segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Planejamento e gestão: Vale o quanto Pesa ou o quanto Piso?

Oi pessoal, aproveitando nossas discussões acerca do SUS e de suas demandas administrativas, aí vem mais uma: Discussão de um novo piso salarial para nossa categoria.
Leiam, reflitam e comentem.

Abraço,

Até a próxima.

Prazo: 05/11/2011

Links:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=328872&modulo=963
http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/hoje-e-apenas-1%c2%ba-de-abril-para-todos-nos-fisioterapeutas/comment-page-1/#comment-2471

36 comentários:

  1. Realmente essa foi uma notícia maravilhosa, pois reflete o quanto nossa profissão está sendo visualizada. Mas temos que lembrar que nem sempre tudo é feito de acordo com a lei, é só lembrar do exemplo de clínicas que contratam um único fisioterapeuta, e vários estagiários, assim economizando pois pagam misérias aos estágiários; sem falar que estes fazem mais um papel de técnicos(ligando e desligando aparelhos) pois são alunos ainda sem conhecimento adequado, que tiram a vaga dos verdadeiros fisioterapeutas que já estão formados. Sem falar que a classe da fisioterapia ainda se encontra muito desunida, diferentemente da medicina. Para que nossa classe sofra realmente essas mudanças e crescimento é necessário que a mentalidade e a atitude de profissionais e futuros profissionais também mude e amadureça.

    marjory costa lima 6ab Manha

    ResponderExcluir
  2. Ariana Gomes e Luiza Porfírio/ Turma 6ABM

    Essa é uma notícia muito boa para todos nós fisioterapeutas. Isso mostra que ainda hoje as pessoas acham a nossa profissão importante e valorizam o nosso trabalho e estão querendo nos recompensar melhor. Claro que ás vezes nós ficamos desacreditados devido á tantas barbaridades que acontecem, mas se nós não acreditarmos na nossa profissão quem será que vai acreditar. Por isso vamos dar mais valor e colocar as mãos á obra para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma otima notícia!!! isso irá viabilizar os profissionais nas clinicas e os covenios que paga uma miséria,que a maioria das clinicas colocam poucos fisioterapeutas,e muitos estagiários,pagando valores baixos para os estagiários! E valorizar mais essa profissão do fisioterapeuta,que vem crescendo cada vez mais!

    Gabriele Queiroz/Geisa Pará/marjorie Castro Turma: 6ABM

    ResponderExcluir
  4. A aprovação do piso é uma ótima notícia, isso mostra que a profissão está crescendo e sendo valorizada, mesmo que não sejam por todos. É preciso ainda que as pessoas conheçam mais o trabalho do Fisioterapeuta para que a mesma possa ser consolidada e respeitada como as demais profissões. Mesmo com a aprovação do piso, ainda teremos uma luta para que o mesmo seja pago pelas instituições, atualmente essa é a grande luta e greve dos demais profissionais, para que seja pago o piso.
    Mas em todo caso, só pela aprovação já é um grande passo e isso irá repercutir positivamento para os profissionais atuais e futuros profissionais, para que eles se dediquem mais ainda ao seu trabalho e atenda seus pacientes de forma mais humaniza. Não implica dizer que por receber mal você deva atender mal, mas infelizmente muitos profissionais ainda agem dessa forma.
    Talvez o que possa gerar mais problemas com essa aprovação do piso é cada vez mais as empresas contratarem mais estagiários e menos profissionais, então deverá haver uma fiscalização mais forte ainda por parte dos órgãos competentes para que isso não aconteça.
    Em todo caso, fico feliz em saber que avançamos em uma parte que se luta tanto.

    Gabriel Bezerra Santos - 1011125/x
    M6AB

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber que a aprovação do piso salarial foi aceita, isso mostra que ainda hoje a fisoterapia é considerada uma profissão importante e que nosso trabalho está sendo cada vez mais valorizado pela sociedade, e a maior prova disso foi essa aprovação.Claro que as vezes ficamos decepcionados diante de algumas coisas que acontecem ao nosso redor, mas temos que acreditar na profissão que escolhemos para seguir; sempre pensando no melhor para os nossos pacientes. A recompensa é uma consequência de um trabalho bem feito.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É muito bom ver que nossa profissão está começando a ser mais valorizada, nos dando a oportunidade de mostrar o que é a Fisioterapia. Mas como nada é perfeito quando se trata de governo, com certeza ainda enfrentaremos barreiras diante do recebimento de tal piso. Mais também penso que o primeiro passo já foi dado, basta um pouco de cautela. É triste vê que mesmo com essa mudança os planos de saúde continuaram pagaram preços irrisórios, mas esse é só um começo de muitas conquistas que ainda precisamos enfrentar.

    Bárbara Pinho - 2CDT

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Isso é mais do que uma noticia boa, é simplesmente maravilhosa. A gente estuda e se esforça para ser um bom profissional, com investimento muito alto e terminar nao tendo o reconhecimento merecido??? Não é bom apenas financeiramente mas sim por que demonstra mais valorização e respeito da profissao e reconhecimento da sua atuação, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.Ja era para ter acontecido a mais tempo!!!

    ResponderExcluir
  9. Quando soube da novidade a respeito do aumento do Piso, fiquei muito satisfeito, porém com muita dúvida de que fosse mesmo aprovado pelo Senado,já que o aumento foi significativo. O serviço publico de saúde, estar cada vez mais afetado, por situações precárias de trabalho, carga excessiva de trabalho, e salário em torno de 1.200 reais livre por 30hrs semanais, sem falar por muitos profissionais ainda terem de administrar o tempo para trabalhos comunitários e de intervenção. Se tem dificuldade de contratar mais profissionais para atender a "demanda" em postos de reabilitação, como é visto em vários municípios,quem dirá aumentar o Piso salarial, porem devemos ser otimistas, e como fala no Blog, alguém olhou por nós, já foi iniciado alguma coisa. Temos a capacitação para isso, e devemos ser bem pagos por nossos serviços, uma vez que o trabalho exercido compromete a saúde, principalmente funcional de todos. Então que venha esse 4.600 R$!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ana Luzia, Ana Eliete, Paloma Lima e Yara Tomé

    Quando li a noticia na internet fique muito animada, pois essa aprovação mostra que alguém lembrou de todos nos fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia, mais depois fiquei pensando como funciona esse aumento do piso? Que esfera do governo vai pagar esse aumento significativo? É uma questão a se pensar, já que vaga de concurso público é meio difícil de sair e os planos de saúde.... bem todos sabem quanto pagam. Mais pelo menos nossa profissão foi lembrada na esfera política e acho que isso nos dá abertura para mostrarmos o quanto somos importantes na equipe multidisciplinar na busca de uma melhor saúde, que essa seja uma porta para que possamos reivindicar para que o piso seja realmente pago como se deve.

    ResponderExcluir
  11. Boa noticia foi, sem dúvida, porém é só o começo de uma luta árdua...Primeiro comparando com o piso salarial de outras categorias, como sempre comparados com as médicos (que ganham 9 mil por 20 hs) e nós 4 mil por 30 hs. Outro fator é o desemprego pois se já era complicado encontrar emprego (certo, carteira assinada ou contrato com todos os direitos) imagine agora e os concursos também poderão ficar mais restritos já que o custo é maior. Apenas uma batalha foi conquistada mas a guerra ainda não por isso devemos lutar cada vez mais pelos direitos e igualdade na saúde do Brasil. Acredito na profissão e espero com entusiasmo outras mudanças.

    ResponderExcluir
  12. Uma excelente notícia. È muito bom ver algo concreto relacionado à valorização da fisioterapia. Logo de início vem o lado financeiro que é muito bom para qualquer profissão, saber que nossas horas de trabalho valem mais é animador, mas também vemos que o fisioterapeuta recebe junta a esse aumento salarial um respeito maior dentro da área da saúde. Com certeza muito animador essa notícia.

    ResponderExcluir
  13. 6ABM
    Ana Karolline Araújo Ferreira
    Halana Machado

    Essa noticia deixou os profissionais e acadêmicos de fisioterapia muito felizes, pois finalmente foram lembrados na esfera política e teve o seu reconhecimento com seu novo piso salarial, digno da profissão. Pois o investimento na profissão requer custos altíssimos e anos de muita dedicação. È triste o valor que as clínicas pagam aos estagiários, pior ainda é quando se trata do valor pago pelos planos de saúde! Ficáramos felizes mesmo quando essa lei for posta em prática, para isso é necessário que a classe se una não desista dos seus direitos!

    ResponderExcluir
  14. Cleane Santos

    Eu adorei a notícia me deixou mais motivada em minha profissão.Agora vejo que a fisioterapia esta começando a ser reconhecida.
    Mas nem tudo são maravilhas pois existem clínicas que contratam estagiarios e poucos fisioterapeutas pagando uma miseria e isso rebaixa a nossa profissão,mas acredito que tudo ainda melhore,tudo evolua.

    ResponderExcluir
  15. Emmanuela Mendes Boaventura
    Renata Garrido
    Samantha Monteiro
    Turma: T2CD

    Lógico que se trata de algo de muita significância para nós futuros fisioterapeutas e para aqueles que já estão no batente!
    Nem tudo são flores, ainda vem muita batalha pela frente até porque como é feito esse repasse de dinheiro? será que todos os estados tem certa quantia pra pagar todos os profissionais da área?
    Enfim um grande passo já foi dado, nossa profissão ficando mais reconhecida e isso já tem um bom tamanho, mas não devemos apenas esperar e ver temos que cobrar e exigir!

    ResponderExcluir
  16. Lana Karine e Ledjane Cavalcante
    turma: 2TCD

    Ficamos muito satisfeitas com a noticia, isso mostra que a fisioterapia esta começando a ser valorizada, esse salario ainda esta longe do que merecemos, mas já e um bom começo, ainda tem muita batalha pela frente para que possamos conquistar todos os nossos objetivos, temos esperanças que em um futuro bem próximo teremos um reconhecimento maior

    ResponderExcluir
  17. Ficamos bastante felizes com essa noticia!Esse reajuste do piso salarial passa a valorizar mais os Fisioterapeutas e os nossos colegas Terapeutas Ocupacionais. No entanto a caminhada para que a lei 8.856/94 seja publicada ainda é longa, mas, além disso, ainda tem mais um problema: qual a esfera governamental será responsável por esse novo piso? Só basta esperar as autoridades decidirem.
    Ligia,Emanuelle e Nágila. 6MAB

    ResponderExcluir
  18. È realmente mais motivante, o novo piso estipulado pela lei. mas infelzmente sabemos, que nem tudo que esta na lei, participa da realidade do povo brasileiro. Para isso nossas classe tem que se unir para boicotar instituiçoes que nao aderiram a lei do novo, piso se ele passar do senado.

    ResponderExcluir
  19. Acho que estava tarde e atrasado para que esse novo piso fosse estipulado. Apesar de que, ainda esta no papel, como tudo no Brasil ou acaba em pizza ou no bolso de alguém, resta-nos rezar e nos unir para que nossa classe seja cada dia mais respeitada.

    2TCD

    ResponderExcluir
  20. T2CD
    Renato Bruno
    Wallyson Sombra

    É muito importante que seja aprovado esse novo teto salarial, pois isto nada mais é do que a valorização aos anos dedicados ao estudo, ao grande investimento realizado durante a formação acadêmica e principalmente ao importante trabalho realizado pelos fisioterapêutas nos diversos setores da saúde. Esse reconhecimento torna a classe mais forte, sendo um importante incentivo para que possamos tornar a profissão cada vez mais valorizada.

    ResponderExcluir
  21. Carolinne Pires
    Ana Maria Fontenele


    A valorização da profissão do Fisioterapeuta é uma questão muito polêmica em nosso meio. Afinal essa nova
    taxação do piso salarial na nossa classe foi muito benvinda para nós fisioterapeutas e futuros fisioterapeutas.
    Enfim uma decisão muito justa e merecida uma vez que a Fisioterapia se mostra tão essencial na recuperação
    e qualidade de vida de pacientes que precisam voltar a viver com dignidade dentro de suas patologias.
    Ficamos muito satisfeitos com a mudança do valor do nosso teto salarial afinal foram reconhecidos os nossos
    esforços durante todos os anos vividos na universidade e mesmo depois dela. Assim nos sentimos recompensados
    pelos nossos esforços e temos melhores incentivos no atendimento dessa população seja ela carente ou não.
    A proposta da Camara de 30 horas de jornada por um piso de 4,6 mil para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais devera ajudar o que atualmente se considera um dos grandes problemas na área de saúde nos dias
    atuais.
    Para as autoridades competentes a valorização de equipes multidisciplinares finalmente estará sendo resolvida
    com essa medida e mais ainda ficaremos recompensados por saber que estas mesmas autoridades revelam a impor
    tancia da fisioterapia uma vez que estes profissionais são os responsáveis pela recuperação da capacidade e funcionalidade de individuos portadores de deficiências e incapacitados para realizar as suas atividades diarias,orientando-os nos auto-cuidados na alimentação e principalmente no trabalho e no lazer.
    Parabéns á estas autoridades que com seus decretos muito engrandecem a classe de Fisoterapeutas desse Pais.

    ResponderExcluir
  22. Camila Martins
    Maria Dalylla
    Turma: 2CDT

    Quando a noticia foi lançada aos meios de comunicação foi uma otima surpresa para todos os ''fisioterapeutas'' ou acadêmicos, e claro quem não ia gostar de ter um piso de 1800 para 4600? mais como o blog relata "quem vai pagar?" és a questão, se hoje em dia a nossa profissão é tão mal paga pelos os planos de saúde, na saúde não tem concurso publico, contratam serviço prestado, só para não pagar o piso, e ai? será que esse projeto vai ser realmente aceito pelo o senado? fica a pergunta no ar, mais se for realmente aceito espero que todos paguem esse valor, ai sim, vamos ser valorizado corretamente

    ResponderExcluir
  23. O Piso Salarial, é menos lei, e mais direito a ser conquistado e obtido através da luta de classe que se legitima através da força reivindicatória classista visando uma vida com mais qualidade e melhores condições do trabalho. O piso salarial não é um instrumento dos poderes públicos para intervir na economia procurando evitar o aviltamento dos salários, papel reservado ao salário mínimo, mas sim o fruto do embate das associações coletivas de trabalhadores e empresários
    nas negociações coletivas. Ao aprovar o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ,ajudaria a minimizar um dos maiores problemas do setor de saúde: os baixos salários que reflete diretamente na qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Cabe a esses profissionais de saúde, a luta para fazer valer o direito a uma remuneração mais justa para a categoria.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Paulo Robson
    Turma: 6ABM
    O Aumento do piso salarial é um importante avanço na nossa area que trabalha muito e recebe pouco, e como a proposta do piso é 30 horas semanais por 4,6 mil acho justo só que deve haver melhorias alem do aumento do piso, como novos concursos, tentar reverter o quadro do sistema publico com melhorias nos locais de trabalho, e como foi citado em dos textos publicado da materia políticas publicas de reabilitação em fortaleza, aonde fazer fisioterapia pelo SUS.

    Por parte dos fisioterapeutas que trabalham em planos de saúde privado deveriam abrir os olhos exigir melhorias a respeito do ganho monetario e de forma geral para todos os fisioterapeutas continuar lutando no avanço da profissão e mostrar como ele pode ser útil para a populaçao em geral que não é apenas aquela profissão que usa aparelho e coloca gelo.

    ResponderExcluir
  25. Academica: Liergina Mello / Sâmia Magalhães

    Uma noticia maravilhosa, que deixa a gente enquanto universitarios ainda mais ansiosos pelo primeiro emprego ao sair da faculdade, em um reembolso do que investimos nos ultimos anos em nossa qualificação profissional.
    O aumento do piso salarial é apenas mais um passo que a Fisioterapia está dando em meio a sáude publica, estamos sendo inseridos e recohecidos, agora cabe a cada um de nós como profissionais nos valorizarmos e exigirmos mais respeito e reconhecimento, uniir a nossa categoria e contunuar lutando pelos nossos direitos.

    ResponderExcluir
  26. Débora Alves de Amorim. AB manha de sexta.

    Essa notícia é de animar qualquer profissional e estudante da fisioterapia e terapia ocupacional. um piso salarial mais animador é sempre gratificante e estimulante para qualquer profissão, mas como nem tudo são rosas,ficou a questão de quem vai pagar no ar...
    ainda assim é uma boa notícia, a valorização dos profissionais.

    ResponderExcluir
  27. Com certeza é uma ótima noticia! Mostra a importância e a valorização da profissão. É uma mudança para melhor! Mostra a evolução, até mesmo de como a fisioterapia passou a ser vista pelos governantes. Agora temos maior espaço, seja nos programas de saúde, nos meios de comunicação, ou seja onde for, e nada mais justo do que ser bem recompensado.
    Não só pelo prazer de receber um salário maior e se beneficiar dele, mas também por ter mais motivação para trabalhar, sabendo de sua importância e ter seu devido reconhecimento.

    Sâmmara Lia Pinheiro Pinto
    6 AB manhã.

    ResponderExcluir
  28. Aluna- Hemannia Pinto Sagratzki 2CD Tarde


    Foi uma noticia maravilhosa o noticia do novo piso salarial.Muito importante essa valorização do fisioterapeuta que está muito desvalorizado a cada o profissional luta mais por melhores condições de trabalho e um salário mais digno Espero que as instituições posam realmente cunprir essa nova lei e dar valor aos profissionais, pois o custo para ser um fisioterapeuta é muito alto e muita responsabilidade e tem que ser muito bem recompensado.

    ResponderExcluir
  29. Isso foi maravilhoso pra gente, pois nos não tínhamos salario que correspondia com o nosso trabalho, e alem do piso ser baixo existem vários ''profissionais'' de fisioterapia que se submetiam a receber salários abaixo do piso e isso desvaloriza nossa profissão, espero que com esse novo salario não aconteça isso, e mesmo sabendo que vai acontecer você tem o poder de não aceitar e correr atras dos seus direitos .

    AB 6/M
    gilberto bonfim
    germano bessa

    ResponderExcluir
  30. Através da leitura destes textos percebi que é difícil para um fisioterapêuta não ser credenciado aos planos de saúde,mas precisamos fazer valer nossos direitos em relação ao piso salarial,para que assim seja cumprimida a lei para todos os fisioterapêutas!Precisamos da valorização dos nossos serviços!

    ResponderExcluir
  31. Quando eu vi a notícia realmente fiquei muito feliz: - Nossa a fisioterapia realmente vai ser valorizada. Mas depois comecei a refletir sobre quem vai pagar esse valor... Vendo a realidade em que nos encontramos, como por exemplo a educação onde professores, que exercem essa linda profissão de formar carater e mentes pensantes que lutam por um salário mais digno, o governo não dá a menor importância e eu fico imaginando como seria no nosso caso. Passamos 5 anos estudando, pagando caro, como todos sabem o quanto custa para cada um, nos formamos com expectativas e sonhos e quando vemos essa realidade... realmente é difícil acreditar. Clínicas que contratam estagiários sem a menor noção para não pagar um fisioterapeuta, planos de saúde que pagam 6, 7 reais por paciente, a dificuldade em abrir vagas de concurso para fisioterapeutas... É um absurdo mesmo deparar-se com essa realidade. Por isso todos ficam encantados com a notícia e não pensam em quem vai pagar esse valor. O que deve ser feito vai muito além de aumentar o piso do profissional, mas dar condições para que nós possamos atuar com dignidade em nossa profissão e melhorar o serviço de saúde para a população.

    ResponderExcluir
  32. Priscilla Pontes
    T2CD

    O piso é uma conquista buscada há muito tempo e que para valer deve ser exercido por todos os profissionais envolvidos na prática. Os profissionais que estão empregados devem buscar valer os seus direitos e não devem aceitar condições que reduzam o valor dos seus trabalhos, os que estão a procura de emprego não devem aceitar propostas de emprego que não façam valer o piso salarial, por si mesmo e pela valorização da profissão e os que empregam devem respeitar os seus profissionais pagando o valor que lhes é merecido por seus serviços.

    ResponderExcluir
  33. Um ótima noticia e que será grande a felicidade quando tornar-se realidade. Onde estudantes que passam anos em uma faculdade, estudam, se dedicam, quando sai para enfrentar o mercado de trabalho se deparam com uma realidade desestimulante , fazendo com que ALGUNS até desistam da profissão. Esperamos mais dos profissionais que estão se formando agora, que lute pelos direitos e não desista ao encarar essa realidade, basta fazer sua parte e mostra a população a importância de um fisioterapeuta para que haja mais respeito, mas essa noticia é de agrado para todos, podemos dizer uma valorização.

    Amanda Brilhante, Greicy Kelly, Polianna Umbelino e Thiara Ponte.

    ResponderExcluir
  34. Alunas: Thais Lima Ciriaco
    Camilla Braga Leal
    Déborah Sales

    A aprovação do novo piso salarial para os fisioterapeutas realmente nos faz refletir acerca de alguns assuntos. Na teoria tudo é muito belo e fácil de ser resolvido, mas na prática sabemos que tudo é mais complicado e que as próprias leis muitas vezes são esquecidas. Como diz o Jorge Brandão no seu texto: "Quem irá pagar?", essa com certeza é uma questão para reflexão. Por isso talvez tenhamos motivos para comemorar, mas é bom esperarmos para ver o desenrolar dessa história, sem querer ser pessimista, pois esperamos de verdade que essa aprovação seja válida para nossa categoria, pois assim teremos a valorização da nossa profissão, que tanto buscamos e lutamos.

    ResponderExcluir
  35. Realmente essa foi uma notícia maravilhosa, pois reflete o quanto nossa profissão está sendo visualizada. Mas temos que lembrar que nem sempre tudo é feito de acordo com a lei, é só lembrar do exemplo de clínicas que contratam um único fisioterapeuta, e vários estagiários, assim economizando pois pagam misérias aos estágiários; sem falar que estes fazem mais um papel de técnicos(ligando e desligando aparelhos) pois são alunos ainda sem conhecimento adequado, que tiram a vaga dos verdadeiros fisioterapeutas que já estão formados. Sem falar que a classe da fisioterapia ainda se encontra muito desunida, diferentemente da medicina. Para que nossa classe sofra realmente essas mudanças e crescimento é necessário que a mentalidade e a atitude de profissionais e futuros profissionais também mude e amadureça.

    Márjory Costa, Maria Tereza, Olívia e Lilian
    M6AB

    ResponderExcluir
  36. A aprovação do piso é uma ótima notícia, isso mostra que a profissão está crescendo e sendo valorizada, mesmo que não sejam por todos. É preciso ainda que as pessoas conheçam mais o trabalho do Fisioterapeuta para que a mesma possa ser consolidada e respeitada como as demais profissões. Mesmo com a aprovação do piso, ainda teremos uma luta para que o mesmo seja pago pelas instituições, atualmente essa é a grande luta e greve dos demais profissionais, para que seja pago o piso.
    Mas em todo caso, só pela aprovação já é um grande passo e isso irá repercutir positivamento para os profissionais atuais e futuros profissionais, para que eles se dediquem mais ainda ao seu trabalho e atenda seus pacientes de forma mais humaniza. Não implica dizer que por receber mal você deva atender mal, mas infelizmente muitos profissionais ainda agem dessa forma.
    Talvez o que possa gerar mais problemas com essa aprovação do piso é cada vez mais as empresas contratarem mais estagiários e menos profissionais, então deverá haver uma fiscalização mais forte ainda por parte dos órgãos competentes para que isso não aconteça.
    Em todo caso, fico feliz em saber que avançamos em uma parte que se luta tanto.

    ResponderExcluir