segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Biomecânica: Torque e força resultante

Olá Pessoal,
Baseado nos conceitos trabalhados em sala de aula acerca das forças resultantes e do torque leia o artigo e responda o que se pede:
a)      Quais as principais causas biomecânicas estão relacionadas com a SDFP?
b)      É possível estabelecer uma conduta terapêutica para minimizar ou evitar a condromalácea?
c)      Qual o papel do educador físico nesse contexto?
Prazo: 22/09/11

10 comentários:

  1. a) aumento do angulo Q acima de 15 graus, pisada em inversão ou falta de força do VMO em relação aos demais músculos da extensão de joelho.

    b) sim, podemos fazer um trabalho de fortalecimento da extensão de joelho, assim fortalecendo o VMO e diminuindo o tempo de reação ao estimulo dado.

    c)nós como educadores físicos, podemos fazer um trabalho de fortalecimento nos músculos da extensão do joelho com um menor grau da flexão do joelho no movimento de extensão, vendo que na extensão do joelho partindo de uma posição com o joelho num maior grau de flexão ha uma maior atividade do VLO.

    Viliberto porto
    kalil lobo
    hana moreira

    ResponderExcluir
  2. a)o aumento do ângulo Q, patela alta, fraqueza do músculo quadríceps femoral e encurtamento dos músculos isquiotibiais, sintomas de creptação, desgaste, erosão, cisto, atrose

    b)Sim, composta de exercícios para se concentrar em corrigir os desequilíbrios musculares existentes e melhorando a força nos músculos fracos, também pode ser realizado um programa de flexibilidade de isquiotibiais e flexores do quadril.
    Para evitar é tentar correr em superfícies mais suaves como a grama ou trilhas. Também, não fazer muito. Aumentar mais a sua quilometragem semanal de dez por cento a cada semana é demais. E, por último, correndo em morros pode ser bom para o coração, mas difícil de joelhos; certifique-se de introduzir uma rotina morro lentamente! Para o melhor contacto com o conselho de um bom terapeuta físico que pode analisar a sua marcha em execução e prestação de exercícios de fortalecimento para evitar futuras dores nos joelhos.

    c)As atividades de fortalecimento em cadeia aberta para o quadríceps são mais seguras de 50° a 90° e de O a 10° ao passo que atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras se forem feitas de 0° a 50° porque acima desse valor o contato fêmuro-patelar é muito excessivo, ou o ângulo da extensão pode depender da creptação da patela.

    Maria Danielly
    Daniele Pessoa
    Karine Gomes

    ResponderExcluir
  3. a)podemos falar que o resultado desse movimento suas principais causa é o aumento do ângulo Q acima de 15º, ocasionado fraqueza no quadríceps e a falta de força do VMO em relação aos demais músculos da extensão de joelho.
    b)sim como educadores fisicos podemos fazer trabalhos ou exercicios para fortalecimento de extensão de joelho diminuindo o tempo de reação ao estimulo dado.


    c)Nesse contexto na area de profissioanis de educadores fisicos podemos utilizar exercicios de fortalecimento para quadríceps com um menor grau da flexão do joelho no movimento de extensão.

    Alunas:Fca Gauthielly e Verônica Oliveira

    ResponderExcluir
  4. a) Uma assincronia no tempo de ativação do quadríceps pode contribuir para o contato patelar lateral com o sulco troclear, o que sugere um desequilíbrio no controle neuromuscular em sujeitos com SDPF (SANTOS, BESSA, et al;2008), alterações anatômicas como pisada em inversão podem modificar as demais articulações acima, tornando o tornozelo e joelhos valgos aumentando o ângulo lateral entre a tíbia e o fêmur que juntamente com encurtamento de cadeia posterior tornam o joelho flexo aumenta o vetor de força resultante entre os vetores de força gerados pelo quadríceps e tendão patelar, lateralizando a patela.

    b) Sim, a identificação precoce do tipo de pisada (invertida, evertida ou neutra) através da baropodometria e o uso de palmilhas anatômicas, pode evitar as modificações anatômicas causadas nas articulações devido a essa disfunção, estratégias para diminuir os encurtamentos de cadeia posterior, Vasto Lateral e Adutores são também recomendados (liberação miofascial, alongamentos dinâmicos, passivos ou estáticos).

    c) Prescrever programas de treinamento para os alunos que envolvam o fortalecimento do Vasto Medial Oblíquo, Flexores Plantares e Abdutores do quadril, exercícios de propriocepção do tornozelo com objetivo de tornar essa estrutura mais estável no plano frontal e mobilidade no plano sagital e alongamentos e liberação miofascial dos Isquiotibiais, Vasto Lateral e Adutores do quadril.

    Girlânia Monteiro
    Amanda Frazão

    ResponderExcluir
  5. a) Aumento do ângulo q exagerado passando de 15º com fraqueza do Vasto Medial Oblíquo, levando assim a uma fraqueza da extensão do joelho.

    b) Sim. Fazendo um trabalho com exercícios com o intuito de fortalecer os músculos que fazem a extensão do joelho sendo assim acaba que fortalecendo o Vasto medial Oblíquo.

    c) Nós como profissionais de educação física podemos fazer exercícios de fortalecimentos nos músculos do joelho principalmente nos que fazem a extensão do joelho com pouco grau na flexão do joelho quando for feito a extensão dele, pois quanto maior for o grau de flexão do joelho maior será a atividade do músculo Vasto Lateral Oblíquo




    David Oliveira
    Manuela VilasBoas
    Maria Nazareth

    ResponderExcluir
  6. a)Aumento do ângulo Q, desequilíbrio
    muscular, patela alta, rotação externa da tíbia, falta de flexibilidade dos Ísquios Tibiais, Gastrocnêmio, Sóleo e Tracto Ílio Tibial, pé cavo, pé valgo, encurtamento do aparelho extensor do joelho, displasia de tróclea e displasia de patela

    b)Sim. Através de tratamento fisioterápico por meio de exercícios isométricos, alongamento muscular e fortalecimento para os estabilizadores dinâmicos da patela, devendo também ser associados métodos analgésicos e antiinflamatórios.

    c)O papel do educador físico seria realizar exercícios que possibilitam maior estabilidade articular, uma vez que há a co-contração dos músculos do quadríceps e dos ísquios-tibiais e maior ativação do vasto medial. Também evitando aos alunos uso abusivo de saltos altos, carregar pesos excessivos com os joelhos em flexão e atividades físicas em intensidades cujo corpo ainda não está preparado para suportar. Lembrando de manter um bom nível de flexibilidade dos músculos da coxa, tanto o quadríceps (anterior) quanto os isquios-tibiais (posteriores) para que o impacto gerado durante as atividades seja absorvido pela musculatura, ao invés de ser transmitido à articulação.



    Alunos:
    Grace Carvalho
    Gustavo Oliveira
    Junior Carvalho

    ResponderExcluir
  7. 1- Aumento do angulo Q , fenomeno esse observado principalmente nas mulheres devido ao quadril que é mais largo. a contração muscular do vasto medial e mais fraca em relação a contração muscular do vasto lateral, ocasionando com isso uma lateralização da patela e a pisada em inversão.

    2- sim para minimizar os efeitos da condromálacea pode ser feito um tratamento fisioterapeutico, e tambem um trabalho de
    fortalecimento do musculo quadriceps. ja para evitar o surgimento dessa patologia pode se tomar alguns cuidados como:traumatismos e impactos no joelho, reforçar as musculaturas fracas da perna com exercícios adequados, manter um bom alongamento muscular dos membros inferiores, evitar subir e descer escadas em demasia e utilizar calçados apropriados para a atividade fisica.

    3- exercicos para a musculatura do quadriceps e alongamento. exercicicios esses que devem ser os de cadeia cinetica fechada pois atraves dos estudos observou-se um padrão de recrutamento mais equilibrado entre o vasto lateral e o vasto medial.

    ResponderExcluir
  8. A) Aumento do ângulo Q acima de 15 graus, fraqueza da extensão do joelho, pisada em inversão.

    B) Fazendo exercícios para fortalecer os músculos fracos, tratamento fisioterapêutico e analgésicos.

    C) Como educadores físicos devemos indicar exercícios para fortalecer os músculos extensores do joelho, exercícios para o quadríceps e alongamentos.

    Mercilane Fraga

    ResponderExcluir
  9. Hortense Barreto disse...

    a)Embora os fatores etiológicos da SDFP sejam desconhecidos, alguns autores apontam as alterações biomecânicas do membro inferior como a principal causa. Dentre os fatores biomecânicos mais freqüentemente relacionados ao desenvolvimento da SDFP, destacam-se o desequilíbrio estático e dinâmico.

    Dentre as alterações no equilíbrio estático, alguns autores afirmam que anormalidades como pronação subtalar excessiva, aumento do ângulo Q, torção tibial externa, retração do retináculo lateral e um comportamento patelar inadequado podem causar dor anterior do joelho. Entretanto, outros autores relacionam a SDFP com o desequilíbrio dos estabilizadores dinâmicos, principalmente entre os componentes mediais e laterais e, mais recentemente, a porção oblíqua do vasto lateral, o vasto lateral oblíquo (VLO).

    b)O tratamento conservador é sempre a primeira e a melhor opção para os indivíduos com SDFP. Esses programas de reabilitação são baseados em exercícios de cadeia cinética aberta e cadeia cinética fechada. Entretanto, muitos autores relatam que exercícios em CCF nos primeiros 60º de flexão do joelho são mais tolerados pelos indivíduos com SDFP.

    c)Trabalhar em CCF, o exercício de agachamento é considerado seguro e efetivo, devido ao efeito estabilizador da contração dos músculos quadríceps e isquiotibiais, o agachamento é freqüentemente utilizado nos programas de condicionamento de muitos esportes que requerem altos níveis de força e potência.

    Seguindo os protocolos de reabilitação para indivíduos com SDFP visam principalmente o fortalecimento seletivo do músculo VMO para restabelecer a função normal da articulação femoropatelar.

    Hortense Barreto

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  10. Sérgio Firmeza biomecanica seg e quarta EF manha

    a)Quais as principais causas biomecânicas estão relacionadas com a SDFP?
    Devido a diferença dos condilos latreral e medial a patela tende a lateralizar-se, sendo nos caso de um angulo q alterado (Aumento do ângulo Q acima de 15 graus) e/ou tamanho de condilos e encurtamento ou não do musculo VLO há uma maior latearalização da patela podendo haver trepidação e assim dor nos movimentos do joelho. è também interessante observar o eixo do calcaneo, que pode ser a origem do problema.

    b)É possível estabelecer uma conduta terapêutica para minimizar ou evitar a condromalácea?
    Sim utilizando o moviemntos de extensão do joelho nos ultimos graus fortalecendo o VMO através de um padrão em que a resultante de forças lateral e medial da patela tendem a igualar-se.

    c)Qual o papel do educador físico nesse contexto?
    Trabalhar extercicios de forma indolor ao aluno tendo conhecimento de seu problema e indicando extercicios que possam fortalecer o quadriceps tanto na forma de extensão de joelho nos ultimos graus de forma mais leve ou moderada, quanto fortalecer o reto femural em flexão de quadril com o joelho em extensão.

    ResponderExcluir