domingo, 30 de outubro de 2011

FNP: Método ou Princípio?

Após a leitura, responda:
a) Como interpretar a FNP no caso dos alongamento, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?
b) Quais as repercussões no encurtamento muscular?
c) Quais as contribuições no universo da Fisoterapia pneumofuncional?
Link:
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n1/en_08.pdf
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/fpusp/v16n2/12.pdf

14 comentários:

  1. Sayonara, Isabel Carvalho e Nyara
    a) FNP é um principio neurofisiológico no qual é usado métodos, no caso dos alongamentos a facilitação neuromuscular proprioceptiva é o principio queutiliza estímulos, estes são excitados por estarem presentes na pele (que são os proprioceptores) que vai estimular o neurônio, que estimula o músculo para realizar um movimento, excitando ou inibindo o músculo.

    ResponderExcluir
  2. LUCIANA MOURA PESSOA, BRENA GONÇALVES, VICTOR FERNANDES

    a) Como interpretar a FNP no caso dos alongamento, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?
    A FNP é um método que usa princípios de estimulação neurofisiológica como meio de conduta terapêutica. Neste sentido, tem-se o alongamento por FNP como um dos recursos mais utilizados quando o objetivo é ganhar flexibilidade muscular e aumento da amplitude de movimento.

    b) Quais as repercussões no encurtamento muscular?
    Os exercícios de alongamento por FNP consistem em uma contração ativa do músculo que se deseja alongar, contração que irá causar uma inibição autogênica do músculo alongando. Essa inibição causa um relaxamento reflexo que quando em conjunto com um alongamento passivo causa aumento da flexibilidade com consequente ganho de ADM
    A manutenção dos exercícios de alongamento causa aumento da plasticidade muscular, ou seja, com a periodicidade há de se esperar que os músculos encurtados respondam aumentando sua extensibilidade.
    c) Quais as contribuições no universo da Fisoterapia pneumofuncional?
    As várias patologias que acometem o sistema respiratório são alvo da Fisioterapia Pneumofuncional que atua na musculatura inspiratória e expiratória, em técnicas de expansão pulmonar, liberação de secreção entre outras.
    Quando se fala em PNF, ela pode atuar positivamente em toda a musculatura respiratória. Atuando na musculatura da região esternal, diafragmática e costal há a melhora da inspiração e a PNF nos músculos abdominais auxiliam na expiração forçada. Além disso, há a melhora do inicio da inspiração e um aumento da capacidade inspiratória.

    ResponderExcluir
  3. Mariana Araújo e Edineide Rodrigues

    item a)
    Princípio neurofisiológico que consiste num mecanismo de estímulo (hipofunção, reflexo de estiramento por um maior recrutamento de fibras musculares) ou inibição (hiperfunção, inibição autogênica - tensão/contração) devido uma  somação na placa motora promovendo desempenho de movimento.

    item b)
    O efeito imediato de alongamento pode ser explicado pelas características viscoelásticas do muscular componentes e pelas alterações de curto prazo na muscular extensibilidade ;vantagem no ganho de mobilidade articular para as técnicas de alongamento que utilizam FNP, também são observadas ;melhorar o ganho de flexibilidade.

    item c)
    O exercício físico representa um estímulo importante na mecânica respira- tória, favorecendo a captação e o transporte de oxigênio. Por essa razão, treinamentos com exercícios físicos têm sido utilizados como um recurso importante nas intervenções fisioterapêuticas nas disfunções pulmonares.
    Os resultados mostraram que o protocolo de FNP utilizado promoveu aumento significativo nos valores obtidos na cirtometria axilar e xifoideana após a intervenção, sugerindo que pode ser utilizado como um recurso fisioterapêutico para o desenvolvimento da mobilidade torácica, porém apresenta como limitação ter avaliado apenas a mobilidade torácica. Pode porém constituir ponto de partida para futuras investigações envolvendo outras variáveis e voluntários portadores de pneumopatias.

    ResponderExcluir
  4. DARA CORREIA, PRISCYLA ALENCAR, JESSYK AGUIAR

    A) FNP é um método que usa de princípios neurofisiológicos como padrão terapêutico, ou seja, FNP é um método e o alongamento é um princípio uso em alguns técnicas de FNP. Onde esta combina mecanismos fisiológicos de controle neuromuscular com ativação dos impulsos dos órgãos tendinosos de Golgi. A contração-relaxamento é um principio da FNP para aumentar a flexibilidade.

    B) Os exercícios de alongamento por FNP proporcionam um aumento na plasticidade do músculo e com a realização contínua durante um espaço de tempo é provável que os músculos encurtados sofram um aumento da extensibilidade diminuindo de forma significativa o encurtamento. Também são observadas ganho de mobilidade articular para as técnicas de alongamento,e aumento da flexibilidade.

    C) As técnicas de FNP podem ser aplicadas como um meio de estimular a resposta e reforçar os músculos relacionados à respiração, as quais podem ser avaliadas a partir das medidas das pressões respiratórias máximas onde, durante a realização de técnicas de FNP ocorre estimulação da respiração,da musculatura do pescoço, da caixa torácica e membros superiores.Os treinamentos com exercícios físicos têm sido utilizados como um recurso importante em intervenções fisioterapêuticas nas disfunções pulmonares, sendo bastante enfatizado o treinamento com membros superiores, uma vez que alguns grupos musculares atuam também como acessórios da respiração. Alguns estudos evidenciam que o treinamento com membros superiores nas diagonais do Método de Kabat aumenta a força muscular respiratória tendo o exercício como um estímulo importante na mecânica respiratória ao favorecer a captação e o transporte de oxigênio e essa interação promove resistência quanto ao aumento da demanda metabólica e de troca gasosa. Em associação,a técnica favorece o treinamento da musculatura respiratória tornando-o mais capacitado ao exercício físico e mais tolerante à fadiga. Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva é um programa de exercícios eficiente por promover aumento das pressões respiratórias máximas em um curto período de tempo abrangendo tanto pessoas saudáveis,como também,é utilizada com fins terapêuticos no tratamento de disfunções musculares respiratórias.

    ResponderExcluir
  5. a) Como interpretar a FNP no caso dos alongamento, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?

    FNP é um método que se baseia nos princípios de estimulação máxima do aparelho neuromuscular, ou seja, tem como objetivo restaurar a função da estrutura neuromuscular, fundamentando-se no desenvolvimento motor, no sistema de ação e reflexos habituais nos proprioceptores e no controle do movimento. Dessa forma a técnica de alongamento com o uso da FNP caracteriza pelo uso da contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição auto-genica do músculo alongado. Quando aplicado, ocorre relaxamento muscular reflexo que associado ao alongamento passivo promove ganho significativo de flexibilidade.

    b) Quais as repercussões no encurtamento muscular?

    O encurtamento de grupos musculares gera um maior gasto energético, problemas posturais, utilização de fibras musculares compensatórias, maior incidência de câimbras, dores além do prejuízo na prática desportiva. Exercícios de alongamento são fundamentais para prevenção tratamento de encurtamento muscular.

    c) Quais as contribuições no universo da Fisoterapia pneumofuncional?

    O fortalecimento dos MMSS para o desenvolvimento de resistência, além de o controle neuromuscular. Os MMSS precisam estar íntegros uma vez que alguns músculos atuam como acessórios para a respiração. O exercício físico representa um estímulo importante na mecânica respiratória favorecendo a captação e transporte de O2, desta forma a FNP tem sido utilizada nas intervenções fisioterapêuticas das disfunções pulmonares.

    Marcos Torres – 1011106/4
    Lavinnia Brigido
    Caroline Bezerra

    ResponderExcluir
  6. Andréia Dutra, Samantha Monteiro e Jardeson Vasconcelos

    A)Como interpretar a FNP no caso dos alongamento, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?

    É um método de tratamento em que são usadas visam a obter a máxima quantidade de atividade que pode ser conseguida em cada esforço voluntário e o maior número possível de repetições desta atividade para facilitar a resposta. A fisioterapeuta precisa de perícia na execução das técnicas e um total entendimento do método de tratamento para obter os melhores resultados do paciente. As técnicas são adequadas ao tratamento de muitos casos e fornecem um meio efetivo de obter e acelerar a reabilitação do paciente. O tratamento por meio destas técnicas visa somar os efeitos da facilitação para aumentar a reposta do mecanismo Neuromuscular. A estimulação proprioceptiva é o principal meio empregado para aumentar as demandas feitas pelo esforço voluntário; o inicio de algumas reações reflexas e princípios fisiológicos ligados á interação de músculos antagonistas também são usados em algumas técnicas. A resistência e o estiramento são aplicados manualmente aos músculos que trabalham para executar padrões de movimento de massa, e ordens dinâmicas dão estímulo verbal ao esforço voluntário do paciente.


    b) Quais as repercussões no encurtamento muscular?

    Tem como a repercussão a contração ativa do músculo que se deseja alongar, contração que irá causar uma inibição autogênica do músculo alongando. Essa inibição causa um relaxamento reflexo que quando em conjunto com um alongamento passivo causa ganho da flexibilidade com consequente ganho de ADM.

    c) Quais as contribuições no universo da Fisoterapia pneumofuncional?

    As técnicas de FNP podem ser aplicadas como um meio de estimular o sistema respiratório, uma vez que a literatura refere que durante sua realização ocorre estimulação da respiração, da musculatura do pescoço, da caixa torácica e dos membros superiores. A cirtometria torácica é um instrumento de avaliação do sistema respiratório que consiste em um conjunto de medidas das circunferências do tórax durante os movimentos respiratórios, tendo por finalidade avaliar a mobilidade torácica de forma simples, acessível e confiável. Essa técnica é de baixo custo e vem sendo bastante utilizada e difundida na fisioterapia, tanto na avaliação para prescrição do tratamento como para a reavaliação, pois fornece informações precisas sobre a mobilidade torácica. A adaptação do sistema respiratório– neste estudo representada pelo aumento da mobilidade torácica das voluntárias treinadas – pode estar relacionada à utilização dos exercícios em diagonal nas polias de parede, uma vez que os mesmos apresentam como vantagem o envolvimento de vários grupos musculares em um mesmo movimento e promovem a interação dos dois lados do corpo com os segmentos cruzando a linha mediana, produzindo benefícios no treinamento de propriocepção.

    ResponderExcluir
  7. a)A utilização de manobras de alongamento é um dos recursos mais utilizados na prática de reabilitação. Exercícios de alongamento podem ser usados no ambiente esportivo e terapêutico para ganho de amplitude articular de movimento. FNP é um método que usa princípios de estimulação neurofisiológica, caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado.
    B) Os transtornos de flexibilidade podem ser associados ao desenvolvimento de lesões musculares e a alterações articulares e posturais, além de comprometerem atividades da vida diária. O encurtamento ou retração referese à redução leve do comprimento de uma unidade musculotendínea que permanece saudável, resultando em limitação na mobilidade articular. Um músculo retraído pode ser quase completamente alongado, exceto nos limites extremos de sua amplitude, o que comumente ocorre em músculos biarticulares.
    c) As técnicas de fisioterapia respiratória (FR), objetivando o aumento da permeabilidade das vias aéreas e prevenção do acúmulo de secreções brônquicas, são amplamente utilizadas nos CTI. As técnicas desobstrutivas incluem a compressão torácica manual (CTM), hiper-insuflação manual (HM), drenagem postural (DP), aspiração traqueal, dentre outras.

    ResponderExcluir
  8. Isabel Carvalho, Sayonara e Nyara

    ITEM A) FNP é um principio neurofisiológico no qual é usado métodos, no caso dos alongamentos a facilitação neuromuscular proprioceptiva é o principio queutiliza estímulos, estes são excitados por estarem presentes na pele (que são os proprioceptores) que vai estimular o neurônio, que estimula o músculo para realizar um movimento, excitando ou inibindo o músculo

    ITEM B) Tem como a repercussão a contração ativa do músculo que se deseja alongar, contração que irá causar uma inibição autogênica do músculo alongando.

    ITEM C) As técnicas de FNP podem ser aplicadas como um meio de estimular o sistema respiratório, uma vez que a literatura refere que durante sua realização ocorre estimulação da respiração,da musculatura do pescoço, da caixa torácica e dos membros superiores. Alguns estudos evidenciam que o treinamento com membros superiores nas diagonais do Método de Kabat aumenta a força muscular respiratória tendo o exercício como um estímulo importante na mecânica respiratória ao favorecer a captação e o transporte de oxigênio e essa interação promove resistência quanto ao aumento da demanda metabólica e de troca gasosa. Em associação,a técnica favorece o treinamento da musculatura respiratória tornando-o mais capacitado ao exercício físico e mais tolerante à fadiga. A FNP é eficiente por promover aumento das pressões respiratórias máximas em um curto período de tempo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. FNP é um método que usa de princípios neurofisiológicos como padrão terapêutico e o alongamento é um princípio usado em algumas técnicas de facilitação neural proprioceptiva. Caracteriza-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado.

    b)Proporcionam um aumento significativo na plasticidade do músculo e com a realização contínua os músculos encurtados podem sofrer um aumento da extensibilidade diminuindo de forma significativa o encurtamento.

    c)Atua na musculatura em técnicas de expansão pulmonar, liberação das secreção na inspiração e e expiração no aumento da permeabilidade das vias aéreas e prevenção do acúmulo de secreções. A FNP é um programa de exercícios eficiente para promover aumento da pressão respiratória máxima é bastante utilização pelos profissionais de fisioterapia.

    ANNE ROCHA
    SÍSSIA TÁVORA

    ResponderExcluir
  11. ALINE CABRAL, INGRID LOIOLA, HANNA SILVEIRA

    a) Como interpretar a FNP no caso dos alongamento, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?

    No caso dos alongamentos podemos interpretar a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva como um método que utiliza de princípios neurofisiológicos como padrão terapêutico, ou seja, FNP é um método e o alongamento é um princípio usado em alguns técnicas de FNP.

    b) Quais as repercussões no encurtamento muscular?

    A manutenção dos exercícios de alongamento causa aumento da plasticidade muscular, ou seja, com a periodicidade há de se esperar que os músculos encurtados respondam aumentando sua extensibilidade.

    c) Quais as contribuições no universo da Fisoterapia pneumofuncional?

    As técnicas de FNP podem ser aplicadas como um meio de estimular o sistema respiratório, umas vez que a literatura refere que durante sua realização ocorre estimulação da respiração, da musculatura do pescoço, da caixa torácica e dos membros superiores.Atuando também na musculatura em técnicas de expansão pulmonar, liberação das secreção na inspiração e e expiração no aumento da permeabilidade das vias aéreas e prevenção do acúmulo de secreções. A FNP é um programa de exercícios eficiente para promover aumento da pressão respiratória máxima é bastante utilização pelos profissionais de fisioterapia.

    ResponderExcluir
  12. a) Como interpretar a FNP no caso dos alongamentos, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?

    A facilitação, FNP, se trata de um principio que utiliza a via neuromuscular afim de promover inibição ou excitação (ocorre com o reflexo de estiramento) a nível muscular. Quando a FNP é aplicada no alongamento, seu objetivo é fazer com que o musculo ganhe plasticidade melhorando assim o quadro de encurtamento.

    b) Quais as repercussões no encurtamento muscular?

    Utilizando FNP no encurtamento muscular, durante um intervalo de tempo satisfatório, podemos ganhar um aumento da extensibilidade e da plasticidade do músculo que está sendo alongado. Grupos musculares encurtados geram malefícios que afetam a qualidade de vida, como: compensação de outras fibras musculares, dor nos músculos encurtados ao realizar alongamentos etc. FNP atuaria mudando essas conseqüências do encurtamento e melhorando as condições musculares do paciente.

    c) Quais as contribuições no universo da Fisioterapia pneumofuncional?

    Como foi visto no artigo, a FNP pode contribuir na fisioterapia pneumofuncional, pois seus padrões (primitivo e funcional) englobam vários músculos de membros superiores, assim ajudando o fortalecimento da musculatura respiratória, tanto as assessorias, quanto as ativas. E tendo um ganho significativo na cirtometria.

    Bruna Gomes
    Samara de Paulo
    Pedro Brito

    ResponderExcluir
  13. 1. Como interpretar a FNP no caso dos alongamento, é um método ou um princípio aplicado ao tratamento?
    O FNP é entendido como um princípio e dentro desse principio existe um método que é o alongamento onde sua finalidade é ganho de flexibilidade.

    2. Quais as repercussões no encurtamento muscular?
    O efeito imediato do alongamento pode ser explicado pelas características iscoelásticas dos componentes musculares e pelas mudanças em curto prazo na extensibilidade muscular. A realização da técnica de FNP vai proporcionar um aumento da plasticidade do músculo e com a realização contínua durante um espaço de tempo é provável que os músculos encurtados sofram um aumento da extensibilidade diminuindo de forma significativa o encurtamento.

    3.Quais as contribuições no universo da Fisoterapia pneumofuncional?
    Os resultados mostraram queo protocolo de FNP utilizado promoveu
    aumento significativo nos valores obtidos na cirtometria axilar e xifoideana
    após a intervenção, sugerindo que pode ser utilizado como um recurso fisioterapêutico para o desenvolvimento da mobilidade torácica.


    Ellen Mota
    Luiz Paulo Ribeiro

    ResponderExcluir