quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Notação Química: Lista de exercícios

Olá Pessoal, segue uma lista para vocês aprimorarem os conceitos.

Bons estudos.

LISTA: FÓRMULA MÍNIMA E PERCENTIL

01.O ácido acetilsalicílico, C9H8O4, é uma substância muito empregada em medicamentos antitérmicos e analgésicos. Uma indústria farmacêutica comprou uma certa quantidade de ácido acetilsalicílico para usá-lo em uma de suas formulações. Como de praxe, para verificar a pureza do material, foi feita a análise química que indicou um teor de carbono de 50%. O produto comprado estava puro? Justifique. (Dados: massas atômicas: C = 12, H = 1 e O = 16)

02. 86,8 g de X reagem completamente com 112,0 g de Y, formando um composto cuja fórmula mínima é: [Dadas as massas molares (g/mol): X = 31 e Y = 16]

a) X2Y11
b) X2Y5
c) X2Y
d) X3Y7
e) X5Y2
03. O carbonato de cálcio é formado por 40% de cálcio, 12% de carbono e x% de oxigênio (% em massa). Em 50 g do referido sal, a quantidade de oxigênio é igual a:
a) 8g
b) 16 g
c) 24 g
d) 32 g
e) 48 g
04. Em 0,5 mol de quinina, substância utilizada no tratamento de malária, há 120 g de carbono, 12 g de hidrogênio, 1,0 mol de nitrogênio e 1,0 mol de átomos de oxigênio. Pode-se concluir que a fórmula molecular da quinina (massa molar  = 324 g/mol) é:

a) C20H12N2O2    b) C20H24N2O2    c) C10H12NO  d) C10H6N2O2     e) C3H6NO 

05. O Cipro® (ciprofloxacino) é um antibiótico administrado por via oral ou intravenosa, usado contra infecções urinárias e, recentemente, seu uso tem sido recomendado no tratamento de antraz, infecção causada pelo microorganismo Bacillus anthracis. A fórmula estrutural desse antibiótico é mostrada na figura.

a) Qual é a fórmula molecular deste antibiótico?
b) Qual a porcentagem em massa de carbono?

 














3 comentários:

  1. exercico muito complicado, principalmente pq temos muito tempo fora das salas de aula, fora dos conteudos....mas,.....fazer o que????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente você não se identificou, dessa forma fica mais difícil ajudar, mas o que posso dizer é: Não desista perante as dificuldades! Em educação o processo é contínuo e muitas vezes árduo, afinal, existem déficits que precisam ser superados! No mais aproveite as aulas para sanar as dúvidas e encare as dificuldades como desafios, afinal, a motivação é mola mestre da aprendizagem.

      Excluir
    2. Amigo Façanha, pelo visto continua com a mesma ideologia: Não desiste dos seus alunos. Mesmo a galera ficando toda "duidinha" hahaha. Parabéns! Estou, ma medida do possível, sempre atento as publicações, mantenha sempre atualizado. Grande abraço meu caro!

      Excluir