem nítido que não há um programa eficiente na saúde publica(pois o índice de mortalidade é bem alto) principalmente a mortalidade infantil.

    ResponderExcluir
  11. a: Problemas de postura,os problema que so os nordestino sofrem tipo a falta de saneamento basico entre outras coisas...a má alimentançao que levou uma criança a morrer,a venda de remedios a troco da compra de votos.

    b: podemos fazer ações sociais explicando a importancia da profissao a eles,explicando a profissão,mostrando o que deve ser feito para melhorar a vida dele...ou pelo menos amenizar,alguns exercicios para quem trabalha.

    ResponderExcluir
  12. a)Principalmente atenção primária, já que, os postos de saúde não funcionavam por não ter profissionais de saúde, levando a morte de uma criança por verminose, um problema que poderia ser facilmente tratado se essa criança tivesse recebido um atendimento médico, e um problema que poderia ser evitado com programas de atenção básica.

    b)Primeiramente com orientações sobre o que a fisioterapia é capaz de promover para aquela população, pois, é notório que a população de Poço Fundo é ignorante e a maioria é carente e não dispõe de uma boa qualidade de vida. Essas orientações podem ser transmitidas para a população através de palestras em locais públicos, anúncios em carro de som, panfletos informativos e ilustrativos e visitas domiciliares.

    Amanda Brilhante, Greicy Kelly, Polianna Umbelino e Thiara Ponte .

    ResponderExcluir
  13. a)No filmes podemos pecerber que isso acontece em quase todas as cidades interioranas do nosso país.
    a falta de proficionais da sáude, a falta do rémedio, a falta de um serviço especializado e como sempre um politico corrupto por trás disso tudo.
    A Fisioterapia poderia atuar na atenção primaria, previnindo as doenças.

    b)A Fisio poderia atuar na orientação e na prevenção, podendo fazer palestras para esclarecer sobre a importancia da fisioterapia no dia a dia de cada cidadão, como as pessoas se previnir de doenças, ensinando sobre higiéne, saneamento basico, etc. Pois á maiore dessas cidades pequenas do interior a população é de baixa renda, a maioria não tem escolaridade e ão tem noção de certas doenças.
    Ianara kelly e Ivyna borges. 2CDT.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. a) De todas as nescessidades, a mais explícita e urgente é a falta de profissionais de saúde no único hospital que tem na cidade, por conta dessa falta de profissionais, os pacientes voltam para casa e um chega a óbito pela falta de atendimento. O Fisioterapeuta pode entrar com coisas básicas como a visita domicilar ajudando na prevenção de acidentes domésticos, informações sobre higiene, como prevenir doenças como diarréia, tuberculose etc.. O Fisioterapeuta pode também informar sobre a postura correta ao sentar, deitar, fazer atividades do dia a dia etc.Ou seja, o Fisioterapeuta pode atuar com a informação, promoção e prevenção de saúde.
    b) Mostrar o papel do Fisioterapeuta na atenção básica como a infomação, a promoção e a prevenção na saúde. O Fisiterapeuta poderá comparecer em escolar, casa, ONG's etc para informar noções básicas de prevenção de acidentes, a postura correta entre outras. A divilgação do trabalho do Fisioterapeuta através de palestras na comunidade, em escolas, na casa dos moradores é uma ferramenta importante para difundir o serviço na comunidade provocando um maior conhecimento e aceitação da profissão na população. Apesar de a profissão existir a um certo tempo, a maior parte da população ainda não conhece e tem um certo receio de aceitar nossos serviços.

    Gabriel Bezerra Santos - 1011125/x
    Turma: M6AB

    ResponderExcluir
  16. Emmanuela Mendes Boaventura
    Renata Garrido
    Samantha Monteiro
    Turma: T2CD

    A) A falta de assistência medica foi o mais notório no inicio do filme, onde mostra a morte de uma criança, por falta do atendimento. Nesse caso faltou uma política assistencial a qual visa toda essa imagem da saúde publica em um modo geral. Percebemos que a falta de saneamento básico fazia parte também do contexto do filme, assim como pavimentação ,entre outras coisas. Ali um gestor graduado em fisioterapia, conseguiria observar a realidade e fazer com que isso tomasse um rumo diferente, que foi notado por uma moradora da cidade, que observou depois da morte da criança essa falta de cuidados com a saúde publica, e visou a melhoria da cidade. A fisioterapia poderia implantar um núcleo assistencial como o Nasf, junto com outros proficionais. E fazer todo esse trabalho assistencial primário, uma criança que morre por verminose hoje em dia é um crime, pois demos agentes de saúde e postos que trabalha nessa prevenção. Assim um Nasf na cidade poderia ter evitado essa morte tão prematura e revoltante.

    B) Implantado um Nasf, fazendo visitas como forma de prevenção, visitar as casas dos moradores, falar sobre algumas doenças que pode ser evitadas, como: lavar as mãos depois de usar o banheiro e chegar da rua, lavar os alimentos,ferver a água do consumo saco essa for de posso,entre outras informações básicas, para manter a saúde longe de bactérias e vermes,observar também qual a real necessidade da cidade e da população.

    ResponderExcluir
  17. Carolinne de Melo Pires e Souza
    Ana Maria Fontenelle

    FILME AI QUE VIDA!


    O filme em questão retrata a grave necessidade de Controle e Prevenção à saude nas pequenas cidades de interior dos estados Brasileiros.
    Essa necessidade poderia ser melhor administrada com a implantação de Serviços Sociais como o PSF e
    o NASF nestas cidades ,diminuindo assim ,a grande taxa de Mortalidade Infantil e a taxa de mortalidade da ges
    tante durante o parto por falta de acompanhamento pre- natal durante a gestação das mesmas. Existe a necessi
    dade da criação e contratação de GRUPOS MULTIDISCIPLINARES que atuem junto á estas comunidades.
    A fisioterapia muito poderia fazer por estas pessoas tão vitimas do descaso das autoridades competentes
    uma vez que poderiam ser oferecido concurso pra contratação de profissionais qualificados não só atuando nas
    areas da fisioterapia como tambem em outras areas de saude tais como: médicos, enfermeiros, dentistas, fono-
    audiólogos e terapeutas ocupacionais entre outros.
    A promoção de palestras para adultos e para crianças em seus colegios tambem poderia ser de grande utilidade no esclarecimento e prevenção das doenças que acometem crianças e adultos,
    As prefeituras poderiam fazer parcerias com o governo de seus estados e tentar receber os verdadeiros recursos que lhes são devidos para construção de mais hospitais e contratação de profissionais fisioterapeutas
    que realmente quisessem trabalhar nessas cidades onde existem tantas carencias,,,Atenção primaria é fundamental.
    Enfim poderiam ser feitas campanhas esclarecedoras pela equipe de Fisioterapeutas pra esclarecer a necessi
    dade desta atuação de tanta importancia pra populações nem só das grande cidades como tambem de cidades do interior como foi visto no filme AI QUE VIDA.

    ResponderExcluir
  18. 1- A falta da atenção básica no local, o posto de saúde sem funcionar..são realidades bem cruéis do nosso dia-a-dia. O que poderia ser feito seria programas para prevenção de algumas doenças, a Fisioterapia juntamente com os outros profissionais da saúde se mobilizariam para dar uma melhor qualidade de vida dos moradores da cidade de Poço Fundo.

    2- Orientar as pessoas e apresentar a Fisioterapia para eles. Dizer o que nós fazemos, a nossa importância para a saúde e bem estar da população. Esclarecer com palestras, campanhas nas escolas, já demonstrando a importância da postura nas crianças e assim fazendo com que a cidade de Poço Fundo possa conhecer e usufruir da profissão que não só salva, mais que também reabilita.

    2TCD

    ResponderExcluir
  19. Camila Martins
    Maria Dalylla
    Turma: 2CDT

    O filme parece ser uma comédia retratando as cidades do interior do nordeste, mais o que ninguem sabe ou fingi que não né. É que muitos interiores passa por essas necessidades, como a saúde e os politicos que não estão nem ai para o bem estar da população e sim para o seu proprio bem estar. E para o bem da população deveria haver a concientização das lideranças já que são eles que devem tomar a iniciativa de ajudar os mesmo, como á prevenção, contratação de médicos para o posto de saúde, assistencia básica, rémedios.. etc. E a fisioterapia poderia sim resolver algum dos problemas, na prevenção de patologias posturais, orientando a população, enfatizando na prevenção com programas que a população participassem, como palestras. etc

    ResponderExcluir
  20. alunas: Ana Eliete, Ana luiza, Paloma Lima, Yara.

    A) No filme podemos observar o que ocorre em muitas cidades do interior, que é a falta de um serviço público de qualidade e a falta de compromisso com a população, onde essa sofre por não ter as necessidades básicas. Nos futuros fisioterapeutas devemos buscar atuar nesse tipo de população na forma de promoção e prevenção da saúde através de orientações e palestras a população.
    B) Primeiramente nos devemos mostrar a população o que é ser fisioterapeuta, depois atuar nos cuidados básicos de saúde, como palestras nas escolas, orientando grupos de gestantes, de artesãs, lavadeiras e as diversas profissões que lá se encontrarem.

    ResponderExcluir
  21. O filme retrata a realidade de muitas cidades, do inteior, não so do nordeste mais do brasil, onde a populaçao rural testemunha total descaso das esferas governamentais.
    Um Trabalho de ergonomia voltado para o campo, conscientizado o trabalhador rural das posturas, adequadas séria fundamental para reduzira suas disfunções cinéticas funcionais. com a formulaçao de cartilhas com desenhos ilustrativos com as posturas corretas. Além dos cuidados, básicos de saúde.

    ResponderExcluir
  22. O filme "Ai que vida" relata a realidade da saude publica nos interiores que sao precarias( no caso do menino que morreu por falta de atendimento medico).Deve ser realizado uma campanha de divulgaçao sobre saude pelas praças,ir de casa em casa,panfletos,radio,jornal,palestra para crianças e adultos,a prefeitura poderia fazer parceria com o governo,falando da importância da fisioterapia e de todas as áreas da saude. Marjorie Castro,Larissa Lorena,Gabriele Queiroz,geisa pará

    ResponderExcluir
  23. Ariana Gomes e Luiza Porfirio/ turma: 6ABM

    a) O fisioterapeuta não é um profissional voltado apenas para o curativo, mas principalmente nas ações preventivas, na promoção e na educação em saúde. Por isso ao ser inserido em comunidades carente como no filme, cabe ao profissional desenvolver estratégias de saúde publica para que a população tome ciencia do seu trabalho. Deve ir visitar as pessoas e observar como estão sendo realizados as atividades do dia-a-dia, para que a partir de todos os dados traçar um perfil epidemiologico daquela população.

    b) Fazer um dia de atendimento para toda a população, avaliando, tratando. Realizar palestras mostrando as posturas adequadas para que possam melhorar as suas atividades, tornando assim a vida dos habitantes de Poço Fundo mais saudável.

    ResponderExcluir
  24. Débora Alves de Amorim.

    a)Os moradores de Poço Fundo tem alguns problemas bem comuns com outros municípios e cidades de todo o país, como por exemplo a falta de profissionais de saúde nos postos de saúde, a falta de verba da prefeitura (muitas vezes por corrupção), a carência de prevenção de doenças e de remédio para o povo. O fisioterapeuta poderia aturar,primeiramente trabalhando sem pensar apenas na parte financeira e sim na saúde desse pessoal de interior, segundo fiscalizando e incentivando os outros profissionais no local de trabalho.

    b)as pequenas comunidades nos dão uma certa facilidade com algumas situações, poderíamos mobilizar a população para ''caminhadas coletivas'', palestras sobre a prevenção da saúde, movimentos de como prevenir algumas doenças, avaliações e tratamentos com reuniões de pessoas com o mesmo problema...a criatividade acontece com a convivência e de acordo com a necessidade da população.

    ResponderExcluir
  25. a) Como o filme mostra, a população de Poço Fundo apresenta uma grande carência na saúde. Nós, como futuros fisioterapeutas, poderiamos tratar da prevenção, fazendo campanhas informativas, e também da promoção de saúde, atravéz de visitas.


    b) Como citado na questão anterior, o fisiotarapeuta pode tratar tanto da prevenção como da promoção de saúde e atravéz desses serviços pretados, à crianças, adultos, idosos e gestantes, somados a informação sobre a profição com certeza a população de Poço Fundo reconheceria a importância da fisioterapia.

    ResponderExcluir
  26. T2CD
    Renato Bruno
    Wallyson Sombra
    A- No filme observamos um retrato de uma realidade que estar bem próximo a nós, onde o descaso dos gestores com a população, e a falta de instrução dos integrantes da população fazem com quem os problemas sociais de saúde e educação se difundam e permaneçam sem solução. O fisioterapeuta tem uma grande missão em situações como esse, que é promover ações preventivas de informação e educação em saúde para poder solucionar os problemas antes que eles apareçam. Esse trabalho é da caráter multiprofissional e interdisciplinar, e deve ser traçado estratégias especificas para a região de modo que todos os membros da comunidade tenham acesso as informações.
    B- A melhor forma de fazer com que a população perceba como a fisioterapia é importante e o boca a boca entre as pessoas que já participaram das ações promovidas pela fisioterapia e perceberão resultados positivos. Para que isso aconteça é fundamental um trabalho competente e comprometido com a saúde da comunidade que seja realizado com seriedade e humanização, o profissional tem que ser criativo e oferecer um serviço de qualidade que busque envolve a participação ativa dos indivíduos.

    ResponderExcluir
  27. A- O filme relata sobre uma realidade na qual nos vivemos, a falta de uma boa administração dos gestores. Necessitando de muito para terem uma boa qualidade de vida. Assuntos como posturas, alimentação e higiene não são vistos no filme. Com isso é necessário informações a essa população, procurando promover saúde e prevenindo futuras complicações.
    B- Muitas atividades precisam ser desenvolvidas na cidade de Poço Fundo, procurando trazer orientações, no qual o fisioterapeuta deve atuar, através de palestras, dinâmicas, cartilhas de orientações devidas, procurando abordar assuntos no qual a população tem maior necessidade.

    ResponderExcluir
  28. Academicas: Liérgina Mello / Sâmia Magalhães

    A) Em primeiro lugar dever ser mudada a administração, que trata a população e os problemas da comunidade com enorme descaso e desrespeito. É uma situação em que vemos pessoas que nem mesmo conhecem seus direitos enquanto cidadãos. A fisioterapia dentro desse contexto iria servir de veiculo de informação sobre saúde publica e realizar um trabalho preventivo, conscientizador.

    B) Diante de uma população tão carente, pouco desenvolvida e desenformada, para difundir a fisioterapia lá seria um trabalho a longo prazo e em passos curtos, porém poderíamos promover ações sociais e integrativas, onde levaríamos o conhecimento sobre saúde, prevenção de doenças, através de campanhas, palestras, mobilizações sociais, até conseguirmos incorporar o papel do fisioterapeuta frente a atenção básica de saúde.

    ResponderExcluir
  29. A) a cidade do filme vive algo que já estamos "acostumados" de ver na saúde pública, o descaso, a indiferença, a corrupção, a falta de ajuda, etc. Acredito que a fisioterapia trabalhando na prevenção e na gestão poderá mudar a realidade, pois a fisioterapia na saúde coletiva vai não no efeito, mas na causa solucionando assim os problemas vivenciados na comunidade.
    b)Inicialmente mostrar o que é a fisioterapia, quais são os verdadeiros pricipios, aproveitar eventos para realizar panfletagem, investir na criação de uma "clinica fisioterapica" e é claro a melhor propaganda do serviço que se chama: qualidade. Outra mareira é realizar as visitas domiciliares que difundem a nossa profissão, levando informação a todas as classes.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Paulo Robson
    Turma: 6ABM
    a)Primeiramente para mudar a situação local deveria haver mudança do gestor e denuncias a respeito do descaso com a populçao assim como haver reivindicações por parte dela para mudar o quadro do PSF/NASF no local(caso exista), ate porque o SUS tem a proposta de saúde para todos. A fisioterapia pode esta atuando na ação preventiva juntamente com uma equipe multidisciplinar através da realidade local.


    b)Dinfundir modalidades terapeuticas basicas (como atuação do fisioterapeuta no pre e pos parto de uma gestante) que mostrem uma ajuda a população precária, trabalhar tambem implantações ou melhoria do PSF/NASF juntamente com outros profissionais.

    ResponderExcluir
  31. Priscilla Pontes
    T2CD

    a) O filme retrata bem a situação da maioria dos municípios do nosso país e mostra a necessidade e a importância da atenção básica atuante, para esclarecer e educar a população a respeito, não só das patologias, como dos direitos que tem como cidadãos. O fisioterapeuta, como profissional da saúde tem o dever de estar próximo à população cuidando, informando e educando da melhor forma possível.

    b)A Fisioterapia pode ser mostrada à população através da promoção de eventos que mostrem as especialidades de atuação, através de visitas dos profissionais aos pacientes que necessitam do serviço, de trabalhos educativos com a distribuição de cartilhas...

    ResponderExcluir
  32. a) O filme retrata exatamente o que é vivido na maioria das cidades do Interior do Ceará, cito esse estado, como unica fonte de vivencia. A politica das pequenas cidades, ainda vivem um momento de "voto cabresto", ou seja, aquele voto comprado/mandado pelo politico, mesmo que ainda há suas exerções. O profissional de saúde, assim como o profissional da educação têm papel importante no que diz respeito a informação, prevenção, promoção da saúde. O fisioterapeuta contratado do NASF,principalmente, tem as "cartas na mão", já que há um maior contato com a população carente, atingindo um maior grupo de pessoas, levando informação e assistência a saúde, como orientação a direitos e deveres do município.


    b)O fisioterapeuta deve ser bem informado das leis, dos direitos, das limitações dadas, assim como o poder de expressão, enfim , ser um profissional capacitado e conhecedor. A profissão pouco conhecida ainda por muitos, permite orientar a população, fazer trabalhos de intervenção, através de palestras, construir junto com o município programas educativos e garantir a prevenção de doenças, a promoção a saúde e ajudar a melhorar o nível de informação acerca das doenças.


    Ezequiel Ricarte

    ResponderExcluir
  33. a) A fisioterapia pode atuar na área de prevenção de doenças e promoção de saúde, na atenção básica de saúde, trabalhando também para diminuir o índice de mortalidade infantil, e dando sempre dicas de bem estar para a população.

    b) Primeiramente deve-se informar para a população o que é a fisioterapia e como trabalha o fisioterapeuta, e assim tentar esclarecer grande parte de suas dúvidas. O fisioterapeuta deve atender a população de maneira justa e humanizada, avaliando e tratando os pacientes dignamente. O objetivo deve ser sempre melhorar a qualidade de vida e bem estar da população, não esquecendo de enfocar o respeito ao próximo e os valores familiares.

    Sâmmara Lia Pinheiro Pinto
    6AB manhã.

    ResponderExcluir
  34. Aluna Hermannia Pinto Sagratzki
    A- O filme relata muito bem o inteiro , e a fisioterapia pode atuar muito em prevenção de doenças e promoção da saúde, dando sempre assistencia a população de forma direta e indiretamente trabalhando em escolas com os adolecentes e com a populaçõa carente.
    B- O fisioterapeuta tem que saber que vai emfrentar muitas barreiras, pois a população ainda não sabe ainda esclarecer a verdadeira função do fisioterapeuta,em que área atua suas especializações como atua na prevenção e promoção da saúde um profissional indispensavel no corpo da saúde.

    ResponderExcluir
  35. a) O filme mostra a realidade e o cotidiano de diversas cidades, que sofrem com a falta de profissionais da saúde, com a escassez da atenção primária e orientação da população, com isso gerando impactos maiores como a mortalidade infantil, as complicações na gravidez e a falta de assistencia para a familia, o desconhecimento das pessoas que necessitam da assistencia básica, prevençãp e promoção em saúde. A fisioterapia atuaria em todos os niveis de atenção, mas principalmente dos que é a necessidade maior que é a atenção primária, atuando juntamente com uma equipe multidisciplinar na comunidade para identificar o que deve ser trabalhado em cada situação.

    b) A fisioterapia pode difundir o serviço através de palestras voltadas para a população, sensibilizar orgãos para uma atenção maior aos que precisam desse serviço. Visitas nas casas para identificar as necessidades, habitos a serem trabalhados, mostrando a importancia de prevenção para a saúde desde a criança até o idoso; Inclusão social, educação, atividades ludicas para que a população entenda o papel e a importancia do fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  36. Alunas: Camilla Braga Leal
    Déborah Sales
    Thais Lima Ciriaco

    a) O filme Ai que Vida relata a realidade da precariedade da súde pública do interior, a compra de votos é comum, as pessoas vendem seus votos em troca de favores e não pensam nas consequências causadas a população. A fisioterapia pode atuar através da gestão do posto de saúde, promovendo um melhor atendimento ao povo e fazendo fazendo um bom uso do dinheiro público.

    b) Através de prevenção e promoção da saúde a fisioterpia pode atuar fazendo visitas domiciliares a pacientes que por algum motivo estão impossibilitados de ir ao posto de saúde.

    ResponderExcluir
  37. A) Para uma população como a da cidade mostrada no filme, o que seria preciso para ter mais saúde, seriam uma maior conscientização de prevenção, uma maior e mais eficiente acesso à saúde ( que no caso é uma das críticas abordadas no filme ), profissionais competentes e campanhas para promoção e prevenção de saúde na população. Também é observado a carência de políticas e programas de saúde como a criação de PSF E NASF, para dar a assistência necessária, já que a população em questão é de uma cidade extremamente pobre.
    B) O profissional de fisioterapia, assim como qualquer outro, pode valorizar sua classe interiorizanado seus serviços à populações que ainda não conheciam o seu trabalho. Poderiam ser feitos, assim como a odontologia vêm realizando, palestras em escolas e outros lugares populares para difundir os serviços que podemos oferecer. Não só para esse pequeno grupo que saõ os estudantes, mas esse serviço pode ir além, com programas de uma vida melhor para idosos, cuidados com as gestantes e diversos outros públicos alvo. E para que o trabalho de qualquer profissional passe a ser reconhecido é necessário que cada um faça seu trabalho com zelo e dedicação, tendo em vista para uma boa relação com seus pacientes, realizar também um trabalho humanizado.

    Márjory Costa, Maria Tereza, olívia e Lilian.
    M6AB

    ResponderExcluir
  38. Podem ser observados a falta de uma equipe de saúde (médico, enfermeiro, assistente social, ...) para atender a população, o não funcionamento do posto e a distribuição ilegal e de forma errada de medicamentos. Que através da fisioterapia pode tentar minimizar esses problemas fazendo atendimentos em comunidades, mutirões para atender essas pessoas que são carentes não só financeiramente, mas também intelectualmente.
    Primeiramente fazer campanhas expositivas, ir às escolas para divulgar como podemos evitar algumas doenças, principalmente, posturais. Mostrar a essa população o que é fisioterapia, como e onde atua e o como a fisioterapia ajuda a melhorar o condicionamento de vida.

    Ticyanna Castro M6AB

    ResponderExcluir
  39. O filme em questão retrata a grave necessidade de Controle e Prevenção à saude nas pequenas cidades de interior dos estados Brasileiros.
    Essa necessidade poderia ser melhor administrada com a implantação de Serviços Sociais como o PSF e
    o NASF nestas cidades ,diminuindo assim ,a grande taxa de Mortalidade Infantil e a taxa de mortalidade da ges
    tante durante o parto por falta de acompanhamento pre- natal durante a gestação das mesmas. Existe a necessi
    dade da criação e contratação de GRUPOS MULTIDISCIPLINARES que atuem junto á estas comunidades.
    A fisioterapia muito poderia fazer por estas pessoas tão vitimas do descaso das autoridades competentes
    uma vez que poderiam ser oferecido concurso pra contratação de profissionais qualificados não só atuando nas
    areas da fisioterapia como tambem em outras areas de saude tais como: médicos, enfermeiros, dentistas, fono-
    audiólogos e terapeutas ocupacionais entre outros.
    A promoção de palestras para adultos e para crianças em seus colegios tambem poderia ser de grande utilidade no esclarecimento e prevenção das doenças que acometem crianças e adultos,
    As prefeituras poderiam fazer parcerias com o governo de seus estados e tentar receber os verdadeiros recursos que lhes são devidos para construção de mais hospitais e contratação de profissionais fisioterapeutas
    que realmente quisessem trabalhar nessas cidades onde existem tantas carencias,,,Atenção primaria é fundamental.
    Enfim poderiam ser feitas campanhas esclarecedoras pela equipe de Fisioterapeutas pra esclarecer a necessi
    dade desta atuação de tanta importancia pra populações nem só das grande cidades como tambem de cidades do interior como foi visto no filme AI QUE VIDA.

    ResponderExcluir