sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UFPI empossa sete docentes para os campi de Teresina, Bom Jesus e Parnaíba - UFPI

Olha o link porra! (depois de quiserem leiam! Abraços)

UFPI empossa sete docentes para os campi de Teresina, Bom Jesus e Parnaíba - UFPI

Uma grande realização começa a partir de um grande propósito!
É preciso sonhar e trilhar um caminho, por isso encaro essa etapa como a concretização de um projeto que teve início há exatos doze anos, quando ingressei na nossa velha UECE.
Desde os primeiros passos na graduação em Licenciatura Química aspirava chegar nesse lugar: Ensino Público Superior! Por que?
Pela intenção de poder contribuir, deixar um legado e dar um retorno a uma sociedade que me possibilitou oportunidades que a imensidão de outros brasileiros infelizmente não tiveram. Agradeço portanto, a muitos e muitas, entre os quais, não poderia de registrar, meus pais, afinal, educação, como diz Bourdieu é muito mais a construção de um capital cultural do que o adestramento escolar. Minhas duas incríveis mulheres, pois dão suporte a essa rebeldia incontida que me faz caminhar e assim, como diz Galeano, trilhar minha Utopia.
Além disso, agradeço a alguns verdadeiros mestres: Osvaldina, pois foi ela que ainda inspirada na pedagogia de Emilia Ferreiro, talvez até sem muita inspiração, mas carregada de devoção, ensinou-me as primeiras operações silábicas.
Apesar do mercantilismo educacional, aos meus professores de química do Geo Studio, pois me influenciaram na escolha do curso, e sem dúvida, ao grande e eterno Paulo Auber Rouquayrol, pois dentro de sua pedagogia dura, pouco Freireana, inspirou-me e provocou-me a ir além, não só um arauto do saber científico, mas sobretudo, um senhor de lições de vida.
A todos, muito obrigado.
E lógico, aos amigos da esbórnia, pois concederam-me o amadurecimento para ser um eterno adolescente no que diz respeito ao inconformismo que move minhas transições, impulsos e rompantes pedagógicos pouco ortodoxos.
Contudo, apesar da felicidade, tenho convicção da responsabilidade, dos desafios de fazer educação em uma sociedade tão desigual, quero poder realizar 0,5% do que pretendo, pois como quero muito, tenho certeza que não conseguirei voar, mas chegarei no mínimo a alguns momentos de queda livre!
Para finalizar um pouco de filosofia, pois é assim que percebo os ofícios e as intenções; como artísticos, dessa forma, reflitam sobre a nossa arte pedagógica, nossa mentira e nossa verdade moral: a educação.

"Temos a arte para não morrer da verdade" (Nietzsche)


Um comentário: