segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cinesioterapia: Alongamento muscular

Oi Pessoal,

Após a leitura do texto indicado, respondam:

a) Quais conclusões podemos tirar em relação aos parâmetros do alongamento (tempo, duração, intensidade) ?
b) Qual a correlação entre: Alongamento e força; Alongamento e potência; Alongamento e lesão?

link: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=541088&indexSearch=ID

Prazo: 22/09/11

14 comentários:

  1. LUCIANA MOURA PESSOA, BRENA GONÇALVES, VICTOR FERNANDES

    a) Quais conclusões podemos tirar em relação aos parâmetros do alongamento (tempo, duração, intensidade) ?
    Segundo a pesquisa analisada, quando se avalia o parâmetro tempo, indica-se que o tempo ideal para se obter uma resposta satisfatória em um alongamento (ganho de ADM) é o de 30 segundos, tendo o músculo, neste intervalo de tempo, sido tensionado ao seu nível máximo. O mesmo alongamento feito por 15 segundos não obtém a mesma resposta e o alongamento feito em um tempo superior (60 segundos) revela o mesmo ganho de ADM dos 30 segundos. Quando avaliamos a duração do alongamento, repetições e intensidades, tanto há estudos que mostram não haver diferença entre sequencias de alongamento onde são feitas muitas repetições em curtos intervalos de tempo como as de durações maiores e poucas repetições. Um estudo, porém, mostrou que grupos que faziam menos repetições e mantinham o alongamento em uma duração de tempo maior obtinham resposta mais satisfatória.

    b) Qual a correlação entre: Alongamento e força; Alongamento e potência; Alongamento e lesão?
    Alongamento e força: Os estudos mostram, de uma maneira geral, que o alongamento máximo diminui a força do músculo alongado e diminuem também sua contração muscular, sendo, desta maneira, contra-indicado em atividades que exigem força muscular e explosão, isso quando se fala em alongamentos agudos. Este mesmo estudo comprovou que sessões de alongamento crônico, separadas da atividade física mostra ganho de força.
    Outros estudos, porém, indicam que o alongamento regular aumenta a flexibilidade do músculo e não foram encontradas melhoras significativas de performance.
    Alongamento e potência: Os estudos sugerem que o alongamento agudo não é indicado no caso de atividades que necessitem de explosão e potência, isso porque o aumento da flexibilidade (resultado do alongamento), causa um efeito negativo da força explosiva.
    Alongamento e lesão: Os autores pesquisados sustentam a ideia de que o alongamento antes da atividade física não previne lesões. Estes mesmos autores relacionam a incidência de lesões muito mais com a idade do praticante de atividade física e seu nível de condicionamento. Desta forma, se o que se deseja é prevenir lesões, deve ser feita uma avaliação muito criteriosa do praticante a fim de se evitar complicação.

    ResponderExcluir
  2. Alunas: Aline Cabral, Hanna Gadelha e Ingrid Loiola


    A) Verifica-se que 30 segundos de alongamento muscular realizado uma vez por dia são suficientes para promover ganhos na extensibilidade muscular de adultos jovens, e não há diferenças em relação a tempos de manutenção superiores a 30 segundos. Para indivíduos com idade de 65 anos o alongamento deve ser mantido por 60 segundos.

    B) ALONGAMENTO E LESÃO:
    A relação da eficiência do alongamento antes do exercício ou treino com o objetivo de
    prevenir lesões não tem sido sustentado por muitos autores, apesar de existir controvérsias à respeito do assunto. Acredita-se que há outros mecanismos, provavelmente relacionados ao processo de aquecimento, que justificaria uma menor incidência de lesões e melhora na performance.

    ALONGAMENTO E FORÇA:
    Em revisão de Shrier (18) foi verificado que embora os efeitos agudos do alongamento
    Resultem em diminuição da força e velocidade de contração muscular, a realização crônica de exercícios de alongamento leva a aumentos na força e velocidade à longo prazo. Desta forma, o pesquisador sugere que o alongamento deveria ser realizado após a realização de exercícios ou numa sessão à parte.
    ALONGAMENTO E POTENCIA:
    Na revisão de literatura realizada por Woods et al. (26), os autores enfatizam a importância de definir e classificar os diferentes tipos de lesão para que sejam avaliadas separadamente. Foi concluído que o aquecimento deve ser implementado antes do exercício físico e que o alongamento, visando ganho de flexibilidade, deve ser parte da rotina de treinamento, pois acredita que as lesões ocorrem por um alongamento além dos limites e com isso, o aumento da flexibilidade diminua potencialmente o risco de lesões músculo-tendíneas durante a execução do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. a) Quais conclusões podemos tirar em relação aos parâmetros do alongamento (tempo, duração, intensidade) ?
    A partir de artigo proposto para a leitura, podemos afirmar baseando-se nas pesquisas realizadas que o efeito do alongamento de 15, 30 e 60s durante 6 semanas em humanos, mostraram que tanto o alongamento de 30s quanto o de 60s foram eficazes, concluindo que 30 segundos é tempo suficiente para se obter ganho de amplitude de movimento (ADM) em adultos jovens. Os mesmos autores posteriormente analisaram a quantidade de repetições que deveria ser realizado o exercício por dia e não encontraram diferenças entre os grupos que realizaram 3 repetições e o que realizou somente uma execução. Quando partimos para os parâmetros em relação a duração e a intensidade podemos identificar divergências nas respostas das pesquisas perante a isso tendo variações entre os resultados.


    b) Qual a correlação entre: Alongamento e força; Alongamento e potência; Alongamento e lesão?
    Alongamento e força: Segundo Shrier, ao desenvolver uma pesquisa de revisão crítica para averiguar se o alongamento melhorava o desempenho muscular, constatou que, dos 32 estudos revisados nenhum estudo sugeriu que o alongamento era benéfico para o desempenho, relacionando força, torque e salto. Observou-se, ainda, 20 estudos relatando que o alongamento agudo diminuía a performance (RAMOS et al,2003).

    Alongamento e potencia: Baseando nas pesquisas relacionadas a esse assunto observam-se resultados que para obter potência, exercício de explosão não é indicado o alongamento.

    Alongamento e lesão: A partir das pesquisas realizadas os resultados implicam que a incidência de lesão está estritamente ligada à idade e ao nível de condicionamento físico, e não à prática de alongamento estático antes da atividade física. Pois foram realizadas diversas pesquisas com diferentes numero de participantes, onde faziam alongamento para determinado grupo muscular e em seguida ira fazer a atividade física, os resultados perante a “experiência” mostrou que não tinha eficácia ou se tinha era pequena. A eficácia do alongamento em prevenir lesões ainda não é bem conhecida, e fatores como idade, tipo de alongamento, freqüência de treino, duração, e intensidade devem ser considerados na prevenção de lesões. Desta forma, há pouca evidência sobre a relação entre o aumento de flexibilidade e a redução da incidência de lesão.

    ResponderExcluir
  4. Mariana Araújo e Edineide Rodrigues



    a) Há uma inversa relação entre intensidade e duração, assim como entre intensidade e tempo (ou frequência).
    • Quanto mais baixa a intensidade, maior o tempo de alongamento tolerado pelo paciente.
    • Quanto mais alta a intensidade, menos frequentemente a intervenção do alongamento poderá ser aplicada.
    O alongamento que se mostra eficaz em adultos jovens em que se pode obter ganho na amplitude de movimento (ADM), sem expor os tecidos, possivelmente, enfraquecidos, é aquele realizado uma vez por dia com duração de 30 segundos para cada alongamento. Apenas para indivíduo com idade de 65 anos ou mais o alongamento deve ser mantido por 60 segundos.


    b) Segundo os estudos, constatou-se que o aumento agudo na flexibilidade musculotendínea pode ter um efeito negativo em atividades que envolvam produção de força explosiva, ou seja, os efeitos agudos dos alongamentos resultam em diminuição de força e velocidade de contração muscular, porém a realização crônica de exercícios de alongamento leva a aumentos na força e velocidade à longo prazo. O alongamento deveria ser realizado após a realização de exercícios ou numa sessão à parte.
    Quando comparado os tipos de alongamentos musculares, foi verificado que o FNP e o estático são os que mais induzem déficits no desempenho do músculo quando comparado com o balístico.
    Os autores defendem que a realização do alongamento antes do exercício não implica em menor número de lesões. Acredita-se que há outros mecanismos, provavelmente relacionados ao processo de aquecimento, que justificaria uma menor incidência de lesões e melhora na performance.

    ResponderExcluir
  5. a) Quais conclusões podemos tirar em relação aos parâmetros do alongamento (tempo, duração, intensidade) ?
    Sengundo o artigo, foi concluído que o tempo ideal para um alongamento em relação a ganho de ADM, seria necessário apenas 30s, pois 15s era pouco para ter algum ganho e 60s revela o mesmo ganho dos 30s. Já em relação à duração e intensidade, não há muita resposta quando se faz muita repetição em um tempo maior, no caso teria que ser em um tempo razoável com pequenas repetições.
    b) Qual a correlação entre: Alongamento e força; Alongamento e potência; Alongamento e lesão?
    Alongamento e força e potência: um alongamento antes de um desporto para força e potência, não seria muito favorável a esse tipo de exercícios, pois o atleta perderia a sua capacidade, diminuindo assim a sua força e potência. O que seria melhor era um alongamento depois de praticar o exercício ou então em um dia só para alongamento. E o mais favorável é um aquecimento antes do desporto.
    Alongamento e lesão: é uma discussão muito antiga em relação a isso, pois não sabemos que horas podemos alongar. Alguns dizem ser melhor antes do exercício, outros ser depois e enquanto outros já dizem ser favorável antes e depois. Mas segundo o artigo, foi observado que as lesões possuem muitos fatores de risco como idade, extremos índice de massa corporal, diminuição da aptidão física, inexperiência, baixa estatura, aumento da massa gorda, desequilíbrio de força muscular, história de lesões prévias, aumento da duração e frequência do treinamento.

    francisca samara de paulo
    bruna gomes
    pedro brito

    ResponderExcluir
  6. Antônia Jessyk
    Dara Correia
    Priscyla Dilliany
    ALONGAMENTO MUSCULAR
    A) Os estudos mostrados na pesquisa mostram que tanto o alongamento de 30s quanto o de 60s são eficazes, mas que 30 segundos é tempo suficiente para se obter ganho de amplitude de movimento (ADM). Em relação a tempo e intensidade há diferentes conclusões a partir dos estudos em pacientes. Mas a que se mostrou mais satisfatória foi o exercício mantido 15 segundos, com 3 repetições realizado 3 vezes por semana durante 5 semanas, obtendo bons resultados no aumento da ADM dos pacientes. Sendo assim, pode concluir que exercícios realizados com menos repetições e que mantem um tempo maior durante o alongamento é o mais recomendado.

    B)*Alongamento e força:
    Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício vem trazendo controvérsias no âmbito científico em
    relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular do indivíduo e na prevenção de lesões.Vários autores relatam que o alongamento muscular provoca uma diminuição de força em relação ao desempenho muscular onde a diminuição de força ocorre devido a fatores neurais e mecânicos
    como: diminuição na ativação de unidades motoras,
    alterações nas propriedades viscoelásticas do músculo
    e músculotendinosa e devido às alterações no
    comprimento-tensão da fibra muscular.
    No caso da força explosiva do salto houve uma diminuição em estudo realizados após a realização do alongamento estático. Os autores sugerem que o aumento agudo na flexibilidade musculotendínea pode ter um efeito negativo em atividades que envolvam produção de força explosiva.
    *Alongamento e potência:de acordo com estudos,durante o alongamento a força desenvolvida é maior que a força isométrica máxima onde este aumento de força esta relacionado com a velocidade do alongamento.Tal aumento de força é conseqüente da sobrecarga das pontes cruzadas do complexo actina-miosina que juntamente com as estruturas tendinosas formam os componentes elásticos em serie e armazenam energia adicional.Assim a influencia do alongamento na atividade muscular é maior em velocidades lentas de contração. A energia metabólica despendida de músculos é menos durante o alongamento do músculo ativado do que em isometria,isso provavelmente, é conseqüência da redução da taxa de quebra de ATP durante o alongamento dos músculos ativos.Em baixas velocidades de alongamento a taxa de degradação do ATP fica ate 4x menos do que em isometria
    *Alongamento e lesão: uma das técnicas mais utilizadas no âmbito
    fisioterapêutico para se ganhar amplitude de movimento
    e dar mobilidade adequada aos tecidos prevenindo
    lesões recentes e recidivas, é o alongamento mas há controvérsias diante de estudos em que o alogamento antes do exercício não prevenia lesões.É muito comum realizar alongamento antes da atividade física visando a prevenção de lesões mas não há nada comprovado sobre essa eficácia.Diante dos resultados todas as análise e estudos é sustentado pelos pesquisadores que a incidência de lesão não está relacionada à prática de alongamento antes da atividade física e sim, à idade e ao nível de condicionamento físico de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  7. SAMANTHA MONTEIRO
    ANDREIA DUTRA
    FCO. JADERSON


    01. Nesse Estudo foi analisado os efeitos do alongamento de 15, 30 e 60s durante 6 semanas em humanos, mostrando que tanto o alongamento de 30s quanto o de 60s foram eficazes, concluindo que 30 segundos é tempo suficiente para se obter ganho de amplitude de movimento (ADM) em adultos jovens. Analisarem o alongamento prévio ao teste de salto vertical, constataram que houve pequenas diminuições da performance em alguns sujeitos. Contudo, não houve mudanças significativas na biomecânica do movimento, sugerindo que a inibição neuromuscular pode ser o mecanismo mais importante que as mudanças na rigidez muscular. Quando submetidos a um protocolo de 15 dias de alongamento muscular para isquiostibiais, 13 cadetes com diminuição de flexibilidade destes músculos, apresentaram aumento da flexibilidade e aumento na performance em salto em distância. Em outro estudo, foi constatado que apenas a realização de exercício de alongamento para membros inferiores, no período de 10 semanas, três vezes por semana, num total de 15 exercícios com 3 repetições de 15 segundos, em cada sessão de 40 minutos, aumentou a flexibilidade (18,1%), a performance no salto vertical (6.7%), salto em distância (2.3%), 20m-sprint (1.3%), 1 RM (30.4%) e 60% RM (32.4%) em 38 voluntários.
    Quando comparado os tipos de alongamentos musculares, foi verificado que o FNP e o estático são os que mais induzem déficits na performance do músculo quando comparado com o balístico. No entanto, em estudos que envolveram programas de alongamento e verificaram seus efeitos crônicos, constatou-se que o alongamento realizado antes da prática esportiva ou do exercício, trouxe ganhos para a flexibilidade e performance muscular no longo prazo.


    02. alongamento e força:

    A força é diminuída quando o músculo é alongado ou encurtado. Eles mostraram que a força isométrica dos sarcômeros atinge seus níveis máximos quando há uma sobreposição ótima entre os filamentos de actina e miosina, o que ocorre quando o comprimento do sarcômero está entre 2,0 – 2,25μm. Este estudo permitiu identificar que a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de “pontes” entre os filamentos de actina e miosina no interior do sarcômero.


    Alongamento e Potência: Um estudo recente demonstrou que esse efeito deletério de desempenho de força/potência pode perdurar até uma hora após a execução dos alongamentos, dando margem para a especulação sobre um possível efeito do alongamento sobre atividades de mais longa duração.

    Alongamento e lesão: O aumento da amplitude articular, não é um fator definitivo na diminuição de lesões, já que o nível ótimo de flexibilidade de um indivíduo está diretamente ligado à modalidade praticada, isto é, muita ou pouca flexibilidade contribuem da mesma forma para o aumento de lesões. Apesar de o alongamento ser capaz de diminuir, em alguns sujeitos, cerca de 5% o risco relativo de lesões musculares. Restou claro, enfim, que o alongamento estático praticado no pré-exercício não é responsável pelos efeitos atribuídos à sua prática, sendo inclusive prejudicial na produção de força em algumas situações, não sendo útil, portanto, para integrar um protocolo de aquecimento, enquanto este último, por provocar as alterações fisiológicas supra destacadas, é mais eficiente na melhora da performance muscular e diminuição de lesões.

    ResponderExcluir
  8. Naira D. DA Silva e Ana Carolina Lotife
    1-Para promover ganhos de ADM, 30 segundos de alongamento muscular realizado uma vez por dia são suficientes em adultos jovens. Já em pessoas com idade de 65 anos o alongamento deve ser mantido por 60 segundos.Um alongamento realizado em menos de 15 segundos não promove nenhum efeito assim como após 60 segundos.Há contradições com relação à alongamentos feitos com muitas repetições e pouco intervalo ou o contrário,no estudo o resultado melhor obtido foi com pacientes que se ralizava menos repetições com maior intervalo.

    2-Alongamento e lesão muscular- Hebert e Gabriel mostram em revisão literária que o alongamento antes e depois do exercício não produziu diminuição significativa no risco de lesão e na protelação da dor muscular tardia.
    Alongamento e performance- Há contradições, estudos demonstraram que o alongamento não altera na performance muscular. Em estudo feito por Unick com mulheres treinadas, onde foram realizados alongamentos, não influenciaram esta performance.

    ResponderExcluir
  9. Anne Rocha, Sissia Távora, Mônica

    a) Quais conclusões podemos tirar em relação aos parâmetros do alongamento (tempo, duração, intensidade) ?
    Para se obter uma resposta satisfatória o tempo ideal de em um alongamento (é o de 30 segundos, Já em relação à duração e intensidade, não há muita resposta quando se faz muita repetição em um tempo maior, no caso teria que ser em um tempo razoável com pequenas repetições.
    b) Qual a correlação entre: Alongamento e força; Alongamento e potência; Alongamento e lesão?
    Alongamento e força: Não seria muito favorável, pois o atleta perderia a sua capacidade, diminuindo assim a sua força e potência, seria melhor um alongamento depois de praticar o exercício ou então um dia apenas para alongamento e um aquecimento antes.
    Alongamento e potência: O aquecimento deve ser implementado antes do exercício físico e que o alongamento, visando ganho de flexibilidade, deve ser parte da rotina de treinamento
    Alongamento e lesão: O melhor para dar mobilidade adequada aos tecidos prevenindo lesões recentes e recidivas é o alongamento mas há controvérsias diante de estudos em que o alongamento antes do exercício não prevenia lesões. o artigo, foi observado que as lesões possuem muitos fatores de risco como idade, extremos índice de massa corporal, diminuição da aptidão física, inexperiência, baixa estatura, aumento da massa gorda, desequilíbrio de força muscular, história de lesões prévias, aumento da duração e frequência do treinamento.

    ResponderExcluir
  10. A) A intensidade de tensão no alongamento deveria ser aplicada até o sujeito referir "incômodo," "desconforto", "tensão sem dor"leve sensação de alongamento ou ate o terapeuta sentir uma rigidez ou restrição de movimento (limite fisiológico), ou seja o alongamento se torna confiável, reprodutivo e eficiente realizado no limite de tensão de desconforto sem dor. Em relação ao tempo necessário para termos uma resposta positiva no ganho de ADM seria recomendado segundo as pesquisas o tempo de 30 segundos para conseguimos ganhos satisfatório no desempenho músculo-articular.

    B) A diminuição de forca induzida pelo alongamento pode ser ocasionada por diminuição da ativação de unidade motoras(alterações no comprimento-tensao da fibra muscular),fatores mecânicos como alterações nas propriedades viscoelasticas do músculo e musculotendinosa. Parece óbvio que um músculo flexível tende ser mais resistente a lesões que um músculo extremamente rígido. Entretanto, extrema flexibilidade resulta em articulações com hipermobilidade, o que por sua vez pode comprometer os gestos esportivos de uma atividade e, dessa forma, vir a provocar eventuais prejuízos corporais. Dessa forma, o alongamento feito antes do treinamento de forca, juntamente com o aquecimento, prepara o para qualquer atividade em seguida, podendo prevenir de lesões, tanto musculares como articulares. Contudo, o treinamento de flexibilidade excessivo, realizado antes do treinamento de forca máxima e de resistência, pode causar diminuição de forca, prejudicando o treinamento.

    Lavinnia
    Carolina
    Luciana
    Marcos

    ResponderExcluir
  11. TERCEIRO COMENTARIO QUE FALTOU OS NOMES.
    Nome: Ellen Mota e Luiz Paulo Ribeiro

    a) Quais conclusões podemos tirar em relação aos parâmetros do alongamento (tempo, duração, intensidade) ?
    A partir de artigo proposto para a leitura, podemos afirmar baseando-se nas pesquisas realizadas que o efeito do alongamento de 15, 30 e 60s durante 6 semanas em humanos, mostraram que tanto o alongamento de 30s quanto o de 60s foram eficazes, concluindo que 30 segundos é tempo suficiente para se obter ganho de amplitude de movimento (ADM) em adultos jovens. Os mesmos autores posteriormente analisaram a quantidade de repetições que deveria ser realizado o exercício por dia e não encontraram diferenças entre os grupos que realizaram 3 repetições e o que realizou somente uma execução. Quando partimos para os parâmetros em relação a duração e a intensidade podemos identificar divergências nas respostas das pesquisas perante a isso tendo variações entre os resultados.


    b) Qual a correlação entre: Alongamento e força; Alongamento e potência; Alongamento e lesão?
    Alongamento e força: Segundo Shrier, ao desenvolver uma pesquisa de revisão crítica para averiguar se o alongamento melhorava o desempenho muscular, constatou que, dos 32 estudos revisados nenhum estudo sugeriu que o alongamento era benéfico para o desempenho, relacionando força, torque e salto. Observou-se, ainda, 20 estudos relatando que o alongamento agudo diminuía a performance (RAMOS et al,2003).

    Alongamento e potencia: Baseando nas pesquisas relacionadas a esse assunto observam-se resultados que para obter potência, exercício de explosão não é indicado o alongamento.

    Alongamento e lesão: A partir das pesquisas realizadas os resultados implicam que a incidência de lesão está estritamente ligada à idade e ao nível de condicionamento físico, e não à prática de alongamento estático antes da atividade física. Pois foram realizadas diversas pesquisas com diferentes numero de participantes, onde faziam alongamento para determinado grupo muscular e em seguida ira fazer a atividade física, os resultados perante a “experiência” mostrou que não tinha eficácia ou se tinha era pequena. A eficácia do alongamento em prevenir lesões ainda não é bem conhecida, e fatores como idade, tipo de alongamento, freqüência de treino, duração, e intensidade devem ser considerados na prevenção de lesões. Desta forma, há pouca evidência sobre a relação entre o aumento de flexibilidade e a redução da incidência de lesão.

    ResponderExcluir
  12. Isabel Carvalho, Nyara e Sayonara


    a) A partir de artigo lido, podemos dizer baseando-se nas pesquisas realizadas que o efeito do alongamento de 15s, 30s e 60s durante 6 semanas em humanos, mostraram que tanto o alongamento de 30s quanto o de 60s foram eficazes, concluindo que 30s é tempo suficiente para se obter ganho de ADM em adultos jovens.

    b) Segundo os estudos, constatou-se que o aumento agudo na flexibilidade do múculo pode ter um efeito negativo em atividades que envolvam produção de força explosiva, os efeitos dos alongamentos resultam em diminuição de força e velocidade de contração muscular, porém a realização crônica de exercícios de alongamento leva a aumentos na força e velocidade à longo prazo. Quando comparado os tipos de alongamentos musculares, foi verificado que o FNP e o estático são os que mais induzem déficits no desempenho do músculo quando comparado com o balístico.Os autores defendem que a realização do alongamento antes do exercício não implica em menor número de lesões.

    ResponderExcluir
  13. a)Baseado em pesquisas realizadas, o alongamento de curto periodo de tempo (15, 30 e 60 segundos) realizado em um periodo de 6 semanas, se mostra eficaz tanto no tempo esperado de 15 segundos, quanto no tempo de 60 segundos. Sendo assim, concluído que o tempo de 30 segundos se torna ideal ao alongamento.

    b) Relaçao entre alongamento e força:
    A partir de estudos foi constatato que o alongamento excessivo, de longo tempo em um músculo que tenha produçao de força explosiva, pode levar a uma diminuiçao de forca e velocidade da contraçao do mesmo.
    Alongamento e potencia:
    Deve ser feito um aquecimento no músculo antes do exercício físico. O alongamento servirá melhor para exercicios de potencia e nao para exercicios de explosao.
    Alongamento e lesão:
    O alongamento, visando ganho de flexibilidade, deve ser parte da rotina de treinamento para evitar futuras lesões.

    ResponderExcluir
  14. a)O passivo é mais utilizado por ser mais seguro e simples em risco de lesão lenta e gradual. Duração e frequência: 30 segundos é tempo suficiente para obter ganho d ADM e que o número de repetições não diferenciam entre 3 repet~ições de uma execução, 15segundo não aumenta a ADM; 5 segundos com 9 repetições foi mais eficaz de aumento de ADM; 10segundos com 6 repetições e 30 segundos com 2 repetições não houve diferença entre eles.
    b)Alongamento/performance o alongamento estático com contrações esometricas são mais indicados para explosão de potência;ha muitas contradições alongamento e lesão o alongamento estatico antes do exercício não previne lesões. a incidencia de lesão esta relacionada com o nível de condicionamento físico e idade ja outro estudo mostra que recrutas militares que fez alongamento antes do treinamento físico diminuíram a incidência de lesão.
    Mirella holanda e Hermania Pinto

    ResponderExcluir