quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Trauma II e Planejamento: SUS, What porra is this?

Oi pessoal,

Esse é um tema muito interessante para nós, profissionais de saúde, e para o público em geral. Tamanha a importância e a necessidade de discussões sérias é que proponho esta postagem a vocês.
Através das palavras do prof. Alexandre Holanda (vídeo 1), é possível estabelecer uma relação de sistema e de sua natureza social de cobertura, entretanto, fazendo um paralelo com a realidade das ruas mostrada no vídeo 2, é possível se perguntar, assim como fez Rogério Skylab (vídeo 3), o que fazer para sair desse doping de comodismo e verdadeiramente exirgirmos o respeito cidadão propagado nos princípios do SUS. Para finalizar, após a "leitura" do poema de raiz de Jessie Quirino, gostaria que vocês abrissem a discussão, respondendo:

a) Por que um sistema de saúde tão engenhoso em sua concepção, não funciona em na mesma proporção dos impostos que o sustentam?
b) Como lidar com essa realidade enquanto usuário e profissional de saúde?

prazo: 20/03/12

Links:
vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=U93OXmWU67M
vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=AFgfwQWQQPI
vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=n-9uVnoGcuc&feature=related
vídeo 4: http://www.youtube.com/watch?v=miSdf6xmebk&feature=related

 

30 comentários:

  1. A- Por uma grande falta de organização e admnistração das pessoas e do dinheiro para colocar em pratica o que realmente tem que ser feito.

    B- Como profissional o melhor a ser feito é tentar ajudar e organizar e como usuário é conhecer melhor como funciona o SUS para procurar o atendimento necessário.­ ­

    ResponderExcluir
  2. A)Por que falta pessoas com caráter que administrem com seriedade, para que funcione adequadamente e assim quem realmente quem precisa do SUS não tem como fazer nada para mudar essa situação.

    B)O profissional tem que começar a buscar soluções para tentar organizar e mudar isso, e como usuário é realmente ir atras dos seus direitos e também lutar para que com o tempo mude.

    ResponderExcluir
  3. a) por uma falta de comprometimento e empenho de pessoas envolvidas, há uma administração pobre dos recursos que são oferecidos

    b) na parte profissional o que deve ser feito é uma melhor administração de recursos, um empenho maior dos profissionais
    e como usuário, o melhor conhecimento, a informação de como é o funcionamento do SUS, que beneficios ele pode trazer.

    ResponderExcluir
  4. a)O problema do modelo de saúde não funcionar bem é que, atualmente, muitas pessoas não têm acesso a esse sistema por falta de maior número de hospitais, ambulatórios e profissionais de saúde, ou seja, faltam recursos. Tem se tentado solucionar essa situação, através da descentralização do sistema de saúde, que começa a dar poder para os municípios para gerir o sistema de saúde local, mas para ter uma boa gestão é necessário que antes prepare as pessoas para fazer a gerência municipal.

    b)Para lidar com essa realidade enquanto usuário, é importante que conheça, opine e participe da gestão dos recursos disponíveis para essa área e evitar ir diretamente a um hospital, a não ser que seja caso de emergência e como profissional de saúde é preciso organizar e negociar a oferta dos serviços antes de transferir doentes de um lugar para outro e apartir dos recursos disponíveis, realizar atendimentos de qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Clarissa Baltazar C Grossi Cavalcante
    Juliana Cisne Rodrigues
    Lorena Karen Silva Magalhães


    a. Por causa da superlotação e falta de uma administração eficaz.


    b.
    Primeiramente, humanização em saúde deverá ser o guia de um profissional de saúde, pois assim sendo, o profissional dará o melhor de si para o bem do paciente.

    Infelizmente, vivemos hoje num mundo onde há desrespeito de um ser humano para com o outro e isso torna a recuperação de um indivíduo mais tardia, ficando este ocupando por um maior tempo o espaço de outro que poderia estar também fazendo o uso de tal procedimento, superlotando dessa forma o ambiente. A realidade hoje do sistema de saúde pública no Brasil é uma dúvida. Seria ele bom, mais ou menos, ou ruim??? Vemos que o SUS é composto por hospitais marcados por superlotações e dessa forma fica difícil garantir um atendimento mais efetivo a um paciente, porém esse mesmo SUS, mesmo com a demora, garante ao paciente o transplante de rins sem cobrar diretamente ao paciente. E então? O que dizer do SUS? Um sistema de saúde mais ou menos?

    O fato é que independente de ser bom, mais ou menos ou ruim, o bom profissional de saúde deverá fazer a sua parte, sendo ágil, buscando sempre uma solução, as vezes precisando até mesmo fazer uso da criatividade para fornecer uma maior eficácia ao tratamento do paciente e saber que humanidade não se conquista, ela nasce dentro do coração do verdadeiro profissional, por isso, vocação para saúde não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  6. Alunas: Raquel Rodrigues e Raquel Pinheiro (M6AB)

    a)O problema do modelo de saúde não funcionar bem é que, atualmente, muitas pessoas não têm acesso a esse sistema por falta de maior número de hospitais, ambulatórios e profissionais de saúde, ou seja, faltam recursos. Tem se tentado solucionar essa situação, através da descentralização do sistema de saúde, que começa a dar poder para os municípios para gerir o sistema de saúde local, mas para ter uma boa gestão é necessário que antes prepare as pessoas para fazer a gerência municipal.

    b)Para lidar com essa realidade enquanto usuário, é importante que conheça, opine e participe da gestão dos recursos disponíveis para essa área e evitar ir diretamente a um hospital, a não ser que seja caso de emergência e como profissional de saúde é preciso organizar e negociar a oferta dos serviços antes de transferir doentes de um lugar para outro e apartir dos recursos disponíveis, realizar atendimentos de qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Alunas: Nicia de Sousa e Élida Lorena

    a) Falta de responsabilidade de quem estar no poder. Postos de saúde e hospitais não faltam, o que estar faltando são profissionais qualificados e isso só vai ser solucionado quando além de dar uma maior atenção para o serviço dar uma maior condiçao para o profissional.

    b) Como usuário é importante que se conheça o sistema para que ele possa ser usado da fora correta. E como profissional, além de conhecer o sistema, saber como colocar seus principios em pratica.

    ResponderExcluir
  8. Alunos: otto vitoriano, kirna karina e jamylle machado
    a) primeiro porque valorizam a medicina curativa não investindo assim na medicina preventiva, onde só quem acaba usufruindo do sistema são os empresários que exploram a doença e a prefeitura, enquanto uma paciente que necessite de alguma pequena cirurgia tem uma enorme dificuldade para ser atendida pelo SUS. Então pensamos que deveriam balancear os gastos com o controle das doenças investindo na medicina preventiva, no saneamento básico, na educação em saúde, entre outros.
    b) Através do incentivo e treinamentos aos profissionais que trabalham nas ações básicas de saúde, remunerar melhor as verdadeiras entidades filantrópicas dando condições de explorar os procedimentos principais, como oncologia, banco de sangue, hemodiálise e cirurgia cardíaca.

    ResponderExcluir
  9. Ana Maria Fontenelle DeFrancesco e Cinthya Jordão
    1-Não sabemos na realidade para onde vão os recusos destinados à saude pelo Governo Federal.Sabemos sim, que existem e em grandes proporcoes e que se bem aplicados supririam as mais diversas necessidades de saude e educacao do nosso pais.
    O atendimento aos usuarios por falta de profissionais e instalacoes hospitalares ainda é muito precarios e deficiente pois nao existe um planejamento adequado para suprir essas necessidades.
    2- O profissional da saude sabendo que no seu local de trabalho falta equipamentos ele improvisa para melhor tratar o seu paciene, suprindo necessidades, improvisando recursos inesistentes enfim, gerando condicoes basicas de atendimento. É lamentavel que a populacao padeça de tais carencias num pais onde estes recursos realmente existem.

    ResponderExcluir
  10. a) Pois há uma má fiscalização e um desvio de verba fazendo com que o o funcionamento de cada local seja inadequado, havendo uma desordem dos profissionais, aparelhos, medicamentos, leitos e da infra-estrutura.

    b)Primeiramente ter muita paciência, depois tentar da melhor forma possível atender de forma humana os pacientes, havendo respeito. E procurar os devidos responsáveis para uma melhora urgente, em relação aos atendimentos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A) Porque há uma falta de organização e administração dos bens. Além do que tem muitos desvios.

    B) A única saída é reivindicar e pensar bem antes de escolher nossos políticos que infelizmente são todos farinha do mesmo saco.

    Alunas: Mirella Araújo
    Valeska Araújo
    Cleide Vilela
    Turma: M6AB

    ResponderExcluir
  13. A) Acho que o problema vai muito alem da falta de administração, o SUS é um sistema que na teoria é fantástico, porem na pratica falta interesse politico para tirar do papel.Uma verba destinada a saúde publica chega ao seu local de destino menos da metade, e ainda estou sendo otimista porque na realidade eu acho que não chega nem 20% do que é repassado, isso é falta de administração? eu acho que não, isso é falta de pulso forte dos políticos que ainda tem caráter e falta de fiscalizaçao nesse setor, e nem preciso falar dos nossos politicos sem carater que desviam essa verba, por que isso não é mais novidade.

    B)Os únicos prejudicados e culpados por tudo isso somos nós. porque quem admite isso calado? somos nós mesmo, quem adotou isse tipo de politica, quando elegemos alguem colocamos la os nossos representantes. por que tem tantos corruptos no senado, na camara? por que nós aceitamos, aprovamos e nos conformamos com eles, com a mente vazia de achar que a politica no brasil nao vai mudar. não vai mudar por que? por que a nossa cabeça é que não muda, não pensamos alto e não reivindicamos quando estamos insatisfeitos.O maior caos no brasil é a saude publica, mas acabamos por colocar um representante que não entende e nem esta preocupado com o assunto. a culpa é dele? Não! a culpa é nossa! O único jeito de acabar com o caos é fazer uma limpeza politica, e pôr gente competente e com garra para ter o interesse de fazer algo pelo povo.

    Alunas: Cleonice dos santos
    Geniele cavalcante
    Rebeca Barreto

    ResponderExcluir
  14. ALUNAS: Kamilla Carneiro, Camila Chaves, Débora Ximenes e Arianne Pinheiro


    a)Sabemos que o SUS é perfeito na teórica, mas na prática é completamente diferente e somos nós os principais culpados pela situação que se encontra o SUS, pois somos nós que elegemos os corruptos para dominar aquilo que é direito nosso e infelizmente o sistema não resiste aos comandos de políticos. O sistema público falta profissionais qualificados, devido a má remuneração e das precárias condições de trabalho, e se não houver a solução da questão dos recursos humanos o SUS não se viabiliza, a má administração também influencia bastante no desenvolvimento do sistema e com a falta de reequipamento das unidades e a remuneração vergonhosa dos profissionais, dificulta ainda mais o ideal funcionamento do SUS, pois sem dinheiro ninguém faz milagre, enfim, a gestão do SUS PODE e DEVE ser mais competente, e para isso necessita de profissionais competentes e políticos “honestos”.

    b)Enquanto usuário é importante e necessário saber como deveria funcionar realmente o SUS, quais os benefícios, direitos e deveres que possui o usuário e assim tomar providências necessárias com o sistema, também é importante a participação do usuário a gestão oferecida pelo sistema e principalmente saber escolher minuciosamente qual político eleger para refletir mais na frente em resultados positivos que todos nos esperamos um dia, para isso é preciso pensar e refletir quem estamos colocando no poder.
    Enquanto profissional, precisamos protestar e correr atrás de um financiamento adequado, uma gestão profissionalizada e compartilhada entre todos os níveis de poder e com uma política de recursos humanos que valorize efetivamente os profissionais, não temer aos políticos, não engolir sapo e sim fazer valer o nosso direito, só assim haverá novas perspectivas no acesso a saúde, pois um profissional competente reflete melhor atendimento ao paciente, e por esse motivo vamos em busca do nosso desejo de luta e mobilização para um SUS realmente universal, humanizado e de qualidade.

    ResponderExcluir
  15. Alana Aragão, rayssa Bizinelli e Estefania Gonçalves

    a)Há muito interesse, por parte dos politicos e pela classe abastecida, que o sistema nao funcione para que possam manipular a classe menos favorecida.É muito cômodo para um politico em época de eleição falar mil vezes que vai melhorar isso e aquilo na saúde pública, sendo que na realidade sempre vai ter algo pra melhorar porque nao e do interesse deles que o problema realmente acabe, nao e interessante para eles melhorar a saúde, o atendimento em hospitais, da mais condiçoes de trabalho para profissionais da saúde, aumentar o numero de leitos em hospitais e construir novas instalações hospitalares.Se isso tudo acontecer o que eles vao prometer no futuro? Então e muito uma questao de interesse por parte dos nossos governantes que usam o imposto arrecadado parar sabe-se la o que.Não botemos a culpa somente nos politicos.Pelo que eu vi e pelo que eu vejo em hospitais como a Santa Casa de Sobral, o que acontece muito, e que muitas pessoas que poderíam ser atendidas perfeitamente em postos de saúde ou em hospitais menores, acabam lotando um hospital que deveria atender os casos mais graves, nao que os que foram mostrados nao sejam graves, mas isso acontece muito ainda, o que torna o atendimento aos mais graves mais precário.Talvez isso ocorra por falta de informação ou por simples ignorancia mesmo.

    b)Infelizmente nós brasileiros so percebemos a realidade de algo quanto vivemos nela.
    Como usuário nós podemos ajudar doando sangue e sendo doador mesmo de órgão, cada um fazendo sua parte.Imaginem quantas pessoas podemos salvar assim.Não que todo mundo deva fazer isso, mas se o descaso ja e tao grande porque nao ajudar como eu posso? e fazendo pouco que se consegue muito.Procurar nao ir logo a um hospital para nao ocupar uma vaga que poderia ser utilizada com um paciente realmente grave.Ja como profissional da saúde, através de humenização do meu atendimento, atraves do incentivo a humanização por parte do corpo de profissionais do meu local de trabalho.
    O descaso dos profissionais de saude pelos pacientes e vergonhoso, não falo de todos, mas de muitos.Pacientes esperam por atendimento durente horas e muitas vezes nao conseguem ser atendidos.Profissionais que ganham parar atender pacientes simplesmente nao vao trabalhar e quem sai perdendo sao esses pacientes que nao tem outra escolha senão voltar no outro dia.

    ResponderExcluir
  16. a)O SUS é a tentativa de socialização das idéias iluministas francesas aplicada na saúde pública do estado, que só não alcança seus objetivos por inteiro porque precisa de uma forte integração e auxilio do estado, dos 3 grandes poderes que sistematizam nossa democracia. Do legislativo para propor as leis e incentivos de melhoria do SUS, do judiciário para resolver certos imparces e demais ações competentes a esse órgão e do poder executivo para auxiliar na manutenção e finalidade do programa, infelizmente os 3 não exercem suas devidas funções com uma competência utópica, influenciando em muito nesse sistema que por ventura acaba tendo falhas e sendo sobrecarregado.

    b)Como usuário é importante que se conheça o sistema para que ele possa ser usado da forma correta, para que assim seja possível reinvindicar os direitos e cumprir os deveres dos usuários do SUS. E como profissional, além de conhecer o sistema, saber como colocar seus principios em prática, para realizar o melhor atendimento ao paciente, proporcionado-lhe saúde.

    Aluna: Isabel Carvalho Vianna - Planejamento - M6AB

    ResponderExcluir
  17. a)Primeiramente sabemos que o SUS foi criado para suprir as necessidades da população como um todo; Mas como vimos essa realidade está longe de ser concretizada. Com base nisso pensamos o que leva um sistema tão qualificado passar por problemas tão primários?
    Falta de organização com a verba liberada? superlotação? falta de planejamento dos dirigentes?

    b)Nós como profissionais da saúde devemos pensar de forma conjunta, agindo em prol da saúde e da qualidade de atendimento da população, o que nos resta é conhecer melhor esse sistema e os nossos governantes, saber quem nos estamos colocando para nos representar.


    Ana Caroline Lotife - Planejamento M6AB

    ResponderExcluir
  18. A) O SUS em sua teoria parece algo "de outro mundo", pois ele tem princípios que se um leigo sobre este assunto ler, parece que ele está lendo algo "revolucionário" para um melhor atendimento a saúde pública. E quando o mesmo vê como funciona, na realidade nua e crua, parece que todas aquelas diretrizes não fazem sentido algum. Como algo que é o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) é tão bem visto no papel e na hora de investir na "prática" do mesmo, ninguém dá o primeiro passo para fazer valer essa teoria? O SUS não vai pra frente, porque os impostos que pagamos só andam "atrás" (nas carteiras dos nosso políticos). Não há um verdadeiro investimento na saúde, essa é a verdade. Ninguém pensa que um dia poderá estar no lugar daqueles que enfrentam horas e mais horas de fila para ter um raio-x, por exemplo. Como pode haver um bom atendimento, uma boa medicação se não há recursos precisos para tais coisas? Impossível. A realidade não é exatamente como as diretrizes do SUS apresenta. E só sabe o que é o SUS de verdade, quem precisa dele para "sobreVIVER". E vive.

    B)É difícil, mas não é impossível. Uma parcela de "culpa", TODOS nós temos. Porque lutamos por tantas coisas e esquecemos de lutar por aquilo que é nosso de direito. Poderíamos começar tirando essa desigualdade de importância dentro da saúde e começar a trabalhar em equipe em prol de todos. O grande problema ainda está em querer ser "diferente" um dos outros. Enquanto houver isso, ninguém nunca vai saber na verdade o que é lutar a favor de melhorias, seja no setor saúde, ou em qualquer outra coisa para uma população que nós mesmo fazemos parte.

    ResponderExcluir
  19. ALUNAS: Vanessa de paula e Dayse N.
    a) Por que um sistema de saúde tão engenhoso em sua concepção, não funciona na mesma proporção dos impostos que o sustentam?

    -> Se percebe que para cada região existe uma realidade diferente de como são efetuadas o sistema de saúde nos hospitais públicos, portanto,

    a cada dia vem se concretizando um grande caos. Podemos dizer que a corrupção é o ponto inicial para o surgimento de tantos problemas.



    b) Como lidar com essa realidade enquanto usuário e profissional de saúde?

    -> Ao se atualizar com as notícias frequentes que aparecem, analiso que estamos vivenciando uma nova ditadura só que política. Devido a alienação

    em que estamos (estudo, segurança e saúde precária), tem facilitado que esta pequena massa política, comparada com o nº da população brasileira, comandem as pessoas as fazendo acreditar que não exista solução e aceitem de bom grado as migalhas que são jogadas para nós. Para que possamos sair dessa situação é preciso que saiamos do nosso comodismo e passemos a influenciar as pessoas para que voltem à pensar. Não é tarefa fácil abrir o raciocínio das pessoas, pois carece de muito empenho dos que possuem o conhecimento para poder transmití-las. Como usuários e profissionais de saúde podemos fazer nossa parte seguir orientando e encaminhando, e assim a sociedade por si só abrirá caminhos para uma radical mudança. É normal querermos algo de solução imediata, mas sabemos que esse problema vem de toda uma sociedade que vive egoísticamente para si próprio e por isso sofremos quando essa forma de pensar e viver se volta contra nós.

    ResponderExcluir
  20. Germana Rabay Rodrigues Alves - Planejamento, Turma M6AB

    a) O problema começa na nossa falta de informações, sabemos o que é o SUS na teoria e também vemos o que ele é na prática. Mas não buscamos saber para onde vão as verbas do governo que são investidas nele, temos conhecimento de que esse dinheiro existe e que se fosse totalmente empregado, de fato no sistema público de saúde, ele seria tudo que é pra ser. A "falta de verba" faz com que haja falta de hospitais, postos de atendimento e profissionais, e os que existem funcionam em condições muitas vezes precárias e de superlotação. E o principal, falta uma gestão que realmente entenda de saúde.

    b) Como profissional da saúde devemos lutar pelos direitos dos pacientes de serem atendidos em locais que tenham suporte e recursos para as suas necessidades. E enquanto não conseguimos esses direitos na prática, devemos nos adaptar com aquilo que temos. Usando da criatividade para trabalhar com o que nos é oferecido, para oferecer um melhor atendimento para os pacientes.
    O usuário do SUS tem que buscar saber quais são os seus direitos e lutar por eles, começando pela sensatez na hora de votar.

    ResponderExcluir
  21. a- Por conta de uma administração precária, falta de organização, e investimentos insignificantes.

    b- O profissional tem que ter competencia para lidar com a realidade, e para administrar os recursos oferecidos. É necessário, também, realizar um atendimento de forma humanizada.
    O usuario precisa ter uma melhor informação sobre os seus direitos e deveres para que dessa forma possa utilizá-los de forma adequada.

    ResponderExcluir
  22. a) Por que um sistema de saúde tão engenhoso em sua concepção, não funciona em na mesma proporção dos impostos que o sustentam?
    R: Observamos que o SUS é regido por alguns princípios importantes como : Liberdade, igualdade e fraternidade, princípios estes que fundamentam a revolução francesa. É brilhante observar que o sistema de saúde tem por dever atender a demanda da população. Mesmo com sua precariedade de atendimento, vimos que alguns, aos trancos e barrancos, conseguem ter o suporte do SUS. Observamos que o mal funcionamento do Sus é diretamente proporcional a sua má administração, ou seja, cremos que existem pessoas com suas índoles SUJAS, ENCARDIDAS, COM FILIAÇÃO DEVOTARIA À CORRUPÇÃO. Logo, a vida de muitos vem sendo ceifadas nas mãos destes que, sem piedade, visam lucros, se apoiam e usurpam o dinheiro público que deveria ser investido, EMPREGADO, a fim de financiar e modernizar e primorar a qualidade do sistema de saúde do país. Cadeia nestes que zombam da doença alheia.


    b) Como lidar com essa realidade enquanto usuário e profissional de saúde?

    Apoiaríamos a criação de uma lei, onde TODO POLÍTICO DESTE PAÍS fosse OBRIGADO a usufruir do sistema único de saúde ( como já foi comentado em sala de aula ), forçando a observação do real estado do SUS, para que dessa forma, a conscientização fosse maior em relação a estrutura física do local, estado físico dos pacientes que sofrem e valorização dos profissionais de saúde que se doam tentando melhorar o quadro clínico dos pacientes. Como profissional da saúde, levaremos sempre em mente o juramento que fazemos quando recebemos o tão sonhado diploma, sem deixar de fiscalizar e lutar por melhorias.

    Alunos: Daynne Dumfries, Artur Frota, Maria Genilda Santos. 6 - ABM

    ResponderExcluir
  23. A)O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal,tornando á saúde um direito de todos, onde oitenta por cento das pessoas dependem exclusivamente do sistema.Dessa forma,a falta de organização dos setores administrativos e um maior interesse por parte dos políticos.



    B)Como profissionais da saúde devemos exercer com a máxima qualidade nossos atendimentos,de acordo com a realidade,tendo interesse em saber dos nosso reais direitos e deveres perante o sistema e lutando para uma melehor e maior qualidade nos serviços de saúde.

    Disciplina: Planejamento-M6AB
    Alunas: Gabriela Pinheiro,Ellen Mota, Aline Cabral

    ResponderExcluir
  24. a) Por que um sistema de saúde tão engenhoso em sua concepção, não funciona em na mesma proporção dos impostos que o sustentam?
    Por falta de organização, de sintonia entre as unidades mais especializadas, e as básicas; falta de participação da população assistida no processo de decidir, apontar os problemas, e eleger prioridades, não aplicação dos recursos de forma racional, levando a desperdícios. Concluindo, acredito que o principal problema está no mal planejamento, administração, e falta de avaliação dos serviços de saúde.
    b) Manifestando opiniões que possam melhorar o planejamento, refletir e agir sobre quem vai decidir para administrar, e avaliar o serviço de saúde prestado; como profissional, também deve haver ética, humanização, visto que é uma situação constrangedora e humilhante para os pacientes, que por algumas vezes não chegam a ser atendidos; e procurar resolver o problema de saúde do paciente, seja qual for o grau de complexidade, mesmo com as má condições oferecidas pelo setor.

    ResponderExcluir
  25. a)Por que um sistema de saúde tão engenhoso em sua concepção, não funciona em na mesma proporção dos impostos que o sustentam?

    O financiamento do SUS está previsto em lei, tanto na Constituição

    Federal como na Lei Orgânica da Saúde, que reúne as leis federais 8.080

    e 8.142 de 1990. Onde a União deveria investir no mínimo 10% das receitas correntes brutas na saúde, constantes dos Orçamentos Fiscais e da Seguridade Social, tomadas por base de cálculo. Os Estados 12% da arrecadação dos impostos. Os municípios 15% da arrecadação dos impostos.

    No entanto o Brasil é caracterizado na historia, desenvolvimento coronelista, onde as leis prevalecem dos interesses dos governantes e não existe uma fiscalização clara deste financiamento apesar de existir o chamado “portal da transparência”.

    O SUS é o grande empregador dos trabalhadores de saúde, tanto no setor público como no privado credenciado. A política de recursos humanos é, hoje, o maior problema para a gestão do SUS nos municípios.

    Não existe a demanda suficiente de profissionais para suprir as necessidades da população. Bem como por muitas vezes como foi mostrado nos vídeos falta estrutura física.

    A ausência de políticas que estimulem a permanência do profissional no interior do país, com concentração dos mesmos nas áreas mais urbanizadas também é outro problema. Porque isso complica os princípios de territorialização e descentralização do SUS.


    b) Como lidar com essa realidade enquanto usuário e profissional de saúde?


    As múltiplas jornadas e responsabilidades, a carga horária dos profissionais dificulta e reduz a qualidade do trabalho e a qualidade da atenção. Mesmo com a implantação das Politicas de Humanização do SUS. Isso faz com que ocorra um conflito de comunicação, entre o usuário e profissional de saúde, ambos insatisfeitos.

    Mesmo com a crescente abordagem da importância da promoção da saúde para que haja uma diminuição da superlotação dos hospitais e para a educação da população em como enquadrar-se no SUS, como por exemplo: quando se deve dirigir ao hospital de alta complexidade ou um posto de saúde.

    Falta investimento na formação destes profissionais em que muitos ainda não estão capacitados para tal atividade. Bem como as ações educativas para que a população saiba se articular dentro do sistema e romper essa acomodação que já vem perdurando de muito tempo.

    Aluno Rodrigo Aguiar Simões, 6ab manha.

    ResponderExcluir
  26. Alunas: Wandressa
    Roberta


    A)Por uma questão muito simples; falta de planejamento!Segundo uma ministrante de uma palestra que assistimos esse planejamento está
    sendo discutido e elaborado.Vamos aguardar então!

    B)Para ambos é difícil a motivação, tanto de trabalhar dessa forma como "receber" o que de fato não recebe como usuário,principalmente a humanização.

    ResponderExcluir
  27. Alunas: Elany Gomes e Lislaine Oliveira - Alunas 2CD tarde

    A) Acredito que o SUS não funcione por falta de planejamento, alem de mal administradores que muitas vezes não investem o dinheiro onde é preciso, pois a Saúde publica não é o interesse dos políticos já que eles não utilizam do serviço. Muita corrupção envolvida, e falta de humanidade. Só querem se beneficiar, com o dinheiro da população.

    B) Nós profissionais de saúde devemos agir tentando conversar com os políticos ou com os secretários de saúde do município para tentarmos melhor em alguns aspectos, além de tratarmos os pacientes com humanização. Enquanto pacientes podemos nos informar, para conhecermos melhor nossos direitos e reivindicar, ir atrás de melhoras. Porém isso não é comum acontecer, e mesmo se acontece os políticos não dão a mínima. Além de reclamar na ouvidoria Geral do SUS, que é um canal de comunicação onde possibilita a mediação e a busca do equilíbrio entre os cidadãos e os serviços do SUS.

    ResponderExcluir
  28. 1- O SUS não funcione por falta de planejamento, alem de mal administradores. Mesmo com a crescente abordagem da importância da promoção da saúde para que haja uma diminuição da superlotação dos hospitais e para a educação da população em como enquadrar-se no SUS, como por exemplo: quando se deve dirigir ao hospital de alta complexidade ou um posto de saúde. pois a Saúde publica não é o interesse dos políticos já que eles não utilizam do serviço.O SUS é o grande empregador dos trabalhadores de saúde, tanto no setor público como no privado credenciado. A política de recursos humanos é, hoje, o maior problema para a gestão do SUS nos municípios.

    2-O profissionais da saúde devemos exercer com a máxima qualidade nossos atendimentos,administrar, e avaliar o serviço de saúde prestado; como profissional, também deve haver ética, humanização, visto que é uma situação constrangedora e humilhante para os pacientes, que por algumas vezes não chegam a ser atendidos; e procurar resolver o problema de saúde do paciente.


    Samara Almeida 2CDT

    ResponderExcluir
  29. 1 - por falta de uma gestão competente e preparada para uma organização de um sistema tão complexo, que precisa de muitos profissionais para oferecer serviço a uma imensa massa populacional, que está envelhecendo e que ha muita violência.

    2- o usuário vive numa grande angustia em depender do serviço publico que em varias circunstancias, faltam profissionais, medicamentos, condições de trabalho e segurança. Sendo os profissionais do serviço publico muito competentes, porem com precariedade de trabalho, de salario e também de outros profissionais. Porque, os que estão na rede publica tem uma sobrecarga de trabalho, refletindo assim na sua qualidade de serviço prestado. Tendo que escolher o mais grave, sendo que todos estão doente e precisam de atendimento.

    ResponderExcluir
  30. a) Por pura ganancia de quem administra o sistema, pois estes tem conhecimento de como fazer funcionar da forma correta, o que falta é bom senso e caráter. Infelizmente, quando se trata de dinheiro em nosso país, trata-se também de corrupção, e é esta que impede que tudo funcione de forma digna.

    b) Cabe a cada um como usuário exigir os seus direitos e como profissional exercer os seus deveres.

    Aluna: Maria Janny
    Disciplina:Planejamento
    Turma:2CDT

    ResponderExcluir