segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PARFOR - Floriano: Atividade I

Olá Pessoal,

Após a análise do filme acerca da teoria conexionista de Skinner e tendo como foco os princípios de reforçamento. Respondam:

a) Qual o papel do reforçamento no processo de aprendizagem conceitual?
b) No caso das ciências em especial, qual a principal crítica poderia ser feita em relação ao reforço e o aprendizado de conceitos?

Para subsidiar as respostas, acesse o artigo no link abaixo:

http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?key=&doc=55606&img=324

Boa leitura.

45 comentários:

  1. 1-A Todo comportamento é fruto de um condicionamento, assim, não existem habilidades inatas no organismo. A aprendisagem ocorre através de estimulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. ( Mayra Jossany; Edmar Ferreira)
    1-B Estas dificuldaes sempre irão existir enquanto não derem condições aos educadores no que diz rewspeito ao trabalho feito em sala de aula sem o devido acompanhamento fora dela ( Mayra Jossany; Edmar Ferreira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato a aprendizagem pode ser dependente dos estímulos, entretanto, não é a única via do processo, portanto, não deve estar condicionada a esta variável. Vale lembrar que o pensamento de Skinner sofre críticas, portanto não deve ser encarado como uma única via.

      Excluir
  2. a- uma associação entre estímulos e respostas, e de reflexos condicionados.A aprendizagem se faz mediante a associação de dois estímulos, um reforçador positivo ou aversivo, a uma determinada resposta. b- Esta dificuldade e distanciamento existentes entre os teóricos e os praticantes da profissão existiram enquanto existir a discussão, sem chegarem a um acordo, sobre questões fundamentais como O QUE É APRENDIZAGEM? ou então, QUAIS SÃO OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NA APRENDIZAGEM? ( ROSIVALDO PEREIRA DE OLIVEIRA /CLECINA DA COSTA BRITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale ressaltar que a crítica em torno do ensino de ciências está relacionada ao modelo memorístico que o reforço pode conduzir.

      Excluir
    2. prof , bom dia é to com problemas no meu email. me ligue 94295102 ou 99255233

      Excluir
  3. Respostas:
    a)A teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis,na sala de aula, a repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado.Dessa forma, a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos comportamentos.

    b)Watson era um defensor da importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo. Ele acreditava que todo comportamento era consequência da influência do meio, a ponto de afirmar que, dado algumas crianças recém-nascidas arbitrárias e um ambiente totalmente controlado, seria possível determinar qual a profissão e o caráter de cada uma delas.
    Evandro Vilarinho / Raimundo Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. tal fato leva a crer no processo de adestramento ou fator operacional padronizado de respostas. Dessa forma, contradiz o pensamento de um ser crítico.

      Excluir
  4. a) o individuo aprende o comportamento ideal para poder alcançar seus objetivos no decorrer de sua vida.
    b) colocar em pratica os conhecimentos adquiridos na vida escolar.
    Francisco de Assis / Deusinete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise mais acerca do pensamento de Skinner. Observe a pergunta inicial e objetive sua resposta.

      Excluir
  5. A) Para cada espécie de comportamento, Skinner identifica um tipo de aprendizagem ou condicionamento. Associado ao Comportamento Respondente está o Condicionamento Respondente, e Associado a Comportamento Operante está o Condicionamento Operante.
    Temos então o primeiro tipo de aprendizagem, que é chamado de "Condicionamento Respondente", e o segundo tipo de aprendizagem que Skinner chama de "Condicionamento Operante".
    1- Condicionamento Respondente - "reflexo" ou "involuntário"
    Skinner acredita que essa espécie de Condicionamento desempenha pequeno papel na maior parte do comportamento do ser humano e se interessa pouco por ele.
    Ex: dilatação e contração da pupila dos olhos em contato com a mudança da iluminação. Arrepios por causa de ar frio.

    2- Condicionamento Operante - Está relacionado com o comportamento operante que podemos considerar como "voluntário".
    O comportamento operante inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam nele.
    Ex: dirigir o carro, dar uma tacada na bola de golfe.

    Enquanto que o Comportamento Respondeste é controlado por um estímulo precedente, o Comportamento Operante é controlado por suas conseqüências - estímulos que se seguem à resposta. Do ponto de vista de Skinner existem várias deficiências notáveis em nossos atuais métodos de ensino:
    Um dos grandes problemas do ensino, diz Skinner é o uso do controle aversivo.Embora algumas escolas ainda usem punição física, em geral houve mudanças para medidas não corporais como ridículo, repreensão, sarcasmo, crítica, lição de casa adicional, trabalho forçado, e retirada de privilégios.

    B) A principal crítica às ideias de Skinner fortaleceram-se especialmente nas décadas de 1960 e 1970, após seu livro Walden II ter-se tornado sucesso de vendas, atraindo admiradores e contestadores. As ideias de Skinner foram em especial confrontadas com as ideias de Carl Rogers. Para Rogers, Skinner privilegia conceitos como controle e previsibilidade, e dá pouco valor a conceitos como liberdade e realização pessoal. Skinner defende um modelo de educação que parte do meio para o indivíduo enquanto Rogers defende que a educação deve ser feita do indivíduo para o meio.1 A abordagem de Rogers considera o modelo de educação e controle de comportamento de Skinner excessivamente mecanicista e determinista.

    Alunas: Deusidete Ferreira de Sousa
    Relva Lira da Silva Soares
    Valdilene G. da Costa Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa abordagem das idéias do autor, mas não se esqueça da crítica principal em torno do pensamento científico, o qual necessita para além dos estímulos, de aspectos ligados à crítica e a construção de um pensamento autônomo.

      Excluir
  6. É fazer com que o individuo não perceba que esta sendo controlado,informado do contexto aplicado fazendo com que se sinta de maneira livre, mas praticando de forma prazerosa suas aividades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Academicas :Alzeni Alves
      Leila Maria
      Leobranda Carvalho

      Excluir
    2. Revise o pensamento do autor, a consistência teórica precisa ser reavaliada.

      Excluir
  7. Segundo a teoria do reforço o comportamento é controlado por suas consequências, o que sugere que os indivíduos tendem a se comportar em busca de recompensas ao tempo em que evitam punições. Quando um reforço positivo segue imediatamente à resposta dada por um aluno, por exemplo, ele fortalece aquela resposta e aumenta a probabilidade de sua repetição. Envolve a construção do conhecimento a partir da participação escolar, familiar e social.
    Contudo, o ensino/aprendizagem é evidenciado pelos resultados obtidos, seja ele positivo ou negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a teoria do reforço o comportamento é controlado por suas consequências, o que sugere que os indivíduos tendem a se comportar em busca de recompensas ao tempo em que evitam punições. Quando um reforço positivo segue imediatamente à resposta dada por um aluno, por exemplo, ele fortalece aquela resposta e aumenta a probabilidade de sua repetição. Envolve a construção do conhecimento a partir da participação escolar, familiar e social.
      Contudo, o ensino/aprendizagem é evidenciado pelos resultados obtidos, seja ele positivo ou negativo.
      Responder Gilfranio Pereira dos Santos e Lidiane Soares dos Santos

      Excluir
    2. Falta fundamentar a crítica ao pensamento de skinner.

      Excluir
  8. a) De explicar e melhorar o processo de aprendizagem seguido de um estímulo reforçador que depende muito da proximidade temporal e espacial é um processo de aprendizagem visível de mudanças.E tem o papel ativo,na qual suas funções básicas são observar, experimentar, ou seja para ele não há necessidade do reforço para acontecer a aprendizagem.

    b)Em muitos casos os estudantes têm desenvolvido parcialmente as ideias corretas que podem ser utilizadas como fundamento para aprendizagens futuras.Um exemplo é a relação entre o sol e a terra,que desde criança eles são acostumados com a ideia que o "sol nasce e se põe" dando a ideia que o sol se move sobre a terra. Os estudantes então são colocados defronte a um problema com o dificil objetivo de apagar uma imagem mental que faz sentido para ele,baseado em suas proprias observações,e troca-la por um modelo que não é inerente aceito, criando lacunas ou falhas que podem interferir nas aprendizagens futuras.Dessa forma os estudantes constroem modelos falhos que usualmente são fracos e deixando-os inseguros sobre suas concepções.

    Ricardina Oliveira, Francisca Simone Lopes, Vanuleide Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa contextualização da resposta. Explore mais a construção dos conceitos.

      Excluir
  9. A) O papel do reforçamento é contrário a punições e esquemas repressivos. portanto é importante planejar, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, para que haja aquisição de novos comportamentos. através de estímulos e reforço aos quais os alunos se sintam bem ao executa-los.

    B) Segundo a teoria de Skinner, é necessário reforço. Ao qual no caso de ciências os alunos necessitam de estímulos, estímulos que vão além dos livros didáticos e das paredes da sala de aula .
    Maria Fabrícia

    ResponderExcluir
  10. a-observar e provocar um comportamento controlador diante de suas consequências , uma vez que é sugerido , aos indivíduos , que busquem recompensas ao tempo em que evitem punições , diante de seu comportamento, no entanto, segundo a teoria de skinneriana -no ensino-dár-se apenas quando o que deve ser ensinado pode ser apresentar sob certas contigễncias de reforço.
    b-nem sempre os autores concordavam com as teorias de seus colegas, apenas defendiam é sua e tentava convencer aos caros que a sua é que seria eficaz,watson por exemplo,diferente de skinner,defendia a importância do meio na construção e desenvolvimento do individuo , para ele o ambiente era o mecanismo facilitador e motivador para o individuo em sua construção de conhecimento e desenvolvimento.
    Ana Paula / Wilma Carvalho

    ResponderExcluir
  11. A principal crítica é que a aprendizagem só acontece através de uma prática reforçada.Atraves de estimulo que foi propocionado para que aconteça esse aprendizado.



    Academicas :Alzeni Alves dos Santos
    Leila Maria Soares Costa Aires
    Leobranda Carvalho Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisem em relação ao pensamento crítico e a reprodução das ideias levadas pelo condicionamento.

      Excluir
  12. Reforço e quando realiza algo visando determinada consequência .E importante do ponto de vista cultural ,pois o educador passa o conhecimento que já aprendeu e que foi passado de individuo para individuo. Ter o conhecimento e não colocar em prática.ELIETE E TÂNIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O condicionamento em si não leva em consideração a questão cultural. Na verdade se trata de uma operação massificante e arbitrária.

      Excluir
  13. a) Fazer com que o aluno avance no processo ensino aprendizagem de forma que ao retirar o reforço, a aprendizagem continue a acontecer naturalmente.

    b) A aprendizagem se concentra na aquisição de novos comportamentos e através de estímulos e reforços, sendo assim o comportamento reforçado e incentivado se torna mecanizado.

    acadêmicas
    Horlene Duarte
    Eltania Azevedo
    Iraildes Carvalho
    Leiliane Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de avanço deve ser interpretada a luz do condicionamento como uma construção massante de uma operação.

      Excluir
  14. a) É importante, pois faz com que o individuo continue buscando, porque sabe que de alguma maneira será recompensado.
    b) No caso das ciências seria como tornar-se um individuo mecanizado, pois após cada ação ele estaria sempre esperando um reforço e talvez não encontrasse estímulos para explorar e fazer novas descobertas.
    Dulcilene Santos.

    ResponderExcluir
  15. a)O comportamento das pessoas podem ser influenciado e controlados através do reforço .desejados e indesejados.A aprendizagem e a aquisição de novos comportamentos .Assim a aprendizagem ocorrem outra vez de estímulos e reforços,afim de obter comportamento desejado,oferecendo estímulos reforçados sobre os alunos que recebem passivamente conhecimento do professor.
    b)podem ter muitos conhecimentos mais não são podem ser colocados em praticas.E necessário o reforço ao qual no caso de ciências os alunos necessitam de estímulos,que vão além dos livros didáticos e das paredes das salas de aulas (segundo skinner)Roseane Loiola de Sousa,Teresinha Alves Teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. b)Skinner denominou reforços os eventos que tornam uma reação mais freqüente, que aumentam a probabilidade de sua ocorrência.as ações com consequências positivas sobre o indivíduo fazem que as práticas tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance.Dessa forma acontece com as ciências quanto reforcadas mais eles aprendem.
      Roseane Loiola e Teresinha Texeira.

      Excluir
  16. a) o reforço é o principal motor da aprendizagem.e que a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.

    b)É de fundamental importância, que se leva em conta todo conhecimento já existente naquele ser, em vez de desconsiderar sua bagagem. ADONIAS PEREIRA DOS SANTOS E REIJANE GONZAGA NOGUEIRA ( CIÊNCIAS DA NATUREZA).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a questão dos conhecimentos prévios não é de Skinner. Reveja esses conceitos.

      Excluir
  17. A) tem a função de desenvolver ações positivas ou negativas se o reforço tem ações prazerosas o individuo tende a repeti-las( reforço Positvo). caso contrario elimina- as.

    B) Segundo skinner, as pessoas podem ser influenciadas ou controladas através do reforço, ações não desejadas contribuem em sentimentos constrangedores ou até revolta no sujeito em aprendizado.
    Orlando José ,Vildete Procopio e Maria Da Guia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o termo "controladas" afinal, o aprendizado, por mais que condicionado é uma atitude humana, portanto, passível de comportamento crítico.

      Excluir
  18. a) Fazer com que o aluno amplie o seus horizontes no âmbito educacional ( aprendizagem) de forma ao longo do período o reforço seja desnecessário.
    b) Que haja uma mudança quase permanente nos educandos nas tendências comportamental e na vida mental do individuo, através de uma prática reforçada.
    Teresa Cristina e Delmária

    ResponderExcluir
  19. a) Que o processo de aprendizagem deve-se acontecer de forma que o comportamento operante inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam a ele.

    b) Que através do reforço,as pessoas podem ser controladas ou manipuladas tornando-se um individuo mecanizado e não encontram estímulos para explorar e fazer novas descobertas. ALAIANE E ALDIVANIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o termo "controladas" afinal, o aprendizado, por mais que condicionado é uma atitude humana, portanto, passível de comportamento crítico.

      Excluir
  20. quando você vai colocar a ultima atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última atividade proposta foi a criação de um blog pessoal e uma postagem sobre a importância de nossa disciplina na formação de vocês. Já recebi algumas respostas, mas alguns alunos ainda estão pendentes.
      Além disso, pedi para que utilizassem os blog criados por vocês nas atividades em sala de aula e que acompanharia isso on-line e daria o feedback no retorno.

      Excluir
    2. Professor gostaria de saber se recebeu meu endereço da criação do blog com atividade escrita realisada,pois a mesma.enviei na data prevista para seu email,se não aqui segue novamente(professorawilmalopespi).....me confirme por favor...Obrigada pela atênção .....grata aluna wilma carvalho

      Excluir