segunda-feira, 18 de abril de 2011

Planejamento e Gestão: Filme Ai que Vida.

Como vimos, através da abordagem do filme, mesmo que de forma caricatural, é possível perceber alguns aspectos da realidade vivida pelas populações interioranas em relação ao poder público. Desmandos, corrupção, alienação, politicagem e a ignorância colaboram para o não funciomento do SUS. Diante da análise do filme e fazendo relação com nossas discussões responda:

Imagine-se vivendo na cidade de Poço Fundo, como Fisioterapeuta do NASF:

a) Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para informar a população sobre a atuação do Fisioterapeuta?
b) Quais possibilidades de trabalho poderiam ser realizadas na cidade?
c) Quais as principais dificuldades para implementação dessas ações? 

90 comentários:

  1. Simonia Fonseca:Como se trata de uma população muito carente e sofrida,visitaria casa por casa para falar e mostrar a importãncia da Fisioterapia,tb iria abusar de propagandas através de cartazes e panfletos.Feito isso a partir do momento em que as pessoas fossem percebendo,conhecendo melhor a respeito da Fisio,acredito que surgiriam uma grande corrente em prol,com isso poderia- mos criar através de clinicas muitas oportunidades de trabalho.Dificuldades teremos sempre em que o assunto for saúde,se tratando de beneficios para a população.Mas acredito que quando existe união vencemos as dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. através de campanhas, reuniões, entre outros meios de divulgações, fazendo com que os moradores pudessem ter oportunidade para conhecer melhor o nosso trabalho, dando uma maior prioridade na parte da prevenção, onde ficaria mais fácil para se trabalhar e implementar, pois em cantos como nessa cidade, tudo é mais precário e funciona através do suporte do governo. lílian

    ResponderExcluir
  3. Para uma melhor divulgação da seriedade do trabalho do fisioterapeuta e necessário que o mesmo participe da vida da população, visitando casas, orientado, mostrando as diversas formas de atuação do fisioterapeuta. Poderíamos atuar na prevenção primaria, ajudando a população a prevenir as diversas doenças. Também seria necessário atuar junto às crianças mais carentes, planejar uma serie de cuidados com os trabalhadores rurais. Encontraremos dificuldade com relação ao reconhecimento e a necessidade da existência do fisioterapeuta dentro dos projetos.

    ResponderExcluir
  4. a)Para informar a população sobre nossa profissão poderiam ser feitas campanhas de orientação como palestras e tira dúvidas e ate mesmo o depoimento de pessoas que já foram atendidas por nós.

    b)Nessa cidade acima tudo devemos agir com a prevenção contra doenças que são causas de epidemias como a dengue e DST’s entre outras assim como a orientação com a alimentação e os cuidados de higiene pessoa. E claro podemos atuar na nossa área especificamente com atendimento domiciliar, ambulatória e hospitalar.

    c)Principalmente a falta de orientação das pessoas pois as mesma não sabem ao certo os seus direitos e quando sabem não os exigem da forma correta, colocando em cargos públicos políticos curruptos.

    ResponderExcluir
  5. A população poderia ser informada da função do fisioterapeuta atraves de campanhas educativas baseadas em um estudo de demanda populacional, onde seria abordada a atuação do fisioterapeuta nessa demanda especifica, assim como panfletagens e visitas domiciliares. Assim como já foi citado a possibilidade de trabalho deve basear-se na demanda populacional que neste caso deve envolver promoção de saude(incentivo a atividade fisica atraves de grupos populacionais), prevenção de agravos (orientações sobre assuntos como: vacinação, prevenção da dengue,doenças crônicas, entre outros) e ações curativas. As principais dificuldades encontradas devem envolver a adesão da população a novos hábitos e recursos públicos para implementação de estratégias.




    Alunas: Natália Bitar e Nathália Cordeiro
    2ºCDTARde

    ResponderExcluir
  6. Para informar a população sobre a atuação do fisioterapeuta seria através da divulgação por panfletos, cartazes, palestras, campanhas educativas e entre outras. As possibilidades de trabalho seriam com atendimento domiciliar, grupos operativos e atividades educativas em equipe promovendo a promoção, prevenção de agravos á saúde, diagnóstico e tratamento. As principais dificuldades seriam a ausência de estrutura física para dar suporte aos profissionais, a falta de recursos e também a falta de consciência da população em acolher o novo programa que eles necessitam para melhoria da qualidade de vida.
    CHARLINY MOREIRA T2CD

    ResponderExcluir
  7. Poço Fundo por ser uma cidade pequena, com uma populacao carente e sem muito acesso a informações, a divulgação seria melhor através de campanhas, palestras, reuniões que realmente chamasse a atenção de todos, e mostrasse como a Fisioterapia leva a melhoria na qualidade de vida. Para promover um reconhecimento da profissão de Fisioterapia, o ideal seria fazer visitas domiciliares, orientando no tratamento, na prevencao, no aparecimentodo e agravo de doenças que estão mais em epidemia.
    As dificuldades encontradas se devem pela ausência de informações que são dadas para a população, isso faz com que não tenha o interesse e dificulta na aplicação desses recursos.


    Alunas: Isadora Lopes e Êza Rafaella. - T2CD

    ResponderExcluir
  8. a) Estratégias do tipo informativas como propagandas, palestras e atuações da fisioterapia no sentido de prevenção.
    b) Poderiam ser realizados trabalhos de prevenção, conscientização, reabilitação, atendimentos domiciliares e nos postos de saúde.
    c) Na verdade a grande dificuldade seria a verba, em sua ausência ou má distribuição, ocasionando carência de materiais nos atendimentos e divulgações. Além disso, vê-se claramente um não reconhecimento da fisioterapia como atendimento no NASF.

    Vanessa de Oliveira Moura
    Gisele Araújo

    ResponderExcluir
  9. A)PALESTRAS EDUCATIVAS EM COLEGIOS, HOSPITAIS,POSTOS DE SAUDES E VISITAS DOMICILIARES EM COMUNIDADES DISTANTES DO CENTRO.

    B)CLINICA ESPECIALIZADA EM FISIOTEAPIA COM MATERIAS NECESSÁRIOS PARA UMA BOA MÃO DE OBRA E CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO PRA LUGARARES LONGIQUOS DO CENTRO PARA COM ISSO PODER TRATAR PACIENTES SEM CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO SEJA POR DOENÇA OU CONDIÇÕES $$ FINANCEIRAS.

    C) FALTA DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO QUE PENSA QUE TRATAMENTOS MAIS ESPECIALIZADOS COMO A FISIOTERAPIA SÃO DE RESPONSABILIDADES DE GRANDES METROPOLES E HOSPITAIS DE GRANDE PORTE POR NAO CONHECER BEM OS SEUS DIREITOS E NÃO IR ATRAS DE SABER O QUE PODE E O QUE NAO PODE.

    --LÚCIO JUNIOR E DELIJANE ARAGÃO.--

    ResponderExcluir
  10. podem ser feitas reuniões, pode usar o meio publicitario como outdoor, panfletos, asim podemos passar para a populacao como funciona a profissao do fisioterapeuta, podendo aplicar a prevencao e promocao da saude, colocando precos acessiveis devido a falta de recursos dos governantes. Sabrina

    ResponderExcluir
  11. A fisioterapia apresenta uma missão primordial, de cooperação, mediante a nova realidade de saúde que se apresenta, através da aplicação de meios terapêuticos físicos, na prevenção, eliminação ou melhora de estados patológicos do homem, na promoção e na educação em saúde.

    Verifica-se a necessidade de uma atuação ampla da rede de atenção básica, além do campo das doenças infecciosas, mas também nas áreas crônico-degenerativas e traumáticas. Para tanto, torna-se evidente a necessidade do profissional fisioterapeuta para a efetivação de um sistema de saúde universal, eqüitativo, objetivando a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a educação continuada e a participação popular.

    As estratégias devem ir além de desenvolver serviços de qualidade que atendam às necessidades dos clientes, mas também transmitir uma imagem de profissionais responsáveis, com programas que permitam a inclusão social, atendendo às demandas sociais das populações mais carentes.

    Vislumbrando a possibilidade do acesso pleno à saúde pela população, e a concretização das propostas das políticas de Saúde do país, faz-se imprescindível uma transformação radical do modelo de atenção vigente, em prol de uma concepção mais ampla de saúde, e, sobretudo, torna-se indiscutível a urgência da necessidade de capacitação efetiva dos recursos humanos para que o processo de reorganização da atenção básica em saúde, venha a tornar-se uma realidade.

    No entanto, esta conquista depende do trabalho de profissionais capacitados, que saibam dos condicionantes e determinantes do processo saúde/doença, com a compreensão que a promoção de saúde é resultante de um trabalho articulado.

    Carla Lopes Colaço

    ResponderExcluir
  12. para informar a populacão, deveria ser feito palestras, ilustrando como o fisioterapeuta atua, quais os beneficios de um tratamento fisiotérápico,e quais acometimentos podem ser tratados por nós, para que a população possa distinguir assim o papel de cada profissional na área da saúde, não confundindo a atuação de cada profissional.na cidade poderiamos trabalhar na saude coletiva visitando as comunidades, no caso de pessoas que não tem acesso aos postos. e nos postos o primeiro passo seria a questão da prevenção,para que possamos ter resultados satisfatórios com os pacientes posteriormente.as maiores dificuldades se encontra na liberação de verbas para serviços da saúde, para que possa ser realizado atividades.além de ter poucos fisioterapeutas as vezes para atender toda a cidade muitas vezes só existe 1 por cidade.

    ResponderExcluir
  13. o comentário acima foi postado por: ana clara pinheiro porto

    ResponderExcluir
  14. Para informar essa população sobre a atuação da fisioterapia, poderia ser entregue panfletos, divulgação pelas rádios da cidade, assim causando mais curiosidade nas pessoas em conhecer melhor o trabalho da fisioterapia. Daí, começar a fazer palestras, visitas nas casas dessas pessoas, orientando-as e fazendo uma prevenção primária.
    As principais dificuldades é o pouco conhecimento que a população tem em relação ao trabalho da fisioterapia, como também a verba disponível para que o trabalho seja realizado, pois muitas vezes a verba é pouco, ou então desviadas pelas autoridades da cidade.

    Acd: Stéphanie Custódio e Márcia Maria
    2CDtarde

    ResponderExcluir
  15. Poderiam ser realizadas campanhas simples e educativas para que toda a populaçao independente de classe social pudesse compreender, poderiam ser feitos até mesmo mini teatros mostrando a atuação do fisioterapeuta e a importância de um.
    Mostrar e divulgar a importância da prevenção das doenças com o auxílio governamental orientar e atuar mostrando a importancia das diversas áreas em que o fisioterapeuta pode atuar.

    Sara Teixeira Gomes

    ResponderExcluir
  16. a) Apostaria nas campanhas, divulgações no boca a boca mesmo,visitas à domicilio entre outros.
    b) Atuaria principalmente na atenção primaria,pois agindo de maneira preventiva, a longo prazo teria-se um retorno positivo.Atuação em postos de saúde e a domicilio também seria de fundamental importância.
    c)Acredito que a maior dificuldade seria financeira,nada verdade o repasse da verba sempre será uma dificuldade encontrada em nossas vidas.Com isso acarretaria à ausência de estrutura física, a falta de recursos e a falta de informações sobre a importância da fisioterapia.

    ResponderExcluir
  17. por se tratar de uma cidade pequena ,poderia ser feitas campanhas , visitas domiciliar e divulgação por meios de comunicações locais visando mostrar a população a importância da fisioterapia para o bem estar do corpo, na prevenção de doenças a na boa qualidade de vida .
    Mirtes Emanuela

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. a) Acredito que com campanhas educativas,palestras,visitas domiciliares,ou seja, levar informações sobre a profissão em geral...o que ela oferece,no que ela pode ajudar, informar que ela existe, porque muitas vezes em regiões pequenas como essa a população nem sabe o que é fisioterapia...
    b) Orientações como previnir ou conviver doenças cronicas preexistentes, melhorando a qualidade de vida de todos,orientações posturais geral,atendimento ao idoso,em geral focar na ação preventiva...
    c) Na minha visão acho que a maior dificuldade é o apoio governamental, pois a corrupção é muito grande principalmente em cidades pequenas como essas....É dificil quem ta na liderança acreditar e apoiar um trabalho visando a total favorecimento da população...sem que com isso possa trazer retorno financeiros para eles.

    Ass: Camila Cristine

    ResponderExcluir
  20. A fisioterapia tem crescido a cada dia, em todos os lugares já se esculta sobre os benefícios da fisioterapia.
    A) Deve ser realizado palestras, campanhas de orientação,visitas à domicilio, divulgação nos meios de comunicação entre outros.
    B)Devemos agir na atenção primária sempre realizado orientações e mostrando a função da fisioterapia nas diferentes áreas. O trabalho deve ser feito em postos de saúde, hospitais e nas casas durante as visitas domiciliares a fisioterapeuta deve acompanhar a equipe multidisciplinar.
    C)Os políticos na na maiorias das vezes não disponibilizam a verba para fazer as campanhas, montar a estrutura necessária e falta profissionais que lutem pera o crescimento da fisioterapia.

    Aluna: Eneile Alves de Araújo /6AB-manhã

    ResponderExcluir
  21. 1) A estratégia deve ser dentro do âmbito profissional deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto no nível social e cultural; pois no poço profundo é uma população interiorana com corrupção política, e principalmente com alienação. O fisioterapeuta deve assegurar que sua pratica seja realizada de forma integrada e continua com a população, sendo capaz de pensar criticamente de analisar os problemas da sociedade e procurar soluções com a realidade de poço fundo. A atuação do fisioterapeuta é realizar seus serviços dentro dos padrões de qualidade dos princípios da ética e bioética.
    2) O trabalho a ser realizado no poço fundo são os incessantes debates coletivos sobre alguns temas, como descentralização, universalidade do atendimento, ações integradas na saúde.
    3) As principais dificuldades da implementação em poço fundo é o conhecimentos dos seus direitos, e condições dignas de vida, para garantir a integralidade de assistência, de ações e serviços preventivos e curativos. O poço fundo é uma cidade politicagem, corrupta, e de alienação, seguida de ignorância, do qual deixa de lutar pela qualidade do SUS.

    Daci Rocha Nogueira

    ResponderExcluir
  22. A)O Fisioterapeuta deve suprir a demanda de toda a comunidade,já que se trata de uma cidade “ carente” de tudo,abordagens domiciliares,acolhimento,atendimentos individuais.E quebrar a visão das pessoas que Fisioterapia é uma prática reabilitadora,quando também é preventiva.
    B)Trabalhos preventivos, conscientizando a população, nos postos de saúde e nas comunidades.
    C)Sem dúvidas a corrupção na cidade. Sem verba fica impossível trabalhar bem.As pessoas má orientadas e acostumadas não lutam pelos seus direitos nem sabem exigi-los ,colocando gente má intencionada no poder.

    MILENA FELIX CAVALCANTE.TURMA 33M6AB

    ResponderExcluir
  23. O que poderia ser realizado eim uma cidade como essa para explicar e orientar a população a respeito da importancia da fisioterapia seria primeiro fazer uma visita domiciliar para saber a necessidade de cada um promovendo assim um esclarecimento do que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dessa pessoas,alem disso tambem poderia ser realizado palestras educativas e preventivas.
    Nessa cidade poderia ser realizado trabalhos em grupo,individual englobando a prevenção e o tratamento curativo, adaptando as condições dessa população. As dificuldades seriam muitas por se tratar de uma população tão leiga a respeito do que é saude como essa e que muitas vezes não sabe o que é fisioterapia, pois para eles só existe o medico e o enfermeiro.

    MIKAELLE SINDEAUX - 2CDT

    ResponderExcluir
  24. A mídia poderia ser usada pra levar a informação à população quanto a atuação do fisioterapeuta por meio de campanhas e orientações em escolas, praças e outros locais. O fisioterapeuta deve atuar informando, orientando, tratando e prevenindo em todos os níveis de atenção. O que dificulta esse tipo de ação é a falta de uma política séria,principalmente quando o assunto é saúde pública.

    Ellis Isadora C.B.M.F Lima - 6ABM

    ResponderExcluir
  25. Orientar os gestores na melhoria da gestão
    do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar para
    tratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  26. Orientar os gestores na melhoria da gestão
    do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar para
    tratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  27. Orientar os gestores na melhoria da gestão
    do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar para
    tratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  28. Orientar os gestores na melhoria da gestão
    do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar para
    tratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  29. Orientar os gestores na melhoria da gestão
    do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar para
    tratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  30. Orientar os gestores na melhoria da gestão do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar paratratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  31. Orientar os gestores na melhoria da gestão do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar paratratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  32. Orientar os gestores na melhoria da gestão do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar paratratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  33. Orientar os gestores na melhoria da gestão do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar paratratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  34. Orientar os gestores na melhoria da gestão do SUS, oferecendo subsídios para:
    Análise das necessidades da população, e ofertar uma a rede de serviços assistenciais. Cuidados com atenção básica. Mais investimentos no PSF, saneamento básico, educação, nas escolas dar noções basicas de saude e prevenção de doenças, além de equipar os postos de saúde e que o funcionamento seja eficiente com uma equipe multidisciplinar paratratar da população. E principalmente dar ênfase e informar a população nas escolas, postos hospitais em feiras, sobre a atuação as atribuições do fisioterapeuta, mostrando que o fisioterapeuta não só reabilita, mas também previne orienta e tem varias funções.
    As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;
    "Expertise" (domínio do conhecimento) dos temas e do processo de comunicação.
    Dificuldades:
    Desgaste do MS junto à população;
    Organização deficiente das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios em relação a educação em saúde;
    Falta de consciência dos profissionais de saúde, principalmente dos médicos;
    Sociedades Científicas e profissionais despreparadas para trabalhar nesta parceria.
    Elaboração do Planejamento e da Programação Integrada (PPI)
    Adequação dos serviços já existentes e contratação de novos serviços.
    Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços prestados.
    Facilidades:
    Disponibilidade de dados epidemiológicos;
    Decisão política de priorizar o Programa;
    Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas;
    Existência de material produzido;
    Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.
    Dificuldades:
    Ausência de equipe especializada;
    Baixa credibilidade da proposta;
    Pouca agilidade administrativa e gerencial;
    Ausência de alguns meios de comunicação e de facilidades de equipamento;
    Conflitos de abrangência com a ASCOM;
    Fontes de financiamento do MS;
    Descontinuidade administrativa.
    Sempre que vai ser implantado um projeto de saúde, um trabalho sobre a atuação de algum profissional de saúde e promover ações básicas de saúde.

    Ticianna Nunes AB-Manha

    ResponderExcluir
  35. a)Como se trata de uma cidade pequena do interior com uma população carente, e sem acesso a informação e a tecnologia faria uma divulgação através da rádio comunitária, ações na praça da cidade e palestra com as lideres comunitárias.
    b)Na atenção primaria, secundaria e terciaria.
    c)A maior dificuldade seria a corrupção, as pessoas da cidade eram acomodadas como em muitas cidades do interior, porem existe pessoas ali capazes de mudar qualquer situação e isso é um incentivo pois dificuldades existem.

    ResponderExcluir
  36. THAIS GURGEL PEGADO
    M6AB


    a) A principal estratégia para divulgar a atuação da fisioterapia e sua importancia seria atraves de explanações a cerca da utilização, resultados demostrativos atraves de casos clinicos e dinamicas podendo ser realizadas em praça publica, ja que é o grande atrativo em cidades interioranas. Distribuição de panfletos ilustrativos e explicativos.

    b)Todos os tipos de intervenção, correlacionando com a questão anterior, sugiro que as explicações sejam voltadas ao ambito de atenção primaria como forma preventiva e de conscientização. Daí desenvolvemos todos os outros meios de tratamento em postos, domicilios, dias integrativos e recreativos em ambientes publicos...

    c) A falta de conhecimento é uma dificuldade pertinente pois a comunidade de poço fundo, como exemplo, só tem conhecimento de dois profissionais da sáude que é o medico e enfermeiro. A falta de recurso e de distribuição de renda também é um agravante, porém na minha opinião o que mais afeta é a falta de informação dos politicos por nao terem noção da importancia do nosso serviço e da população como um todo por desconhecer os benefícios!

    ResponderExcluir
  37. este filme e muito bom pela comedia, os personagens, agora para a realidade é uma tristeza faltar profissionais da area da saude,por se tratar de uma cidade carente pode ser abordadas visitas domiciliares,acolhimento,atendimentos individuais para a populacao ver que nos podemmos previr que nos nao somos reabilitadores.
    B)Trabalhos preventivos,aplicar a promocao da saude, conscientizando a população do que tem direito.
    C)a corrupção na cidade dar vergonha, ganhar em cima de quem morrem?. a falta verba fica impossível trabalhar bem e a corrupcao do outro lado nao sobre nada para o bem estar da populacao. Sabrina Diogenes

    ResponderExcluir
  38. A)Desenvolver açoes que com intuito de divulgar a importancia da Fisioterapia, quando ela deve ser utilizada,e etc, visitando casas, escolas, centros de lazer, dentre outros locais.

    B)Podem ser realizadas atividades em grupo, demonstrando o que é a Fisioterapia, promovendo o bem-estar da populaçao, e integrando moradores e Fisioterapeutas.

    C)Dentre as inumeras dificuldades existentes, cito a falta de interesse dos representantes politicos em disponibilizar recursos financeiros e formar um programa adequado para realizar tais açoes, assim como a falta de interesse por parte por parte dos proprios profissionais da area, que nao querem abondonr o conforto de suas casas para promover tais açoes em cidades interioranas.

    ALUNA- LIVIA CIDRAO CAVALCANTE
    TURMA- SEGUNDA AB-TARDE

    ResponderExcluir
  39. A- As informações seria através de palestras para sociedade panfletos e propagandas no radio.

    B- As possibilidades são prevenção, promoção da saúde, com um bom atendimento com os pacientes mostrando pra eles o que é a fisioterapia.

    C- As maiores dificuldades ea ser a falta de verbas para saúde que saõ desviadas e sem falar da falta de informação da poplação.que não tem como ir atraz de seus direitos.

    Edsoneide Marques

    ResponderExcluir
  40. Em primeiro lugar a fisioterapia deve ser divulgada a essa população em formas de campanhas, que mostrem a elas sua importancia e sua vasta área de atuação.

    Trabalhar com a prevenção de doenças é uma maneira de resolver grande parte do problema da saúde pública, implantando campanhas regulares.

    A principal dificuldade é sem duvida a falta do financiamento para que tudo isso possa dar certo.

    Germana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  41. a) Através de panfletos, palestras, propagandas no radio e televisão.
    b) Atuação da fisioterapia na comunidade, nos hospitais e em clinicas e consultórios agindo da promoção ate a reabilitação.
    c) A politicagem, a falta de verba e afalta do conhecimento da população para procura o serviço.
    David Firmeza da Costa

    ResponderExcluir
  42. Não assisti o filme mais gostaria de dar minha opnião sobre como funciona a saúde no interior.

    a)Acredito que o melhor jeito de abrir os olhos da população para a fisioterapia e o quanto ela é importante é promover oficinas e palestra além de conhecer a comunidade que se vai trabalhar, procurar conversar com as pessoas afim de saber o que se necessita , o que está faltando, o que pode ser melhorado, acredito que esse seja uma forma de criar uma relação de confiança entre população e profissional
    b)A fisioterapia poderia atuar tanto na reabilitação nos hospitais da rede municipal , como atuar na promoção da saúde com grupo de idosos, ir nas escolas para fazer um trabalho de educação postural por exemplo e poder levar mais conforto a pacientes que não tem nem condições de sair de casa atendendo em domicilio, além de poder aconcelhar sobre outros assuntos como a alimentação ou indicar ao profissional responsável para que ele possa fazer esse atendimento.
    c)Acredito que a maior dificuldade para implantação seja mais político, pelo fato de prefeitos não quererem tirar dinheiro para o pagamento de profissionais e melhorar a saúde da cidade pelo fato desse dinheiro já ter outro destino que não é a melhoria do municipio com toda certeza.

    ResponderExcluir
  43. Para a população conhecer melhor os benefícios da fisioterapia poderíamos fazer uma campanha divulgando nossa atuação tanto na prevenção quanto na promoção da saúde, através de panfletos, propagandas, palestras. Há várias possibilidades de trabalho na área da fisioterapia como na comunidade atuando na prevenção e na promoção á saúde, nos hospitais diagnosticando e reabilitando, dentre outras. A maior dificuldade que podemos encontrar é o desconhecimento da profissão, mas com um trabalho de divulgação bem feito isso será superado.

    Rosana Abreu Batalha- T2CD

    ResponderExcluir
  44. a- Para a população ficar mais atenta ao que se refere realmente a fisioterapia, poderia usar a distribuição de panfletos explicativos e o rádio por ser um meio de comunicação rápido e direto, poderia também usar as rodas feitas em praças do interior para falar sobre o assunto.
    b - nos postos de saúde e coma própria comunidade usando grupos específicos para uma abordagem coletiva entre cada grupo.
    c- Infelizmente convivemos com uma política corrupta que não se preocupa no bem estar da população e sim no que pode ter em vantagens e benefícios para os seus, a população é na verdade um mal necessário para eles pois em nada mudam o que vem acontecendo em anos, em contra partida temos pessoas praticamente conformadas com os impostos altos e a falta de retorno do mesmo no que deveria receber com isso, a fisioterapia tem tudo pra se tornar uma classe respeitada e confiável pela população cabe aos profissionais agirem de forma eficaz e unida tornando uma classe forte e essencial na reabilitação de uma população, não tendo que ficar a sombra de um médico e sim trabalhar junto com ele.

    ResponderExcluir
  45. No filme mostra um lugar carente onde as pessoas que ali se encontra precisa de muita coisa para viver bem.
    O fisio deve pesquisar sobre o problema da população se informando em um questionário destribuido entre as pessoas.Assim poderia depois ir nas casas das familias tentando ajudar e ao mesmo tempo explicando o que a fisioterapia poderia ajudar com cada um ali encontrado.
    Depois de manter esse contato com a população e ter um vinculo de confiança, deve fazer reuniões,campanhas e panfletos.Grande vai ser a dificuldade do fio com a população pois o desconhecido é ignorado.

    ResponderExcluir
  46. *A melhor forma de apresentar as vantagens da Fisioterapia à população, são palestras e campanhas onde mostrem os pontos positivos de se ter um atendimento fisioterapêutico, não só no aspecto da reabilitação, mas também de prevenção.

    *Trabalhos comunitarios, agindo direto com a comunidade, integrando os moradores e agindo principalmente na prevenção, orientando e reabilitando.

    *A falta do financiamento seria talvez uma das grandes dificudades , pois como em qualquer campanha necessita de fundos para funcionar, também a falta do conhecimento da populção acaba criando uma barreira entre a Fisioterpia e a comunidade.

    Germana Ivina Vasconcelos

    ResponderExcluir
  47. As estratégias, enquanto fisioterapeuta do NASF, devem basear-se em todos os níveis de atenção à saúde, englobando medidas de prevenção, prioritariamente (já que isso reduziria, de modo significativo, a maioria dos problemas enfrentados nessa população), de promoção (nessa medida, deve-se ter cuidado em desenvolver um elo muito grande com a educação, pois é necessário que a comunidade desenvolva pensamento crítico – saia da alienação - e passe adiante o que lhe for proposto para uma melhoria geral) e reabilitação.

    Quanto ao trabalho desempenhado, pode ser o de promover palestras, campanhas, ações coletivas que possam aproximar a comunidade dos assuntos relevantes na área da saúde, não apenas sobre processo saúde/doença, mas também alguns princípios como o da descentralização política e integralidade – este, como forma também de lhes apresentar as funções de outros profissionais existentes além de médicos e enfermeiros, que lhes vão tratar dentro do contexto biopsicosocial.

    Uma população alienada pela política corrupta desenvolvida, a falta de interesse dos governantes em esclarecer os direitos dessas pessoas e o comodismo delas associam-se à dificuldade de implementação dessas medidas.

    Aline Gomes

    ResponderExcluir
  48. A) PODERIA SER DISTRIBUIDO PANFLETOS INFORMANDO O QUE É A FISIOTERAPIA, A SUA ATUAÇÃO E BENEFICIOS, FAZER PALESTRAS E UM DIA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL INTERAGINDO COM OUTRO PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
    b)A POPULAÇÃO EM QUESTÃO É MUITO CARENTE E POUCO INFORMADA PODERIA SER FEITO UM TRABLHO DE INFORMAÇÃO, PREVENÇAO DE DOENÇAS VISANDO O ESCLARECIMENTO DESSA POPULAÇÃO.
    c) AS AUTORIDADES DA CIDADE VISAM O LUCRO E NÃO A MELHORIA O LOCAL SENDO ESSE O MAIOR OBSTÁCULO A ENFRENTAR.
    REBECA ELAINE 2ABT

    ResponderExcluir
  49. A) Através de visitas domiciliares, entrega de panfletos, anúncios na rádio local, atividades para integração.

    B) Informar a população sobre o que é a fisioterapia, a sua importância,através de uma linguagem popular. Trabalhar com a prevenção.

    C) Os obstáculos seriam as autoridades da cidade e a própria população por ter medo.

    RAFAELA LOBO ROCHA
    6ABM

    ResponderExcluir
  50. A)Seriam através de panfletos e demonstrações.Por se trata de uma cidade do interior e ser pequena,na praça principal,montava um toldo com apresentação de fisioterapeutas,como se fosse uma ação social.Incluindo outros profissionais da área de saúde.


    B)Principalmente,teriam que consertar oposto de saúde.Pois,mostra no filme não esta funcionando.O trabalho dos fisioterapeutas poderiam ser realizado no posto de saúde,mas também poderia ser realizado numa clínica,afinal,seria uma forma de atender descentemente a população.



    C)As dificuldade seria a disponibilidade de verbas vinda da prefeitura,que infelizmente o orçamento não disponibiliza.Além do fornecimento de verbas do governo federal é definida anual.Se a proposta demorar para ser formulada pode atrasar ainda mais.

    Raquel Uchôa Lobo
    6 MAB

    ResponderExcluir
  51. Bom, deveriam ser atraves de panfletos, carros de som,anuncios em radios, visitas em casas.Deveriam informar o grande papel e objetivo da fisioterapia.A grande dificuldade é o apoio governamental pois a corrupção toma conta é muito comum principalmente em cidades pequenas como essa.ALANNA VIANA 6 AB-M

    ResponderExcluir
  52. Postagem de :GIDEANE PRISCILA
    a)atraves de campanhas,de projetos nas comunidades para a populaçao conhecer melhor e mais a fundo o nosso trabalho,e tambem com palestras.
    b)poderiam ser realizados trabalhos de prevenção,conscientizaçao,e reabilitaçao;
    c)a falta de orientação as pessoas,a falta de divulgaçoes e falta de verba.

    ResponderExcluir
  53. Para a divulgação da fisioterapia poderiam ser feitas palestras, mesa redonda, campanhas de saúde. No que diz respeito as possibilidades de trabalho devem ser primeiramente lavantamentos das principais necessidades da cidade. Como por exemplo saúde do tralhador, planejamento familiar, educação sexual, prevenção de acidentes de trabalho, enfim a inúmeras coisas a serem trabalhadas com a população. As principais dificuldades a serem enfrentadas na implementação das ações de saúde seria o total desinteresse da prefeitura virgente em financiar essas ações, pois podemos ver no filme a desonestidade do poder público brasileiro retratado na realidade de uma pequena cidade.

    FLORINDA FREIRE MORO 6ABM

    ResponderExcluir
  54. Deveriam utilizar as midias sociais, panfletos, carros de som,anuncios em radios, visitas em casas, .Deveriam informar o grande papel e objetivo da fisioterapia.A grande dificuldade é o apoio governamental pois a corrupção toma conta é muito comum principalmente em cidades pequenas como essa.

    ResponderExcluir
  55. a)A parti de programas informativos,projetos,debates,palestras,campanhas.

    b) Trabalho em posto de saúde,clinicas e hospitais,além disso domiciliar.No filme a saúde é 0 isso é um absurdo,ou seja temos que lutar pelos nossos direitos.

    c) Os políticos com tanta corrupção não ajudam mais ainda a saúde,e com isso a população não acredita em uma boa saúde,assim nós mesmo desvalorizamos nossa saúde que já não é boa.

    Paula Nayara e Idellannia Mayara T2CD

    ResponderExcluir
  56. A: Devem ser feitas palestras, visitas aos moradores, já que é uma cidade pequena para informar a população.

    B:O trabalho pode ser feito domiciliar, projetos para os agricultores da região, as crianças, programas de prevenção de doenças, atraves de palestras. Também podemos atuar no ambulatorial nos postos de saúde..

    C: A principal dificuldade é a falta de dinheiro e infra-estrutura para a implementação de certos programas. E também da má escolha da votação para os cargos do governo..

    ANA GISELLE RÊGO CASTRO ALVES
    6ABM

    ResponderExcluir
  57. Poderia ser feito campanhas para mostra para as pessoas a atuação da fisioterapia,como é importante a promoção e a prevenção da saúde fazendo palestras para falar um pouco da nossa profissão.No caso teria que conversa com os prefeitos pra ver os recursos pois a verba da saude ninguem sabe pra onde vai e acaba que ninguem se importa de ir atras.

    Andreza Pimentel Fernandes

    ResponderExcluir
  58. Para informar para a população a atuação do Fisioterapeuta, seria feito uma manifestação para levar a população o que o Fisioterapeuta pode fazer para melhorar sua saúde, distribuição de panfletos, dando informações para a população quanto aos benefícios a sua saúde o tratamento fisioterápico. Seria feito um estudo para saber quais são as principais necessidades da população, depois desse levantamento ai sim realizar trabalho preventivos, e orientação quanto aos cuidados fundamentais para a sua saúde. As principais dificuldades para essa implementação, seria as verbas que muitas vezes não são suficientes para a realização dos serviços e também sendo desviadas para outros fins e que ninguem sabe pra onde vai o dinheiro destinada a saúde publica.

    Marília Cavalcante e Max Taylor 6AB M

    ResponderExcluir
  59. A)A informação é muito importante, para isso seria importante investir em palestras, campanhas e informar a população as diversas áreas que a fisioterapia atua.
    B)O fisioterapeuta poderia atuar na prevenção e no tratamento. Em ambiente hospitalar, domiciliar e ambulatorial.
    C)Acredito que a principal dificuldade é a estrutura dos postos e hospitais e também dos governantes que não se preocupam em se esforçar nem um pouco para possibilitar ao povo de sua cidade uma melhor forma de tratar e prevenir doenças.
    Ellen Correia Fernandes M6AB

    ResponderExcluir
  60. POSTADO POR: HERMANO GURGEL - 6ABM

    1) A estratégia deve ser desenvolver ações de prevenção, promoção da saúde A cidade é uma população interiorana com corrupção política, e principalmente com alienação. O fisioterapeuta deve assegurar que sua pratica seja realizada de forma integrada com a população. A atuação do fisioterapeuta é realizar seus serviços da bioética, acima de tudo.


    2) O trabalho a ser realizado no poço fundo são temas como descentralização, universalidade, ações comunitárias.

    3) As principais dificuldades da implementação em poço fundo é o conhecimentos dos seus direitos, e condições dignas de vida. O poço fundo é uma cidade politicagem e corrupta do qual o SUS fica “esquecido”.

    POSTADO POR: HERMANO GURGEL - 6ABM

    ResponderExcluir
  61. Poderia ser utilizados planfletos esclarecendo como a atuação da fisioterapia e também divulgação em alguma rádio local.O fisioterapeuta poderia utilizar trabalho de prevenção da saúde e trabalhar na reabilitação das pessoas necessitadas de tratamento, as dioficuldades seriam covencer as autoriades do local a importância da fisioterapia.

    ResponderExcluir
  62. -> Desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde da população, procurando mantê-la assistida com o máximo de capacidade funcional e independência física. O fisioterapeuta atuará na promoção e proteção da saúde, prevenindo e reabilitando em níveis individual e coletivo e na melhoria da qualidade e resolutividade da Atenção Básica.
    Somos profissionais que buscamos uma harmonia que vai além do corpo (físico), mas de todo um convívio social, com estratégias e ações sólidas, que no futuro não muito distante, darão doces e bons frutos.


    Propostas:
    • Grupo de Lombalgia: O Grupo de Lombalgia prestará assistência fisioterapêutica coletiva, atendendo pacientes com quadro crônico, possibilitando o compartilhamento da vivência dos pacientes perante quadro de dor, buscando difundir conhecimentos e uso de recursos simples. Estimula a conscientização da necessidade da atividade física e de auto-cuidados.
    • Programa de Órteses, Próteses e Dispositivos para Deslocamento: O Programa de Órteses, Próteses e Dispositivos para Deslocamento oferta, para os pacientes crônicos, aparelhos e dispositivos que irão melhorar suas Atividades de Vida Diária (AVD), possibilitando maior independência e integração social.
    • Atividade Física Continuada: A Atividade Física Continuada será ofertada para toda a comunidade, buscando difundir a prevenção e promoção da saúde, além de atuar no quadro de dor, através de exercícios e uso de recursos fisioterapêuticos.
    • Programa de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase: O Programa de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase irá minimizar as seqüelas existentes e evitará seqüelas decorrentes da hanseníase, conscientizando o paciente sobre os auto-cuidados necessários, evitando contraturas, deformidades, reabsorções ósseas e comprometimentos neuromotores.
    • Fisioterapia nas escolas: Realização de palestras, abordando temas atuais, como educação postural, podendo está pesando as mochilas das crianças e adolescentes nas escolas. As mochilas não deverão ultrapassar 10% do peso corporal do aluno. Além de dores musculares o excesso de peso das mochilas ocasiona lesões e uma má postura, sem contar que o peso que muitas crianças carregam traz patologias que com o passar dos anos tornam-se difíceis de tratar. Os alunos também serão orientados sobre a maneira correta de carregar as mochilas e livros.


    Existirá os pontos críticos que dificultarão a atuação do Fisioterapeuta na equipe do NASF, como:
    –a formação assistencialista, que dificulta o acolhimento e a organização das ações;
    –o desconhecimento de território como ambiente vivo e com fatores sociais e culturais agregados;
    –dificuldade de identificação de grupos de risco através de levantamentos epidemiológicos.

    ResponderExcluir
  63. Como foi visto no filme de forma caricatural, porem não deixando de ser a realidade do que acontece de fato, a cidade de Poço Fundo é bem necessitada como a maioria dos interiores do nosso país. Dessa forma o papel do fisioterapeuta seria o de prevenção e promoção da saúde, seria necessario que fosse em cada casa divulgando o papel do fisioterapeuta para saúde, poderia ser realizado tambem divulgação na praça, pois é o local mais movimentado dos interiores e poderia ser distribuidos panfletos explicando o tipo que tipo de serviços são realizados pela fisioterapia. Porem tera tambem as dificuldades como os proprios politicos que visam apenas ganhar votos para bem estar proprio e tambem a falta de conhecimento da maioria das pessoas que vivem nesses lugares.

    ResponderExcluir
  64. Poderá ser realizado um trabalho através de campanhas, reuniões,palestras, fazendo o papel de prevenção na atenção primaria, pois nessa cidade e em muitas cidades do interior, tudo é mais precário e funciona de forma banalizada pelos politicos autoridades.O fisioterapeuta deverá atuar como profissional tambem na parte de higiene,prevenção contra doenças, epidemias e informação e concientização de cuidados basicos. As maiores dificuldades será o descaso dos politicos.

    ResponderExcluir
  65. A melhor maneira seria realizar trabalhos através de palestras, campanhas de esclarecimento, ir visita-lás em casa para explicar o que a fisioterapia e para serve. Nós poderiamos atuar na prevenção e promoção da saúde dessa população. as maiores dificuldades seria a falta de informação das pessoas. Andréa de Morais Pinheiro

    ResponderExcluir
  66. a) Atraves de campanhas, cartazes, panfletos informando e explicando a importancia do fisioterapeuta na vida das pessoas.
    b) Mostrando a importancia e acoes que a fisioterapia pode fazer para melhorar a saude na população, a população iria querer e buscar o atendimento da fisioterapia para que haja uma melhora na sua saúde. Eles buscam por aquilo que sabem da existencia.
    c) As principais dificuldades sera de fazer com que os lideres politicos vejam que é nescessario e de grande importacia a presença de um fisioterapeuta na cidade para melhorar a saúde de sua população e para isso é preciso de um lider serio e intrego que procure e queira de verdade a melhoria de sua cidade.


    Aluna: Anderlany Cláudia Lima Mota
    horário: SEXTA AB-MANHA

    ResponderExcluir
  67. a cidade em questão tem como população pessoas muito carentes e na grande maioria sem muito estudo ou instrução , portanto a divulgação da profissão deveria ser feita em primeiro lugar de uma forma que a linguagem usada fosse bem acessível e de bom entendimento, poderiam ser colocados telas com projetores nas ruas a noite com depoimentos de profissionais e pacientes sobre o que a fisioterapia fez em suas vidas, alem da distribuição de planfetos e visitas nas casas das pessoas. é necessario que eles sintam confiança nos profissionais que virão a atende-los e tambem ter noção sobre a importância e função da fisioterapia na prevençao e na cura das enfremidades. sendo assim nossa atuação seria não apenas curativa mais também preventiva. as dificuldades encontradas talvez seria a falta de recursos necessarios para um bom desenvolvimento de nosso trabalho, e nós sabemos que em cidades de dificil acesso ou distantes da capital isso é muito comum.

    ResponderExcluir
  68. Como observado no próprio filme, a cidade é carente de conhecimentos mais aprofundados sobre a saúde, sem contar com o desvio de verba o que torna a cidade mais precária ainda em relação a saúde. Poderia ser feito campanhas associadas com a política, como visto a cidade gira em torno da política, pode ser feito panfletagem sobre a importância da fisioterapia e da prevenção da saúde, além de campanhas educativas com trabalhos sociais, brincadeiras e pode ser utilizada também a rádio da cidade. Tudo isto mostrando a importância da promoção e prevenção da saúde e buscando mostrar a importância da Fisioterapia para os moradores da cidade.
    Thycianne Bezerra Lima 6AB-M

    ResponderExcluir
  69. Observando a realidade da cidade Poço Fundo, percebe-se que umas das principais dificuldades seria o desconhecimento, pouca informação e mesmo desconfiança sobre a profissão, pois grande parte das cidades deste porte, não oferece tantos profissionais especializados, isto quando possui alguns poucos. Neste cenário, poderiam ser realizadas: apresentações em escolas, feiras de ciências, exibição de banners informativos em locais de grande movimentação, nos postos de saúde/hospital e entrevistas em programas de rádio, de forma a apresentar as atividades realizadas pelo fisoterapeuta. Também seria muito interessante a formação de um grupo de pacientes para tratamento, com o objetivo de acompanhar, registrar e divulgar a evolução destes pacientes, para posteriomente usá-los como "casos de sucesso", visando fortalecer/construir a confiança no trabalho executado pelo fisoterapeuta.

    Manoela Praciano Cysne
    Segunda-Feira CD Tarde

    ResponderExcluir
  70. Esse é um dos vários problemas enfrentados por todos os profissionais de Fisioterapia, cerca de 60% da população não tem conhecimento da importância da atuação desse profissional em suas vidas. Infelizmente não é só uma realidade da cidade citada no filme. Uma maneira para combatermos, seriam através de medidas junto com as autoridades como governo federal , estadual e prefeituras para valorização dos profissionais e importância desses mesmos na vida de cada cidadão. A divulgação seria através da mídia, visitas, panfletos e conscientização sobre todas nossas áreas de atuação

    ResponderExcluir
  71. Ao trabalhar em uma comunidade como a cidade de Poço Fundo, precisamos fazer parte da mesma, ou seja, conhecer as pessoas, seus costumes, valores; como também nos fazer conhecidos. Precisamos deixar claro o nosso papel como profissional de saúde, que trabalha embasado na ética e que busca promover a saúde das pessoas da região independente de opção partidária.
    Existem algumas possibilidades para a atuação do fisioterapeuta em uma pequena cidade, dependerá se ele dispõe de recursos para montar uma clínica onde pode oferecer atendimento particularou através de convênios com planos de saúde e prefeitura local. Como também elaborar projetos a serem executados em parceria com a prefeitura local, promovendo a saúde da comunidade, realizando campanhas educativas, estimulando o cuidado preventivo da saúde de grupos específicos como gestante, idosos, hipertensos, diabéticos, etc..
    São várias as dificuldade para a implementação dessas ações, a primeira seria conseguir identificar qual a real necessidade da comunidade e estar capacitado para supri-la, a segunda seria “vender a idéia” e conseguir o apoio das autoridades locais e da comunidade como um todo.

    Alunas: Lucijane Sampaio, Roseane Almeida
    Turma: T2CD

    ResponderExcluir
  72. a) As Estratégias seria com palestras , propagandas , folhetos informativo, visita porta a porta por se tratar de uma cidade pequena , etc, contendo as atuações da fisioterapia no sentido de prevenção.
    b) Faria trabalhos de conscientização da importância da prevenção, reabilitação, atendimentos no hospital , posto de saúde a domicilio .
    c) A falta de verba seria a grande dificuldade de implementação dessas ações ( sem o repasse da verba pelos governantes ) com isso a escassez de materiais , medicamentos , o espaço físico, etc, fica tudo comprometido.

    ResponderExcluir
  73. A melhor estratégia é realizar reuniões, palestras e visitas domiciliares. Assim ganharia mais confiança, e por se tratar de uma população bem carente, panfletos não iria atingir todos pela maioria de analfabetos na cidade. Essas reuniões iriam ressaltar a importância do fisioterapeuta. Pois muito mais que recuperar a saúde ou combater a doença, o fisioterapeuta também tem a responsabilidade social de promover as condições e os meios para que a saúde floresça na população.
    A maior dificuldade seria conscientizar as autoridades politicas sobre a importância do nosso trabalho que iria repercutir em grandes benefícios como a prevenção de várias patologias, desafogando assim as emergências. O ruim e convence-los a pagar por nossos serviços.
    Iara Campelo
    Turma: Sexta AB Manhã

    ResponderExcluir
  74. Estrategias de divulgação nas casas das pessoas,percebendo quais as necessidades daquela comunidade.Promover um dia no mês com atendimentos gratuitos em algum lugar publico como escolas , para divulgação e orientacão sobre os beneficios da fisioterapia.Sabendo que a principio a comunidade pode não aceitar rapidamente a fisioterapia por não conhecer,dificuldades de locomoção ate os centros para tratamento e principalmente a falta de verba que poderiam dificultar os projetos no inicio.

    ResponderExcluir
  75. Podemos notar no filme uma população pequena e carente e sem acesso a informações, conseqüentemente a saúde precária e ocorrendo casos de mortes evitáveis. Poderia se desenvolvido trabalhos junto a população como palestras nas escolas, nos postos e visita domiciliares.
    O trabalho deve começar pela atenção primária lutando assim pela descentralização e acesso a saúde desde atenção primária até terciária com serviço de qualidade.
    Muitas vezes a situação se encontra assim por que as populações não conhecem seus direitos para lutarem por eles e também dificuldade financeira e ainda acontecem os desvios de verbas que deveriam ser usadas para melhorar a saúde da população e o investimento maior é na política querendo comprar assim os votos da população e desconsiderando a saúde pública.

    ResponderExcluir
  76. As principais ações a serem realizadas na cidade são orientação da população desde dos direitos de ter uma assistência digna a saúde publica; além de orientar a população quanto as medidas preventivas de doenças, dar orientação e educação sobre cuidados básicos de saúde, higiene e limpeza e educação; medidas preventivas pra toda a população desde os estudantes nas escolas até as donas de casas nas feiras, praças e outros locais da cidade para toda a população ter acesso.
    Mas o principal é fazer trabalhos e projetos de prevenção e atenção básica para toda a população. Algumas facilidades e dificuldades durante esse projeto devem ser encontradas como:Facilidades:
    Interesse das crianças e jovens para os temas específicos relacionados à saúde;
    Interesse das Organizações Sociais (ONG's);
    Desenvolvimento do sistema de comunicações;
    Potencial para financiamento do Programa;Dificuldades teremos sempre em que o assunto for saúde,se tratando de beneficios para a população.Mas acredito que quando existe união vencemos as dificuldades

    ResponderExcluir
  77. O filme mostra a falta de conhecimento das pessoas sobre seus direitos em uma das cenas do filme o atual prefeito utiliza da distribuição de medicamentos para obter votos para sua reeleição. sendo que esses medicamentos é um direito da população e não um favor que o prefeito faz. Essa distribuição deveria ser feita em um posto por um farmacêutico. Seria bem complicado mostrar a essa população a necessidade de um fisioterapeuta em sua comunidade até porque a maioria nem tem conhecimento sobre essa profissão. de forma educativa e com palestras informando o que faz um fisioterapeuta como trabalha podemos mostrar que atuamos também na área de prevenção não só de reabilitação.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Para informar população primeiro deveria melhorar o hospital da cidade, pois, assim teria um lugar onde os profissionais podessem trabalhar, após deveria ser feito uma campanha de prevenção de doenças apresentadas pelos fisioterapeutas explicando o tratamento e ctc, assim a populção saberia mais sobre a profissão e como o profissional atua. as possibilidades de trabalho que seriam realizadas a cidades seriam prevenção de doenças na area pediatria e geriatria, na parte atuando em escolas do municipio e também cardio-repiratória atuando nos postos e hospitais com o tratamento de doenças. As dificuldades seriam poucos recursos para promever os tratamentos e campanhas de prevenções e a falta interesse da própria população.

    ResponderExcluir
  80. Jessica Ribeiro Richene Rodrigues. turma 6ABM

    a) Como é um interior podemos trabalhar com a divulgação de panfletos explicativos, radio comunitaria, ações na praça da cidade.

    b) Poderiamos atuar em postos de saúde, a domicilio também seria de fundamental importancia levando orientações como previnir doenças cronicas preexistente melhorando a qualidade de vida.
    c) Principalmente a falta de orientaçao e de verba pra comprar material.

    ResponderExcluir
  81. A)A população poderia ser informada da atuação do fisioterapeuta atraves de campanhas educativas,e visitas domiciliares a fim de mostrar a atuação do fisioterapeuta.

    B)Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo e, no trabalho em equipe multiprofissional, estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. Podendo atuar na nossa área especificamente com atendimento domiciliar, ambulatória e hospitalar.

    C) Quando se fala nas dificuldades, não podemos deixar de comentar que existem poucos recursos para promover os tratamentos e ainda existe um grande desinteresse por parte da população.

    ALUNAS: IANA BARREIRA
    GEÍSA
    CLEANE DOS SANTOS 6AB M

    ResponderExcluir
  82. ALUNAS:Luana Holanda,Christiane Braga,Romaria Felipe.

    A)Para divulgarmos a importancia da fisioterapia naquele interior,seria atraves de campanhas,como reuniôes,palestra sobre a fisio,colocando depoimentos de pessoas que já utilizaram esses procedimentos.

    b)Poderia ser através de trabalhos de prevenção,reabilitação,conscientizaão,atentimentos domiciliares e orientações nos posto de saúde.

    c)principalmente seria a falta de dinheiro,também a falta de orintação para as pessoas que não saberam certo os seus direitos,e a carencia de materiais nos atendimentos efalta de orientação sobre a importancia da fisioterapia.

    ResponderExcluir
  83. ALUNAS: Lana Karine e Ledjane Cavalcante - 2CDT
    A) O filme mostra uma coisa que acontece ainda hoje no Brasil nossos governantes que não aplicam as verbas públicas é uma prática quase que comum a todos os políticos, a compra e venda de votos, muitos sem instruções ficam na mão de políticos corruptos, além da falta de oportunidades de trabalho que agrava mais a situação da saúde. E a falta de educação e saúde o que existe o dinheiro más é desviado não chegando ao seu destino.
    B) A participação do fisioterapeuta seria um profissional atuando na prevenção e na promoção da saúde, procurando conhecer de perto as dificuldades da população, e oferecer informação para que a população saiba dos seus direitos e possa cobrar por eles.

    ResponderExcluir
  84. A- As estratégias, enquanto fisioterapeuta do NASF, devem basear-se em todos os níveis de atenção à saúde, englobando medidas de prevenção, prioritariamente (já que isso reduziria, de modo significativo, a maioria dos problemas enfrentados nessa população), de promoção (nessa medida, deve-se ter cuidado em desenvolver um elo muito grande com a educação, pois é necessário que a comunidade desenvolva pensamento crítico – saia da alienação - e passe adiante o que lhe for proposto para uma melhoria geral) e reabilitação.

    B- Quanto ao trabalho desempenhado, pode ser o de promover palestras, campanhas, ações coletivas que possam aproximar a comunidade dos assuntos relevantes na área da saúde, não apenas sobre processo saúde/doença, mas também alguns princípios como o da descentralização política e integralidade – este, como forma também de lhes apresentar as funções de outros profissionais existentes além de médicos e enfermeiros, que lhes vão tratar dentro do contexto biopsicosocial.

    C- Muitas vezes a situação se encontra assim por que as populações não conhecem seus direitos para lutarem por eles e também dificuldade financeira e ainda acontecem os desvios de verbas que deveriam ser usadas para melhorar a saúde da população e o investimento maior é na política querendo comprar assim os votos da população e desconsiderando a saúde pública.

    ResponderExcluir
  85. A) A informação deveria ser passada para a população através de palestras nos postos de saúde, nas escolas e nas visitas domiciliares.

    B)Poderia trabalhar com foco na atenção primária, levando a conscientização da população quanto a importância da prevenção de doenças a partir dos cuidados com a higiene e os hábitos alimentares, trazendo como resultado uma melhora na qualidade de vida.

    C) A falta de consciência dos governantes em perceber as dificuldades e as necessidades da população, no que diz respeito a alimentação a saúde e a educação, ou seja as necessidades básicas.
    E a falta de incentivo do governo para a realização das ações nas comunidades.

    Aluna: Carmem Eulália de S. Barros.
    Turma: 2CD Tarde

    ResponderExcluir
  86. A) A informação deveria ser passada para a população através de palestras nos postos de saúde, nas escolas e nas visitas domiciliares.

    B)Poderia trabalhar com foco na atenção primária, levando a conscientização da população quanto a importância da prevenção de doenças a partir dos cuidados com a higiene e os hábitos alimentares, trazendo como resultado uma melhora na qualidade de vida.

    C) A falta de consciência dos governantes em perceber as dificuldades e as necessidades da população, no que diz respeito a alimentação a saúde e a educação, ou seja as necessidades básicas.
    E a falta de incentivo do governo para a realização das ações nas comunidades.

    Aluna: Carmem Eulália de S. Barros; Ana Claudina Girão.
    Turma: 2CD Tarde

    ResponderExcluir
  87. A) PODERIA SER FEITO PRINCIPALMENTE CAMPANHAS MOSTRANDO A IMPORTANCIA DESSE PROFISSIONAL DENTRO DO SISTEMA DE SAUDE PUBLICA ATUANDO EM TODOS OS SETORES DO SUS AFINDO PRINCIPALMENTE NA PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS VOLTADAS AO MOVIMENTO HUMANO

    B)PODERIA SER REALIZADO UM TRABALHO EDUCATIVO NA COMUNIDADE EM TORNO DO NASF UMA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO POSTURAL VOLTADO AO TRABALHO TIPO UMA EDUCAÇÃO FUNCIONAL, RELACIONADA AS PAOLOGIAS DE COLUNA RELACIONADA AO TRABALHO PESADO OU PODERIA SER FEITO UM TRABALHO DE GINASTICA LABORAL DENTRO DA COMUNIDADE OU ATE MESMO SE ESTENDENDO PARA OS FUNCIONARIOS DO NASF UM TRABALHO DE EDUCAÇAO POSTURAL NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO NASF EMQUESTÃO.

    C). ISTO ATE O MOMENTO NAUM PODE SER IMPLENTADO DEVIDO A FALTA DE CONSCIENCIA DE NOSSOS GOVERNANTES PARA COM ESSA REALIDADE DA PREVENÇAO DE PATOLOGIAS, ISTO PODE CONTRIBUIR PARA COMA FALTA DE SAUDE DE MUITAS PESSOAS.



    Aluno: William Bruno Sousa Barroso
    Turma: 2CDT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alunos: Erica Mota; Rdo Delan

      a) Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para informar a população sobre a atuação do Fisioterapeuta?
      Mostrando as melhoria que a fisioterapia trás para o cliente, o grau de satisfação dos clientes que tem um resultado de forma positiva, tratando com humanidade o paciente, atendendo de forma responsável e coerente.

      b) Quais possibilidades de trabalho poderiam ser realizadas na cidade?
      Poderá ser realizando trabalhos em comunidades e bairros de Fortaleza, mostrando os benefícios que a fisioterapia tem, trabalhando na prevenção e promoção de saúde.

      c) Quais as principais dificuldades para implementação dessas ações?
      A aceitação da população, muitos não veem a fisioterapia dessa forma, devido o que vem acontecendo em algumas clínicas, pois muitos pacientes não são atendido da melhor forma, como deveriam ser, são atendido por estagiários, grande números de pacientes sendo atendido de forma errónea.

      Excluir
  88. a) Para melhor divulgação precisaria ser organizado um ciclo de palestras, panfletos para serem distribuídos. Ações que procurassem envolver esse povo carente na atuação da fisioterapia. Sendo poço fundo uma cidade pequena, poderiam acontecer visitas domiciliares para um melhor esclarecimento, tirar as dúvidas das pessoas e mostrar como de fato um fisioterapeuta atua na vida da população.

    b) Dentro de seu âmbito profissional e das condições oferecidas de trabalho, desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

    c) Acredito que as dificuldades seriam a aceitação das pessoas em entender a real atuação da fisioterapia e a falta de apoio do governo em atender as necessidades da população em si e oferecer uma saúde digna.

    Leidiane Rodrigues
    Karla Jaqueline

    ResponderExcluir
  89. Alunas: Nicia de Sousa e Élida Lorena

    a) Fariamos um trabalho com palestras com adultos e com as crianças e os jovens um teatro para que de uma forma dinamica e divertida elas pudessem entender o verdadeiro significado da fisioterapia.

    b)Trabalharia a penvençao e a promoçao da saude para essa comunidade.

    c) As maiores dificuldade que poderiam vir a ocorrer seria a junção dessa populaçao para que podessemos fazer o trabalho e o local, pois em comunidades pobres o acesso e muito dificil.

    ResponderExcluir