quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Brasil melhora a qualidade do ensino, mas em ritmo mais lento | Mundo | O POVO Online

Sim senhores, o novo resultado do PISA demonstra frações de evolução! O problema é que diante de nossa histórica fragilidade e por conta da educação neste país estar longe de ser uma prioridade, as evoluções homeopáticas não são sentidas, não fazem efeito e apenas deflagram o quanto ainda somos cordiais com todo este descaso. Afinal, nosso desenvolvimento urge por um processo que priorize os investimentos e a gestão na boa educação!
Uma melhora contagoteutesca não deve ser comemorada a não ser pelo fato de pelo menos não estar havendo retrocesso, porém, para que retrocesso maior do que comemorar evoluções milimétricas?
Para nós, professores, alunos e formadores de professores precisamos reagir a esse panorama, nos indignarmos com esses índices e cobrarmos ações mais eficazes!
Enquanto houver esse cenário iremos arrebanhados servir de espectadores no circo politiqueiro de um país que vislumbra pouco porque faz pouco e quer ser pouco cobrado!

Para quem quiser se contentar, eis o cenário:

Brasil melhora a qualidade do ensino, mas em ritmo mais lento | Mundo | O POVO Online

2 comentários:

  1. Tudo tem que ter um início, pena que aqui no Brasil as coisas sempre acontecem muito tardiamente e em passos lentos...
    Vamos esperar que essas mudanças entrem em um ritmo acelerado em um menor intervalo de tempo.

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  2. a) Skinner desenvolveu os princípios do condicionamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequências para explicar o comportamento que pode ser um reforço ou uma punição. Quando um reforço positivo segue imediatamente à resposta dada por um aluno, por exemplo, ele fortalece aquela resposta e aumenta a probabilidade de sua repetição.Por outro lado, um reforço negativo pode ser qualquer coisa desagradável ou não desejada pelo aluno. Um reforço negativo, ou punição, enfraquece a resposta que o antecede
    b) kinner considerou o professor como um dos principais elementos para a aprendizagem dos sujeitos. Esta idéia se torna ainda mais explicita quando o autor diz que “ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem. Surge a NECESSIDADE da motivação para a realização de pesquisa, o que mostra que a ciência as vezes funciona diretamente da imagem idealizada descrita em muitos livros.
    Francismara Ramos

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