sábado, 29 de março de 2014

Vamos Intelect@r? Educando Com(ns)Ciências - verbo, árvore e mente!




Não gosto da alcunha, do adjetivo, da qualificação “intelectual”, no país que habitamos, de paradoxos abissais em relação às oportunidades, soa-me sempre como perjôro-adjetivo! Afinal, para o resto da humanidade que não é contemplada por tal pseudo-adjetivação é como se o “intelectual” fosse uma figura decorativa, alegórica e estática! Fadada ao exclusivo exercício do pensar!
Tomando como cabide para minha fala, cito o grande Poeta Arnaldo Antunes o qual, juntamente com Paulo Miklos, conseguem, apesar de não ter sido o propósito de seu texto, ancorar minha fala:

“O meu exercicio predileto é pensar
Passo muitas horas do dia pensando, só pensando
Às vezes levo o meu corpo para passear
Enquanto ele faz cooper eu fico esperando...”

Ora, mas a figura da intelectualidade não pode nem deve ser refém do corpo, pois assim, seria refém da ação, ou  melhor contribuiria para a omissão, desta feita, prefiro ao invés do adjetivo intelectual, o substantivo intelectação, uma variação do verbo intelectar, pois assim, seria então um intelectuador aquele que se dispusesse, a partir do pensamento gerar uma ação reformuladora, transformadora, educativa!

Eis que ontem nasceu o verbo, espero que, assim como uma erva daninha, prolifere-se, para usar um termo da moda: viralize! Abram alas para o Educando Com(ns)Ciências! A subversão do adjetivo e a incorporação do verbo. Que possa promover intelectação e contribua socialmente na promoção da cidadania!

Um comentário:

  1. Tipico de professores fascinantes ai me lembrei de Augusto Cury

    "Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar"

    fascinante.

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