domingo, 26 de fevereiro de 2012

Trauma I: Contusão muscular

O gráfico abaixo mostra eventos de um ciclo inflamatório pós lesão traumática do sistema musculo-esquelético. supondo fazer parte dos eventos de uma contusão muscular. Responda:

a) A conduta do PRICE interrompe algum evento deste ciclo? Qual seria então seu objetivo terapêutico?
b) No caso dos recursos eletroterapêuticos, elabore um protocolo de antendimento e sua justificativa com o uso da TENS.
c) Após uma semana do trauma, quais os objetivos terapêuticos e quais os recursos disponíveis para o tratamento?

Link:  http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n5/a12v11n5.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v12n5/en_a06v12n5.pdf

Prazo: 08/03/12

18 comentários:

  1. Annubia Maia
    Brena Gonçalves
    Jecyka Nogueira
    Luciana Moura
    a) A conduta do PRICE interrompe algum evento deste ciclo? Qual seria então seu objetivo terapêutico?

    Sabemos que o PRICE (Pressão, Repouso, Gelo, Compressão e Elevação) é uma conduta extremamente difundida e amplamente utilizada nas situações onde acontece um trauma. Seu uso deve ser realizado imediatamente após a lesão e durar por todo o processo inflamatório agudo, ou seja, enquanto o paciente ainda referir dor e apresentar edema. Embora essa conduta seja útil no que diz respeito a diminuição da dor – por provocar analgesia- e redução do edema – por provocar vasoconstrição, não é correto afirmar que esta conduta INTERROMPE alguma sequencia do processo inflamatório. O processo inflamatório existe pois houve dano ao tecido, o que ocorre é uma MODERAÇÃO deste processo. Desta forma, os efeitos observados serão menos acentuados, ou seja, o paciente sentirá menos dor e terá um edema mais contido.

    b) No caso dos recursos eletroterapêuticos, elabore um protocolo de antendimento e sua justificativa com o uso da TENS.

    A TENS é uma corrente elétrica não polarizada utilizada para obtenção de analgesia. A TENS atua segundo a Teoria das Comportas – sabemos que o estímulo da dor aguda percorre vias mielinizadas. A TENS age “confundindo” a dor, pois percorre uma outra via mais rápida fazendo com que seu estimulo chegue antes do que o estimulo da dor. Desta forma, há uma analgesia, pois o organismo não consegue identificar o estímulo doloroso. Durante o processo inflamatório agudo, podemos fazer uso da TENS por um tempo de no mínimo 20 minutos com uma frequência acima de 100 Hz que é o indicado nas situações de dor aguda.

    c) Após uma semana do trauma, quais os objetivos terapêuticos e quais os recursos disponíveis para o tratamento?

    Após uma semana de trauma, há de se esperar que a fase aguda já tenha sido superada, ou seja, o edema já deve ter desaparecido (ou ter reduzido consideravelmente) e o paciente já não refere mais tanta dor. Desta forma, o tratamento deve focar as fases seguintes do processo de cicatrização que são as fases de reparo e remodelamento. Nestas fases, já pode ser introduzido o uso da termoterapia com o objetivo de aumentar o metabolismo, aumentando desta forma, a síntese de proteínas que será útil no processo de reparação do tecido lesionado. Também podem ser introduzidos exercícios da Cinesioterapia para o restabelecimento da ADM e ganho de força.
    Um protocolo nesta fase de tratamento pode ser feito:
    US – modalidade contínua
    Laser de baixa frequência
    (ambos com o objetivo de aumentar o metabolismo e a reparação do tecido).
    Movimentos de ADM
    e fortalecimento muscular
    ** A crioterapia ainda pode ser utilizada nesta fase caso o paciente ainda sinta dor ou como conduta pré- cinética.

    ResponderExcluir
  2. Mariana Araújo
    Maria Edineide Rodrigues
    Pedro Brito

    a) A conduta do PRICE interrompe algum evento deste ciclo? Qual seria então seu objetivo terapêutico?

    Segundo estudos a conduta do price, em lesão de fase aguda, reduz a área de lesão muscular secundária.

    O objetivo da crioterapia com compressão na fase aguda é o de prevenir a instalação do edema e da hipoxia secundária, visto que os danos da lesão primária provocados pelo trauma não podem ser alterados.

    b) No caso dos recursos eletroterapêuticos, elabore um protocolo de antendimento e sua justificativa com o uso da TENS.

    No caso de uma dor aguda ( vias mielinizadas), a utilização do tens de alta freqüência e baixa intensidade 80-200 hz ( convencional e breve-intensa) são mais rápidas e ocasionam uma seletividade na medula onde a mensagem é convertida em uma diminuição da dor e consequente analgesia pela teoria das comportas.

    Já num caso crônico (vias amielinizadas) o melhor seria a utilização de uma freqüência mais baixa e uma intensidade mais alta 1-10hz (acupuntura e burst) que apesar de obterem resposta mais lenta aumentam o limiar de dor e causam analgesia pela teoria da liberação de opióides endógenos.

    Como fisioterapeuta, proporia a terapia com binada das duas freqüências totalizando no mínimo uma duração de 40 minutos parque o efeito analgésico fosse prolongado.

    c) Após uma semana do trauma, quais os objetivos terapêuticos e quais os recursos disponíveis para o tratamento?

    Após uma semana de trauma, temos como principais objetivos evitar: aderências, encurtamento muscular e hipotonicidade do músculo afetado na lesão.

    Recursos utilizados
    Gelo: Dar uma analgesia na musculatura afetada, diminuindo a sensibilidade desse paciente e podendo assim facilitar o tratamento.
    US: Usaríamos o US para ganho da circulação sanguínea, aumento da extensibilidade das fibras colágenas e redução do espasmo muscular.
    Laser: Outro recurso recomendado, pois possui ação antiinflamatória, analgésica e cicatrizante, acelerando o tempo de recuperação da fibra.
    TENS: Com intuito de também diminuir a sensibilidade da contusão, nos permite um efeito benéfico local alterando o limiar de dor desse paciente, relaxando a musculatura tensionada.

    ResponderExcluir
  3. 1. Interromper não seria o termo correto, pois quando o processo inflamatório ocorre lesão tecidual, assim não há como fugir das fases da inflamação, mas sim, como amenizá-la. Com a conduta P.R.I.C.E conseguiremos diminuir o edema e a dor utilizando o gelo (ICE) como vasoconstritor para redução da condução nervosa.
    2. O TENS é indicado como um amenizador durante o processo inflamatório agudo com o benefício da analgesia. Aplicação do TENS de 20 a 30 minutos com uma frequência de 80Hz, pois utilizamos essa frequência para dores agudas.
    3. Após uma semana é provável que tanto a dor como o edema tenham desaparecido, ou ao menos diminuído de forma visível pela expressões de dor que o paciente geralmente demonstra na fase mais aguda, assim poderemos passar a um outro estágio quando tentaremos ganhar força, aumento de amplitude, reparando o tecido lesado por meio de termoterapia aplicando, por exemplo o U.S continuo provocando uma vaso dilatação e aumentando a síntese proteica.

    Carolinne Bezerra de M. Cantal
    Marcos Assis Aguiar Torres

    ResponderExcluir
  4. a) não interrompe, tendo essa conduta como objetivo minimizar o edema aliviar a dor permitindo a recuperação mais rápido possível, proteção repouso, gelo, compressão e elevação.
    b)no início da lesão aguda poderá ser usada para reduzir a dor os parâmetros devem ser ajustados para estimular maximamente as fibras nervosas cutâneas sensoriais intensidades que produzem contrações musculares nessa fase devem ser evitadas na fase de resposta inflamatória também deve ser utilizada para o controle da dor. ja na fase de reparo fibroblatico elas ja podem ser usadas com intensidades de provocar contrações musculares induzindo uma ação de bombeamento muscular. Na fase de maturação e remodelamento modulam a dor as contrações musculares com o objetivo de aumentar a ADM e a força muscular.
    c) No sétimo dia de recuperação o quadro clínico: inchaço, ausência de dor ao toque diminuição de dor ao movimento.
    as fibras colagenas devem ser realinhadas de acordo com as forças de tração e com os esforços colocados sobre elas.
    nessa fase quase todas as modalidades terapeuticas podem ser usadas. modalidades de aqueciento são benéficas para o processo de cicatrização modalidades de calor profundo e ultra som ou diatermia por ondas curtas servem para aumentar a circulção nos tecidos mais profundos, correntes de estimulação elétrica modulam a dor elas também podem estimular contrações musculares como objetivo de aumentar ADM e a força muscular, podde se usar tb laser de baixa potência e execícios terapêuticos.
    Hermania Pinto
    rafael girão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) O price não interrompe nenhuma das fases do ciclo inflamatório, ele apenas age na analgesia e contensão do edema.
      b) A tens age de acordo com a teoria das comportas, fazendo com que seu estimulo chegue antes do que a dor, dessa forma o tens age "enganando" a dor, confundindo-a e assim há a analgesia. O tens pode ser aplicado de 20 a 30 minutos com uma frequência de 80Hz, para dores agudas.
      c)Após uma semana é de se esperar que o quadro nao seja mais agudo e que nao haja mais dor ou edema, sendo dessa forma, o fisioterapeuta dá inico ao processo de evitar aderencias, encurtamento muscular. A termoterapia pode ser utilizada com o objetivo de aumentar o metabolismo e reparar o tecido. A fisioterapia também deverá visar ganho de amplitude e força.

      Excluir
  5. a-Não interpõe , pois a conduta de PRAICE tem como o objetivo diminuir o edema aliviar a dor e permitir a recuperação o mais rápida possível. crioterapia permite uma diminuição significativa do metabolismo por conta da área resfriada ira ocorre uma diminuição da hipoxia tecidual , onde irá diminui a extensão da lesão secundária. Ocorre também, a redução da neuro-condução ; da dor por decréscimo na transmissão das fibras de dor, por diminuição da excitabilidade nas terminações livres e também pela liberação de endorfinas.
    b-O TENS tem como objetivos a analgesia, atuando na teoria das comportas de dor tendo assim como finalidade de proporcionar analgesia.
    No TENS convencional para o tratamento de dor aguda: se utiliza uma freqüência de alta , continua , de baixa amplitude e de curta duração.
    c- Como uma semana de pós-trauma terá que ser observando uma dinimuição do edema, caso tenha, e também reduzindo a dor do local. Desta forma, está na fase de cicatrização , reapro e remodelamento do tecido lesado, portando podemos entra fase de termoterapia pra podemos obter o aumento do metabolismo,ocorendo o aumneto da síntese de proteina para ajuda no processo de reparação do tecido.
    Recurso:
    Gelo:reduzir a dor no local,causando uma vasocondrição e a dimuição da sensibilidade do tecido.
    Ultra-som:aumento do fluxo sanguíneo,causando uma vadilatação( ocorrendo assim uma maior nutrição do tecido lesado) e modulação da dor.
    Laser: Outro recurso recomendado, pois possui ação antiinflamatória, analgésica e cicatrizante, acelerando o tempo de recuperação da fibra.

    ADM: para que o paciente não perga amplitude que eles jáá tenha e durante as sessões o ganho de amplitude no local.
    Alogamanto: par a melhora a flexibilidade e não ocorre a atrofia muscular.

    Nyara Maria
    Livia Fany

    ResponderExcluir
  6. DARA CORREIA FERNANDES
    JESSYK AGUIAR UCHOA
    VICTOR FERNANDES
    PRISCYLA ALENCAR


    A) Não, ela não irá interromper nenhum evento do ciclo, mas irá reduzir a taxa metabólica dos tecidos em hipóxia, permitindo uma melhor sobrevivência nesse período, o que causa uma diminuição da área de lesão secundária, ou seja, irá permitir uma modulação da resposta inflamatória. O PRICE deve ser utilizado imediatamente após a lesão e durante todo o processo inflamatório agudo. Durante a conduta a área lesada deve ser protegida contra lesões adicionais através de imobilizadores. O repouso na lesão aguda tem a finalidade de proteger os tecidos afetados de uma lesão secundária e adicional e permite que o corpo se recomponha de forma mais adequada. A crioterapia age reduzindo a sintomatologia do processo inflamatório, especialmente a dor, atuando como analgésico diminuindo o limiar de excitabilidade dolorosa, e no edema reduzindo o transporte de mediadores químicos, como a histamina, para o local da lesão reduzindo o crescimento do edema.
    B) O uso do TENS na dor aguda, por via de condução rápida terá a freqüência acima de 80 HZ por um tempo de 20 minutos. O seu efeito analgésico tem base na Teoria das Comportas que pode ser explicado dessa maneira: os impulsos são transmitidos através de fibras de grosso calibre , do tipo A, que são de rápida velocidade, já os estímulos da dor são transmitidos através da fibras de calibre menor, do tipo C, que são lentas. Desta forma os estímulos da TENS chegam primeiro a medula, e despolarizam a substância gelatinosa, impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo ocorrendo a analgesia. Além da Teoria das comportas o TENS promove uma maior liberação de endorfinas que atenuam no efeito analgésico.

    C) O objetivo após uma semana, dependendo do grau da lesão, é começar a progressão do tratamento iniciando com o trabalho de fortalecimento e ativação da musculatura, com a evolução do tratamento e progressão dos estagios da lesão. Outros objetivos que se tornarão foco do fisioterapeuta é ganhar força e flexibilidade da musculatura lesionada, promover a produção e remodelamento das fibras musculares, reduzir o espasmo muscular e dar continuidade ao efeito analgésico.
    Podemos utilizar como recursos fisioterapêuticos nesse caso:
    Ultra-som contínuo
    Cinesioterapia (Isometria, ADM)
    Laser
    Tens

    ResponderExcluir
  7. a) A conduta do PRICE interrompe algum evento deste ciclo? Qual seria então seu objetivo terapêutico?
    Resp.: A conduta do PRICE não interrompe evento algum desse ciclo, possuindo como objetivo terapêutico a redução da área de lesão secundária que foi induzida pela lesão primária (ocasionada pelo trauma), diminuição da dor, do edema, do risco de hipóxia, do sangramento e, consequentemente, moderação da reposta inflamatória.

    b) No caso dos recursos eletroterapêuticos, elabore um protocolo de atendimento e sua justificativa com o uso da TENS.
    Resp.: O protocolo de atendimento proposto seria:
    • 10 minutos de gelo, visando à diminuição do metabolismo celular, da hemorragia, da hiperemia, do edema, da taxa metabólica dos tecidos em hipóxia, favorecendo a sobrevivência dos capilares nesse período;
    • 10 minutos de Ultra-som pulsátil com baixa frequência de pulso (16 Hz), frequência de cabeçote de 1 MHz, pois atingiria áreas mais profundas, gerando, dessa forma, ação antiinflamatória e cicatrizante, por causar aumento da formação de colágeno, da estimulação da atividade dos fibroblastos e também elevação da atividade das células endoteliais de tal forma que no caso de isquemia tecidual, novos capilares são formados;
    • E por fim, em torno de 25 minutos de TENS do tipo contínuo (alta frequência e baixa intensidade), utilizando-se do mecanismo periférico de geração de analgesia conhecido como “Teoria das comportas”, onde há o ‘mascaramento’ da dor, causada pelas lesões que transmitem a informação da dor através das fibras finas que penetram nos cornos posteriores da medula e ativam células de transmissão que, por sua vez, enviam sinais pro cérebro. Porém tais atividades nas fibras finas geram também potenciais que refletem a presença de uma atividade prolongada e mais complexa no corno posterior através das fibras grossas que excita simultaneamente células da substância gelatinosa, inibindo, dessa forma, a transmissão dos impulsos dolorosos provenientes das fibras finas (aferentes).

    c) Após uma semana do trauma, quais os objetivos terapêuticos e quais os recursos disponíveis para o tratamento?
    Resp.: Após uma semana de tratamento, os objetivos passam a ser não mais enfocados na manutenção da fase inflamatória, diminuição de edema, da hiperemia e redução da taxa metabólica, e sim no aumento do metabolismo para que se acelere o processo de reparo/remodelação, ganho de força e ADM, liberação de aderências, em algumas vezes diminuição da dor e por conta disso pode-se utilizar recursos eletrotermofototerapêuticos como: o Laser, o U.S. contínuo, o forno de Bier, TENS (acupuntura, trem-de-pulso ou BURST), banho de contraste, cinesioterapia, terapias manuais e até mesmo o gelo, porém com finalidade pré-cinética.

    Hemmela Sales Nepomuceno

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. a) A conduta PRICE tem um papel importante no que diz respeito principalmente às primeiras horas decorrentes da lesão (fase aguda), pois neste momento teremos a manifestação da resposta secundária. Essa conduta tem como objetivo proteger os tecidos moles de uma lesão adicional com a “P” proteção e o “R” repouso, além de que com a utilização do “I” gelo que pode diminuir a dor local, causando analgesia e ainda resfriando o tecido lesado, reduzindo o metabolismo tecidual e a condução nervosa, causando vasoconstrição nos vasos e dificultando o extravasamento de líquido, reduzindo ou modulando a resposta secundária da lesão. A “C” compressão por sua vez reduz a quantidade de espaço, limitando o inchaço e auxiliando no retorno venoso, assim como a “E” elevação que ainda diminui a pressão hidrostática.

    b) A TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) é um recurso eletroterapêutico não invasivo, não tóxico e não dependente que tem como objetivo principal causar analgesia. Dessa forma e observando as contra-indicações podemos utilizar a TENS em dores Agudas e Crônicas com o objetivo analgésico.
    A TENS atua causando a analgesia por 2 mecanismos: Mecanismo Periférico mascarando o efeito da dor, pois enquanto a dor percorre através de estímulos aferentes por vias amielinizadas (lentas), a TENS percorre através de via mielinizadas (rápidas), e desta forma o estímulo que chegará primeiro será o mais rápido. E o Mecanismo Central, onde há liberação de endorfinas e encefalinas que aumentam o limiar de excitabilidade dolorosa das fibras.

    c) Uma semana após o tratamento é bem possível que o edema e a dor tenham apresentado uma redução significativa, com isso, passado essa fase da lesão aguda inicia-se uma fase de reparo e remodelamento. Nessas etapas, os objetivos do tratamento seriam promover a cicatrização, aumentar a amplitude de movimento e a força muscular. Poderia ser utilizado o Ultra-som contínuo como forma de calor profundo com o intuito de aumentar a circulação para os tecidos mais profundos como efeito benéfico para o processo de cicatrização. Correntes elétricas também podem ser utilizadas para estimular as contrações musculares aumentando, assim, a amplitude de movimento e a força muscular, e os exercícios cinesioterapêuticos.

    Lara de Brito
    Meire Souza
    Diana Azevedo

    ResponderExcluir
  10. a) A conduta do PRICE é muito utilizada na fase aguda de traumas(paciente com dor e edema)Assim o PRICE não vai interroper, ele tem como objetivo terapeutico dimuir o edema e a hipoxia secundaria.
    b) Na fase aguda temos como bjetivo reduzir o metabolismo, controlar o edema e a hipoxia secundaria e promover o alivio da dor. Assim seria indicado aplicação de gelo gerando sensação de analgesia, reduzindo o espasmo; o uso do ultrassom pulsado de 1MHZ no local da lesão, podendo previnir fibrose e agindo como atinflamotorio e cicatrizante; o TENS com seu efeito analgesico, aliviando a dor. Seu efeito analgesico tem base na teoria das comportas que o estimulo do tens percorre por outra via mais rapida, chegando primeiro que o estimulo da dor. Na fase aguda o tens é usado como uma frequencia acima de 100HZ.
    c) Apos uma semana do trauma, o paciente ja não tem tanta dor e o edema provavelmente diminuiu, entrando assim na fase de reparo e remodulamento. Vamos ter como objetivos, aumentar o metabolismo, evitar aderencias e encurtamento muscular, podendo ainda usar a crio em caso que o paciente ainda relatar dor, pode-se fazer tecnicas de cinesioterapio para ganho de ADM e força, US e laser p aumentar o metabolismo.

    ResponderExcluir
  11. Francielen Lima
    Geísa Pará
    Gabriele Queiroz
    Romária Felipe
    Viviane Lopes


    Questao A.

    Não interrompe nenhum evento do ciclo, tendo como objetivo analgesia, diminuição do edema, alivio da dor..O protocolo PRICE é uma sigla em inglês que significa proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. Esse protocolo de PRICE consiste em proteger o local lesado, manter em repouso com gelo comprimindo a área machucada, conservando-a em elevação, sendo assim o Price deve ser utilizado imediatamente após a lesão durante o processo inflamatório agudo.

    Questão B

    A “Teoria das Comportas” é um modelo anatomofisiológico que concilia os fenômenos excitatórios e inibitórios, que se manifestam da mesma maneira nos níveis espinhais e supra-espinhais. A corrente do TENS é modulada para estimular as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e são interpretadas pelo tálamo como dor. É uma corrente analgésica, ela atua nos sistemas modulares da dor, aumentando sua tolerância dor causando uma analgesia.Durante o processo inflamatório agudo, pode se fazer o uso da TENS por um tempo de no mínimo 20 minutos com uma frequência acima de 100 Hz que é o indicado nas situações de dor aguda

    Questão C.

    Gelo caso o paciente ainda sinta dores ao fazer o movimento, tens já para fase cronica da lesão, us para regeneração tecidual e infra – vermelho para diminuir a rigidez articular.

    ResponderExcluir
  12. a) O objetivo terapeutico do Price e a utilização
    da crioterapia é de minimizar sequelas adversas que estão relacionadas ao processo inflamatorio (dor, edema, hemorragia, espasmo muscular) e, principalmente, reduzir a área de lesão secundaria o mecanismo de lesão,enzimaticos e hipóxicos que afetam as celulas nas regios perifericas pos-traumatica ocasionando varios fatores.Hemóstase dininuição do fluxo sanquineo e aumento da pressão extravascular,elevando o metabolismo celular hemorragia hiperemia edema e recrutamento de leucocitos diminuição da area lesada o uso da crioperapia, aplicação intermitente nas primeiras horas de lesão fase aguda induz uma resposta fisiologica retardo da lesão muscular.
    b) No caso dos recursos eletroterapêuticos, um protocolo de antendimento eficaz seria: aplicação de crioterapia, Ultra-som pulsado, TENS convencional com frequência acima de 100 Hz, por causa da teoria das comportas onde o impulso elétrico gerado pelo TENS é mais rápido do que o impulso da dor.
    c) Após uma semana do trauma, os objetivos terapêuticos são: ganho de amplitude de movimento, força, endurance, flexibilidade e mobilidade. Os recursos terapêuticos nessa fase são: as correntes térmicas, terapias manuais e exercícios ativos resistidos para ganho de força e resistência no membro lesado.

    Marcelo Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir
  13. A) Não interrompe nenhum ciclo. O objetivo da crio,com a conduta do price, é minimizar os efeitos do processo inflamatório, como dor e edema, modulando os sintomas da inflamaçãoe evitando o agravo da situação.

    B) O uso do TENS tem como objetivo principal, promover uma analgesia local, modulando a dor que é causada pelo processo inflamatório. Essa analgesia ocorre por meio da teoria das comportas quando o estimulo elétrico percorre uma via de condução diferente da via do estímulo doloroso. Então, seria indicado uma aplicação de 20 minutos, com frequencia de 100 Hz.(a dose deve ser administrada de acordo com a tolerância do paciente)

    C)após a segunda semana o processo inflamatório vai está na fase de remodelação-maturação, vai haver diminuição da dor no movimento, inchaço e atrofia (já que ela inicia-se logo após a lesão).
    Objetivos: favorecer a ADM; fortalecer a musculatura; cicatrizacão.
    Recursos: Crioterapia - para diminuir a dor e assim beneficiando o recurso a seguir; Cinesioterapia - aumentar a ADM; Exercícios Isotônicos - para fortalecer os músculos, melhorando a atrofia, que pode iniciar de forma passiva e progredir para ativa; Laser - para facilitaçãoda cicatrização.

    GRUPO:
    BRUNA GOMES
    FRANCISCA LEOCILDA
    FRANCISCA SAMARA
    SISSIA TAVORA

    ResponderExcluir
  14. AMARANTA RIBEIRO
    ROSANA ANTUNES


    a) A sigla PRICE corresponde a Protection ( proteção ), Rest (repouso ou restrição de atividade), Ice (gelo), Compression (compressão) e Elevation (elevação). Estudos evidenciam que essa conduta tem um papel fundamental na prevenção, ou seja, o tecido após lesionado ocorre o processo de inflamação, que normalmente é exagerada. Então a conduta de PRICE evita o excesso dessa infamação, que pode também ser chamada de lesão secundária. Além disso, o gelo anestesia aliviando assim a dor. O objetivo geral da conduta é minimizar o edema, aliviar a dor e permitir a recuperação o mais rapido possível, com isso ela não interrompe nenhum evento deste ciclo.


    b) No caso de contusão muscular é realizado o seguinte atendimento durante a primeira fase onde o objetivo é a diminuição da dor, controle do processo inflamatório e reduzir o edema:
    TENS por um tempo de no mínimo de 20 minutos em uma frequência acima de 100Hz pois é o ideal para a fase aguda da lesão , conduta de PRICE (48 a 72 hrs após lesão ) e ultra som.
    A TENS parece clinicamente eficaz nas dores agudas e crônicas. TENS convencional de repetição ininterrupta de pulsos é indicado na dor aguda. TENS modulado por Burst, para dor crônica. Esse age liberando opiácios endógenos. A base do efeito da TENS se dá conforme a Teoria das Comportas. Interferindo na velocidade de propagação do estímulo e na produção de neurotransmissores inibidores como a B-endorfina e a B-lipotropina.


    c) A partir da segunda semana o objetivo será auxiliar reparação tecidual, restaurar flexibilidade, ganhar força muscular, melhorar o controle sensoriomotor, manter condição física.
    A conduta terapêutica será utilizado ondas curtas, ultra som continuo, inicio dos alongamentos mas de acordo com o limite do paciente, exercícios isométricos.

    ResponderExcluir
  15. Lucas Aguiar

    a) Não. O PRICE tem como efeito a diminuição dos efeitos deletérios da inflamação, ou seja, reduzindo a dor, controlando o edema/hematoma, diminuindo espasmos e diminuindo a hipóxia dos tecidos adjacentes.

    b) Utilização da TENS tipo convencional com duração de 20 minutos com frequência entre 50 a 100 Hz e tempo de pulso de 40 a 75 micrômetros com a intensidade confortável para o paciente.
    Os efeitos da TENS é provavelmente explicada pela ativação do “portão espinhal da dor”. O estímulo elétrico da TENS trafega por fibras rápidas e “fechando” a comporta da dor, inibindo a percepção desta. Também acredita que a TENS estimula a produção de endorfinas nos interneurônios da substância gelatinosa de Rolando.

    c)É difícil especificar a fase de um trauma apenas pelo tempo. É necessário saber sua extensão, qual foi a resposta do trauma, se houve contusão, estiramento ou fraturas e se houve algum tipo de cirurgia. Mas possivelmente a lesão já não vai sob os efeitos da inflamação aguda podendo visar a seguinte fase, o reparo tecidual. Nesta fase os objetivos principais são: o aumento do metabolismo e aumento da demanda de nutrientes/oxigênio. Além de reduzir a dor e o edema (se presentes) e manutenção(ou ganho) da ADM e força muscular.
    Alguns dos recursos disponíveis são: ultra-som, laser, ondas curtas, crioterapia, corrente russa, infravermelho, etc.

    ResponderExcluir
  16. Anne Rocha
    Karinne Melo
    Samantha Monteiro

    a) A conduta do PRICE interrompe algum evento deste ciclo? Qual seria então seu objetivo terapêutico?

    A conduta do PRICE não interrompe nenhuma fase do processo inflamatório, pois deve ocorrer para que se tenha a remodelação tecidual, porém, torna os efeitos da inflamação (dor, edema) bem menos acentuados, minimizando e permitindo a recuperação mais rápida do tecido lesionado.


    b) No caso dos recursos eletroterapêuticos, elabore um protocolo de atendimento e sua justificativa com o uso da TENS.

    Para o uso do TENS o protocolo será: TENS convencional para fase aguda com baixa largura de pulso, frequência de pulso alta e dosimetria alta; 100 HZ, quarenta minutos a uma hora de duração; aplicação deve ser continua por três semanas, depois começa uma redução no tempo do tratamento, dependendo da resposta dolorosa do paciente. A via de condução é a rápida para dor aguda.
    O objetivo da TENS é estimular as fibras nervosas grossas mielinizadas de condução rápida. Esta ativação desencadeia a nível central, os sistemas analgésicos descendentes de carater inibitório sobre a transmissão nociceptiva conduzida pelas fibras não mielinizadas de pequeno calibre, gerando a redução da dor.
    A TENS confunde o estimulo doloroso, através da corrente elétrica chegando mais rápido no talamo.



    c) Após uma semana do trauma, quais os objetivos terapêuticos e quais os recursos disponíveis para o tratamento?

    Após uma semana, já não se trata mais de um quadro com carater agudo, sendo observado diminuição ou ausência da dor e edema. O tecido lesionado encontra-se em reparo e remodelação, ou seja trabalhar o aumento do metabolismo favorecendo à esse processo, evitar formação de fibrose, ganho de ADM e força. Podendo ser utilizado recursos termoterapêuticos, mobilizações, alongamento.

    ResponderExcluir
  17. O método PRICE não irá interromper o processo inflamatório. Ele aumenta a possibilidade de recuperação e reduz os fatores de risco que agravam a lesão.O PRICE protege o local da lesão,restringe qualquer movimento da estrutura lesionada,reduz o espaço para formação do edema com compressão local com elevação.A elevação do membro conduz a redução do fluxo e o consequente aumento da drenagem do edema.
    Objetivando a diminuição da dor e o controle do processo inflatório, utilizaremos de imediato na primeira semana a eletroterapia(TENS),crioterapia conservadora(PRICE),ultra som e cinesioterapia adjacente a lesão.Na segunda semana buscamos a reparação tecidual,flexibilidade e força muscular usando ondas curtas,ultra som continuo e alongamento.O uso do tens é justificado por ser de categoria A1 para o alivio da dor e age mascarando o estimulo doloroso através da teoria das comportas e tendo sua frequencia modulada de acordo com o limiar de dor do paciente.Após a segunda ou terceira semana do trauma a o processo de retorno as atividades do individuo com exercicios de ganho de força muscular atraves de exercicios resistidos isotonicos.

    ResponderExcluir