terça-feira, 22 de julho de 2014

Transformações Químicas: Avaliação

Acerca da cinética química e das reações, reponda:

a) Nas transformações redox, no que consiste um metal de sacrifício?
b) O que é um processo de combustão espontânea?
c) Qual o papel de um catalisador em uma reação?

Prazo: 04/08/14

5 comentários:

  1. - Metal de sacrifício ou "Eletrodo de sacrifício" é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo. A utilização de um metal de sacrifício é um método de proteção catódica.
    - Combustão Espontânea é gerada de maneira natural, podendo ser pela ação de bactérias que fermentam materiais orgânicos, produzindo calor e liberando gases. Alguns materiais entram em combustão sem fonte externa de calor. Ocorre, também, na mistura de determinadas substâncias químicas, quando a combinação gera calor e libera gases.
    - O catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. Ele acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
    Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor.
    O catalisador não altera a variação de entalpia.

    - Renato Vitório da Silva Araújo.

    ResponderExcluir
  2. A) O metal de sacrifício serve para retardar o processo de corrosão de um metal menos reativo, por exemplo do ferro ou do aço. Para retardar a corrosão do ferro ou do aço em canalizações de água, oleodutos, cascos de navios, tanques subterrâneos de combustíveis, etc. é costume ligar, a essas estruturas, blocos de outro metal mais reativo do que o ferro, como o magnésio, o zinco, etc. Tendo potencial de oxidação superior ao do ferro, o magnésio, por exemplo, será corroído mais depressa, retardando assim a corrosão do ferro ou do aço. dizemos que nesse caso, que o magnésio funcionou como metal de sacrifício.
    B) Uma substância com temperatura relativamente baixa começa a liberar calor, o que pode ocorrer de várias maneiras, como através de oxidação ou fermentação. O calor não consegue escapar, e a temperatura do material aumenta. A temperatura do material sobe mais que o esperado. A combustão começa se estiver presente um oxidante suficientemente forte, como o oxigênio.
    C) É criar para a reação um novo caminho com energia de ativação menor.O catalisador: nunca muda a variação de entalpia; tanto age na reação direta como na reação inversa; não altera o rendimento da reação, apenas permite obter os produtos mais rapidamente.

    - Aline Jeanne Rebêlo dos Santos

    ResponderExcluir
  3. A) Um metal de sacrifício consiste em uma técnica de proteção usada contra a oxidação que ocorre na corrosão dos metais. Exemplo: O magnésio possui potencial de redução maior do que o do ferro com isso, a tendência do magnésio de oxidar-se é maior do que a do ferro. Através desse processo, forma-se uma pilha galvânica em que o ferro é o cátodo e o magnésio funciona como o ânodo. Ao entrar em contato com o ar, o magnésio irá oxidar-se e, o ferro não:
    Fe2+ + 2 e- → Fe(s) E0 = - 0,44 V
    Mg2+ + 2 e- → Mg(s) E0 = - 2,37 V
    o magnésio ficará: Mg(s) → Mg2+ + 2 e-
    B) Combustão Espontânea é o processo em que a substância produz calor suficiente no seu interior para realizar a reação. Geralmente ocorre através de um processo de oxidação lenta para que esta ocorra sem a necessidade de uma fonte de energia exterior de alta temperatura.
    C) O papel de um catalisador é acelerar a reação, alterando sua velocidade seja positivamente ou, negativamente. A ação do catalisador, uma substância, é abaixar a energia de ativação possibilitando um novo caminho para a reação. Estas substâncias fazem com que as moléculas reajam com uma velocidade maior acelerando a reação. Elas não influenciam na composição e nem na quantidade do produto final da reação.

    Aluna: Nádia Oliveira Corrêa

    ResponderExcluir
  4. a) Metal de sacrifício ou "eletrodo de sacrifício" é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo.1 A utilização de um metal de sacrifício é um método de proteção catódica.
    b) Uma combustão é uma reação do oxigénio (comburente) com elementos ou compostos químicos (material combustível)que se realiza com libertação de calor e luz. As reações de combustão têm lugar quase sempre com formação de chama.
    c) Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação.
    O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
    Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor.
    Joyce Oliveira

    ResponderExcluir
  5. A) Metal de sacrifício é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la. O zinco e o magnésio são metais comumente utilizados com esse objetivo. A utilização de um metal de sacrifício é um método de proteção catódica.
    B) É aquela gerada de maneira natural, podendo ser pela ação de bactérias que fermentam materiais orgânicos, produzindo calor e liberando gases. Alguns materiais entram em combustão sem fonte externa de calor. Ocorre, também, na mistura de determinadas substâncias químicas, quando a combinação gera calor e libera gases.
    C) Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação.

    O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
    Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor.

    Janaína Letícia

    ResponderExcluir