quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trauma I: Frida e Fisioterapia: até onde a arte imita a vida?

Olá pessoal, dessa vez trata-se de uma postagem light, prazerosa e por que não dizer? Artística e cultural. Mas como estar na Universidade é procurar uma atmosfera ampla e uma formação multidimensional, aceitem a provocação! Embarquem nessa viagem cultural percebam nossa profissão em todos os contextos, inclusive fora da sala de aula!
Assistam ao filme Frida, uma película de 2002 de produção estadounidense que denota um drama biográfico de uma das maiores artistas mexicanas, para muitos, um gênio que tem a vida marcada pela dor.

Depois de assistirem respondam:
a) Em que contexto a Fisioterapia poderia ter intervido na vida de Frida Kahlo para promover uma melhor recuperação funcional?
b) Do ponto de vista da arte, qual contribuição o filme trouxe para sua vida?

OBS:Postagens INDIVIDUAIS. Prazo: 06/05/2011

41 comentários:

  1. Simonia Fonseca
    a- Deveria ter iniciado a Fisioterapia depois do acidente, em que sofreu várias sequelas.

    b-Se trata de um filme instigante e que traz mostras que obstáculos existem para todos.E que não é só na arte,mas em qualquer profissão,devemos estár preparados e ter forças para não desistir no primeiro obstáculo.Nós suportamos mais do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  2. ALUNA: CAMILA CHAVES BEZERRA

    A) A fisioterapia poderia ter intervido logo após o acidente de Frida, pois o que se passa no filme é que após o acidente ela fica "3 meses" em cima de uma cama toda engessada, e sabemos que hoje a fisioterapia começa a atuar logo após a cirurgia, fazendo com que a pessoa possa ter um bom resultado...

    B) Bom o filme contribuiu bastante, pois a historia dela é muito sofrida e que a vida nos deixa muitas cicatrizes e ao mesmo tempo nos coloca em varias circunstancia na qual precisamos saber conviver com elas, sei que a perda é muito ruim mais faz parte da nossa vida, mesmo assim temos que seguir em frente por pior que ela seja. Ninguém se encontra livre das traições e das decepções, pois na maioria das vezes elas se encontram juntas ao longo da vida. Sempre seja você mesma, pois assim você não se arrependerá do que fez ou do que deixou de fazer, das palavras ditas ou das que não foram ditas, seja sempre você... Afinal de contas o nosso corpo mostra que suportamos mais do que podemos (Frida)... e como diz (Vinicius de Moraes): A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida...
    Então acho que aprendi muitas coisas com a FRIDA... =)

    ResponderExcluir
  3. Liliany Magno

    a. A fisioterapia poderia ter atuado no pós operatório, evitando todo o progresso da doença de Frida, evitado todas as sequelas

    b. Para a minha vida, o filme mostrou que precisamos ter força mesmo nas dificuldades. Na história de "Frida", ela mostrou uma força para superar suas perdas, traições, decepções, com a doença que a restringiu em muitas coisas e a dor. A força de vontade de lutar pelo o que quer ,mesmo existindo muita coisa contra.

    ResponderExcluir
  4. Thais Pegado.

    a) Se a Fisioterapia tivesse a relevancia que hoje tem,logo naquela década,talvez a situação de Frida não teria sido a mesma.Pois como sabemos a mobilização logo após o pos-operatorio é de suma importancia para o paciente então debilitado e com certeza o seu prognóstico seria muito mais satisfatório.Dificultando assim atrofias,encurtamentos e outras complicações.

    b) Realmente a história de vida de Frida é bastante instigante e provocadora como toda boa polêmica. No entanto explora o lado artistico, intelectual,cultural e histórico. Na minha concepção foi um filme que gostei de assistir e uma história que me trouxe grandes reflexões,pois até então nunca tinha ouvido falar desta grande pintora.
    Esse filme mostra para todos nós a determinação, perseverança e garra de uma mulher debilitada e que para a época que se passa a história foi uma verdadeira,mártin,digna de reconhecimento!

    ResponderExcluir
  5. Ana Maria Fontenele- Filme FRIDA KAHLO

    A) A fisioterapia poderia ter agido rapidamente logo após o acidente de Frida
    tornando o seu pós operatório bem mais suportável e sua vida com menos
    sofrimento.Ocorre que os recursos existentes naquela época em que se passou o
    filme eram muito escassos e não se tinha o prognóstico que hoje já se pode fazer
    de uma lesão como a que sofreu Frida. Lamentavelmente ela passou todos aqueles
    meses acamada sofrendo bastante sem contar com a ajuda da fisioterapia que se
    dispõe nos dias atuais.

    B) Achei o filme não só de grande riqueza cultural como de uma verdadeira
    lição de vida de perseverança e de força. Uma pessoa só pode ter grandiosidade
    de
    espírito até onde a nossa protagonista teve,pois por nem um momento da sua
    vida ela pensa em desistir de buscar seus ideais e junto com aquele que ela es
    colheu pra seu marido ela segue lutando e apesar das decepções ela resiste à
    tudo e luta até seus últimos dias de vida pelo que ela acredita ser um IDEAL DE
    VIDA. A despeito de todas as suas escolhas certas ou erradas ela segue uma
    vencedora,,,pois não se deixa abater até seus últimos dias de vida.Muito enrique
    cedora a mensagem deste filme. Muito me acrescentou e me fez refletir.

    ResponderExcluir
  6. Plínio Duarte

    1- Deveria ter começado a Fisioterapia logo após o acidente, dentro do limites do paciente. Pois como vimos a atuação rápida da fisioterapia num pós-operatório é essencial para uma reabilitação plena e saudável do paciente.


    2- Um filme bonito, onde se trata da história e cultura de uma pessoa que com força conseguiu atingir os seus objetivos e ter sucesso na vida, apesar de todas as dificuldades impostas. O filme também mostra que a vida não se deve ser levada tão a sério e que as vezes precisamos abrir mão de orgulhos para conseguirmos a felicidade tão desejada.

    ResponderExcluir
  7. Wandressa Sena
    Roberta Dávila

    a)o tratamento fisioterápico deveria começar na fase hospitar,no pós-operatório...evitando encurtamentos por ficar durante muito tempo acamada!Poderia estimular e fazer mobilização de membros.
    b)adorei o filme por relatar uma história de uma mulher que batalha por seus objetivos(no caso ama pintar)e vai atrás de crescer profissionalmente,apesar de ter passado por problemas...

    ResponderExcluir
  8. ALUNA: DÉBORA XIMENES



    1- Em que contexto a fisioterapia poderia ter intervido na vida de Frida Kahlo para promover uma melhor recuperação funcional?
    Frida passou muito tempo com gesso em todo o corpo, logo sofreu com as conseqüências disso, como por exemplo, diminuição da ADM, hipotrofia e enfraquecimento ósseo em virtude da falta de estímulo do periósteo pelos músculos.
    Considerando que seria realizado atendimento fisioterapêutico em Frida após ela ter sido submetida ao atendimento médico exposto no filme, a fisioterapia poderia realizar trabalho respiratório enquanto estivesse acamada e cinesioterapia nas articulações livres do gesso para evitar aderência.
    Após a retirada do gesso poderia ser realizado um trabalho nas diagonais de Kabat para retorno da ADM normal e cinesioterapia na água (hidroterapia). Com a evolução do tratamento, inicia-se fortalecimento (dentro e fora da água) e posteriormente treino de marcha, sendo iniciado na piscina e progredindo para marcha em solo com carga total.

    2- Do ponto de vista da arte, qual contribuição o filme trouxe para sua vida?
    Foi interessante ter conhecido esta artista e um pouco sobre sua vida conturbada do ponto de vista político e amoroso/sexual. Apesar de não conhecer nem entender nada de arte, pude perceber que Frida pintava quadros bem expressivos e chocantes, os quais expressavam acontecimentos de sua vida, confusões emocionais, desilusões, pensamentos, de uma forma geral, Frida colocava na tela o que sentia, expressando-se de uma forma bem impactante condizente com sua personalidade.

    ResponderExcluir
  9. 1- A fisioterapia deveria ser iniciada logo no pos operatório afim de prevenir a perda funcional, bloqueios articulares, padrões respiratórios anormais, atrofias.

    2- Frida utilizava a arte para mostrar o que ela realmente era, o que realmente ela sentia, era como um identidade de si própria, o que me chamou atenção foi a sua força de vontade de não desistir aos obstáculos que a vida impôs a ela, a força de vontade de lutar por seus ideais.

    ResponderExcluir
  10. Kamilla Carneiro

    a. Hoje sabemos a importância da intervenção da Fisioterapia tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório,pois irá possibilitar o retorno do indivíduo as suas atividades. No caso de Frida onde ela sofreu um acidente,havendo fratura de bacia, fratura de vértebras por compressão, desnivelamento da pelves,enfim, depois da cirurgia o tratamento para todas essas complicações foi apenas o gesso,onde ela foi engessada e ficava apenas renovando o gesso, por não ter intervenção da fisioterapia nessa época,Frida obteve muitas complicações como alterações na marcha,muitas dores nas costas irradiadando já para a perna, também houve uma amputação a nível distal da tíbia,contudo todas essas complicações poderia ter sido evitadas com o tratamento fisioterapêutico,visando assim a sua importantância na recuperação funcional do indivíduo.


    b. Frida tinha uma vida soFRIDA mesmo, tinha uma péssima saúde, péssimo marido,mas apesar de tantas derrotas ela procurava uma maneira de esquecer seus problemas através da arte, foi uma mulher forte,que não se isolava, não ficava chorando o tempo todo se lamentando, não se desesperava, pelo contrário ela procurava fazer o que tinha vontade o que lhe fazia se sentir bem, como pintar por exemplo que era uma maneira dela escapar de tanto sofrimento. Precisamos se manter forte para enfrentar qualquer problema que a vida nos oferecer, não entrar em desespero, pois sempre haverá uma saída quando se mantem em equlíbrio como foi a postura de Frida na frente de tantos problemas, sempre pensar positivo,nunca se sentir fracassado,se algo deu errado é preciso calma para encontrar a solução para resolver tal problema, procurar fazer o que gosta o que lhe faz sentir bem, pois o importante é ser FELIZ.

    ResponderExcluir
  11. A)O que podemos observar no filme é que a conduta pós trauma realizada baseava-se apenas na imobilização. Hoje estudos provam que o processo de imobilização causa danos ( aderência articular, atrofia muscular, entre outros) e atrasa o processo de recuperação funcional. Logo vemos grande importância no trabalho realizado pela fisioterapia que caso tivesse sido realiza no pós-operatório teria evitado as consequências da imobilização garantindo uma melhor recuperação funcional de Frida.
    B)Para ser sincero eu pensei que não ia gostar desse filme, mas estava profundamente enganado. O primeiro ponto positivo foi que o filme nos permite observamos os procedimentos adotados para a recuperação da saúde naquela época, mostrando as conseqüências desses procedimentos antigos e que hoje já não devem ser mais adotados. O segundo ponto positivo é que já tinha ouvido falar em Frida, mas nunca tinha visto sua arte, a qual me agradou bastante. E o terceiro ponto positivo é a lição de vida retirada do filme em que vimos uma pessoa que tinha tudo para desistir da vida e de seus sonhos, continuou lutando contra as problemáticas da vida e conseguiu atingir seus objetivos, mesmo com tanto sofrimento.

    ResponderExcluir
  12. Grazielle Ferreira Ramalho dos Santos.

    a) O ideal seria que a fisioterapia pudesse ter atuado logo após as cirurgias ocorridas. No entanto, como foram vários casos de fraturas, então atuaríamos logo após a retirada do gesso, fazendo, principalmente, um fortalecimento muscular, um treino de marcha e facilitação neuromuscular proprioceptiva.


    b) A vida de Frida é realmente emocionante diante de tanto sofrimento. E paramos para refletir o porquê de tanta dor na vida de uma pessoa. Talvez a bíblia tenha razão quando ela diz: honra teu pai e tua mãe para que os seus dias se prolonguem. Podemos notar que em todo momento Frida quis levar sua vida por um caminho diferente ao que seus pais lhe aconselhavam ou ao que eles achavam correto. As coisas que nos acontecem não são o destino que nos apronta, e sim a conseqüência de nossas escolhas. A única conclusão que tenho diante do filme é essa. Contribuição, nenhuma.
    (Livro de Gálatas; Capítulo5; Versículos 16 ao 26)

    ResponderExcluir
  13. a)Em que contexto a Fisioterapia poderia ter intervido na vida de Frida Kahlo para promover uma melhor recuperação funcional?
    Seria necessário um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e uma intervenção fisioterapêutica precoce, isso inclui a cinesioterapia com a finalidade de obter um bom prognóstico funcional.
    No caso da Frida houve uma imobilização prolongada, que leva a uma diminuição da resistência muscular, pela a redução da força. A literatura indica que um músculo normal pode perder o seu volume em meses de inatividade e a perda de uma porcentagem de força a cada semana.
    Além de alterações da coluna torácica, por exemplo, poder desencadear problemas da ventilação, da expansão pulmonar.
    O objetivo principal da fisioterapia seria, portanto, a independência funcional do paciente.

    b)Do ponto de vista da arte, qual contribuição o filme trouxe para sua vida?
    Frida é um filme que além de expor a importância da fisioterapia, traz grandes lições de vida devido sua trajetória, suas experiências. É um filme com relevante aspecto cultural e político, sendo um mescla de história, arte, ciência e drama. Gostei muito desse filme, principalmente pela sua história que apesar de sofrida foi bem “enfrentada” e da mistura com a arte, das cores e do significado de seus quadros.

    ResponderExcluir
  14. a) O único tratamento que Frida teve foi a imobilização, que na época era o que tinha disponível. Porém, se Frida tivesse sofrido o acidente hoje seria de grande importância um tratamento fisioterápico logo após o acidente com o propósito de evitar os problemas de saúde que mostra no filme e diminuir a dor que Frida tanto sentia.

    b)O que mais me chamou a atenção ao assistir ao filme foi que apesar de todo sofrimento que Frida passou foram poucos os momentos que a retratavam como uma pessoa triste, pelo contrário, Frida se mostrava uma mulher feliz e forte, que vivia de forma intensa. Ela utilizava a arte como uma forma de extrair sua dor, sofrimento e angústia. Suas pinturas era diferentes, com muito sangue, esqueletos, pinturas do corpo humano faltando partes, eram imagens fortes que retratavam o que ela sentia.

    Gisele de Araújo Costa

    ResponderExcluir
  15. 1ª Como vimos no filme o tratamento utilizado para a Frida foi a imobilização total, por um longo período. Atualmente, sabemos por meio de pesquisas e artigos publicados que a imobilização prolongada causa prejuízos na parte motora como atrofia muscular, diminuição da ADM, encurtamento muscular e aderência, também causando problemas cardiorespiratórios, prejudicando sua recuperação e diminuindo a qualidade de vida do paciente. Assim no pós-operatório de Frida seria necessária fisioterapia imediata através de recursos como a cinesioterapia, através do mobilizado passivo contínuo, recursos respiratórios, entre outros.

    2ª Apesar de ter uma vida problemática, marcada por tragédias, dor e muito sofrimento, Frida conseguiu superar através da sua arte, podendo ser notada através de seus quadros que mostravam seus sentimentos e pensamentos, eu já havia visto um de seus quadros, mas só depois do filme conseguir entender o seu significado. Frida, apesar de ter uma vida complicada, onde não conseguia se encontrar, se perdendo por muitos caminhos, desobedecendo seus pais, passando por tragédias, até encontrar na arte um sentindo de continuar lutando. Assim como a Frida, procuramos sempre motivos e meios de continuar lutando e enfrentando as dificuldades, seja através do trabalho, da arte ou da fé.

    ResponderExcluir
  16. A) O ideal seria o início do tratamento fisioterápico logo no pós-operatório, teria evitado maiores complicações.

    B) O filme é interessante pois mostra a busca e a realização de Frida por seus objetivos, mesmo com todos os obstáculos que a vida colocou.

    ResponderExcluir
  17. a-) Se o tratamento tivesse inicio logo no pós-operatório, teria evitado tantas complicações.

    b-) O filme mostrou que não devamos desistir de nossos objetivos diante dos obstáculos, pois com todo o seu sofrimento ela continuou lutando.

    ResponderExcluir
  18. a)O tratamento que foi utilizado em Frida foi à mobilização total, que era o recurso que tinha na época. No qual, veio agravando o seu quadro clinica e retardando sua recuperação. De fato se tivesse utilizado o processo fisioterapeutico no pós operatório, Frida teria tido uma boa recuperação física.
    b)Apesar de todos os problemas e sofrimento que o cercavam, a sua vontade de viver falava mais alto, e todo aquele sofrimento passou a ser pequeno a ponto de ser superados para que seus sonhos possa vir ser realizados...A lição que eu tirei foi que nada nessa vida é impossível quando queremos e lutamos pelo nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  19. Aluna:Thais Sousa Pinto Ferreira

    A)Como mostrou no filme, o tratamento executado em Frida atualmente não é o mais adequado pois foi feito uma mobilização total, já que naquela epoca era o tratamento mais utilizado,pois com essa mobilização vem a causar varios danos ao paciente, atrofia muscular, déficit de ADM,aderência, entre outros.O que seria mais indicado era ter feito o tratamento fisioterápico logo no pós operatório, e logo depois aplicar a cinesioterapia, para evitar posteriormente danos a ela.
    B)É uma historia de vida para que você possa se espelhar nas dificuldades, nos obstáculos em tudo que Frida passou, para chegar onde ela chegou, e assim você nao desanimar com qualquer difilcudades da vida.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Thais Lima Ciríaco

    a) A fisioterapia teria sido de grande utilidade para Frida, pois poderia atuar com o objetivo de diminuir as suas dores, que eram muito intensas, e, também, minimizar as complicações de seu acidente, trabalhando ADM, força muscular, realinhamento da coluna, RPG, dentre outros recursos.
    b) Frida enfrentou muitos obstáculos ao longo de seu caminho, alguns de forma positiva, como o seu acidente, outros de forma negativa, se entregando ao álcool, ao cigarro e etc. No entanto, sua história de superação é incrível. Acho que podemos tomar como lição em sua história de vida a sua luta pelos seus ideais, sua perseverança quanto a sua arte e por fim o seu sucesso em sua profissão, naquilo que ela escolheu e o fez muito bem.

    ResponderExcluir
  23. Aluna:Juliana Cisne Rodrigues

    a)A fisioterapia deveria ter sido iniciada no pós-operatório. No filme foi observado que a Frida não teve os atendimentos necessários depois das cirurgias, ela acabou ficando muito tempo com um gesso na cama, depois da recuperação, com o decorrer dos anos, ela sentia fortes dores no corpo, por causa do acidente. Caso ela tivesse feito fisioterapia, teria uma recuperação bem mais rápida voltando à funcionalidade, e não sentiria as dores.
    b)O filme relata a história de uma mulher que mesmo com as dificuldades sempre foi muito guerreira, achei muito interessante a historia de vida dela, pois ela sempre lutou pelos seus sonhos. E no final ela foi reconhecida. Ela começou a se expressar com a arte, os seus sentimentos, as dores e as perdas. Frida pintava da maneira que melhor conseguiu a própria realidade.

    ResponderExcluir
  24. a) A intervenção da fisioterapia no período pós operatorio seria de extrema importância, pois iria acelerar sua recuperação funcional, já que o filme mostra o tempo extenso que Frida ficou imobilizada, acarretando as várias sequelas ao longo do filme, indo da marcha até os problemas respiratóros consequentes do acidente.

    b) O filme é muito interessante, pois retrata não só a história de Frida em relação ao seu dom que era a pintura, mas mostra além da arte... sua vida intimamente, suas angústias, seus vícios, uma visão totalmente diferente que valeu a pena ser vista e compreendida a forma que Frida expressava todos os seus sentimentos atraves da arte, que era a sua identidade.

    ResponderExcluir
  25. Marcela Sousa Rodrigues

    a) Ao assistir o filme fiquei me questionando como Frida após imobilização por tantos meses e pela gravidade que foi seu acidente voltou a andar, contrariando todas as condutas fisioterapêutacas atualmente aplicada,que é a mobilização no pós-operatório, exercícios respiratórios, exercícios resistidos, exercícios na água, treinamento de marcha, enfim várias condutas fisioterapêuticas para devolver a função respeitando claro o tempo a as complicações e a evolução do tratamento.

    B) Com toda dor física e problemas pessoais, Frida, com todo seu talento, direcionava esse turbilhão de sentimentos para os seus quadros, que por muitas vezes desenhados no ápice de suas dores e descontentamento, nem por isso deixavam de ser menos belos e perfeitos. Pude então resgater valores que contribuirão tanto para minha vida pessoal como profissional,sendo esses; força,coragem e determinação por maiores as dificuldades e obstáculos, não desanimando, exercendo com amor e dedicação a profissão que escolhi.

    ResponderExcluir
  26. Alba Marília

    a) A conduta mais adequada a seguir seria iniciar o tratamento logo no pós-operatório. O tratamento fisioterapeutico sendo realizado no momento certo teria melhorado, consideravelmente, seu estado e Frida não iria viver com tantas limitações.

    b) É um filme de grande lição. Frida é uma mulher muito firme, decidida e alegre mesmo convivendo com tantas dificuldades. É interessante observar sua facilidade em se expressar através da sua arte.

    ResponderExcluir
  27. a) Iniciado a fisioterapia no pós-operatório, trabalhando/fortalecendo atraves da cinesioterapia, eletroterapia
    Mas o que ocorreu foi uma IMOBILIZAÇÃO total por um longo periodo em Frida por conta de ter sofrido múltiplas fraturas com o acidente e ter realizado várias cirurgias;
    Na epoca único procedimento utilizado no qual acarretou em Frida consequências/complicações, hoje em dia sabemos que existem complicações tanto pelas fraturas como pela imobilização;
    fraturas: infecção, consolidação retardada, não consolidação, necrose avascular, consolidação viciosa, encurtamento, lesões de grandes vasos, de nervos...etc;
    imobilização: redução da capacidade funcional de todos os sistemas, contraturas, atrofia muscular, diminuição da ADM...etc;
    Assim a Fisioterapia precoce evitaria essas complicações, ajudaria no prognóstico do paciente, um retorno as AVD's.


    b) Com toda sinceridade?! Tive um pouco de receio por ter ouvido antes comentários sobre o filme Frida, que alguns companheiros de sala e amigos(as) chamavam de soFrida...pensei: deve ser um filme muito chato! Mas se parar pra pensar que nada na vida é fácil e temos que sofrer bastante pra depois termos uma lição aprendida, uma batalha vencida, então todos nós somos também soFridas! Como alguns citaram acima a vida de Frida Kahlo é bastante instigante, provocadora, de grande riqueza cultural...Sou um pouco leiga sobre arte, mas o filme em sí mostra o quanto ela retratava sua vida com suas pinturas. Era um pouco "pra frente". É sim uma história de lição de vida!

    ResponderExcluir
  28. a) Se a fisioterapia tivesse sido iniciada logo no pós-operatório, mesmo com tanta área afetada e com tantas cirurgias que ela sofreu, Frida não teria ficado tão limitada quanto ficou e não teria agravado tanto seu estado.

    b) Ela era uma mulher forte, que não se abatia nunca por qualquer que fosse a dificuldade, ao contrário, a cada "tapa" que a vida lhe dava, ela achava força, sabe-se lá aonde, para continuar vivendo (do jeito dela) e pintando. Ela precisou superar muitas dores e tentando manter um, até, bom humor.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Clarissa Baltazar Chaves Grossi Cavalcante
    a) Como naquela época a fisioterapia não era tão utilizada, fez com que Frida se recuperasse incorretamente, pois ela passou muito tempo imobilizada fazendo com que ela ficasse atrofiada, com bloqueio de amplitude articular, com dificuldade na marcha e outra série de problemas de saúde que ela teve ao longo de sua vida. Se a fisioterapia tivesse sido utilizada Frida teria se recuperado mais rápido e da maneira correta, evitando tanto de sofrimento que ela passou.
    b) O filme tenta alerta a questão dos obstáculos que a vida ás vezes nos impõe de surpresa. Fazendo muitas vezes mudarmos o nosso dia a dia por conta dessa dificuldade, mas a principal decisão a ser tomada é de nunca desistir dos seus sonhos, pois na vida sempre haverá “acidentes de ônibus” que terão que ser superados.

    ResponderExcluir
  30. Alan Vieira
    a) Após o acidente de Frida a fisioterapia poderia começa de imediato, pois sabemos que a fisioterapia atua logo após o pós-operatório, e é essencial pra uma recuperação rápida.

    b) Esse filme me mostrou que não podemos se abalar com pouca coisa. Pois Frida no mostrou que tendo muita força de vontade, poderemos conseguir e superar os obstáculos que aparece em nossa vida.

    ResponderExcluir
  31. Aluna: Arianne Pinheiro Bezerra Lemos

    a) A fisioterapia poderia ter intervido logo após a cirurgia. A terapia empregada na Frida foi uma tentativa/experiência para a melhora do seu caso. Mas nós hoje sabemos que a imobilização causa atrofia muscular, diminuição da ADM. As consequências dessa imobilização, como foi feita na Frida, em seu corpo quase todo e por um tempo muito prolongado foram prejudiciais para a paciente. O filme não foca no seu tratamento, mas pela data ocorrida pode ter havido algumas conclusões errônias da época, devido a pensamento empíricos. A busca de uma melhora fez com que ela aceitasse como verdade e acreditasse que seria a melhor opção.

    b)Mesmo diante de todas as coisas que aconteceram com Frida ela conseguiu viver com esse sofrimento e o sofrimento dela tornou-se arte, como são expressadas em suas pinturas, nesse caso a arte imitou a vida e a vida dela tornou-se arte. Mas até que ponto isso tornou-se espelho?
    A vida que ela levou foi consequencia de tudo que ela buscou, e independente das escolhas ruins Deus conseguiu extrair coisas boas, pois é assim que Ele é. Por ela não quere mudar e não reconhecer que a o estilo de vida que ela levava tornava-a mais próximas de suas pinturas, com sua dor, seu vazio, distorção de sentimentos, confusão, com aspectos de desconexão, talvez por a busca do amor, amor que nunca a completou e que em algumas de suas pinturas vistas demonstravam esse sofrimento. A luta pessoal de Frida, sua vida, pode ser enxergada na arte, para muitos uma razão de viver, como nos estudos, em um relacionamento, no trabalho, em uma religião, mas esquecemos ou desconhecemos a presença de Deus em tudo isso, quando Ele não está no centro a nossa vida entra em desordem, muitas vezes nem percebemos e nos acostumamos com o que escolhemos, e se para ela a escolhas que ela fez tem sentido de vida coube a ela viver com tudo isso. Para a minha vida isso confirma ainda mais as coisas que eu quero e o caminho que eu quero seguir.

    ResponderExcluir
  32. Maria de Fátima da Nóbrega Figueiredo
    a- Frida teve a coluna comprometida em três regiões, a perna dilacerada, o pé esmagado e a cintura pélvica fraturada. Uma barra de ferro ainda atravessou seu abdome. A fisioterapia poderia ter intervindo logo após o acidente minimizando o tempo de permanência no leito, percebi-se no filme que ela fica muito encurtada, a fisioterapia poderia ter ajudado na sua musculatura atrofiada. E com o decorre da sua via ela teve a perna direita amputada até a altura do joelho, com isso o fisioterapeuta poderia ter intervindo junto com o medico para ser usado uma prótese, há relatos que ela sentia muita dor fantasmas no coto com a fisioterapia poderia minimizar essas dores. E no final de sua vida poderia utilizar a fisioterapia respiratória para ajudar na sua pneumonia.

    b- Bom a historia de vida da Frida é muito sofrida, viveu boa parte da sua vida indo a médicos. Para experiência pessoal tiro que reclamo de mais da minha vida acho que tem gente que sofreu muito mais. Mesmo nas dificuldades ela mostrou uma força para superar suas perdas, traições, decepções, com a doença. "QUALQUER EXPERIÊNCIA QUE NOS TORTURA A ALMA,TRAZ CONSIGO A OPORTUNIDADE DE CRESCERMOS COM ELA."

    ResponderExcluir
  33. Aluna: Erica Cavalcante Rodrigues

    A)A fisioterapia poderia ter intervido no processo de recuperação da Frida logo depois do acidente, onde ela teve varias fraturas e que ficou com muitas dores como seqüela, primeiramente o que se deveria ser feito era a fisioterapia respiratória por ela ficar bastante tempo acamada, e mobilizações passivas seria importante para previnir contraturas e bloqueio articular, e se ela tivesse feito toda a fisioterapia desde o começo talvez não ficaria com tantas dores pelo corpo.

    B)O filme foi bom porque pude ver a dedicação dela a arte, pois quase em todas as senas Frida aparece pintando, e isso demonstra que não há limitações para quem realmente gosta de viver a vida. Sua primeira exposição no seu próprio país ela compareceu na sua cama pois estava debilitada e impedida de sair da cama pelo seu médico.

    ResponderExcluir
  34. Ailana de Almeida Barreto

    A) Já que ela foi mobilizada por muito tempo, e nessa época essa tecnica era muito utilizada, pois era o metodo mais utilizado, pois garantia uma melhora do paciente, mas como vimos nos dias atuais é comprovado que a mobilização total causa ao dano ao paciente: aderencia, diminuiçao de amplitude, fibrose. Para que ela tenha tido um bom exito no pos-operatorio, ter realizado a fisioterapia, como realização de mobilização passiva de ADM a conesioterapia em geral, assim tendo a diminuição das complicações.

    B)Pelo fato de ela ter passado muito tempo com o gesso no corpo, ela lutou para superar todas as dificuldades, assim devemos acreditar que para a maioria das dificuldades não devemos desanimar e sempre lutar para o bem estar dos pacientes.

    ResponderExcluir
  35. a- A intervenção deveria ser de imediato.

    b-O filme é uma lição de vida,pois é muito sofrimento,mas é muito bom o filme para se refletir e apartir daí tomar uma decisão.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  36. a) A fisioterapia já podería agir no primeiro momento, logo no pós operatório, já no leito do hospital, com mobilizações passivas das articulações não fraturadas e contrações isométricas da musculatura imobilizada para aumentar a perfusão sanguínea e amenizar as consequências de uma imoilização como trofismo muscular e aderência articular. Após a retirada do gesso continuaria com as mobilizações de todas as articulações, mais ganho de amplitude (inicialmente passivo), ganho de força muscular e treino de marcha, não esquecendo da função respiratória da paciente, onde podemos trabalhar simultaneamente com técnicas específicas.
    b)O que muito me chamou a atenção no filme foi a forma com que Frida expressava seus sentimentos e angústias em seus quadros, sua modéstia diante de suas obras e de sua postura quando passava por dificuldades, sempre se mostrando forte, mesmo estando "espedaçada". Ela era uma mulher decidida!

    ResponderExcluir
  37. A) A fisioterapia era pra ter entrado no pos operatorio.

    B) O filme conta historia de uma mulher que apesar de todos os seus problemas não perde a garra nem a esperança era uma mlr firme!
    As vezes brigamos por causas tão tolas e desistimos de muitas coisas que poderiam ser boas na nossa vida! E um filme pra refletir nos nossos atos!

    ResponderExcluir
  38. Aluna:Lislaine Oliveira


    A:Bom a fisioterapia poderia ter sido utilizada desde o pós operatorio,evitando assim problemas mais serios como as diversas sequelas que ela teve melhorando assim sua condição física.

    B:O filme narra a história de uma mulher de fibra que apesar de todos os problemas,traições ,suas limitações físicas conseguia tirar forças e viver um amor embora tão conturbado.

    ResponderExcluir
  39. a) Bem, nossa suposta paciente iniciou seu histórico de enfermidades logo após o seu acidente no ônibus. Diagnosticaram fratura da coluna, clavícula, duas costelas onde no total ela teve 11 fraturas. Um tanto complicado pra época que não disponibilizavam de recursos nem técnicas como o que podemos ver e aplicar hoje!

    O fato de ter que ficar imobilizada por tanto tempo casa atrofia muscular e óssea. Gerado pelo tempo ela provavelmente (pq não mostra no filme porem é óbvio para nos acadêmicos de fisioterapia devido o longo período paralisada) teve bloqueios articulares com diminuição de amplitude e fraqueza muscular isso fica bem claro quando ela inicia os seus novos passos. A fisioterapia iria ajudar a Frida a sai de um pois trauma com mais facilidade principalmente se tivesse iniciado logo no começo, como movimentos passivos, mobilidade articulares, eletroteparia , turbilhão pra evitar edema.. Com um acompanhamento adequando ela não teria perdido a perna. Tudo com a finalidade de que Frida retornasse suas atividades diárias o mais rápido possível!

    b) Apesar do filme ser a biografia de um artista do México de 1922. ele trais um contesto atual, não pelo fato de ter passado coisa que nunca vimos ou ouvimos falar e sim por nos mostra que uma pessoa, melhor ainda uma mulher da década de 20 poderia ser visionaria, politizada e artista. Até hoje uma mulher contemporânea com essas característica seria alvo de comentários, entanto imagino o espanto que Frida tenha causo na época.

    Posso dizer o que eu vi no filme simplesmente comungo com esses ideais, bem não sou uma comunista(mesmo acho que muitas vezes sou) porem tenho o senso de justiça e igualdade para todos muito forte. Como era discutido no filme a questão da educação para pessoas pobres. Já se tinha consciência que pra uma revolução acontecer as pessoas tem que estar ciente dos seus direito cercado de informação, relembrando também a questão de toda uma luta de filósofos, comunistas e artistas que lutarem tanto para que hoje eu possa mim expressão livremente em uma via de comunicação sem ter o menos medo de ser repreendida. Reconheço que tb daria apoio político para um pensante da nossa sociedade (como o refugio dado a um filósofo).
    Eu já tinha visto o filme mais tenho que reconhecer que fique com um no preso na garganta, tanto por ver que em todas as épocas nascem pessoas disposta a libertar a massa da ignorância, da escuridão muitas vezes ensinada pelos pais e pela sociedade hipócrita.
    A educação dada pelo pai permite Frida ser o que ela queria ser e sem culpa, mulher em busca dos prazeres da vida como: a liberdade de expressão, sexo livre pelo prazer , pela curiosidade ou pelo amor. Frida vivencia diversas experiências sem esquecer do que ela realmente acreditava , provando que um pássaro poderia amar um elefante. Viva a liberdade!!!

    ResponderExcluir
  40. a) Se na época a fisioterapia em pós operatório fosse mais conhecida como é hoje em dia teria evitado que inumeras sequelas devido a falta de assistência fisioterapeutica.

    b)O filme nos mostra que a vida nos proporciona varios obstaculos e muitas perdas, mais que só depende da força e da luta para que possamos nos levantar em cada queda e que sempre devemos sempre seguir com os sonhos que é o que nos move.

    ResponderExcluir
  41. Karla Cavalcante e Artur Frota
    a) A fisioterapia poderia ter sido realizada logo após o acidente e após a cirurgia. Se ela tivesse feito fisioterapia ela não teria perdido tanta movimentação. Como Frida passou muito tempo com o gesso e sem movimentação sofreu conseqüências de diminuição de amplitude de movimento, hipotrofia devido muito tempo com gesso e desuso.
    b) O filme traz uma grande lição de perseverança e de força de vontade. Frida em nenhum momento pensa em desistir da vida mesmo em meio a todo sofrimento. Além disso, Frida fazia o que tinha vontade e lhe fazia ficar bem. Frida utilizava sem dom, que é a arte para mostrar o seu interior, seus sentimentos. Precisamos pensar positivo mesmo em meio às dificuldades da vida, fazendo sempre aquilo que temos vontade, realizar os sonhos e aproveitar a vida da melhor forma possível. A vida não é complicada, nós é que a complicamos.

    ResponderExcluir