quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Anátomo-fisiologia: Vídeos Sistema Nervoso

Olá Pessoal,

Após as abordagens dos vídeos, Cérebro - Guia do Proprietário, apresentados pela Profª Drª em Neurociências Suzana Herculano-Houzel, ficam algumas análises interessantes para a aplicação no universo do ensino de Ciências.
Pesquisem a respondam:

a) Em relação aos componentes estruturais, como podemos dividir o sistema nervoso? O que significa a divisão funcional do cérebro?
b) Em relação ao gênero, existe, do ponto de vista da neurociência, diferença entre o cérebro masculino e feminino?
c) Como posso definir sinapse e qual sua relação com o aprendizado?
d) Qual a relação entre aprendizado e dislexia?

OBS: RESPOSTAS INIDIVIDUAIS.
          PRAZO: Até o dia 30/08/2013

Links de suporte:

http://www.revistapsicopedagogia.com.br/81/index.html (acesso a artigo sobre dislexia e aprendizagem)

                                 
                                   Vídeo: entrevista com Suzana Herculano - Programa Roda Viva


29 comentários:

  1. A) Podemos dividir o sistema nervoso funcionalmente em SOMÁTICO ou de VIDA de RELAÇÃO, que lembra o sistema nervoso que atua em todas as relações que são percebidas por nossa consciência; e em VISCERAL ou VEGETATIVO aquele interage de forma inconsciente, no controle e na percepção do meio interno e vísceras. Tanto o SOMÁTICO quanto o VEGETATIVO, possuem componentes aferentes (sensitivos) e eferentes (motores).
    Divisão funcional é quando cada região do cérebro tem uma função diferente: algumas são sensoriais, outras são efetoras, e outras são associativas. O resultado é a especialização funcional do cérebro, ou divisão de tarefas. O nosso funcionamento normal envolve, portanto, o funcionamento integrado de todas essas regiões como

    B) Em média o cérebro masculino é 10% maior que o cérebro feminino e possui cerca de 4 bilhões de neurônios no córtex além dos 19 bilhões das mulheres, de acordo com uma estimativa dinamarquesa. O que faz com que eles pareçam idênticos são suas curvas e formatos. Existem exceções, muitas mulheres possuem cérebros maiores que dos homens, Einstein mesmo, modelo de inteligência para muitos, possuía um cérebro do tamanho médio feminino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. funcionamento integrado de todas as regiões como um todo.

      Excluir
    2. Um estudo anterior do mesmo grupo dirigido pelo Dr. Godfrey Pearlson (9) demonstrou que duas áreas nos lobos frontais e temporais relacionados à linguagem (conhecidos como áreas de Broca e Wernicke, em homenagem a seus descobridores) são significamente maiores nas mulheres, fornecendo assim um motivo biológico para a notória superioridade mental das mulheres relacionada à linguagem.
      Utilizando imagens de ressonância magnética, os cientistas mediram os volumes de matéria cinzenta em diferentes regiões corticais de 17 mulheres e 43 homens. As mulheres apresentavam um volume 23% maior (na área de Broca, no córtex prefrontal dorsolateral) e 13% maior (na área de Wernicke, no córtex temporal superior) do que os homens.

      Excluir
    3. Fernanda Maria De Sousa Calaça
      A) O sistema nervoso pode ter a função em SOMATIVA, mas consiste em um espessamento do ectoderma, formando a placa neural.A divisão funcional do cérebro utiliza para indicar especificamente a parte central do sistema nervoso,de cada metade do cérebro pode tanto cobrar escanteio quanto se houvesse uma divisão absoluta de tarefas entre os hemisféricos.
      B) Sim, a maior está no cérebro masculino , que no feminino, mas Para muitas pessoas, homens e mulheres são diferentes, e não só fisicamente. Estudos recentes, popularizados por incontáveis livros, jornais e revistas, difundiram a imagem de que elas são, por características cerebrais, mais sensíveis e empáticas, enquanto eles, mais racionais, exibem superioridade nas ciências exatas. A neurocientista australiana Cordelia Fine, no entanto, critica o uso da ciência para justificar essa visão.

      Excluir
  2. continuação.
    C) A sinapse é uma região de comunicação entre os neurônios ou entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares. A atividade elétrica de um neurônio, distribuída por seu axônio, pode se espalhar diretamente a neurônios vizinhos que tenham contato físico (e portanto elétrico) com aquele neurônio. Isso acontece com bastante frequência no sistema nervoso durante a gestação. No entanto, a maioria dos neurônios no sistema nervoso da criança ou adulto não tem continuidade elétrica entre si: ao contrário, eles são separados por fendas, o que impede a passagem de eletricidade diretamente de um para o outro (como dizia meu professor de química, elétrons não nadam!).
    O que permite que a atividade elétrica de um neurônio influencie a atividade elétrica do neurônio seguinte é a transmissão sináptica, o processo de transformação de um sinal elétrico em um sinal químico, e deste sinal químico de volta em um sinal elétrico - agora, no neurônio do outro lado da sinapse. A sinapse, portanto, é esse local onde a atividade de um neurônio é capaz de influenciar a atividade do outro neurônio.
    Segundo Paola Gentile(2005,p.54) o cérebro possui bilhões de neurônios, e cada neurônio pode ter até 100 mil contatos, essa áreas de contato entre neurônios através de partículas de sódio, potássio, cálcio e cloreto é conhecida como área sinaptica onde ocorre a sinapse, isto é local onde ocorre ligações entre neurônios através de impulsos nervoso ou eletroquímico chamado de potenciais de ação. Esse e uma relatório que a autora faz com ralação a nossa comunicação interna, que se da através de neurônios uma vez excitados por estímulos.
    Sabe-se hoje que o cérebro armazena fatos separadamente, entre neurônios, e que a aprendizagem se dar quando associados através das sinapses, essa associação ocorre quando novos estímulos provenientes do meio através dos sentidos, são propagados, daí a importância do educador saber como proporcionar esses estímulos.

    D) De origem congenita, a dislexia é um problema que afeta as habilidades linguísticas associadas a leitura e escrita, e se caracteriza pela dificuldade em assimilar os símbolos gráficos da linguagem. Seus sintomas são percebidos na fase inicial da alfabetização, chamando a atenção principalmente para as trocas excessivas de letras e números (p/b, t/d, 3/5) e pela falta de consciência fonológica (Faca/Vaca
    Para melhor compreensão pensemos num computador e na forma como a informação poderá estar organizada. Normalmente toda a informação encontra-se no disco duro, mas isso não quer dizer que esteja facilmente acessível. Pode haver pastas no computador cujo nome está errado e pode demorar horas a encontrar o documento que se pretende.
    Da mesma forma, as crianças disléxicas guardam informação, mas não a arquivam no local mais acessível. Muitas vezes devido ao tempo que demoram a procurar o significado de uma palavra já não sabem o que estão à procura ou quando falam de um assunto todos já mudaram para outro tópico de conversação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C) A Sinapse nervosa são os estímulos, ou seja, impulsos nervosos, que passam de um neurônio para seguinte por meio de mediadores. É uma conexão entre dois neurônios vizinhos, na qual há mais de um tipo. A relação entre o aprendizado é que permite a atividade elétrica de um neurônio ajudar a atividade elétrica do neurônio é através da transmissão sináptica, sendo que o processo de transformação de um sinal elétrico. Então esse local pode ser atividade de um neurônio faz com que ele influenciem a outro neurônio.

      D) Para o transtorno de aprendizagem pode ser classificado levando em conta as funções cognitivas afetadas. A importância dada aos problemas relacionados à aprendizagem tem aumentado significativamente na atualidade e isso se deve em grande parte ao fato de que o sucesso do indivíduo está ligado ao bom desempenho. Em relação a Dislexia é uma palavra grega que quer dizer distúrbio de linguagem, ou seja, a pessoa com dislexia tem dificuldade na aprendizagem, tanto no que diz respeito ao ritmo como na qualidade da aquisição das habilidades de leitura, soletração, escrita, fala, em linguagem expressiva ou receptiva, em razão e cálculo matemáticos, como na linguagem corporal e social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.

      Fernanda Calaça

      Excluir
  3. A) Nosso sistema nervoso pode ser dividido em duas partes: sistema nervoso central (SNC) que é a parte que coloca o corpo em contato com o meio externo, ele é composto por: cérebro, cerebelo, medula espinhal, órgãos dos cinco sentidos humanos (visão, olfato, paladar, audição, tato, pressão e temperatura).Já o sistema nervoso periférico (SNP) é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.
    A Divisão funcional do cérebro se refere a divisão de tarefas. Onde o funcionamento normal envolve o funcionamento integrado de todas essas regiões.A divisão encontra-se abaixo:
    Área CorticaL
    Córtex Pré-frontal: Resolução de problemas, emoção, raciocínio.
    Córtex de Associação Motora: Coordenação de movimentos complexos
    Córtex Motor Primário: Produção de movimentos voluntários
    Córtex Sensorial Primário: Recebe informação tátil do corpo
    Área de Associação Sensorial: Processa informação dos sentidos
    Área de Associação Visual: Processa informação visual complexa
    Córtex Visual: Detecta estímulos visuais simples
    Área de Wernicke: Compreensão de linguagem
    Área de Associação Auditiva: Processamento de informação auditiva complexa
    Córtex Auditivo: Detecta qualidades básicas do som (tom, intensidade)
    Centro da Fala (Área de Broca): Produção e uso da fala


    B) Uma delas é como nos situamos no espaço. Temos pelo menos dois sistemas complementares no cérebro. Um usa marcos visual, como cartazes de loja. O outro usa direção e distância. Os dois funcionam em todo mundo. A diferença é que os homens tendem a se guiar por direção e distância; e as mulheres por marcos visuais. Então, quando você está no mato, ser capaz de se orientar por direção e distância são ótimos. Já quando está num shopping ou no centro da cidade, por exemplo, dar atenção a marcos visual funciona mais.
    Já no sexo o homem precisa de muito pouco pra ter estímulo e a mulher precisa de um estímulo mais direto ou elaborado. O sexo feminino costuma ser melhor em testes de associações de idéias – fazer uma lista de objetos com a mesma cor, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Continuação...
    C) A sinapse é uma região de comunicação entre os neurônios ou entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares.
    A aprendizagem e a educação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, o qual é moldável aos estímulos do ambiente. Os estímulos do ambiente levam os neurônios a formar novas sinapses. Assim, a aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses, tornado-as mais “intensas”.
    A base do aprendizado é considerada a modificação das sinapses, ou seja, das conexões entre neurônios no cérebro.
    Conforme algumas ficam mais fortes e outras mais fracas, a modificação sináptica efetivamente remodela os circuitos entre neurônios e, com isso, o comportamento.
    Essa modificação sináptica com o uso acontece a vida toda, ainda que ocorra mais facilmente (ou seja, com menor necessidade de insistência e repetição) quando somos jovens. E mais: é um processo rápido, que já pode ser observado assim que um novo comportamento é aprendido.

    D) Dislexia é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.
    Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
    De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.
    A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.

    ResponderExcluir
  5. A)O Sistema nervoso pode ser classificado de várias formas, sendo a classificação mais comum àquela que divide o sistema nervoso em: sistema nervoso central (SNC), aquele que está contido no interior do chamado “estojo axial” (canal vertebral e crânio), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal; e sistema nervoso periférico (SNP), aquele que é encontrado fora deste estojo ósseo, que se relaciona com o esqueleto apendicular, sendo os nervos (axônios) e gânglios (formações de corpos neuronais ganglionares dispersas em regiões do corpo ou mesmo dispostas ao longo da coluna vertebral, como os gânglios sensitivos).Neurônios diferentes têm funções diferentes no sistema nervoso: alguns são sensoriais; outros controlam músculos, ou glândulas, ou órgãos internos (são os neurônios efetores); outros são associativos, ou seja, combinam informações de outros neurônios e não são nem sensoriais, nem efetores. A função de um neurônio depende de de quais estruturas ele recebe sinais, e de para quais estruturas ele envia sinais. Como cada região do cérebro agrupa neurônios semelhantes, que recebem sinais das mesmas estruturas e enviam sinais para as mesmas outras estruturas, cada região do cérebro tem portanto uma função diferente: algumas são sensoriais, outras são efetoras, e outras são associativas. O resultado é a especialização funcional do cérebro, ou divisão de tarefas. O nosso funcionamento normal envolve, portanto, o funcionamento integrado de todas essas regiões como um todo. O Cérebro Nosso de Cada Dia é elaborado, com o apoio da FAPERJ e do CNPq, pela equipe de Suzana Herculano-Houzel, neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ empenhada desde 1999 em trazer ao público não-especializado os conhecimentos que a neurociência gera sobre o ser humano e examinar como eles se aplicam ao nosso dia-a-dia.

    B)As diferenças entre o cérebro masculino e o feminino são, ao lado de fatores culturais, responsáveis por aptidões mais tipicamente masculinas ou femininas. É o que acreditam pesquisadores como o psicólogo Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e o neurologista Matthias Riepe, da Universidade de Ulm, Alemanha. O cérebro feminino, por exemplo, tende a ser mais organizado para dar conta da linguagem. Mulheres costumam se dar melhor em testes de fluência verbal. Elas têm, por exemplo, mais facilidade em recordar uma lista de palavras começando com a mesma letra. Na orientação espacial, ponto para os homens. Na média, o sexo masculino tem também mais facilidade em visualizar objetos em rotação, identificar figuras geométricas escondidas num desenho mais amplo, calcular distâncias e velocidades. E, como os macacos machos, os homens são mais precisos em acertar objetos em determinado alvo. Já a coordenação motora fina é melhor entre as mulheres. Elas também têm mais facilidade em identificar com rapidez figuras idênticas entre imagens semelhantes ou perceber se determinado objeto foi removido do lugar. O sexo feminino costuma ser melhor em testes de associações de idéias – fazer uma lista de objetos com a mesma cor, por exemplo. Diferenças à parte, ninguém é menos inteligente. Nos testes de QI, homens costumam ir melhor nas questões relacionadas à inteligência não-verbal; e mulheres, nas de inteligência verbal. Na média, porém, o QI feminino e o masculino são os mesmos. Não faltam estudos que apontam diferenças no cérebro masculino e feminino. Em relação à linguagem, por exemplo, uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, mostra que as mulheres processam as informações nos dois lados do cérebro, geralmente com predominância do esquerdo. Já os homens tendem a utilizar só o hemisfério esquerdo e nada mais. Essa diferença ajuda a explicar o melhor desempenho feminino na linguagem verbal. Nas tarefas relacionadas à orientação espacial, também há variações. Apenas os homens utilizam de forma significativa os dois lados de uma região cerebral chamada hipocampo – possível explicação para a vantagem masculina.

    Leidiana Costa

    ResponderExcluir
  6. C)A atividade elétrica de um neurônio, distribuída por seu axônio, pode se espalhar diretamente a neurônios vizinhos que tenham contato físico e portanto elétrico, com aquele neurônio. Isso acontece com bastante frequência no sistema nervoso durante a gestação. No entanto, a maioria dos neurônios no sistema nervoso da criança ou adulto não têm continuidade elétrica entre si: ao contrário, eles são separados por fendas, o que impede a passagem de eletricidade diretamente de um para o outro (como dizia meu professor de química, elétrons não nadam!).
    O que permite que a atividade elétrica de um neurônio influencie a atividade elétrica do neurônio seguinte é a transmissão sináptica, o processo de transformação de um sinal elétrico em um sinal químico, e deste sinal químico de volta em um sinal elétrico - agora, no neurônio do outro lado da sinapse. A sinapse, portanto, é esse local onde a atividade de um neurônio é capaz de influenciar a atividade do outro neurônio. No neurônio pré-sináptico (ou seja, o que transmite sinal), a chegada de um potencial de ação (o sinal elétrico) à extremidade do axônio provoca uma alteração em proteínas sensíveis à voltagem da membrana celular. Isso leva à entrada de cálcio no terminal pré-sináptico, o que por sua vez faz com que vesículas contendo substâncias químicas se fusionem com a membrana da célula, liberando seu conteúdo do lado de fora do terminal - ou seja, na fenda sináptica.A célula pós-sináptica (a que recebe sinais) possui receptores em sua membrana: proteínas que detectam a presença de neurotransmissores ou neuromoduladores e mudam sua forma como resultado, disparando assim mudanças químicas e/ou elétricas no neurônio pós-sináptico.

    D)A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso.
    Porém se a criança estiver diante de pais ou professores especialistas a dislexia poderá ser detectada mais precocemente, pois a criança desde pequena já apresenta algumas características que denunciam suas dificuldades, tais como:
    Demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer laço no cadarço do sapato, pegar e chutar bola.
    Atraso na locomoção.
    Atraso na aquisição da linguagem.
    Dificuldade na aprendizagem das letras.
    A criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média. Sua dificuldade consiste em não conseguir identificar símbolos gráficos (letras e/ou números) tendo como conseqüência disso a dificuldade na leitura e escrita.
    A dislexia normalmente é hereditária. Estudos mostram que dislexos possuem pelo menos um familiar próximo com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita.
    O distúrbio envolve percepção, memória e análise visual. A área do cérebro responsável por estas funções envolve a região do lobo occipital e parietal.

    Leidiana Costa

    ResponderExcluir
  7. Aluno: Ari Augusto 9° período 2013 – Linc. Ciências da Natureza
    Após as abordagens dos vídeos, Cérebro - Guia do Proprietário, apresentados pela Profª Drª em Neurociências Suzana Herculano-Houzel, ficam algumas análises interessantes para a aplicação no universo do ensino de Ciências.
    Pesquisem a respondam:

    a) Em relação aos componentes estruturais, como podemos dividir o sistema nervoso? O que significa a divisão funcional do cérebro?

    b) Em relação ao gênero, existe, do ponto de vista da neurociência, diferença entre o cérebro masculino e feminino?

    c) Como posso definir sinapse e qual sua relação com o aprendizado?

    d) Qual a relação entre aprendizado e dislexia?
    Respostas:
    a) Deste modo que compreendemos:

     Prosencéfalo - anteriormente; dá origem ao telencéfalo (que, por sua vez, está na origem dos hemisférios cerebrais) e ao diencéfalo(que dá origem ao tálamo e ao hipotálamo).
     Mesencéfalo - medianamente; origina os pedúnculos cerebrais e a lâmina quadrigêmea.
     Rombencéfalo - posteriormente; origina o metencéfalo (que, por sua vez, origina a protuberância e o cerebelo) e o mielencéfalo (que origina o bulbo).
    O encéfalo está dentro do crânio. Esse órgão é composto pelo cérebro, bulbo e cerebelo.
    A medula constitui-se como a parte inferior do SNC, localizada fora da cavidade craniana. Ela é o prolongamento do bulbo que passa por dentro da coluna vertebral, e a partir da medula espinhal que se ramificam os nervos.
    O órgão, matriz do sistema nervoso que está localizado dentro do crânio nos seres humanos, é o principal centro de regulação e controle das atividades corporais: sede da consciência, do pensamento, da memória e da emoção. É composto por massa cinzenta e massa branca, sendo dividido em dois hemisférios por intermédio do corpo caloso, compreendendo também o tronco encefálico e o cerebelo.
    O córtex cerebral corresponde é responsável por funções complexas como memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento. Constituída por massa cinzenta, essa estrutura permitiu ao ser humano desenvolver cultura, já que induziu a elaboração do pensamento abstrato e das representações simbólicas.
    Cada hemisfério contém cinco lobos. O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória. O lobo parietal responde pela interpretação das sensações e pela orientação do corpo. O lobo occipital interpreta a visão. Nos lobos temporais as emoções e a memória são trabalhadas, fornecendo ao indivíduo a capacidade de identificar e interpretar objetos ao recuperar informações passadas.
    A base do cérebro é composta por gânglios basais, tálamo e hipotálamo, atuando na coordenação de movimentos, organização da transmissão e recepção das informações sensoriais e atividades automáticas do corpo, respectivamente. A função do tronco cerebral é regular atividade como a deglutição e a freqüência cardíaca. O cerebelo, abaixo do cérebro e sobre o tronco cerebral, coordena os movimentos do corpo ao utilizar as informações enviadas pelo cérebro a respeito dos membros.
    b) No documentário a Suzana colocou um exemplo sobre o ponto de vista da neurociência entre o homem e a mulher, foi que pegaram um grupo de mulheres e um grupo de homens para responder unas questões de matemática e no final os homens ganharam na pontuação de acertos. Mas quando fizeram outra vez o teste disseram para o grupo de mulheres que era um teste sobre a inteligência delas com a dos homens, no final do teste elas ganharam na pontuação.
    Então pode entender que os homens e mulheres diferem não apenas em atributos físicos e função reprodutiva, mas também em características como o modo de resolver problemas intelectuais. As mulheres faltam sempre um estimulo para trabalhar melhor seu raciocínio que isso vem desde os efeitos dos hormônios sexuais na organização cerebral que ocorrem tão precocemente na vida que, desde o início e o meio que age sobre cérebros organizados de forma diferente em meninos e meninas.

    ResponderExcluir
  8. c) A base de todo processo cerebral depende das sinapses, ou seja, da comunicação entre os neurônios. Neurônios são células que possuem uma morfologia particular. Possuem um corpo celular como todas as células do nosso corpo, mas possuem também um prolongamento de membrana denominado axônio de um lado com milhares de terminações e até milhares de prolongamentos do outro lado denominados dendritos.
    Então os seres humanos no período escolar já possuíram quase todas as sinapses estabelecidas, apesar de ainda podermos durante toda a nossa vida estabelecer novas sinapses e inclusive gerar novos neurônios. Para isso devemos trabalhar bem o celebro, ou seja, para estabelecer habilidade de estabelecermos novas sinapses entre os nossos neurônios.
    No entanto, durante toda a nossa vida adulta o que mais iremos fazer se resume a ativar, modificar e eliminar as trilhares de sinapses já existentes em nosso cérebro. Vale lembrar que a Suzana falou que possuímos cerca de 100 bilhões de neurônios e que em média cada neurônio é capaz de estabelecer 10 mil sinapses. O grande segredo do nosso sistema nervoso é sua capacidade de dosar e alterar as propriedades das sinapses fazendo-as mais lentas ou mais rápidas, e dos neurônios fazendo-os mais ou menos exigentes para gerar uma ativação elétrica.
    d) Para o neurônio que recebe a informação, as coisas não são tão simples, por que nele é alcançado ao mesmo tempo por milhares de outras mensagens. “O sinal elétrico resultante não é necessariamente a soma de todos os sinais recebidos.
    Por exemplo, se alguém segura uma xícara de café muito quente, um neurônio pode ordenar a larga e um segundo neurônio, porém, passa a informação de que aquela é uma raríssima peça de porcelana chinesa. Provavelmente, a segunda mensagem irá atenuar a intensidade da primeira, de modo que a pessoa, apesar da dor, controlará o movimento da mão até pousar a xícara com cuidado sobre um móvel e é o que acontece com as pessoas normais.
    Então a complexidade do entendimento do que é a Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano de quem somos e de como aprendemos e do por que podemos encontrar facilidades até geniais, mescladas de dificuldades até básicas em nosso processo individual de aprendizado.
    Pelo que eu entendi da analise do documentário da Suzana é que a dislexia não é considerada uma doença, mas as pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados com leitura. O disléxico tem dificuldade em associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa seqüência temporal. É uma dificuldade de linguagem inesperada, pois não está relacionada com problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas, atraso, problemas psicológicos e sócios culturais.

    ResponderExcluir
  9. a)No vídeo da Drª Suzana Herculano-Houzel fala sobre o cérebro que é responsável por causar emoções, controlar a pressão arterial , controle de temperatura, a respiração e responsável por receber e gerenciar informações dos sentidos e do sistema imunológico, controla o falar, andar, dançar, sonhar raciocinar imaginar, correr, registrar memórias e com elas planejar o futuro essas tarefas e outras mais são responsabilidade do cérebro. Que possui cerca de 1,3 kg.
    Está dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo, medula espinhal) e sistema nervoso periférico (encéfalo, nervos, espinha e gânglios) que é somático e autônomo (que se divide em simpático e parassimpático).
    O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático.
    Já o SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.
    O vídeo da à divisão do cérebro em dois hemisférios simétricos, uma das partes do cérebro é o córtex que predomina na superfície exterior do cérebro, outras partes do cérebro são os núcleos profundos, o tronco encefálico, e o cerebelo. Fala que o cérebro de maneira geral pode ser dividido em três porções: sensorial, motora e associativa. Cada parte tem relevância e importância sendo elas: parte sensorial responsável por receber informações do ambiente e processar essas informações de forma coordenada permitindo que o cérebro crie uma representação sensorial do ambiente. Motora responsável por gerar os movimentos e o comportamento. Além dessas partes no vídeo a autora fala sobre o córtex pré frontal que não é nem sensorial nem motora também chamado de córtex associativo capaz de acrescentar complexidade ao comportamento faz associações com memórias do passado e com projeções para o futuro.

    ResponderExcluir
  10. b)As diferenças entre o cérebro masculino e o feminino são, ao lado de fatores culturais, responsáveis por aptidões mais tipicamente masculinas ou femininas. É o que acreditam pesquisadores como o psicólogo Simon Baron-Cohen.
    O Cérebro possuem dois modelos básicos o masculino e o feminino a diferença é a preferência sexual no vídeo ela diz que 90 % por cento dos homens se sentem atraídos por mulher e vice versa, que é a diferença cerebral que determina o comportamento sexual. A maior diferença é determinada na gestação e se manifesta na adolescência.
    As outras habilidades como visuais, espaciais, matemáticas é afetado pela expectativa e não pelo gênero do cérebro ser masculino ou feminino. O cérebro da mulher pesa 1,2 kg, o cérebro do homem pesa 1,4 kg, isso não implica dizer que o homem é melhor, que possui mais neurônios ou que é mais capaz. O tamanho do cérebro não tem nenhuma associação com a inteligência.

    ResponderExcluir
  11. c)A base de todo processo cerebral depende das sinapses, ou seja, da comunicação entre os neurônios. Neurônios são células que possuem uma morfologia particular. Possuem um corpo celular como todas as células do nosso corpo, mas possuem também um prolongamento de membrana denominado axônio de um lado com milhares de terminações e até milhares de prolongamentos do outro lado denominados dendritos.
    Entre os neurônios existem as sinapses são sinais que espaço onde os sinais passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos que são chamados de neurotransmissores, portanto sendo uma estrutura extremamente dinâmica onde existe uma intensa atividade elétrica.
    A neurociência diz que o aprendizado consiste na modificação das conexões entre neurônios. Para que qualquer aprendizado ocorra é necessário o estabelecimento de algumas sinapses e o rompimento de outras.
    A consequência do aprendizado é que o cérebro ao mudar ele faz diferente. O cérebro nasce com 250 bilhões de sinapses, com 8 meses acontecem 600 bilhões de sinapses gerando um excesso de conexões um excesso de sinapse.
    Um dos maiores prazeres do cérebro é o aprender, é uma nova descoberta de fazer algo ou de resolver algum problema sendo um estimulo poderoso para o estimulo de recompensa.
    Os fatores influenciam o aprendizado são a motivação você tem que ter interesse pelo que você esta fazendo assim tendo um retorno positivo, a atenção é limitante é mais fácil aprender em um ambiente que haja menos interrupções,experiência e a avaliação que é a percepção do processo e motivação para aprender o que ainda não foi aprendido.Segundo a Drª Suzana Herculano-Houzel em entrevista para o programa roda viva, ela diz que aprendizagem é um processo e que depende de experiência de vivencia de tentativa e erro, assim o cérebro vai se modificando vai se esculpindo com forme seu uso, o aprendizado esta ligada a experiência ao uso e desuso.

    ResponderExcluir
  12. d)A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso.
    dislexia não é uma doença. Ela é um distúrbio genético e neurobiológico de funcionamento do cérebro para todo processamento linguístico relacionado à leitura.
    A criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média. Sua dificuldade consiste em não conseguir identificar símbolos gráficos (letras e/ou números) tendo como consequência disso a dificuldade na leitura e escrita.
    O que ocorre são falhas nas conexões cerebrais. Assim, a pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras ao som que elas representam e não consegue organizá-los mentalmente numa sequencia coerente.
    A dislexia normalmente é hereditária. Estudos mostram que dislexos possuem pelo menos um familiar próximo com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita.
    O distúrbio envolve percepção, memória e análise visual. A área do cérebro responsável por estas funções envolve a região do lobo occipital e parietal.
    Um filme interessante que trata sobre dislexia é SOMOS TODOS DIFERENTES.

    Na revista superinteressante faz uma lista sobre as personalidades da história que possui dislexia
    Classe de gênios
    Dislexia não tem nada a ver com burrice
    Albert Einstein
    Quem foi: O maior físico do século 20, pai da teoria da relatividade
    Efeitos da dislexia: Começou a falar tarde, tinha raciocínio lento e baixo rendimento escolar. Só foi alfabetizado aos 9 anos
    Leonardo da Vinci
    Quem foi: Um dos pintores mais famosos do mundo, autor da Mona Lisa
    Efeitos da dislexia: Manuscritos acusam o distúrbio. Ele escrevia de trás para frente – traço característico de disléxicos canhotos
    Thomas Edison
    Quem foi: Cientista do século 19, inventou a lâmpada incandescente
    Efeitos da dislexia: Era tido como mentalmente atrasado pelos professores. Sua mãe passou a educá-lo sozinha
    Agatha Christie
    Quem foi: A mais famosa escritora policial de todos os tempos, autora de mais de 80 livros
    Efeitos da dislexia: Agatha não escrevia seus livros diretamente. Ela ditava as histórias para uma secretária ou usava um gravador

    ResponderExcluir
  13. ALUNO: ANDERSON JAIRO OLIVEIRA

    1. Divisão morfofuncional do sistema nervo: sistema nervoso central e periférico.
    Telencéfalo, diencéfalo, tronco encefálico e medula espinhal.
    Divisão funcional
    Funcionalmente, é dividido em Sistema nervoso da vida de relação ou somático e Sistema nervoso da vida vegetativa ou visceral.
    SN da vida de relação: relacionam o organismo com o meio ambiente; apresenta aferências e eferências. As aferências levam os impulsos nervosos do receptor periférico para o SNC, informando assim, o que acontece no meio ambiente. As eferências levam aos músculos estriados esqueléticos as respostas do SNC, resultando assim, os movimentos voluntários;
    SN visceral (SNV): relaciona o SNC com as estruturas viscerais, integrando vísceras, mantendo a homeostasia. Também possui aferências e eferências. As aferências conduzem os impulsos nervosos originados em víscero-recptores às áreas somatotópicas do SN. As eferências levam os impulsos dos centros nervosos até as vísceras. O componente eferente do SNV é chamado SNA, que, por sua vez, pode ser dividido em simpático e parassimpático.
    É a divisão das tarefas que cada parte do cérebro esta desempenhada a desenvolver.

    2. Segundo imagens da ressonância magnética funcional, neurocientistas concluíram que:
    1. O cérebro das mulheres é aproximadamente 10% menor que o dos homens (meninos,
    não se animem), porém, possui maior número de conexões entre as células nervosas.
    2. A mulher está mais sujeita a sentir depressão do que o homem e, quanto a isso, existe
    uma relação direta com a baixa produção da substância química cerebral, a serotonina, no cérebro
    feminino.
    3. O cérebro masculino é voltado para a compreensão, enquanto o feminino é programado
    para a empatia.
    4. As imagens mostraram que o lobo parietal inferior, área envolvida em atividades
    matemáticas, é maior no cérebro deles. Portanto, os homens costumam ser melhores em tarefas
    matemáticas, enquanto as mulheres se saem melhor em atividades verbais.
    5. As mulheres são mais emotivas e expressam com mais facilidade seus sentimentos do
    que os homens, porque o sistema límbico delas é mais desenvolvido do que o deles

    ResponderExcluir
  14. 3. resposta (c)
    As sinapses nervosas são os estímulos (Impulsos Nervosos) que passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores, através da fenda sináptica.
    com base em evidências neurocientíficas, fala-se que com forme o aumento do aprendizado há um aumento das sinapses (conexões entre as células cerebrais), com isso o aluno aprende.
    4.resposta (d)
    Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras

    ResponderExcluir
  15. aluna: CLEOMARA RODRIGUES
    A)RESPOSTA: divisão funcional do cérebro?
    Tendo por base o sistema nervoso autônomo podemos dividi-lo em:simpático e sistema nervoso parassimpático.
    Tendo em vista todo o cérebro, podemos dividi-lo em:
    Lobo temporal
    Cuja zona superior recebe e processa informação auditiva. As áreas associativas deste lobo estão envolvidas no reconhecimento, identificação e nomeação dos objectos.
    Lobo frontal
    É o córtex motor primário, associado ao movimento de mãos e da face. As funções associativas deste lobo estão relacionadas com o planeamento.
    Lobo parietal
    É o córtex somato-sensorial primário, recebe informação através do tálamo sobre o toque e a pressão. A nível associativo este lobo é responsável pela reacção a estímulos complexos.
    Lobo occipital
    Recebe e processa informação visual. As suas áreas associativas estão relacionadas com a interpretação do mundo visual e do transporte da experiência visual para a fala.

    Divisão funcional corresponde a divisão de tarefas do cérebro, onde cada parte fica responsável por fazer algo.
    B) RESPOSTA:
    Os cérebros masculino e feminino apresentam diferentes tamanhos. está cientificamente provado que o cérebro masculino é 10% maior que o cérebro feminino. No que diz respeito ao seu desenvolvimento, o cérebro das mulheres atinge a maturidade aos 11 anos, enquanto que nos homens amadurece cerca de 3 anos mais tarde. As partes que controlam a fluência verbal, a escrita e o reconhecimento de rostos familiares amadurecem vários anos mais cedo nas meninas.

    ResponderExcluir
  16. ALUNA: CLEOMARA RODRIGUES

    CONTINUAÇÃO

    C)RESPOSTA:
    para o conhecimento do cérebro quanto para o estudo e o tratamento de diversas doenças neurológicas Os neurônios trocam informações por meio de conexões especiais, chamadas sinapses.
    Novas sinapses são constantemente formadas, as sinapses já existentes são reforçadas e as sinapses redundantes são eliminadas.
    Um grupo de cientistas estava estudando a proteína de adesão SynCAM1, que conecta as sinapses. Quando eles aumentaram a quantidade de SynCAM1 nos neurônios, o número de sinapses cresceu. Isso ofereceria aos neurônios mais rotas para a transmissão de informações.
    No entanto, um experimento comportamental mostrou que as cobaias sem SynCAM1 tiveram um melhor aprendizado do que os animais com níveis normais da proteína.
    Isto sugere que tanto a formação quanto a eliminação das sinapses são essenciais para o aprendizado e a memória - uma descoberta importante tanto.

    D) RESPOSTA:
    A dislexia é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó.
    Apesar de não haver um consenso dos cientistas sobre as causas da dislexia, pesquisas recentes apontam fortes evidências neurológicas para a dislexia, parte por causas genéticas, parte por fatores congênitos (durante o desenvolvimento no útero).11 12 13 Uma das possíveis causas, é a exposição do feto a doses excessivas de testosterona durante a gestação, o que explicaria a maior incidência da dislexia em pessoas do sexo masculino, pois fetos do sexo feminino tendem a serem abortados com o excesso de testosterona.

    ResponderExcluir
  17. respostas das peguntas. aluna. Elisangela da Costa Souza.
    a) O sistema nervoso possui três componentes básicos, encéfalo, medula e nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os outros dois componentes estruturais dos neurônios são o corpo celular e os dendritos. Divisão funcional é a divisão de tarefas.
    b) Os cientistas que trabalham na Universidade Johns Hopkins University publicaram na revista especializada "Cerebral Cortex", a descoberta de que existe uma região no córtex chamado de lóbulo infero-parietal (LIP) que é significativamente maior nos homens do que nas mulheres. Essa área é bilateral e localizada logo acima do nível das orelhas (córtex parietal) .
    Além disso, os cientistas da Universidade Johns Hopkins observaram que, nos homens, o lado esquerdo do LIP é maior do que no lado direito. Nas mulheres, a assimetria é exatamente o contrário, embora as diferenças entre os lados esquerdo e direito não sejam tão importantes quanto nos homens. Esta é a mesma área que foi demonstrada ser maior no cérebro de Albert Einstein, assim como de outros físicos e matemáticos. Portanto, parece que o tamanho do LIP está correlacionado com as habilidades mentais em matemática.
    Um estudo anterior do mesmo grupo dirigido pelo Dr. Godfrey Pearlson (9) demonstrou que duas áreas nos lobos frontais e temporais relacionados à linguagem (conhecidos como áreas de Broca e Wernicke, em homenagem a seus descobridores) são significamente maiores nas mulheres, fornecendo assim um motivo biológico para a notória superioridade mental das mulheres relacionada à linguagem.

    ResponderExcluir
  18. respostas das peguntas. aluna. Elisangela da Costa
    c) As sinapses nervosas são os estímulos (Impulsos Nervosos) que passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores, através da fenda sináptica. O que exatamente acontece no cérebro durante o aprendizado? As sinapses, pontos de troca de informação entre neurônios, mudam. As que foram usadas com sucesso são fortalecidas, enquanto as que levaram a erro ou não serviram para nada são enfraquecidas, algumas a ponto de atrofiarem e desaparecerem. Além disso, novas sinapses também podem aparecer - e um estudo recente mostra que isso pode acontecer mais rapidamente do que se imaginava.
    d) A dislexia é uma dificuldade específica da linguagem, que só se apresenta nos momentos iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita.
    São dificuldades de processamentos lingüístico para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, que interferem no reconhecimento correto das palavras.

    ResponderExcluir
  19. ALUNO: DYANDERSON EUSTÁQUIO

    a) O sistema nervoso é dividido em : Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Central. Todo o córtex cerebral é organizado em áreas funcionais que assumem tarefas receptivas, integrativas ou motoras no comportamento. São responsáveis por todos os nossos atos conscientes, nossos pensamentos e pela capacidade de respondermos a qualquer estímulo ambiental de forma voluntária. Existe um verdadeiro mapa cortical com divisões precisas a nível anatomo-funcional, mas que todo ele está praticamente sempre mais ou menos ativado dependendo da atividade que o cérebro desempenha, visto a interdependência e a necessidade de integração constante de suas informações frente aos mais simples comportamentos.
    B) O cérebro feminino é, em média, de 10 a 15% menor do que o masculino, e bem mais leve [...] o córtex cerebral feminino possui cerca de 3,5 bilhões de neurônios a menos do que o masculino. (HAUSMANN, 2005, p. 42);
    c) Os neurônios são, basicamente, constituídos de três partes: corpo celular, axônio e dendritos. A comunicação entre eles ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas.
    A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios, esse espaço é conhecido como fenda sináptica, a estrutura básicas da sinapse, é constituída pelo terminal do axônio e pela espinha dendrítica.
    A memória é dividida de duas grandes formas: explícita e implícita. O hipocampo é necessário para a formação das memórias explícitas, ao passo que várias outras regiões do cérebro, incluindo o estriado, a amígdala e o nucleus accumbens, estão envolvidos na formação das memórias implícitas. A formação de todas as memórias requer alterações morfológicas nas sinapses: novas sinapses devem ser formadas ou antigas precisam ser fortalecidas.

    d) a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem especifica, considerada como uma desordem da leitura e da linguagem.trata-se de uma dificuldade de aprendizagem e não incapacidade ou doença. As crianças dislexias não aprendem a ler no tempo adequado, independentemente da sua inteligência ser normal e das condições de ensino serem minimamente satisfatórias.
    A aprendizagem da leitura resulta do funcionamento de sistemas funcionais que integram varias áreas ou unidades do cérebro, mais do que resultados de áreas especificas bem determinadas. Uma dada aprendizagem pode ser afetada quando qualquer parte do sistema funcional por ele responsável estiver perturbada. Como e no caso da dislexia.

    ResponderExcluir
  20. ALUNA: TATIANE RODRIGUES DA SILVA SOARES

    a) Em relação aos componentes estruturais, como podemos dividir o sistema nervoso? O que significa a divisão funcional do cérebro?

    R= Sistema Nervoso central e Sistema nervoso periférico.
    Significa dizer que cada divisão se responsabiliza por uma tarefa, por exemplo; um sistema cuida de processar imagens visuais juntando o que faz sentido, associando a um local, data, espaço e identidade; outro sistema já fica responsável por processar sons, associando-os a significados e símbolos visuais. Outro por sua vez cuida da representação de objetivos, traçando metas e estratégias para alcançá-las. Por fim, e não menos importante, outro componente filtra somente as informações relevantes ao momento, destacando para a memória aquilo que é de maior importância.

    b) Em relação ao gênero, existe, do ponto de vista da neurociência, diferença entre o cérebro masculino e feminino?

    R= As expectativas culturais confirmadoras de que o homem e a mulher divergem em relação a determinadas atividades são falsas. O cérebro de ambos é igualmente capaz de aprender qualquer coisa, bastando apenas que suas sinapses mais utilizadas sejam fortalecidas e as menos utilizadas removidas. As curvas de distribuição de peso e número de neurônios de cérebros individuais se confundem entre os dois sexos, e a maioria da população tem cérebro de tamanho parecido.

    c) Como posso definir sinapse e qual sua relação com o aprendizado?

    R= Sinapses são as conexões entre os neurônios. Durante os primeiros anos de vida há um excesso de sinapses, que são a matéria-prima para o aprendizado, elas podem ser comparadas a uma pedra bruta que ao ser lapidada serão removidos os materiais excessivos, restando apenas o material necessário para que haja coerência e significância de sentido. Nesse caso, é uso dos neurônios que irá fazer essa triagem do que é utilizado ou não para o desenvolvimento do aprendizado. Por isso, quanto mais utilizada for uma sinapse mais eficaz ela será.

    d) Qual a relação entre aprendizado e dislexia?

    R= Uma criança que demonstra dislexia apenas terá atenção naquilo que a interessar, portanto, o método de alcançar o cérebro, consequentemente o aprendizado dela terá que ser diferenciado, levando em consideração sua atenção, prática e motivação para determinado trabalho. Logo por que, cada indivíduo tem uma maneira particular de aprender, e isso deve ser fortemente trabalhado em cada um, principalmente naqueles que tem dislexia.

    ResponderExcluir
  21. A) Pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso da vida de relação, ou somático, e sistema nervoso da vida vegetativa, ou visceral. O sistema nervoso da vida de relação é aquele que se relaciona o organismo com o meio ambiente, apresentando um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando-os sobre o que passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos músculos estriados esqueléticos o comando dos centros nervosos resultando em movimentos voluntários.
    O sistema nervoso visceral é aquele que se relaciona com a inervação e com o controle das vísceras. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras a áreas especificas do sistema nervoso. O componente eferente leva os impulsos originados em centros nervosos até as vísceras. Este componente eferente é também denominado de sistema nervoso autônomo e pode ser dividido em sistema nervoso simpático e parassimpático.

    Parte 1
    Aluno Igor CHarles

    ResponderExcluir
  22. B) Sabemos que grande parte dessas diferenças decorre da exposição diferenciada do cérebro feminino ao hormônio estrogênio, já no intraútero, na gestação. O cérebro feminino vai se moldando e se desenvolvendo de uma forma distinta ao masculino já no intraútero. Imagens da ressonância magnética funcional realizadas por neurocientistas apontam, entre inúmeras outras diferenças (poderíamos citar dezenas delas na atualidade):
    1. O cérebro das mulheres é aproximadamente 10% menor que o dos homens, porém, possui maior número de conexões entre as células nervosas. O corpo caloso que faz a comunicação entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo costuma ser mais desenvolvido nas mulheres. Isso leva a uma melhor integração de diferentes estímulos entre os dois lados do cérebro feminino. Geralmente, as mulheres fazem várias tarefas simultâneas como cozinhar, ler, cuidar da casa e dos filhos de forma mais eficiente que os homens.
    2. O cérebro esquerdo é bem mais desenvolvido entre as mulheres;
    3. O cérebro direito mais desenvolvido entre os homens – contrariamente ao que pensa o grande público – sabe-se ser o hemisfério esquerdo denominado “científico”, analítico, racional, verbal, temporal, enquanto o hemisfério direito é dito “artístico”, sintético, emocional, não verbal e espacial, isso sob a influência direta dos hormônios sexuais (testosterona, ostrogenes, etc).
    4. A mulher está mais sujeita a sentir depressão do que o homem e, quanto a isso, existe uma relação direta com a baixa produção da substância química cerebral, a serotonina, no cérebro feminino. As oscilações dos níveis de estrogênio em períodos críticos do ciclo reprodutivo feminino como o pré-menstrual, o pós-parto e a perimenopausa (periodo que se inicia cerca de 5 anos antes da menopausa e vai até um ano após) são "gatilhos" para a depressão feminina mais frequente, cerca de duas vezes.
    5. O cérebro masculino é voltado para a compreensão, enquanto o feminino é programado para a empatia (cuidado com a interpretação).
    6. As imagens mostraram que o lobo parietal inferior, área envolvida em atividades matemáticas, é maior no cérebro deles. Portanto, os homens costumam ser melhores em tarefas matemáticas, enquanto as mulheres se saem melhor em atividades verbais (cuidado com a interpretação!).

    Parte 2

    ResponderExcluir
  23. 7. As mulheres são mais emotivas e expressam com mais facilidade seus sentimentos do que os homens, porque o sistema límbico delas é mais desenvolvido do que o deles (cuidado com a interpretação!).
    A interpretação entre diferenças de gênero deve evitar reducionismo perigoso. Os neurocientistas e a sociedade têm que ter muito cuidado ao fazerem as interpretações de tais diferenças, sem reducionismos perigosos. Pode haver uma distorção ao fazer reforços de preconceitos existentes contra a mulher, justificando certas habilidades diferenciadas como um sinônimo de inferioridade. Já houve casos de discurso infeliz de um antigo reitor da Universidade de Harvard, nos EUA, destacando que as mulheres não seriam tão eficientes e brilhantes no campo das Ciências Exatas. Isso não faz tanto tempo assim, é relativamente recente. No passado, até foram publicados artigos sobre tais diferenças em revistas científicas consagradas como Science and Nature, amplificando e reforçando a suposta inferioridade feminina. Por coincidência, muitos dos cientistas da época eram homens.
    Nunca podemos também deixar de levar em consideração o ambiente e a cultura em que o homem e a mulher estão inseridos. Na minha prática clínica, conheço homens sensíveis, afetuosos, que se saem melhor em atividades verbais do que matemáticas ou lógicas. Por outro lado, conheço mulheres que são pesquisadoras brilhantes, exímias matemáticas e com afeto raso e pouco contato verbal.
    Biologia e genética não determinam tudo sobre comportamento e habilidades humanas
    A biologia e a genética, embora relevantes, não são os únicos determinantes do comportamento e habilidades humanas. Por isso, pessoalmente, eu detesto piadas ou jocosidades a respeito de tais diferenças porque, no fundo, há uma expressão (até inconsciente) de nossos preconceitos e projeções. Isso, é claro, pode ser oriundo tanto dos homens quanto das mulheres. Já ouvi mulheres afirmando "acho aquele cara esquisito, sensível e romântico, pouco decidido e muito delicado".
    Ouvi também comentários de homens do tipo "aquela ali é uma empresária agressiva, racional e mal amada". Ambos comentários trazem no seu bojo a mensagem que a neurociência jamais quer que tais diferenças se transformem em julgamentos ou justificativas estigmatizadoras dos gêneros, sejam masculinos ou femininos. Até porque alguns cientistas afirmam que cerca de 20% dos homens têm cérebros “femininos” e até 10% das mulheres têm cérebro “masculinizados”.
    No próprio campo da sexualidade humana, observamos mudanças do comportamento sexual da mulher, mais arrojada, determinada, exigente e erotizada. Apesar de alguns determinantes biológicos, isso ilustra o quanto o ambiente e as forças sociais podem interferir. O objetivo deve ser sempre o de aprimorar as competências tanto dos homens quanto das mulheres, nunca aprofundar abismos pré-existentes.

    Muitos perguntam por que as mulheres criam discussões em casa, o que elas têm, com relação ao gênero feminino, que contribui para os conflitos de casal. Não vejo que os conflitos entre os casais sejam decorrentes de questões intrínsecas do gênero como as pessoas costumam apregoar - pelo menos na maior parte dos contextos. O principal fator realmente costuma ser a expectativa que se projeta na figura do outro, geralmente, sempre superdimensionada no início de muitos relacionamentos. A fase de encantamento acaba terminando e daí vem a frustração.
    Na sociedade atual, não vejo questões tão específicas ou típicas de um sexo em relação ao outro, há padrões mutáveis e imprevisíveis, devido aos múltiplos papéis envolvidos.

    Parte 3

    ResponderExcluir
  24. C) Sinapses: os neurônios, principalmente através de suas terminações axônicas, entram em contato com outros neurônios, passando-lhes informações. Os locais de tais contatos são denominados sinapses. Ou seja, os neurônios comunicam-se uns com os através das sinapses – pontos de contato entre neurônios, no qual encontramos as vesículas sinápticas, onde estão armazenados os neurotransmissores, agentes químicos liberados ou secretados por um neurônio. Os neurotransmissores mais comuns são a acetilcolina e a norepinefrina. Outros neurotransmissores do SNC incluem a epinefrina, a serotonina, o GABA e as endorfinas.
    A aprendizagem está devidamente ligada sinapses que acontecem no sistema nervoso que está continuamente sofrendo modificações e atualizações. Virtualmente todas as suas funções, incluindo percepção, controle motor, regulação térmica e raciocínio, são modificadas por estímulos. Observações comportamentais permitiram verificar graus de plasticidade do sistema nervoso: existem mudanças rápidas e superficiais, mudanças lentas e profundas, e mudanças mais permanentes (porém, ainda modificáveis). Em geral, efeitos globais são resultantes de alterações locais nos neurônios. Existem diversas formas de modificação em uma rede neural:
     Dendritos podem ser criados, assim como podem ser eliminados;
     Alguns dendritos e o axônio podem se esticar ou ser encolhidos permitindo ou eliminando, respectivamente, a conexão com outras células;
     Novas sinapses podem ser criadas ou sofrerem alterações;
     Sinapses também podem ser removidas;
     Todo neurônio pode sofrer regeneração ou pode morrer;
     Novos neurônios podem ser gerados e incorporados ao sistema nervoso.

    Parte 4

    ResponderExcluir
  25. D) O termo dislexia é oriundo do grego, dys, que significa dificuldade e lexia quer dizer palavra, ou seja, dificuldade com a palavra. Essa dificuldade ocorre no processo de leitura, escrita, soletração e ortográfia. Isso não significa que todos os problemas da fala, leitura e escrita possam ser associados à dislexia. É importante, também, esclarecer que disortografia, dislalia e disgrafia não são tipos de dislexia, mas, sim, características que um disléxico pode vir apresentar.
    A dislexia independe de causas intelectuais, emocionais e culturais. “Há uma discrepância inesperada entre seu potencial para aprender e seu desempenho escolar”. (JARDINI, 2003, p.36). Isso quer dizer que, apesar de condições adequadas para a aprendizagem, capacidade cognitiva apropriada e oportunidade sociocultural, a criança disléxica falha no processo da linguagem. Fonseca (1995) coloca que a dislexia trata de uma desordem (dificuldade) manifestada na aprendizagem da leitura, independentemente de instrução convencional, adequada inteligência e oportunidade sóciocultural. E, portanto, dependente de funções cognitivas, que são de origem orgânica na maioria dos casos.

    Parte 5

    ResponderExcluir