quarta-feira, 24 de abril de 2013

LULA: a Organic Intellectual.



 He has been called the Teflon president, the most popular president in the world, a leader who has survived scandal after scandal only to see his approval ratings rise to new heights.
But with industrial production slowing badly and unemployment climbing, President Luiz Inácio Lula da Silva of Brazil may be showing some chinks in his seemingly impregnable armor, analysts say.
As he took the world stage at the Group of 20 summit meeting in London on Thursday, he faces mounting challenges to his domestic popularity and perhaps to his status as one of the developing world’s most forceful advocates.
At least three polls showing a recent drop in his stellar approval ratings and a rush of controversy over comments he made last week, in which he blamed “white people with blue eyes” for the economic crisis, could be signs that Mr. da Silva, known as Lula, is mortal after all, analysts said.
“The prospect that Brazil’s economic and social gains could be undercut...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sai daí Má! - Feliciano não Mamãe.


Vivemos em um Estado Laico, porém parece que apenas de Direito, afinal, de fato, fico na dúvida acerca do direito as garantias individuais, sobretudo quando o assunto é o credo, a fé, a incredulidade e o agnosticismo.
Parece que retrocedemos ao medievalismo tribal quando o assunto é a crença e a descrença. Voltamos ao tempo das Cruzadas onde se matava e esfolava “em nome de Deus”, afinal, Marcos Feliciano representa o que há de mais medieval, mais torpe e mais absurdo quando se trata de laicismo, afinal, prega em cena pública os sentimentos mais tacanhos e provincianos, demonstra um total desconhecimento do que seja liberdade, respeito as garantias individuais e direitos humanos.
Aliás, por falar em Direitos Humanos, é preciso perceber que não se trata desse reducionismo que a mídia vem fazendo questão de veicular, vinculando os mesmos ao fato quase que exclusivo dos homossexuais e negros. Muito pelo contrário!
Direitos Humanos são cláusulas pétreas no Direito das Individualidades e da Coletividade!
Ao contrário do que os intelectuais de direita apregoam, tentando desqualificar a noção dos Direitos Humanos, os mesmos não existem para dar respaldo a bandido em detrimento da família das vítimas,não!
Os Direitos Humanos alicerçam a vida em sociedade, garantem a livre expressão, a garantia as liberdades individuais, o laicismo, o direito a vida, a igualdade, enfim, tais direitos são o anteparo do respeito e da vida em sociedade.
Como pode então ir parar nas mãos de um “antissemita” lato sensu?
Marcos Feliciano na Comissão de Direitos Humanos é tão desumano quanto a Inquisição, o DOI-CODI, o Talibã, Hiroshima e outras atrocidades!
É inadmissível um discípulo do arrebanhamento e do marketing da fé estar a frente de uma comissão desta natureza, é como por Herodes para dirigir um orfanato, ou seja, é um culto a intolerância, um retrocesso à condição da bárbárie e da selvageria: É DESUMANO.

Vejamos uma de suas pérolas. Em seguida reflitamos com as palavras de João Alfredo, presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara em Fortaleza.

                                                                  (Que é isso, Feliciano?)


(O sensato João Alfredo)

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cultura Nordestina: Plena Fertilidade!

Com todo respeito aos que gostam dos Axés da vida, das modinhas dos programas de auditório, dos funks de  meia silaba só e até mesmo dos hits das novelas da ... (me recuso a fazer essa propaganda). Mas precisamos dar uma trégua a essas melodias e nos permitirmos conhecer (para os que ainda não tiveram oportunidade) e nos deleitarmos com outros sons, melodias culturais, sarcasmos e poesias fluidas.
Para isso garimpei algumas jóias de DNA Nordestino e compartilho:

Na ordem:

1. A Onda, Fabricado no Piauí, Validuaté.
2. Anoiteço, Fabricado no Ceará, O Jardim das Horas.
3. Aqui Jazz Você, Fabricado no Ceará, Veronika Decide Morrer.
4. Ivete, Fabricado no Recife, Academia da Berlinda.
5. Eu Tinha tudo pra Ser Feliz, Fabricado na Paraíba, Totonho e os Cabra.
6. O Pobre dos Dentes de Ouro, Fabricado no Ceará, Cidadão Instigado.

Quem gostar: Comenta Porra! Quem não gostar: F...-se!


terça-feira, 2 de abril de 2013

Notação Química: Trabalho - Entrega 11/04/13


1. (UNB) A Química está presente na vida das pessoas e, muitas vezes, não se toma consciência disso. Por exemplo, a reportagem "A saúde está na feira - substâncias recém descobertas em frutas e verduras, chamadas pelos cientistas de fitoquímicos, previnem o envelhecimento e ajudam na cura de doenças", publicada na revista Globo Ciência (ano 5, n.°58, p. 32 - 4), dá uma ideia de como as substâncias regulam o funcionamento do corpo humano. Com o auxílio dessas informações, julgue os itens abaixo.

(  ) As substâncias químicas são prejudiciais à saúde.
(  ) Frutas e verduras são constituídas de substâncias.
(  ) A água salgada, utilizada para cozer alimentos, ferve a uma temperatura constante,
por se tratar de substância composta.
( ) O cozimento de verduras acarreta a separação de fitoquímicos por meio do processo conhecido como destilação.

2. (MACKENZIE-SP) Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que são saudáveis por serem naturais, isentos de QUÍMICA. Um aluno atento percebe que essa afirmação é:

a) verdadeira, pois o produto é dito natural porque não é formado por substâncias
químicas.
b) falsa, pois as substâncias químicas são sempre benéficas.
c) verdadeira, pois a Química só estuda materiais artificiais.
d) enganosa, pois confunde o leitor, levando-o a crer que "química" significa não saudável, artificial.
e) verdadeira, somente se o produto oferecido não contiver água.

3. (UNICAMP-SP) "Os peixes estão morrendo porque a água do rio está sem oxigênio, mas  nos trechos de maior corredeira a quantidade  de oxigênio aumenta". Ao ouvir esta informação  de um técnico do meio ambiente, um estudante  que passava pela margem do rio ficou confuso  e fez a seguinte reflexão: "Estou vendo a água  no rio e sei que a água contém, em suas moléculas, oxigênio; então como pode ter  acabado o oxigênio do rio?"

a) Escreva a fórmula das substâncias  mencionadas pelo técnico.
b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

As questões de número 4 a número 17 referem-se ao gráfico abaixo.



 
4. A menor quantidade de água a 20°C, para dissolver completamente 45 g de Ce2(SO4)3, é:

a) 125 g b) 200 g c) 100 g d) 225 g e) 250 g

5. Assinale a conclusão falsa.

a) Se dissolvermos 150 g de NH4Cℓ em 300 g de água a 30°C, obteremos solução saturada, sobrando 30 g de sal não-dissolvido.
b) 80 g de NH4Cℓ saturam 200 g de água a 30°C.
c) Podemos dizer que na faixa de 0° - 100°C a solubilidade do NaCℓ em água cresce muito pouco com a temperatura.
d) O mais solúvel desses sais é o NaNO3.
e) Se 20 g de Ce2(SO4)3 forem dissolvidos em 100 g de H2O gelado, no aquecimento acima de 20°C começará a precipitar-se sal.

6. Entre os sais citados, qual tem sua solubilidade diminuída com a elevação da temperatura?

7. Em que temperatura a solubilidade do NaCℓ é igual à do NH4Cℓ?

8. (Unifesp) Uma solução contendo 14g de cloreto de sódio dissolvidos em 200 mL de água foi deixada em um frasco aberto, a 30°C. Após algum tempo, começou a cristalizar o soluto. Qual volume mínimo e aproximado, em mL, de água deve ter evaporado quando se iniciou a cristalização?

Dados: solubilidade, a 30°C, do cloreto de sódio = 35g/100g de água; densidade da água a 30°C = 1,0g/mL.

a) 20. d) 100.
b) 40. e) 160.
c) 80.

9. O processo a seguir é um dos que ocorrem nos catalisadores dos carros:

CO (tóxico) + ½ O2 → CO2 (não-tóxico)

Determine o número de moléculas de CO2 formadas na reação entre 2 mol de CO e 2 mol de O2.

10. A amônia, largamente utilizada na indústria de adubos, pode ser produzida pelo método Haber:

N2 + 3 H2 → 2 NH3

Caso sejam utilizados 6 . 104 mol de cada reagente, determine:

a)    o reagente limitante.
b)    a quantidade, em mol, de amônia obtida.

11. (Fuvest-SP) A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 · 10–5 mol/litro. Se uma pessoa tomar 3,0 litros dessa água por dia, ao fim de um dia, a massa de fluoreto, em miligramas, que essa pessoa ingeriu é igual a: (massa molar do fluoreto: 19,0 g/mol)

a)      0,9.  b)      1,3.    c)      2,8.   d)      5,7.    e)      15.

12. Qual massa de ácido sulfúrico (H2SO4) será necessária para preparar 2 litros de uma solução na concentração de 3 mol/L? Dado: M(H2SO4)= 98 g/mol.