terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ensino de Química: CTS no ensino da Química

Olá Pessoal,
Na aula de hoje foram intrioduzidos os conceitos iniciais sobre as Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Químca.
Baseado nas provocações geradas durante a aula e tendo como subsídio o vídeo e os artigos disponiblizados abaixo pelos links, reponda:

Parte I: Construção de conceitos preliminares (Prazo: 04/12/2011)

a) Identifique em diferentes setores da cultura humana (sociedade), três exemplos que caracterizem a presença do conhecimento químico.
b) Classifique esses exemplos em benéficos ou maléficos para o desenvolvimento  a sustentabilidade da sociedade moderna.
c) Destaque do texto das orientações curriculares indicações explícitas acerca do uso da C.T.S no ensino de química.


Parte II: Elaboraçao conceitual crítica. (Prazo: 02/01/2012)

Escreva uma resenha de quatro laudas, baseada nos artigos indicados, sobre o papel da Educação Química na elaboração d pensamento crítico do homem em sociedade.

Vídeo:       http://www.youtube.com/watch?v=xpAFzRgC7J0
                                  
Artigos: dialnet.unirioja.es/servlet/fichero_articulo?codigo=2358206
             http://www.rieoei.org/rie44a08.htm

Abraços,

Prof. Alessandro Façanha

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

02 de Maio: Pessoal do 1º ano.

Oi galera, estou em um congresso de tecnologia e por isso não pude estar aí com vocês, para que a saudade das aulas de química não aumente em proporções exponenciais, façamos um encontro virtual na aula de hoje:
Assintem ao vídeo abaixo no link e respondam:

link: http://www.youtube.com/watch?v=-ReKhvbtX9I&feature=related

a)Por que os alimentos, sobretudo as frutas, escurece quando ficam expostas depois de cortadas?
b) Esse fenômeno é físico ou químico? Justifique
c) Se colocarmos na geladeira, esse fenômeno ocorre? de que forma? Por que?
d) Pesquise sobre aditivos em alimentos e antioxidantes e justifique a importância do seu uso na indústria alimentícia.

Na próxima aula tiramos as dúvidas.

Abraço,

Alessandro

02 de Maio: Pessoal do 2º ano

Oi pessoal, infelizmente tive quie me ausentar esta semana para participar de um congresso importante na área de tecnologia. Entretanto, me lembrei de vocês e resolvi deixar uma lembrancinha para que vocês compartilhem um pouco de química em minha ausência. Façam grupos de três alunos e respondam as questões abaixo. No meu retorno discutiremos as respostas. Alguma dúvida podem me enviar por e-mail: alessandro.facanha@yahoo.com.br

Abraço,
Alessandro

Questões:

01. Os itens abaixo correspondem a misturas de substâncias químicas, classifique cada uma das misturas e indique quantas fases possuem.

a) Óleo + água + areia 
b) Água + álcool + vinagre
c) Óleo + talco + álcool

02. Um indivíduo chega até uma farmácia e compra um comprimido de paracetamol de 500 mg. Chegando em casa, percebe que a prescrição do médico era para uma dose de 250 mg, dessa maneira ele parte o comprimido ao meio achando que dessa forma tomou a dose correta. Considerando o comprimido uma solução sólida, o procedimento do indivíduo está correto? Justifique.

03. O coeficiente de solubilidade de um sal é de 35 g/100 ml de água, classifique as soluções abaixo em relação à saturação.

a) 65 g em 100 mlde H2O       b) 17,5 g em 50 ml de H2O     c)  70 g em 200 ml de H2O

04.  Observe a vídeo abaixo e responda:


a) como classificar quimicamente o leite?
b) pesquise o que é colostro e sua imporância biológica.

05. O vídeo abaixo mostra a circulação sangúinea humana. Veja e responda:


a) como classificar quimicamente o sangue?
b) as trocas gasosas nos pulmões representam um processo químico?
c) e aligação do oxigênio na hemoglobina?

Trauma II: Recomendações para a prova.

Casos clínicos interessantes:

1) Jovem trabalhador da construção civil, relata que nos últimos anos vem ganhando peso por conta de sedentarismo e má nutrição. Chega ao setor de Fisioterapia com queixa de dor aguda nas costas em pontada, acompanhada de uma irradiação para a região posterior do joelho. No exame físico foi constatada uma intensa curva lordótica. Pergunta-se:
a) o quadro é compatível com um diagnóstico clínico de hérnia?
b) como proceder do ponto de vista da avaliação funcional?
c) o que é de se esperar em uma ressonância da coluna?
d) elabore um protocolo terapêutico.

2) Garoto de 10 anos cai de uma árvore ao brincar em sua casa. Logo após a queda percebe intensa deformidade no punho esquerdo. Chega ao hospital, sendo constatado um fratura no rádio na porção proximal ao punho. Pergunta-se:
a) há risco de lesão nervosa? justifique.
b) qual a provável sequela após a ato cirúrgico de osteossíntese?
c) o U.S pode favorecer osteogênese nesse caso? há alguma contra-indicação?
d) elabore a conduta fisioterapêutica.

3) Acerca do exercício terapêutico para ganho de força, responda:
a) como calcular a carga ideal para um paciente com moléstia neuromuscular?
b) no caso do ganho de elasticidade, o exercício pode favorecer seu incremento?
c) nas lesões inflamatórias por conta de má ergonomia, em que fase do tratamento deveria ser realizado? justifique.
d) Como avaliar, nesses casos, se já é uma conduta permitida?

4) Na síndrome do impacto:
a) comom proceder uma avaliação funcional?
b) qual a aprovável sintomatologia?
c) elabore uma conduta terapêutica.

5) em relação ao uso do exercício em cadeia cinética fechada:
a) quais suas diferenças em relação ao de cadeia aberta?
b) nas síndromes fêmuro-patelares, há vantagens em sua execução? Justifique.