sexta-feira, 18 de março de 2011

Trauma I: Estudo livre - Contusão

Essa postagem destina-se a estudo individual, não terá prazo de postagem. Serve como material para favorecer a aprendizagem. Façam a tarefa e divirtam-se.
Abraço,
Alessandro Façanha.

"Uma resposta vascular fisiológica do processo inflamatório em uma contusão, pode promover um hematoma localizado no interior da fibra mscular, de mdo que a repercussão cinética seja a fibrose e aderência da fibra, culminando com um déficit no processo de contração muscular futuro, restringindo a função motora. Como recurso fisioterapêutico para prevenir essa intercorrência, especula-se o uso do ultrassom pulsado de 1MHz no local da lesão com uma dose de 1,0 W/cm2, associado à crioterapia na fase aguda da lesão".

Comparando esse protocolo terapêutico com um estudo sobre a crioterapia em lesões musculares agudas cujo resultado está exposta abaixo, responda:

a) As evidências justificam o uso do gelo na preservação funcional do músculo? Por que?
b) Que prováveis hipóteses justificariam o uso do ultrassom? 

Resultados do estudo:
Alongamento no limite máximo (ALM)
No que se refere à propriedade de ALM, os grupos C, L e LC apresentaram, respectivamente, os seguintes valores: 12,04 ± 1,61 x 10-3m; 9,19 ± 2,20 x 10-3m e 10,07 ± 0,69 x 10-3m (gráfico 2). Foi observada diferença estatística significativa, apenas entre os grupos C e L (p < 0,01). Gráfico 1. Representação gráfica das médias e desvios padrão da propriedade mecânica de carga.
  

Um comentário:

  1. Thais Sousa
    a)Não, comparando-se o protocolo com o estudo, o estudo nao demonstra uma certa importancia para o uso do gelo, mostrando que os outros tratamentos sao mais eficazes.Ja o protocolo mostra que com o ultrassom pode ser um tratamento efica e especifico.
    b)Ja que se trata de uma contusão, o ultrassom vai trabalhar fazendo uma vasodilatação, aumentando assim a circulaçao sanguinea e consequentemente diminuindo o edema,pois ele
    acelera o reparo tecidual de lesões musculares
    e com as freqüências mais baixas (1MHz) penetram mais profundamente, devendo ser usadas para os tecidos mais profundos.

    ResponderExcluir