terça-feira, 22 de julho de 2014

Anátomo-fisiologia: Avaliação


Analisando o vídeo, responda:

a) Qual o papel da neurociência no entendimento do funcionamento cerebral?
b) Quais as principais questões descobertas pela neurociência e o aprendizado?

Prazo: 04/08/14

5 comentários:

  1. 1°. Tem o papel de estudar quais regiões do cérebro estão envolvidas em funções, ou seja, estuda o cérebro em funcionamento e examinar os mecanismos cerebrais, as habilidades que e como podemos trabalha. São progressos que permitem que esses pesquisadores façam perguntas sobre o cérebro, que muda durante o curso da aprendizagem e do desenvolvimento. Porque o cérebro é mutável.

    2°. Em relação a principais questões é a investigações focalizadas no cérebro averiguando aspectos de atenção, memória, linguagem, leitura, matemática, sono, emoção e cognição, estão trazendo valiosas contribuições para aprendizagem, ou seja, se compreendermos melhor a função cerebral, em especial a plasticidade neuronal, diz que seremos capazes de criar, técnicas mais eficientes. Assim, progredindo com crescimentos tecnológicos e conceituais, a neurociência e a aprendizagem na educação que estão interligadas.

    Selmo Santos Machado.

    DMOR042 - ANÁTOMO FISIOLOGIA HUMANA (2014.1 - T01)

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  2. 1°- O papel da neurociência sobre o funcionamento do cérebro é especificar que todo nosso corpo e mente é comandada pelo cérebro através de ordens que são mandadas para o movimento corporal e pensamentos, tanto no mecanismo cognitivo como também atividades físicas, assim também como a maneira de agi, a cultura e outros. O cérebro é como um processador que obtém todas as informações do corpo e suas funções.
    2°- A neurociência procura entender o funcionamento do comportamento e a aprendizagem do ser humano através do cérebro, suas funções cognitivas conforme o cérebro é estimulado ao ambiente e fazendo sua sinapse e o desenvolvimento. É através dos processos neurais que percebemos se o aluno aprendeu ou se o mecanismo cerebral, como por exemplo: do medo, ansiedade, desmotivação interferiu no desenvolvimento da aprendizagem. A função da neurociência é provocar conhecimento transmitindo de forma que cada um usara esse conhecimento do jeito que quiser.

    Geane Rabelo

    DMORO42 - ANÁTOMO FISIOLOGIA HUMANA (2014.1 - T01)

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  3. a) A neurociência trabalha no sentido de entender o funcionamento do cérebro e como este funcionamento está relacionado com a “mente”, ou seja, tentar entender porque é incorreto afirmar que a mente controla o cérebro ou vice-versa. A pesquisadora Suzana Herculano afirma que a mente e o cérebro são um só, e não há comandante nem comandado, o que existe é produto do funcionamento do próprio cérebro.
    Sobre as questões do livre-arbítrio, a pesquisadora fala do princípio do pré-comando, ou seja, para cada atitude existe um contexto cerebral onde o cérebro decide por tomar certa atitude, isto causou um debate sobre a existência do livre-arbítrio, que foi resolvido com a justificativa de que se o cérebro nos pertence, então existe sim esse conceito de escolhas próprias.
    A neurociência pode ajudar a entender o funcionamento cerebral, pois investiga o comportamento de certas partes do cérebro relacionadas ás funções básicas e comportamentais, bem como relações do próprio meio ambiente, consumo de alimentos crus ou cozidos, comparações com outros animais, etc.

    b)Além de outras coisas a neurociência procura relacionar os fatores que influenciam o aprendizado como a prática, métodos adequados para cada indivíduo, pois cada um tem sua individualidade, a capacidade de dedicar atenção ao que se está aprendendo, e, principalmente a motivação.
    Sobre essa questão a pesquisadora Suzana Herculano, afirma que o aprendizado é um processo que depende fundamentalmente de experiências e vai sendo esculpido com o uso.
    Aspectos como linguagem, leitura, sono, emoção e cognição, estão relacionados com o aprendizado,pois não existe aprendizado sem técnica, e dependendo da técnica deve existir o processo de aprendizado que dependerá de cada indivíduo, principalmente no desenvolvimento cognitivo, questões relacionadas à matemática dentre outros aspectos.

    Marcelo Ferreira

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  4. A) A neurociência investiga o processo de como o cérebro aprende e lembra, desde o nível molecular e celular ate áreas corticais. A mente é o produto do cérebro, o cérebro gera a mente sendo uma coisa só, mente consciência, auto-consciência. Assim o cérebro estando ativo o tempo todo.
    Estudando assim a neurociência o sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, evolução, relação com o comportamento e a mente e também suas alterações.
    B) Que a neurociência é o estudo de como o cérebro aprende umas das descobertas assim envolvendo o entendimento de como as redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, de que maneira os estímulos chegam ao cérebro, da forma como as memórias se consolidam, e de como temos acesso a essas informações armazenadas.

    Siumara Tiago Ferreira

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  5. A. No vídeo é citado o experimento de Libet, que mostra que há uma ação no cérebro, quase meio segundo, antes do movimento, é questionado se existe ou não o livre-arbítrio.
    Suzana explica que experimento só mostra que a ordem de mover o dedo acontece antes de mover e a vontade de mover o dedo também vem antes. O problema é que a expectativa ate então, era de que primeiro você deve sentir a vontade, e só então seu cérebro deve preparar a ordem de mover, mas é o contrario.
    O cérebro prepara a ordem até 1 segundo antes do movimento, no meio do caminho quando você toma ciência que essa ordem esta sendo preparada é quando você “sente vontade”, mas “sentir vontade” faz parte do cérebro. O nosso cérebro foi esculpido, e continua sendo, de acordo com nossa historia de vida, preferencias, objetivos e vontades. Então quem escolhe é você.
    A Neurociência se ocupa em entender a aprendizagem por meio de experimentos comportamentais e do uso de aparelhos como os de ressonância magnética e de tomografia, que permitem observar as alterações no cérebro durante o seu funcionamento.

    B. A neurologista Suzana Herculano-Houzel, explica que tarefas muito difíceis desmotivam e deixam o cérebro frustrado, sem obter prazer do sistema de recompensa. Por isso são abandonadas, o que também ocorre com as fáceis.
    O aprendizado é um processo e depende de experiências. É preciso ser capaz de dedicar atenção àquilo que você tá fazendo, também é necessário ter interesse, ter motivação.

    Sand'Even Adelino

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