quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Metodologia do ensino de ciências

Olá pessoal, conforme discutido em sala de aula, as correntes de pensamento filosófico influenciaram sobremaneira o contexto da educação, desta forma, responda:

a) Quais as contribuições do behaviorismo de Skinner na educação?
b) O que se pode entender pela quebra do pragmatismo proposto por Dewey?
c) O que caracteriza o ensino ativo?

Para servir de suporte para as respostas seguem vídeos que contemplam o assunto:



4 comentários:

  1. a)
    A teoria de Skinner se baseia em estímulo-resposta, de acordo com essa teoria ( que estuda basicamente o comportamento) o conhecimento é adquirido de maneira que o professor estimule o que se deseja e reprima o contrário, portanto, a repetição é a principal linha dessa teoria o que pode levar á uma mecanização da aprendizagem.
    Trazendo essa teoria para o ensino de ciências, a aprendizagem por meio da repetição, ao contrário do que muitos estudiosos defendem, pode sim ser válida e até uma ferramenta para a metodologia da disciplina, isso por conta dos vários conceitos científicos que a disciplina requer ( fórmulas químicas e físicas por exemplo), claro, sempre levando em consideração que o aluno deve se apoderar desses conceitos por meio de entendimento e até interpretações.
    LUANA DA CRUZ, disciplina: metodologia para o ensino de ciências.

    ResponderExcluir
  2. a) contribuições de Skiner para educação: o aluno aprende a parti do meio em que vive, chamado comportamento operante onde o que fazemos tem efeito sobre o ambiente;
    - além de elencar dois tipos de reforços: positivo e negativo. onde o reforço positivo se da quando o estimulo acrescentado a situação aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta, ja o reforço negativo é quando o estimulo é retirado se aumenta a probabilidade da resposta;
    B)
    - organização de sequências de reforços apropriados, reforço imediato a resposta;
    -auto-controle do aluno;
    - participação ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem;
    B) Participação ativa do aluno, onde Jonh critica o ensino tradicionalista baseado em receitas prontas
    pois para ele a verdade não é estática, e que o ensino deve ser baseado na solução de situações problemas. essa quebra é a negação de receitas prontos, de aulas na qual o professor ja a leva de uma forma mecânica no qual o aluno só está ali para escutar e reproduzir o que o professor está pedindo.
    C) Pratica na qual se estimula o espirito critico e reflexivo do aluno, propocionando a ele torna-se sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem. alem de proporcionar criatividade, experimentação, manipulação de objetos enfim, um ensino no qual não haja so a mera transmissao de conhecimento.

    Aluna: Jesuana Karla

    ResponderExcluir
  3. b) Dewey critica o pragmatismo,corrente dualista na qual o mundo da razão é separado do mundo da emoção, pois na educação tradicional esse dualismo denomina a emoção como algo que não tem importância, sendo que, Dewey discorda dessa divisão pois diz que a experiência, o conhecimento prévio de mundo que envolve e muito a emoção, é uma forma de conhecimento muito válido, e que a experiência humana é fundamental no desenvolvimento cognitivo.
    LUANA DA CRUZ

    ResponderExcluir
  4. c) O ensino ativo é caracterizado por uma ação dinâmica, na qual o aluno deixa de ser agente passivo( característica do ensino tradicional) e assume uma posição de questionador, formador de opinião, enfim, o ensino ativo é alvo de inovadoras metodologias de ensino.
    LUANA DA CRUZ

    ResponderExcluir