domingo, 26 de fevereiro de 2012

Planejamento e gestão em saúde: Onde está a verdadeira autonomia?

Iniciamos nossas discussões sobre autonomia profissional e mercado de trabalho. Assitam aos vídeos abaixo e após a leitura do projeto de lei de regulamentação da Medicina. Respondam:

a) No que constitui a autonomia profissional?
b) Como entrar no mercado e exercer autonomia?
c) A autonomia é uma ação profissional deliberada ou um ato coorporativista e político?

links: http://www.youtube.com/watch?v=AcRI2NyiJXA
http://www.youtube.com/watch?v=ykhfEMT4sG8&feature=related
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/432204.pdf

Prazo: 08/03/12

42 comentários:

  1. A- Constitui um ato de um profissional tomar suas proprias decisões de conduta baseado, é claro, em evidências científicas.

    B- Com postura profissional ética e tomada de decisões que gerem resultados, gerando dessa forma auto confiança.

    C- O significado da palavra AUTONOMIA é: liberdade moral ou intelectual, ou seja, algo adiquirido pelo proprio ser, logo não posso concordar que seja um ato coorporativista nem tão pouco político, já que algo bem pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. 1- Autonomia Profissional é a independencia de executar o seu trabalho de forma correta e responsável. Quanto você escolhe a melhor forma para tratar o proximo com as melhores decisões.

      2- Com responsabilidade e uma postura ética sabendo sempre o seu lugar e sempre fazendo acontecer um ambiente agradavel a todos e de uma confiança.

      3- Autonomia é algo pessoal, adquirido da propria pessoa.

      Excluir
  3. A- É a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar procedimentos de sua competência técnica.

    B- O profissional tem que se manter atualizado. É necessário proporcionar ao seu cliente o melhor atendimento, com os melhores recursos e as melhores condições.

    C- Autonomia é algo pessoal.

    ResponderExcluir
  4. a) autonomia é quando a pessoa tem independencia na tomada de decisoes e responsabilidade para poder arcar com essa decisão.
    b) tornando-se extremamente responsavel pela decisão que tomou, caso essa decisão traga complicaçoes, arcar com as consequencias.
    c)autonomia não é uma ação profissional deliberada e nem um ato corporativista e político.

    ResponderExcluir
  5. Thais Sousa
    A)A autonomia profissional é você ter ciência do seus atos diante a diversas situações impostas no seu ambiente de trabalho, sabendo resolve-las da melhor maneira possível.

    B)O necessário é você ter um diferencial, buscando dá e fazer o melhor de você sempre, isso faz com que seus clientes tenham segurança e gostem do seu trabalho.

    C)A autonomia vai de pessoa para pessoa.

    ResponderExcluir
  6. a)A constituição da autonomia profissional será sempre relativa e passa pela subjetividade dos indivíduos, pelo desenvolvimento da tecno-ciência e pelo arcabouço jurídico institucional vigente no País, que conforma as fronteiras entre os campos de cada disciplina e o debate da especificidade/natureza, perfil e competências de cada profissão e os limites de atuação destas e de suas especialidades na atenção integral a saúde.

    b)Atualmente, o mercado passa por muitas transformações, dando destaque a um novo modelo de trabalhador que precisa: o multiprofissional, capaz de liderar a si mesmo e aos demais de convívio, ter conhecimentos técnicos e variados com aprofundamento, desenvolver habilidades de planejamento, execução e controle dos projetos aos quais está ligado e principalmente, ser criativo e agente de soluções, com autonomia.

    c)A autonomia é uma ação profissional deliberada, pois uma ação deliberada é aquela que resulta de uma decisão, de uma escolha, é o mesmo que ação autônoma.

    ResponderExcluir
  7. A) A autonomia Profissional é ter o dominio de si, mas nunca deixando de lado a ética, respeito e educação com o próximo. Sendo responsável pelo seus atos e cumprindo com os seus deveres.

    B)O Profissonal ao entrar no mercado tem que ultrapassar os medos , fazer a diferença, avaliar e refletir com mais empenho a decisão tomada, valorizando sua própria profissão e sempre buscando conhecimentos e idéias para que seja proporcionado no ambiente de trabalho.

    C) Autonomia é uma ação profissional deliberada, pois é adquirido da própria personalidade do ser humano.

    ResponderExcluir
  8. Clarissa Baltazar C Grossi Cavalcante
    Juliana Cisne Rodrigues
    Lorena Karen Silva Magalhaes

    a) Autonomia: é a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar procedimentos de sua competência técnica. A autonomia profissional está relacionada ao poder, que adquirimos de acordo com a nossa profissão.

    b) "O mercado procura profissionais que disponham de uma boa capacidade para executar várias tarefas e resolver os problemas cotidianos. Na sua formação deve constar uma boa dose de autonomia, tendo em vista que a independência para superar obstáculos é resultado de uma aprendizagem séria, questionadora e crítica."

    c) A autonomia é uma ação profissional deliberada, pois tem a capacidade de reger-se por si mesmo, autodeterminação e independência. Sendo adquirida de acordo com a pessoa, de caráter pessoal.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleonice S.Silva
      a) a autonomia não é apenas a independência profissional, ser autônomo é ter suas próprias ideias , ter o conhecimento e as habilidades necessárias para saber apresentar suas ideias e ter a independência junto com outros profissionais, é lidar com as outras profissões de igual pra igual.
      b)expondo suas ideias, sua capacidade de diagnostico e tratamento mais adequado, ou seja como um todo mostrar sua competência profissional para promover o melhor resultado possível ao paciente.
      c)é uma ação profissional deliberada,pois é pessoal, vai de acordo com a ação do profissional, sua independência, sua determinação, iniciativa e perseverança no seu ideal.

      Excluir
  10. A) Autonomia profissional é saber ter opinião. É ter uma independência em relação as suas atitudes profissionais respeitando tanto a sua área atuante, como as outras áreas profissionais. É saber viver dentro do seu espaço sem invadir o espaço dos outros profissionais. Saber fazer crescer a sua categoria, a área em que você trabalha.

    B)Com ética, com visão ampliada para outras possibilidades de crescimento para a sua área de trabalho. Sempre se atualizando de tudo que possa vir a ser útil para si e para o seu paciente.

    C)Penso eu que seja deliberada. Pois a palavra AUTOnomia significa ter uma liberdade de escolha do que seja melhor para si como para o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a)Autonomia profissional é quando você tem o direito e a capacidade de escolher o melhor para você dentro da sua área. Também é quando sua profissao é regulamentada e você tem autonomia e liberdade de convicção nos limites de sua competência técnica.

      b)Com uma postura profissional adequada, ética no trabalho, conhecimento de suas leis trabalhisticas, conhecimento do que voce pode ou nao exercer em sua profissao, em sua área.

      c)Deliberada, pois é autodeterminante e independente.

      Excluir
  11. a) Não existir hierarquização entre as diferentes profissões, e assim cada profissional é independente em relação as outras profissões para executar procedimentos de sua competência; não sendo portanto subordinada a outros conselhos federais e regionais, que não sejam de sua profissão. Contudo o profissional deve obrigações, e é subordinado aos seus conselhos regionais e federais que por sua vez estão sujeitos as leis federais; e para assessorar essas leis estão o senado federal, a câmara dos deputados, congresso nacional e a presidência da republica. E quando uma lei, mesmo que seja de um conselho federal de outra profissão é aprovada tem interferência direta sobre o conselho nacional de saúde e educação, e todas as determinações destes vão interferir sobre o conselho federal de cada uma profissão de saúde refletindo sobre a ação do profissional. E de acordo com o pronunciamento do presidente do Crefito-8, esse é risco da não preservação da autonomia em alguns projetos de lei.

    b) É necessário ter conhecimento aprofundado sobre a respectiva atuação, visto que hoje existem muitos cursos de graduação, conseqüentemente um número bem considerável de profissionais no mercado de trabalho, exigindo assim, uma maior competência dos que querem entrar. Ter criatividade, desenvolver projetos, sempre está se atualizando em meio ao seu trabalho, agir com humanização para com os outros(tanto pacientes, como outros profissionais), respeito, ética, e executar seu trabalho de acordo com tudo que você deve e sabe fazer.

    c) Autonomia deveria ser algo deliberado, no entando de acordo com a minha resposta do item A, a autonomia sofre uma ação política direta, já que os profissionais estão subordinados aos conselhos federais, que estão sujeitos as leis federais que são assessoradas pelo senado federal, a câmara dos deputados, congresso nacional e a presidência da republica. E alguns projetos de lei interferem na autonomia profissional. Contudo o profissional pode interferir no momento de eleger um político.

    ResponderExcluir
  12. Alunas: Raquel Rodrigues e Raquel Pinheiro (M6AB)

    a)A constituição da autonomia profissional será sempre relativa e passa pela subjetividade dos indivíduos, pelo desenvolvimento da tecno-ciência e pelo arcabouço jurídico institucional vigente no País, que conforma as fronteiras entre os campos de cada disciplina e o debate da especificidade/natureza, perfil e competências de cada profissão e os limites de atuação destas e de suas especialidades na atenção integral a saúde.

    b)Atualmente, o mercado passa por muitas transformações, dando destaque a um novo modelo de trabalhador que precisa: o multiprofissional, capaz de liderar a si mesmo e aos demais de convívio, ter conhecimentos técnicos e variados com aprofundamento, desenvolver habilidades de planejamento, execução e controle dos projetos aos quais está ligado e principalmente, ser criativo e agente de soluções, com autonomia.

    c)A autonomia é uma ação profissional deliberada, pois uma ação deliberada é aquela que resulta de uma decisão, de uma escolha, é o mesmo que ação autônoma.

    ResponderExcluir
  13. Aluna: Germana Rabay Rodrigues ALVES (M6-AB)


    a.É a liberdade, com respnsabilidade nos limites de sua competência, que o profissional tem para executar atividades de seu conhecimento técnico. Tomando suas próprias decisões quanto a procedimentos e dentro dos limites de sua atuação e de suas especialidades.

    b.O mercado de hoje, devido a grande demandade profissionais, procura por aqueles que se destacam e que são ativos. Se fazendo necessário uma constante busca por expandir o conhecimento, nos aprofundando na área em que queremos atuar. Sendo criativos, envolvidos com mudanças e projentos dentro do âmbito profissional, e principalmente tendo responsabilidade e ética e trabalhando sempre de acordo com aquilo que está dentro de sua competência.

    c. A autonomia é uma ação profissional deliberada e ao mesmo tempo não é. Temos a liberdade de tomar decisões dentro do nosso âmbito profissional, mas estamos sujeitos desde conselhos federais até presidência da republica, sendo assim passiveis de leis que podem intervir em nossa autonomia profissional.

    ResponderExcluir
  14. Alunos: Anny Jamylle, Kirna Karina e Otto Victoriano
    a)Autonomia profissional constitui-se da capacidade de cada profissional realizar intervenções baseadas em seus conhecimentos científicos, para uma melhor recuperação de seu paciente, sem que ocorra interferência de outros profissionais.
    b)A princípio entendemos que seja necessário um alto conhecimento científico em sua profissão, para que você possa oferecer o melhor suporte possível ao seu paciente. Segundo creio que seja necessário conhecer os direitos e limitações tanto da sua profissão como das demais, para que você saiba o que é função sua e o que não é. Por último é ter autonomia diante da equipe mostrando sempre sua capacidade profissional de forma ética.
    c)Pensávamos que a autonomia seria a sua capacidade de tomar decisões baseadas no seu conhecimento e julgamento sem qualquer interferência, logo não seria algo político e nem corporativista. Mas com esse lance do ato médico acreditamos que tenhamos entrado nessa área política, pois algo que deveria ser capacidade de cada indivíduo acabou virando algo político pelo qual os conselhos das mais variadas profissões estão lutando.

    ResponderExcluir
  15. Rayssa Bizinelli, Alana Aragão, Estefânia Gonçalves.

    A) A autonomia profissional constitui na competência legal e responsabilidade social.
    B) Agindo com responsabilidade, ter autoconfiança, domínio no que vai exercer na sua área profissional passando segurança para o paciente.
    C) É um ato coorporativista e político. não adianta nada você ser coorporativista se não houver políticas abrindo espaços. Tem que os dois trabalharem em conjunto.

    ResponderExcluir
  16. Grupo: Camila Chaves, Débora Ximenes, Arianne Pinheiro e Kamila oliveira.

    A) Capacidade de executar de forma responsável o seu trabalho, buscando um melhor benefício para o seu paciente, sem descartar a interdisciplinariedade quando necessário. Auxilia na autonomia a busca pela melhor capacitação profissional, porem sem realizar o papel de outras áreas da saúde.

    B) A cada semestre formam-se centenas de fisioterapeutas e os mesmos são lançados no mercado de trabalho, porém serão autônomos aqueles que estiverem mais bem capacitados a realizar aquilo que se propõe (uma especialização, uma pós, um mestrado etc, em uma área específica), sem infringir a moral e a ética.

    C) Ato corporativista e político. A autonomia profissional é alcançada com mais facilidade quando a união da classe, ou seja, todos em busca de um objetivo em comum em qualquer área de atuação. No caso da saúde, no hospital, no consultório e no plenário onde a quantidade de votos pode definir uma aprovação de lei, conquistando a autonomia.

    ResponderExcluir
  17. A) Autonomia é ser independente na sua profissão e em relação às outras profissões também, é exercer seu papel, tomar suas próprias decisões, técnicas e idéias, baseadas em evidências científicas claro , é ter sua opinião e saber respeitar os diversos profissionais e a sociedade em si.

    B) Você exerce autonomia de acordo com a sua postura profissional, passando total confiança aos colegas de trabalho e aos pacientes, mantendo-se atualizado, e agregar ao seu cotidiano de trabalho a humanização, agindo com ética, tomando decisões que venham trazer resultados e buscando o melhor atendimento para o paciente.

    C) Ser formos trazer pro nosso âmbito profissional é uma ação deliberada, mas estamos sujeitos aos políticos, onde as leis passam a intervir em nossa autonomia, nos tornamos passiveis dessas leis, a solução é interagir, podemos ter as nossas opiniões, mais também podemos sugerir e participar das decisões políticas, fazendo parte dessa autonomia corporativista.

    ResponderExcluir
  18. 1. No presente momento necessitamos arregaçar as mangas, buscar novos conhecimentos, colaborar para que possamos trilhar caminhos ainda não foram experimentados, ou seja, fazer diferente da grande maioria que acha muito mais cômodo e confortável seguir os mesmos passos das outras pessoas, isso se torna interessante, pois passaremos a ganhar no campo profissional como individualidade, assim trabalharemos melhor no sentido coletivo. Colaborar na formação pessoal e profissional modificando a maneira atual de pensar, gerada por uma busca incessante por ganhos, os quais não nos preenchem como pessoas, pois não nos modifica para melhor.

    2. Estamos na era do conhecimento e da informação, portanto quem o detiver com sabedoria poderá usá-lo como ferramenta aliada a uma ética cooperativista, encontrar-se-á em posição privilegiada e se destacará em meio a mesmice de um mercado medíocre e cheio de preconceitos.


    3. Com toda certeza uma ação pessoal que leva-nos a pensar no profissional com foco na qualidade, na inovação e na competência.

    ResponderExcluir
  19. a)Autonomia profissional constitui da independência do profissional de realizar seus serviços de acordo com sua competência e habilidades sem a intervenção de nenhum outro profissional.

    b) Através da competência do profissional e de suas habilidades. Visar sempre o bem estar do paciente, tendo em mente que a saúde é um direito de todos e tentando sempre aplicar técnicas e tratamentos eficazes para a melhora do paciente, jamais utilizando aparelhos eletroterápicos sem intuito de melhora considerável do diagnóstico e ter autonomia diante da equipe mostrando sempre sua capacidade profissional de forma ética.

    c) Ato cooperativista e politico.

    Rafael Girão, Érica Mara e Leidiane Rodrigues

    ResponderExcluir
  20. A) A autonomia profissional: É a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar procedimentos de sua competência técnica.

    B)O mercado de trabalho procura com enorme interesse profissionais que disponham de boa capacidade para executar variadas tarefas e resolver os problemas cotidianos. Pois para se ter uma boa formação deve constar de uma boa dose de autonomia, tendo em vista que a independência para transpor obstáculos é resultado de uma aprendizagem séria, questionadora, e especialmente crítica.

    C) Quando se trata de um indivíduo pode se dizer que é uma ação deliberada mais quando se trata de um grupo é um ato coorporativista.


    Geniele Cavalcante e
    Rebeca Barreto.

    ResponderExcluir
  21. A) Autonomia profissional é a maneira ou a forma como alguém se torna percebido por meio de uma determinada trajetória, isto é, como alguém se torna presente através da sua atuação profissional, especificamente no caso da fisioterapia, no cuidado com o outro.
    B)para entrar no mercado basta concluir uma graduação, ter contatos ou indicadores. para manter-se no mercado, temos que renovar e inovar... o mercado está concorrido, e temos que nos manter com responsabilidade, conhecimento e valorização da nossa profissão.
    C)Deliberada, pelo menos é o que achamos.

    ResponderExcluir
  22. ALUNAS: Vanessa de Paula, Dayse Nery.
    M6AB

    A)Autonomia profissional é a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar procedimentos de sua competência técnica.
    B)O mercado de trabalho quer ótimos profissionais e tendo em vista isto, é necessário que parta de mim ter uma boa graduação e cursos na área e sempre ter uma visão global das coisas, pois é isto que causa o diferencial.
    C)É um ato coorporativista e político.

    ResponderExcluir
  23. A. Ser autônomo é obedecer a si mesmo ou ao que vem de dentro. Esta concepção vê a autonomia como independência, isolamento e o autogoverno. Porém, o ser humano não é um ser isolado, ele faz parte de uma intrínseca relação de seres. A constituição da autonomia profissional é sempre relativa e passa pela subjetividade dos indivíduos, pelo desenvolvimento da tecno-ciência e pelo arcabouço jurídico institucional vigente no País.


    B. Para realizar a autonomia, a ação moral deve obedecer apenas ao bom senso interior que todos nós temos de perceber que não somos instrumentos e sim agentes. No entanto, não existe autonomia absoluta, ela é uma construção social de cada área de atuação profissional no contexto das relações vigentes na grande área (no caso da fisioterapia a saúde) e na sociedade.


    C. A ação deliberada é aquela que resulta de uma decisão, de uma escolha, é o mesmo que ação autônoma. Más como já foi discutido quando falamos em autonomia profissional envolvemos não só um indivíduo, mais sim uma classe profissional. Portanto, autonomia profissional não é uma questão individual, mas sim técnico-científica, social e política.

    Aluno: Rodrigo Aguiar Simões 6AB manhã

    ResponderExcluir
  24. a. Autonomia profissional é ter a liberdade de tratar seu paciente sem intervenção ou comando médico. liberdade para avaliar e traçar o tratamento.
    b. Para entrar no mercado e exercer autonomia é preciso dominar bem a área de atuação, assim como não depender de planos de saude para atender seu paciente.
    c. Ato corporativista e politico.
    Síssia Távora.

    ResponderExcluir
  25. a) É a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar
    procedimentos de sua competência técnica. Espressando essa autonomia da melhor forma e mas coerente possivel.
    b)Na atuação de nossas completencias de forma etica e profissional podendo ser em diversos aspectos avaliação, solicitação, elaboração e realização de exames, diagnóstico, tratamento e
    pesquisa, emissão de parecer, laudo e/ou relatório, docência, responsabilidade técnica,
    assessoramento, consultoria, coordenação, administração, orientação, realização de perícia e
    demais procedimentos necessários ao exercício pleno da atividade.
    c)Autonomia é algo deliberado, porem deve sergue algumas normas e principios.





    Aluno Raimundo Delan Jorge Queiroz Costa
    6ab manhã.

    ResponderExcluir
  26. a) Autonomia consiste na capacidade em que cada pessoas tem de montar o seu próprio negócio, ou tomar decisões definitivas, sem a necessidade da intervenção de uma segunda pessoa para obter sucesso em algum objetivo almejado.

    b) É de total necessidade do profissional, que ele tenha o mínimo de conhecimento absorvido para que ele possa atuar de uma forma diferencial no campo de trabalho. Nunca esquecendo dos fatores psicossociais, culturais, e acima de tudo, ético.

    c) A autonomia deveria ser deliberada, porém, ela atualmente é de forma corporativista e político, porque infelizmente os profissionais de hoje em dia vivem em uma sociedade que segue um padrão muito influenciador.

    Alunos: Edgerson Siebra Pereira
    Mikaele Patrício de oliveira
    Lidiane de Andrade Coelho

    Turma: 6MAB

    ResponderExcluir
  27. a) A constituição da autonomia profissional será sempre relativa e passa pela subjetividade dos indivíduos, pelo desenvolvimento da tecno-ciência e pelo arcabouço jurídico institucional vigente no País. É a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar procedimentos de sua competência técnica.

    b) As práticas devem ser mediadas por um "fazer educacional", visando à autonomia das pessoas, propiciando-lhes uma melhor qualidade de vida, com responsabilidade e uma postura ética.
    O fisioterapeuta precisa ser habilidoso, inovado e criativo com uma
    visão científica. Deve ser hábil na relação interpessoal, com valores compatíveis com o ideal e com código de ética da profissão.

    c) Ação deliberada é aquela que resulta de uma decisão, de uma escolha, é o mesmo que ação autônoma. Apenas as ações deliberadas podem ser analisadas sob o ponto de vista ético.

    Alunas: Jéssica Oliveira
    Karen Samara

    Turma: M6AB

    ResponderExcluir
  28. a) No que constitui a autonomia profissional? R:Constitui independencia para solucionar obstáculodos, resolver problemas do cotidiano, responder e
    decedir pelos atos. O que na maiorai das vezes a cultura tá centrada no autoritarismo reduzindo a chance de maior participação e de desenvolvimento de capacidade.
    b)Como entrar no mercado e exercer autonomia? R: Deve estar atualizado, oferecer o melhor atendimento ao cliente, ter condições de se sustentar pela função que exerce. Tudo isso requer que a pessoa tenha recurso financeiro para ter autonomia e buscaar o público que deseja. Lembrando sempre que essa autonomia é alicerçada no vasto conhecimento que adquirimos ao longo da nossa formação! Quanto mais conhecimento, mais autonomia e competência teremos para realizar nossas funções com eficiência e eficácia.
    c) A autonomia é uma ação profissional deliberada ou um ato coorporativista e político? R: A utonomia profissional é uma ação decidida, determinada que objetiva atender as exigências da sociedade.

    TRABALHO REALIZADO POR : DAYNNE DUMFRIES/ MARIA GENILDA SANTOS/ ARTUR FROTA.

    ResponderExcluir
  29. 1. No que constitui a autonomia profissional?
    A autonomia profissional consiste na determinacao do profissional de exercer seus conhecimentos, podendo tomar decisoes, indicar o melhor tratamento para cada tipo de paciente.

    2. Como entrar no mercado e exercer autonomia?
    O profissional de hoje tem que sempre procurar se atualizar, conhecer novas tratamentos e se aperfeicoar no que faz para se ter conhecimento e saber adequar cada tipo de tratamento em cada paciente. O tamanho da sua autonomia é proporcional ao tamanho do seu conhecimento sobre o assunto.

    3.A autonomia é uma acao profissional deliberada ou um ato cooporativista e politico?
    A autonomia deve ser uma acao deliberada, mas infelizemente tendo como ponto de vista dos atuais profissionais esta sendo um ato cooporativista e politico.

    Nome: Aline Cabral
    Ellen Mota

    M6AB

    ResponderExcluir
  30. a)É a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar
    procedimentos de sua competência técnica
    [B)] o mercado procura com enorme interesse profissionais que disponham de boa capacidade para executar varias tarefas e resolver problemas cotidianos. na sua formação deve constar boa dose de autonomia, tendo em vista a independencia para transpor obstáculos é resultado de uma apredizagem seria, questionadora e especialmente crítica.
    C) depende de cada profissional.

    alunas: Roberta Davila
    Wandressa Sena
    turma: 2CD tarde

    ResponderExcluir
  31. Elany Gomes e Lislaine Oliveira
    A-A autonomia profissional consiste em termos conhecimento,ser profissionais bem qualificados e assim poderemos ter autonima para decidir qual melhor tratamento, diagnostico enfim traçar uma conduta terapêutica para assim administrarmos nosso trabalho.
    B-Estamos sempre nos atualizando,nos especializando para adquirirmos uma melhor resultado e autonomia profissional em um mercado de trabalho tão seletivo trabalho.E assim como consequência de um bom trabalho nos mantermos no mercado.
    C- Uma ação deliberada.
    Turma :2CDtarde

    ResponderExcluir
  32. a) A autonomia profissional pode ser definida como sendo a faculdade de se gorvernar, a liberdade ou independência moral/intelectual ou ainda a propriedade pelo qual o homem pretende poder escolher as leis que regem sua conduta.
    b) Acho que antes de tudo com conhecimento, responsabilidade e ética diante da profissão.
    c) A autonomia é uma ação profissional deliberada pois resulta de uma decisão, de uma escolha, é o mesmo que ação autônoma.


    Alunas: Jociara Rodrigues de Lima
    Maria Simone de Castro

    ResponderExcluir
  33. É a independência que o profissional tem em relação a outras profissões para executar
    procedimentos de sua competência técnica.

    Para se entrar no mercado de trabalho de hoje, deve-se ter competência, ser eternamente estudante quanto ao seu serviço, ter responsabilidade, mostrar profissionalidade, dentre outros. Mas também deve-se contar com os eternos ganchos de alguém que já trabalhe na área para conseguir algo, mas após isso acontecer deve-se mostrar competência para manter-se no cargo.

    A autonomia era para ser deliberada, mas devido os acontecimentos da população de hoje, ela acaba sendo coorporativista e as vezes ate mesmo política.


    Alunas: Mirella Araújo
    Valeska Araújo
    Cleide Vilela

    Manha de 6

    ResponderExcluir
  34. a) É a independência que o profissional tem em relação as outras profissões para executar procedimentos de sua competência técnica

    b) O Profissional deve se manter atualizado, para proporcionar ao paciente um melhor atendimento, fazendo uso dos melhores recursos, em condições confortáveis passando ao paciente confiança. O profissional deve agir com postura ética, tomando decisões que gerem resultados.

    c) A autonomia é uma ação profissional deliberada

    Aluna: Isabel Carvalho Vianna - M6AB

    ResponderExcluir
  35. Alessandro esqueci de colocar o nome da GabrielaPinheiro na equipe da postagem!
    Correto: Ellen Mota
    Aline Cabral
    Gabriela Pinheiro
    É a sexta postagem de baixo para cima!

    ResponderExcluir