sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Planejamento e gestão: Mercado de trabalho

Após nossas discussões sobre mercado de trabalho em Fisioterapia, deixamos alguns questionamentos: Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão? Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade? Por que algumas clínicas não conseguem êxito? O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?
Baseado nesses questionamentos vocês iniciaram o trabalho de confecção do projeto de vocês, pois bem, baseado nesses argumentos e nos links abaixo responda os questionamentos iniciais.

Prazo: 01/10/2012

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=ykhfEMT4sG8

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u1555.shtml

http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/fpusp/v16n1/15.pdf






9 comentários:

  1. Nomes: Cecília Nogueira; Bruna Gomes; Karinne Melo

    Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?

    É necessário partirmos para os interiores de nosso estado devido à superlotação de profissionais e clínicas de fisioterapia em Fortaleza e região metropolitana. Os interiores precisam de mais atenção, de mais crédito e de hospitais de referências com concursos públicos para descentralizar os fisioterapeutas da capital cearense.

    Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade?

    A fisioterapia abrange muitas oportunidades no que se relaciona ao mercado de trabalho, pois nós podemos atuar em inúmeras áreas. O que determina um profissional de sucesso ou não é o diferencial. Não adianta persistir nas fisioterapias “viciadas” que sempre optam pela mesmice, é necessário inovar e encontrar novos horizontes.
    Uma das reais oportunidades de trabalho na atualidade é trabalhar nas grandes empresas, podendo organizar um projeto de prevenção às lesões por esforço repetitivo, no qual muitas corporações têm “desfalque” de seus funcionários devido à má postura e à má orientação sobre ergonomia no ambiente de trabalho.
    Concursos públicos também são uma boa alternativa para quem almeja uma estabilidade e uma segurança profissional.

    Por que algumas clínicas não conseguem êxito?

    Porque não inovam. Não se interessam em buscar, aprender, fazer diferente. Muitas vezes nem se importam na qualidade do atendimento dos profissionais para com os pacientes/clientes.
    Várias clínicas ainda se submetem ao estágio ilegal, no qual as mesmas contratam, às vezes sem nenhuma remuneração ou com uma remuneração pífia, acadêmicos, pessoas que não têm formação em fisioterapia e profissionais que não se valorizam; e acabam por prejudicar o trabalho de clínicas de fisioterapia sérias que visam a saúde e o bem-estar das pessoas.

    O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?

    Precisa pensar que não adianta “bater na mesma tecla”, não adianta ficar numa mesma região, numa mesma cidade, fazendo a mesma coisa que todo mundo quando se forma faz. É preciso encontrar outros ambientes, outros rumos. É necessário estudar, aprender, fazer cursos, se informar, pesquisar, acreditar para conseguir se destacar e fazer diferente.
    Não podemos nos desesperar achando que vamos “passar fome”, devido às inúmeras pessoas se formando todo semestre. Há espaço para todos. Devemos nos qualificar e, acima de tudo, nos valorizar, sempre buscando priorizar a qualidade de vida dos nossos pacientes/clientes.

    ResponderExcluir
  2. Nomes: Camila Damasceno, Luíza Carvalho


    Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?

    O fato dos profissionais de saúde de forma geral, bem como os fisioterapeutas tendem a acomodar –se, procurando desenvolver suas atividades profissionais na capital por acreditar-se que por ser uma “cidade grande” as oportunidades serão maiores assim como, o público que vai utilizar-se dos serviços. Isso faz com que os interiores fiquem desasistidos. Ou seja, há uma centralização de profissionais nas capitais resultando em uma grande quantidade de profissionais que excede a quantidade de vagas no mercado de trabalho. Em contrapartida a isso, há uma carência, uma escassez de profissionais nos interiores, fazendo com que estes interiores se tornem um “campo de oportunidades”.


    Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade?

    As oportunidades são inúmeras, pois a fisioterapia abrange uma área imensa de trabalho que oferece múltiplas opções, basta que hajam profissionais qualificados, formandos que após a graduação busquem novos campos de atuação da fisioterapia não se limitando apenas as clinicas de reabilitação. Campos como a fisioterapia no trabalho(ergonomia), fisioterapia nas escolas são campos ainda pouco explorados e ao mesmo tempo surgem novas possibilidades de atuação como em esportes, nas academias de ginástica, em fisioterapia estética (postura, por exemplo) e saúde ocupacional.


    Por que algumas clínicas não conseguem êxito?

    Como foi abordado na reportagem citada, a maior parte do atendimento em muitas clinicas se faz por convênios que, por sua vez, pagam valores muito baixos por cada atendimento. Valores estes que não são atualizados pelos planos de saúde resultando em profissionais desestimulados pôr não terem seu trabalho e seu esforço reconhecidos gerando como conseqüência uma queda na qualidade do serviço. Outro ponto que desfavorece o êxito quando se monta uma clinica é a falta de conhecimento em administração de uma “empresa”, pois não basta apenas ser um fisioterapeuta e “montar” uma clinica de fisioterapia é necessário que haja o conhecimento sobre empreendedorismo, ou seja, como administrar essa clínica, as finanças, a divulgação entre diversos outros fatores essenciais quando se tem um “negócio”.


    O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?

    Ter a consciência de que muitos profissionais estão entrando a cada semestre, a cada ano no mercado de trabalho, porém esse mercado de trabalho está cada vez mais criterioso, mais exigente pelo simples fato do número de profissionais exceder o número de vagas disponíveis fazendo com que o mercado de trabalho selecione os melhores. Tendo a consciência disso, o formando tem que buscar o aprimoramento de seus conhecimentos não se limitando apenas a graduação e tendo a coragem de explorar áreas novas ainda pouco contempladas.








    ResponderExcluir
  3. ALUNOS: Alan Vieira, Ailana Barreto, Victor Santos
    Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?
    Com um mercado de trabalho disputado, a maior parte das vagas da fisioterapia hoje se concentra em municípios do interior e em cidades menores, longe dos grandes centros, pois nas grandes cidades já tem mais que o necessário, mas nos outros locais há muito espaço para prestação de serviço.
    Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade?
    O mercado de trabalho para o fisioterapeuta vem a cada dia se ampliando e absorvendo mais profissionais, buscando sempre a prevenção e o tratamento das mais diversas afecções e alterações que afetam a população, trazendo conforto, qualidade de vida e desempenho mais aprimorado para as diversas áreas. Um dos pontos negativos dessa carreira é a competição, atualmente as universidades tem formados mais profissionais que o mercado é capaz de alocar.
    Por que algumas clínicas não conseguem êxito?
    Algumas clínicas não conseguem êxito porque há uma maior preocupação com a quantidade de pacientes a ser atendido do que a qualidade desse atendimento, pois existem fisioterapeutas que atendem vários pacientes ao mesmo tempo não obtendo um melhor aproveitamento, levando a um serviço de péssima qualidade.
    O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?
    Deve-se pensar em fazer a diferença, oferecendo um serviço de qualidade, observar a carência do mercado de trabalho e trabalhar em cima disso, oferecendo um diferencial que faça as pessoas buscarem o seu atendimento.

    ResponderExcluir
  4. Alunas: Letícia Silva e Patrícia Marinho.

    Nota-se que a Fisioterapia, em 30 anos de reconhecimento legal, teve um crescimento notável em vários aspectos mas muita coisa tem que melhorar os planos de saúde a 18 anos pagam o mesmo valor( em 1994 quando o salario minimo era 90 reais eles pagavam entre 5 e 7 reais hoje o salario minimo custa 622,00) e os planos de saúde permanecem o mesmo, por que? Nós fisioterapeutas não merecemos um valor maior? Ou sera que nos mesmo não nos valorizamos e exigimos um aumento, por que não paralisar os trabalhos ate normalizem nossa remuneração.
    Como vimos nas reportagem nas áreas cardiovasculares e Pneumo-funcional onde se encontra hoje concursos públicos. Surgiram muitas outras áreas que aos poucos vão ganhando espaço como desportiva, dermato-funcional, Pilates. Por um lado muitas áreas vão surgindo para gerar mais empregos por outro lado enumeras faculdades estão surgindo e incluindo o curso de fisioterapia o que por sua vez aumenta a quantidade de profissionais dessa forma cabe você se qualificar mais para ter o melhor emprego.
    Existem pontos que devem ser trabalhados no presente, para que no futuro tenhamos uma maior autonomia e respeito dentro da sociedade. Vendo de forma ampla a fisioterapia notamos que somos realmente uma classe desunida, este termo explica bem como se encontra a fisioterapia nos dias atuais.Um dos maiores problemas encontrados hoje na fisioterapia é a questão das clinicas de convênios que exploram estudantes de fisioterapia para trabalhar sem quais quer benefícios, ganhando pouco, tiram o emprego de fisioterapeutas formados e principalmente por ser uma pratica ilegal que pode gerar consequências como fechamento da clinica e multas. Nos como fisioterapeutas necessitamos os valorizar e garantir há nossos paciente uma melhor qualidade de nossos serviços.

    ResponderExcluir
  5. Alunas- Ana Carolina Loureiro e Andressa Vasconcelos
    Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão? Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade? Por que algumas clínicas não conseguem êxito? O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?
    - Devido a hiper lotação do mercado na capital e a necessidade do atendimento aos pacientes dos interiores.
    -O mercado de fisioterapia atual vem se ampliando, praticamente tem mais espaço para quem quer trabalhar com a área estética, pois a população cada vez mais se preocupa com a aparência e bem-estar físico, outra área bastante em falta é a Osteopatia, Pilates...e a área de tratamentos faciais e de corpo (Dermato funcional)... que buscam proporcionar melhor qualidade de vida e satisfação as pacientes, a área de fisioterapia do trabalho também está em alta, devido a importância da prevenção de acidentes e patologias.
    - Algumas clinicas não conseguem exito especialmente pelo fato das mesmas, não inovarem, e continuar com os tratamentos convencionais que muitas vezes é apenas paliativo,e também a falta ou imaturidade de uma gestão bem feita, e a desvalorização da nossa profissão, através dos valores pagos pelos planos de saúde aos profissionais.
    - Ele precisa estar aberto as oportunidades que surgem e ter criatividade,para inovar e transformar tratamentos não eficazes,e deve principalmente estar de olho no que o mercado oferece e na demanda necessitando desse tipo de serviço. Estudar e manter-se atualizado, sempre, procurando sempre cursos que possam melhorar sua posiçao, dentro daquilo que trabalham.

    ResponderExcluir
  6. Alunas: Jamille Lopes, Nydia Costa e Priscila Frota

    Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?

    Por que as capitais já tem um grande número de profissionais para atendê-las, principalmente os bairros mais nobres, enquanto os interiores estão sem atendimento.

    Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade?

    Elas existem, porém o profissional terá que sair da “zona de conforto” das especialidades mais tradicionais. A fisioterapia tem vários campos de atuação pouco explorados pelos profissionais da área e pouco conhecidos pela população, sendo necessário investir nessas áreas e apresenta-las.

    Por que algumas clínicas não conseguem êxito?

    As clínicas atendem em grande parte clientes com planos de saúde, que pagam um valor baixo e injusto aos fisioterapeutas, forçando-os a atender vários clientes ao mesmo tempo, deixando a qualidade do atendimento a desejar.

    O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?

    Que ele tem que ter visão de mercado, explorar lugares e áreas que não estão sendo explorados.

    ResponderExcluir
  7. ALUNOS: WILLIANY NASCIMENTO; ALANA FERNANDES; ALBERTO OLIVEIRA

    Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?
    Nesse aspecto, pensar sobre esse processo de interiorização e de capilarização da profissão para as mais recônditas regiões do território brasileiro requer de nós, sem dúvida, que acolhamos alguns desafios. O processo de interiorização do ensino do País, que, em nossa opinião, constitui importante vetor do processo de expansão e redefinição da profissão típica dos grandes centros urbanos e capitais nacionais.
    Quais as reais oportunidades de trabalho na atualidade?
    As principais áreas de atuação são: cardiologia e pneumologia (para pacientes de cirurgia), neurologia (melhoria da coordenação motora), ortopedia e estética.
    Por que algumas clínicas não conseguem êxito?
    Porque as clínicas não se interessam em buscar, aprender, fazer diferente. E com isso não se importam na qualidade do atendimento dos profissionais para com os pacientes/clientes. Várias clínicas ainda se submetem ao estágio ilegal, maior parte do atendimento em muitas clinicas se faz por convênios que, por sua vez, pagam valores muito baixos por cada atendimento. Valores estes que não são atualizados pelos planos de saúde resultando em profissionais desestimulados para exerce sua profissão.
    O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?
    O futuro é construído do presente, então nós somos os responsáveis pelo futuro de nossa profissão. Nota-se que a Fisioterapia, em 30 anos de reconhecimento legal, teve um crescimento notável em vários aspectos; existem pontos que devem ser trabalhados no presente, para que no futuro tenhamos uma maior autonomia e respeito dentro da sociedade. É essencial que os fisioterapeutas de todo o país se unam, independente de sua área de atuação, para que possa existir uma construção de alicerces sólidos no presente, para que o futuro dos fisioterapeutas como também da Fisioterapia, não seja apenas uma utopia.

    ResponderExcluir
  8. Alunas: Anna Carolline Carioca, Renata Almeida e Ana Maria Bacelar

    É crescente o número de fisioterapeutas inseridos no mercado de trabalho todos os anos, que, muitas vezes, não despertam para as oportunidades de trabalho em áreas ainda pouco exploradas e ficam limitados à prática curativa no ambiente ambulatorial.
    A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em fisioterapia possibilitou a formação de um profissional capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desde a prevenção até a recuperação, porém, a mente de alguns profissionais ainda está muito restrita a prática curativa.
    É necessário reorientar os caminhos da profissão desde a graduação, enxergar novas possibilidades de atuação como as áreas de gerontologia, dermatofuncional, esportiva, saúde ocupacional, neurofuncional, saúde coletiva e saúde da mulher, dentre outras; buscar qualificações para conseguir se destacar; trabalhar para que a sociedade amplie sua visão sobre o trabalho desempenhado pela fisioterapia e exija seus direitos como usuário do serviço cobrando um atendimento realizado por um profissional regularizado e denunciando estágios ilegais; e exigir que sejam instituídas políticas e estratégias governamentais que permitam a efetiva inclusão do fisioterapeuta nem todos os níveis de atenção à saúde.

    ResponderExcluir
  9. Alunos: Hanna Gadelha, Ingrid Loiola e Luiz Paulo
    01)Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?
    R: Os profissionais procuram mais a "cidade grande" por acharem que vão ter mais oportunidade que no interior, mas o interior precisa de mais atenção, os hospitais precisam de mais concurso público para os profissionais de fisioterapeuta.
    02)Por que é necessário partir para um processo de interiorização de nossa profissão?
    R: As oportunidade são imensa, a fisioterapia abrange varias aréas, só falta o interesse dos profissionais estudarem e ir atrás dos seus sonhos e nao irem so atrás dos mesmos campos como por exemplo reabilitação, pneumocardio e etc, deviam ir atras de campos menos procurados como fisioterapia no trabalho, na escola, nas gestantes e entre outras.
    03)Por que algumas clínicas não conseguem êxito?
    R: As clinicas nao consegue exito por fato que a maioria deles tem convenio que pagam valores muito baixo e isso faz com que os profissioanis ficam destimulados por nao terem o seu trabalho com muito esforço conhecido e com isso faz com que eles tenha uma queda no seu trabalho ou tambem quando a fisioterapia que montar uma clinica sem nenhum conhecimento e acaba falindo.
    04)O que o futuro profissional precisa pensar acerca do mercado?
    R: O futuro do profissionail precisa parar de pensar que nao devia ir pela cabeça dos outros, pensar em conheçer outras cidades, fazer com que renove seus conhecimentos como curso, pesquisas, estudos, eles tem que acreditar em si mesmo e ter certeza que consegue fazer diferente dos outros e sempre valorizar a sua profissão.

    ResponderExcluir