terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Introdução ao trabalho científico e pesquisa em Ciências: Ciência, verdade e relatividades!

Olá Pessoal,

Depois de assistirmos ao filme sobre a vida e obra de Giordano Bruno e correlacionarmos a questão da epistemologia da ciência, é possível traçar uma reflexão sobre:

"Qual o papel da ciência e do conhecimento científico na construção do conceito de verdade?"

Façam uma resenha de 20 linhas no mínimo explicitando seu pensamento acerca dessa questão.

Material de apoio:

http://www.youtube.com/watch?v=Lr2wXWxpB2U

http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3

http://journal.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7275/14939

38 comentários:

  1. No período da Idade Média a Igreja Católica exercia grande poder e controle sobre a sociedade, dessa forma controlava o saber e a disseminação do conhecimento. O acesso aos livros eram restritos a apenas alguns membros do clero, a Igreja pregava verdades absolutas e inquestionáveis, os dogmas, baseavam-se no teocentrismos. As verdades impostas por esta instituição contribuíam para a manutenção do seu poder.
    Nesse período a Igreja defendia que o conhecimento científico não era algo de Deus, algumas práticas eram consideradas bruxarias. Os estudiosos dessa época que se opunham à aquilo que era pregado pela Igreja eram tidos como hereges, eram julgados e punidos pelo Tribunal da Inquisição, sobre torturas alguns negavam seus estudos para sobreviver e outros por não negarem eram condenados a morte.
    Somente com o passar do tempo e com diversas mudanças na sociedade, mas especificamente no período do Renascimento, é que se pôde ter maior liberdade de expressão, e o desenvolvimento da ciência e do conhecimento científico, apesar de ainda ser muito diferente dos dias atuais, no que diz respeito a influências políticas, religiosas e morais.
    As crenças, mitos, supertições formam dando lugar a pesquisas, estudos, observações, análises a respeito daquilo que antes era desconhecido, ou daquilo que se tratava de uma mentira que era pregada como verdade. O papel da ciência e do conhecimento científico na construção da verdade inicia-se a partir dessa ruptura com ideias e conhecimentos pré- determinados, ruptura com falsas verdades, promovendo assim evoluções.
    Sem o conhecimento científico, teríamos parado no tempo, continuaríamos aceitando verdades que seriam impostas, sem se quer termos o direito de questionarmos as mesmas.
    Há algum tempo a ciência também quis nos impor verdades absolutas, isso ocasionou crises dentro do próprio âmbito científico, e conflitos entre cientistas. No entanto, com o passar dos anos a ciência foi assumindo flexibilidade, tolerâncias para mudanças, características que permitem evoluções.
    A forma como são feitos os estudos e pesquisas, fizeram como que o conhecimento científico ganhasse credibilidade e respeito da sociedade, ainda que por vezes haja falhas, o fato de estar aberto a mudanças, questionamentos e aperfeiçoamentos torna-se algo de confiança, pois tem como objetivo não apenas chegar a um novo conhecimento, mas sim ao conhecimento certo. Além disso, a sociedade é parte construtora dessa verdade, não estar alheia a isso.
    Os conceitos a respeito do que é ciência, ou sobre o que é a verdade, são bastante complexos, não se pode determinar uma única resposta para tais questionamentos, o que se pode concluir é que todas as coisas estão de certa forma, interligadas, não é possível fazer ciência, ou construir um conceito de verdade apenas com olhos científicos. É preciso que o conhecimento científico seja visto como um processo, que estar sujeito a alterações, levando em consideração aspectos culturais, religiosos, morais de modo à nunca se tornar algo estável, mas sim que promova evoluções.
    Enfim o papel da ciência e do conhecimento científico na construção do conceito da verdade é justamente permitir que haja flexibilidade e consequentes evoluções, e que a sociedade não seja apenas espectadora, mas sim participante ativa, pois tal construção do conceito de verdade cabe a todos.


    Juliana Machado Ferreira

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    1. Muito bom, apenas reforçar o sentido de que as "verdades científicas" devem incondicionalmente estarem atreladas a questão temporal, e que, paradigmas são construções históricas e também determinadas pelo status quo e pelo poder instiruído. Dessa forma é possível entender porque historicamente a ciência adquiriu seus atributos de verdade e mesmo de dogma, se pensarmos a luz do positivismo, daí uma cultura cartesiana e uma visão do método cien´tífico como balisador do que tem ou não respaldo. Interferiu nas ciências humanas que só com a quebra de paradigmas objetivos galgou espaço acadêmico. Parabéns! Bela contribuição.

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  2. A ciência sempre ficou incumbida da responsabilidade de demonstrar algo que seja irrefutável, infalível, inquestionável. Entretanto, se nos aprofundarmos um pouco mais às raízes das novas descobertas, das novas teorias ou conceitos veremos que, todas essas novidades só puderam existir exatamente pela falha de uma anterior. A cada evolução de determinado conhecimento científico é possível se aproximar mais de uma “verdade geral”, mas o que se percebe também é que essa “verdade” provavelmente será desmentida e melhorada por um conceito mais abrangente e mais completo.
    Não há dúvida que a ciência é um meio lógico e bastante eficaz de se comprovar diversas situações de nossas vidas, mas por mais que haja um método específico para as pesquisas e que as conclusões, quase sempre, respondam diversos questionamentos da sociedade, o que se nota é que, o que é indubitável hoje, pode estar totalmente incompleto amanhã. Em se tratando de conhecimento científico, provavelmente, nunca estaremos diante de um conhecimento fim, pois essa é uma das principais características da ciência, a busca insaciável pelo conhecimento mais completo possível. Talvez por isso, a ciência, hoje, seja considerada o alicerce principal de qualquer verdade para maioria das pessoas. Houve tempos em que esse dinamismo da ciência foi censurado, pois nesses tempos não se admirava os debates acerca de teorias que teriam que ser absolutas, tendo a igreja como principal vilão.
    Portanto, a ciência e o conhecimento científico são, sem sombra de dúvidas, importantíssimos para a construção dos conceitos em geral na nossa sociedade atual. Por mais que haja diversas discussões sobre o método empregado para se chegar a determinadas conclusões, o importante é que se está sempre procurando as respostas mais completas para os questionamentos mais variados. Sem a ciência, provavelmente, nos restaria somente as ideias espontâneas (ou senso comum) que são comprovadamente superficiais e por diversas vezes incorretas.

    Hermano Ribeiro de Carvalho

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    1. Boa Hermano, entretanto, só naõ podemos ser herméticos e pensar que o conhecimento só se faz dentro da academia e a partir de um método. Não! há conhecimento dentro do senso comum e também nas raízes culturais diversas, exemplo disso pode ser visto na questão do conhecimento de gerações, no caso de outras civilizações, ou mesmo no conhecimento "ingênuo" de determinados segmentos e núcleos sociais. O que talvez não haja nesses guetos seja o poder do argumento e do contra-argumento frente a alguns falseamentos. Outra coisa importante: a ciência tem a dádiva da refutação, ao contrário das pseudo-ciências que encontram uma válvula de escape para sempre estarem certas. Bela contribuição!

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  3. A ciência esta ligado intimamente com a natureza, por esse motivo assim como a natureza a ciência é algo dinâmico, ou seja, esta em constate transformações com um papel bastante interessante o cientista, de um modo geral, é responsável por estudar a ciência e defender suas conclusões, no passado os cientistas eram obrigados a seguir os pensamentos da igreja, por serem pensamentos que não poderiam ser contestados (dogmas) muitos cientistas chegavam a conclusões opostas aos ensinamentos da igreja e não poderiam expressar suas ideias, ate poderiam mas certamente acabariam mortos, essas verdades incontestáveis não se adere a ciência, mas as verdades que podem ser contestadas sim. Sem nenhuma duvida não teria prazer estudar algo que eu mesmo possa expressar minhas ideias, minhas conclusões. A ciência sem duvida nenhuma tem um papel bastante importante na nossa sociedade, mas o que hoje muitos julgam ser verdade, amanha já não pode ser mais, por um motivo simples a ciência estar sempre em transformação e em minha opinião as grandes mentes são aquelas que pensam o contra, a ciência busca esses tipos de pessoas para que ela mesmo possa ter alguma evolução. O que se deve ter em mente é que vivemos em um planeta em constante transformação e as verdades seguem em paralelo. (Na minha opinião!!!)

    Lucas Albuquerque Do Nascimento

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    1. Na Verdade Lucas, os cientistas estavam em grande parte dentro da Igreja, a contestação ou refutação não podia se feita não apenas pelos dogmas, mas porque o pensamento construído até então era baseado em premissas de verdade e uma idéia só passa a ser criticada a partir de falseabilidades que por ventura a teoria vigente não consiga explicar. Portanto, tanto a construção quanto a refutação de uma idéia demanda tempo e investimento científico, além do que, uma sistemática de pensamento que compõe a metodologia. Boa contribuição!

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  4. Há cerca de muitos anos, o catolicismo liderava todos os conceitos que existia sobre a vida humana, portanto, de alguma forma a igreja católica exercia a função de verdade absoluta, adquirindo então o sua dominação de poder principalmente aos cuidados sociais, sendo que ao se falar nas escolas, a igreja tinha o total controle, pois as mesmas ficavam localizadas próximas às igrejas, tendo também como professores os próprios sacristãos. E aos que duvidavam das crenças católicas e tentavam propor um novo dogma, eram estes descomungados, os chamados hereges, pois acreditavam que a ciência pertencia apenas a Deus e não ao homem.
    Porem, com o passar dos tempos e com a mudança repentina do pensar de muitos, pode se notar a necessidade de haver outras verdades, outros conhecimentos. Desde então, notou-se o surgimento de tantas outras percepções que levaram alguns à impor verdades absolutas, gerando, portanto, algumas desavenças dentro do próprio mundo cientifico. No entanto, com a evolução desde inesperado mundo cientifico percebe-se o quão é verdadeiro, mais ao mesmo tempo duvidoso, o pensamento cientifico, pois em alguns momentos os mesmos podem ser totalmente verdadeiros mais com o avançar das pesquisas nota-se uma transformação ou uns pensamentos diferente vistos por outros olhos, pois o desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Dar-se, portanto, o processo de transformação à ciência.
    Além do fato que a própria definição de verdade comporta múltiplos conceitos, em outras palavras, a verdade é convencionada pelo grupo que possui crenças em comum. Considerando-se os conceitos presentes na ciência, podemos concluir que a ciência de certa forma, além de quebrar alguns paradigmas, possui também a duvida ou refutação, mais apesar disso a ciência alcançou um lugar muito importante sobre o que é verdade.


    Lauriane Barros Cardoso

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    1. Certo Lauriane, mas não confundamos que o fato de ser a verdade relativa, não significa que a "verdade científica" não exista, pelo contrário, uma teoria vigente é uma verdade! O fato de sua relatividade está apenas na questão desta não ser obrigatoriamente eterna ou incontestável, porém , verdades existem. Quanto ao papel da Igreja, veja o comentário anterior. Boa contribuição.

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  5. O ser humano é provavelmente um dos seres mais incapacitados de sobreviver no meio ambiente hostil da natureza: sem garras pra cortar comida ou se defender, sem pelos para se proteger do frio, sem resistência para percorrer longas distancias como outros animais, os dentes não são muito curtos para realizar ataques letais, etc. Mas o ser humano nasceu com uma capacidade criativa que superou em muito a de qualquer outro ser na terra e isso foi o fator chave para que essa espécie se tornasse a espécie dominante na terra, não dominado apenas os outros animais mas também desenvolvendo conhecimentos em áreas extraordinárias como a física, química, biologia dentre outras.
    A entidade predominante na humanidade durante muito tempo foi a igreja, redentora de conhecimento “infinito”, mas com o passar dos tempos algumas pessoas não se conformaram com o que lhes era dito e foram mais alem, pessoas como Galileu Galilei, Thomas Kuhn, Karl Popper, Albert Einstein não estavam alem do seu tempo estavam no tempo certo e apesar das tentativas da igreja de calar essas pessoas elas se tornaram imortais nos seus estudos descobrindo dês de que a terra não é o centro do universo ate a descoberta mais fascinante que a humanidade poderia chegar em tão pouco tempo, a conclusão de que o tempo é relativo.
    O livre arbítrio da ao ser humano a capacidade de escolher acreditar no que lhe parecer real, a igreja se reduz a dogmas e a ciência a fatos, o abismo entre essas duas entidades é o que divide a humanidade mas apenas a evolução da ciência poderia revelar os segredos desse universo fabuloso que nos cerca, apenas depois que se desmontar ate o ultimo componente da matéria para saber como as coisas são construídas teremos um breve vislumbre do que é verdade, mas talvez isso nunca aconteça ou quem sabe aconteça amanha, a ciência precisa de fatos e o desafio da humanidade é encontrá-los e testá-los.
    Ciência e religião dizem saber o que é a verdade mas a definição de nenhuma satisfaz a curiosidade do ser humano de saber: o que é a verdade, de verdade?
    Hector Belém Martins

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    1. Ok, Hector, mas veja o comentário anterior sobre a construção da verdade! Reitero: a verdade existe e pode ser construída a partir de um método e uma sistemática. Não podemos é confundir verdade com absolutismo conceitual! Boa contribuição.

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  6. A ciência tem uma evolução constante e descobertas importantes que ao longo do tempo tem transformado o nosso mundo de maneira profunda e espetacular, a favor do homem e da natureza.
    As pesquisas científicas e conclusões experimentais mesmo que busque a verdade, os resultados estão em constantes questionamentos e nunca ficam satisfeitos com sua própria verdade, portanto sempre surgirá uma “verdade mais absoluta” derrubando a anterior, pois o mundo esta sempre em transformação.
    Durante a Idade Media a Igreja católica conquistou e manteve grande poder sobre tudo e todos. Como religião única e oficial, não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas, aqueles que questionavam as decisões eram perseguidos e punidos, com isso a ciência era reprimida e não tinha o direito de expor seus pensamentos e verdades para a sociedade. O Renascimento teve grande influência e contribuição na sociedade para que houvesse uma mudança sobre este modelo ideológico e predominante que a religião Católica exercia sobre o povo. Com isso a ciência ficou mais livre para expor seus pensamentos.
    A ciência e o conhecimento científico têm um papel de fundamental importância na construção do conceito de verdade, pois estão fundamentadas a partir de fatos existentes e observações minuciosas, com isso construída de forma que possam ser usados para compreender, deduzir, alcançar, perceber ou saber características de fatos por experimentos e observações.
    Vivemos em um mundo cercados por tecnologias, descobertas e por conhecimentos que interiorizamos e formamos concepções, conceitos o qual nos moldamos a sociedade em busca do saber. A ciência e o conhecimento científico nos oferecem a possibilidade de vivermos livres do medo irracional do desconhecido, ao transformar mistério em desafio, abrindo portas para um novo mundo, livre do dogmatismo das religiões organizadas.

    Larissa Tatiany Gomes de Liz

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  7. O interesse que nos detém, agora, é pela importância da construção do que somos. O homem chegou num ponto muito alto na cadeia e isso se deve a um conjunto de fatores. Dentre esses fatores é essencial destacar a contribuição da ciência e da produção de conhecimento como elementos facilitadores das necessidades, práticas, projetos e ambições humanas. E destacamos ser interessante o retorno meteórico do valor atribuído à fé e à crença, que andavam junto com a ciência no início, como coparticipantes deste processo de mudança. Hoje, graças a Deus, conseguimos reconhecer a importância e interligação indissociável destes elementos tão fundamentais à nossa existência: corpo, mente e espírito.
    O corpo precisa da mente, a mente, do espírito e o espírito, não pode ser sem os dois primeiros. Qual o papel da ciência e do conhecimento científico na construção do conceito de verdade? É simples, não é toda e nem a mais importante. A ciência e o conhecimento científico só podem ir até onde seu campo permite, e nisso contribuem bastante para elucidar nossos aspectos de realidade. Além dessa fronteira, nada mais pode ser visto e nem explicado pois os meios utilizados não tem os mecanismos de investigação adequados.
    A verdade é muito mais do que átomos, quarks, cordas ou branas. A verdade vai além das quatro dimensões conhecidas e das sete propostas. Neste ponto entra o fator espiritual que, embora não disponha de mecanismos de investigação aceitos, se propõe a explicar todas as coisa pela fé. Não estamos falando aqui de uma fé bíblica (salientamos que acreditamos na fé bíblica por a praticarmos) mas de uma fé universal que nos desliga dos parâmetros físicos e nos coloca nos parâmetros metafísicos. Em suma, aos aspectos físicos lançamos mão da ciência e do conhecimento científico, e aos transcendentes, da fé.


    Allan Kardec Clarindo de Sousa

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  8. Giordano Bruno teve suas ideias recusadas pelo dogmatismo católico, por admitir que acima de um Deus, que é a alma do mundo, tinha um Deus que transcende a tudo e a todos e que somente pode ser buscado pela fé. Ele queria que houvesse a união entre os cristãos protestantes e católicos e lutava pela liberdade de pensamento e pela tolerância religiosa. E assim foi acusado por heresia quando duvidou da Santíssima Trindade. Defendendo que o universo era infinito e a igreja católica defendia a teoria geocêntrica, que a terra era o centro do universo. Giordano também defendia o panteísmo, considerando que Deus estar em tudo o que existe na natureza. Para Giordano, Deus seria uma força criadora que formou e que forma o mundo e que estaria imanente ao mundo, longe da ideia de um Deus único e exterior ao homem do catolicismo.
    No tempo de Giordano Bruno, não tinha liberdade, nem pra criticar, duvidar e perguntar assuntos que fosse de interesse da igreja. A igreja católica passou a perseguir Giordano para matar, por ele simplesmente não concordar com as ideias dogmáticas da igreja.
    Somente ao passar do tempo foi havendo diversas mudanças na sociedade, as Crenças, mitos passarão a dar lugar a pesquisas, análises, observações, estudos envolvendo tudo aquilo que antes era desconhecido por eles, em que se tratava de uma mentira que o pregava para as pessoas como forma de verdade. Até hoje vivemos no mundo de transição ideológica, no qual aquilo que antes era tido como verdade incontestável agora cede lugar às dúvidas e questionamentos sobre essas certezas.
    No entanto é notável, a partir de um método o papel da ciência na validação do que possa ser ou não considerado conhecimento cientifico. O conhecimento cientifica tem uma grande importância para vida acadêmica e para o mundo, portanto, é extremamente importante para evolução das comunidades cientificas, visto que nos apropriamos de novos pontos de vista, conceitos, métodos, técnicas, instrumentos, enfim uma tendência e perspectivas que norteiam a construção do saber de uma área de conhecimento.
    NOME: GILVAN RODRIGUES PIMENTEL

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  9. A Igreja católica por muito anos , principalmente na idade Média foi um centro de seguimento,pois ela tinha o papel fundamental no catolicismo e quem não seguisse a igreja era perseguido ou levado a morte.Todos tinham que obedecer mesmo sendo errado,pois ela era vista como o centro de tudo.
    As mulheres não podiam dar suas opiniões e nem mesmo serem aparecidas pois eram vistas como maus olhos e eram julgadas, e quando elas começaram aparecer eram por trás dos homens.
    Sobre a ela ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico
    É uma das formas de conhecimento produzida pelo homem, no decorrer da história, como tentativa de entender e explicar racionalmente a natureza e os fenômenos
    que nela acontecem.
    Nesta tentativa, o homem busca formular leis e teorias que possam explicar o universo que o cerca, elaborar respostas e soluções às suas dúvidas e problemas, levando à compreensão de si e do mundo em que vive. Dessa forma, a ciência tem como objetivo de aproximar o homem dos fenômenos naturais e humanos por meio da compreensão e do domínio dos mecanismos que os regem.
    O conhecimento científico procura conhecer não só o fenômeno, mas suas relações de causa e efeito. Nesse sentido, ele é verificável na prática, por demonstração ou experimentação.
    A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o onhecimento humano e descoberta do Universo.
    Fernanda Franco Pereira

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  10. Nos primórdios do surgimento da ciência e da ideia do ser humano como formador de conhecimento, a igreja católica entrava em seu âmbito como instituição contrária aquilo que a ciência propunha. Apenas explicava todos os fenômenos como dádiva ou vontade de Deus, através de seus dogmas, onde não permitia constatação contrária.
    Essa relação conflituosa permanece até a atualidade, no que diz respeito principalmente na questão da criação humana e das teorias que tentam explicar como se deu a formação do que conhecemos hoje por Universo.
    O conhecimento que temos a cerca desses assuntos, são aceitos de maneira quase universal, porque tudo o que é proposto pela ciência, para nós, é tido como verdade. Já a igreja tem como base de fundamentação o livro sagrado e mandamentos que regem a vida do ser humano.
    Cada vez mais flexíveis, passíveis de mudanças e de melhorias nos seus ideais, os paradigmas vão sendo "reciclados" ou novos vem sendo criados, derrubando idéias antes tidas como verdades absolutas, incontestáveis e inflexíveis.
    Toda a verdade na perspectiva atual, para que se acredite fielmente no que se propõe, tem que se obter um embasamento e uma comprovação científica. A ciência é vista como meio de desvendar os mais diversos fenômenos, inclusive os de cunho sobrenatural.
    Isso vem sendo ferramenta de união entre a ciência e a verdade, pois propõe credibilidade e confiança naquilo em que se é apresentado. Através de experimentações, observações e conclusões.
    Tudo isso nos leva a nos questionar se tudo o que temos por verdade, é realmente a verdade que o ser humano busca incessantemente ao se deparar com um simples fenômeno.


    Ana Caroline Dantas Da S. Costa

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  11. A Igreja Católica Apostólica Romana perseguia e matava inúmeras pessoas, principalmente filósofos, teóricos e estudiosos, por serem considerados bruxos e hereges, ou seja, não havia liberdade de expressão. Todavia, o que se pode perceber era que a igreja tinha receio que as ideias desses teóricos pudessem influenciar o pensamento da população. Algo que era considerado errôneo e profano, na verdade só tinham essas características por imposição da igreja, pois se algo "novo" desvendasse a maioria dos mistérios que a igreja não podia explicar, obviamente tornando-se verdade, essa instituição poderosíssima perderia seus fiéis, e consequentemente, seu dinheiro e poder.
    E esse "algo novo" que a igreja católica tentava abafar é a Ciência, que era defendida com unhas e dentes por seus estudiosos, por ter sido explicada através de um método científico, considerado antigamente como um processo que resultava em uma conclusão satisfatória, o que lhe atribuía a característica de verdade. Porém atualmente o que podemos perceber é que não podemos atribuir à característica de verdade absoluta a ciência, pois nem seu conceito absoluto se obtém.
    A ciência é um vocábulo enganosamente amplo que designa grande diversidade de coisas diversas, embora relacionadas entre si (Merton, 1979, p.38). O que podemos observar é que a ciência possui um conceito abstrato e que ela não se forma nem se transforma apenas por método científico.
    É notório que algo que é descoberto atualmente pode ser transformado futuramente, tornando-se um pontapé para a descoberta de algo grandioso, ou tornando-se obsoleto, como se pode observar nas teorias antigas. Então se pode perceber que a ciência não deve ser julgada como verdade ou mentira, pois o pensamento cientifico, de alguma forma contribui para a construção de teorias cientificas.
    A ciência ou o conhecimento científico contribuem ativamente para a construção do conceito de verdade, pois o mesmo não vem com a característica de verdade absoluta, mais sim de conhecimento que pode ser lapidado, construindo uma busca inacabável pela verdade absoluta.

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  12. A religião e a crença foram os caminhos utilizados durante séculos pela humanidade na busca de respostas às suas perguntas e aflições. A Igreja declarava as suas verdades absolutas como geocentrismo e que Deus era único. Mas na história teve um filosofo, teólogo, matemático e astrônomo Giordano Bruno que lutava pela liberdade de pensamento e pela tolerância religiosa. Giordano achava que o universo era infinito e que Deus está em tudo o que existe na natureza. Ele expôs sua idéia a Igreja para que ela, que possui o poder, pudesse reformá-lo. Mas naquela época quem rejeitasse, duvidasse e criticasse alguma doutrina católica e demonstra-se a importância da filosofia, para se ter conhecimento e esclarecimento e lógica dos fatos históricos era julgado e conseqüentemente condenado pelo tribunal da Santa Inquisição como aconteceu com Giordano Bruno. Foi com Laplace que excluiu Deus do cosmos e do domínio cientifico, e com o passar do tempo que a ciência substitui a religião e eliminou o obscurantismo sobre os fenômenos mitológicos da história.
    Depois da religião veio o senso comum como construção do conceito de verdade. O senso comum estava atrelado à ascensão da burguesia ao poder, pois ele era considerado natural razoável, prudente convertendo-se em senso universal. Mas o senso comum é apenas um conhecimento provisório e parcial é um conjunto de informações como conhecimentos que não se sabe realmente o que significa. Então para que haja a construção do conhecimento cientifico tem que haver o rompimento com o senso comum.
    Temos como pensadores da ciência no século XX,Thomas Kuhn e Karl Popper.Ambos descreviam o seu avanço por meio de revoluções nas quais uma teoria antiga é substituída por uma nova incompatível com ela.Popper propõe que toda proposição para ser cientifica ,deve ser falseável ,para que a verdade seja a mais completa possível tem que ter uma tentativa de encontrar falseacionismo nas teorias anteriores.Para Kuhn a ciência é formada de paradigmas que depois de um período são substituídos por novos.As ideias de Popper e Kuhn não significa que tenham encontrado a essência da ciência ,mas são filosofias que ajudam a construir um conhecimento cientifico que leva a construção da verdade.
    Para se chegar ao conhecimento cientifico temos que passar pelo método cientifico que consiste em um procedimento de observações,formulação de hipóteses,experimentação,medição ,estabelecimento de relações ,conclusões,estabelecimento de leis e teorias cientificas.Mas a atividade cientifica não é como uma receita de bolo e o pesquisador não é aquele cientista gênio ,sem defeitos e sentimentos.Para construir um conhecimento cientifico e o conceito de verdade tem que haver interação entre pensar ,sentir e fazer ,o que qualquer pessoa pode fazer.
    A construção da ciência foi auxiliada de várias formas em diferentes tempos.Primeiro a religião com as suas verdades absolutas,da mesma forma o senso comum que chegou para fazer com que a verdade não fosse apenas aceita mas contestada.Com essa evolução veio Thomas Kuhn e Karl Popper que elaboraram teses de como analisar as teorias cientificas para que elas evoluíssem para um conhecimento cientifico levando a verdade.Mas para se chegar a esse conhecimento cientifico não precisamos de um método cientifico propriamente dito ,mas apenas de uma interação entre pensar ,sentir e fazer.


    Ana Gabriela Nunes Portela

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  13. Baseado em nossa conversa da última aula e fazendo um paralelo com o vídeo mostrado no link, respondam:

    "Qual a importância desse conhecimento nas práticas de ciências no ensino fundamental? É possível transpor esse conhecimento a fim de proporcionar alfabetização científica e cidadania?"
    Aluno: Ari Augusto

    Inovações no Ensino da Ciência
    Diante do quadro de mudanças que vem surgindo na educação brasileira, podemos perceber que são necessárias as mudanças de concepção de mundo pelo professor, de forma que estejam preparados para docência, levando em consideração os métodos mais apropriados á realidade em que atuam.
    De alguma maneira se as pessoas compreendessem que entender Ciência é simplesmente entender as coisas que ocorrem na natureza, e que a Ciência evolui por causa dos seres humanos, tudo seria mais fácil. Esse é o principal motivo de se realizar trabalhos práticos em sala de aula e em laboratórios para o aluno vivenciar a autonomia do estudo da natureza. Penso que desde cedo os alunos devam se acostumar a discutir, perguntar, testar e, principalmente, buscar respostas para suas perguntas.
    Assim, desenvolver a necessitam desde cedo (séries iniciais), ter contato e participar de aulas realizadas nos laboratórios de Ciências de suas escolas, para poder saber e entender como interagir com os materiais desses laboratórios.
    As aulas práticas feita pelo professor podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, a trabalhar com mais responsabilidade e mais disciplina, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.





    Teresina / Piauí / 2012

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  14. Ciência e Verdade.
    A verdade é algo que a humanidade procura. As perguntas mas frequentes são: De onde vinhemos, para onde vamos, quando será o fim? E outras indagações que surgem a cada momento da nossa existência. Pensando nesse emaranhado de questões concluímos que essas perguntas que é sustentam o trabalho da Ciência, deixando a mais viva. Esta tem o papel de buscar respostas para homem sobre a existência da natureza. Essas respostas ajudam na construção do conceito de Verdade. Um conceito básico de verdade é aquilo que pode demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e exatidão. A ciência com todo seu aparato ela demonstra, testa e cria suas teorias. A ciência não para, pois o conhecimento não ter fim. Quanto mais se estuda, mas objeções aparecem aumentando mais ainda o campo do conhecimento científico. Ela tão importante que até mesma a igreja em alguns sentidos aceita suas comprovações. O mais impressionante que nem tudo que há no mundo foi descoberto. Se a sim fosse a ciência seria apenas uma transmissora do conteúdo e formação do mundo. Ela mais do que isso, ela pesquisa, mesmo nos locais mais difíceis . O ser humano entre várias questões, atualmente estuda sua própria existência, muitos anos se passaram e até quando a humanidade vai palmilhar nesta terra? Entendo que algumas questões, que nem mesmo a ciência com todas suas ferramentas pode responder. Ai entra o papel da igreja, explicar de forma mais simples baseada nas seus ensinamentos. O ser humano mais cético que seja, no seu íntimo brota uma ideia que a grandeza da natureza e os mistérios dessa vida foram feito por algo sobrenatural: Deus. A igreja tende a passar para sociedade valores morais e conhecimento da natureza por meio suas teorias ou seja ela também tem uma verdade. Cabe a cada um aceitar ou não. Concluímos que nem todas coisas ficaram patentes aos homens. Estes possui a mente muito limitada. A ciência tem o poder de descobrir a natureza, mas a ela não foi dado o poder de criar.
    Nilton

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  15. A CIÊNCIA A SERVIÇO DA VERDADE

    Durante a inquisição quem ousasse ir contra a Igreja em virtude da ciência, seria condenado à morte.
    Muitas pessoas morreram ao defender suas ideias, suas verdades acerca de contentamentos sobre o papel da Igreja, da fé, exercida sobre as pessoas.
    Por tratar-se de um assunto um tanto quanto perplexo, ciência X fé, torna-se quase que impossível falar-se na verdade absoluta, visto que a fé foi durante muitos anos pregada pela igreja como sendo uma verdade incontestável.
    Porém no decorrer da história da humanidade miutas teses passaram a ser superadas em nome da ciência.
    Filósofos, cientistas e tantos outros passaram a vida toda buscando provar cientificamente suas teses, visto que somente o que era provado, é que era considerado como ciência.
    Com o advento das descobertas cientificas foi dado um grande salto na história já que o conhecimento científico viria promover mudanças indispensáveis na sociedade, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e mesmo que esses conhecimentos científicos fossem usados negativamente pelas pessoas, não se pode negar o quão importante se fez a ciência para toda a história.
    Atualmente estudiosos contestam a forma de como a ciência é ensinada nas escolas, de forma ideológica e didaticamente errada, segundo eles o que vem a ser alvo de preocupação. Pois eles acreditam que a ciência é viva, e deve portanto fazer parte da descoberta natural das pessoas, havendo para isso uma interação entre o pensar, agir e fazer.
    Do meu ponto de vista mesmo que a fé venha a exercer uma grande influência na nossa verdade, não se pode negar que a ciência faz parte da evolução da humanidade.


    Ercilene Maria Machado Ribeiro Silva

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  16. Em um momento em que o poder da igreja católica estava acima de tudo, Giordano Bruno um dos grandes pensadores de esquerda de sua época discorda das verdades e dogmas da igreja, Giordano é considerado um mártir da liberdade e das idéias científicas modernas, propôs que o sol era essencialmente uma estrela e que o universo era infinito, enquanto a igreja defendia a teoria geocêntrica.
    O que se pode dizer segundo Moren (1999) é que a ciência ao longo do tempo também foi se distanciando da crença religiosa, estruturando-se enquanto conhecimento autônomo e independente. A revolução científica teve inicio uma revisão dessa posição com relação à filosofia que começou a tomar um caráter mais abrangente enquanto a ciência tornava-se cada vez mais específica e operacional, explicativa, experimental e dominável, ou seja, a concepção de verdade absoluta começa a ser posta em questão devido às lacunas deixadas.
    A crença na verdade absoluta cedeu lugar a uma concepção mais idealista entre mundo das sensações e mundo construído pela teoria científica. Moles (1971) descrevem três níveis de desenvolvimento das ciências do século XIX até o início do século XX, são eles: A ciência do certo, que está relacionada à criação, à construção de uma ciência exata, verdadeira. A ciência do provável crê em um mundo de probabilidades para a busca do conhecimento científico e a ciência do percebido, que constrói uma visão de mundo a partir de uma representação. No entanto, pode-se concluir que os campos do conhecimento científico estão buscando ultrapassar as barreiras que há entre eles.


    Francisca Rayane Oliveira de Sousa

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  17. A ciência do mundo se aprofunda com a hipótese de que as coisas são como parecem ser. Contudo, pouco é preciso pensar para compreender o erro da suposição, visto que a aparência das coisas não depende somente do que são em si, mas também de nossa própria organização, da constituição de nossas faculdades perceptivas. O maior obstáculo que, no caminho do progresso, encontra o estudante das ciências ocultas, é a crença errônea de que as coisas são o que parecem ser. A menos que possa sobrepor-se a este erro e considerar as coisas não sob o mero ponto de vista de sua limitada pessoa. Antes de prosseguir nas instruções sobre o modo prático de te aproximares da luz, será necessário que radiques, com toda a energia, em tua mente, que todos os fenômenos são ilusórios. O que o homem conhece do mundo externo chegou à sua consciência através dos sentidos. Comparando, umas com as outras, as impressões repetidamente recebidas, e tomando o resultado, o que julga conhecer, corno base de especulação sobre o que não conhece, pode formar certas opiniões sobre causas que transcendam o seu poder de percepção sensitiva. Tais juízos serão válidos para si e para aqueles que tenham idêntica estruturação. Para os demais seres, que tenham organização por completo diferente da sua, esses argumentos e especulações lógicos não têm nenhum valor. É de esperar que possam existir no universo inca1culáveis milhões de seres de organização superior ou inferior a nossa, mas completamente distinta, que percebam as coisas sob aspectos muito diferentes. Semelhantes seres, ainda que vivam neste mundo podem, contudo, nada conhecer dele, para nós o único concebível. Podemos, também, nada saber, intelectualmente, acerca do seu mundo, apesar de ser uno e idêntico com o nosso. Para compreender o seu mundo, necessitamos de suficiente energia que arroje todos os erros e preocupações herdadas e adquiridas. Devemos elevar-nos a um nível superior ao do eu inferior, ainda preso ao mundo sensorial por milhares de cadeias, e atingir mentalmente o lugar onde possamos contemplar o mundo sob um aspecto superior. Devemos morrer, por assim dizer, ou antes, devemos viver inconscientes da nossa existência pessoa1, até podermos adquirir a consciência da vida superior e olhar ao mundo sob o ângulo de visão de um Deus.

    Leidiana Costa

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  18. A ciência é uma das formas de conhecimento produzida pelo homem como tentativa de explicar racionalmente a natureza e os fenômenos que nela acontecem.
    A ciência rompe com o senso comum, pois o mesmo se baseia em fatos ilusórios e falsos, fato mostrado no filme de Giordano Bruno, onde o mesmo não achando fundamentos nos dogmas da igreja resolveu contestar, e mostrando que todos deveriam ter acesso ao conhecimento.
    Na ciência as verdades são passageiras porque com o passar do tempo elas deixam de ocupar o seu lugar como verdade .
    Por isso a ciência tem um papel importante na construção da verdade, utilizando de métodos e experiências e observação da realidade ele consegue buscar e produzir a verdade, desbancado idéias que antes eram tidas como verdades absolutas.

    Solange Rodrigues

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  19. Após conhecer um pouco sobre as dificuldades encontradas na Idade Média pelos cientista e filósofos diante suas concepções em relação a natureza da ciência, contrarias a da igreja que era considerada de grande autonomia diante a sociedade da época, que respeitava seus princípios. Por discorda desses Giordano Bruno, como parti deste estudiosos sofreu grandes punições por faz parte dos hereges os quais eram julgados pelo Tribunal de Aquisição. O qual deram o direito de se redimir perante o júri mas ele foi autentico por luta pela filosofia livre de qualquer autonomia religiosa e afirma que o processo usado pela igreja não são os esperados, porque a igreja usar o poder e não o amor.
    A religião e a crença foram os caminhos utilizados durante séculos pela humanidade na busca de respostas às suas perguntas e aflições. No decorrer dedo tempo deram espaços a pesquisas, métodos científicos conhecimento do que não se tinha resposta deram espaço a ciência do certo que, como a expressão já indica, esta relacionada à criação, à construção de uma ciência exata,verdadeira , que possuísse em si as qualidades de um conhecimento unívoco e acabado; a ciência do provável, crê em um mundo de probabilidades, abre-se às possibilidades para a busca do conhecimento científicos; e a ciência do percebido, que, baseada na concepção schopenhaueriana, constrói uma visão de mundo a partir de uma representação.
    Hoje sabemos que tais concepções diante a natureza da ciência vive grandes mudanças, é um estudo constante o pensamento científico não se forma nem se transforma apenas pelo experimento, pela ideia de pensamento, o “conhecimento do conhecimento”.

    Elisangela Costa

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  20. No processo de socialização do conhecimento científico é necessário ter presente que “científico” não significa neutro. O conhecimento é sempre histórico e, por isso mesmo, datado, carregando as intenções, as preocupações, as dificuldades de sua sistematização e as soluções que apresentou para as questões do tempo em que foi produzido e como foi transposto para a história atual. Da mesma forma, o educando não entra neutro para a escola, mas carrega consigo toda sua vivência cotidiana. Portanto, é também um ser marcado, distinguido, que possui um conhecimento prévio; vai para a escola já sabendo, em alguma medida, o que lhe será ensinado de forma mais sistemática pelo professor. Vimos até o momento a visão isolada de dois autores característicos da
    modernidade e um autor conhecido por romper com essa perspectiva. Descartes
    baseava sua percepção de conhecimento científico num modelo matemático, que
    para reduzir a incidência de erros desconsiderava a percepção sensorial. Kant
    sugeria um método que interrogasse a natureza de acordo com as exigências da
    razão em busca da verdade a partir da experimentação.
    No entanto, outros autores também tiveram significativas contribuições
    acerca das modificações de percepções sobre o próprio conhecimento científico. A exemplo, disso pode ser citado Galileu Galilei, cujas experimentações
    matemáticas derrubaram a concepção heliocêntrica de Copérnico. Galileu reuniu a
    observação, a razão e a experiência na interpretação de fenômenos físicos. Francis Bacon, por sua vez, contribuiu para a constituição das bases doutrinárias da ciência moderna, a partir de suas considerações sobre a necessidade de se manter.

    Marcyelma Laise

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  21. Pode-se afirmar que o conceito de verdade, esta relativamente ligado ao papel da ciência e do conhecimento científico. Durante muito tempo o ser humano buscou respostas as suas perguntas na religião e na crença. Anteriormente ciência, religião, mito e senso comum “caminhavam” juntos na busca do conhecimento; com o passar do tempo surgiu à necessidade de uma nova concepção do conhecimento cientifico e da busca da verdade; a ciência foi se destacando da crença religiosa (Deus) e do conhecimento vulgar. Através da analise do "filme e Giordano bruno” percebe claramente essa nova visão da ciência; Eram feitas críticas ao dogmatismos e a busca de uma filosofia livre.
    Vale apena lembrar que é do conhecimento vulgar que parte a atividade cientifica. Começava a surgir com o conhecimento cientifico uma nova concepção do conceito de verdade.
    A ciência segue um certo tipo de “dogmatismo” e se desenvolve de acordo com o paradigma vir gente; Com as revoluções cientificas os velhos paradigmas são substituídos. A verdade é uma quebra de paradigmas (modelos). A ciência não é planejada estrategicamente e o conhecimento cientifico não é definitivo. O método cientifico é o procedimento utilizado pra chegar ao conhecimento nas ciências. Hoje são feitas críticas a concepção de método cientifico, e a produção do conhecimento cientifico é caracterizada por uma interação entre pensar, sentar e fazer; Atualmente existe uma maior autonomia do pensamento; a ciência faz uso da razão para a busca do conhecimento verdadeiro;
    [...] A pesquisa cientifica é conduzida por pessoas normais, que tem suas angustias, suas alegrias. Pessoas que erram, acertam. Enfim pessoas que sentem[...].
    POR: Ferdinan Sousa

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  22. A ciência muda ao longo do tempo, às vezes de um modo radical,
    sendo na verdade um conhecimento provisório, construído por seres
    humanos falíveis e que, por seu esforço comum social, tendem a
    aperfeiçoar esse conhecimento, sem nunca possuir a garantia de
    poder chegar a algo definitivo. A ciência não se desenvolve em
    uma torre de cristal, mas sim em um contexto social, econômico,cultural e material bem determinado.
    A importância de se
    conhecer concepções cientifica é fundamental para o trabalho de qualidade do cientista.

    A ciência de qualidade só pode ser construída pelo cientista que conhece os limites dos

    resultados de seus experimentos e dos modelos construídos
    .
    O filósofo, astrônomo e matemático Giordano Bruno foi um dos maiores pensadores do Século XVI e um dos precursores da ciência moderna. Nascido em Nola Itália, expulso da Ordem dos Dominicanos por suas ideias conflitantes com a ortodoxia religiosa, viajou por toda a Europa, tendo sido conselheiro de príncipes e reis.
    Suas ideias metafísicas eram monistas e imanentistas, admitindo que acima de um deus imanente a "alma do mundo", haveria um deus transcendente, só apreendido pela fé, mas uma fé inteiramente naturalista, bem diversa da fé cristã.
    Processado pela Inquisição de Veneza, preferiu retratar-se como Galileu, mas seus inimigos conseguiram que fosse mandado a Roma, onde respondeu a novo processo.
    O filme de Giuliano Montaldo, retrata o processo romano, no qual Giordano Bruno recusou qualquer retratação, sendo condenado e queimado vivo no ano de 1600.
    Além do desempenho seguro de Gian Maria Volonté, o grande destaque do filme é a fotografia de Vitorio Storaro. Usando archotes para iluminar as principais cenas, ele consegue efeitos visuais impressionantes, sobretudo na caminhada de Bruno para a morte, pelas ruas de Roma.
    A Igreja Católica tinha era muito importante e quem não seguia suas leis eram mortos.
    Samylla Maria do Espirito Santo Gonzaga

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  23. Vivemos na era da Ciência e da Tecnologia. Todos os dias surgem novas descobertas. Precisamos de estar preparados para viver num mundo complexo e de rápidas mudanças científicas e tecnológicas. Temos de adquirir a capacidade de entender a ciência e de  desenvolver formas de  pensar que nos permitam adaptar à contínua evolução do Mundo. É a ciência que nos permite adquirir os conhecimentos que nos ajudarão a resolver os problemas da vida real .A ciência é a atividade humana cujos método e sistemática permitem um rom-

    pimento desse mundo das aparências, produzindo, assim, o conhecimento do real

    por via racional
    O objetivo principal da ciência é buscar conhecer o mundo e as leis que o regem, por este motivo ela está presente em todas as civilizações, porém em maior ou menor grau de desenvolvimento. A ciência está nas mãos de pessoas que possuem educação e desejo de mudar o mundo em que vivem, pessoas que têm a capacidade de ler, escrever, fazer contas e que utilizam a lógica de pensamento. Um dos ramos principais da ciência que é responsável por todo o desenvolvimento tecnológico deste o começo do mundo, é a física. Foi através da física que hoje temos carros, aviões, helicópteros, telescópio, satélites, ônibus espacial, televisão, rádio, armas , bombas, trens e muitas outras coisas, e é através da mesma que hoje estamos melhorando essas descobertas, pois já temos metrôs que flutuam devido ao magnetismo, temos aviões muito mais rápidos e confortáveis. Devemos lembrar que é devido a física que descobrimos os movimentos da Terra e assim estabelecemos um sistema de horas para dividir nosso tempo, e é através dela que podemos estudar outros planetas, galáxias e estrelas.
    O filósofo, astrônomo e matemático Giordano Bruno foi um dos maiores pensadores do Século XVI e um dos precursores da ciência moderna. Nascido em Nola Itália, expulso da Ordem dos Dominicanos por suas ideias conflitantes com a ortodoxia religiosa, viajou por toda a Europa, tendo sido conselheiro de príncipes e reis.
    Suas idé ias metafisicas eram monistas e imanentistas, admitindo que acima de um deus imanente a "alma do mundo"), haveria um deus transcendente, só apreendido pela fé, mas uma fé inteiramente naturalista, bem diversa da fé cristã.
    Em 17 de fevereiro de 1600, Giordano Bruno foi queimado vivo depois de dois julgamentos e seis anos de cárcere em Roma. Condenado à fogueira por heresia, Giordano Bruno morreu como símbolo de um tempo de mudança. Seus livros foram queimados, mas suas idéias se perpetuaram. A condenação de Bruno não só evidenciou o desespero da Igreja Católica frente às reformas religiosas que aconteceram em toda a Europa no século XVI, mas também propagandeou involuntariamente as ideias heréticas que haviam sido condenadas.
    Marileide Da silva Rodrigues

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  24. No principio a ciência encontrou muitas barreiras para um desenvolvimento, o compartilhamento do saber cientifico se tornava muito arriscado pela forte influência da Igreja, pois ela detinha o poder, a exposição desse conhecimento ameaçava a sua forte influência. Não sendo motivos suficientes para a curiosidade humana, os cientistas foram alem e não desanimaram com as fortes repressões, tanto do misticismo popular quanto a condenação da igreja pela busca de conhecimentos, pois os grandes cientistas eram de dentro da igreja, a ciência busca a explicação e comprovação dos fatos, fenômenos naturais e etc. que ocorrem desde sempre, essa busca incessante que vem do ser humano pelo conhecimento leva a criação de teorias, leis e hipóteses. Tais curiosidades então formam o cientista essas investigações não podiam ser apenas dogmas, pois a pratica deveria ser compatível com a teoria. A critica vinha da falsa credibilidade com a teoria, pois se ela não condiz com as teorias da época que eram bastante arcaicas em relação ao pensamento critico de alguns ela não era aceita, para se construir teorias leva tempo e investigação, caso a teoria não pudesse ser explicada com a pratica (a comprovação) passava a ser ignorada. Se pensarmos no saber cientifico como algo pronto e acabado estaremos tendo errôneas conclusões, há sempre algo novo, que de uma forma ou de outra pode quebrar essas teorias ou fortificá-las cada vez mais, sabendo que na ciência tudo pode ser relativo, algo pode perdurar por séculos ou apenas dias. Observamos que as teorias vigente hoje são verdades, algo com grande credibilidade até que se prove o contrario, a ciência existe não apenas por desventuras do conhecimento, mais para ajudar e facilitar a vida, pois ao entendermos o ser humano como um ser pensante ali haverá um cientistas, os cientistas não são pessoas com poderes extraordinário ou algo inalcançado, mais sim pessoas simples buscando a resposta para simples respostas, o que leva o interesse de pesquisadores a testar sua credibilidade ou comprová-las.

    Por: Aylson L. Leal

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  25. Ate a idade media a religião era quem determinava o que era verdade, e era quem possuía todas as explicações sobre todos os fenômenos. Atualmente a ciência ocupou o lugar da religião. E a religião passou a produzir verdades por adesão, ou seja, só as adere quem acredita nelas. A ciência busca a produção de verdade, e se a teoria em questão é confirmada de acordo com os procedimentos pertinentes ao conhecimento cientifico, tal teoria é tomada como uma verdade, embora na ciência as verdades sejam provisórias, porque com o passar do tempo elas deixam de ocupar o seu lugar como verdade.
    A partir do filme, pode se perceber que a Igreja Apostólica Romana, perseguia e matava inúmeras pessoas por elas serem consideradas bruxas e hereges, ou seja, as pessoas não tinham liberdade de expressão religiosa. A Igreja tinha tanto receio de que as idéias das pessoas pudessem influenciar a vida das pessoas, que queimavam livros ditos profanos. Ao menor descuido, qualquer um poderia ser acusado de herege e queimado em praça publica.
    O conhecimento cientifico ate a Renascença era caracterizado como : certo, geral, metódico e sistemático, resultado da demonstração e da experimentação. Só era aceito o que fosse provado, ciência era considerado algo pronto, acabado e definitivo. Já o conhecimento cientifico recente a ciência busca as constantes explicações e soluções, de revisão e de reavaliação de seus resultados. A ciência pretende aproximar-se cada vez mais da verdade através de métodos que proporcionem controle, sistematização, revisão e segurança maior do que possuem. A ciência assim é um processo em construção
    O conhecimento científico é nada mais do que o produto da investigação cientifica. Surge não apenas de necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem pratica da vida, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
    A ciência assim é uma das formas de conhecimento produzida pelo homem, no decorrer da história, como tentativa de entender e explicar racionalmente a natureza e os fenômenos que nela acontecem. O motivo básico que conduz a humanidade à investigação cientifica está em sua curiosidade intelectual, na necessidade de compreender o mundo em que se insere e na de se compreender a si mesma. Tão grande é essa necessidade que, onde não há ciência, o homem cria mitos.
    Vale ressaltar que as evidencias cientificas não nos indicam a verdade, mas pelo menos nos ajudam a entender o universo, a vida e a realidade em que vivemos. Todos querem estar com a verdade, porém ninguém é dono dela, nunca conhecemos toda a verdade, a verdade absoluta e total. A verdade assim é a realidade.

    Elissandra Martins Pires.

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  26. Conhecimento é tudo que adquirimos e absorvemos pelas maneiras de aprendizagem, estes podem ser adquiridos ao decorrer da vida ou através de estudos específicos.
    Ciências são pensamentos exatos que procuram por meio dos conhecimentos específicos explicarem, provar e compreender a realidade através dos fatos. Sendo assim suas descobertas perecíveis ao tempo em que se relata, o que a faz ser atualizada a cada nova pesquisa.
    O conceito nuclear da teoria da ciência é o de verdade. A partir, então, da noção de verdade, pode-se definir, com o auxílio de outros conceitos complementares, a idéia de conhecimento científico.
    Há pelo menos três teorias da verdade relevantes em ciência, a saber: as teorias da correspondência, da coerência e a pragmática. Dado que existem também várias lógicas alternativas, a conclusão que se impõe é a de que há vários sistemas cognitivos, em função do tipo de verdade e da lógica aceitos
    Naturalmente, se conhecimento é crença verdadeira e justificada, deve-se analisar a noção de crença, bem como as de verdade e justificação. O termo verdade será tratado mais adiante. Por enquanto, assuma-se que ele é suficientemente claro. No tocante à justificação, parece cristalino que ela difere no campo das ciências formais (lógica e matemática) e no campo das ciências empíricas. A racionalidade não se resume à sua vertente conceitual.
    Assim, a elaboração de uma teoria ¬, em qualquer campo científico, pressupõe que, ao se aceitar os princípios de ¬, também devem aceitar todas as suas conseqüências 3236lógicas. Em outras palavras, o cientista sempre se acha comprometido com dada lógica dedutiva, que por enquanto se admite que seja a lógica clássica. Se os postulados dos quais se parte forem verdadeiros, o que se obtém por meio da lógica dedutiva também tem que ser verdadeiro. A racionalidade, pois, obriga à conformidade com determinada lógica. A logicidade é a segunda característica da racionalidade.
    Comumente se diz que a meta da ciência é encontrar a verdade. No entanto, há várias concepções da verdade. As três concepções relevantes são as seguintes: a concepção clássica de verdade como correspondência, a pragmática e a coerência. Pode parecer, às pessoas não prevenidas, que a ciência pesquisa para obter a verdade como correspondência: uma teoria científica é verdadeira se refletir o real, se retratar aquilo que é como é.
    Há, por outro lado, um conceito de verdade, denominado verdade pragmática, de conformidade com o qual a sentença S é pragmaticamente verdadeira, ou quase verdadeira, em um domínio do saber D, se, dentro de certos limites, S salva as aparências em D ou, em D, tudo se passa como se ela fosse verdadeira segundo a teoria da correspondência.
    Então, nada há de definitivo no tocante à verdade, em ciência. O único critério para se aceitar um enunciado como verdadeiro é o seguinte: ele deve se acomodar, coerentemente, isto é, de maneira consistente e ajustada, ao corpo da ciência. Quando isso não ocorre, modifica-se a ciência ou abandona-se o enunciado (as mudanças, em ciência, são normalmente locais). Em síntese, o cientista procura leis e teorias que são aproximadamente verdadeiras e salvem as aparências, isto é, que sejam quase-verdadeiras em certos domínios. Sob circunstâncias especiais, a quase-verdade envolvida na atividade do cientista pode coincidir com a verdade (correspondência); por exemplo, quando afirmamos que o ponteiro de dado instrumento de medição, em uma verificação ou medida, situou-se entre as marcas 2 e 3 do mostrador.
    Portanto o conhecimento científico e a ciências como uma crença verdadeira e justificada, a partir do que trata das noções de crença, de justificação racional e de verdade, sendo que esta última é tratada na sua acepção clássica de verdade como correspondência e, ainda, na acepção de quase-verdade ou verdade pragmática.

    Sherllane Ferreira dos Santos

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  27. Séculos atrás a igreja tinha o poder. Ela não admitia que as pessoas criassem novos pensamentos e idéias, assim não contradizendo suas condutas e seus interesses religiosos. Perseguiam e matavam aqueles que tinham idéias e pensamentos diferentes da religião deles, por receio de que essas idéias poderiam influência a sociedade naquele tempo. Hoje com essas “novas idéias” a ciência evoluiu muito, possibilitando o homem a questionar o conhecimento cientifico e o conhecimento religioso procurando explorar a verdade absoluta ou a verdade propriamente dita.
    A ciência é o estudo de tudo que existe no universo nos influenciando o saber e indagando nossas dúvidas e explorando o conhecimento de ambos para questionamos o que é propriamente dito verdade, mas o que é verdade? É aquilo que acreditamos ou comprovamos com experiências ou pela própria fé, daí questionando a própria verdade. O conhecimento cientifico é a importância de buscamos novas experiências para evoluir e inovar novos conhecimentos desenvolvendo a criatividade de comprovar o que pode ser relativo ou contraditório ao questionamento humano. É preciso ter novas visões para poder estimular as relevantes idéias para aprimorar a ciência como todo. Existe idéias, falta elevar essas idéias ao aprimoramento para designar uma verdade, sendo ela provisória, pois a ciência ela nunca Pará, as verdades são sempre impulsionadas as duvidas e indagando ao ser humano à buscar novos conhecimento científicos e crenças.

    Geane Rabelo Costa

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  28. A ciência, a religiosidade e o senso comum são tentativas do homem de explicar aquilo que está a sua volta. No início a religiosidade, ciência e o senso comum caminhavam juntos neste mesmo objetivo e tinham o nome de filosofia. Porém, quando a ciência começou a investigar os fenômenos naturais de maneira mais rigorosa, a religiosidade começou a se transformar em religião, impondo suas verdades, e o senso comum começou a ser desmerecido em vista de seu pouco rigor na explicação dos fenômenos essa caminhada consensual começou a se desfazer. Percebemos claramente, no filme, que existiram homens, como Giordano Bruno, a frente do seu tempo. No entanto, esses homens não podiam expor os fundamentos da realidade natural porque o poder opressor da igreja não estava a fim nem de investigar essa verdade dos fenômenos, pois sua verdade tinha que ser respeitada e seguida, e nem de reconhecer a possibilidade de aqueles homens estarem certos, pois sua verdade seria fatalmente posta em questão. O certo é que o tempo passou e estes cientistas naturais começaram a ganhar espaço e credibilidade frente à sociedade. No entanto, estes mesmos cientistas que antes foram perseguidos por causa de suas ideias, agora fazem a mesma coisa com os incultos. Eles acreditam ser o seu método científico e a sua rigorosidade a única forma de explicar os fenômenos naturais. Acreditam que seu conhecimento é o mais adequado para explicar o universo. Ciência e religião estão errados ao imaginar que podem explicar sozinhos a existência do cosmos. É claro que todo o conhecimento científico não pode ser desprezado, mas, o senso comum e a religiosidade dos homens também deve ser levada em consideração, pois foram essas formas de construção do conhecimento que deram suporte para as investigações científicas. Enquanto ciência, religião e senso comum não voltarem a dialogar entre si, nunca poderemos chegar de fato a verdade, pois esta precisa de tantos e tais elementos para ser mensurada.
    Aluna: Márcia Beatriz da Silva Bandeira.

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  29. Sabe-se que a procura do conceito de verdade,vêm desde que o homem se questiona pela vida,do existir,dos porquês da s coisas e em cada época tem se construído a verdade,ela não e definida,mas aprimorada,exemplo disso a revolução cientifica ,num momento a aceitação do modelo de Copérnico ,o heliocentrismo para a astronomia,a “nova ciência”da física constituída por Galileu e depois enriquecida por Newton ,que em seus conceitos não se descartam,mas são aperfeiçoados ,até chegarem aos conceitos de Einsten.e o que seria de Platão, se Sócrates não questionasse os conceitos de sua época e Martinho Lutero que rompeu um império da religião e contribuiu para a liberdade de crença sem a manipulação da verdade que a igreja católica teve por séculos ,a respeito da verdade da existência humana e justificando a pobreza e sofrimentos de muito por uma simples indagação “é a vontade Deus”no entanto a ciência ,com seus conceitos,experimentos,comprovações cientificas sempre contribuíram para a busca do conceito de verdade.mas a sua definição ainda é uma busca da ciência.
    aluna:Janaina leonardo

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  30. A ciência talvez seja um dos caminhos pra se responder sobre questões da vida sobre o que e verdade.Mas durante alguns séculos era quase impossível relacionar isso sem que a igreja se sobressaìsse.
    Giordano Bruno que lutou por pensamentos livres e pela tolerância dos religiosos.Apesar de ter criado pensamentos e ideais, tudo isso era visto como uma afronta contra aquilo que era defendido pela igreja, que com seu poder maior acabou o condenando pela inquisiçâo.Mas com o decorrer do tempo foi havendo mudanças no sentido de uma maior aceitaçao sobre as apniões e idéias, a igreja foi perdendo essa soberania ,dando um lugar ao pensamento livre, ja não se contesta tanto, mais se aceita mais,
    Com as descobertas cientificas foi dado um grande salto na história, ja que o conhecimento cientifìco viria a promover as maiores mudanças na sociedade, como melhorias de vida , mesmo que as vezes negativamente usados de outra forma , não se pode deixar de destacar a importância que a ciência fez para a història da humanidade....
    DIONE SAMPAIO RIBEIRO...

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  31. A ciência busca a verdade através do método cientifico sem se resumir apenas a experimentação, ela é extremamente abrangente e complexa. A ciência e o conhecimento científico desenvolveram-se ao longo dos tempos; ela utiliza-se da razão como forma de se chegar ao conhecimento dito como verdadeiro, diferentemente de como era no passado, em que o conhecimento era atrelado à religião com o seu dogmatismo, sem poder ser criticado nem pensado livremente pelas pessoas que não faziam parte dela. Acreditava-se muito no mito e na crença religiosa pra explicar o cotidiano humano e fenômenos naturais, ou seja, como forma de se abordar e chegar ao conhecimento. Vale lembrar que é do conhecimento vulgar (senso comum, religião e mito) que se chega à atividade científica, com o tempo a ciência foi se separando, buscando outras formas de abordar a verdade. Até que a ciência tomou o lugar com a tentativa de explicá-los, entretanto isso nem sempre ocorreu, pois alguns modelos apresentam ou apresentaram falhas, exceções, generalizações, ou seja, lacunas que não poderiam ser preenchidas pelas pressuposições científicas modernas. Essas verdades provisórias são sustentadas por hipóteses construídas pela racionalidade; que podem ser desconstruídas e reconstruídas para sustentar novas hipóteses, gerar uma nova verdade que sejam mais abrangente e dominante que a anterior. Nesse sentido quando uma nova verdade é inserida, há uma quebra de paradigma (modelo) e a ciência segue certo tipo de dogmatismo: se desenvolve de acordo com o paradigma vigente.
    Saul Miranda Brito

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