quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Organização da Educação Básica

Prezados,

A Matemática é uma ferramenta essencial para o entendimento do mundo e das ciências, seu ensino é regido por uma série de categorias dispostas em diretrizes, orientações, enfim, norteadores que envolvem questões metodológicas, conceituais e procedimentais.
Analisando os arquivos e com base nas discussões de sala, responda:

a) Qual ponto poderia ser destacado das orientações como norteador de um ensino emancipador?
b) A luz da realidade local e de suas experiências, quais críticas podem ser feitas aos parâmteros?

Material de apoio:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

https://324af2f5-a-62cb3a1a-s-sites.googlegroups.com/site/profrafaelalmeida01/ensino/metodologia-do-ensino-de-matematica/OSPCNSEOENSINOFUNDAMENTALEMMATEM%C3%81TICA-avan%C3%A7oouretrocesso.pdf?attachauth=ANoY7cpVMXPL93rk8In-4Eptk9VWGw0leoNV17sfFkMR5_XZxzepLRTeUurKgPf90lLMs85481dEDJnVAiesPU-NEa05NVIYrqWCSZ6WqmInJus3qOyHS5qsRhKx_w_FKeZKsE4d9_xlQFdFdb6HCc8CM8YhVfbAa5DotIrF-ynXuNx6cm68HzDIGUFhdjy0BvL0W6F1d8Xn9R93I4o4IF2zZhkwJuW1GyIDI2YVYrMfjMOX2jEl4JaDy82lXZuz5-OA0dL41Sr_D_cburrLJ0-rpmJp7IBQ-SNUl7Ouka0NyhEMLLtwe9jgiPhg4g-g1MxgGR-mGWPRw0FtmIUuHQybqwMGNBXsDuYsBxIKIkwiYv6HqvaR__s%3D&attredirects=0


2 comentários:

  1. O vídeo que trata da educação sustentável, da sustentabilidade na escola e sobre o papel da escola na construção da cidadania, sobre o conceito de sustentabilidade, expõe que a escola não é sustentável do ponto de vista cidadão, mas, ela é bastante sustentável na reprodução da mais valia, dos conceitos relacionados ao consumo. Ressalta a importância de que a criança já traga de casa uma educação voltada para a sustentabilidade, com pensamento crítico acerca das problemáticas que envolvem a sociedade. Quando isso não ocorre, torna-se mais difícil para a escola desconstruir o pensamento de uma criança que não tem em sua educação familiar os princípios de cuidar do meio em que está inserida, onde a palavra sustentabilidade é só mais uma palavra, sem nenhum significado. O conhecimento geográfico é importante para a vida em sociedade, para o desenvolvimento da cidadania. Assim, o ensino de Geografia deve ser pensado para a ressignificação, para formar cidadãos críticos, que contribuam para o exercício da cidadania e na reconstrução de um espaço geográfico mais humanitário. Despertando a consciência de que as crianças são os indivíduos que farão intervenções no espaço geográfico que será construído, projetado e vivenciado.

    Morgana de Medeiros Fernandes

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  2. Educação sustentável é um tema bem amplo e que rodeia as discussões educacionais nos últimos anos, tendo em vista que esse tema é importante para nós pedagogos, e está totalmente relacionado com o Ensino da Geografia. O que vemos no dia são pessoas que pregam uma educação sustentável, mas na verdade fazem atos que só vem ao contrário do que o tema trata. Nesse contexto, as crianças reproduzem atitudes insustentáveis muitas vezes o que a escola repassa, escola essa que segundo o vídeo não é sustentável, e está disseminando aspectos de consumismo nas crianças. Essa ideia de sustentabilidade deve estar presente na criança desde cedo, deve começar no contexto familiar, onde os pais passarão essa ideia de sustentabilidade e darão exemplos para os seus respectivos filhos; a escola por sua vez, deve dar continuidade a essa ideia e deve trazer em seu projeto pedagógico diversas atividades que despertem na criança o senso crítico sobre sustentabilidade. Essa cidadania das crianças será adquirida com o passar dos anos, e elas passarão a perceber o espaço geográfico de outra forma, e nesse processo entramos com o ensino da Geografia para fazer as crianças refletirem sobre os problemas mundiais, principalmente os ambientais. Ícaro Matheus de Araújo

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