segunda-feira, 16 de junho de 2014

Segurança para o Laboratório de Ciências: Avaliação de grupo

Olá Alunos, conforme acordado anteriormente, esta avaliação faz parte da composição da nota parcial de vocês. Em grupo respondam:

a) Em relação aos EPi's e EPC's, qual a importância desses materiais em uma prática de laboratório?
Dê dois exemplos de cada.
b) Suponha que você irá fazer parte de uma comissão para implantar um laboratório de Ciências na escola, quais as recomendações acerca do risco de incêndio e que medidas preventivas devem se tomadas?
c) Qual a importância dos pictogramas para a segurança nas aulas práticas em um laboratório?
d) Que informações são importantes em um rótulo de um produto químico? No caso dos produtos comerciais, vendidos em supermercados. os mesmos estão totalmente seguros em relação às normas de segurança de utilização? Justifique.

OBS: Postagens até às 20:00.

Abraço,

Alessandro Façanha

9 comentários:

  1. A)Os Equipamentos de Proteção Individual, EPIs e EPCs tem como objetivo a garantia da saúde e da segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho
    EX. ; de EPIs:Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares; Proteção da cabeça: capacetes;
    Ex de EPCs: Exaustores para gases, névoas e vapores contaminantes; Lava-olhos.

    B) Quando os produtos forem voláteis, operar com proteção adequada e em capela de ar forçando a exaustão. O deve ser feito em frascos herméticos e em locais ventilados
    • Usar o extintor adequado para cada tipo de incêndio.

    C)A sinalização tem por objetivo alertar sobre a existência de perigo que possa expor o trabalhador e/ou patrimônio (equipamentos e edifícios) ao risco de danos físicos. Por isso precisa ser posicionada onde possa ser visualizada sem a necessidade de iluminação e ser de fácil identificação e distinção

    D)Identificação do produto e telefone de emergência
    do fornecedor
    Composição química
    Pictograma de perigo
    Identificação dos perigos .
    Informações sobre transporte
    Palavra de advertência Identificação dos perigos
    Frase de perigo


    Solange Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. a) epi´s: são utilizados em laboratório para prevenção de acidentes, ao qual o trabalhador está exposto a riscos físicos, químicos e biológicos, observando a sua atividade e os equipamentos indicados para a sua proteção minimizando os respectivos riscos na pratica em laboratório.
    ex: óculos de proteção, jaleco, luvas. etc...
    epc´s: são equipamentos usados em uso coletivo para proteção dos indivíduos em suas praticas laboratoriais.
    ex:extintor de incêndio, chuveiro lava olhos, capela, etc
    b)recomendações: sinalizar os locais onde possam está os extintores de incêndio no laboratório, especificando a sua sua finalidade, rotas de fugas, portas corta fogo, chuveiros automaticos
    medidas a serem tomadas: colocar extintores em locais de fácil acesso, treinar funcionários, alunos para um uso eventual, em caso de necessidade, sinalização de saída para evacuação rápida do local
    c) é importante para o usuário se orientar para evitar acidentes, conhecendo cada material, sua finalidade e sua periculosidade minimiza os riscos de acidentes que por ventura possam acontecer.
    d) rótulos: composição do produto, pictograma, principio tóxico, quantidade, nome do químico responsável, fabricante, ceatox (contato), orientações de armazenamento, modo de uso, se é de uso: industrial ou domestico e precauções, indicações de uso.
    Não. como vimos em sala de aula, a maioria dos produtos não apresentavam todas os orientações necessárias para uma utilização segura pelo consumidor. achamos que falta fiscalização pelo os órgãos responsáveis destes produtos.



    COMPONENTES:

    PAULO SANTO
    LUAN ALMEIDA
    NEMEZIO
    FABIA LUCIA

    ResponderExcluir
  3. Respostas.
    A) EPI são equipamentos de proteção individual de uso pessoal, utilizado para proteção contra riscos que possam modificar ou ameaçar a segurança e a saúde no laboratório ou no trabalho. Ex.: Luvas, protetor auditivo e botas.

    EPC são equipamentos e disposistivos de uso coletivo, destinados a proteger as integridades físicas dos trabalhadores em um ambiente de laboratório ou trabalho.
    Capelas, Extintor de incêndio e Lava-olhos.

    B) A comissão tem que estar informada sobre as propriedades e os perigos associados a manipulação de produtos químicos. Alguns produtos químicos representam perigos multiplos a saúde, ao ambiente de trabalho e ao meio-ambiente. Analisar os equipamentos para evitar sobrecarga de circuitos, instalação de gás feita por profissionais habilitados verificando possíveis vazamentos. Circulação de pessoas: manter sempre desobstruido corredores, escadas e saída de emergência e não guardar produtos inflamaveis nestes locais. Extintor de Incêndio: deve ser apropriado para laboratórios, bem visualisados, de fácil acesso e bem sinalizados e saídas de emergência: deve ter um número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontram-se nesses locais possam abandona-los com rapidez e segurança.

    C) Os Pictogramas servem para indicar e advertir acerca dos rícos existentes ao manusear líquidos, gases, sólidos previnindo, evitando a distração, confusão e fadiga, bem como cuidados especiais quanto a produtos e locais perigosos.

    D) Químico responsável, medidas de primeiros socorros, composição química do produto, data de fabricação e validade do produto, rótulo sinalizado com pictogramas de segurança. Não porque a maiorias dos produtos comercializados apresentam falhas nas informações das medidas de segurança.

    Francioneide dos Santos Moraes
    Janaína Leonardo
    Nilton Chaves Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. a) Para que esta prática de laboratório ocorra de forma segura é necessário o devido cuidado com a proteção individual e coletiva dos envolvidos neste processo. O laboratório químico, especialmente o escolar, quando não usado corretamente pode resultar em vários acidentes, tais como: intoxicação, envenenamento, incêndio, explosão, queimadura química e/ou física, corrosão da pele por substância química, choque elétrico, entre outros. Para a proteção adequada dos envolvidos na prática faz-se necessário a utilização dos E. P. I. ´S (Equipamentos de Proteção Individual) e dos E. P. C.´S (Equipamentos de Proteção Coletiva) que garantem a vida ou reduzem a exposição, de forma coletiva e/ou individual e portanto devem sempre ser objeto de avaliação como premissa para qualquer atividade.

    b) Os laboratórios devem estar equipados com extintores de incêndio portáteis adequados, prevendo-se outros meios de primeira intervenção, como recipientes com areia e mantas de material incombustível. Devem, no entanto, estar equipados com extintores utilizando agentes de acordo com os seguintes critérios:
    • pó químico para líquidos inflamáveis;
    • anidrido carbónico para aparelhos eléctricos;
    • água, com eventual aditivo molhante, para madeira, papel, cartão e plástico.

    c) Têm como finalidade mostrar os riscos de manuseio do produto, representando os primeiros sintomas de um contato com a substância.

    d) os produtos químicos possuem características que podem ser muito perigosas e por isso há informações nos rótulos dos mesmos para que os acidentes sejam evitados ao máximo. Essas informações aparecem em forma de símbolos, textos e códigos. É obrigatório estarem presentes o nome, descrição completa do produto e fórmula química, meio e temperatura de estocagem, informações sobre os riscos à saúde e sua periculosidade e também pictogramas para identificação instantânea de tais riscos.

    Joana Darke
    Maria da Cruz
    Mayra Cristielle
    Renato Vitório

    ResponderExcluir
  5. continuação....
    d)Não, muitos produtos comerciais não apresentam simbologia adequada em relação ao produto. Toda embalagem que contenha um produto químico perigoso deve apresentar um rótulo que tenha o nome do produto e os perigos da sua utilização, mas alguns rótulos vêm com tantos desenhos, informativos da marca que acaba por distrair o consumidor em relação ao perigo do produto. Nem sempre os procedimentos de segurança e dados do produto estão expostos da maneira correta causando risco a saúde do consumidor.

    Joana Darke
    Maria da Cruz
    Mayra Cristielle
    Renato Vitório

    ResponderExcluir
  6. Segurança em laboratorio
    GRUPO: Brunah Maria, Luzia Rayane,Samara Sales e Wannyere Melo.

    1)a) -EPI é importante porque protege contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde do individuo. Os equipamentos de proteção coletiva - EPC sua importância tem como objetivo, proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
    Ex: EPI: LUVAS, AVENTAL, JALECO, ETC.. EPC:CAPELA,LAVA OLHOS, CHUVEIRO,ETC..b) As instalações de coifas e capelas devem ficar convenientemente situadas para assegurar que as operações perigosas e que ofereçam risco de incêndio, explosão, emanação de vapores e gases tóxicos, fumos, poeiras tóxicas, ou agentes biológicos patogênicos não sejam efetuadas em bancadas abertas. Nas capelas os interruptores de luz, acionamento do motor do ventilador, válvulas de gases, de água, ar comprimido, tomadas de energia elétrica, devem ser instalados na parte externa frontal da capela lateral superior, para evitar que vapores, água ou outros líquidos derramados que ultrapassem o desnível de contenção da capela venham a atingir as instalações elétricas. As capelas devem ser instaladas em local do laboratório onde não haja a ocorrência acentuada de correntes de ar na direção paralela ou diagonal à sua abertura frontal. Quando houver a necessidade de realizar trabalhos com substância instáveis, explosivas, devem ser utilizados quantidades muito baixas destas substâncias e projetadas barreiras apropriadas ou utilizar escudos adequados para permitir a manipulação necessária ao mesmo tempo em que forneçam proteção aos Professores, funcionários e alunos. E os extintores colocados em lugares adequados.c) Serve para alertar sobre os níveis de riscos de cada substância que serão manipuladas.d) Colocar as informações de forma visíveis e de forma correta, se é inflamável ou corrosivo ou toxico .Não. alguns produtos não seguem os padrões normais estabelecidos pela ABNT NBR 7500. O rótulo de segurança do produto químico perigoso deve conter os nomes dos ingredientes ou impurezas que contribui (em) para o perigo da substância ou da mistura, por meio do seu nome químico comum ou genérico. Caso algum ingrediente que contribua para o perigo seja um segredo industrial, de acordo com as regulamentações pertinentes, o fornecedor fica desobrigado a informar tal ingrediente no rótulo do produto químico. Palavra de Advertência, Frase de Perigo e Frase de precaução.

    ResponderExcluir
  7. 1) O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Os equipamentos de proteção coletiva - EPC são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.

    2) As recomendações acerca do risco de incêndio são: saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal no laboratório, em caso de incêndios; equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; pessoas prepartadas no uso correto desses equipamentos.
    medidas:
    Saída de Emergência.
    Localização e Sinalização dos Extintores.

    3) Pictograma é um instrumento de comunicação que associa figuras e conceitos de forma concisa e esquematizada com o intuito de transmitir de forma clara, ágil e simples informações, advertências, instruções e prescrições. Eles têm sido utilizados amplamente como alternativa ou complemento à linguagem falada em vários seguimentos do cotidiano.

    4) As informações são importantes em um rótulo de um produto químico são: classificação de riscos; pictogramas de perigos; palavras de advertência; frases de perigo e frases de precaução.No caso dos produtos comerciais, vendidos em supermercados, a maioria deles não estão totalmente seguros em relação às normas de segurança de utilização apresentando omissão das informações importantes em um produto químico de acordo com a GHS.

    GRUPO : Michel C. Evangelista, Dione Sampaio Ribeiro, Anderson Lucas

    ResponderExcluir
  8. A) EPI´s - Equipamento de proteção individual. Ex: óculos, luvas, jaleco.
    EPC´s - Equipamento de proteção coletiva. Ex: chuveiro, lava olhos, capela, extintores. São importantes para garantir a integridade física das pessoas que estão fazendo algum tipo de experimento ou análise no laboratório.

    B) É que todo laboratório deverá ter uma proteção contra incêndio, saídas suficientes para a retirada de pessoas, equipamentos para combater o fogo, pessoas treinadas para determinadas situações de perigo. As medidas preventivas é verificar se os equipamentos "extintores" estão na data de validade, recarregados e também devem está em uma boa localização de fácil acesso.

    C) O pictograma tem o objetivo de orientar, informar e divulgar mensagens de natureza informativa, extremamente simplificada.

    D) Instruções de uso, precauções sobre o recipiente, advertência de fonte de ignição, armazenamento do recipiente, nome do químico responsável, endereço da indústria, entre outros. Não, pois em alguns produtos faltam informações como: nome do químico responsável, pictograma de risco do elemento, etc...Para os produtos comerciais a indústria está preocupada apenas em vender o produto e não com a segurança dos seus respectivos consumidores.

    Componentes do Grupo:

    David Lucas Melo
    João Manoel de Oliveira
    João Victor Castro e Silva
    Larissa de Oliveira Alves

    ResponderExcluir
  9. a) )Os EPIS e EPCS são utilizados para prevenção de acidentes e contra os riscos que poderão ser causados em caso de acidentes dentro do laboratorio seja de uso individual ou coletivo. Exemplos: luvas, máscaras, extintores, jaleco,
    b)Identificação das tomadas com as devidas voltagens em locais visiveis, aparelhos eletricos só funcionem quando em uso, alem disso é necessário que haja um fio terra próximo á tomada.As medidas preventivas são:jamais acender chamas em laboratorios em que existam gases e líquidos inflamáveis ou corrossivos, utilize extintor CO2, nunca água pressurizada.
    c)Transmitir , informar e divulgar mensagens de natureza informativa, extremamente simplificada de forma que essas informações fiquem visíveis, legiveis e compreensiveis.
    d) as informações tem que conter cárater clara e objetiva como : cuidado no manuseio e o que fazer em caso de contato com a pele e outras partes do corpo; quanto as normas de segurança esses produtos ficam a desejar, pois as informaçoes contidas nos rótulos ficam pouco visíveis.
    GRUPO: Ivonaldo R. Santos
    Francisco das Chagas Ribeiro

    ResponderExcluir