quinta-feira, 26 de junho de 2014

Notação Química: Avaliação

Olá alunos, conforme discutimos em sala de aula sobre as funções inorgânicas, muitas delas estão presentes em nosso dia a dia, pois bem, pesquise e responda:

a) No caso do íon ferro, qual está presente na hemoglobina? Fe 2+ ou Fe 3+?
b) Qual a função deste íon no transporte de gases?
c) por que se administra sulfato ferroso e não o sulfato férrico na anemia ferropriva?

Data limite para postagem: 07/07/14

12 comentários:

  1. a) Fe2+
    b)O íon Fe2+ forma, junto com proteínas, o grupo heme da hemoglobina. Esse grupo é responsável pela ligação do oxigênio à molécula de hemoglobina.
    c)A anemia ferropriva é uma deficiência nutricional de ferro. Como a hemoglobina necessita de íons ferroso (Fe2+) é, então, administrado esse íon para a formação de novas hemoglobinas.

    Componentes:
    Amaury Lopes
    Alisson Rodrigues
    Roberto Sousa

    ResponderExcluir
  2. o ferro é um componente essencial na síntese da hemoglobina participa de muitas reações.O ferro nos alimentos está geralmente na forma férrica(Fe3+) que é pobremente solúvel em pH acima de 3 e assim pobremente absorvido, em contraste com o ferro ferroso(Fe2+) que é solúvel mesmo em pH de 7 ou 8, como resultado é mais facilmente absorvido. O ferro férrico não tem capacidade de se combinar com o oxigênio como o ferro ferroso. desta forma a hemoglobina não pode transportar oxigênio aos tecidos. componentes: Silvia Cassandra,Nazaré Brito,Marileide da Silva Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. a)O Ferro no Heme pode estar como Fe2+ ou Fe3+, mas somente o Fe2+ pode ligar-se ao O2, que é uma ligação reversível, que forma oxihemoglobina (oximioglobina no caso da mioglobina). O ferro ferroso tem cor vermelha, ou seja, a oxihemoglobina vai ter também cor vermelha.Fe3+ não permite a ligação do O2, formando meta-hemoglobina, cor castanha.O fator de maturação eritrocitária atua na síntese de hemoglobina, a partir do reticulócito.Na estrutura dita, o átomo de ferro no grupo heme liga-se aos 4 nitrogénios no centro do anel protoporfirínico.O ferro pode formar duas ligações adicionais, uma em cada lado do plano do grupo heme. Estes pontos de ligação são denominados de quinta e sexta posição de coordenação.O átomo de ferro pode estar no estado de:oxidação ferrosa (+2) = ferro-hemoglobinaoxidação férrica (+3) = ferri-hemoglobina (também chamada meta-hemoglobina)A mesma nomenclatura aplica-se à mioglobina. Contudo, a hemoglobina é uma molécula muito mais complexa e susceptível que a mioglobina.As subunidades α e β da hemoglobina têm o mesmo plano estrutural da hemoglobina. Portanto o íon ferro que esta presente na hemoglobina é o Fe2+.

    b) A importância biológica do ferro está associada ao transporte de oxigênio para as células. Está presente nas hemácias (responsáveis pela coloração vermelha do sangue) formada pelas moléculas de hemoglobina que contém o ferro e é responsável pela oxigenação dos organismos vivos, as alterações na presença do ferro ou a deficiência causa a anemia ou anemia falciforme que é hereditária.

    c). Porque os sais ferrosos, são absorvidos cerca de três vezes mais do que os sais férricos, e a diferença torna-se ainda maior com doses elevadas. As variações no sal ferroso em questão, têm relativamente pouco efeito sob a biodisponibilidade, e o sulfato, fumarato, succinato, gliconato e outros sais ferrosos são absorvidos aproximadamente na mesma proporção. A biodisponibilidade do ferro, é de aproximadamente 10%, aumentado para cerca de 20%, na insuficiência do ferro. O ferro do heme, é melhor absorvido que o ferro não hêmico. O ferro férrico é absorvido menos do que 5 % e sabe-se que o alimento reduz sua biodisponibilidade. Após a absorção, o ferro ferroso é oxidado em ferro férrico e transportado pela proteína plasmática transferrina, que possui dois locais de ligação para o ferro férrico. Cerca de 1mg é excretado diariamente, metade do qual no trato gastrintestinal, produzindo fezes de cor escura, que pode ser considerada normal na ausência de outras causas patológicas associadas. Os 25mg extras, são perdidos em cada ciclo menstrual e o tempo de meia vida do ferro radioativo injetado intravenosamente, é de cerca de 90 minutos.

    Componentes:
    Ana Claudia da Silva Barbosa
    Monielle Leal
    Maria Sandra

    ResponderExcluir
  4. a) ferro 2,sua deficiência causa anemia ferropriva, e o excesso causa uma doença chamada hematomacrose (depósito de ferro nos tecidos principalmente do fígado.


    b)o ferro presente na hemoglobina é responsável pelo transporte do gás oxigênio para as células.

    c)porque a anemia ferropriva é causada pela deficiência do ferro 2 (sulfato ferroso).
    componentes:
    Rogelma Cordeiro Kelvilane Alves Flávia Fernanda

    ResponderExcluir
  5. a. O ferro que está presente na hemoglobina é o Fe2+ de grande importância biológica. O corpo humano capta ferro por meio da alimentação e o estoca em compartimentos químicos bem definidos para impedir a infestação por organismos competidores, e para bloquear a formação de espécies reativas de oxigênio.

    b. Sua principal função está relacionada com o transporte, estoque e utilização do oxigênio molecular. Esse elemento encontra-se nas hemácias transmitindo a estas o tom colorido que são caracterizados os glóbulos vermelhos do sangue. Possuem o íon ferro na sua estrutura e agem como veiculadoras sob a forma de oxihemoglobina do oxigênio que advém da respiração e transporta 4 moléculas de oxigênio.

    c. Por que o sulfato ferroso tem a absorção ativa através da proteína transportadora, pode ser oxidado à Fe3+ na luz intestinal, gera radicais livres capazes de ocasionar a peroxidação lipídica de proteínas. O sulfato férrico não é absorvido por difusão passiva paracelular, não sofre processo de oxidado e não ocasiona a presença de ferro livre plasmático.

    Componentes:
    Wanderléa de Sousa
    Miklandina Alves
    Rosa Maria
    Ítalo Jardel

    ResponderExcluir
  6. a) Fe2+

    b) O heme possui um átomo de ferro (que tem que ser ferroso – Fe2+ - para exercer a função de ligação com o oxigênio).

    c) O Sulfato Ferroso é o sal hidratado, FeSO4.7H2O, que possui 20% de ferro elementar, administrado por via oral,é a preparação de ferro de menor custo, constitui o tratamento de escolha da deficiência do ferro.
    Os sais ferrosos são absorvidos cerca de três vezes mais do que os sais férricos, e a diferença torna-se ainda maior com doses elevadas.
    A biodisponibilidade do ferro, é de aproximadamente 10%, aumentado para cerca de 20%, na insuficiência do ferro. O ferro do heme, é melhor absorvido que o ferro não hêmico. O ferro férrico é absorvido menos do que 5 % e sabe-se que o alimento reduz sua biodisponibilidade

    Dailson Haron
    Helder Costa
    Thaís Regina

    ResponderExcluir
  7. a) Fe 2+ nosso organismo utilize somente o Fe+2, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe+3. Quando o Fe+3 entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele poder ser transformada em Fe+2.

    b) O trasporte de oxigênio para as células, grande parte de ferro contido no nosso corpo, faz parte da hemoglobina presente nas hemácias, na qual é responsável pelo transporte de oxigênio (O2) no processo da respiração.

    c) Sais ferrosos são melhor absorvidos do que sais férricos, a secreção ácida do estômago auxilia a absorção; a porcentagem de absorção é afetada por forma do sal, quantidade administrada e tamanho do estoque de ferro do organismo.

    Leilane Ripardo Silva
    Antônia de Oliveira Nascimento
    Karoline de Melo Silva

    ResponderExcluir
  8. a) A hemoglobina é formada por quatro cadeias
    de proteína, cada qual ligada a uma estrutura chamada grupo heme. Este, por sua vez, é formado por uma parte orgânica (derivada da substância porfirina) contendo, em seu centro, um íon Fe2+ ,denominado ferro (II) ou ferroso. O Fe2+ do grupo heme é o local em que o O2se liga à hemoglobina e, quando essa ligação ocorre, o grupo heme fica
    vermelho vivo, cor característica do sangue oxigenada.

    b) b) A importância biológica do ferro está associada ao transporte de oxigênio para as células. Está presente nas hemácias (responsáveis pela coloração vermelha do sangue) formada pelas moléculas de hemoglobina que contém o ferro e é responsável pela oxigenação dos organismos vivos.

    c) Porque os sais ferrosos, são absorvidos cerca de três vezes mais do que os sais férricos.

    componentes: Carlos Cesar Cabral e Emanuella marcia sales soares

    ResponderExcluir
  9. a) Fe 2+

    b) O Ferro é necessário para a formação da hemoglobina (contida nas hemácias), responsável pelo transporte do oxigênio no sangue. Então sem ferro não há produção da hemoglobina, por consequência, não haverá hemácias e, por fim, não ocorrerá o transporte de oxigênio, resultando anemia ferropriva.

    c) A capacidade que a hemoglobina tem de fixar oxigênio é devido ao grupamento heme (formado por protoporfirina e ferro. O átomo de ferro no heme pode estar no estado de oxidação ferroso (+2) ou férrico (+3), sendo que somente o “ferroso” é capaz de se ligar ao oxigênio, por isso se toma sulfato ferroso.

    Professores em formação:
    Antonio Marcos Araujo
    Evangerlandy Gomes
    Luiz César
    Rayla Alves

    ResponderExcluir
  10. a) Fe 2+

    b) O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.

    c) Devido a capacidade de absorvição ser maior em sais ferrosos do que em sais férricos, A anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é a mais comum de todas as anemias.O ferro é um componente importante dos glóbulos vermelhos. Sem o ferro, o sangue não consegue transportar oxigênio de forma eficaz. Adquire-se anemia por deficiência de ferro quando o estoque de ferro do organismo fica muito baixo.

    Componentes:
    Rayssa Fernanda
    Alailson de Araujo Monteiro
    Maria Eduardo da Silva

    ResponderExcluir
  11. A) O Fe 2+
    O metal ferro normalmente origina dois cátions: Fe 2+ ou Fe 3+. Embora o nosso organismo utilize somente o Fe 2+, muitas vezes ingerimos ferro na forma de Fe 3+. Quando o Fe 3+ entra em contato com o suco gástrico, uma pequena parte dele pode ser transformada em Fe 2+.
    O átomo de ferro no grupo heme liga-se aos 4 nitrogénios no centro do anel protoporfirínico. O ferro pode formar duas ligações adicionais, uma em cada lado do plano do grupo heme. Estes pontos de ligação são denominados de quinta e sexta posição de coordenação. O átomo de ferro pode estar no estado de oxidação ferroso (+2) ou no férrico (+3), e as formas correspondentes de hemoglobina são denominadas, respectivamente, ferro-hemoglobina e ferri-hemoglobina (também chamada meta-hemoglobina). Somente a ferro-hemoglobina, o estado de oxidação +2, pode ligar-se ao oxigénio. A mesma nomenclatura aplica-se à mioglobina.

    B)O principal papel do ferro é transportar oxigénio dos pulmões para as células de todo o corpo, através da hemoglobina. Também se encontra nos tecidos musculares, onde ajuda a armazenar oxigénio. Aumenta a resistência e a produção de energia e também desempenha um papel importante na manutenção do sistema imunológico, na produção e regulação de vários neurotransmissores. Os íons são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Seu excesso ou carência pode causar problemas à nossa saúde.

    C)Sulfato ferroso, é especificamente usado no tratamento da anemia ocasionada pela carência deste elemento, denominada ferropriva. Entre inúmeras causas que motivam a carência de ferro no organismo, se destaca a parasitose intestinal, ou estados hemorrágicos.Ao ingerir o sulfato ferroso, o ferro passa através das células mucosas em estado ferroso e se une à proteína transferrina. Nesta forma, o ferro é transportado no organismo para a medula óssea para a produção de glóbulos vermelhos, estimulado pela eritropoetina.
    Sulfato férrico é um composto químico de ferro e sulfato (íon por sua vez composto de átomos enxofre e oxigênio). Possui fórmula Fe2(SO4)3 quando anidro, mas se apresenta normalmente como pentahidrato, Fe2(SO4)3•5H2O. É usado em tingimento como mordente, e como um coagulante para tratamento de resíduos industriais. Ele também é usado em pigmentos, e em banho de decapagem para alumínio e aço.

    LUCIANA CARVALHO BORGES

    ResponderExcluir
  12. A)-Fe2+
    O herme possui um átomo de ferro que tem que ser ferroso (Fe2+) para exercer a função de ligação com o oxigênio.

    B) A quantidade do ferro (Fe2+) no nosso organismo varia de 3 a 5g,é cerca de 75% desse total faz parte da hemoglobina presente nas hemaceas a qual é responsavel pelo transporte de gás oxigênio
    (O2) no processo da respiração.

    C) Sais ferroso são preferiveis do que férricos por serem mais bem absorvidos por via oral,para essa indicação,selecionou-se como medicamento de referencia o sulfato ferroso em formulação oral com adequado teor de ferro elemento.


    Taumaturgo.F.R.Mascarenhas

    ResponderExcluir