quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fundamentos sociológicos e históricos da educação - Atividade

Olá galerinha....

Pois bem, no último encontro discutimos as bases da sociologia da Educação a partir da análise das categorias de Marx em paralelo com as ideias de Durkheim.
Baseado nesses pressupostos e tendo como referência os materiais disponíveis nos links, respondam:

a) Como estão relacionados os conceitos de educação escolar, fato social e heteronomia?
b) A escola é um agente social neutro? Disserte sobre isso.
c) A luz da sociologia da educação, o que significa a expressão: "o processo educacional humaniza o homem"?


Links:

http://proferlaotrabalhosalunos.pbworks.com/w/file/fetch/91452576/a%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20da%20sociologia%20da%20educacao%20para%20compreender%20a%20educacao%20escolar.pdf

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art18_40.pdf


20 comentários:

  1. a) Através da educação, seja ela escolar ou domiciliar, somos moldados para viver em sociedade de forma mais harmônica. Assim, os fatos sociais nos impõem regras para tornar esta convivência um tanto mais harmônicas. A educação, portanto, nos traz regras que são alheias a nós (heterônomas) no primeiro momento, mas que aos poucos vai se tornando tão comum dentro de nossa vida, que passa a ser parte integrante de nós.
    (Mas também tem a opção de ser "revoltz"!)
    b) A escola não é neutra e podemos notar isto de diversas maneiras.
    - O calendário escolar, por exemplo, é regido muito mais ou somente pela crença cristã, dispensando datas comemorativas de outras religiões.
    - A nossa história é contada conforme convém aos Europeus (eles que foram tão misericordiosos, quando invadiram o Brasil, trazendo educação para os bárbaros aqui residentes). Além disso, pouco se fala do mundo Oriental e quando são abordados, não são tratados com tanto respeito e idolatria quanto os Europeus .
    - A escola também pode estar vinculada a classe social (quando cobra preços exorbitantes), religião (de forma mais direta), partido político (veladamente ou não)...
    c) A educação humaniza o homem, trazendo-lhe conceitos, ideias e orientando nossas ações para que sejamos diferentes dos animais e até possamos ser bons uns com os outros, tendo sensibilidade e compaixão.
    Ravena Medeiros

    ResponderExcluir
  2. a) Através do conceito de educação, seja ela escolar, familiar ou qualquer outra, o ser humano esta fadado a tornar-se um molde para a sociedade vigente, seja esta de cunho capitalista, enaltecida por Durkheim como uma "ideologia" perfeita ;de cunho socialista defendido por Marx ou qualquer outro. Desta forma, os fatos sociais servem justamente para guiar o ser e mante-lo numa linha de convivência harmônica que siga as características de tal sociedade. Portanto, a princípio, esta educação nos traz ideias desconhecidas que não fazem parte do nosso cotidiano, conceitos transmitidos por terceiros que com o passar do tempo acabam homogenizando-se a nosso estado social.
    b) Não, a escola trata-se somente de mais um dos numerosos meios de repassar a ideologia vigente em determinado ambiente. Totalmente vinculada a níveis de classes sociais, a partir do momento que seu nível de rendimento é diretamente proporcional a classe social frequentadora; a partir do momento em que no mínimo 90% das escolas públicas no Brasil são totalmente vinculadas a religião cristã. Enfim, isso se dar, devido o modelo escolar esta baseado em um modelo europeu, uma sociedade que não apresenta de forma alguma características de laicidade, como uma instituição partindo disto seria neutra?
    c) A educação humaniza o homem a partir do momento em que a mesma o "adestra", lhe impondo conceitos, ideias e ações, influenciando-o em sua forma comportamental, assim, guiando-lhe para a convivência de seu modelo de sociedade

    -Artur Ismael

    ResponderExcluir
  3. A educação,nos traz regras, que aos poucos vai se tornando tão comum dentro de nossa vida, que passa a ser parte integrante de nós.e nos formata como um computador.

    A escola estando a serviço dos estados maiores, das empresas, da burguesia hegemônica e capitalista, ou seja, não temos escola neutra; e não preparamos para autogestão, ficando ainda com as mesmas amaras do passado,

    Os homens, todos os homens, – para vir a ser humano – necessitam de um processo de humanização, que seja direto e intencional, um processo social e consciente: “[...] a finalidade imediata da educação (muitas vezes não cumprida).
    e dar no que dá.

    ResponderExcluir
  4. a)A educação é colocado desde á infância para sermos inseridos á sociedade racional,independente de nosso interesse refletindo no âmbito familiar e escolar num período determinado de sociedade moral e ético.
    b)não,a influencia direta do governo ditando regras e trabalhando o aluno de maneira ainda arcaica,contribuindo para a automação intelectual faz com que os estudantes saiam para o mundo com um referencial pobre voltado apenas para o lado capitalista.
    c)muitas vezes se fala que o homen nasce puro precisando ser lapidado na sociedade e aprender a interagir com seus semelhantes no seu desenvolvimento sócio-cultural produzindo seu intelecto e modo de pensar autônomo.

    Josifran Medeiros Gomes

    ResponderExcluir
  5. a)Essa relação foi representada por Durkheim através de sua afirmação de que a consciência coletiva é objetiva,quer dizer que,essa afirmação dele sobre consciência coletiva está presente e espalhada em toda a sociedade,não somente em algumas pessoas ou grupos,é tudo o que uma "sociedade pensa", não somente uma pessoa. A consciência coletiva age sobre as pessoas de uma forma coerctiva,isto é, uma forma de autoridade sobre o indivíduo fazendo dele uma espécie de "marionete" e falando como ele deve agir no meio social em que ele vive.
    b)Durkheim fala que, o indivíduo, ao nascer, já encontra a sociedade pronta e construída em suas leis. Desta forma, o direito, os costumes, as crenças religiosas, o sistema financeiro não são criados pelo indivíduo, mas sim pelas gerações passadas que viveram antigamente a esses indivíduos. Da mesma forma é a escola, que sua principal tarefa é a de formar os sujeitos sociais, não consegue ser neutra. Regras são dadas para esses indivíduos e a história do nosso país contadas somente de uma forma impossibilitam qualquer atitude dos indivíduos que nesta sociedade vivem.
    c)A escola tem a função de fazer com que o indivíduo saiba o jeito de pensar e agir na sociedade, de entender a vida, como fazer para determinarmos nossas condutas, para que assim, o indivíduo possa ter sua personalidade própria, para poder se diferenciar dos demais no meio social.
    Raimundo Francisco

    ResponderExcluir
  6. A-Os fatos sociais impõem aos indivíduos determinados tipos de comportamentos e a educação serve como um molde tornando as relações sociais mais harmônicas. Essas regras educacionais alheias a nós, a priori, se tornam elementos inerentes aos seres humanos no decorrer do tempo.
    B-Não, pois como qualquer outra estrutura social a escola está circundada por uma dinâmica social vinculada a inúmeros interesses, oriundos em sua maioria das elites dominantes.
    C-O processo educacional humaniza o homem apartir do momento que introduz no cotidiano social conceitos e ideias que norteiam as ações humanas para um caminho mais racional, criando dessa forma um ambiente social harmonioso.
    Jerri Araújo

    ResponderExcluir
  7. A) A educação escolar nos impões regras estas que tentam nos moldar a padrões sociais de cidadãos para relações harmônicas, essa formatação que com o passar do tempo passa a ser despercebida.
    B) A escola não é neutra a partir do momento que impõe regras que não são discutidas com toda a comunidade escolar, assim pensa-se numa educação política. "Não existe educação neutra, toda neutralidade afirmada é uma opção escondida" (Paulo Freire). A educação está voltada a atender as necessidades de alguns, podemos citar a preferencia dos livros didáticos de regiões mais favorecidas do País e por muitas os alunos não tem conhecimento da própria realidade.
    C) O processo educacional auxilia a formação de cidadãos mais pacíficos e introduz regras que norteiam o convívio social, conceitos estes que serão lapidadas por cada um e utilizados a seu modo, assim a educação busca sempre as relações harmoniosas.
    Eulália Jéssica

    ResponderExcluir
  8. A) A educação escolar hoje age junto com os fatos sociais e a educa para heteronomia dependendo do governo que estabelece as normas da educação. A educação, portanto, nos traz regras que são alheias a nós (heterônomas) no primeiro momento, mas que aos poucos vai se tornando tão comum dentro de nossa vida, que passa a ser parte integrante de nós.

    B) A escola não é neutra e podemos notar isto de diversas maneiras. O calendário escolar, por exemplo, é regido muito mais ou somente pela crença cristã, não se lembrando de datas comemorativas de outras religiões. A nossa história é contada conforme convém aos Europeus. Além disso, pouco se fala do mundo Oriental. A escola também pode estar vinculada a classe social (quando cobra preços exorbitantes), religião (de forma mais direta), partido político

    C) A educação do homem, traz conceitos, idéias e orientando nossas ações para que sejamos diferentes dos animais e até possamos ser bons uns com os outros, tendo sensibilidade e vivendo em uma sociedade sobre determinadas regras para o convívio de cidadania que orientam a vida social e harmônica das pessoas, sendo modificada constantemente dependendo do espaço e tempo.
    - Daniel Azevedo Lopes-

    ResponderExcluir
  9. A) Na realidade a educação tem caráter prioritariamente capitalista que tem tido como meta a formação de profissionais técnicos capazes de lidar e competir no mercado de trabalho, assim nós introduzido a uma sociedade individualista.

    B) Não, o papel que a escola ocupa hoje é complexo. Muitas vezes ela contribui para a exclusão dos meios necessários à vida digna, pois as estruturas mais fortes organizam-se para privilegiar grupos e pessoas.

    C) É por meio da educação que o homem se humaniza e a escola se coloca como promotora na conquista da emancipação humana, realizando com qualidade, o processo de ensino para a apropriação dos conhecimentos científicos e filosóficos que sejam capazes de educar integralmente o ser humano. Ou seja, educar para a cidadania a partir da “assimilação ativa dos conteúdos” (VIGOTSKY,apud LIBÂNEO, 2008, p.3).

    - NELRIVAN DE OLIVEIRA -


    ResponderExcluir
  10. A) A educação escolar nos impõem regras para sermos comandados de forma mais harmônica,mas com o passar do tempo essas informações passam despercebidas.
    B) Não, muitas são baseadas na religião crista desprezando outras religiões, a historia é contada conforme convém os europeus,deixando de lado outros povos.Muitas vezes vinculada a uma classe social de melhores condições financeira.
    C)A educação humaniza o homem apartir do momento que introduz regras orientando a vida social e harmônica do homem para que sejamos diferentes dos animais e até possamos ser bons uns com os outros.
    Marlete Melo

    ResponderExcluir
  11. A) A educação está presente em nossa vida desde quando nascemos, seja ela familiar ou escolar, onde somos “treinados” a viver de acordo com o que a sociedade acha correto. Percebemos que os fatos sociais impõem aos indivíduos regras para que as relações sejam mais harmônica entre a nossa sociedade. Portanto, a educação nos traz ideias desconhecidas que não fazem parte do nosso cotidiano, transmitidos por terceiros que com o passar do tempo acabam homogeneizando-se.
    B) Não, a escola não tem sido um espaço neutro onde deveria ser um espaço que tivesse o objetivo de transmitir o conhecimento de forma pura e sem qualquer tipo de manipulação ou influencia seja ela qual for, tornou-se um local alvo de divulgação política e cultural. Nesse sentido há ainda a falta de abertura de espaço para diálogos onde as pessoas possam expor suas opiniões, é preciso que haja maior relação entre a escola e os familiares, o processo continuo de formação de caráter de um indivíduo.
    C) A educação transformar o homem, mesmo com todas dificuldades como sabemos, o aluno quando chega na escola, já traz consigo uma bagagem que deve ser trabalhada, para que no futuro ele se torne um indivíduo transformador e formador de opiniões. Mas é preciso que haja um interesse em conjunto e que ambas as partes (professor e aluno) trabalhem integradas.

    Luana Karine de Medeiros

    ResponderExcluir
  12. a) Primordialmente ,a educação escolar seria o ato da produção , diretamente ou indiretamente para formação do ser humano, de uma forma meio idealista ,a finalidade imediata da educação seria abranger mais os conhecimentos dos alunos, trazer para eles uma maneira de compreensão mais enquadrada a realidade , ter uma criticidade maior do aluno para todo e qualquer tipo de relações ,sociais, econômicas ou políticas . Porém, existe um processo de humanização, histórico e social , que desde muito tempo, a educação se adequa, se molda a seus interesses, interesses políticos principalmente, interesses estes ligados ao modo capitalista em que vivemos, e elas vem nos “adestrando” , a seguir apenas o que , os que estão em um patamar maior que o nosso querem, são esses fatos sociais, aliados a nossa educação limitada e de política de “adestração” fazem isso de forma tão sútil a nossos olhos que se quer percebemos, e a contribuição da educação escolar , que deveria ser de aguçar nossa criticidade e não nos tratar como uma “mercadoria” a ser adquirida , desse modo , nos tornamos submissos ,nos tornamos presos a isso, e se quer percebemos, porque não sabemos da realidade, vivemos em uma caverna e tudo isso passar a ser comum, natural , mas existe muita coisa além dessa escuridão .
    b) A escola não é neutra, ela atende apenas a interesses de classes dominantes, existe diversos interesses na sociedade ,nas diversas formas de espacialização e de escalas, e cada uma delas sempre estará voltada a atender seu próprio conjunto de valores e interesses sociais , culturais e políticos , por isso, nunca atenderá os interesses de todos.
    c) “ O processo educacional humaniza o homem.”
    O homem nasce inacabado , apesar da sua base biológica , ele precisa ser humanizado , é um processo histórico e social , para construir esse ser humano, este homem. Esse processo nos trás regras, conceitos, ideologias , porém a sua finalidade seria de passar par ao homem a compreensão do mundo real, da totalidade da realidade, de um maior grau de consciência e criticidade .



    Nathália de Lucena Freitas

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. a) A escola nos molda para respeitar as regras da sociedade, assim vivendo como objetivo de depois ingressar no sistema econômico vigente. Dentro da escola somos orientados a seguir leis, fatos sociais que são impostos aos indivíduos. Como a escola é o primeiro local de apresentação a vida social, para as crianças principalmente, os conceitos de estabelecer regras começam ali.
    b) A escola segue um sistema para moldar o indivíduo para a sociedade, portando, a escola não é neutra. Nesse sentido, entende-se que estamos submetidos não só a economia, mas também as culturas e tradições das regiões e de interesses políticos.
    c) Esse processo se dá ao homem quando ingressa no meio social, quando este está sendo moldado pela sociedade, vivenciando aquele ambiente social, composto de regras, ações, assim sendo influenciado em seu comportamento na sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A) Nos receberemos educação desde o nascimento, a nossa educação segue um padrão. Somos moldados a viver com as normas da sociedade, e essa moldagem muitas vezes nos tira a capacidade de ver o mundo com outros olhos. Mas cabe a cada de um tentar ir contra esse modelo. Os fatos sociais contribuem para que possamos vier nesse modelo com tantas regras e normas, que aos poucos vamos nos acostumando com esses princípios.
    B) A escola não se impõe contra essas regras, reproduz isso todos os dias. A escola valoriza os números e não o aprendizado e nem o esforço dos alunos. Exemplo: uma escola com alto índice de aprovação no Enem é vista com a melhor, sendo que isso não é verdade. Muitas escolas não respeitam, as diferenças religiosas, diferenças sociais, ou não aceitam alunos com deficiência física ou psicológica.
    C) A educação humaniza o homem para que ele seja inserido em uma sociedade e seja aceito por ela. E o alerta para o que estar acontecendo em seu entorno, trazendo nossas visões de ver o mundo, e através delas tentar viver em harmonia com os demais.
    Raila Mariz Faria

    ResponderExcluir
  17. A) A educação é posta em nossa vida como uma forma de se humanizar a nação em que estamos inseridos. Educação essa que vem desde cedo, em casa, com os pais, e posteriormente os dados são aprofundados pelos profissionais da educação, que por sua vez, não fazem diferente. Seria tudo isso uma forma de nos tornar "gente" e saber conviver perante uma sociedade. O que seria de uma pessoa sem Educação? Esse termo "Sem Educação", é o que usamos quando vemos alguém com maus modos. Ou seja, será que certo indivíduo com maus modos não teve educação? não foi humanizado? De uma certa forma somos humanizados desde o nascimento, pela convivência com os outros seres humanos. Só cabe a cada um obedecer as regras da vida que são postas durante nosso crescimento.
    B) Não. A escola não é neutra. Um exemplo é comparar a escola com a televisão. Nela você vê de tudo, é posto a ouvir e expressar sobre assuntos como determinada religião (que as vezes não é a sua) política e tudo mais. O ensino de determinadas áreas, exigem que o aluno tenha uma única resposta, pois ao contrário, o mesmo estará errado e sua nota certamente será um 0.
    C) A educação pode humanizar a pessoa sempre que a mesma não souber se socializar em determinada sociedade. Conceitos, regras, modos... São forma de "socializar" a pessoa ao mundo. Se um ser humano é inserido em uma outra sociedade, como por exemplo animais como lobos, macacos, etc. Esse humano não será humanizado. a partir do momento que o mesmo entrar na sociedade da sua raça e passar a conviver com esse povo, essa pessoa passara a ser humanizada pela educação verbal e social posta a si mesma.
    *DISCENTE
    - FERNANDO DE MEDEIROS SILVA -

    ResponderExcluir
  18. A) A educação escolar nos treina a viver de acordo com o que a sociedade considera correto.Nos impõe regras para que as nossas relações sejam mais harmônicas na sociedade.A educação nos traz informações que com o passar do tempo tornar-se despercebidas.
    B)Não, para ela ser um espaço neutro deveria transmitir o conhecimento de forma pura sem influencia,vinculada muitas vezes a cultura,as tradições e de interesses políticos do indivíduo que passa a informação.
    C) A educação humaniza o homem para que ele seja inserido em uma sociedade,criando dessa forma um ambiente harmonioso.

    Zaizy Karelle

    ResponderExcluir
  19. A) Mesmo que tenhamos, ao nascer, uma base biológica ou natural. Nós Seres Humanos, passamos pelo um processo de humanização, onde se impõe regras, seja ela, direta ou intencional. No qual, a nossa educação segue uma padronização ou pelo menos se tenta, um padrão. Devido essa padronização imposta pela "educação" nós somos moldados a todo instante. Como acredito também, que sentimos por muitas vezes dificuldade de articular o nosso próprio pensamento, pois durante a nossa caminhada, passamos por diversos tipos de mudanças, onde temos a influencia dos ensinamentos de casa, como os da escola, tendo assim, "por muitas vezes" ensinamentos "divergentes". Ou seja, mesmo que se tenha todos os princípios ou influencias de ambas as partes na formação do ser humano, não descarto a possibilidade de mudança, pois cada um, tem seu modo de ver e enxergar o mundo com outros olhos.
    B) Mesmo que a Educação esteja voltada para atender as necessidades do aluno,ela não é neutra, pois ela impõe regra dento do âmbito escolar, onde os alunos são "o alvo". Contudo, a um planejamento curricular, onde os professores seguem esse modelo para repassar ao aluno.
    Ex: O método de avaliação, O calendário escolar, que está aberto somente pela crença cristã, dispensando datas comemorativas de outras religiões, a falta de espaço para diálogos, onde as pessoas possam expor suas opiniões, é falta conjunta de relação Escola e Família.
    C) A educação é vista como uma forma de humaniza o homem. Pois, o individuo passa pelo um processo continuo, onde se a toda uma preparação para que o cidadão seja inserido em uma sociedade, no qual, ele seja capaz de conviver e respeitar o outro individuo, independentemente de seu grupo. Ou seja, essa regras, são impostas para que se tenha uma sociedade com respeito entre as etnias, e que a ética e a moral seja imposta, tornando- lhe "bons cidadães".

    Raiane Islane Araújo de Souza.


    ResponderExcluir
  20. A educação escolar que vivenciamos hoje exerce um caráter capitalista onde prioriza a formação de de profissionais, visando os interesses políticos e sociais que impõe aos educandos regras para introduzimos a uma sociedade harmônica.

    b) Não. Um exemplo disso podemos ver com relação às desigualdades sociais, onde algumas classes são mais privilegiadas que outras.

    c) O processo educacional humaniza o homem, lhes trazendo conceitos ao longo de sua formação para integrá lo na sociedade com capacidade de pensar e agir por suas próprias escolhas.

    Wanessa Pereira Rodrigues.

    ResponderExcluir