terça-feira, 12 de novembro de 2013

Anátomo-fisiologia humana

Olá pessoal,

Iniciamos nosso estudo da anatomia e fisiologia humana no intuito de gerar conhecimento aplicável para o ensino de ciências. Baseado nesse pressuposto e tendo como material de apoio os vídeos abaixo, responda aos questionamentos que seguem:

Vídeos de apoio:


a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?
b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?
c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.

Prazo: 22/11/13

14 comentários:

  1. a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?
    É de se estranhar que um indivíduo não tenha conhecimento do seu próprio ser. Mas, não é incomum se deparar com esse tipo de situação. Essa ignorância anatômica e fisiológica não é um "privilégio" atual, pois com uma pequena retomada histórica percebe-se que por mais que os estudos tenham se iniciado há muito tempo, estes ficavam bastante distantes da população de uma forma geral, o que não contribuiu, obviamente, para uma universalização do conhecimento.
    Como viver bem, se alimentar bem, se exercitar bem...sem conhecer o próprio corpo? A importância desse conhecimento é muito grande, pois é por meio dele que se torna possível desenvolver todas essas atividades, além da sua relação direta com a saúde humana. Entretanto, não se resume apenas a isso, umas vez que esse conhecimento abrange um universo muito maior que somente as partes do corpo e suas funções. Para perceber a sua importância é preciso entender o corpo não somente como um organismo formado por partes menores, mas deve-se fazer um relação maior, com a população, com a sociedade, com o ecossistema, ou seja, não basta ver a anatomia e fisiologia humana como apenas um somatório de partes, e sim como uma todo integrado que interage com o meio ambiente e que reflete a história de vida do sujeito.
    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?
    Sim. A disciplina de anátomo-fisiologia humana apenas começou e já nos deparamos com fatos que nos deixaram intrigados e nos fizeram questionar algumas "verdades". O conhecimento científico se dá exatamente por aí, questionamentos, inquietação, descobertas...e, na nossa opinião, esse assunto tem sim essa finalidade. O que se deve fazer, no caso dos professores, é se atualizar mais e procurar ter uma visão mais abrangente no que toca os conhecimentos do corpo humano, pois eles podem ser muito importante para uma alfabetização científica,não apenas em relação ao aprendizado de conceitos, mas em relação a uma compreensão sobre a natureza da ciência.
    c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.
    SER HUMANO E SAÚDE
    Orienta este eixo temático a concepção de corpo humano como um todo, um sistema
    integrado de outros sistemas, que interage com o ambiente e que reflete a história de vida
    do sujeito. O estudo do corpo humano, ao ser reiterado em várias ocasiões e sob vários
    aspectos durante o ensino fundamental, torna-se cada vez mais complexo para os estudantes,
    que vão desenvolvendo maior possibilidade de análise e síntese. Por isso, É importante
    trabalhar o eixo a cada ciclo, não restringindo-o a apenas um período letivo.

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  2. a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?

    R- É muito importante pois, é necessário tanto para nós futuros professores de ciências como nossos alunos, que tenhamos conhecimentos anatômicos do corpo humano, ou seja, saibamos a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa e externamente e fisiologicamente saibamos as funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, e também é de suma importância conhecermos nossas atividades diárias e melhores condições de vida, conhecer nossos corpo é saber das nossas limitações.

    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?

    R- Sim, porque constitui como uma das grandes linhas de investigação no ensino de ciências e proporciona um maior conhecimento do corpo humano, tanto externamente como internamente.

    c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.

    R- SER HUMANO E SAÚDE

    Orienta este eixo temático a concepção de corpo humano como um todo, um sistema integrado de outros sistemas, que interagem com o sistema e que reflete a história de vida de outro sujeito. O estudo do corpo humano, ao ser reiterado em várias ocasiões e sob vários aspectos durante o ensino fundamental, torna-se cada vez mais complexo para os estudantes, que vão desenvolvendo maior possibilidade de análise de síntese. Por isso, é importante trabalhar o eixo a cada ciclo, não restringindo-o apenas um período letivo.

    SER HUMANO E SAÚDE

    A compreensão do corpo como todo e da saúde humana, integrados pelas dimensões orgânicas, ambiental, psicas e sociocultural é importante perspectiva deste eixo temático,, desde os ciclos anteriores, e foi abordado no texto introdutório ao eixo, na primeira parte deste documento.

    SER HUMANO E SAÚDE

    Neste ciclo busca uma melhor compreensão sobre as funções vitais essenciais para manutenção do corpo como todo, abordando-se também a semelhança e diferenças entre o ser humano e demais seres vivos, tendo como os pressupostos da Teoria a Evolução.

    Alunos: Gilvan Rodrigues; Antonio Santos.



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  3. a) R - É toda! Na medida em que o indivíduo tem conhecimento de algo, este passa a ser encarado e forma mais crítica. É interessante para o ensino de Ciências, o conhecimento de anatomia e fisiologia humana, pois, os indivíduos precisam conhecer a si mesmos, literalmente. A partir deste conhecimento inicial, o mesmo poderá adquirir hábitos mais saudáveis desde cedo, ou não, na proporção de seu entendimento. Outra coisa importante seria o fato da descentralização do conhecimento. É importante continuar este ensino nas escolas, pois, é a partir delas que surgirão os futuros profissionais da prática ou do ensino da disciplina.

    b) R - Sim, pois todo entendimento e sabedoria se manifesta por meio de estruturas simples. A natureza é uma estrutura em si simples! Deste modo, o conhecimento deve ser compartilhado aos poucos, de acordo com a idade mental de cada indivíduo.

    c) R - 1ª PARTE - Ciências Naturais no ensino fundamental.
    SER HUMANO E SAÚDE: Orienta este eixo temático a concepção de corpo humano como um todo, um sistema integrado de outros sistemas, que interage com o ambiente e que reflete a história de vida do sujeito.
    2a PARTE Ciências Naturais nos terceiro e quarto ciclos. Terceiro ciclo.
    SER HUMANO E SAÚDE: A compreensão do corpo como um todo e da saúde humana, integrados pelas dimensões orgânica, ambiental, psíquica e sociocultural, é importante perspectiva deste eixo temático, desde os ciclos anteriores, e foi abordada no texto introdutório ao eixo, na primeira parte deste documento.
    2a PARTE Ciências Naturais nos terceiro e quarto ciclos. Quarto ciclo.
    SER HUMANO E SAÚDE: Neste ciclo busca-se uma melhor compreensão sobre as funções vitais essenciais para a manutenção do corpo como um todo, abordando-se também as semelhanças e diferenças entre o ser humano e demais seres vivos, tendo sempre como base os pressupostos da teoria de evolução, o que traz vantagens apontadas em Ser Humano e Saúde no terceiro ciclo.

    Alunos: Allan Kardec C. de Sousa e Antonio André L. F. da Silva.

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  4. a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?
    É importante perceber a importância desta disciplina fundamental pelo estudante pois poderá observar as vária inter-ligações da Ciência. Neste sentido a anatomia é ciência que estuda,microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados compondo neste, Universo uma disciplina autônoma e da maior importância para as ciências da vida e da saúde é fundamental para possibilitaro reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos em sistemas. Na disciplina anatomia humana são abordados os sistemas tegumentar, esquelético, muscular, articular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino, genital feminino, endócrino e nervoso. Oferecendo desta forma subsídios para construção do conhecimento para os estudante de Ciências que o habilite a compreender a história e a nomenclatura anatômica, os planos corporais, os fatores de variação, bem como, estudo teórico e prático dos sistemas orgânicos, relacionando as principais patologias associadas a cada um desses sistemas.

    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?
    Sim.Porque ajudará os novos cientistas e um grande conhecimento.

    c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.
    OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    .Posicionar-se de maneira critica, responsável e construtiva nas
    diferentes situa Áreas sociais, utilizando o dialogo como forma
    de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

    Perceber-se integrante, dependente e agente transformador
    do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre
    eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio
    ambiente;

    Conhecer caracterÌsticas fundamentais do Brasil nas dimensıes
    sociais, materiais e culturais como meio para construir
    progressivamente a noções de identidade nacional e pessoal e o
    sentimento de pertinÍncia ao pais.
    Alunas: Fernanda Franco Francisca Verônica.

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  5. A) É fundamental que se tenha um prévio conhecimento em relação a Anatomia e Fisiologia do corpo humano, para que haja uma maior possibilidade de proteção ou evitar algumas doenças com antecedência, ou seja, você pode se precaver de alguma forma contra essas tais doenças, evitando comer ou beber algo que possa facilitar a existência dessas mesmas. No entanto, esse conhecimento irá servir de alguma forma posteriormente, para que se passe para outros nos quais não tenham nenhum entendimento sobre anatomia e fisiologia, e assim por diante, poderá ser aplicada para outras pessoas que de alguma forma tornam-se cegos quanto a isso.

    B) Sim. Com certeza ajuda bastante, pois facilita o estudo e o aprendizado de uma forma geral, pois quando se estuda o corpo humano, você passa a ter novos conceitos relativos a isso, você questiona se realmente é verdade algo que você viu ou ouviu falar anteriormente relacionado ao corpo humano, pois no momento você próprio vai está vendo e ouvindo, aí poderá questionar, como já foi falado nas aulas, algumas coisas nas quais já se pôde questionar se são ou não verídicas, e isso faz com que aumente o grau de aprendizado, ou seja, a indagação, o questionamento.

    C) O estudo do corpo humano, ao ser reiterado em várias ocasiões e sob vários
    aspectos durante o ensino fundamental, torna-se cada vez mais complexo para os estudantes,
    que vão desenvolvendo maior possibilidade de análise e síntese. Por isso, é importante
    trabalhar o eixo a cada ciclo, não restringindo-o a apenas um período letivo.

    Alunos: Antônio Arinete de Sousa..... Saul Miranda Brito.

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  6. a) O conhecimento de Anatomia e fisiologia humana é altamente importante para o ensino de ciências porque proporciona o conhecimento do corpo, bem como as funções, os movimentos e as características de cada célula, órgão, tecido e sistema. A anatomia nomeia, caracteriza e organiza o corpo humano. A fisiologia intensifica as características e demonstra o funcionamento do corpo humano. É importante também porque ao apresentar o corpo humano instigará a curiosidade sobre o assunto que está sendo ministrado, além de facilitar o estudo e a compreensão da fisiologia.

    b) Sim evidentemente, os conhecimento cientifico tem sua base no estudo anatômico-filósogico. Esse estudo implanta o conhecimento humano, e possibilita uma ampliação de conceitos significativos além de conexões com os temas transversais, o eixo temático Ser Humano e Saúde também podem ser abordados em conjunto aos demais eixos de Ciências Naturais. Em temas de trabalho que situam o ser humano entre as demais espécies vivas, os estudantes comparam a natureza biológica do ser humano à dos demais seres vivos, reconhecendo diferentes padrões de estrutura e funcionamento.

    c) Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas na arquitetura do corpo e faz dele uma totalidade. Discernir as partes do organismo humano é muitas vezes necessário para entender suas particularidades, mas sua abordagem isolada não é suficiente para a compreensão da idéia do corpo como um sistema. Portanto, ao se enfocar anatomia e fisiologia humanas é necessário selecionar conteúdos que possibilitem ao estudante compreender o corpo como um todo integrado, não como somatório de partes.

    Alunos: Sherllane Ferreira, Francisco Tavares

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  7. Questões e respostas
    a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?
    O conhecimento da anatomia e da fisiologia é superimportante no ensino de ciências, pois com os alunos conhecendo o seu corpo, suas estruturas, seus limites, funcionalidades e potencialidades contribui significativamente para a melhoria de suas atividades diárias, da sua qualidade de vida e da sua saúde, uma vez que o ensino da anatomia proporcionará uma consciência do aluno, fazendo com que o mesmo procure atitudes cotidianas saudáveis.
    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?
    Sim. Pois o aluno estará compreendendo o que acontece fisiologicamente no seu corpo, além de suas estruturas, isso poderá contribuir, posteriormente, no interesse do aluno pela pesquisa, além do aluno começar a construir o conhecimento cientifico.

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  8. c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.
    Em relação aos conteúdos conceituais, particularmente de quinta a oitava séries, persiste uma tendência que os aborda de modo estanque nas disciplinas científicas, tais como se consagraram há mais de um século, e de forma caricatural. Apresenta-se separadamente Geologia, dentro de água, ar e solo; Zoologia e Botânica, como sendo classificação dos seres vivos; Anatomia e Fisiologia humana, como sendo todo o corpo humano; Física, como fórmulas, e Química, como o modelo atômico-molecular e a tabela periódica. As interações entre os fenômenos, e destes com diferentes aspectos da cultura no momento atual ou no passado, estudadas recentemente com maior ênfase nas Ciências Naturais, estão ausentes. Por exemplo, as noções de ambiente ou de corpo humano como sistemas, idéias importantes a trabalhar com alunos, são dificultadas por essa abordagem.
    Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade.
    São essas relações que estão expressas na arquitetura do corpo e faz dele uma totalidade.
    Discernir as partes do organismo humano é muitas vezes necessário para entender suas particularidades, mas sua abordagem isolada não é suficiente para a compreensão da idéia do corpo como um sistema. Portanto, ao se enfocar anatomia e fisiologia humanas é necessário selecionar conteúdos que possibilitem ao estudante compreender o corpo como um todo integrado, não como somatório de partes.
    O registro por meio do desenho de observação é um recurso fundamental em Ciências
    Naturais, que os alunos podem conhecer e praticar nos estudos dos seres vivos. São registros que progressivamente ganham rigor e precisão, conforme são corrigidos pelo professor em estratégias grupais ou individuais, tomando-se como referência a confrontação entre o objeto original e o registro produzido. Assim, alguns detalhes da anatomia externa dos seres vivos se tornam mais conhecidos dos alunos, que poderão também questionar e conhecer elementos da nomenclatura descritiva biológica. Ao lado da produção de seus próprios textos descritivos e narrativos sobre os componentes e o funcionamento dos ambientes, os desenhos de observação ganham destaque.
    Os alunos poderão organizar os conhecimentos sobre os seres vivos agrupando aqueles
    observados e pesquisados mediante critérios por eles determinados. Ao serem convidados para separar grupos de animais, por exemplo, poderão considerar aspectos específicos do corpo (anatomia externa, como a presença ou ausência de olhos, de pernas, de carapaça, de asas etc.), elementos de anatomia interna (presença de pulmões, traqueias ou brânquias e de esqueleto), os habitats (lugar úmido embaixo de pedra ou tronco caído, em poça d’água etc.) e os comportamentos hábitos diurnos ou noturnos, de reprodução, de alimentação, de construção de abrigos etc. É um processo que permite o trabalho com esquemas e pequenas chaves de classificação, produzidos pelos alunos e sob a condução do professor, ao lado da sistematização de conhecimentos sobre adaptações à vida aquática ou terrestre, sobre grupos de animais e de plantas. Além disso, as classificações propostas pelos alunos podem ser comparadas às classificações científicas e seus critérios de agrupamento dos seres vivos em questão.

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  9. a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?
    O conhecimento da anatomia e fisiologia é algo bastante antigo, mas só começou a ser difundido pela população há pouco tempo, e por isso ainda é grande o desconhecimento dessa ciência. Tal realidade precisa ser repensada, tendo em vista a grande importância do estudo da anatomia e fisiologia, não se restringindo às pessoas que se dedicam ao estudo na área de saúde, mas que deve abranger toda a população, todas as classes sociais e faixas etárias.
    Conhecer o corpo humano, suas partes e funcionamento é fundamental para a própria manutenção da vida humana, de maneira análoga, o conhecimento anatômico e fisiológico funciona com uma espécie de manual, só podemos utilizar um equipamento de maneira adequada, usufruindo do que há de melhor a nos oferecer quando conhecemos bem tal equipamento, assim também é o nosso corpo, para cuidarmos de nossa saúde e utilizarmos da melhor maneira possível é preciso conhecê-lo. Daí a importância de se inserir essa ciência no ensino de ciências, para que desde cedo o aluno tome consciência de seu próprio corpo, não somente de maneira isolada, mas que o mesmo possa reconhecer as interações com o meio em que está inserindo, contribuindo positivamente para seu desenvolvimento de modo geral.

    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?
    Sem dúvidas, o conhecimento da anatomia e fisiologia amplia a visão do aluno uma vez que permite a compreensão do corpo não de maneira isolada, ou em parte, mas de forma integral com suas respectivas interdependências e relações com diversos outros fatores onde se está inserido. Este conhecimento uma vez integrado com as concepções alternativas que o aluno já possui, permite um aperfeiçoamento do mesmo, levando o aluno a uma visão e comportamento mais crítico no que diz respeito ao funcionamento do seu próprio corpo, assim como tudo aquilo que de alguma forma exerce influência sobre o mesmo. Tal conhecimento permite o aluno a fazer novos questionamentos, que levam à buscar respostas e é isso que move o aprendizado científico que deve ter aplicabilidade no cotidiano desse aluno, pois a medida que o aluno adquiri consciência de determinados assuntos, como por exemplo de anatomia e fisiologia, ele estará mais capacitado para lhe dar com problemas ou situações que se apresentam em sua própria vida, além de ter uma maior possibilidade de ser uma agente ativo na manutenção e melhoria de sua qualidade de vida.


    Juliana Machado Ferreira

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  10. c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.

    SER HUMANO E SAÚDE
    “A compreensão do corpo como um todo e da saúde humana, integrados pelas dimensões orgânica, ambiental, psíquica e sociocultural, é importante perspectiva deste eixo temático, desde os ciclos anteriores, e foi abordada no texto introdutório ao eixo, na primeira parte deste documento. A saúde do cidadão, que vive em condições econômicas concretas, depende também da situação política de sua comunidade e da nação.
    Apresentar aos estudantes as características do organismo humano em uma abordagem comparativa aos demais seres vivos traz vantagens a serem consideradas. Cobertas por camadas de socialização, história e cultura, algumas vezes nossas características biológicas tornam-se reconhecíveis só quando as vemos em outros seres vivos. Também por compreendermos cada vez melhor nossa dependência em relação aos outros seres vivos na biosfera, é fundamental que nossa integridade individual seja considerada em sistemas mais amplos, como o ambiente local ou planetário e as sociedades humanas.
    Neste ciclo busca-se uma melhor compreensão sobre as funções vitais essenciais para a manutenção do corpo como um todo, abordando-se também as semelhanças e diferenças entre o ser humano e demais seres vivos, tendo sempre como base os pressupostos da teoria de evolução, o que traz vantagens apontadas em Ser Humano e Saúde no terceiro ciclo.”


    Juliana Machado Ferreira

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  11. a) O conhecimento de anatomia e de fisiologia é de extrema importância no ensino de ciências. A partir desses conhecimentos (de anatomia e de fisiologia), o estudante pode de forma reflexiva, avaliar as estruturas do corpo e de forma crítica tirar dúvidas. dessa forma possa desenvolver hábitos saudáveis, para se ter qualidade de vida. E para isto é importante conhecer o seu próprio corpo.

    b) Sim, a partir da abordagem do conteúdo de anatomia e fisiologia, as pessoas podem conhecer melhor as estruturas do seu corpo, sua funcionalidade. Através desses conhecimentos a pessoa pode ter um aprendizado de vários conceitos científicos, relacionados ao assunto. Então pode-se afirmar que esses conhecimentos (de anatomia e de fisiologia), podem contribuir para o processo de alfabetização científica.

    c) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
    - Ser humano e saúde: Orienta esse eixo temático a concepção de corpo humano como um todo em sistema integrado de outros sistemas, que interage com o ambiente e que reflete a história de vida do sujeito. Tem grande importância trabalhar o eixo a cada ciclo, não colocando-o a um só período.


    Aluno: Ferdinan Sousa

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  12. a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?

    É grande de importância, pois é uma ferramenta para o ensino de Ciências em que por parte dos alunos há uma grande aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação às aulas na disciplina de Ciências. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório. Além de conhecer sobre o funcionamento do organismo, despertando maior interesse pelo corpo humano em geral e também aprendendo sobre saúde e bem está do seu corpo e assim interagir com ambiente.

    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?

    O ensino de Ciências deve favorecer além da construção de conteúdo o desenvolvimento no aluno de habilidades, competências próprias para sua formação acadêmica, tais objetivos pressupõem uma eficiente formação docente em relação à alfabetização para cidadania que só podem ser conseguidas através de uma eficiente formação docente no tocante à alfabetização cientifica.

    c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.

    SER HUMANO E SAÚDE
    Orienta este eixo temático a concepção de corpo humano como um todo, um sistema integrado de outros sistemas, que interage com o ambiente e que reflete a história de vida do sujeito. O estudo do corpo humano, ao ser reiterado em várias ocasiões e sob vários aspectos durante o ensino fundamental, torna-se cada vez mais complexo para os estudantes, que vão desenvolvendo maior possibilidade de análise e síntese. Por isso, é importante trabalhar o eixo a cada ciclo.
    Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas na arquitetura do corpo e faz dele uma totalidade. Discernir as partes do organismo humano é muitas vezes necessário para entender suas particularidades, mas sua abordagem isolada não é suficiente para a compreensão da idéia do corpo como um sistema. Portanto, ao se enfocar anatomia e fisiologia humanas é necessário selecionar conteúdos que possibilitem ao estudante compreender o corpo como um todo integrado, não como somatório de partes.
    Nestes estudos, as estruturas e seus nomes não são um objeto de estudo em si mesmo, mas localizam onde os processos ocorrem. Assim, os temas em “Ser Humano e Saúde” no ensino fundamental estão relacionados a questões gerais do desenvolvimento e funcionamento do corpo. São questões importantes: as características das etapas de vida em seu ciclo, a obtenção, o transporte e a transformação de energia, de água e de outros materiais, os sistemas de defesa do organismo, bem como as relações entre esses processos entre si e com o meio. Uma constante na abordagem dessas questões é a manutenção da saúde.



    Márcia Paula de Oliveira Vieira e Indira Franco Sousa.

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  13. a) Qual a importância do conhecimento da anatomia e fisiologia para o ensino de ciências?
    R - Dentre as varias funções do ensino de ciências, encontra-se uma muito importante que é a de dar qualidade de vida e as interações que o ser humano tem com o meio em que vivi. Desse modo a qualidade de vida do ser humano passa diretamente pelo conhecimento do seu próprio corpo, daí a importância da anatomia e fisiologia dentro do ensino de ciências, pois possibilita o conhecimento dos limites e das potencialidades do corpo, mantendo assim, o corpo saudável, passando diretamente pela questão das funções vitais, da alimentação, prevenção e tratamento de doenças, locomoção, reprodução etc.

    b) É possível dizer que esse conhecimento contribui para o processo de alfabetização científica?
    R - Sem nenhuma dúvida que sim, tendo em vista das ações que remetem ao ser humano em contato com o meio, o quanto é importante entender termos científicos e a forma como essa informação é transmitida ao alunado, ou seja, os questionamentos, as implicações científicas impostas na sala de aula, inclusive o conhecimento da anatomia e da fisiologia, tudo isso compromete no alfabetismo científico. O Brasil ainda se encontra nas últimas colocações quanto a testes de AC por diversas questões que vai dá base escolar até a formação, precariedades que são notórias.

    c) Consulte os PCN's para o ensino de Ciências da Natureza e pesquise se há inserção desse conhecimento em suas orientações, caso haja, transcreva o trecho.

    R - Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas na arquitetura do corpo e faz dele uma totalidade.
    Discernir as partes do organismo humano é muitas vezes necessário para entender suas particularidades, Portanto, ao se enfocar anatomia e fisiologia humanas é necessário selecionar conteúdos que possibilitem ao estudante compreender o corpo como um todo integrado, não como somatório de partes.
    Uma constante na abordagem dessas questões é a manutenção da saúde. Diferentes temas em que se estudam o ciclo e as funções vitais do corpo humano comportam a abordagem dos hábitos relacionados com alimentação, locomoção, por exemplo, que promovem a saúde e a prevenção de doenças.
    Em todos os estudos, independentemente das relações enfocadas, é importante favorecer o desenvolvimento de atitudes de respeito pelas diferenças individuais, de apreço pelo próprio corpo e de auto-estima, por meio do autoconhecimento, em conexão com Saúde.
    O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo, com o qual tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter, já que cada corpo é individual, único.

    Graduandos: Isack Rocha \ Odilon Campelo

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