sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Biomecânica: Força e suas aplicações.

Olá pessoal, esta postagem é uma aplicação do assunto força e leis de Newton aplicadas ao movimento humano. Assistam ao vídeo observem as fotos recortadas do vídeo e respondam:

a) Que forças estão sendo aplicadas no corredor durante a corrida?
b) Observando o joelho do atleta, como estão orientados os vetores da força do quadríceps e sua resultante durante a execução do movimento (posição 1, 2 e 3)?
c) Qual a importância biomecância da patela nessa situação?


Link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=V5p92e3FLwE&feature=related




Posição 1          Posição 2        Posição 3

Prazo para postagem: 22/08/2011










14 comentários:

  1. BIOMECÂNICA
    GIRLÂNIA MONTEIRO
    AMANDA FRAZÃO

    a) Que forças estão sendo aplicadas no corredor durante a corrida?
    Força gravitacional é uma força cosntante e imutável que produz uma aceleração vertical descendente cosntante (HALL, 2005).
    Resistência do ar irá afetar o componete horizontal do movimento, os efeitos da resistência do ar sobre o corpo são bastante variaveis, pois, depende de vários fatores, como a direção do vento, densidade do ar e altitude.
    Força de ação e reação 3º lei de Newton, pois, durante a corrida, o atleta através de contrações musculares associadas as bioalavancas, aplica uma força contra o solo que por sua vez reage contra ele, gerando uma força de impulsão no mesmo sentido mas em direção oposta. A força de impacto , e estimada em duas a três vezes o seu próprio peso corporal
    b) Observando o joelho do atleta, como estão orientados os vetores da força do quadríceps e sua resultante durante a execução do movimento (posição 1, 2 e 3)?
    Apesar de termos 3 fases distintas durante cada movimento da corrida , podemos perceber que o joelho do atleta posiciona-se em um ângulo de 90º, com um vetor de foça orintado no sentido da patela para o fêmo e outro vetor orientrado no sentido da patela para a tibia, gerando uma força resultante que empura a patela em diração a fosa poplitea e lateralmente sobre o condilo lateral do fêmo, devido ao ângulo entre o fêmo e a tibia. Quanto maior a flexão do joelho, por exemplo durante os agachamento, temos o aumento dessa resultante. O treinamento dentro da variação de 0º a 50º de flexão do joelho é no entanto recomendado para aqueles que desejam minimizar as forças que atuam sobre o joelho (JIN apud HALL, 2005)
    c) Qual a importância biomecânica da patela nessa situação?
    Aumenta o ângulo de tração do tendão do quadríceps sobre a tibia, elevando dessa forma em até 50% a vantagem mecânica dos músculos do quadrícepsno sentido de produzir a extensão do joelho (KOLMOGOROV apud HALL, 2005). Centraliza a tensão divergente exercida pelo quadríceps, que é transmitida para o tendão patelar (HALL, 2005).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alunas: Fca Gauthielly e Verônica Oliveira
    a) Que forças estão sendo aplicadas no corredor durante a corrida?
    Quanto analise cinematica podemos observar o deslocamento,angulo, tempo, posição,velocidade e aceleração tanto lineares como angulares;
    O centro de massa ponto onde de pode considerar atuante a força peso de um corpo. Não posso deixar de falar também da Força de ação e reação 3º lei de Newton, pois, durante a corrida, o atleta através de contrações musculares associadas as bioalavancas, aplica uma força contra o solo que por sua vez reage contra ele, gerando uma força de impulsão no mesmo sentido mas em direção oposta. A força de impacto , e estimada em duas a três vezes o seu próprio peso corporal.
    b) Observando o joelho do atleta, como estão orientados os vetores da força do quadríceps e sua resultante durante a execução do movimento (posição 1, 2 e 3)?
    A compressão na articulação patelofemoral representa a soma dos vetores da tensão no quadricipes e no tendão patelar.
    Em extensão a força compressiva é pequena pois a tensão no grupo muscular e no tendão atua quase perpendiculares á articulação.
    A medida que a flexão aumenta a compressão também aumenta por causa de 1 orientação modificada dos vetores da força e 2 maior necessidade de tensão no quadríceps para manter a posição corporal.
    c) Qual a importância biomecânica da patela nessa situação?
    A patela aprimora em até 50% a vantagem dos extensores do joelho. Ela desempenha varias funções biomecanicas. Mais particularmente ela aumenta o angulo de tração do tendão do quadríceps sobre a tíbia, elevando dessa forma 50% a vantagem mecanica dos músculos do quadríceps no sentido de produzir a extensão do joelho. Ela centraliza também a tensão divergente exercida pelo quadríceps que é transmitida ao tendão patelar e o fêmur, reduzindo assim o estresse de contato da articulação patelofemoral.
    E finalmente proporciona também alguma proteção para a fáscia anterior do joelho e ajuda a proteger o tendão quadricipital do atrito contra os ossos adjacentes.

    ResponderExcluir
  4. Daniele de Almeida Pessoa; Danielly Ferreira; Karine Gomes

    a)Força Peso (g) - força de campo
    Normal - força de contato (esteira, superfície)
    Atrito - força de contato (superfície)
    Resistência do ar

    b) As figuras 1 e 2 tem uma pequena diferança na variação da angulação. Com isso, o vetor do quadríceps segue ém sentido diagonal indo em direção à sua origem e já o outro vetor está orientado no sentido da patela para a tíbia, tendo como resultante um vetor no sentido ântero-posterior(empurrando a patela, contra o fêmur e a tíbia). Já na figura 3 por não estar tendo contato com o solo,temos o vetor do quadrícreps direcionado segue em sentido retilíneo em direção à crista ilíaca e temos ação da força gravitacional em direção ao centro da terra fazendo assim que a resultante seja nula.

    c) É sabida a importância da patela, na biomecânica do aparelho extensor, que nos encoraja a manter a patela ou, pelo menos, parte dela.
    A patela favorece a biomecanica da articulação do joelho, na tentativa de tornar a função do grupamento muscular muito mais eficiente, aumentando desta forma o braço de potencia do músculo quadriceps.
    Uma vez que a patela está presa ao tubérculo tibial por intermédio do tendão patelar, a posição no plano transverso (RI e RE) da tíbia parece exercer vigorosa influência sobre o grau de inclinação, de desvio e de rotação da patela. A rotação tibial externa acarreta aumento na inclinação lateral, no desvio lateral e na R. E. da patela, ao passo que ocorre o oposto com a rotação tibial interna.
    A contração do quadríceps cria uma força dirigida superiormente que é suportada por uma força dirigida inferiormente oriunda do tendão patelar. A resolução dessas duas forças origina um vetor de força resultante dirigido posteriormente que causa compressão da patela com o fêmur, ou seja, a patela aumenta o angulo entre o tendão patelar e a tíbia, aumentando, assim, a eficiência do quadríceps.

    ResponderExcluir
  5. A) Força Normal, Força Peso, Força de Deslocamento, Força G.

    B) Na primeira foto um vetor para cima e outro para baixo e a resultante para dentro. Na outra foto um vetor para cima e outra para dentro, formando um L, com o resultante na diagonal.

    C) Para dissipar o peso da alavanca, ela age como uma polia.

    Fernando Novaes
    Marccos
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. LARIANE RIBEIRO
    MERCILANE FRAGA
    BRUNO GABRIEL FAÇANHA
    HERACKTANHO JUNIOR


    A) Força peso, força de ação e reação 3° lei de newton, força de impacto.
    B) Na figura 1 e 2 temos um vetor de força orientado no sentido da patela para o fêmur e outro vetor orientado no sentido da patela para a tíbia. Gerando uma força que empurra a patela. E na 3 temos um vetor para cima e outro para dentro.
    C) Tem função de aumentar o braço de potência do músculo quadríceps porque afasta o músculo o máximo possível da fossa intercondiliana (sulco troclear) do fêmur e melhora a eficiência no trabalho de extensão do joelho. Por isso ela funciona como uma polia. E o quadríceps age como sinergista apesar de ser antagonista dos extensores do quadril. Mas sendo bi articular ele faz a extensão do joelho o que vai complementar o movimento.

    ResponderExcluir
  7. a)Força peso, força normal, força de atrito, força de resistencia

    b)Existe uma pequena diferença nas figuras 1 e 2. Na primeira fig tem uma força puxando para baixo e outra pra cima e a resultante voltada para o meio, já na outra a posição forma um L (uma força pra dentro e outra pra cima) e a resultante na diagonal!

    c)Quanto mais o ângulo da flexão do joelho, mais a patela vai para trás, fazendo com que a patela haja como uma polia aumentando o poder do quadriceps.

    Kalil Lobo
    Viliberto Matos
    Hana Moreira

    ResponderExcluir
  8. BIOMECÂNICA M24EF
    NATÁLIA MARTINS CUNHA

    a) Que forças estão sendo aplicadas no corredor durante a corrida?
    Força Peso, Força normal, resistência do ar, força de impacto (atrito).

    b) Observando o joelho do atleta, como estão orientados os vetores da força do quadríceps e sua resultante durante a execução do movimento (posição 1, 2 e 3)?
    Na posição 1 e 2 (que são muito parecidas), há um vetor em diagonal pra cima (da patela para o quadríceps) e outro em diagonal para baixo (da patela para tíbia) tendo como resultante um vetor no sentido ântero-posterior. Na posição 3 temos dois vetores (da patela em direção a tíbia e da patela em direção ao quadríceps próximo a crista ilíaca) formando um ângulo de 90º, o que traz uma resultando na diagonal.

    c) Qual a importância biomecânica da patela nessa situação?
    A principal função da patela é favorecer a biomecânica ou o movimento da articulação do joelho, na tentativa de tornar a função do grupamento muscular (extensor) muito mais eficiente e facilitado. A patela tem justamente esta função, aumentar o braço de potência do músculo quadríceps, afastando o músculo o máximo possível da fossa intercondiliana (sulco troclear) do fêmur, melhorando muito a sua eficiência no trabalho de extensão do joelho. Então, a patela funciona como uma polia. Durante o movimento de extensão do joelho, a patela vai ser tracionada superiormente pelo tendão do quadríceps, e em contra partida, inferiormente pelo tendão patelar, que é um tecido de característica elástica, ou seja, vai oferecer uma reação com a mesma intensidade, no mesmo sentido, mas numa direção oposta (do tendão do quadríceps). Com isto, a resultante destas duas forças (do quadríceps e da força elástica do tendão patelar), provoca um deslocamento diferente da patela, trazendo-a de encontro a fossa intercondiliana do fêmur, aumentando o contato fêmuro-patelar. Isto é fisiológico, natural, principalmente entre 50º e 65º, quando ocorre a nutrição da cartilagem retropatelar, pelo líquido sinovial (efeito esponja).

    ResponderExcluir
  9. José Carvalho
    Francisco Gustavo
    Grace


    a)Força Normal, Força de deslocamento,Força de deslocamento e Força G.

    b)Ao observar o joelho do atleta nas figuras acima, percebemos a flexão do joelho com a angulação de aproximadamente 90° graus. Com um vetor de foça orientado no sentido da patela para o fêmur e outro vetor orientado no sentido da patela para a tibia, fazendo com que a patela seja forçada pra trás e para o lado.

    c)A patela favorece biomecânicamente o movimento da articulação do joelho na tentativa de tornar a função do grupamento muscular (extensor), muito mais eficiente e facilitado.A patela tem justamente esta função, aumentar o braço de potência do músculo quadríceps, afastando o músculo o máximo possível da fossa intercondiliana (sulco troclear) do fêmur, melhorando muito a sua eficiência no trabalho de extensão do joelho. Então a patela funciona como uma polia.

    ResponderExcluir
  10. BIOMECANICA TURMA seg e quarta EF manhã

    Sérgio Firmeza
    Rui Santiago
    Elton Wagner

    a.Que forças estão sendo aplicadas no corredor durante a corrida?
    Força gravitacional (peso= massa x gravidade), força normal, força de atrito, força esteira (força com que a esteira impulsiona o pé do corredor através de seu movimento)

    b. Observando o joelho do atleta, como estão orientados os vetores da força do quadríceps e sua resultante durante a execução do movimento (posição 1, 2 e 3)?
    Na posição 1 em que o atleta toca o solo há uma disssipação de forças para cima e para baixo promovendo um equilíbrio onde o atleta apenas mantém-se de pé.
    Na posição 2 o atleta imprime uma força no solo para deslocar-se para frente onde os vetores de força em relação ao quadríceps são para cima (do joelho) e a outra força para a parte posterior do corpo em direção ao solo de forma diagonal onde a resultante, se maior que a força de atrito promove movimento de flexão do joelho e movimento.
    Já na terceira imagem o joelho flexionado anteriormente necessita entrar em extensão e voltar ao estado inicial para haver continuação do movimento. Há forças do joelho em direção ao quadríceps e para a parte anterior do corpo que quando dissipadas promovem a extensão do joelho.

    c.Qual a importância biomecância da patela nessa situação?
    Biomecanicamente a patela é uma polia que auxilia facilitando o movimento da articulação através da distribuição de forças.

    ResponderExcluir
  11. Força Peso, Força de Gravitacional, Força Normal, Força de Atrito.

    Existem dois vetores de força na execução do movimento, que seria o vetor de sentido na resistência do fêmur com a tibia e a patela, e outra do sentindo da tibia para a patela e o femur, como as forças se encontram acabam sendo discipadas, fazendo com que acarrete numa flexão do joelho.

    a patela funciona como uma polia para ajudar no movimento de flexão e extensão do joelho, sem essa "polia" o quadríceps seria bem mais exigido na execução desses movimentos, a patela então facilita ambos.

    Brunno
    Assis
    Marcelo

    ResponderExcluir
  12. NOME; VANDERLEI ALVES
    LUIS ROBSON

    FORÇA GRAVITACIONAL,FORÇA MUSCULAR E DE LIGAMENTO.FORÇA DE IMPACTO REPETIDAS ESTIMADAS EM DUAS A TRES VEZES O SEU PROPRIO PESSO CORPORAL. EXEMPLO; APLICANDO ESTE FATO A UM CORREDOR DE 70KG DE PESO, QUE REALIZA DURANTE A CORRIDA UMA MEDIA DE 250 ATERRISSAGENS POR PE POR KILOMETRO PERCORRIDO,DURANTE UM KILOMETRO CADA PE IRA SUPORTAR 38 A 57 TONELADAS DE FORÇA.


    NA PRIMEIRA FOTO OS VETORES E OPOSIÇOES UM PARA CIMA E OUTRO PARA BAIXO FORMA UMA FORÇA FORMA UM RESULTADO PARA DENTRO.NA OUTRA FOTO UM VETOR PARA CIMA E OUTRA PARA DENTRO FORMA UM L E A RESULTANTE FICA NA DIAGONAL.


    A PATELA É UM OSSO QUE DESEMPENHA A FUNÇÃO DE AUMENTAR DE TORQUE DO QUADRICEPS NA EXTENÇÃO DO JOELHO.TAMBEM TEM A FUNÇÃO DE LIGAÇÃO E ESTA VULNERAVEL AO IMPACTO,ASSIM COMO A TIBIA E A FIBULA. ELE TEM A FUNÇÃO DE DAR ESTABILIDADE AOS MENBROS INFERIORES.

    ResponderExcluir
  13. 1-Força peso, força normal e força de atrito
    2-Na primeira e na segunda posição, que são bem parecidas, há um vetor em diagonal para cima que seria da patela para o quadríceps, já o outro vetor em diagonal para baixo seria da patela para tíbia, tendo como resultante um vetor no sentido ântero-posterior. E na posição três temos dois vetores que seriam da patela em direção a tíbia e da patela em direção ao quadríceps próximo a crista ilíaca, formando um ângulo de 90°, o que traz com isso uma resultando na diagonal.
    3-A função da patela seria aumentar a vantagem mecânica do quadríceps, auxiliando com isso os movimentos dessa musculatura que sem a ação da patela seriam mais exigidos.

    ResponderExcluir
  14. Hortense e Luiz dizem...

    a) Durante uma corrida os ângulos articulares dos membros inferiores e a pelve nos três planos de movimentação da coluna lombar durante a corrida.

    As forças aplicadas são:

    Força normal – que é um agente físico capaz de movimentar e mudar de sentido.

    Aria de força – tem como atingir um certo sentido.

    Lei da gravidade – quanto maior a massa no sentido de um ponto maior a aceleração.

    Lei de inércia – quando um corpo tem de manter-se em seu estado de equilíbrio desde que a força externa não atue em forma de prejudica-lo.

    b) São três fases distintas durante uma movimentação da corrida. O joelho deste atleta flexiona ao ângulo de 90º com um vetor de força aumentado no sentido patelar.

    Para o fêmo é outro vetor que orienta sentido da patela para a tíbia, gerando uma força resultante que empurra a patela em direção à fossa poplítea e lateralmente sobre o côndilo lateral do fêmo.

    Devido ao ângulo entre o fêmo e a tíbia maior flexão do joelho em variações de 0º a 50ºe flexão do joelho. Isso minimiza a força de carga sobre os joelhos.

    c) A grande importância da patela na nossa situação diária tem uma grande favorecer a biomecânica ou o movimento da articulação do joelho, na tentativa de tornar a função do agrupamento muscular extensor. É eficiente e facilitado.

    A patela funciona como uma polia durante esse movimento, a patela traciona superiormente os tendões melhorando o trabalho de extensão do joelho, por isso é chamado biomecanicamente de polia.

    Proporciona vantagem mecânica da patela os vasos lateral e medial.

    Hortense Barreto

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir