sexta-feira, 9 de maio de 2014

Notação: Alunos especiais

Olá pessoal, abaixo seguem as instruções para a postagem:

Assistam ao vídeo postado e leiam o trabalho, em seguida respondam:

a) Quais os processos físicos e químicos envolvidos no tratamento da água?
b) No que consiste a etapa química?
c) Que substâncias estão envolvidas?
d) Por que são caracterizadas substâncias químicas?
e) Em nossa cidade como é feito o processo de tratamento de água?
f) Em relação ao Rio Parnaíba e Poti, ambos sofrem os mesmos processos de agressão? Justifique.

Dissertação:

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/mestambiente/arquivos/files/Dissertacao%20Livania.pdf


PRAZO DE RESPOSTA: 20/05/14


4 comentários:

  1. Respostas:
    a) Processos físicos: filtração; decantação; retrolavagem; telas; coagulação; fluoração.
    processos químicos: cloração; floculação.

    b) Na etapa química, são adicionadas substâncias químicas que auxiliam na remoção de impurezas primordiais para o tratamento da água. Nos processo químicos acontecem transformações na estrutura da matéria.

    c) No processo de tratamento, são envolvidas substâncias como o Cloro, Flúor, Cal, Sulfato de Alumínio ou Sulfato férrico.

    d) Por conterem mais de um componente em sua estrutura, pontos de fusão e ebulição característicos.

    e) Em nossa estação de tratamento de água, o primeiro produto químico adicionado à água ainda bruta é o sulfato de alumínio ferroso, responsável pela sua coagulação. Depois, as impurezas em suspensão se agregam, no processo de floculação. Na decantação, a água permanece por um tempo determinado dentro dos decantadores e os flocos formados anteriormente são levados para a parte mais profunda dos tanques. A água decantada, praticamente isenta de impurezas, segue para os filtros, que são constituídos de leito de areia, eliminando o restante das impurezas.
    Os filtros são lavados pelo processo de retrolavagem, de modo que permaneça sempre filtrando água eficientemente. Após a filtração a água recebe a adição de flúor. Para realizar a sanitização da água e sua prevenção quanto à presença de bactérias nocivas à saúde, utiliza-se o cloro na forma de gás granulado. A etapa final do processo é a adição de cal hidratada para corrigir o pH e evitar corrosão na tubulação da rede de distribuição. As bombas de recalque fazem o bombeamento da água tratada diretamente para o reservatório do Parque Piauí na zona sul, que tem capacidade de armazenar 25,3 milhões litros de água. De lá, a água para o consumo segue para os demais reservatórios distribuídos em toda cidade, bem como para as caixas d'água domiciliares.

    f) Não, pois cada um recebe uma carga diferente de agressão.

    Aluna: Láisa Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. a) os processos físicos são: filtração, decantação, coagulação
    os processos quìmicos são: cloração, fluorização e adição de cal para aumento de PH

    b) Na etapa química ocorre a adição de substâmcias químicas para reduzir ao máximo a quantidade de impurezas contidas na água depois do processo de filtragem

    c) no processo ocorre a adição de sulfato de alumínio, sulfato férrico, cloro, flúor e cal

    d) por cada substância ter suas próprias características químicas e físicas, tais como: temperaturas de fusão e ebulição constantes e PH iguais

    e) O primeiro produto químico adicionado à água ainda bruta é o sulfato de alumínio ferroso, responsável pela sua coagulação. Após a adição desse produto, as impurezas em suspensão se agregam na forma de flocos. Durante a floculação, a movimentação da água nos floculadores faz com que os flocos se adensem tornando-se mais pesados. A etapa é a de decantação, quando a água permanece por um tempo determinado dentro dos decantadores e os flocos formados anteriormente são levados para a parte mais profunda dos tanques.
    A água decantada, praticamente isenta de impurezas, segue para os filtros, que são constituídos de leito de areia. Sua função é eliminar o restante das impurezas que não foram eliminadas anteriormente.
    Os filtros são lavados pelo processo de retrolavagem, ou seja, água em sentido contrário da filtração, de modo que permaneça sempre filtrando água eficientemente.
    Após a filtração a água recebe a adição de flúor como medida de prevenção contra cárie dentária. Para realizar a sanitização da água e sua prevenção quanto à presença de bactérias nocivas à saúde, utiliza-se o cloro na forma de gás granulado.
    A etapa final do processo é a adição de cal hidratada para corrigir o pH e evitar corrosão na tubulação da rede de distribuição. As bombas de recalque fazem o bombeamento da água tratada diretamente para o reservatório do Parque Piauí na zona sul, que tem capacidade de armazenar 25,3 milhões litros de água. De lá, a água para o consumo segue para os demais reservatórios distribuídos em toda cidade, bem como para as caixas d'água domiciliares.
    Para garantir que a água possa ser utilizada sem qualquer risco pelos seus usuários, a Agespisa mantém atualmente um laboratório de controle de qualidade que funciona 24 horas todos os dias da semana. A cada duas horas são feitas coletas para averiguar a qualidade da água captada e da que sai da Estação de Tratamento para os reservatórios. São feitas ainda, diariamente, análises físico-químicas e bacteriológicas para o monitoramento das unidades de tratamento e da água distribuída à população.

    f) não, pois cada rio está em regiões diferentes da cidade, o que faz com que cada processo de poluição seja diferente.

    -> Haynan Gonzaga

    ResponderExcluir
  3. A) Os processos químicos envolvidos no tratamento da água são dois cloraçao e flocuraçao; ja os processos físicos são seis, a filtração, a decantação, a retrolavagem, as telas, a coagulação e a fluoraçao.
    B) É durante o processo químico que ocorrem as transformações na estrutura da matéria, é nesse processo que são retiradas impurezas primordiais no tratamento da água, isso através da adição de produtos químicos.
    C) Durante o processo químico são adicionados o sulfato ferrico ou o sulfato de alumínio,o cloro, o flúor e a cal.
    D) Essas substâncias são caracterizadas como substâncias químicas por possuirem ponto de ebulição, fusão e ph constantes.



    E) Em Teresina o processo da água inicia-se com a adição de sulfato de alumínio ferroso, onde ocorre a coagulação em seguida ocorre a floculaçao, onde as impurezas se agregam. Durante a decantação, a água permanece nos tanques decantadores durante um determinado período, durante esse processo os flocos formados no processo de floculaçao são depositados no fundo dos tanques. A água segue para os filtros praticamente isenta de impurezas, esses filtros são constituídos de leitos de areia, assim eliminando as impurezas restantes. São realizados processos de retrolavagem para que o filtro continue funcionado de forma bastante eficiente. Após a filtração são adicionados o flor e o cloro, este na forma de gás granulado que realiza a sanitizaçao da água e prevenção da manifestação de bactérias. Na última etapa de tratamento é adicionada a cal que regula o pH da água impedindo o desgaste e a corrosão dos tubos de distribuição.
    A água ja tratada é levada pra central de distribuição localizada no Parque Piauí e de la é distribuída para os reservatórios distritais distribuídos por toda a cidade, seguindo para as residências.
    F) As agressões sofridas nos rios é bem diferente ja que o rio Poti hoje recebe uma maior quantidade de esgoto domiciliar, precisando ocorrer um tratamento mais agressivo para poder se tornar mais eficaz.

    MIKAELLI THAYNA

    ResponderExcluir
  4. A)PROCESSOS FISICOS:Filtração,decantação
    PROCESSOS QUIMICOS:Cloração,floculação ou coagulação
    B) Nesse processo químico ocorre a adição de substancias químicas com composto bactericida e fungicida,e também formação e precipitação que serve carregar e depositar impurezas no fundo do tanque.
    C) Sulfato de alumínio,Cloro ,flúor e cal
    D)Pois possuem ponto de fusão e ebulição.
    E)FLOCULAÇÃO: Processo de agitação lenta (mistura lenta) da água para aumentar o tamanho das partículas formadas na unidade de coagulação.
    DECANTAÇÃO: Separação por sedimentação das partículas formadas nas unidades anteriores, ficando a água superficial límpida.
    FILTRAÇÃO: Processo destinado a remover partículas em suspensão utilizando meio filtrante.
    DESINFECÇÃO: Processo no qual é utilizado cloro para eliminar os microorganismos nocivos à saúde.
    FLUORETAÇÃO: Processo em que a Agespisa utiliza compostos de flúor para prevenção de cárie dentária.
    AJUSTE DE pH: Adição de cal hidratada para reduzir a acidez da água e elevar o pH até a neutralidade.
    RESERVAÇÃO: Reservatórios para armazenamento e distribuição da água produzida.
    DISTRIBUIÇÃO: Conjunto de canalizações e de peças que a Agespisa dispõe para levar água dos reservatórios até o consumidor.
    O primeiro produto químico adicionado à água ainda bruta é o sulfato de alumínio ferroso, responsável pela sua coagulação. Após a adição desse produto, as impurezas em suspensão se agregam na forma de flocos. Durante a floculação, a movimentação da água nos floculadores faz com que os flocos se adensem tornando-se mais pesados. A etapa é a de decantação, quando a água permanece por um tempo determinado dentro dos decantadores e os flocos formados anteriormente são levados para a parte mais profunda dos tanques.
    A água decantada, praticamente isenta de impurezas, segue para os filtros, que são constituídos de leito de areia. Sua função é eliminar o restante das impurezas que não foram eliminadas anteriormente.
    Os filtros são lavados pelo processo de retrolavagem, ou seja, água em sentido contrário da filtração, de modo que permaneça sempre filtrando água eficientemente.
    Após a filtração a água recebe a adição de flúor como medida de prevenção contra cárie dentária. Para realizar a sanitização da água e sua prevenção quanto à presença de bactérias nocivas à saúde, utiliza-se o cloro na forma de gás granulado.
    A etapa final do processo é a adição de cal hidratada para corrigir o pH e evitar corrosão na tubulação da rede de distribuição. As bombas de recalque fazem o bombeamento da água tratada diretamente para o reservatório do Parque Piauí na zona sul, que tem capacidade de armazenar 25,3 milhões litros de água. De lá, a água para o consumo segue para os demais reservatórios distribuídos em toda cidade, bem como para as caixas d'água domiciliares.
    Para garantir que a água possa ser utilizada sem qualquer risco pelos seus usuários, a Agespisa mantém atualmente um laboratório de controle de qualidade que funciona 24 horas todos os dias da semana. A cada duas horas são feitas coletas para averiguar a qualidade da água captada e da que sai da Estação de Tratamento para os reservatórios. São feitas ainda, diariamente, análises físico-químicas e bacteriológicas para o monitoramento das unidades de tratamento e da água distribuída à população.
    Tipo de Tratamento
    Cloração – Processo de adição de cloro à água para preservação de sua qualidade até o ponto de consumo.
    F)Não!mas ambos compartilhao de agressões parecidas como a:poluição produzida pelas atividades antrópicas, em especial pela geração descontrolada de resíduos sólidos das fábricas e das moradias, cujo descarte inadequado compromete a sustentabilidade dos grandes corpos d’água. O processo de urbanização gera inúmeros problemas de caráter ambiental e, dentre eles, a poluição por resíduos sólidos nos rios é imensa. Tal geração de resíduos sólidos se dá inicialmente pelo padrão de consumo da sociedade.

    ALUNO FRANCISCO DAS CHAGAS

    ResponderExcluir