quinta-feira, 26 de março de 2015

Metodologia do ensino de Química: Ensino e cidadania

Olá pessoal, nas últimas aulas discutimos muito acerca do ensino de Química no contexto de uma formação cidadã.
Leia o artigo que segue, assista ao vídeo e responda:

a) Por que a educação e cidadania, não apenas no contexto das Ciências/Química, ainda são gargalos em nossa sociedade?
b) Qual o papel do ensino de Ciências/Química nesse contexto?

Vídeos:

Artigo:
http://blogs.ua.pt/isabelpmartins/bibliografia/AtasNac_37_CienciaCidadania_XIV_ENEC_2011.pdf

11 comentários:

  1. b)O principal contexto da Química é mostrar como ela está presente em nosso cotidiano e que esse pode ser um dos artifícios utilizados pelos professores para atrair a atenção de seus alunos, utilizar não somente a parte teórica mas atrelar seus conhecimentos com a prática e partir daí derrubar paradigmas intitulados no ensino de ciências.

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  2. a)Porque para a população a educação não é vista ainda como prioridade, muito menos para os políticos, que são os mais beneficiados com a falta de informação do público, uma vez que uma população leiga se torna mais fácil de ser corrompida e ludibriada, assim os governantes se aproveitam e ao invés de investirem em educação, eles investem em incentivos, em programas como o bolsa família que ajuda na renda das famílias que possuem crianças estudando em escolas públicas, não criticando o programa, mas creio que existam outras formas, porque querendo ou não muitas crianças frequentam a escola, não para serem educadas, mas por conta do benefício, assim como o fato da alimentação, citado no vídeo, muitas crianças frequentam por conta do lanche, escola não é só pra isso, deveriam ter outras maneiras de atrair a atenção dos estudantes. Outro fato que podemos citar, é que muitos frequentam por obrigação, visam somente concluir o ensino médio, não tendo em vista um futuro ou imaginando um bem próximo ao de seus pais, o que nos mostra uma falta de apoio, de incentivo, dentro e fora das escolas, porque enquanto tivermos uma população de mentes pequenas e submissa aos governantes, nada vai mudar.

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  3. a) O Brasil é o país totalmente desigual e na educação não é diferente. As escolas particulares com seus altos índices de aprovação em vestibulares nos fazem deduzir uma melhor educação aplicada. De fato, vemos em escolas da rede particular de ensino um grande investimento financeiro no que diz respeito a condições de estudo, dentre os quais podemos citar: boas salas de aula com climatização agradável, cadeiras confortáveis, etc. Por outro lado, vivenciamos um descaso no que se refere instituições públicas de ensino a começa pelo baixo incentivo financeiro para quem exerce tamanha responsabilidade de educar.
    Hoje, dificilmente veremos jovens estudantes que almejam uma carreira na licenciatura, seja por motivos financeiros ou por condições precárias de atuação. Entretanto, aqueles que escolhem ser professores ainda se deparam com uma má formação acadêmica, pois grande parte dos docentes são bacharéis e desprovidos de uma visão educadora no que se refere a construção de um futuro educador para formação de um cidadão.
    Em uma visão mais especifica e não menos importante, o contexto familiar possui um papel fundamental para a educação. Os pais devem participar mais da educação de seus filhos, acompanhando, incentivando, dialogando. Não cabe a escola e ao professor, o papel único e exclusivo de educar. A educação familiar é importante para que culturas e cidadania perpetuem ao longo da vida de um indivíduo.

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  4. a) Esse gargalo na educação brasileira começa desde a divisão social que há no país, ultimamente tem se falado que muitos brasileiros chegaram na classe média e realmente eu percebi isso, porém vejo o outro lado, nunca vimos tantos ricos ficando cada vez mais ricos, será se essa faixa de brasileiros que "elevaram" suas condições representa uma tentativa de igualar a renda social do país? Na minha opinião não vejo dessa forma, vejo que essa faixa foi apenas uma forma do governo maquiar os até então "futuros escândalos". Então se tem poucos muito e tantos com pouco como seria possível ter uma educação de qualidade igualitária, se o país em que vivemos é extremamente egocêntrico? Devido a isso a educação não é prioridade e tão cedo não será, quanto mais "tolos", melhor pros que estão no poder.
    Ingrid Lorrana

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  5. b) A Química tem como principal importância trazer o mundo educacional, o "mundo químico" para dentro da sociedade. Quebrar as barreiras que separam a vida escolar e a vida social. Isso seria possível através de mudanças na abordagem dos assuntos de química, quanto mais relacionarmos os assuntos ministrados em sala de aula, com assuntos do dia a dia, seja eles só por curiosidade ou para conscientização, mais seremos capazes de desenvolver cidadãos pensantes.

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  6. a.O ensino de química na nossa sociedade ainda é muito desvalorizado, vivemos um momento de grande descaso em todas as áreas da educação. Não há o interesse em formar cidadãos, apenas transmissão de conteúdo, jogados aos alunos sem nenhuma relação com o seu cotidiano. Há uma desvalorização do ensino que venha contribuir para o crescimento da sociedade, que venha educar sujeitos pensantes e a sociedade a cada dia vai chegando ao caos, como se fossem máquinas, absorvendo somente o que lhe é necessário para uma futura profissão.
    b.A ciência tem como papel além da transmissão de conteúdos, deve também criar situações que façam com que os alunos possam pensar, criar ideias, fazer conclusões. Relacionar teoria com o que acontece no cotidiano e assim gerando aprendizagem, conhecimentos, crescimento em sala de aula e repercutindo na sociedade.
    Rute Araújo

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  7. A) educaçao e cidadania tem conceitos distintos mesmo que eles se cruzem, uma vez que o objetivo de um pais seja preparar cidadaos para o exercício da cidadania, para isso e necessário que se dê educaçao já na are das ciências isso vem apresentando dificuldades por meio das aulas teóricas e praticas uma vez que nestas aulas só se ensina a parte de conteúdos em si, (Ensino científico)e a parte da literatura sobre cada conteúdo na área. E nao se passa os valores para exercício da cidadania .
    JOÃO PAULO LIMA FEITOSA

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  8. B) o papel das ciências neste contexto deveria ser fazer, uma ponte entre os saberes científicos e os saberes sociais, de forma a incerir o educando na sociedade nao só com. Uma pessoa que retém os saberes literários, mas também seus direitos seus deveres e obrigaçoes, assim por meio da química deve-se bolar metodologias para transmitir esses saberes.
    JOÃO PAULO LIMA FEITOSA

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  9. Sim, porque atualmente o Brasil ainda não se sobrepõe como pátria educadora aqui a educação não é vista como argumento necessário para mudar a sociedade, apesar de um alto incentivo por parte da família, dos educadores, entretanto vemos rotineiramente o futebol como exemplo de futuro bem sucedido, a partir dái deixa-se de lado o verdadeiro amigo para uma realização seja ela financeira, ou educativa, em nossa sociedade temos que ter em mente que seria melhor as pessoas estudando, que gamadas em uma bola entre quatro linhas
    Rafhael Rodrigues Cunha

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  10. Tal disciplinas são vistas como chatas, que na maioria os alunos não gostam, talvez por um desinteressável, ou por não possuir minimas condições, ou talvez pela metodologia utilizada pelo professor, também por uma falta de incentivo, creio que a insersão das em mesmas no âmbito pessoal ou seja trazer essa perspectiva para a vida do aluno e não a restringindo somente na sala de aula seria capaz de transformar o pensamento e fazer com que as pessoas tenham uma visão diferente da educação
    Rafhael Rodrigues Cunha

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  11. A) ACLECIO PACHECO
    A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química.
    B)
    O que significa ensinar química para o cidadão? Será que o cidadão precisa de conhecimentos em química? Será que o ensino de química que temos ministrado em nossas escolas tem preparado nossos jovens para o exercício consciente da cidadania? Será que ensinar química para o cidadão é o mesmo que preparar alunos para o vestibular?
    O ensino de Química, como parte da educação básica, tem como objetivo a formação da cidadania, o que implica na necessidade de desenvolver no aluno conhecimentos básicos de química e tecnologia para que ele possa participar da sociedade tecnológica atual, bem como atitudes e valores sobre as questões ambientais, políticas éticas relacionadas à ciência e tecnologia. Nessa perspectiva, o ensino de química deveria levar o aluno a vivenciar situações que propiciassem o desenvolvimento da capacidade de julgar, avaliar e se posicionar frente às questões sociais que envolvam tais aspectos.

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