terça-feira, 9 de agosto de 2011

Trauma II: Alan e Pedro

Paciente R.M.M.P, 54 anos, solteira, apresenta diosgnóstico de instabilidade lombar e história confusa e verborréica com nítidos sinais de ansiedade, confusão mental e distúrbio do comportamento (psiquiátrica?). No exame físico relata dor a palpação torácica e lombar, com uso de órtese para deambulação. Relata dor irradiada nos membros e história de HAS.

a) Qual o provável diagnóstico funcional?
b) Qual a estratégia terapêutica?

3 comentários:

  1. Olá prezados colegas!

    Como já fora citado pelo o professor, trata-se de história confusa e verborréia e, por não ter em mãos nenhum exame complementar, tornou-se mais difícil de encontramos um diagnóstico preciso. No entanto, podemos suspeitar de uma dorsolombalgia.

    A conduta terapêutica realizada foi com ênfase na dor, utilizando como medidas analgésicas: a eletroterapia e massoterapia. Na eletroterapia optamos por usar o TENS com freqüência (F) de 60Hz com duração de pulso (T): 60 microsseg. e tempo de 30 minutos, devido este constitui uma modalidade terapêutica não invasiva, de fácil manejo, que não apresenta efeitos colaterais ou interações com medicamentos, já que a paciente relatou fazer uso de medicamentos. Finalizamos o atendimento com uma freqüência de massagem para coluna, com deslizamentos superficiais, profundos e circulares, rolamento, amassamento, entre outros. Enfim, o primeiro dia de estágio foi bastante produtivo, onde foi relatado pela a paciente 100% de melhora.

    Abraços e bons estudos,

    Anne e Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Alan Vieira
    Pedro Caleb

    Dia 11/08/11
    Paciente levou a ressonância magnética constatando-se a hérnia de disco. No nosso primeiro dia de tratamento adotamos medidas analgésicas. Infravermelho por 15 minutos, massoterapia (aproveitando o calor superficial para nutrir os tecidos), Tens com 50HZ por 30 minutos, pompagem da lombar visando uma descompressão e alongamento da musculatura posterior dos membros inferiores, pois a mesma está encurtada devido a marcha claudicante da paciente.

    ResponderExcluir
  3. Alan Vieira Pontes
    Pedro Caleb
    Dia 30/08/11
    Paciente esta se sentindo melhor. Tratamento realizado IV na região lombar por 15 minutos, massoterapia na lombar e panturrilha (pois a mesma refere dor na nas pernas), pompagem lombar, alongamento de membros inferior da cadeia posterior , tens de 50Hz por 40us por 30 minutos.

    ResponderExcluir