quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Parfor Floriano - Atividade II

Olá pessoal,

Baseado em nossas discussões e nos vídeos que assistimos. Responda:

a) Como conceituar a Equilibração na teoria de Piaget?
b) No que consiste o sócio-interacionismo de Vigotski e a ZDP?
c) Quais as principais contribuições dessas teorias em uma aplicação no ensino das ciências?


16 comentários:

  1. A- trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
    B - Vygotsky afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o potencial. É a distancia entre o que já sabe e o que tem capacidade de aprender.
    C - No ambiente da escola, o uso de imagem e de som como instrumentos de apoio ao Ensino data dos primórdios do desenvolvimento desses meios.Outro ponto que costuma nos escapar é que os processos de escrita e
    leitura, a exemplo dos processos de ouvir (compreensão) e falar (expressão), são
    fundamentalmente diferentes: enquanto que, nos processos de escrita/fala, a criança
    traduz em signos externos a ela, definidos socialmente, aspectos internos, em um
    processo de codificação, na leitura/audição, o processo é inverso: deve haver uma
    decodificação dos signos em termos daqueles referentes internos do sujeito que lê.
    MAYRA , CLECINA e ROSIVALDO

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  2. a) Para Piaget o sujeito em contato com os objetos através de uma interação, constroi esquemas de ação que constituem uma equipe de lógica das ações e percepções.
    b) A teoria de Vigotski ao contrario de Piaget concebe o homem como um ser historico e produto de um conjunto de relações sociais que orientam e servem de fatores capazes de modelar sua mente e construir seu psiquismo.
    c) Na construção de perfil conceitual, onde os conhecimentos prévios convivam com os novos conceitos aprendidos, facilitando a compreensão do conteúdo. A interação social é condição indispensavel para a aprendizagem, a heterogeneidade do grupo enriquece o dialogo, a cooperação e a informação, ampiando as capacidades individuais.
    Francisca Simone, Vanuleide Miranda, Ricardina Oliveira, Teresa Cristina e Teresinha Teixeira

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  3. a. A equilibração seria uma forma de adaptação do sujeito ao meio em que está inserido, através de uma interação com os objetos, entretanto, sem uma supremacia de um sobre outro.
    b. No desenvolvimento e aprendizagem,ou melhor, as relações do sujeito com o mundo, em três pilares fundamentais que são: relação indivíduo/sociedade, a origem cultural das funções psíquicas e a base biológica do funcionamento humano.
    c.Transformar os preceitos teóricos em percepções metodológicas,a fim de se fazer um ensino ativo em prol da construção dos conceitos específicos das ciências.
    Leandra Vieira e Maria Deusinete

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  4. é o processo de assimilação e acomodação.ocasionando a acomodação.por exemplo,imaginemos que uma criança está aprendendo a conhecer animais e até então ela apenas conhece o cachorro assim podemos dizer que a criança possui,em sua estrutura cognitiva ,um esquema de cachorro.
    O ensino para Vygotsky, deve se antecipar ao que aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre o aprendizado e desenvolvimento,o primeiro vem antes.
    Acredito que as contribuições dessas teorias para a prática pedagógica passam fundamentalmente pela possibilidade de se abranger melhor a dinâmica dos processos que incidem no ato de ensinar/aprender. lidiane e gilfranio

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  5. a)Segundo Piaget a teoria da equilibração,de uma maneira geral,trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação,e assim,e considerada como mecanismo auto-regulador ,necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
    b)Segundo Vygotsky consiste em postular uma dialética das interações com o outro e com o meio,como desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo.O desenvolvimento impulsionado pela linguagem.É o próprio processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
    ZDP (zona de desenvolvimento proximal) consiste afirmar que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial.Em outras palavras,a zdp e a distancia existente entre o que e o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender.
    c)No momento da realização do seu planejamento, o professor deve pensar nas possíveis respostas que explicam os fenômenos envolvidos. Para as atividades experimentais no ensino de ciências, a interpretação de dados ou fenômenos, elaboração de hipóteses, manuseio e instrumentação de equipamentos, resolução de problemas, análise de dados e a argumentação favorecem a relação entre teoria e prática.Roseane Loiola de Sousa,Edmar Ferreira Lima.

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  6. A) Pode-se dizer que o "sujeito epistêmico" protagoniza o papel central do modelo piagetiano, pois a grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta. Nesse sentido, a compreensão dos mecanismos de constituição do conhecimento, na concepção de Piaget, equivale à compreensão dos mecanismos envolvidos na formação do pensamento lógico, matemático. A lógica representa para Piaget a forma final do equilíbrio das ações. Ela é 'um sistema de operações, isto é, de ações que se tornaram reversíveis e passíveis de serem compostas entre si'".

    B) As obras de Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornáveis na área do desenvolvimento da aprendizagem. Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. Este conceito será, posteriormente desenvolvido por Jerome Bruner, sendo hoje vulgarmente designado por etapa de desenvolvimento.

    C) As duas teorias que são foco neste painel têm ainda uma característica peculiar: não são teorias pedagógicas. Apesar de exercerem enorme influência na prática pedagógica no mundo inteiro, sua aplicação está longe de ser imediata. Vygotski tem um certo privilégio em relação a Piaget, pelo fato de ter esboçado uma teoria psicológica, e há muito tempo a psicologia tem sido um dos pontos de apoio da pedagogia. Às vezes até mesmo tornando-se quase que o centro do pensamento pedagógico. Já a teoria de Piaget não pode ser encarada como uma teoria psicológica, pelo menos não no sentido usual que damos à Psicologia. A preocupação de Piaget era epistemológica, ou seja, explicar como pode se produzir o conhecimento científico e as ciências. Para chegar a isso ele teve de fazer um caminho pela Psicologia, já que a proposta dele era de uma Epistemologia científica, baseada em pesquisas experimentais e não em especulações filosóficas. Por isso a opção por fazer uma Epistemologia Genética.
    Por outro lado Piaget leva uma vantagem sobre Vygotski por ter construído uma teoria muito sólida, fundamentada em pesquisas realizadas durante aproximadamente 50 anos. tendo tido o tempo que Vygotski não teve, e sem a censura que este teve, para fazer as correções de rumo e construir um "edifício teórico" majestoso. O diferencial dessas duas teorias em relação a outras tantas que foram aproveitadas nos meios pedagógicos é que se tratam de concepções dialéticas. Ou seja, ambas procuram superar a visão linear que enfatiza o processo de desenvolvimento, ou mesmo de aprendizagem do sujeito, de fora para dentro ou de dentro para fora.

    Alunas: Deusidete, Relva e Valdilene


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  7. a) É necessário compreender que o processo de construção do conhecimento requer uma maturação das relações entre o sujeito e o objeto que, para ocorrerem, necessitam respeitar algumans estágios, relativos ao grau de apropriação que o sujeito tem relaçãocom o objeto apartir de sua maturação cognitiva.

    b) Construir conhecimento implica numa ação partilhada,que implica no processo de mediação entre sujeitos. Onde a interação social é condição indispensavel para a apredizagem.

    c) Com o ensino ativo e mediador de conceitos por meio da construção coletiva isto é, fora do paradigma da transmissão pelas tendências e influências construcionais do conhecimento através de atividades em grupos, vídios, seminários, etc.

    Acadêmicas: Leila Maria Soares Costa Aires
    Leobranda Carvalho Martins
    Tânia Maria dos Santos Costa

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  8. a-Observa-se na teoria de PIAGET, que o equilíbrio ,no qual se refere,está ligado á organização,ou seja , o homem constrói sua ações de forma organizada quando se relaciona com nova experiências ambituais ,lembrando que,por tanto,para ele,a criança constrói sua realidade como um ser humano singular , no qual, situações em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e ao efetivo.Além disso , a equilibração existe entre os indivíduos e os objetos do mundo.
    b-Diante das teorias de VIGOTSKI,diferente de PIAGET,para ele,como um socialista, analisa que,a criança nasce inserida num meio social,que é a família ,e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros.Por tanto em suas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem , no contexto das situações imediadas.
    C-As principais contribuições estão simplesmente ligadas a um ensino ativo e mediador de conceitos por meio da construção coletiva,isto é,fora do paradigma da transmissão -recepção e enfluênciado pelas tendências construcionistas do conhecimento ;por tanto,diante do presente estudo comparativo conduz que, é necessário efetuarem estudos mais aprofundados ,com vista a alcançar melhor a singularidade do pensamento.(Ana Paula,Evandro Vilarinho e Wilma Carvalho )

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  9. a) as teorias de piaget ,tentam nos explicar como se desenvolveu a inteligencia nos seres humanos. para ele o comportamento é constituido numa interação entre o meio e o individuo.

    b) para Vygotsky a inteligencia é uma experiencia social mediada pela interação entre a linguagem e a ação que promove o desenvolvimento. E o caminho esta em aberto, e define para onde o sujeito vai

    c) devemos repensar a relação professor/aluno de um papel diferenciado assumido pelo professor,



    onde este deve ser levado situações didática diversificadas para que melhore o aprendizado. Reijane Gonzaga Aldivânia Medeiros.

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  10. a)na equilibração de Piaget o sujeito em relação com o objeto, constrói esquemas de ação que constitui uma espécie de lógica das ações e percepções as guais leva o sujeito a conhecer.
    b)o sócio-interacionismo de Vigotski vê o homem como fruto da sociedade e do trabalho coletivo, onde o seu desenvolvimento pleno depende do aprendizado que realiza em determinado grupo cultural a partir da interação com outros indivíduos de sua espécie.
    c)transforma os preceitos teóricos em percepções metodológicas, a fim de se fazer um ensino ativo em prol da construção dos conceitos específicos das ciências.
    Manoel/ Adonias/Francisco de Assis

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  11. a)E o mecanismo de desenvolvimento do indivíduo em busca por equilíbrio que passa por sentido biológicos,isto é ,de natureza maturacional,porém com uma intenção na ação ,uma vez vez que requer uma interação com o objeto.
    A assimilação não se reduz a uma simples identificação,mas é construção de estruturas ao mesmo tempo .
    A acomodação é uma variação de comportamentos e não uma mera reação a determinados estímulos.
    B)nos pilares ou teses fundamentais que são : a relação indivíduo/sociedade ,a origem cultural das funções psíquicas e a base biológica do funcionamento humano.
    C) acreditamos que se houver uma prática pedagógica mas eficaz e passam a ser bem melhor,esses aspectos são fundamentais no ensino de ciências a parti dos pressupostos do ensino ativo,uma vez que tais fundamentos ,casos sejam apreendidos em uma concepção epistemológica,serão capazes de mudar ou exercer influencia nos paradigmas das ações em salas de aula.
    DEUMÁRIA LIMA / ELIETE TORRES

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  12. a) É um processo que requer uma maturação das relações entre o sujeito e o objeto respeitando os estágios, relativos ao grau de apropriação que o sujeito tem em relação com o objeto a partir de sua
    maturação cognitiva.
    b) Implica numa ação partilhada , que implica num processo de mediação entre sujeitos sob a ótica, a interação social e condição indispensável para a aprendizagem. Heterogeneidade do
    grupo enriquece o dialogo , a cooperação e a informação; ampliando consequentemente as capacidades individuais .
    c) Por meio da construção coletiva com o ensino ativo e mediador de conceitos . Através de atividades em grupo, vídeos e apresentação de seminários.
    Alzeni Alves dos Santos e Mageângela Cavalcante

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  13. a) a teoria da equilibração ,de uma maneira geral,trata de um ponto de equilibrio entre a assimilação e a acomodação, e assim,é considerada como um mecanismo auto regulador,necessaria para assegurar a criança uma interaçao eficiente dela como meio ambiente.

    b)consiste na formação de uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor ou seja,homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

    c) para apreciar essas contribuiçoes,podemos enunciar os pontos fundamentais do construtivismo piagetiano quando se trata de buscar uma explicação psicológica dos processos de aprendizagem escolar.

    Maria Da Guia Dias Ferreira e Maria Fabrícia Ferreira

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  14. a) É um estado de constantes trocas entre sujeito e objeto, garantindo a conservação do sistema, e um é consequência do outro. Sendo que o equilíbrio entre a assimilação e acomodação é a adaptação.
    b) Segundo Vygotsky,a aprendizagem é parte integrante do histórico-cultural do indivíduo e acontece dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal,por mediação de pessoas mais experientes num processo de ensino ativo.
    c) No ensino de ciências a transformação dos preceitos teóricos em percepções metodológicas na sala de aula afim de se fazer um ensino ativo em prol da construção dos conceitos do ensino de ciências. Nesse sentido, os métodos e conceitos contribuem para que o indivíduo avança na capacidade de compreender os fenômenos.
    Orlando José e Vildete Procópio.

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  15. a) É o processo mediante o qual se equilibra aquilo qua já sabemos ( assimilação) com aquilo que podemos ser solicitados aprender e que não se ajusta completamente a nossa compreensão.
    b) A teoria sócio-interacionista propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de interação social, em que, no minimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiencias e conhecimentos.
    c) constitui o aprendizado dos conteúdos especificos das ações e percepções dos professores em ação, assim as influencias de Vigotski são mais voltadas para o materialismo didática. Dessa forma seu pensamento tem raízes nas questões históricas sociais onde procura analisar o desenvolvimento e a aprendizagem.
    Francismara Ramos e Raimundo Fernando

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  16. a) consiste na equilibração de uma maneira geral de tratar um ponto de equilíbrio entre a assimilação e acomodação como mecanismo auto-regulador necessário para interação da criança com o meio ambiente.
    b) Socio-interacionismo: consiste na compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade , ou seja, a formação do homem se dá numa relação dialeta entre sujeito e a sociedade a seu redor
    Zona Desenvolvimento Proximal: consiste na atuação assistida com a ajuda de alguém. Imitação. Em razão da imitação ha capacidade de construir o principal mecanismo do desenvolvimento. Quando a criança imita alguém ela esta agindo de forma superior as condições reais de atuação.
    c) Piajet: No ensino de ciências, o entendimento desses princípios leva a compreensão dos diferentes estágios na assimilação do objeto estudo por parte dos alunos, faz perceber que os indivíduos avançam na capacidade de compreender os fenômenos.
    Vygotsky: aplicar essas concepções e pressupostos no ambiente da sala de aula, transformar os preceitos teóricos em percepções metodológicas, afim de se fazer um ensino ativo em prol da construção dos conceitos específicos das ciências.
    Horlene Duarte
    Eltania Azevedo
    Dulcilene Santos
    Iraildes Carvalho
    Alaiane da Silva
    Leiliane Silva


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