terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Segurança em laboratório de ciências: laboratório químico

Olá Pessoal,

Baseado em nossa conversa da última aula e fazendo um paralelo com o vídeo mostrado no link, respondam:

"Qual a importância desse conhecimento nas práticas de ciências no ensino fundamental? É possível transpor esse conhecimento a fim de proporcionar alfabetização científica e cidadania?"

Material de apoio:

http://www.youtube.com/watch?v=tMPbabV6nak

http://www.qui.ufmg.br/assets/docs/quimica/seguranca_quimica.pdf

7 comentários:

  1. muito importante ,pois há praticas que não conhecia e posso repassar para meus futuros discentes e esses conhecimento com certeza vai formar novos cidadaos.

    ResponderExcluir
  2. É de extrema importância que o aluno tenha contato dedas series inicias, para que ele não veja somente aquele laboratório da sua escola, por exemplo, como o único ambiente em que essas técnicas podem ser aplicadas, esses conhecimentos faz com que a visão do aluno se amplie e que ele veja também que no ambiente domiciliar, em casos de primeiros socorros, entre outros, também se englobam essas praticas de segurança. Em relação a alfabetização cientifica sem duvida nenhuma quanto maior for o contato do aluno com a ciência e que esse contato seja desde cedo, o aluno se familiarizara muito mais rápido e de forma concreta obtendo ganhos para a vida desse aluno de uma forma geral, dentre elas a cidadania do aluno.

    Lucas Albuquerque Do Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Conhecimentos relacionados à segurança em laboratório é mais que importante, trata-se de algo necessário. Ao ensinar procedimentos relacionados a segurança em laboratório de ciências, para alunos do ensino fundamental ou até mesmo de outro nível escolar, o professor estará não somente transmitindo conhecimento,mas sim contribuindo para que o aluno tenha uma visão mais abrangente do que pode ser considerado um laboratório. Este é o primeiro passo para que o aluno compreenda que as normas de segurança utilizadas em um laboratório "formal", são também de grande utilidade em outros ambientes, que fazem parte do cotidiano desse aluno, como por exemplo, a cozinha da sua casa. O aluno que aprende a agir de maneira segura em um laboratório de ciências, é capaz de se proteger e proteger à outras pessoas de certos riscos, ainda que não seja dentro de um laboratório,mas nas situações diversas do seu dia a dia. Aplicar os conhecimentos de segurança em laboratório, para além das paredes da escola é o que permite à este aluno, em interação com sua família e demais membros da sociedade também ser um transmissor desses conhecimentos, é justamente isso que faz com que mesmo as pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender tais conceito e normas dentro de uma escola, sejam conscientizadas para agirem de maneira segura, evitando acidentes, independente do lugar que se encontrem. Essa conscientização da sociedade contribui para uma alfabetização científica, pois de um modo geral é necessário que as pessoas compreendam que a ciência estar presente na vida de todos,e é preciso conhecer para saber agir de modo a promover o bem comum. Assim, o indivíduo que promove o bem comum, zelando por sua segurança e segurança de outras pessoas, estará sem dúvida exercendo seu papel de cidadão e servindo de exemplo para os demais membros da sociedade.

    Juliana Machado Ferreira

    ResponderExcluir
  4. é importante temos conhecimentos de segurança em laboratório pois se torna necessário para o nosso dia a dia,e enquanto ao ensino de Ciências é importante que os alunos conheçam também os objetos contidos no laboratório para sua segurança,tendo também conhecimentos químicos.
    Siumara Tiago Ferreira

    ResponderExcluir
  5. É fundamental para qualquer procedimento conhecermos pelo menos informações básicas com relação á segurança. No ensino de ciências as orientações são fundamentais tanto para a segurança em si como para uma boa aprendizagem. Conhecimentos sobre laboratório,procedimentos básicos,conceitos,instrumentos, equipamentos e conhecimentos químicos são a base para qualquer procedimento.
    Marcelo Martins Silva Ferreira

    ResponderExcluir
  6. As aulas se segurança em laboratório em grande importância, pois é a partir destas que o aluno aprende a manusear as substancias químicas e estoca-las. O aluno pode aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula em seu cotidiano. separando assim as substancias que podem ir para o ralo da pia, por exemplo , e ou, no caso da sobra como no caso da utilização da soda caustica ,o que fazer com ela e para onde deve leva-la. E com o conhecimento adquirido o aluno poderá elaborar projetos que possa melhorar o meio ambiente, promovendo assim o seus deveres e direitos como cidadão.

    Elissandra Martins Pires

    ResponderExcluir
  7. As aulas são muito importantes pois através delas podemos aprender antes de qualquer prática informações sobre conceitos e procedimentos básicos sobre segurança em laboratórios para que possamos evitar possível acidentes ou resultados diferentes do esperado. No ensino de ciências esses conceitos devem ser bem explorados,o uso de instrumentos deve ser antes de tudo bem desenvolvido pelo professor para que exista a utilização correta tanto dos procedimentos quanto dos instrumentos.
    Rosana de Melo

    ResponderExcluir