quinta-feira, 26 de abril de 2012

Planejamento e gestão: Honorários e código de ética

Olá pessoal, como sabemos somos regidos por um código de ética que visa conduzir nossas ações em prol da categoria e de seus usuários. Um dos pontos importantes de nossa conduta diz respeito ao mercado de trabalho e a concorrência. Pois bem, leiam o código de ética da profissão e o referencial de honorários e respondam?

a) As vendas coletivas são atributos de mercado ou promovem desvalorização profissional? Como o código de ética qualifica essa conduta?
b) Quanto aos honorários, que política devemos ter em relaçãos aos planos de saúde? É possível equalizar um tratamento digno e compatível com a remuneração de mercado?

Prazo: 18/05/12

Links:

http://coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=26

coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=26

Trauma I: Fisioterapia nas artroplastias

Olá pessoal, a partir dos textos contidos nos artigos, respondam:

a) Do ponto de vista cinesiológico, qual o tipo de protetização tem vantagem para a deambulação?
b) Em relação ao tipo de abordagem cirúrgica, qual a correlação entre as vias de acesso e o risco de embolias venosas? Justifique.
c) Existe vantagem cinesiológica em relação ao tipo de abordagem cirúrgica? Por quê?

Prazo: 12/05/12

Links:

http://www.frasce.edu.br/nova/prod_cientifica/artroplastia_quadril.pdf

http://www.drrosito.com.br/images/stories/artigos_pdf/comparacao%20das%20abordagens%20antero%20lateral%20e%20posterior%20em%20artroplastia%20total%20primaria%20de%20quadril.pdf


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Trauma II: Casos importantes

Caso 1: Indivíduo sofre com dores no joelho e diagnótico de gonartrose. Em sua avaliação funcional, que aspectos devem ser abordados pelo fisioterapeuta, relativos à:
Funcionalidade
Medicamentos usados
Quadro clínico
Há testes epecíficos? O que detectar em uma imagem radiológica?

Caso 2: Na síndrome do impacto no ombro, quais os achados semiológicos da doença?
Que músculos podem estar envolvidos na compressão subacromial? Justifique.
Enquanto aconselhamento, que movimento deveria ser evitado em acima de qual amplitude? Justifique.

Caso 3: Indivíduo fez uma cerclagem de patela por conta de acidente automobilístico. Que sinais devem estar presentes na avaliação cinesiológica 30 dias depois do acidente? Justifique.
Quais os objetivos terapêuticos?

Caso 4: Indivíduo sofreu uma reconstrução do LCA. No pré-operatório suscitou-se a possibilidade de um tratamento conservador. Qual parâmetro serviria para indicar tal conduta? Como isso poderia ser avaliado?

Caso 5: Em relação à CIF, qual sua maior contribuição para as profissões de saúde? No que se baseia o seu diagnóstico? Quais seus entraves para execução no SUS?

Caso 6: A goniometria é um procedimento validado? Quais suas limitações? Quais suas vantagens?

Caso 7: Paciente no leito, que repercussões cinesiológicas pdem acometer o indivíduo imobilizado ao leito? Como proceder na avaliação funcional?