sábado, 26 de março de 2011

Planejamento: Crack - É um problema nosso!

Fortaleza, a quinta capital brasileira, está doente, acometida de uma moléstia social denominada Crack. Pelo imensidão de suas proporções pode ser considerada um problema de saúde pública, pois afeta de maneira sistêmica e multifatorial a vida dos dependentes e dos co-dependentes, isto é, pessoas com relação direta aos usuários, além disso, afeta a vida social dos demais cidadãos pois gera desagregação do convívio, violência e torna-se potencialmente capaz de disseminar outras doenças como AIDS e Tubereculose, em virtude da promiscuidade que leva aos usuários.
Por esses motivos os profissionais de saúde têm a obrigação de conhecer e estudar a fundo essas questões a fim de objetivarem propostas de prevenção, controle e tratamento dos dependentes desse vício. Pensando no contexto da gestão do serviço público de saúde, como você se posiciona em relação a essas questões e o que você propõe como estratégia para combater esse mal social?

Veja os materiais de suporte para sua resposta.

    

66 comentários:

  1. No Brasil o aparecimento do Crack é relativamente recente, surgindo após a constituição de 1988.O uso do crack, em geral, está associado ao consumo de álcool e à exposição ao ambiente das ruas e dos locais clandestinos de consumo. Em geral, a droga é consumida por jovens que vivem na rua, onde há ausência de suporte social eficaz. Segundo algumas fontes de pesquisas os usuários de Crack são jovens, do sexo masculino. Em alguns contextos mais graves, crianças muito jovens, de até 8 anos. O crack já chegou a atingir os lares das famílias de classes média e alta. Em relação à saúde foi visto que a utilização do crack promove muitos problemas, que envolvem o sistemas circulatório, nervoso os pulmões e os rins, que chegam a causar danos irreversíveis ao funcionamento dos neurônios, trazendo sérios obstáculos para capacidade de concentração e para cognição, além do aumento da aceleração do coração, causando aumento da pressão arterial e arritmias. Em pouco tempo o usuário do crack pode sofrer um infarto miocárdio e em alguns casos, mais graves, pode ocorrer parada cardíaca.A rede de cuidado do usuário de crack é composta pela atenção básica — equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde, pelos CAPS, leitos de acolhimento e desintoxicação em hospitais gerais, unidades de acolhimento temporário, como as casas de passagem, e internações mais longas. Portanto, o Brasil é o primeiro país a encarar o crack como um problema de saúde pública, pois tem aumentado o consumo de uma maneira assustadora. O Crack é sim um grande problema de saúde pública, visto os problemas e as repercussões sociais, psicologicas e funcionais que ela acarrenta.



    Aluna: NATHÁLIA CORDEIRO LEITE

    ResponderExcluir
  2. Percebi ao ver os vídeos e ao ler o texto que uma grande parte dos usuários do crack querem ser ajudados e afirmam que o apoio da família nessa fase tão difícil e ruim é indispensável para a escolha de mudar de vida.
    Para a prevenção poderíamos levar vídeos e ex viciados para com isso tentar fazer uma campanha mais real em escolas, universidades, locais públicos, empresas.. Mostrando que o crack é viciável desde a primeira vez que a pessoa usa, os danos que causam no organismo, riscos de convulsões, infarto, derrame cerebral, alucinações e etc..
    Mostrando que essa droga deixa a pessoa tão perturbada que ela não tem mais noção de higiene, abandona família, amigos, trabalho, enfim vive somente para a droga que levará a morte.
    Acho que as campanhas deveriam ser mais claras em relação que pelo SUS dá sim para a pessoa se internar e se tratar e ter realmente uma vida digna, basta ela querer.
    Temos que nos posicionar urgentemente enquanto a isso, nos preocupando com a população, concientizando a todos pois assim evitaremos também que alguém próximo de nós passe por uma situação de risco que é o usar a droga ou ser vítima de quem usa.

    ResponderExcluir
  3. o de cima é da aluna SARA TEIXEIRA GOMES

    ResponderExcluir
  4. Uma boa “arma”, para combater ao crack, seria iniciar pela escola, para se ter um bom começo, na prevenção e no uso das drogas como um todo. Capacitando professores para que eles possam vir a orientar os pais dos alunos, sobre possíveis mudanças de prevenção e comportamento do mesmo. Com o objetivo de preparar o profissional da educação para que ele possa instruir os alunos e relatar aos pais as alterações de comportamento. O plano de combate ao crack também prevê a criação de campanhas publicitárias.

    Lílian Noronha

    ResponderExcluir
  5. O crack é uma droga avassaladora, vicia a partir da primeira vez que a pessoa usa. Seu efeito é maior que as outras drogas, por isso ela está sendo a mais procurada, ela também é a mais prejudicial. A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Normalmente o usuário tem alucinações e paranóias por conta da destruição de neurônios. Seu custo é menor, por isso há uma maior procura e facilidade de compra. A epidemia do crack é um problema de toda a sociedade, ela afeta a todos nós diretamente, através da promiscuidade que ela causa (transmissão de doenças como AIDS), a violência, entre outros.. Muitos dos usuários não tem acesso a informação dos efeitos do crack, é preciso um programa para informar e debater sobre esse assunto nas favelas, nas escolas, na mídia.. É preciso da atenção maior do poder público e também da sociedade organizada para atuar na prevenção através da informação, no tratamento através dos centros como o Caps AD, SUS.. e na repressão com intuito de punir e conter essa epidemia de crack.

    Ana Giselle Rêgo Castro Alves
    6ABM

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O aumento do uso do crack tem uma ligação direta com a situação psicológica e social do usuário. Na medida em que as campanhas forem avançando, acreditamos que o problema estará menor, é realmente um tarefa difícil que temos pela frente. O grande incentivo deve se concentrar no atendimento psicológico para a família que sofre com as duras conseqüências dessa droga.
    Um outro fator importante deve ser o acompanhamento psicológico para o usuário, ou ex-usuário, deve fornecer um retorno deste à sociedade. Uma vez que todos os dependentes sofrem para voltar à situação de normalidade anterior. Eles sofrem de outras enfermidades que vão além da dependência química. São as concepções erradas dos valores sociais e familiares, adquiridas por uma educação falha, desequilíbrios familiares, violência, etc. Por isso a atuação dos poderes deverá estar voltada para esta complexidade de problemas. Na medida em que promovem a repressão, o tratamento e as campanhas educacionais devem continuar. Isto para que haja um controle desta doença social. Os profissionais devem promover um esclarecimento detalhado sobre as conseqüências. Afirmando para todos os setores da sociedade que o uso de dogras é uma doença que mata a família e a sociedade.
    Italine M. - M6AB

    ResponderExcluir
  8. O Crack é um problema que estar atingindo toda sociedade, ocorre muito problemas nas famílias das pessoas de classes média e alta devido ao uso do crack. A sociedade deve estar atenta e as profissões ligadas a saúde devem sempre fazer campanhas mostrando as consequências que essa droga que é 10 vezes mais potente que a cocaína causa nas pessoas. Normalmente o dependente, após algum tempo de uso da droga, continua a consumi-la apenas para fugir do desconforto da síndrome de abstinência: depressão, ansiedade e agressividade. O crack gera problemas em todo organismo como: aumento dos batimentos cardíacos, náuseas, dores de cabeça, aumento da frequência respiratória, entre outros. Deve ser discutidos em palestra nas escolas, faculdades, cursos, em todos os lugares o que leva a pessoa a usar a droga. A pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família, desestruturando-a em todos os aspectos, e depois, por consequência, volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício. Devemos ter cuidado e orientar sempre para que acabe o uso dessa droga.

    Aluna: Eneile A. de Araújo /6AB- manhã

    ResponderExcluir
  9. Quem não conhece alguém, ou tem um amigo, amigo de amigo,parente, vizinho que teve sua vida destruída pelo uso de drogas, algumas lícitas como o álcool.
    O homem sempre usou drogas, existem relatos de uso de drogas como o peiote(espécie de cacto mexicano, do qual se extrai a mescalina) da época pré-asteca ou asteca, o ópio era usado na idade média pelas civilizações asiáticas,os derivados da coca, extraídos da folha de seus arbustos (Erythroxylum coca), eram usados pelos incas como estimulante; a maconha e suas variedades como o haxixe e a marijuana, da planta cannabis sativa. Cerca de mil anos antes do nascimento de Cristo, os hindus já consideravam a cannabis como uma planta sagrada, certamente por causa das propriedades misteriosas da mesma.
    Quero falar do Crack, que na minha opinião veio para destruir a vida de muita gente, apesar de ser amplamente divulgado o efeito devastador dessa droga , faz cada dia mais vitimas, em todas as classes sociais, idades diferentes, causando um estrago absurdo, aumentando a violência, vejo filhos cuidando de pais drogados, filhos e pais compartilhando, roubando, matando e não vejo um final feliz nessa história.
    Cada dia é maior o número de viciados e sendo bem pessimista comparo a uma epidemia, não sou especialista, mas não entendo porque os responsáveis, polícia, orgãos de saúde, governantes, não encaram esse como um problema maior, o crack é uma praga que deve ser combatida, pois a cada família destruída o prejuízo para toda a sociedade é imenso.
    A sociedade tem que se mobilizar para combater esse terrível mal, porque o que vejo são pessoas assustadas e eu me incluo nesse time, sem saber que rumo tomar e agradecendo por não ser uma vítima… ainda… pois ninguém está imune.

    ResponderExcluir
  10. É preciso a conscientização da população em relação ao alerta do crack, pois é uma grande vilã das principais capitais brasileiras,devastando de forma avassaladora arruinando o elo da família e o contexto social, pois aumenta o índice de homicídios devido ao tráfego e o consumo.
    Como já foi mensionado por outros colegas acima, também acho que as campanhas devem ser mais claras e bem esclarecidas, pois a sociedade muitas vezes não sabe que o dependente químico também é responsabilidade da saúde pública e com isso, não vão atrás de artifícios para serem auxiliados. Devemos também promover reuniões com os familiares para conscientizar a importancia do apoio do grupo juntamente a esse ente,muitos usuarios mensionam que são abandonados por causa da droga, o que favorece ainda mais o mesmo nao largar o vício. Promovendo campanhas expositivas, encenações de maneira lúdica e didática contextualizando a importancia do projeto para a prevenção da violencia e de todos os outros malefícios que o crack geraa população de forma geral.Vamos nos integrar para mudar esse contexto social!



    ALUNA: THAIS GURGEL PEGADO
    M6AB

    ResponderExcluir
  11. O uso do crak em nosso contexto social esta sendo cada vez mais comum, a cada dia mais jovens se tornam viciados no crack devido a vários fatores. O crack destroi a vida dessas pessoas e a vida das familias também, é uma epidemia. É muito importante que as familias participem de reuniões para entender como conduzir as situações.Os usuarios de crack ficam muito debilitados porque a droga atigem sistemas como sistemas cardiovascular, respiratorio, nauses entre outras. É preciso campanhas de esclarecimento para evitar que jovens envolvam com a droga.

    ResponderExcluir
  12. Nos últimos meses, a situação criada pelo crescimento importante do número de brasileiros dependentes do crack tem chamado a atenção. A droga é barata e está migrando de um universo de usuários de classes sociais mais baixas para a classe média. O crack tem efeitos devastadores sobre a saúde física e mental, é um destruidor de neurônios e leva rapidamente ao vício.
    Então nós ,em comunidades carentes,podemos atuar também mais ativamente na forma de prevenção,orientar os jovens para eles não iniciarem com o prmiero contato que é fator crucial para o vício

    ResponderExcluir
  13. O abuso e dependência das drogas é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade de conseqüências sociais e na saúde dos indivíduos.

    A dependência começa com o abuso das drogas quando uma pessoa faz uma escolha consciente de usar drogas, mas a dependência não é apenas "o uso de grande quantidade de drogas". Pesquisas científicas recentes têm demonstrado que as drogas não somente interferem com o funcionamento cerebral normal, criando sensações de prazer, mas também tem efeitos a longo-prazo no metabolismo e atividade cerebral, e num determinado momento, as mudanças que ocorrem no cérebro podem transformar o abuso em dependência. As pessoas viciadas em drogas têm um desejo compulsório e não conseguem deixar as drogas por vontade própria. O tratamento é necessário para dar fim a esse comportamento compulsivo.

    Estudos recentes demonstraram que a dependência é claramente tratável. O tratamento pode ter um profundo efeito não apenas nos usuários de drogas, mas também na sociedade como uma diminuição da criminalidade e violência, redução da contaminação da AIDS, acidentes automobilísticos e outros fatores associados às drogas.

    Carla Lopes Colaço

    ResponderExcluir
  14. Como é popularmente conhecida, a droga do demônio, essa droga vem de maneira devastadora acabando com a estrutura das famílias cearenses. Onde uma vez que nossos jovens tem contato com essa droga tem total destruição de sua integridade física e moral, levando a tomar atos de total repudio a todos e trazer dor a todos aqueles que estão envolvidos par sentimentos de cuidado e compaixão. Como estratégia para com bater essa droga é bastante discutida todos os dias, mas na minha opinião a única maneira de combater com isso é através de uma educação forte e aplicável a todos. Como é falado no vídeo tem que ocorrer uma união de todos os órgão envolvidos,Governo;prefeitura e os demais,para combate juntos com todas as fossas possíveis na prevenção; tratamento e repressão.

    ResponderExcluir
  15. O Crack como qualquer outro tipo de droga ela destrói a vida,e como nós profissionais da saúde lutamos para sua preservação,isso tem que nos interessar.Um do nosso papel como fisioterapeutas é de reabilitar a pessoa como um todo, então devemos saber sobre o assunto, pois poderá aparecer pacientes nossos usuários de crack pedindo a nossa ajuda.O crack pode causar repercussões em vários sistemas do corpo(pulmonar,cardiovascular,neurológico,muscular e ósseo), e isso é de interesse nosso que somos da área da saúde.Como cidadãos queremos ver a cidade com menos violência, a população tendo mais saúde.Mas para acontecer isso precisamos juntamente com o governo fazer a nossa parte,ou seja ajudando pessoas que passam porisso, não discriminaando.

    ResponderExcluir
  16. Concerteza o crack é um problema de saúde pública e principalmente social. Nós como profissionais da sáude temos o dever de se informar sobre esse assunto. Na minha opinião é importante investir pesado nessas campanhas e investir corretamente nos leitos que tanto faz falta. A educação e a prevenção também tem que vim de casa com conversas com familiares e da escola também.
    É importante também haver uma equipe multidisciplinar para tratar um paciente viciado, pois ele precisará de um acompanhamento bem vigoroso. Seria interessante também haver um projeto que fossem constituídos de profissionais da saúde principalmente por psicologos para que dessem um foco maior na conversa, pois muitas familias abandonam ou muitos não sabem aonde procurar ajuda.
    Mais para dar certo precisa da ajuda de todos, da população e principalmente do governo. Pois problema não deve ser tratado só por quem tem viciados em casa e sim ser um conjunto.
    Ellen Correia 6ABM

    ResponderExcluir
  17. O efeito estimulante do crack ocasiona dependência física e pode levar à morte por afetar o sistema nervoso central e cardíaco. Aumento da pressão arterial, suor intenso, dilatação das pupilas e aceleração dos batimentos cardíacos são algumas das conseqüências da ação da droga no sistema nervoso central. Há também efeitos psicológicos, como euforia, aumento da auto-estima e sensação de poder. É preciso primeiro entender o fenômeno, ou seja, por que o individuo procura o crack, por que o número de usuários está aumentando, e quais são as características que levam a pessoa a usar a droga. Tem que ser algo simultâneo, e não é de uma hora para outra que o problema vai acabar.

    ResponderExcluir
  18. O crack esta hj em toda a sociedade, é uma draga muito potente, dar uma sensação de alegria,liberdade(...), basta usar uma vez para se tornar "consumidor", sua destruição é avassaladora no cérebro e na sociedade também. Somos responsáveis por estas pessoas pois não cobramos das autoridades uma atitudes determinantes em relação a saúde destas pessoas, não existe campanhas efetivas contra todos os tipos de drogas. Campanhas na tv não adianta, é importante ter um grupo multidisciplinar para o tratamento de pessoas que não possuem condições de pagar um tratamento particular para o seu familiar, que estes tratamentos estejam ao alcance de todos. Eles precisam perceber a gravidade da situação e não só quando eles passam ser vitimas, destas pessoas que para continuar seu vício praticam violência.

    ResponderExcluir
  19. O crack tem aumentado cada vez mais a incidência e promove uma degradação maior do que outras drogas, assim é necessario uma ação mais rápida, pois é uma droga que provoca dependência química e devastadora, tratar essa doença está desafiando os setores de atendimento da saúde, eduacação, assistencia social e política.É um grande prejuizo à sociedade em geral, pois percebe-se que nas grandes e pequenas cidades vem se espalhando todo tipo de droga.
    São muitas as consequencias psicosociais na vida do usuário de crack, necessitando ajudas gorvernamentais e de toda sociedade em geral, há uma grande falta de politicas publicas e ressocialização dos dependentes de drogas.
    Há uma grande necessidade de pessoas colaborando com o apoio à recuperação do usuário.

    ResponderExcluir
  20. O crack tem aumentado cada vez mais a incidência e promove uma degradação maior do que outras drogas, assim é necessario uma ação mais rápida, pois é uma droga que provoca dependência química e devastadora, tratar essa doença está desafiando os setores de atendimento da saúde, eduacação, assistencia social e política.É um grande prejuizo à sociedade em geral, pois percebe-se que nas grandes e pequenas cidades vem se espalhando todo tipo de droga.
    São muitas as consequencias psicosociais na vida do usuário de crack, necessitando ajudas gorvernamentais e de toda sociedade em geral, há uma grande falta de politicas publicas e ressocialização dos dependentes de drogas.
    Há uma grande necessidade de pessoas colaborando com o apoio à recuperação do usuário.

    Daci Rocha Nogueira

    ResponderExcluir
  21. O crack é uma droga que leva a destruição,não é fácil largar um vicio como o crack por conta do quadro clínico que o usuario passa a apresentar e muitas vezes se torna mais difícil pelo fato de viverem em um contexto familiar ausente e em ambientes violentos. A droga tem efeito estimulante e ocasiona dependência em pouco tempo no organismo, levando posteriormente à morte, em razão da sua rápida ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. É distribuído pelo organismo por meio da circulação sanguínea. Há grande risco de vício já na primeira dose.
    Conforme alguns depoimentos de viciados notamos que eles sabem que o uso da droga causa danos a saude, destruição na família e na sociedade, no entanto não tem forças para largar o vício. Muitas pessoas não sabem que o SUS acolhe os viciados para um tratamento contra as drogas. Existe o Caps( centro de atenção psicilogica) que faz parte do programa de saúde mental do ministerio da saúde. A saúde pública por si só não pode resolver esse problema de saúde pública mas pode esta direcionando os profissionais da saúde a ajudarem as familias e os usuarios mostrando para eles que eles podem superar o problema e está se inserindo novamente na sociedade dignamente, isso não é facil porque o passado de um usuário de droga pesa muito para as pessoas na sociedade que olham de forma preconceituosa ou até mesmo medo. Outras vezes não acreditam em que possa ocorrer uma mudança no estilo de vida dessas pessoas. Precisamos apoiar os esforços desses dependentes e também ajudar as famílias melhorando as ações de prevenção, a família é uma grande aliada nessa luta pois de nada adianta propagandas com alertas ações de prevenção ou também tratamentos se a família não der atenção e carinho para esse componete da família que esta com uma doença destruidora e precisa de ajuda.

    ResponderExcluir
  22. Todos nós brasileiros, através de noticiários na televisão ou em jornais regionais quanto nacionais, já nos deparamos com as conseqüências do crack, droga essa que vem causando destruição em todo o mundo, conhecida atualmente como a droga do século. Suas conseqüências são devastadoras, o seu usuário pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é devastador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico que faz parte da composição química do crack assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição. Enxergamos maior destruição nas áreas de baixa renda, pois lá se concentra o fluxo de maior desigualdade social, menos oportunidade, eles tem tudo de inferior em questão ao resto da sociedade, como que uma pessoa que vive nessas condições não tem tendência de entrar no mundo do crime? O maior culpado de tudo isso é os nossos governantes que cruzam os braços e só resolvem problemas de interesses particulares.
    Crack e desgraça são indissociáveis e quase palavras sinônimas. Relatos dos seus usuários e familiares, fatos polícias diários e opiniões de especialistas sobre os efeitos e as conseqüências funestas da droga podem ser resumidos em três palavras tão básicas quanto contundentes: sofrimento, degradação e morte. E ainda a os que dizem que o crack leva a pessoa a três caminhos diferentes como: a morte, cadeia e a um hospital psíquico. Na minha opinião a solução ainda é a prevenção. Deve-se esclarecer mais os jovens sobre os efeitos dessa terrível droga e investir mais na educação das nossas crianças e jovens, futuros adultos.

    ResponderExcluir
  23. Observei ao ver os vídeos e lendo o texto acima, que a maioria dos dependentes de crack, querem apoio/ajuda.E afirmam que o apoio familiar nessa fase tão difícil é indispensável para a escolha de uma vida sadia,melhor. Há alguns anos, o crack deixou de ser uma droga das periferias, se instalando em todas as camadas da população. Antes o crack era consumido principalmente por moradores de rua.Hoje,avança sobre os principais bairros de Fortaleza.O crack é identificado pela polícia como a porta de entrada de jovens no crime.Acredito que somente a união de todos,da sociedade em si,policia,ministério publico,profissionais de saúde e justiça.Não vejo prevenção imediata.Falta muito a ser feito e discutido.Campanhas e mais campanhas não farão efeito imediato.

    Milena Felix Cavalcante
    Turma 33 M6AB

    ResponderExcluir
  24. Hoje o crack é um problema de saúde publica, pois ele esta acabando com muita gente, devido ser um droga barata e de fácil acesso a população, por intermédio de traficantes. Esse mal social vem crescendo cada vez mais, devido a má informação da população quanto as conseqüências do crack e a dependência que ela faz ao seu organismo, essa droga já vem sendo muito falado nos dias de hoje, mais as autoridades não tomam as devidas providencias quanto ao combate de mal que vem assolando o mundo. Um meio para combater esse mal, seria a criação de campanhas para a divulgação do mal que o crack trás para as pessoas que à usa, dando informativos nas escolas e palestra para o melhor conhecimento do programas de recuperação, como casas de recuperações, que seriam casas qualificadas, especializadas, com profissionais sérios a fim de ajudar as pessoas que procuram ajuda, dando lhes apoio emocional, psicológicos, fazendo atividades para a reintegração desses pessoas para o seu novo mundo e para as suas familias, desenvolver trabalhos dentro das casas de recuperação como o que se faz nos presídios para a ocupação dos pacientes durante o tratamento, pois essa droga ataca quem é mais humilde.

    ResponderExcluir
  25. Não só por que somos profissionais da saúde, mas primeiramente como cidadãos, temos que nos voltar para esse problema de saúde pública que nos afeta tanto pela condição social, quanto pelos problemas de saúde que tornam-se problemas secundários a essse primeiro o CRACK. Esses usuário quebram os vidros dos nossos carros, roubam nossos pertences no ônibus, furtam a própria família marginalizam-se por conta do vício,em seguida tornam-se nossos pacientes nos serviços públicos de saúde, um grande paradigma. Enriquecendo cada vez mais os traficantes, que desfilam com toda pompa nas comunidades em suas Pick- Up´s de luxo sendo admirados e idolatrados por nossas crianças, tornando-se assim um ciclo de criminalidade.Nós estamos nos transformando em verdadeiros fantoxes nas mãos desses bandidos. Na minha opnião a única maneira de reverter essa situação é coibir esses traficantes ou "Imperadores do Crime". Iara Campelo

    ResponderExcluir
  26. Nós estamos cientes da situação que a anos o nosso pais está entregue... e a nossa querida fortaleza tbm. Mas a relação das drogas não é uma relação apenas de dependencia, e sim, de uma união de fatores...social, cultural, economico e etc.
    Como profissional da saude temos que tentar arranjar meios para prevenir esse mal da sociedade. Medidas como atuações nas escolas, comunidades orientando as crianças e adolescentes o quanto mal faz... e tentar fazer com que as autoridades políticas incentivem as campanhas, fazer clínicas adequadas para os que já são dependentes e o principal, tentar fazer com que a desigualdade social diminua, pois está tem uma relação mto intima com a dependencia das drogas.

    Hermano Gurgel

    ResponderExcluir
  27. O crack é uma droga que vem destruindo e levando a degradação total de muitas pessoas. Nossa cidade vem sendo ao longo dos anos dominada pelas drogas e isso é oriundo de várias negligencias por parte do governo na parte social, educacional e policial.
    Concordo que deve haver sim uma repressão forte por parte da policia para haver uma maior proteção a população, mas, acredito eu que a maior forma de repressão as drogas é na PREVENÇÃO. Quando eu falo de prevenção não cabe só ao governo este papel, mas a familia, que é responsável ou pelo menos deveria ser responsavel pela formação de uma pessoa. A familia infelizmente é uma intituição que está falida, nós vemos milhares de familias desestruturadas. Com pai ou mãe ausentes, os filhos ficam a mercer dos traficantes, que sabem muito bem a sedução que os jovens tem pelas drogas.
    Outra intituição que está falida em nossa cidade é o da educação, nossas escolas não trabalham com os jovens na prevenção de drogas tanto licitas quanto não licitas, e quando falam sobre isso muitas vezes não são com as pessoas mais bem preparadas para falar sobre esse tipo de assunto.
    Como estrategia para combate as drogas é preciso que tenha um investimento forte em educação e tambem nas outras redes sociais, como esportes, dança, música, e ao mesmo tempo uma repressão forte aos traficantes e a entrada de drogas ilegais no nosso Estado.

    FLORINDA MORO

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Crack- derivado de planta e outras substâncias químicas,possui efeito estimulante, provoca dependência física rapidamente, levando posteriormente à morte, devido à rápida ação sobre os SNC e sistema cardíaco. Além do poder auto-destrutivo, a droga também associa-se a problemas como a exclusão social, desagregação familiar e criminalidade. Com base nisso, vemos a necessidade de uma atuação intersetorial, em que haja uma forte providência do poder público quanto à tríade que norteia a atenção ao combate ao crack: tratamento, prevenção e repressão. A primeira, atuando na compulsão provocada pela droga, diminui consequências intrínsecas ao usuário (repercussões sistêmicas e saúde mental) e extrínsecas (tráfico e violência urbana); a prevenção, impedindo o crescimento da epidemia - uma vez que sabemos que basta experimentar uma vez para o vício se estabelecer; e a última - a repressão - muito importante, constitui um meio de diminuir as taxas de criminalidade e recaídas. É importante ressaltar que isso faz-se de maneira abrangente com o devido apoio psicológico às famílias e aos usuários.

    As propostas de estrafégias a esse combate são: uso da mídia para expor danos (relação do uso abusivo de drogas e acidentes e violência) e divulgar a existência de programas terapêuticos gratuitos, vinculados ao SUS (Caps- AD); elaboração de material educativo em locais mais prevalentes (comunidades); aprimoramento da atenção à saúde mental; e promoção da ressocialização.

    Aline Gomes

    ResponderExcluir
  30. A maioria das pessoas que usa crack no Brasil é das camadas mais carentes da população, pois é uma droga muito barata. A preocupação é maior com crianças e adolescentes, já que grande parte dos usuários de crack se encontra nessa faixa etária, vulnerável socialmente,E O Crack está tomando conta das grandes cidades nos ultimos anos descontroladamente e está se alastrando para a classe média e alta.
    O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar. Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.

    ResponderExcluir
  31. Marília C
    O crack é a droga mais fala nos ultimos anos, apesar de saber que o problema ja tomou proporções gigantescas, pouco se ve falar sobre como combater a essa "DROGA". Facilmente se ouve falar de o quanto o trafico e o numero de viciados aumenta, porém ainda são poucos aquels que descruzam os bracos para esse problema de saúde publica. Como o problema é de saude pública, no meu entender todos devem ajudar no combate da mesma. Penso que, como o ditado diz " melhor prevenir que remediar", com esse pensamento acredito que o melhor que se pode fazer na prevencao deste mal,seja desenvolver ações explicativas e expositivas sobre o mal do crak,essa questao deve ser orientada para a populacao dentro das escolas desde cedo. Porem nao acho que essa não seja a melhor forma de prevenção, melhor mesma é da possibilidades de atividades esportivas, recreativas, musicais,culturais, oportunidades de estudo e emprego. " Mente vazia oficina do diabo", portanto além acoes explicativas sobre as drogas, deve-se da oportunidades para uma vida melhor para que não seja necessario esses recursoso alternativos (drogas) para SOBREVIVER, a intenção é viver, não sobreviver!!!
    Para os que nao tiveram essa oportunidade de escolha, entre drogas ou estudos, cultura e esporte, o governo deve da subsídios para sua recuperacao, e posteriomente, dar agoraa, oportunidades de uma vida melhor.

    POSTAGEM DA MARILIA CAVALCANTE

    ResponderExcluir
  32. A cada dia que passa o índice de usuarios de crack so vem aumentando mais. É preciso que se venha trabalhando com a prevenção das drogas, que sejam criados programas para tirar os usuarios dessa vida. Após ver o video, pude perceber que o principal pedido dos usuarios de crack é ajuda e apoio da familia para poderem se curar de tal mal. É preciso da criação de institutos de recuperação, o governo deveria prestar mais atenção nesses índices que so vem crescendo e visarem mais a promoção, prevenção e a recuperação desta sociedade, fazendo isso iria diminuir de forma significativa a criminalidade


    Aluna: Anderlany Cláudia Lima mota
    Horário: SEXTA- AB- MANHÃ

    ResponderExcluir
  33. O crack é uma droga que vem destruindo gerações com seus efeitos altamente viciantes..O trafico e consumo esta crescendo cada vez mais, hoje ja é bastante comum vermos nas ruas da cidade crianças de seis, sete e ate oito anos de idade usando a droga, sendo cada vez mais deteriorado pelo seus efeitos, por ser uma droga de rapida dependencia! O crack ja é um problema de ordem publica, pois é um problema que vem gerando outros, pois essas crianças e adolescentes que estão no vicio desde de cedo acabam sendo marginais,ladrões, assassinos no futuro..O governo tem que começar imediatamente com acões preventivas e de tratamento(recuperação)...Porque esse suporte vai repercutir no sistema inteiro... Aluna:camila cristine

    ResponderExcluir
  34. Hoje em dia sabemos que o número de usuários de crack está crescendo cada dia mais. Essa droga que é feita de cocaína, bicarbonato de sódio e amônia, age nos neurônios e causa efeitos alucinógenos e de rápida dependência.
    Os vídeos que assistimos mostram depoimentos de usuários de crack que em sua maioria relatam a falta de centros de reabilitação para usuários dessa droga. A maioria dos depoimentos mostram usuários que sabem que são dependentes, com vontade de largar a droga e voltar para uma vida saudável.
    Ouvimos muito sobre o crack e suas repercussões na sociedade, mas ouvimos tão pouco sobre o combate a essa droga. Não sabia que existia possibilidade de tratamento pelo SUS.Só tomei conhecimento da existência do CAPS-AD após a leitura da revista CONSENSUS. A população deve ser informada de que é possível ter acesso ao tratamento para a dependência do crack fora de clínicas particulares.
    Creio que o que está faltando é uma maior divulgação sobre o CAPS-AD para os usuários e uma maior divulgação em escolas, televisão, rádio, praças sobre os efeitos que essa droga causa ao ser humano.
    Marianna Herculano. T2CD

    ResponderExcluir
  35. Atenção básica (via ESF e NASF, com participação de profissionais de AD)
    CAPSad – acolhimento nos níveis intensivo, semi-intensivo até não intensivo
    Leitos em hospital geral
    Consultórios de rua, casas de passagem
    Estratégias de redução de danos
    Articulação com outras Políticas Públicas: Ação Social, Educação, Trabalho, Justiça, Esporte, Direitos Humanos, Moradia.
    Muita coisa prescisa ser feita para prevenção e solução deste problema grave(Uso de drogas); pois ate agora o que tem sido feito não é suficiente e é necessária a união de toda a sociedade e dos orgãos públicos para solucionar esse problema grave.
    Mas, Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas.
    Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom.
    Todo usuário e principalmente sua família têm arcado com as consequências decorrentes desse tipo de busca de prazer.
    Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste final de milênio.

    Ticianna Nunes
    6-AB-Manhã

    ResponderExcluir
  36. CONTINUAÇÃO
    Caminhos disponíveis para a prevenção e tratamento do crack
    1. Do medo - Os jovens não se aproximarão das drogas se as temerem. Para se criar o medo, basta mostrar somente o lado negativo das drogas. Pode funcionar para crianças enquanto elas acreditarem no adultos.
    2. Das informações científicas - Quanto mais alguém souber sobre as drogas, mais condições terá para decidir usá-las ou não. Uma informação pode ser trocada por outra mais convincente e que atenda aos interesses imediatos da pessoa.
    3. Da legalidade - Não se deve usar drogas porque elas são ilegais. Mas e as drogas legais? E todas as substâncias adquiridas livremente que podem ser transformadas em drogas?
    4. Do princípio moral - A droga fere os princípios éticos e morais. Esses valores entram em crise exatamente na juventude.
    5. Do maior controle da vida dos jovens - Mais vigiados pelos pais e professores, os jovens teriam maiores dificuldades em se aproximar das drogas. Só que isso não é totalmente verdadeiro. Não adianta proteger quem não se defende.
    6. Do afeto - Quem recebe muito amor não sente necessidade de drogas. Fica aleijado afetivamente que só recebe amor e não o retribui. Droga é usufruir prazer sem ter de devolver nada.
    7. Da auto-estima - Quem tem boa auto-estima não engole qualquer "porcaria". Ocorre que algumas drogas não são consideradas "porcarias", mas "aditivos" para curtir melhor a vida.
    8. Do esporte - Quem faz esporte não usa drogas. Não é isso o que a sociedade tem presenciado. Reis do esporte perdem sua majestade devido às drogas.
    9. Da união dos vários caminhos - É um caminho composto de vários outros, cada qual com sua própria indicação. Cada jovem escolhe o mais adequado para si. Por enquanto, é o que tem dado os resultados mais satisfatórios.
    10. Da Integração relacional - Contribuição para enriquecer o caminho 9. Nesse trajeto, o jovem é uma pessoa integrada consigo mesmo (corpo e psique), com as pessoas com as quais se relaciona (integração social) e com o ecossistema (ambiente), valorizando a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a ética e a cidadania.

    Ticianna Nunes
    6-AB-Manhã

    ResponderExcluir
  37. continuação:
    A prevenção é o melhor remédio para uma droga que vem destruindo tantas vidas.Para tentar evitar o contato de crianças e adolescentes com as drogas, a Polícia Militar acredita na educação e, para isso, criou o Programa Educacional de Resistencia às Drogas (PROERD), que funciona em praticamente todas as escolas públicas e privadas. Mesmo com todas as orientações dos educadores, é difícil evitar a presença das drogas na sociedade e até nas escolas, mas não deixa de ser uma esperança de se construir um futuro melhor para essas crianças. Este projeto é de grande importância. Esse alerta na sala de aula é fundamental, e a intenção da Polícia Militar é ampliar para todas as escolas no Ceará, mas quem não teve a oportunidade de ter acesso a um programa assim e entrou para o mundo das drogas, precisa de ajuda. A dependência química é hoje um problema de saúde pública.
    O crack na sociedade é muito complicado para ser combatido. Porque existem viciados que tem filhos e esses viciados não educam seus filhos, além disso existem policiais corruptos que recebem propina doa donos das bocas de fumo para que esses vendam drogas tranquilamente; com tudo isso asociedade vive refem das drogas, pois, os usuários roubam e matam para manter seu vício.
    Os usuarios quando procuram tratamento não tem tratamento adequado, pois os CAPs não comportam a grade procura, falta leitos e pessoal capacitado pra tratar esses pacientes que são usuários de drogas.
    Esse é um problema que necessita atenção de varios órgãos e secrtarias, pois é necessário projetos educacionais, culturais esportivos, cursos profissionalizantes, tudo que possa ocupar o tempo das pessoas para que não fiquem ociosas, além de um combate que os orgãos de segurança publica e cidadania devem estar juntos para combater a venda e o uso do crack.
    A sociedade tenta dar sua parcela de contribuição, criando ONGs, Clinicas de reabilitação, com o apoio de igrejas, tudo isso, tentar combater o crack que a cada dia drestroe a sociedade.

    Ticianna Nunes
    6-AB-Manhã

    ResponderExcluir
  38. concordo, com a fala do professor alessandro, no que diz respeito ao crack, realmente ele é um problema nosso, pois todo dia vemos nos jornais vitimas diretas e indiretas dessa droga,direta são os próprios dependentes dela, e indireto somos nós, que muitas vezes somos vitimas de pessoas completamente fora de si, querendo sustentar o vicio a todo custo então recorrem ao que for mais cômodo, então assaltam, agride as pessoas,disseminam doenças,agora se formos nos perguntar de quem é a culpa, não será tão simples responder o que levou essas pessoas a procurarem essa saída para os seu problemas, entretanto tempos que buscar um meio de combater pois esse problemas nos atinge também frequentemente, e uma estratégia inicial seria agir nas escolas, que é onde as pessoas estão formando a sua personalidade, a sua forma de agir e pensar, e estão mais propensas digamos assim a assimilar o que os palestrantes, informativos tem a lhes passar.onde nessa escola o psicologo observe os alunos e seu comportamento, buscando formas de tentar resolver esse problema com ele e os pais se preciso, para que ele não busque na droga uma saída,aumentar a quantidade de clinicas de reabilitação dependentes, onde lá dentro deverá ser feito um trabalho psicosocial voltado pra conscientização desses dependentes a buscarem outras maneiras de viver sem ser necessário o uso das drogas,dar a eles oportunidade de empregos para que possam se ocupar e se sentir util longe de todo o preconceito da sociedade em geral.e nós como profissionais da saúde fazemos parte dessa batalha na prevenção e tratamento dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  39. CONTINUAÇÃO
    O crack provoca doenças mentais e problemas de saúde que podem se estender por várias gerações. A opinião dos especialistas é unânime quando analisam como sua principal conseqüência a dependência física. Eles alegam que para estar viciado na droga basta usar no máximo cinco vezes e para acabar com o vício leva até uma vida inteira.

    Mesmo quem consegue abandonar o vício, não fica livre dos efeitos. O uso prolongado do crack compromete o sistema respiratório, coração, cérebro e até a fertilidade. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP mostrou que a droga afeta a produção de espermatozóides e causa a diminuição dos testículos.

    A falta de soluções que possam impedir ou anular a ação da cocaina e do crack no organismo foi o ponto de partida para que cientistas em várias partes do mundo começassem a se desdobrar em pesquisas.

    A primeira luz surgiu nos Estados Unidos, onde uma vacina tem se mostrado eficiente nos testes feitos com animais, nos quais ficou comprovado que o risco de arritmia e infarto aumenta em usuários de crack. E essas sequelas ainda representam uma herança negativa para as próximas gerações.

    No entanto, a esperança de dias melhores sem droga deve demorar pelo menos cinco anos para sair dos laboratórios e chegar ao mercado.

    Políticas Públicas

    Faltam programas de saúde pública para dependentes em todos os estados do Brasil. Nas clínicas particulares, o tratamento é para quem pode pagar até R$ 5 mil por mês.

    Enquanto essas vacinas não estão disponíveis, os especialistas ressaltam a necessidade de políticas públicas de prevenção e atendimento aos usuários de crack.

    Para solucionar esse problema é essencial medidas preventivas, educacionais culturais, cursos profissionalizantes, tudo isso com vários órgãos do governo e secretarias juntas. Além de medidas preventivas também é necessário o aumento no numero de leito para tratamento dos usuários de drogas, pessoal especializado para tratar esses pacientes, um acompanhamento após a alta do tratamento esses pacientes devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar para que esse paciente não tenha recaídas e se tiver ele retorne logo ao tratamento.

    Ticianna Nunes
    6 AB Manhã

    ResponderExcluir
  40. Continuação
    Além de tudo dito até agora é preciso que a policia combata efetivamente quem vende drogas e os usuários devem ser encaminhados para tratamento.

    Ticianna Nunes ¨
    6-AB-Manha

    ResponderExcluir
  41. Por causa da rápida dependência e do consumo intenso e sem controle, acredito que é necessário criar uma estratégia de mobilização social para conter o crescimento acelerado do número de viciados na droga. De acordo com os especialistas em tratamento de dependência química, é impossível definir o perfil de quem consome crack. A droga faz dependentes em todas as idades e faixas sociais. É uma questão de saúde pública, de estratégia de mobilização, como foi feito em relação ao cigarro e a Gripe A. Nós precisamos ter estratégias além da segurança porque a única estratégia pública que se tem é a repressão e a polícia.
    Renata Holanda de Araújo - M6AB

    ResponderExcluir
  42. Seria necessário a criação de mais campanhas,com mais realidade nelas,de modo a mostrar claramente o que acontece com os usuários de crack.Campanhas com depoimentos de ex-viciados.
    Projetos de tratamento intensivo para eliminar esse mal da sociedade.
    Projetos de inclusões sociais para jovens ex-viciados...
    Também seria de fundamental importância concentrar-se no atendimento psicológico para a família que sofre com as duras conseqüências dessa droga.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. O crack é derivado da planta de coca,resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou
    amônia e água destilada. Tem efeito estimulante e ocasiona dependência fisica em pouco tempo no
    organismo, levando posteriormente à morte, em razão da sua rápida ação sobre o sistema nervoso
    central e cardíaco.É distribuído pelo organismo por meio da circulação sanguínea.Há grande risco de vício já na primeira dose.A complexidade do quadro se dá não só pela situação da droga que é nociva e produz dependência muito rapidamente, mas também porque se associa à vulnerabilidade dos usuários. Geralmente,são pessoas que não têm boa ligação familiar,vivem um contexto de violência por causa do mercado ilegal da droga. O problema do crack é um desafio muito grande, onde a saúde pública, por si só, não vai dar conta do problema, mas acredito que é ela quem tem de dar a direção para o caminho do seu enfrentamento, pois o crack já atingiu desde a camada menos favorecida até a classe mais provilegiada!



    Aluna: Natália Bitar

    ResponderExcluir
  45. Atualmente o CRACK é a droga do momento.Um método que poderia ajudar seria a conscientização, que poderia começar no colégio ou na própria casa. Muitas vezes o individuo se torna usuário por causa dos problemas familiares, ele vê essa droga como umas forma de "escape". Além de problemas sociais e familiares, o CRACK traz uma série de problemas na saúde como já foi citado em outras postagens.
    Nós Fisioterapeutas poderíamos trabalhar na área da Saúde Pública com a prevenção, indo nas comunidades, no caso de indivíduos já viciados poderíamos trabalhar com o processo de retorno as atividades de vida diária, como integração dessa pessoa a sociedade, ou simplesmente dando assistência.
    O CRACK se tornou um problema de saúde pública, pois suas repercussões trazem um piora na saúde da população desde a de baixa renda ate a alta sociedade.

    NOME: RAFAELA LOBO ROCHA
    TURMA: M6AB

    ResponderExcluir
  46. Esse assunto é tão polêmico e complicado. Mais é um caso em que não dá pra baixar a cabeça e fingir que não está acontecendo. Tem tantas familias sofrendo e desestruturadas por causa dessa droga.
    E o governo tem que dar o primeiro passo para que a sociedade possa se acordar desse pesadelo real.
    Tem que haver mais interação entre a população e o governo. Por isso tem que haver mais projetos e atividades que beneficiem essas pessoas que precisam, principalmente com a criação de leitos públicos que é o que mais falta e é o mais necessário. Cabe a nós profissionais de saúde se informar mais profundamente sobre esse assunto para que possamos ajudar essas pessoas que precisam de nossa ajuda.
    Anne Daylanne 6ABM

    ResponderExcluir
  47. O crack vem destruindo muitos lares,o problema não é a droga em si, mas é o conjunto de circunstâncias de vulnerabilidade que cercam o consumo do crack. A estratégia da redução de riscos nos permite pensar em ações intermediárias, rapidas e precisas para solucionar este vicio.

    O Ministério da Saúde está ampliando de 2,5 mil para 5 mil o número de leitos para internação de curto prazo em hospitais gerais em todo o país, transformando os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em centros 24 horas e investindo na criação de Consultórios de Rua e Casas de Acolhimento. É de fundamental importância nós dá aréa da saúde estarmos orientando os familires. ALANNA VIANA

    ResponderExcluir
  48. Esse assunto é tão polêmico e complicado. Mais é um caso em que não dá pra baixar a cabeça e fingir que não está acontecendo. Tem tantas familias sofrendo e desestruturadas por causa dessa droga.
    E o governo tem que dar o primeiro passo para que a sociedade possa se acordar desse pesadelo real.
    Tem que haver mais interação entre a população e o governo. Por isso tem que haver mais projetos e atividades que beneficiem essas pessoas que precisam, principalmente com a criação de leitos públicos que é o que mais falta e é o mais necessário. Cabe a nós profissionais de saúde se informar mais profundamente sobre esse assunto para que possamos ajudar essas pessoas que precisam de nossa ajuda.
    Anne Daylanne 6ABM

    ResponderExcluir
  49. O problema das droga foi algo que sempre existiu, mas só hoje em dia vem sido divulgado na midia com maior frequência pois já esta fora de controle das autoridades onde já atingiu não somente as classes baixa mais também as classes alta da sociedade e se tornou um problema de saúde publica, o que deve ser feito é ter efectividade nos programas de prevenção, punição severa dos traficantes, fiscalização nas fronteiras e nas ruas, construir mais clínicas para desintoxicação, dar apoio ao primeiro emprego dos recem ingressados no mercado de trabalho e o principal uma melhoria na educação pois a educação e um alicerce de prevenção de quase todos os problemas de saúde publica.
    David Firmeza

    ResponderExcluir
  50. O crack não apenas é um problema crônico como tambem de uma vasta abrangencia dentro das classes e categorias sociais e profissionais, o que está faltando não é apenas uma melhor divulgação do problema, mas sim uma efetiva busca pela resolução do mesmo já instalado, e não é por falta de sabedoria que o problema não tenha até agora resolução, e sim por falta de coragem de uma pequena classe favorecida pelo rendimento financeiro que o crack tras para pessoas que se envolvem não apenas por uma índole duvidosa, mas por necessidade de somar aos seu ganhos mensais, bonus financeiros, pois o incentivo financeiro destinado a profissionais que deveriam estar combatendo tal problema, encontra-se desviado constantemente e com isso deixando o problema aumentar e sempre existir para que hala motivos de mais investiomentos e maiss dinheiro caindo na conta de muitos poucos já então envolvidos.
    A fisioterapia não apenas tem como dever hagir de forma preventiva, pois informações devem ser repassadas e mostradas a todos sem exclusão! para que com isso uma melhora posso ser cogitada dentro de comunidades que até então vivem o problema mas não sabem com o que vivem, assim palestras, panfletagem, comunicados por midias televisiva e assim trazer para mais perto da realidade de todos o que ocorre e como pode ser trabalhado a barreira para a instalação!

    ResponderExcluir
  51. Martina Coelho Dos Santos
    PODEMOS PERCEBER ATRAVÉS DOS VIDEOS QUE O CRACK TEM CAUSADO MAIS PROBLEMAS DO QUE SE PENSA, ESSA DROGA, QUE É TIDA COMO A DROGA DA MORTE, POIS A MESMA, DE ACORDO COM OS RELATOS DE SEUS USUÁRIOS DIZEM QUE A MESMA VICIA DA PRIMEIRA VEZ, E ESTE PROBLEMA TEM CRSCIDO CADA VEZ MAIS, POIS NADA TEM SIDO FEITO PARA TENTAR RESOLVER ESTE PROBLEMA. SABEMOS QUE HOJE NÃO EXISTEM VAGAS NAS CASAS DE TRATAMENTO, E QUE SÃO POUCAS AS CASAS DE ATENÇÃO.
    O QUE DEVE SER FEITO, INICIALMENTE É TER UM PLENO CONHECIMENTO DESTA DROGA, EVITANDO O CONSUMO, POIS A MESMA VICIA DE PRIMEIRA VEZ. DEVERIA USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR TODA A POPULAÇÃO DOS GRANDES MAUS QUE ESTA DROGA FAZ. OUTRA FORMA PREVENTIVA É ABRIR NOVOS HOSPITAIS/CLÍNICAS DE AJUDA PARA ESSAS PESSOAS TEREM TRATAMENTO ADEQUADO. E POR FIM ACHO QUE DEVERIA HAVER POLICIAIS CAPACITADOS PARA COMBATER O TRÁFICO DE DROGAS.

    ResponderExcluir
  52. O efeito do crack dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. O uso do crack frequentemente leva o usuário que não tem capacidade monetária para bancar o custo do vício à prática de delitos, para obter a droga. Os pequenos furtos de dinheiro e de objetos, sobretudo eletrodomésticos, muitas vezes começam em casa. Muitos dependentes acabam vendendo tudo o que têm a disposição, ficando somente com a roupa do corpo. Em alguns casos, podem se prostituir para sustentar o vício,levando assim a ter doenças como AIDS e Tuberculose.
    Podemos ajudar dando orientação de forma preventiva nas comunidades carentes,nas escolas,pois não existe mais classe social , ela atinge todas as classes.Prevenir (mostrar aos jovens a vida de um viciado,como é humilhante,como ela degrada o ser humano) é a melhor forma de ajudar os jovens.
    °°°DELIJANE ARAGÃO E LUCIO JUNIORººº

    ResponderExcluir
  53. O crack é conhecido como a pedra maldita.Ele é constituido pela junção do derivado da planta de coca,resulta da mistura de cocína,amônia e água destilada.Tem um efeito estimulante que ocasiona uma dependência imediata.Infelizmente,so cresce o numero de dependente dessa pedra cada ano.Os usuarios dessa droga tem uma caracteristica de andarem sujos.Entregam tudo o que possuem de material e sua vida a essa droga.
    Raquel Uchoa/6 ABM

    ResponderExcluir
  54. Continuando...
    O meu papel como gestora seria planejar estrategias para conter o crescimento de usuarios e disseminar essa pedra.As estratégias seriam:
    1)Promover oficinas de capacitação profissional(maiores de 16 anos);
    2)Revitalização dos locais menos favorecidos;
    3)Divulgação na mídia(revista,novelas,jornais,debates em programas de televisão);
    4)Distribuição de panfletos;
    5)Ter em escolas,universidades,ambiente de trabalho,psicológo e terapeutas,sempre observando o comportamente das pessoas;
    6)Criação de clínica desintoxicação;
    7)Aula de assistência social nas escolas;

    Raquel Uchoa/6 ABM

    ResponderExcluir
  55. O crack hoje em dia é considerado um problema de saúde público,cada vez mais aumenta a quantidade de viciados. O problema tem se alastrado cada vez mais, podendo o gestor planejar várias formas para que a quantidade de viciados seja diminuidos assim como numa prevenção.. um delas é contruir mais centros de reabilitação, onde os tratamentos deveriam ser acompanhados de forma multidisciplinar e ocupar o maior tempo possivel desses usuários com trabalhos de ação social, dentre eles oficina, teatro, trabalhos com que eles façam e sejam revendidos. E na prevenção fazendo programas principalmente dentro das proprias favelas, onde é o maior numero de viciados incentivando crianças, adolecentes e adultos a participarem de ações minitradas dentro da favela, divulgar os problemas que o vicio causa atraves da mídia, panfletos em geral e serem diviulgados na escola e incentivar as crianças a estarem na escola e ocupar o maximo de tempo dessas pessoas.
    Thycianne Bezerra Lima. ; 6AB

    ResponderExcluir
  56. O crack tem como origem os EUA, iniciando o consumo nos anos 70 e atingindo grande parte da população. Surgiu logo após a Constituição de 1988 e já na década de 90 quase 400 mil pessoas já haviam provado o entorpecente. Nos dias de hoje é estimado que o número já tenha alcançado a faixa de dois milhões de usuários. Em decorrência do rápido crescimento, pessoas que entendem do assunto sabem que o país vive uma calamidade, sendo caso de saúde pública. Afinal, os efeitos da droga arruína a vida dos usuários e de seus familiares. Apesar de vários meios de comunicação divulgarem que o entorpecente é utilizado por jovens e crianças de rua, o crack já atingiu os lares das famílias de classes média e alta. Para que haja uma melhoria é importante focar na educação e saúde pública, priorizando esse assunto nas escolas desde cedo para que o tema "DROGAS" seja desmitificado dentro do ambiente escolar.

    Mayara Leão
    Mikaelle Sindaux
    2CDT

    ResponderExcluir
  57. O homem é o único animal racional existente na face da Terra, mas age,
    sem sombras de dúvidas de maneira irracional e gananciosa quando
    conscientemente fabrica o mal para o seu semelhante. Dentre todos os
    malefícios criados pelo homem para o homem, o crack está entre os
    primeiros colocados.
    Basta o experimento de um único cigarro da pedra do crack para
    viciar o vacilão. A fumaça altamente tóxica da droga é rapidamente
    absorvida pela mucosa pulmonar excitando o sistema nervoso, causando euforia e
    aumento de energia ao usuário. Com a falta dessa sensação ao passar o
    efeito da droga, logo o vacilão é compelido ao segundo cigarro e
    assim por diante até leva-lo a consequências irremediáveis vez que ele é capaz de matar e morrer para sustentar o seu vício.
    Com o passar do tempo o crack causa destruição de neurônios e provoca
    ao crackudo a degeneração dos múculos do seu corpo, fenômeno este
    conhecido na medicina como rabdomiálise, o que dá aquela aparência
    esquelética ao indivíduo, ou seja, ossos da face salientes, pernas e
    braços finos e costelas aparentes

    Conclui-se assim que do mal nasceu o crack, que do crack surgiu o
    vacilão, que do vacilão gerou o crackudo, que do crackudo restou a
    morte.

    Gente vamos promover a saúde e a saúde é bem estar por isso nada de drogas!

    Paula Nayara
    aluna de planejamento 2tcd

    ResponderExcluir
  58. O crack está diretamente relacionada com a da cocaína, droga que surgiu nos anos 60 e que, na época, era grandemente consumida por grupos de amigos, em um contexto recreativo. No entanto, a cocaína era uma droga cara, apelidada de “a droga dos ricos”. Esse foi o principal motivo para a criação de uma “cocaína” mais acessível.
    De fato, a partir da década de 70 começaram a misturar a cocaína com outros produtos e conforme outros métodos. Foi assim que surgiu o crack, obtido por meio do aquecimento de uma mistura de cocaína, água e bicarbonato de sódio. Na década de 80, o crack se tornou grandemente popular, principalmente entre as camadas mais pobres dos Estados Unidos.
    Na prevenção poderiamos estar realizando campanhas educacionais nas escolas, nas comunidades carentes, associações de bairro, nas igrejas pois se concentram muitos jovens,utilizando diversos meios de comunicação para que cada um passe a conhecer os efeitos nocivos das drogas. No controle contra esse mal, oferecendo ambientes para realização de atividades para que possam ter um futuro melhor, estimulando essas crianças e jovens a participar das atividades sociais, culturais e esportivas. No tratamento a implementação de clínicas para dependentes químicos oferecendo um tratamento multidisciplinar para os dependentes e familiares.

    Márcia Dias
    Stéphanie Custódio
    2TCD

    ResponderExcluir
  59. O crack hoje é um inimigo mais proximo que imaginamos, ele pode estar nos nossos bairros , escolas e ate mesmo chegar em nossas casas. para que isso nao se alastre mais pela sociedade em que vivemos, medidas devem ser tomadas na qual uma dessas é classificar o crack hoje é uma epidemia. Trata-se de uma epidemia de difícil tratamento e de conseqüências extremamente danosas a sociedade, é preciso mais atenção por parte dos profissionais, do Estado e da educação principalmente atraves da prevencão; que ao meu ver é a melhor soluçao para essa epidemia.

    ResponderExcluir
  60. O crack hoje atinge não somente a população de baixa renda, mas esta presente em todas as classes da nossa sociedade, vindo a aumentar o numero de usuários, e que iniciam a dependência cada vez mais cedo. A melhor maneira de se evitar que essa epidemia social continue a aumentar, devemos trabalhar buscando uma forma de prevenção eficaz e precoce. Uma solução plausivel seria a exposição de palestras, videos informativos, que deveriam ser apresentados nas escolas, pois essas criancas cresceriam com uma maior chance de evitar o cantato incial. Deveriam também ser criados centros de apoio ao usuario e a sua familia, pois a reabilitação é árdua e de longo prazo. Essas meidas devem ser tomadas urgentemente, e não quando atinge a economia.

    Eza Rafaella e Georgia Pinho

    ResponderExcluir
  61. O consumo do CRACK, que antes era consumida principalmente por moradores de ruas e por pessoas de classe baixa, passa hoje a ser um problema mundial, consumido por pessoas de nível alto, com escolaridade, presente nos principais bairros da capital. De acordo com uma notícia publicada no Diário do Nordeste, no ultimo dia 14 o aumento no número de usuários do crack em Fortaleza não passa somente pela busca do prazer ou pelo despreparo do poder público, incluindo a Polícia e a Justiça, e da sociedade em geral para combater a epidemia, mas principalmente, pelas facilidades de se manter o vício. A compra de pedras é feita em favelas, esquinas, ruelas, avenidas e em drive-thru. No entanto cabe não somente ao poder público, mas é necessário atuar em rede: família, entidades, amigos para que possa aminizar esse proplema.

    ResponderExcluir
  62. Como forma preventiva, o serviço de saúde pública pode fornecer palestras para os usuários, as famílias e os profissionais da área de saúde esclarecendo sobre o crack e as conseqüências físicas e psicológicas que ele pode acarretar.
    É importante focar em grupos de apoio para os usuários, fornecer um acompanhamento médico especializado na prevenção e tratamento de doenças causadas pela droga. É importante, também, a disponibilização de cursos técnicos com o objetivo de incluí-los novamente na sociedade.
    Gisele de Araújo Costa
    Vanessa de Oliveira Moura

    ResponderExcluir
  63. o carack é um os grandes problemas hoje em dia. como ele consegui invadir cidades? como ele vem abordando jovens e destruindo familias? como explicar que muitos adquiram esse vicio?
    realmente é muito dificil saber as respostas.
    campanhas preventivas devem ser implantadas para deixar claro quais as verdaddeiras destruições causadas por essa droga no organismo e que não é apenas um momento de prazer que eles vivenciam, que é o que os torna dependentes. a tentativa de controlar essa peste deve existir e tem que partir de cada um de nós.
    Germana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  64. O crack é a droga mais fala nos ultimos anos, apesar de saber que o problema ja tomou proporções gigantescas, pouco se ve falar sobre como combater a essa "DROGA". Facilmente se ouve falar de o quanto o trafico e o numero de viciados aumenta, porém ainda são poucos aquels que descruzam os bracos para esse problema de saúde publica. Como o problema é de saude pública, no meu entender todos devem ajudar no combate da mesma. Penso que, como o ditado diz " melhor prevenir que remediar", com esse pensamento acredito que o melhor que se pode fazer na prevencao deste mal,seja desenvolver ações explicativas e expositivas sobre o mal do crak,essa questao deve ser orientada para a populacao dentro das escolas desde cedo. Porem nao acho que essa não seja a melhor forma de prevenção, melhor mesma é da possibilidades de atividades esportivas, recreativas, musicais,culturais, oportunidades de estudo e emprego. " Mente vazia oficina do diabo", portanto além acoes explicativas sobre as drogas, deve-se da oportunidades para uma vida melhor para que não seja necessario esses recursoso alternativos (drogas) para SOBREVIVER, a intenção é viver, não sobreviver!!!
    Para os que nao tiveram essa oportunidade de escolha, entre drogas ou estudos, cultura e esporte, o governo deve da subsídios para sua recuperacao, e posteriomente, dar agoraa, oportunidades de uma vida melhor.

    ResponderExcluir