sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Planejamento: Administração pública e gestão.

Oi Pessoal, Albert Einstei, em uma de suas várias intervenções geniais profetizou a seguinte frase: " A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". A partir dessa provocação e tendo como referência os princípios que norteiam a administração pública, confronte esses aspetos legais com as diretrizes do SUS e após ver os vídeos relacionados abaixo, responda:
a) Os gestores do SUS estão cometendo crimes administrativos?
b) Enquanto usuário do sistema, o que poderíamos fazer?
c) Você, enquanto gestor de saúde pode participar de que forma nesse contexto?

Links:
http://www.portalsisreg.epm.br/conteudo/principios.htm          http://www.sefaz.ce.gov.br/Content/aplicacao/internet/programas_campanhas/principiosbasicosadministracaopublica.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=b3FVBv8IGow
http://www.youtube.com/watch?v=4SujiE6sB34

Prazo: 28/09/11

28 comentários:

  1. A)Acredito que o maior crime administrativo que os gestores cometem é não garantir o direito da papulação à saúde, assim como não cumprir com seus deveres. O que vemos hoje são pessoas sem acesso a saúde, muitos tem uma consulta mas o exame só é realizado após vários dias ou meses , ou seja o sistema de saúde hoje não é universal, integral, muito menos igualitário. Os gestores investem na saúde que não chegam a população como saúde preventiva e curativa.
    B)A cobrança poderá ser o primeiro passo. Outra medida acredito que é recorrer ao ministério público para a prestação de contas de postos de saúde, secretarias de saúde e hospitais. Precisamos de mobilizações, os funcionários públicos precisam entender que estão no serviço para " SERVIR".
    C)Existem muitos gestores que fazem a diferença. POsso mudar a realidade dentro da minha gestão, não permitindo erros como a própria corrupção da saúde, investir na saúde para mim é poupar dinheiro, então o segredo de uma nova gestão é prevenção e garantir de acesso a todos. As mudanças são possiveis , temos as ferramentas necessárias, muitas vezes só um pouquinho "de boa vontade".

    ResponderExcluir
  2. a) O desrespeito a saúde pública parte sim dos gestores, quando desviam verbas que deveriam ser destinadas a saúde, quando permitem que algumas repartições e funcionário tratem com desrespeitos aos usuários da saúde, quando permitem que o usuário precise chegar de madrugada para pegar uma senha e para ser atendido, quando permitem que os hospitais fiquem com seus corredores cheios de pessoas acometidas de algum problema sem nenhum atendimento. Quando não contratam profissionais em número suficiente para atender a demanda de usuários, quando deixam remédios que são vitais faltarem ao paciente, Vejo sim todos esses problemas como um crime hediondo contra a população que sofre resignada muitas vezes e pagam por esse descompromisso com a própria vida.
    b) O cidadão que paga a conta dessa má administração deve cobrar providências dos gestores responsáveis pelo serviço, divulgar os problema na mídia , procurar votar em candidatos que tenham a ficha limpa, promover movimentos e passeatas que denunciem o horror que vivem quem precisa se utilizar desse sistema, as escola possuem grande poder de formar opiniões, e desenvolver a consciência crítica dos aluno, a fim de que eles se tornem cidadãos que lutem por melhores condições de vida.
    c) Sendo um gestor de saúde, devo fiscalizar desvios de verbas, administrar com honestidade e competência para aplicar os recursos financeiros nas necessidades prioritárias e em projetos que realmente venham à oferecer um serviço mais justo e de mais qualidade.
    Mõnica Bianka

    ResponderExcluir
  3. Márjory Costa
    a) Bem, na minha opinão penso que os gestores tem muitas coisas à mudar para melhorar a situação da saúde pública. Talvez ações que vise humanizar os seus profissionais de saúde, e fiscalizar ações de tais como, desrespeito ou negligencia com o paciente, ou até mesmo a questão do expediente e qualidade do trabalho realizado, já que podemos ver a quantidade de reportagens atuais sobre profissioanis de saúde que mal vão ao trabalho (isso quando falamos de saúde pública). Quanto a questão que também vemos muito, sobre o atendimento de pacientes em corredores e lugares impróprios, acredito que é melhor atende los improvisadamente do que não atende los. Também seria bastante útil a melhor utilização das verbas destinadas a saúde, assim talvez se usada corretamente, poriam ser compradas maquinários novos, contratar mais profissionais e até melhorar a infra estrutura do ambiente em questão.
    b) O usúario pode e deve fazer sua parte, acredito que através do conhecimento sobre o funcionemento do sus, dos direitos e deveres tanto dos usuários como dos profissionais de saúde. Seria preciso também que houvesse uma maior mobilização para a procura de eventuais saídas para os problemas do sus, um maior interesse da população. Não está certo apenas reclamar ou se lamentar, é preciso ir atrás de melhorias.
    c) Talvez fiscalizando a atitude dos meus profissionais de saúde e as MINHAS também. Naõ desviar verbas para benefício próprio e até mesmo procurar uma maneira para estimular uma maior quantidade de verba para que se fosse aplicado e assim fazer melhoras na estrutural e funcional do serviço de saude, assim estimulando um maior investimento para área da saúde.

    ResponderExcluir
  4. a) Os gestores do SUS estão cometendo crimes administrativos?
    R- A Saúde é reconhecida como um direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado garantir isso para a população, na saúde pública isso não é visto de forma correta, sendo muitas vezes, por causas da mal administração, gerando um grande mal na população, percutindo na piora do quadro do paciente e gerando muitas vezes a morte. Uma vez que o dinheiro(verba) vem para beneficiar a saúde e essa mesma é desviada para o bolso dos corruptos que trabalham na administração,além de crime, é um desrespeito a vida, é deixar de ser um ser humano e não ter fraternidade.

    b) Enquanto usuário do sistema, o que poderíamos fazer?
    R- A priore conhecer as leis, conhecer os princípios do SUS, assegurando a nossa sabedoria, em seguida, buscar e cobrar dos responsáveis a melhoria do serviço,como mobilizar os funcionários públicos, a fim de melhorar o serviço e fiscalizar os órgãos que trabalham com o SUS, para garantir o direito daqueles incapacitados de agir.

    c) Você, enquanto gestor de saúde pode participar de que forma nesse contexto?
    R- Não deixar ser influenciado por corruptos, fiscalizar as verbas que são vindas para a unidade em que vá exercer o cargo, usar os princípios do SUS(Universalidade, Eqüidade, Integralidade), garantir os direitos da população que se beneficiará do serviço, tratar com fraternidade e cumprir horários.

    Ezequiel Ricarte Martins

    ResponderExcluir
  5. A. Sim. Porque desrespeitam os principios que norteiam a administração pública. Nos vídeos e discursões os principais princípios que são ignorados são o princípio da legalidade, da moralidade e da eficiencia. Se discutindo as práticas administrativas a situação já parece caótica, quando levamos à prática esse desrespeito as regras obtemos como resultado exatamente o que podemos assistir nos vídeos: pessoas em estado grave esperando por horas nos corredores dos hospitais públicos, poucos profissionais para atender uma grande demanda, etc.

    B. De fato a cobrança deve ser o primeiro passo. É preciso contactar a mídia, denunciar os problemas, cobrar da administração pública que realize seu papel de forma eficaz. Mas também é preciso que nos conscientizemos de todos esses problemas quando escolhemos nossos políticos.

    C. Enquanto administradores públicos o que devemos fazer é obecer aos principios da administração pública e fiscalizar para que todos profissionais envolvidos.

    ResponderExcluir
  6. Dalylla e Camila.
    SIM, os Gestores do SUS estão cometendo crimes administrativo sim!
    O "SISTEMA" vicia e não tem como não viciar, enquanto houver um tsunami de dinheiro público nas mãos de poucos e houver impunidade isso não vai acabar. É um ciclo vicioso, o dinheiro é quem manda e somos nós que depositamos nosso dinheiro e nossas esperanças nessas mãos erradas e depois de ter feito isso, só reclamamos e reclamamos baixo, totalmente conformados e pensando: daqui a quatro anos "esse" num elege nem um poste e o pior q elege e somos nós, de novo errando e permanecendo no erro, é triste!
    então, o q poderíamos fazer? Não Votar!? e deixar de exercer o nosso direito à "cidadania", e que cidadania é essa?
    Temos q fazer a justiça ser cumprida, e deixarmos de sermos hipócritas,olhando para a situação de calamidade que se encontra o sistema de saúde (Que é perfeito, mas, essa perfeição só fica no papel e na vontade da população)e sentir dó.
    A ideia de bombardeio, é até boa! O lado ruim é q pessoas inocentes também morreriam, mas afinal, quantos inocentes morrem todos os dias por culpa nossa!?

    ResponderExcluir
  7. Barbara Pinho Cavalcante
    Bem, não há como negar e nem esconder que os gestores do SUS ja cometeram "assassinatos" administrativos. pensam nos seus direitos e esquece dos deveres que tem a cumprir com a população, seres humanos morrendo inocentemente por puro desumano, porque só pensam no seu lazer, na sua diversao. E pq têm dinheiro e o dinheiro é que move as pessoas. 'E pq mudar se eu tenho tudo que é bom para minha sobrevivência?' Pois é so pode ser esse o pensamento de tais gestores, que por sinal é um pensamento similar com os dos ladrões que estão soltos, só que com um ponto de vista diferente. Desviam o dinheiro da saúde pública, que traz um maior beneficio ao nosso povo, que por sinal um dinheiro que não os pertence e caem na conta dos corruptos.
    AS pessoas devem conhecer seus direitos para poder exigi-los, todos acham o sistema ruim, com péssimos administrados, mais ninguem quer se impor e nem ao menos conhecer o que é seu por direito. por isso tudo continua do jeito que está, a população já se acostumou a viver assim e achar normal tal situação. Penso que enquanto o governo não mudar primeiramente tudo continuara como está. Porque ninguem quer fazer por onde melhorar, nem mesmo os gestores de saúde, abrir a boca e reclamar é muito fácil, mais ninguem age contra esse "crime", que está acontecendo. Ao mesmo tempo que penso que irmos as ruas, na assembléia pode quem sabe um dia ter alguma repercussão, vejo que isso nunca irá acontecer, 1º pq a população e os profissionais da saúde, não querem se impor e 2º porque o governo não irá mudar hoje. Houve a caminhada em Defesa ao SUS, la no centro da cidade, e diante da numerosa população de Fortaleza, haviam apenas "gatos pingados". Além de não ter causado nenhum impacto na cidade. Penso até que muitos nem sabiam do que acontecia naquele dia. e alguns que sabiam faziam era questão de não ir. só para finalizar acho que a culpa de tudo que acontece no nosso Brasil, é causado por todos, os políticos, gestores da saúde e inclusive população.

    ResponderExcluir
  8. Emmanuela Mendes Boaventura
    Renata Garrido
    Samantha Monteiro
    Turma: T2CD

    A) Acreditamos que o crime administrativo que os gestores cometem é não garantir a papulação ter o atendimento devido com a saúde, desrespeitando assim a saúde pública, desviando as verbas que deveriam ter um “rumo” diferente; Será que se tivessem um olhar mais humanizado para os seus profissionais de saúde, e fiscalizassem ações de desrespeito ou negligencia com o paciente, sobre o horário de trabalho e a qualidade do trabalho realizado, já que sempre vemos as reclamações feitas em relação aos profissionais de saúde que mal vão ao trabalho, ou quem quando vão chegam super atrasados, e assim atrasando o horário de atendimento, e deixando várias pessoas esperando pelo atendimento no dia seguinte.
    Acho que precisamos de uma visão realmente bem aberta, para ver todos os erros, onde precisamos ter espaço, ambiente para trabalhar, e não ter que atender no meio dos corredores nos hospitais, sem segurança nenhuma para o paciente, e para o profissional.
    Já que recebemos verba direcionada somente para saúde, por que será que não vemos melhoria!!?

    b) Primeiro de tudo o usuário tem que ter noção de todos os seus direitos e deveres perante o SUS; Temos que ter um conhecimento amplo sobre os serviços e profissionais existentes, para que assim possamos ter pontos sobre o que reclamar e exigir! Todos temos direitos desse sistema assim que nascemos, são serviço gratuitos, sem discriminação... O problema fica relacionado com: falta de atendimento, profissionais e vagas (porque dá atendimento integral em caso de parto, internações, exames e procedimentos complexo); médicos agindo de má fé cobrando serviço;
    Tem que se ter realmente uma cobrança, acho que 'botar a boca no trombone' é uma forma bastante válida, informar para a população sobre o SUS, ter noção quem são seus administradores para que no futuro nos termos como mudar isso!

    c) É vergonhoso, no século XXI ainda termos que nos deparar com cenas chocantes, a qual todos estamos de uma certa forma relacionados, direta ou indiretamente. Como gestor público em saúde, tentaria fazer com que as verbas chegassem de forma verdadeira ao seu destino e a usaria de forma leal, o que muitas vezes não ocorre, nos municípios, prefeituras e até mesmo pelo governo estadual. O caos se instala pela má administração e a corrupção em desvio de verbas públicas, ou verbas que são liberadas para shows, etc... desnecessariamente, a qual poderia ser voltado para saúde e o pagamento de materiais usados para o uso hospitalar que é de suma necessidade ao uso do paciente, no momento de sua convalescência. Descentralizaria o atendimento o qual não se faz a necessidade do atendimento de urgência e emergência no hospital, para centros especializados em consultas e exames. Dessa forma poderia até amenizar um pouco o caos de nossa saúde pública no nosso estado. Focaria e divulgaria mais a saúde preventiva, do homem e da mulher. Faria mensalmente o dia da prevenção, com populações carentes, com crianças na escolas na educação básica. Liberaria verbas para concursos públicos, aumentando a demanda de profissionais de saúde em todas as esferas, entre outras providencias de caráter urgente, para melhorar o atendimento das pessoas mais carentes no sistema único de saúde. Temos que mudar a realidade, onde os mais favorecidos recorrem a planos de saúde privados, tendo seu atendimento prontamente realizado, pois estão pagando caro por esses serviços, que por mais que demore pelo menos serão atendidos. É o pobre no SUS volta pra casa muitas vezes sem o atendimento. Isso depende de nos futuros profissionais da área da saúde que não podemos ficar calados vendo nosso povo sofrer com o descaso publico.

    ResponderExcluir
  9. Geísa Pará
    Cleane Santos
    Turma 6 ab manhã

    a) Concerteza...pois o SUS é um direito de toda a população.

    b)Cobrar...Primeiro as pessoas devem se concientizar dos seus direitos e deveres,após o conhecimento a população deve se juntar e fazer uma mobilização...algo que chamasse a atenção dos gestores.

    c)Mudando o que está acontecendo,melhorando o SUS para que todos sejam atendidos de forma igualitária,fiscalizando o trabalho dos profissionais pois tem muitos tem so fazem bater o ponto e sem ao menos trabalhar...humanizando todos os profissionais pois a grande maioria ate parecem ter nojo das pessoa...emfim ser diferente!

    ResponderExcluir
  10. Nome: Ticyanna Oliveira, Paulo Robson
    Turma: M6AB

    a) Os gestores do SUS estão cometendo crimes administrativos?

    Sim, pois muitos tratam a saúde como negócio, quem conhece pessoas que trabalham em cargos mais altos não esperam para fazer exames, cirurgias, transplantes etc...

    b) Enquanto usuário do sistema, o que poderíamos fazer?

    Enquanto usuários dos SUS conhecer bem o sistema, lutar pelos seus direitos, denunciar práticas que não condizem com as diretrizes assim como eleger corretamente políticos que venham fazer algo pela saúde.

    c) Você, enquanto gestor de saúde pode participar de que forma nesse contexto?

    Seguir todos os princípios ideológicos (Universalidade, Equidade e Integralidade) e regras impostas pelo SUS, fiscalizar o funcionamento dos atendimentos (se o médico esta realmente realizando atendimentos), estabelecer metas para ter controle da situação, ser eficiente e eficaz produzindo resultados com qualidades que vise melhorar a saúde e atendimento da população, não ser corrompido por políticos ou fazer parte de práticas ilícitas.
    Sobre a corrupção ela se dá principalmente na base. Então melhorar as compras (centralizadas com logística inteligente) e os almoxarifados (com gente profissional, treinada e responsabilizá-las pelos seus erros), padronizar equipamentos para facilitar manutenção, coisas que podem acabar com a corrupção da classe media que gere os hospitais.

    ResponderExcluir
  11. a) Maior parte desse descaso com a saúde pública provém dos gestores, pois os mesmos conhecem a realidade que anda o sistema de saúde, sabe quais são as necessidades e nada fazem para mudar, na verdade fazem com que piore mais ainda. O principal descaso com a saúde é o desvio de verba e isso é um fato recorrente em todos os serviçõs públicos, seja na saúde ou na educação.
    Por vezes também o atendimento até tem, mas é solicitado algum exame e não tem equipamento para realizá-li, ou estão com defeito ou então, o que é mais comum, a fila de espera é muito grande.
    Temos que ver também que os servidores não são os únicos cupaldos pelos crimes administrativos. Os profissionais de saúde e a equipe que trabalha no hospital/clínica/posto de saúde também cometem esses crimes, principalmente a falta de humanização no atendimento e a negligência no mesmo.

    b) Como usuário do sistema creio qu podemos fazer mobilizações, pedir que sejam prestadas as contas da verba que é destinada para a saúde pública, criar mecanismos de manifestação contra a corrupção como por exemplo em matérias em jornais, revistas, televisão. Procurar o ministério público para esclarecimento e resolução do problema.
    Para isso é necessário conhecer nossos dieitos e deveres, conhecer os princípios do SUS, as leis/ementas que o rege para poder manifestar com razão e argumento.

    c) Como gestor, devo investir em treinamento e cursos de aprimoramento para meus funcionários, tanto na parte de humanização quando na parte profissionalizante. Manter um local de trabalho adequado, fiscalizar e não desviar a verba destinada a saúde e, se preciso, pedir mais verba para que possa ser melhorado o atendimento dos pacientes.

    Gabriel Bezerra Santos - Matrícula: 1011125/x
    Turma: M6AB

    ResponderExcluir
  12. Ariana Gomes; Luiza Porfírio
    Turma: 6ABM

    a) A realidade vivida hoje nos serviços de saúde, esta muito longe ao que foi proposto pela constituição federal de 1988. Ferindo os princípios da administração publica, quando seus gestores tratam a saúde com descaso, deixando os doentes a sua própria sorte. As pessoas são tratadas no serviço de saúde sob condições desumanas, o que faz da saúde um caos. Filas intermináveis, doentes em corredores nos hospitais, faltam médicos, leitos e muito mais que isso, falta mesmo é administração, descentralização e distribuição dos recursos destinados a saúde. O serviço não garante eficiencia, tendo em vista que as pessoas vagam de hospital em hospital a procura de solução para sua doença, e muitas vezes morrem a espera de um atendimento.

    b)O povo, os trabalhadores precisam assumir o SUS como um grande patrimônio da nação, procurando interferir nas decisões equivocadas dos seus gestores, participando ativamente do processo de promoção a saúde, promovendo ações populares a fim de saber como estão sendo utilizados, distribuídos e aplicados os recursos destinados a saúde.

    c) Podemos ajudar trabalhando de forma honesta com as pessoas, dando direito á todos, sem nenhuma discriminação. Podemos também levar mais á diante novas ideias, ajudar e apoiar as ideias que vão surgindo e assim trabalhar todos juntos, com um mesmo objetivo que é a saúde e uma melhor qualidade de vida para todos aqueles que precisam dos nossos atendimentos.

    ResponderExcluir
  13. Gilberto Bonfim turma M6AB
    Germano Bessa

    a)creio que sim, pois existe a verba para a ampliação e melhoras nos hospitais, mais cada vez piora a situação, creio que esse dinheiro é todo desviado, alem dos benefícios que eles gestores adquirem por ter esse "poder" privilegiar conhecidos com atendimentos mais rápidos, enquanto tem pessoas com muitos dias e ate meses e anos esperando um tratamento ou atendimento, coisas que sempre vemos no nosso país.

    b)primeiramente na hora votação devemos escolher nossos governantes com muito critério, não jogar o voto fora, também podemos pedir mais esclarecimentos sobre pra onde vai esse dinheiro que é investido na saúde pois sabemos que não esta indo para o lugar correto, e por ultimo se essas coisas não derem certo, é ir na rua e revindicar nossos direitos com protestos e mobilizações.

    c)eu não sei se esses gestores agem de forma errada porque querem ou por pressão politica, mais se um dia eu for gestor de um hospital, vendo aquele monte de gente precisando de um atendimento eu iria brigar para que isso mudasse,primeiramente eu ia batalhar para a prevenção disso tudo, pois com isso não ia acontecer tantas ocorrências, melhorar a capacidade de atendimentos dos profissionais de saúde e os que estão dentro de um hospital, para que tratem de maneira mais humana quem precisa de você.

    ResponderExcluir
  14. Renato Bruno Neto
    Wallyson Jorge Sombra
    T2CD

    Sim. Os gestores cometem crimes administrativos sempre que se omitem, sempre que não assumem a responsabilidade e tentam responsabilizar outras pessoas. Infelizmente vivemos rodeados de pessoas que falam bonito mais não fazem nada de concreto para defender a causa tão nobre que ele ousa dizer que defende, o pior se aproveita das brechas e falhas do sistema para desviar o dinheiro que era para melhorar a assistência a população e evitar esse verdadeiro caos em que se encontra a saúde publica e não só ela também esta em estado critico a educação e a segurança sendo que esses três fatores (saúde, educação e segurança) estão inter-relacionados. Não quero generalizar e dizer que todos são ladrões, que nenhum presta, mais o que vemos é uma falta de iniciativa por uma mobilização que venha a trazer soluções para os graves problemas que enfrentamos o que não pode e continuar do jeito que esta. Cada usuário, profissional de saúde, gestor, toda a população tem que ter a consciência de que somos responsáveis direta ou indiretamente do que acontece no nosso pais denominado maravilhoso, agora se pergunta maravilhoso pra quem? Para o turista? Temos que valorizar o que temos de melhor que é o nosso povo!
    Os usuários estão pagando para serem mal atendidos, para sofre em filas, para não receberem o atendimento. Temos um sistema de saúde publica lindo no papel e com tudo para ser um dos melhores do mundo, mais um trabalho intenso e em longo prazo de educação descentralização e prevenção tem que ser iniciado com urgência! Mais para que tudo isso funcione nos como usuários do sistema temos que começar mudando nossas próprias atitudes, de ser omissos ao ver algo errado e não denunciar, em ter pequenas atitudes erradas, e em continuar deixar se manipular pelas grandes mídias e pelos corruptos. Temos que ter atitude e paramos de esperar soluções, e sim impormos as nossas idéias e nossas necessidades. O poder de governa o pais é do povo e ele tem que reagir contra essa barbárie.
    Como um gestor de saúde temos que agir de forma humana e honesta, é tentar busca sempre o melhor para a população e dar soluções para os problemas, em fim e seguir todas as normas e princípios previstos no SUS e os princípios que regem a gestão publica agindo com caráter e de forma a pensar coletivamente. Primeiramente ter incorporado todos esses princípios no nosso dia a dia como estudante e como cidadão, não é de uma hora pra outra que vamos mudar os pais mais podemos começar agora mudando a nos mesmos!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Priscilla Pontes
    T2CD

    a)Cometem crime quando deixam de exercer a função que lhes foi determinada de maneira justa, qaundo desviam verba, quando permitem que esta seja desviada, quando não fiscalizam a atuação de seus funcionários...
    b)Poderíamos estra mais atentos a atuação dos nossos candidatos eleitos, exigir um atendimento digno, buscar saber onde o dinheiro destinado à saúde está sendo aplicado...
    c) Exercer o cargo de forma honesta, observar a atuação de seus funcionários, oferecer um serviço de saúde digno aos usuários, observar a aplicação da verba destinada à saúde, punir funcionários que realizem maus tratos aos usuários, punir funcionários que desviem verbas...Enfim, realizando um trabalho claro e rico.

    ResponderExcluir
  17. TURMA: 2CDT
    ALUNAS: Lana Karine
    Ledjane Cavalcante

    A) Atualmente só o que está acontecendo são os nossos gestores cometendo crimes e o pior deles é o desvio de verbas, pois eles não administrão as verbas que recebem só usam em beneficio de seus interesses, é empregos fantasma,os gestores todos tendo uma vida cheia de regalias, onde a maior parate da população está na miséria, nass filas dos hospitais esperando por exames, um leito, e ainda tem a falta de materiais, aparelhos para exames quebrados. E nada é feito só a população a cada dia passando por mais dificuldades.

    B) O que poderiamos fazer era fiscalizar melhor pra onde estão indo as verbas, como está sendo aplicado o dinheiro público, lutar por mudanças por que a cada ano a situação fica pior as dificuldades aumentam.

    C) Fiscalizaria melhor os profissionais da saúde e as verbas, fazendo com que elas chegassem corretamente ao seu lugar de destino, sem desvios e sem corrupção e iria fazer valer os direitos dos usuários de saúde.

    ResponderExcluir
  18. Luzia Maria Lima Portela
    Francisca Soraya
    Tamilys Elias
    Turma Sexta AB manhã

    A) Sim, não podemos generalizar, mas sabemos que se a situação da nossa saúde pública permanece nesse caos é devido a falta de carater e de ética da grande parte dos gestores. O desleixo com os cuidados com o planejamento, os desvios de verba, as imposições distorcidas dentro do ambiente de trabalho, tudo isso contribuir para o crime realizado por eles em nosso sistema onde, claro, quem paga por esses erros, somos nós, cidadãos que necessitam usufruir do sistema.

    B) Denunciar erros vistos, procurar garantir que nossos direitos sejam realmente impostos. Procurar não ceder diante da falta de ética e moral dos responsáveis pelo sistema. Reivindicar os direitos quando os mesmo não estão sendo realizados de forma correta. Mas tudo isso deve partir do momento em que temos a opção de escolher a pessoa que irá nos representar no mundo político.

    C) Não me deixaria levar pela falta de éticas dos superiores, tentaria fazer com que o sistema "andasse"da forma como deveria. Tentaria lutar juntamente com a população pelo atendimento mais humano, mais correto, exatamente como ele deve ser.

    ResponderExcluir
  19. a) Sim. Os vídeos mostram a realidade, algo bem diferente do que está nos princípios de administração pública e os princípios do SUS. Além de ferir os princípios do SUS como a universalidade, equidade, integralidade - porque não está havendo um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, pois o vídeo mostra grávidas que saem em uma embarcação de 4 horas de viagem para uma consulta ou problemas de parto pela falta de assistência. Fere também a resolutividade, já que deveria ter uma solução aos problemas do usuário do serviço de saúde de forma adequada no local mais próximo de sua residência e também a Participação popular. Em relação aos princípios da Administração Pública fere o princípio da Moralidade, porque falta recursos nos hospitais como desfibrilador, o que não é pra ocorrer, pois a verba está sendo enviada, então onde pra onde está indo?! Fere também o princípio da Eficiência, como mostra o vídeo, nada está sendo feito para produzir resultados que satisfaçam as necessidades da população.
    b) Reivindicar pelos nossos direitos como usuários, pois reclamar e não ir atrás dos direitos não vai mudar a situação. O que vemos hoje são pessoas acomodadas que se conformam com tudo que é lhe oferecido, esquecendo de todos os impostos que pagamos para poder ter um serviço de qualidade, pagamos caríssimo por algo que não utilizamos corretamente. Sabendo de nossos direitos já seria um grande passo, pois as pessoas nem sabem do seu direito, complicando ainda mais a situação.. Querem mudança mais não fazem nada pra mudar essa realidade em que vivemos.
    c) Seguindo de acordo com os princípios de administração pública com o SUS. Como fala a diretora da Santa Casa de Belém, que diz que não adianta mais leitos de UTI, a solução é trabalhar o pré natal, seguindo conforme o princípio da integralidade. Trabalhar com a promoção de saúde nos locais de maior carência, seguindo o princípio da equidade - dar mais pra quem precisa mais. O fato é que muitos que se dizem "profissionais da saúde" não querem sair para trabalhar em interiores, mas também querem barrar os profissionais de fora do país que tem essa formação de saúde pública para atuar nessas áreas. Deve-se trabalhar também no princípio da resolutividade, o vídeo mostra muitos pacientes saindo de um hospital para outro sem haver a resolução do problema. Ainda mostra a situação em que uma população de 55 cidades tem somente a Santa Casa para atender essa demanda. Assim tambem seguir com o princípio de regionalização e participação popular.

    ResponderExcluir
  20. a) O maior crime administrativo que os gestores cometem é não garantir o direito da população à saúde, não cumprir com seus deveres. O que vemos hoje são pessoas sem acesso a saúde. O desrespeito a saúde pública parte sim dos gestores, quando desviam verbas que deveriam ser destinadas a saúde, quando permitem que algumas repartições e funcionário tratem com desrespeitos aos usuários da saúde, quando o usuário precise chegar de madrugada para pegar uma senha e para ser atendido, quando não contratam profissionais em número suficiente para atender a demanda de usuários, quando deixam remédios que são vitais faltarem ao paciente. Talvez ações que vise humanizar os seus profissionais de saúde, e fiscalizar ações de tais como, desrespeito ou negligencia com o paciente. Seria bastante útil a melhor utilização das verbas destinadas a saúde, assim talvez se usada corretamente, poriam ser compradas maquinários novos, contratar mais profissionais e até melhorar a infra estrutura do ambiente em questão.
    b)Cobrar providências dos gestores responsáveis pelo serviço e correr ao ministério público para a prestação de contas. E atrás dos seus direitos e deveres tanto dos usuários como dos profissionais de saúde. Não está certo apenas reclamar ou se lamentar, é preciso ir atrás de melhorias. Para buscar essas melhorias o usuário deve conhecer os seus direitos dos SUS para pode lutar atrás deles, fazer algo para chamar atenção dos gestores, enunciar práticas que não condizem com as diretrizes.
    c)Investir na saúde para mim é saber administra esse dinheiro, então o segredo de uma nova gestão é prevenção e garantir de acesso a todos. Fiscalizar desvios de verbas, aplicar os recursos financeiros nas necessidades prioritárias e em projetos que realmente venham à oferecer um serviço mais justo e de mais qualidade. Não deixar ser influenciado por corruptos. E melhorar o SUS para que todos sejam atendidos de forma igualitária. Investir em treinamento e cursos de aprimoramento para meus funcionários. Melhorar o atendimento dos pacientes.


    Antonia Ivyna Borges Araujo
    Ianara kelly Feitosa
    2TCD

    ResponderExcluir
  21. a) Os gestores do SUS estão cometendo crimes administrativos?

    R= Sim, pois nesse país quem fala mais alto é o dinheiro. Sendo assim mesmo com todas as doutrinas "pregadas" pelo SUS em favor da população, não são válidas, pois sem dinheiro não há saúde.

    b) Enquanto usuário do sistema, o que poderíamos fazer?

    R= Poderíamos saber mais sobre o SUS, o que ele diz, como pode ser feito para ser colocado em prática. Deveríamos saber dos nossos direitos e deveres para podermos cobrar com sabedoria o nosso melhor atendimento.

    c) Você, enquanto gestor de saúde pode participar de que forma nesse contexto?

    R= Acho que faria um programa para "integrar" á população as doutrinas do SUS. Tentaria por em prática o que elas dizer, tentaria porque nesse país nada feito com honestidade se consegue facilmente. Emfim, investiria na prevenção e na saúde com um atendimento melhorado e com capacitação dos profissionais de saúde em relação ao SUS.

    Sofia Neubauer
    Turma: T2CD

    ResponderExcluir
  22. Barbara Bastos Camilo
    Horario: T2CD

    a) Sim, e nao apenas crimes administrativos.

    b) Acredito que pouco, uma vez que, como usuarios somos menosprezados. a açao para melhoria do sistema deveria ser feita principalmente pelos profissionais da saude.

    c) conscientizar TODOS, principalmente os profissionais que, a forma como as 'coisas' andam nao eh o normal, nao eh aceitavel, que nao deve haver conformismo, que nao sao Eles, os governantes qem fazem o sistema, e sim, nós.

    ResponderExcluir
  23. Carolinne Pires
    Thais Ciriaco

    a)Acreditamos que sim, pela quantidade de dinheiro mal investido e desviados pelos próprios administradores dentre outros que governam o poder nesse Brasil.
    b) Podemos exigir o comprovante de verbas e cobrar por nossos direitos, assim como o deles é fazer uma boa administração dos nossos hospitais públicos. Podemos expor para população carente ou não carente mais e mais a nossa revolta com o descaso dos administradores com a saúde dos brasileiros que pagam seus impostos em dia ou não e que esperam em filas e filas para serem atendidos nos corredores dos hospitais públicos. Cobrar mais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde assim como leitos de hospitais, medicamentos, entre outros.
    c) Fiscalizando e cobrando por mais competência de todos que lá trabalham. Fazer ser cumprido os direitos e deveres do sus.

    ResponderExcluir
  24. 1-Estão cometendo crimes,mas não de uma forma generalizada existem os que sabem lidar com a honestidade.A partir do momento que deixam de atender as pessoas que estão aguardando em filas imensas para atender parentes,amigos e pessoas que possuam influencia política ou até mesmo receber dinheiro sem trabalhar ,desviar medicamentos,dentre outras coisas eles estão retirando o direito desses usuários do SUS.
    2- Bom, levando-se em consideração que maioria da população que deveria ser usuária do SUS não conhece nada sobre o mesmo, a primeira coisa a se fazer seria se informar sobre esse sistema, o que ele oferece, quais os princípios e diretrizes. Em seguida, seria necessária a cobrança dos políticos responsáveis pela saúde pública do Brasil e investir em campanhas, em idéias que envolvessem uma grande massa populacional a fim de informá-los sobre o nosso sistema de saúde se possível desde criança e correr atrás dos nossos direitos, uma vez que nós pagamos por eles.

    3-Como gestora, eu poderia investir em programas de informação a população, procurar administrar melhor a verba realizando melhorias e coisas que “chamem” os pacientes, fiscalizaria melhor o dinheiro a fim de evitar desvio deste, fiscalizaria profissionais para que estes fossem éticos em todas as situações, trabalharia para garantir os direitos dos pacientes perante o serviço de saúde.
    Emanuelle Sales,Nágila Neres e Ligia.6MAB

    ResponderExcluir
  25. a) Os gestores do SUS estão cometendo crimes administrativos?
    A grande maioria sim. Justifico isso, pelo fato de ver tantos absurdos nessa área, que com clareza percebemos que é culpa de uma má administração.

    b) Enquanto usuário do sistema, o que poderíamos fazer?
    Cobrar nossos direitos, exigir o devido respeito, denunciar os erros e cobrar providências dos responsáveis, conhecer as leis envolvidas e ter consciência do que pode ser mudado, ou melhorado.

    c) Você, enquanto gestor de saúde pode participar de que forma nesse contexto?
    Administrando com honestidade, qualidade e dignidade, realizar atendimento de forma humanizada, não permitindo erros banais, ou de qualquer natureza que pudesse ser evitado. Enfim, fazendo um trabalho correto e justo.


    Sâmmara Lia Pinheiro Pinto, 6 AB manhã.

    ResponderExcluir
  26. a) Aqueles que se envolvem com o sistema corrupto, por vontade própria ou mesmo por obrigação, por estar no cargo; em vários hospitais pessoas tem seus direitos desrespeitados por falta de organização no atendimento ou por profissionais que se sentem no direito de trabalhar quando bem entendem, fatos esses que deveriam ser fiscalizados e denunciados pelos gestores.


    b) Como usuários podemos começar cobrando melhorias aos políticos, que nós colocamos no poder, a população deve se unir e se preciso ir as ruas exigindo o que é de direito. Um ponto, importante, a ser citado é o de se conscientizar em relação ao favorecimento, onde alguns são favorecidos por conhecerem algum funcionário, devemos nos colocar no lugar dos menos favorecidos e exigir igualdade.


    c) De início proporcionar uma fiscalização adequada às verbas, observando se estão sendo adequadamente utilizadas, não se deixar corromper pelo sistema, fiscalizar os funcionários.

    ResponderExcluir
  27. Ana Luzia, Ana Eliete, Paloma e Yara Tomé


    a) Maior crime cometido pelos gestores falta de cumprimento de leis, pessoas que são por direito usuários de um Sistema de saúde 'falido e sucatiado' quando levantado em dinheiro encontra-se uma boa oportunidade de mudança, mal investimento nos profissionais de saúde, direitos dos cidadãos a uma saúde digna e um tratamento de igual para igual.

    b) Abrir os olhos e deixar de fingir que não é conosco.. Isso é um problema de todos! Levanta- nos como sociedade que pensa e toma atitudes. Primeiras atitudes seria ir ao financiamento de saúde pública(distribuição de renda para os postos de saúde e atenção a saúde básica), levar esse manifestos a mídia, mobilização de sociedade pela luta de direito, investir na formação do cidadão com palestras escolares, faculdades.. enfim, forma uma sociedade formaram um gonverno digno e preocupado em fazer a diferença quando no PODER.

    c)Começar a investir em educação quando a populacação é educada é formadora de idéias.. Isso tem que começar nos colégios e faculdades. Ficar na vigilância das distribuição de verba, para o controle e sumprimento dos setores que estão em falta. Cumprimento fiel de leis que benecifiem a população.

    ResponderExcluir
  28. A- Sim, pois nesse país quem fala mais alto é o dinheiro. Sendo assim mesmo com todas as doutrinas "pregadas" pelo SUS em favor da população, não são válidas, pois sem dinheiro não há saúde.

    B- O que poderiamos fazer era fiscalizar melhor pra onde estão indo as verbas, como está sendo aplicado o dinheiro público, lutar por mudanças por que a cada ano a situação fica pior as dificuldades aumentam.

    C- É vergonhoso, no século XXI ainda termos que nos deparar com cenas chocantes, a qual todos estamos de uma certa forma relacionados, direta ou indiretamente. Como gestor público em saúde, tentaria fazer com que as verbas chegassem de forma verdadeira ao seu destino e a usaria de forma leal, o que muitas vezes não ocorre, nos municípios, prefeituras e até mesmo pelo governo estadual. O caos se instala pela má administração e a corrupção em desvio de verbas públicas, ou verbas que são liberadas para shows, etc... desnecessariamente, a qual poderia ser voltado para saúde e o pagamento de materiais usados para o uso hospitalar que é de suma necessidade ao uso do paciente, no momento de sua convalescência. Descentralizaria o atendimento o qual não se faz a necessidade do atendimento de urgência e emergência no hospital, para centros especializados em consultas e exames. Dessa forma poderia até amenizar um pouco o caos de nossa saúde pública no nosso estado. Focaria e divulgaria mais a saúde preventiva, do homem e da mulher. Faria mensalmente o dia da prevenção, com populações carentes, com crianças na escolas na educação básica. Liberaria verbas para concursos públicos, aumentando a demanda de profissionais de saúde em todas as esferas, entre outras providencias de caráter urgente, para melhorar o atendimento das pessoas mais carentes no sistema único de saúde. Temos que mudar a realidade, onde os mais favorecidos recorrem a planos de saúde privados, tendo seu atendimento prontamente realizado, pois estão pagando caro por esses serviços, que por mais que demore pelo menos serão atendidos. É o pobre no SUS volta pra casa muitas vezes sem o atendimento. Isso depende de nos futuros profissionais da área da saúde que não podemos ficar calados vendo nosso povo sofrer com o descaso publico.

    ResponderExcluir