segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Segurança para o laboratório de Ciências.

Nesta postagem vocês deverão responder três perguntas:

1. Qual a importância da disciplina de segurança para o laboratório de ciências para a minha formação profissional?
2. Como irei aplicar esses conhecimentos em sala de aula como futuro professor?
3. Quais as contribuições da disciplina para minha vida, enquanto cidadão?

Prazo: 03/12/14

12 comentários:

  1. 1 - É importante que se conheça as características dos compostos, o nível de risco,e os seus possíveis reagentes, e como se portar diante um laboratório de ciências, uma vez que futuramente será ministrada aulas em laboratório com crianças de ensino fundamental, que exigem tal conhecimento para que todos fiquem seguros e sem nenhum risco de acidentes.

    2 - Através de aulas dinâmicas em laboratório, com práticas experimentais de mistura e reação, ensinando o devido manuseio e cuidado ao se trabalhar com compostos que reagem entre si, com os corretos equipamentos de proteção tanto individual quanto coletivo.

    3 - Para saber como proceder diante alguns acidentes tanto em casa quanto no trabalho, como evitar principalmente, e como manusear alguns compostos e o modo correto de se guardar.


    Igor Augusto Costa Sales

    ResponderExcluir
  2. 1- A disciplina tem a grande importância de compor seus fundamentos químicos e através deles, será possível a implementação dos conhecimentos adquiridos para contribuir com as experiências em sala de aula e melhor ministrar no decorrer da formação profissional.

    2- Com os conhecimentos adquiridos da disciplina, temos o objetivo de ensinar a metodologia da matéria em si e de aplicar certas aulas práticas expondo experiências de acordo com as normas de padrão de segurança para com todos e seus devidos cuidados no manuseio das substâncias que poderão ser utilizadas e assim mostrar maior abrangência sobre o conteúdo para os alunos.

    3- As contribuições obtidas nesta disciplina irão auxiliar em diversas formas, sejam em circunstâncias profissionais ou não, pois como nos deparamos com diversas substâncias em nosso cotidiano, poderemos ter situações, como exemplo acidentais em que nestas, será feito os procedimentos corretos com precauções para evitar maiores danos e assim, não somente pôr em prática um auxílio, como estabelecer um vínculo entre conhecimento e cidadania.


    Clara Beatriz Vieira Borges

    ResponderExcluir
  3. 1ª) É importante para que haja um conhecimento acerca dos materiais que se irá utilizar em seu local de trabalho, evitando quaisquer acidentes que possam acontecer devido a falta de cuidado e de conhecimento desses materiais.

    2ª) Através de aulas práticas, ensinando como manusear os compostos corretamente e com os cuidados que devem ser tomados para que haja uma aula proveitosa.

    3ª) O uso correto de substâncias em qualquer âmbito, seja no profissional quanto no pessoal tendo o cuidado para com elas, quando para o seu uso, assim como para as providências à ocorrência de um acidente.

    Aluno: William Robert Leal da Silva.

    ResponderExcluir
  4. 1- Adquirir os conhecimentos adequados para no futuro poder repassar o que aprendi como forma de até mesmo evitar possíveis acidentes com o uso inadequado de produtos químicos. Transmitir aos alunos que esses produtos utilizados de forma incorreta e sem os cuidados específicos podem provocar sérios riscos á saúde e, que eles possam ter em aulas práticas atividades que se assemelham ao seu dia á dia. E além do mais, será um aprendizado que utrapassará os limites estabelecidos em sala de aula pois saberei qual a melhor forma para manusear qualquer material químico que possa ser de risco estando em casa ou, em outro ambiente com o uso de cuidados adequados.

    2- O aprendizado dessa disciplina me fornecerá material de estudo para ser aplicado na sala de aula com o uso de produtos comerciais (caseiros ou não) para informação de uso correto e formas de descarte; em laboratórios com aulas práticas e, em feira de ciências com a participação dos alunos como forma de demonstrar o que se aprendeu com o professor assim como, esses conhecimentos serão importantes para a vida dos alunos fora do âmbito escolar pois saberão os cuidados e a importância de se conhecer e utilizar materiais químicos que podem ou não reagir e provocar danos a si e, aos outros.

    3- As contribuições desta disciplina na minha vida são muitas vai desde o conhecimento dos produtos químicos à melhor forma de utilizá-los. Saber além de manusear, a melhor forma de descarte de produtos químicos que possam provocar o mínimo de danos possíveis ao meio ambiente como também, me certificar que materiais que podem provocar risco estejam condicionados de forma adequada além de saber os primeiros socorros a serem utilizados em casos de acidentes.

    Aluna: Nádia Oliveira Corrêa.

    ResponderExcluir
  5. 1. Torna-se necessário que as pessoas que lidam com espécies químicas tenham uma noção clara dos riscos existentes e de como minimizá-los. O descuido de um põe em risco todos os demais. Todo aquele que trabalha em laboratório deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais.
    2. Como professor, deve-se orientar os alunos quanto ao manuseio de equipamentos de segurança, materiais e vidrarias presentes em laboratórios. O professor deve orientar os alunos em relação ao conteúdo das normas de utilização dos laboratórios, e esclarecer dúvidas dos alunos em relação aos procedimentos de segurança que deverão ser adotados.
    3. A disciplina contribui em termos uma noção dos riscos em laboratórios, atitudes de prevenção de acidentes em laboratórios, além do potencial de redução dos danos em casos de acidentes e primeiros socorros a serem tomados em cada um dos casos.

    Aluna: Láisa Rebecca Sousa Carvalho.

    ResponderExcluir
  6. O estudo da disciplina de Segurança em Laboratório de Ciências da Natureza, tem como objetivos orientar os estudantes no uso e manutenção dos equipamentos do laboratório, com propósito de prevenir acidentes.
    Na rotina acadêmica posso aplicar o aprendizado desta disciplina, nas disciplinas posteriores que utilizam práticas no laboratório. Na rotina profissional posso dar sugestões na construção de um laboratório em uma escola, como tambem instruir os discentes na utilização do mesmo, preparar uma aula experimental com segurança e etc.. Como cidadão posso aplicar, orientar, prevenir, denunciar enfim todos os conhecimentos podem ser usados em situações rotineiras como por exemplo, denunciar irregularidades em um estabelecimento no que se refere a disposição e manutenção de extintores. Outro exemplo, orientar o uso adequado de produtos químicos para evitar reações quimicas que prejudiquem o ambiente e a saúde. Concluindo a disciplina tem um conteúdo programático eficiente e proveitoso para a formação de um futuro professor de ciências.

    Francisco Jordao Borges de Andrade

    ResponderExcluir
  7. 1° A disciplina e importante porque trás um conhecimento de como trabalhar em laboratório de uma maneira segura evitando-se assim o ocorrência de acidentes de trabalho e como também me proporcionando embasamento teórico e pratico para com isso eu possa repassar aos meus futuros alunos este conhecimento adquiridos o decorrer das aulas.

    2° Eu, irei procurar mesclar de maneira clara e pratica os conhecimentos por mim adquiridos no decorrer do curso, E através do uso de materiais didáticos, materiais ilustrativos com auxilio de data show, painéis e banners como também através da leitura de textos a cerca do assunto em questão debatendo us e expondo em sala de aula os pontos de vista e opiniões dos alunos e professor, e se possível aulas praticas que englobe todos os assuntos vistos em sala de aula.

    3° Esta disciplina contribui muito com conhecimento de segurança laboratorial e de como lidá em certos momentos em caso de acidentes com material tóxicos, inflamáveis entre outros, tendo em vista que eu como cidadão posso de agora em diante contribuir de maneira benéfica em ocasiões que ocorram acidentes com tais substancias podendo de maneira rápida e eficiente proporcionar os meios de socorro mais indicados para cada caso.


    Aluno: Otávio Marinho Cavalcante Filho.

    ResponderExcluir
  8. 1° A disciplina tem muita importância pois a mesma nos auxilia a ter conhecimentos necessários quanto a se portar no meio maximizando a utilização de seus recursos para o aprendizado.
    2° Demostrando a importância do correto uso dos equipamentos e como se portar no meio para efetivar o conhecimento.
    3° Adquiri novos conhecimentos sobre este novo meio assim como sua devida utilização para o aprendizado.

    Júlio Barbosa Soares

    ResponderExcluir
  9. 1 - Ensinar aos alunos como lhe dar com certos produto químicos industriais ou comerciais presentes no seu cotidiano que podem ser perigosos se manuseados de forma incorreta, podendo causar sérios danos à saúde. Mostrar como deve se comportar em situações de perigo caso ocorra um acidente com os produtos, assim como o aprendizado necessário em relação a este.

    2 - Em aulas práticas tanto no laboratório, em sala de aula ou fora dela tendo como finalidade explicar como utilizar corretamente os produtos químicos e a forma de cuidados com o manuseio deles e também a forma de vestimenta adequada para este fim.

    3 - Esta disciplina contribuiu de forma quantitativa em conhecimentos e práticas nos quais aprendi como lhe dar com situações de risco ao utilizar produtos químicos de forma errada e como me portar diante destas situações caso necessite de primeiros socorros.

    Aluna: Aline Jeanne Rebêlo dos Santos

    ResponderExcluir
  10. 1° A disciplina é importante pois através dela aprendi como agir em um laboratório, como manusear as substâncias, assim podendo evitar que possam ocorrer acidentes.

    2° Através de aulas práticas em laboratório, ensinando aos alunos a forca correta e segura de utilizar e manusear os compostos químicos.

    3° Com esta disciplina prendi a forma correta de agir em situações de acidentes,a forma correta de descartar os materiais, o risco do mau uso de certos materiais e substâncias.

    Geyciane Morais de Carvalho

    ResponderExcluir
  11. 1 - É imprescindível obter conhecimentos sobre segurança em laboratório de ciências pois o manuseio de substâncias e equipamentos laboratoriais requer atenção e técnica, sendo que existem regras básicas para serem seguidas e que podem evitar acidentes.
    2 - Advertendo os alunos dos riscos e perigos em um laboratório de ciências e auxiliando como reagir em situações de acidentes laboratoriais, mostrando equipamentos de segurança individual e coletivo.
    3 - Me mostrou como reagir em certas situações de acidente ou de risco tanto dentro e fora de um laboratório e a forma correta de manuseio de certas substâncias.

    Janaína Letícia de Andrade

    ResponderExcluir
  12. 1.É indispensavel para um futuro professor na área de ciência da natureza a pratica em laboratório, pois se torna melhor pra explicar o assunto ao aluno e por sua vez o aluno fica instigado a conhecer mais e mais da matéria.

    2. Aplicabilidade em laboratorio ela se torna engrandeçedora, e levando ao aluno a conhecer mais e mais de cada elemento e componente quimico que será utilizado em uma pratica, sabendo quais as suas propriedades, reações e riscos.

    3. Como cidadão o professor ou auno que ja tenha passado pela disciplina de laboratório, poderá ajudar em caso de alguma eventualidade um incendo ou vendo que alguma reação de risco está prestes a ocorrer saber como reagir com o devido conhecimento adiquirido.


    Carolina Silva Medeiros

    ResponderExcluir