quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estágio I em Química: Multiculturalismo e currículo.

Olá alunos,

Na última aula discutiu-se acerca dos paradigmas vigentes e o ofício docente.
Na perspectiva das aulas de Química, como possibilitar essa inclusão de concepções?
Qual o papel do "novo" professor de Química? Qual sua função na esfera social e emancipatória do aluno?

Prazo: 27/09/14

Material de apoio:
http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc09/relatos.pdf

14 comentários:

  1. A inclusão sobre a perspectiva das aulas de Química na minha opinião já pode ser percebida tanto nas discutidas em sala de aula como nos materiais de apoio. Pois hoje em dia alguns alunos ocasionam discussões sobre determinados assuntos estimulando suas curiosidades criando uma conversa de ideias diversas, reflexivas provocando que o seu eu saia da inércia.
    O papel do “novo” professor é estimular as ideias dos alunos com questionamentos tanto escrita como verbal, com o intuito de renovar seus conhecimentos, culturas, opiniões. Demostrando em sala de aula uma química diferenciada com experimentos, artigos, revistas, jogos, utilizando métodos de ensino, metodologia de ensino diferenciar para que os alunos tenha um aprendizado rápido e duradouro. O sistema político deveria incentivar as ações dos professores pois os mesmos buscam por uma educação diferenciada com resultados positivos com expectativas de no futuro ter uma sociedade mais dependente, reflexiva, crítica, educada, inteligente.
    Luanda Floro

    ResponderExcluir
  2. É possível ver que hoje em dia o ensino de química vem sendo visto de uma forma diferente podendo despertar a curiosidade dos alunos do que e realmente é química e como ela pode intervir na nossa vida, passando a vê-la como algo próximo da varias coisas que nos rodeiam . O maior problema do ensino e que na maioria das vezes e repassado como algo distante do aluno difícil de ser compreendido.
    O pape do professor de química hoje vai além do mero ensino de conteúdo, mas também de valorização do conhecimento como ferramenta que ira auxiliar na formação, não só de alunos mais também de cidadão, levando em conta todo um contexto socioeconómico e cultural no qual o aluno esta inserido valorizando os conhecimentos previamente adquiridos. O professor e apenas um mediador do conhecimento que precisa ser paciente e ter a consciência de que nada muda de uma hora pra outra, mas que é possível sim essa mudança, e só encontrar a forma correta que si encaixe nas necessidades que o ensino exige como uma das principais formas e ainda hoje a única forma de si forma profissionais, cidadãos.
    ANTONIA ILZA LEAL BARBOSA

    ResponderExcluir
  3. O ensino da química hoje tem se tornado mais acessível e facilitado muito devido a forma de ingresso nas faculdades e universidades. A contextualização do ENEM fez com que as literaturas da química também se tornassem contextualizadas, a concepção de que o aluno consegue participar das aulas e fazer com que essa se torne dinâmica ainda é um sonho e eu diria até bem distante da nossa realidade, por que nem só de boas literaturas viverá o ensino de química, precisamos de um aparato bem melhor e mais interessante, principalmente em escolas de ensino médio, pois até conseguimos preparar os alunos para serem aprovados nos vestibulares, mais será que preparamos alunos para a vida acadêmica?
    Penso eu que em primeiro lugar o papel do professor é primeiramente tirar do aluno o medo e os mitos que os mesmos tem a respeito da química, fazer com que eles enxerguem que nem tudo de ruim que existe no mundo é química. Depois colocar a química em um contexto social, econômico e cultural em suas vidas.
    Quanto a esfera emancipatória, lembro-me de John Dewey, que dizia que só há aprendizado quando há interesse. Transmissão de informações nem sempre gera interesse, transmissão de conhecimentos sim. Mais o que nós vemos são professores jogando a "bola" pra cima e esperando alguém segurar, temos que despertar o interesse em nossos alunos e nos colocar a disposição para dar sustentação a eles. Já que nos dispomos a sermos o futuro cabe a nós fazermos essa mudança.

    Gardenilson Araújo Sousa

    ResponderExcluir
  4. cara quem não viu este vídeo ainda estar perdendo tempo, este educador Rubens Alves nos oferece muito conhecimento, poxa em 20 min de videos fiquei estasiado e altamente concentrado não queria perder um segundo de conversa, ótimas ideias e concepções. Para todos os tipos de pergunta proposta a ele, uma resposta altamente inteligente e que me impressionou, e como se aquilo que eles estava falando era justamente algo que eu quisesse falar, mas nunca pensei da quela forma para falar e me expressar.

    ResponderExcluir
  5. 1- Os paradigmas como discutidos em sala são modelos que podemos sintetizar na própria educação, ou seja, no ofício docente iremos realizar ações construtivas visando o ensino aprendizagem.De acordo com Rubens Alves não existe ensino, existe aprendizagem logo a inclusão dos paradigmas e o ofício educacional está na busca do conhecimento, isto é o professor é o idealizador ou provacador na busca do conhecimento.

    2- O novo professor de Química ou de qualquer área deve realizar seu trabalho de forma honesta e eficiente,além disso devi adequar-se as novas tecnologias e provocar o senso crítico e criativo do aluno.


    3- A minha função e de qualque profissional da área da edução é formar cidadãos responsáveis e críticos na esfera social.Como Rubens Alves afirmou: o objetivo da educação é avançar.

    Ass> Elvis soares da silva

    ResponderExcluir
  6. A princípio teríamos que pensar em simplificar o entendimento não só da disciplina de química em si, mas da sua importância. Como? Talvez trazendo para situações cotidianas, como o cozimento de um ovo, o sal etc.. Deixando um pouco de lado o enfadonho cálculo, não diminuindo sua importância, é claro. Como Ruben Alves cita no vídeo de apoio, quando fala de como explicar pra crianças sobre saneamento básico, falando do “coco” e da montanha que se forma. Assim, alunos que se identificam com a disciplina (química), mas não muito com a matemática que ainda é, para alguns, “um bicho de sete cabeças” possam desenvolver e progredir, e à medida que evoluem o professor acrescenta mais conteúdo, para que assim, o professor possa obter sucesso em seu objetivo e o aluno em seu aprendizado, que é o foco hoje, o aprendizado. Não esquecendo o senso crítico e social.
    Lara Mendes

    ResponderExcluir
  7. Ser professor não é apenas ser um ditador e sim um mediador de conhecimento, onde usamos nossa experiência para ajudar nossos alunos a serem pessoas críticas e reflexivas, fazer com eles entendam o conteúdo de forma simples e que a química está presente no nosso cotidiano.

    Bruna Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Ser um bom educador é poder despertar a inteligencia de seus alunos mostrar para eles que todos têm a capacidade de aprender, mesmo diante das dificuldades, o importante é lutar e vencer essas barreiras e poder ser mais reflexivo e critico diante , só assim podemos entender melhor o mundo. Rosário martins

    ResponderExcluir
  9. Ser um bom professor é poder despertar a inteligencia de seus alunos, mostrando para eles que todos têm a capacidade de aprender, mesmo diante das dificuldades, é a través do aprendizado que eles podem ser reflexivo e críticos e assim, poder entender melhor o mundo Rosário martins

    ResponderExcluir
  10. Um professor, seja qual for sua área, sempre terá que se atualizar, renovar suas ideias, seus conhecimentos para que não seja considerado pelos próprios alunos, como um profissional ultrapassado. Hoje em dia há muitos recursos para isso, uma aula bem exposta, ministrada com recursos sofisticados, possibilitam sim uma maior aceitação dos alunos do que aquela velha rotina de quadro preto, giz e uma mera explicação, porem é preciso o professor se policiar para que a exposição da sua aula não fique simplesmente dependente dos equipamentos tecnológicos, ele deve casar seus conhecimentos com tais recursos, para propiciar para o aluno uma aula que seja interessante e proveitosa.
    Maria José

    ResponderExcluir
  11. Creio eu que através de novas ideologias, vindo de discussões com o intuito de se buscar o melhor para a atual educação pode-se fazer um papel tanto coletivo como individual no sentido de cada um aprender e no final todos se saírem bem.
    Já o novo professor deve vim com o intuito de fazer o aluno a trilhar nos caminhos diferentes dos que já vemos diariamente e fazer com que ele possa ser mais critico, sociável, disciplinado e no final possa exerce seu papel de cidadão
    Rafhael Rodrigues Cunha

    ResponderExcluir
  12. A disciplina de química até um pouco tempo atrás, não despertava tanto interesse nos estudantes, apesar de conter conteúdos vastos e que se encontra presente no nosso cotidiano. Mas o novo professor de química tem porém introduzido novas idéias no ensino e na aprendizagem dos alunos, tentando proporcionar um ensino contextualizado, onde o professor não segue mais "aquela tradicional aula", entra na sala de aula expõe o assunto na sala e não interage com os alunos, hoje a uma maior interação com a turma, ouvi mais as opinões de seus alunos, aula mais dinâmica, onde contribui e muito para a construção dos conhecimentos dos alunos.
    O professor de hoje deve buscar não sô a compreensão do aluno naquele determinado assunto, mas compreender seu comportamento e sua visão no meio em que ele convive. O professor tem uma real importância na vida do aluno, o mesmo tem o poder de ajudar a contribuir um grande cidadão e ao mesmo tempo destruir sonhos ou colocar um aluno pra baixo.
    Com isso é de suma importância um ensino com qualidade, um ensino contextualizado e que o professor contribua para a construção do conhecimentos dos alunos tanto para a disciplina de química quanto para o mundo que o rodeia.

    ResponderExcluir
  13. A disciplina de química até um pouco tempo atrás, não despertava tanto interesse nos estudantes, apesar de conter conteúdos vastos e que se encontra presente no nosso cotidiano. Mas o novo professor de química tem porém introduzido novas idéias no ensino e na aprendizagem dos alunos, tentando proporcionar um ensino contextualizado, onde o professor não segue mais "aquela tradicional aula", entra na sala de aula expõe o assunto na sala e não interage com os alunos. Hoje a uma maior interação com a turma, ouve mais as opiniões de seus alunos,se tornou uma aula mais dinâmica, onde facilita no aprendizado dos alunos. O professor de hoje deve buscar não sô a compreensão do aluno naquele determinado assunto, mas compreender seu comportamento e sua visão no meio em que ele convive. O professor tem uma real importância na vida do aluno, o mesmo tem o poder de ajudar a contribuir um grande cidadão e ao mesmo tempo destruir sonhos.
    Com isso é de suma importância um ensino com qualidade, um ensino contextualizado e que o professor contribua para a construção do conhecimentos dos alunos tanto para a disciplina de química quanto para o mundo que o rodeia

    ResponderExcluir
  14. A disciplina de química até um pouco tempo atrás, não despertava tanto interesse nos estudantes, apesar de conter conteúdos vastos e que se encontra presente no nosso cotidiano. Mas o novo professor de química tem porém introduzido novas idéias no ensino e na aprendizagem dos alunos, tentando proporcionar um ensino contextualizado, onde o professor não segue mais "aquela tradicional aula", entra na sala de aula expõe o assunto na sala e não interage com os alunos. Hoje a uma maior interação com a turma, ouve mais as opiniões de seus alunos,se tornou uma aula mais dinâmica, onde facilita no aprendizado dos alunos. O professor de hoje deve buscar não sô a compreensão do aluno naquele determinado assunto, mas compreender seu comportamento e sua visão no meio em que ele convive. O professor tem uma real importância na vida do aluno, o mesmo tem o poder de ajudar a contribuir um grande cidadão e ao mesmo tempo destruir sonhos.
    Com isso é de suma importância um ensino com qualidade, um ensino contextualizado e que o professor contribua para a construção do conhecimentos dos alunos tanto para a disciplina de química quanto para o mundo que o rodeia.
    Reinaldo Nascimento Morais

    ResponderExcluir