segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cinesioterapia: Exercício Terapêutico

Olá Pessoal,

Como você definiria cinesioterapia?
Por que existe exercício e exercício terapêutico? O que é necessário para que um exercício seja considerado terapêutico no contexto do movimento humano? Quais as prioridades terapêuticas devem ser levadas em consideração para a prescrição dos exercícios?
O exercício terapêutico pode ser prescrito pelo fisioterapeuta? Qual diferença do exercício prescrito pelo profissional de educação física?

Prazo: 20/08/2012

Links:

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RFM?dd1=1937&dd99=view

http://www.youtube.com/watch?v=6qqzypm4fOk



12 comentários:

  1. Cinesioterapia seria uma forma de tratamento associando o movimento corporal às leis da biomecânica.

    Porque ambos tratam do corpo, porém com foco diferente. O exercício terapêutico é associado a uma disfunção acarretada ou não por uma doença e já o exercício tem focos diversos onde não se aplica ao tratamento de uma disfunção,como por exemplo manter uma performance ou um treinamento.Portanto é necessário que haja uma disfunção para ser prescrito um exercício terapêutico.

    As prioridades se baseiam em tratar a lesão,período inflamatório,amplitude,força muscular,equilíbrio neuromuscular e
    propriocepção.

    O fisioterapeuta pode prescrever um exercício terapêutico. A diferença do exercício prescrito pelo profissional de educação física é
    que o seu foco é outro,como dito anteriormente, onde não consiste em tratar uma disfunção.
    Ele prescreveria para treinamento,performance,condicionamento,dentre outros.


    Alunas: Raíssa Tavares e Ana Camila Rodrigues
    Turma:3AB5CDT

    ResponderExcluir
  2. cinesioterapia: tratamento das doenças articulares pelos meios de atividades ativas e passivas;

    exercício físico: é qualquer atividade física que mantem ou aumenta a aptidão física em geral e tem objetivo de alcançar a saúde, recreação e o bem-estar;

    exercício terapeutico: é um dos principais métodos e atuações da ciência da saúde, no tratamento de uma disfunção ou prevenção;
    Prioridades terapeuticas: tratar um trauma, pós-operatório amplitude de movimento, inflamação, lesões musculares, etc;
    Sim, o fisioterapeuta pode prescrever o exercício terapeutico.
    o educador físico passa exercicios para treinamento, condicionamento fisico, bem-estar, não esta direcionado para o tratamento de patologias.

    aluna: Sabrina Diogenes
    turma: 35 abcd tarde

    ResponderExcluir
  3. Cinesioterapia é a terapia pelo movimento. Tem como objetivo previnir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função, utilizando os conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica.

    Exercício terarêutico tem como finalidade a manuntenção ou desenvolvimento do movimento livre para sua função e tem como efeitos principais a melhora da força,resistência à fadiga, coordenação motora, mobilidade e flexibilidade enquanto que no exercício é mais para ganhar força e condicionamento físico.

    Quando este exercício consegue obter avanços naquele paciente,antes não obtidos, quando se vence a dor, se melhora o bem estar e a qualidade de vida daquele paciente, isto deve ser considerado terapêutico no movimento humano.

    As prioridades são quais grupos musculares devem ser treinados, que tipo de ação muscular deve ser treinada, quais são as necessidades específicas para força muscular, hipertrofia, resistência, potência, agilidade, equilíbrio dentre outros.

    Pode sim ser prescrito por um fisioterapeuta.

    Ambas trabalham o corpo, mas em geral a fisioterapia se preocupa com uma visão mais pormenorizada, enquanto o profissional de Educação Física com uma visão mais global. Ambas visam a qualidade de vida, mas a fisioterapia se foca primariamente em alcançar ou preservar a integridade, enquanto a Educação Física é um processo educacional preocupado com o desenvolvimento de competências.

    Ana Fernanda Lima Duarte. Turma: 35 ABCD Tarde

    ResponderExcluir
  4. a cinesioterapia esta basicamente relacionada a terapia pelo movimento, sendo a utilização de diferentes formas de atividades motora,como meio de tratamento de enfermidades.

    o exercicio fisico esta direcionado em aumentar a optidão fisica, condicionamento,treinamento tendo como objetivo de alcançar a saúde e a sensação de bem-estar. enquanto o exercicio terapeutico está relacionado a uma disfunção,é um treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturais ou atividades fisicas com a intenção de proporcionar ao paciente meios de tratar ou prevenir comprometimentos,melhorar, restaurar ou aumentar a função fisica,evitar ou reduzir fatores de risco relacionados á saúde.
    no contexto humano o exercicio terapeutico deve esta relacionado com o bem- estar como o alivio da dor e com melhoras ao longo do tratamento, proporcionando uma qualidade de vida.
    para a prescriçao dos exercicios terapeutico as prioridades são: tratar a lesão,controlar o processo inflamatório,manter a amplitude do movimento,a força, o equilibrio neuromuscular e a propriocepção.

    sim, pode ser prescrito por um fisioterapeuta. pois está relacionado ao tratamento de uma disfunção. enquanto o educador fisico está direcionado ao condicionamento, perfomance, treinamento e competição.

    Alunos: camila silva e ícaro vasconcelos.
    Turma:35ABCD tarde

    ResponderExcluir
  5. Cinesioterapia é a terapia do movimento

    Exercício serve para cuidar da performance e exercício terapêutico serve para tratar uma disfunção

    É considerado terapêutico quando há atuação da ciência da saúde, empregando a terapia e na prevenção de doenças

    As prioridades consideradas para a prescrição são respectivamente: lesão, controle do processo inflamatório (dor e edema), amplitude do movimento, força, função neuromuscular e propriocepção.

    Sim. O profissional de educação física vai cuidar do corpo sem disfunção, dando enfase ao condicionamento e performance.

    Arlete Lima
    35ABCD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definiríamos cinesioterapia como uma técnica que visa tratar e prevenir doenças através de exercícios terapêuticos, baseada nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica.

      Exercícios são atividades físicas que têm como objetivos o aumento da aptidão física, a melhora da saúde e o aperfeiçoamento estético do corpo, realizado pelo profissional de educação física.
      O exercício terapêutico tem como objetivos a correção e restauração de alguma disfunção do corpo, melhorando a amplitude dos movimentos, força, resistência e flexibilidade, realizado por um fisioterapeuta.

      É considerado terapêutico quando se quer prevenir ou tratar disfunções e doenças.

      Controle do processo inflamatório, tratamento de lesões, manutenção de amplitude de movimento, força, equilíbrio neuromuscular e propriocepção são algumas prioridades terapêuticas que devem ser levadas em consideração para a prescrição dos exercícios.

      Sim, o exercício terapêutico pode ser prescrito pelo fisioterapeuta.

      O prescrito pelo profissional de educação física visa o aperfeiçoamento e a manutenção do corpo através de treinamentos.

      Gladis Gomes, Nadine Gomes, Raiane Queiroga.
      T35ABCD

      Excluir
  6. Cinesioterapia é a designação dos processos terapêuticos que visam a recuperação funcional através da realização de movimentos ativos e passivos, tendo como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento.

    Existe exercício e exercício terapêutico porém, à diferença nas finalidades de cada um. O exercício, em si, tem objetivo de trabalha uma disfução para treinamento, peformace, competição, ou seja, com fins de proporcionar bem estar físico e mental. Já o exercício terapêutico, tem como objetivo trabalhar uma disfunção voltada para doença, proporcionando a recuperação de um movimento, um encurtamento, etc.
    Portanto no contexto do movimento humano, o exercício é considerado terapêutico quando se tem, ou quer prevenir, uma contratura, ou atrofia muscular e óssea das partes sadias e membros. Nestes tipos de casos é de suma importância a intervenção fisioterapêutica, pois é ele quem vai prescrever um tratamento levando como prioridade, uma lesão, controle do processo inflamatório, amplitude , força, equilíbrio neuromuscular e propriocepção. Diferente da prescrição feita pelo fisioterapeuta, o profissional de educação física, como dito anteriormente, tem foco para treinamento, peformace, competição, dentre outros.

    Rebeca Cordeiro, Luana Falcão e Maria
    T35ABCD

    ResponderExcluir
  7. 1-Como você definiria cinesioterapia?
    É todo o tratamento que envolve o movimento a fim de obter a recuperação ou manutenção do mesmo.
    2-Por que existem exercício e exercício terapêutico?
    Porque a finalidade de ambos são diferentes, o primeiro é para condicionar o corpo, já o segundo é mais para o tratamento de uma doença e afins.
    3-O que é necessário para que um exercício seja considerado terapêutico no contexto do movimento humano?
    Deve ser destinado a prevenção ou tratamento de disfunções.
    4-Quais as prioridades terapêuticas devem ser levadas em consideração para a prescrição dos exercícios?
    Lesão, controle de processo inflamatório, amplitude de movimento, força, função neuro muscular, propriocepção e auta.
    5-O exercício terapêutico pode ser prescrito pelo fisioterapeuta?
    Sim, pois ele pode identificar a disfunção e traçar o programa (exercícios) para recuperar o estado normal.
    6- Qual diferença do exercício prescrito pelo profissional de educação física?
    A diferença esta no objetivo de cada profissional, o educador físico esta voltado para os exercícios de treinamento, condições físicas em geral e não na recuperação de uma função perdida, como é o caso do fisioterapeuta.
    Heraldo Rangel / Jordy Dias T35abcd

    ResponderExcluir
  8. 1) M O seu significado literal quer dizer : Terapia do movimento. É o tratamento por meio de técnicas de mobilização.
    2) O exercício físico , em geral , está muito associado com o aumento do tônus muscular, melhora na circulação, perda de peso e etc. Já o exercicio terapêutico está voltado para a recuperação e /ou ganho de função corpórea , que tenha sido alterado.
    3) A principal finalidade é a manutenção ou desenvolvimento do movimento livre para sua função e seus efeitos podem ser o desenvolvimento , melhora restauração e manutenção da força , resistência , mobilidade e flexibilidade do relaxamento e da coordenação motora.
    4) Tais prioridades são o controle e o tratamento da lesão, dos processos inflamatórios , ganho e/ou manutenção de ADM ,de força muscular e os mecanismos de propriocepção.
    5) Sim, de acordo com a disfunção apresentada , o exercício adequado poderá ser prescrito.
    6) O exercicio prescrito pelo fisioterapeuta objetiva-se em tratar determinada alteração (disfunção) de algum segmento do corpo, ou como um todo. Já os exercícios dos educadores físicos estão voltados para ganho de massa muscular.

    Alunas: Larissa Vianna, Raiane Alencar e Marina Bastos

    ResponderExcluir
  9. A cinesioterapia é a terapia pelo movimento ativo e passivo.Pode estar tratando ou prevenindo os problemas com base na anatomia humana e na biomecânica.

    Existem vário tipos de exercícios e cara um com a sua finalidade, que nem sempre são as mesmas. Pode ser considerado terapêutico se tiver uma finalidade de devolver o movimento do membro, com a amplitude possível , força, resistência, testando a possível flexibilidade, dentre outras...O que deve ser levado em conta para a prescrição do exercício é o bem estar do paciente e a regeneração, melhora dos movimentos, tratamento das possíveis lesões, tratamento do processo inflamatório, o cuidado e melhora da propriocepção e equilíbrio...
    O exercício terapêutico pode sim ser escrito pelo fisioterapeuta. O fisioterapeuta prioriza a funcionalidade do movimento do paciente, recuperar seus movimentos, força, suas funções, etc. O profissional da educação física prioriza o aumento do tônus muscular no sentido estético, dando a pessoa um corpo definido, condicionamento físico, etc.

    Aluna: Débora Alves de Amorim. Turma:35 ABCD Tarde

    ResponderExcluir
  10. A cinesioterapia é o uso do movimento ou exercício como forma de tratamento, A cinesioterapia é uma técnica que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica, a fim de proporcionar ao paciente um melhor e mais eficaz trabalho de prevenção, cura e recuperação funcional.
    Para o treinamento de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas com a intenção de proporcionar ao paciente: Melhora á saúde Funcional, restaurar função física e treinamento proprioceptivo agindo em doenças ou como prevenção. O exercício terapêutico tem como objetivo manter, corrigir e/ou recuperar uma determina da função, ou seja, restaurar a função normal de corpo ou manter o bem estar (SHESTACK,1987). Sua principal finalidade é a manutenção ou desenvolvimento do movimento livre para a sua função, e seus efeitos baseiam-se no desenvolvimento, melhora, restauração e manutenção da força, da resistência à fadiga, da mobilidade e flexibilidade, do relaxamento e da coordenação motora (KISNER & COLBY,1998). Levando em consideração o tratamento da lesão, dos processos inflamatórios, traumas, amplitude de movimento, força muscular e treinamento proprioceptivo.
    Não devemos esquece:
    Avaliação do paciente, Desenvolvimento de um plano, Elabora a conduta de acordo com os objetivos, Programar “o plano”, realizar o tratamento “Ação”, Avaliar o paciente novamente, Observar os resultados.

    Sim, As metas dos exercícios incluem a prevenção de disfunção assim como o desenvolvimento, melhora, restauração ou manutenção do movimento, correção postural, relaxamento, coordenação do equilíbrio osteomioarticolar. O profissional de educação física participa do processo de recuperação da saúde mais o foco dele é outro ele visa principalmente o condicionamento físico e fortalecimento muscular.

    Alberto de Oliveira
    Jeovania Lima


    ResponderExcluir